Ver Versão Completa : Sala de TV
Caros colegas,
Faz tempo que participo do fórum da HomeTheater e lá tomei conhecimento da existência deste outro, que acompanho a algum tempo como "ouvinte". Gostaria de parabenizar o Dennis por este espaço que ele disponibiliza, onde discussões de alto nível vêm se desenvolvendo.
Meu primeiro post aqui se refere a uma reforma que pretendo executar em minha casa. Nela está projetada a execução de um segundo pavimento, onde pretendo construir uma sala de TV. A princípio as dimensões da sala seriam 3,15m x 3,40m, com um pé direito de 2,80m (vide desenho anexo).
Gostaria de discutir a adoção de prateleiras com discos e livros nas paredes laterais, a fim de minimizar as reflexões de ondas sonoras, bem como a instalação de algum tipo de cortina na janela localizada atrás do sofá, para o mesmo fim. A adoção de painéis absorvedores não está descartada, principalmente na parede localizada atrás da TV e das caixas frontais.
Outro ponto que está me gerando dúvida é na disposição dos elementos na sala. Optei pela disposição mostrada na figura pela localização da janela e da porta. Se optasse pela disposição usando o eixo maior, aumentando a distância do espectador a TV (29"), a parede da janela seria uma parede lateral, o que prejudicaria a simetria da sala, visto que a outra seria uma parede "inteira".
Gostaria de receber sugestões, visto que a obra não está executada, o que me dá liberdade para definição de revestimentos para piso e paredes. Quanto às dimensões da sala, teria liberdade quanto a altura, pois as outras dimensões estariam amarradas ao cômodo correspondente no pavimento inferiror.
Abraços,
Filipe Rangel.
Filipe,
Muito bem-vindo ao fórum! :bD
Espero que você possa participar ativamente aqui conosco de todo tipo de discussão a partir de agora. Estou devendo um "parecer" :D pro Edson sobre a sala dele, que pretendo fazer amanhã, e em seguida prometo que dou umas opiniões a respeito da sua sala.
Gostaria de aproveitar para convidar os demais colegas a também opinarem e comentarem sobre os tópicos de acústica :concordo:, afinal o fórum é de todos nós. :)
Abraço,
Dennis,
Obrigado pela acolhida! Ficarei aguardando sugestões suas e dos demais colegas de fórum.
Abraços,
Filipe Rangel.
Carlos Dantas
09-11-2002, 23:52
Prezados Filipe e Dennis
Acho que o arranjo que o Filipe está propondo para a sua sala está bom. Eu faria o mesmo arranjo para começar. Voce concorda com isto Dennis? Como o Filipe está construindo a sua sala, se fosse possível diferenciar um pouco mais as dimensões de 3,15 e 3,40 m teríamos uma distribuição mais favorável de ondas estacionárias na sala. Se não for possível pense a longo prazo usar alguma armadilha de graves para evitar os picos de ressonância na sala. O Dennis é craque nisto e ele pode lhe dar melhores conselhos.
Abraços
Dantas
Filipe,
As dimensões que você escolheu são boas. Se a altura permanecer em 2,80 m, suas ressonâncias seriam:
50.59 54.60 61.43 101.18 109.21 122.86 151.76
163.81 184.29 202.35 218.41 245.71 252.94 273.02
303.53 307.14 327.62 354.12 368.57 Hz
Apenas entre as duas frequências assinaladas acima você teria uma sobreposição significativa. Já que você "liberou" a altura, o ideal é que ela subisse para 2,85 m, quando então você teria
50.59 54.60 60.35 101.18 109.21 120.70 151.76
163.81 181.05 202.35 218.41 241.40 252.94 273.02
301.75 303.53 327.62 354.12 362.11
numa disposição muito boa de frequências. :tu:
Isso evitaria picos e nulos excessivos na região dos graves na sua sala. Mesmo assim, recomendo pesquisar neste fórum sobre armadilhas de graves, que você pode inclusive fazer sozinho, se você busca o "ótimo".
As escolhas que você terá que fazer na sua sala dependem de onde você quer chegar e quanto tempo (nem tanto dinheiro) você está a fim de investir no ajuste de sua sala. :Preoc:
Segundo seu modelo, eu procuraria posicionar as caixas frontais um pouco mais à frente e abertas, de modo que elsa façam juntamente com a pessoa sentada no centro do sofá um triângulo o mais próximo possível de um equilátero. Isso traz 2 vantagens, "livra" as caixas da TV e cria um palco sonoro mais realista.
Veja o desenho anexo. O triângulo está em amarelo, e as caixas foram movimentadas segundo as setas vermelhas.Idealmente, você deve tirar o sub do canto. Nessa posição ocorre o máximo acoplamento entre o sub e a sala, e você estará estimulando as ressonâncias. Procure movê-lo para outra posição, como por exemplo a indicada. Aqui vai de você, se você só for usar o sub para filmes e é fissurado nos efeitos :doido:, talvez ache o canto mais interessante. Se você for usar o sub pra música, ou desja que ele esteja mais em sintonia com as demais caixas nos filmes, então mova-o.
É imprescindível que você coloque uma cortina grossa na janela (em marrom). Observe as setas verdes, que indicam o ponto aproximado das primeiras reflexões. Essas reflexões primárias causam um efeito conhecido por comb filter, que de modo simplista "embola" o som. Para atenuar e/ou eliminar esse efeito, é necessário absorver essas reflexões primárias, instalando material absorvedor nessas posições. Procurei indicar em verde as áreas onde os absorvedores são essenciais. Note que esse efeito é particular das frequências médias e altas, logo você não precisa recobrir a parede, você pode usar o tamanho do alto-falante como referência e cobrir uma área aproximadamente 20% maior do que sua projeção em torno do ponto de reflexão com Sonex (www.illbruck.com.br). Alternativamente, você pode instalar um painel de Sonare (www.saint-gobain-isover.com.br).
As estantes que você sugeriu poderiam contribuir para a difusão do som nas altas frequências, mas mesmo assim de modo ineficiente, e a não ser que fossem recobertas de tecido ou matreial absorvedor, não contribuiriam muito na absorção das reflexões. Se você se interessar por difusão, podemos conversar a respeito, além disso há um tópico rolando sobre o assunto neste mesmo sub-fórum.
Finalmente, você deve ter um tapete razoavelmente grosso ou um carpete na sala. E o teto? Podemos mexer ali...? :D:D Por favor fique à vontade para fazer qualquer comentário/pergunta/crítica.
Abraço,
Dennis
Caros :rever2: Dantas e :rever2: Dennis,
Muito obrigado pelas dicas. Acredito que informações desse nível devem ser difíceis de ser encontradas até no mercado especializado!
Agora vamos aos comentários.
Dantas,
Armadilha de graves parece ser uma boa ferramenta para atingir um equilíbrio tonal na sala. Já li alguns tópicos neste fórum sobre o assunto e parece que a resposta é muito boa. Com certeza elas serão levadas em consideração numa fase posterior, de otimização da sala já instalada.
Dennis,
Muito interessante sua consideração sobre a altura da sala. Já está anotado! Tive meu primeiro contato com o cálculo de ressonância neste fórum. Copiei a planilha ROOMMODE.XLS, indicada como um bom começo para análise. Como ela só trata de frequências de ordem 0, 1 e 2, não notei esse problema que você detectou nas frequência de ordem 3. Valeu! :tu:
Sobre o posicionamento das caixas frontais, concordo plenamente com a maior distância entre as caixas frontais, mas pergunto se o desalinhamento entre estas e a caixa central não causaria problemas. Sobre o Sub, desenhei-o no canto da sala apenas como uma referência inicial. Quando da aquisição e instalação dos equipamentos verificarei a posição indicada por você, ou mesmo o deslocamento ao longo da parede lateral.
Sobre o piso, provavelmente será piso cerâmico ou granito, exigindo o tapete que você sugeriu. Quanto ao teto, SIM! Podemos mexer nele, inclusive instalando os difusores! Por enquanto tudo não passa de papel (projeto), mas pelo menos nessa sala que manda sou eu! :D :D
Novamente gostaria de agradecer os comentários e externar minha satisfação em participar desse fórum! :estrela: :estrela: :estrela: :estrela: :estrela:
Abraços,
Filipe Rangel.
Filipe,
A respeito de sua questão sobre a posição relativa entre caixas frontais e central, não há problema porque você pode compensar pela diferença de percurso introduzindo um atraso no receiver. Creio que praticamente todos os receivers modernos permitem esse tipo de alinhamento temporal, como é chamado, verifique no seu.
Quanto aos difusores no teto, sugiro esperarmos até mais próximo da sala estar concluída, porque em termos de Brasil essas coisas evoluem, daqui a alguns meses podem haver produtos no mercado que não estão disponíveis hoje. ;)
Abraço,
Dennis,
Ainda não possuo um receiver. :( Pretendo começar a comprar os equipamentos depois de pronta a reforma da casa.
Esse ajuste de atraso é aquele em que se informa ao receiver a distância do espectador a cada caixa?
Certamente os absorvedore e difusores ficarão para uma etapa bem posterior. Brinquei com os difusores porque sempre que se fala neles aqui a primeira coisa que respondem é que as patroas nunca permitiriam "aquelas coisas horrorosas" pregadas nas paredes e teto! :D :D Mas na minha sala que vai mandar sou eu!! :doido: :doido:
Abraços,
Filipe Rangel.
Filipe,
Originalmente enviado por Filipão
Esse ajuste de atraso é aquele em que se informa ao receiver a distância do espectador a cada caixa?Exatamente!
Originalmente enviado por Filipão
Mas na minha sala que vai mandar sou eu!! :doido: :doido:Você tem muita sorte. ;)
mmartins
13-11-2002, 11:43
Senhores,
Minha sala tem cortinas, sofas, tapetes, difusores, absorvedores e tudo aquilo que ajuda na acustica e além de tudo é muito bonita. Acho que os produtos estão melhorando em estética.
Na nossa sala, minha e de minha mulher, quem manda somos nós, pois ela também é melomana/audiofila e cdmaniaca.
Att.
Carlos Dantas
14-11-2002, 10:37
Prezado Martins e Filipe
Na minha sala, bem como na mimha casa, sou eu sempre que digo as últimas palavras que são, invariavelmente; "Sim, meu bem!".
Abraços
Dantas
Colegas,
É com imenso prazer que resgato meu primeiro tópico neste fórum para dizer que FINALMENTE ficou pronta a reforma da minha casa e, consequentemente, minha nova sala. O que era pra sair em poucos meses demorou quase dois anos (por motivo de força maior $$$$). :D
Fiz minha mudança na segunda feira e os equipamentos ainda estão precariamente instalados. Ontem fiz minha primeira audição na sala nova e, apesar de ainda estar muito viva pois nem o tapete estava no lugar ainda, o resultado foi muito bom.
Segue em anexo o desenho de como ficou o lay-out.
Abraços,
Filipe Rangel.
Nossa até com projeto arquitetonico!:aplauso:
Depois posta una foto para nos ver Filipão.
Já que ainda não posso curtir completamente a minha gosto de ver os resultados das outras :)
Parece uma sala pequena mais dedicada ao objetivo do HT.
IAMDIX,
Pequena não! Ela é minúscula! Tem cerca de 11m². :D :D Assim que estiver um pouco mais organizada eu postarei as fotos.
Abraços,
Filipe Rangel.
Filipão,
Parabéns pela realização :tu:
O que você está pensando em fazer para tratar as primeiras reflexões ?
Abração.
Mauricio,
Obrigado! :legal:
Já estou pesquisando aqui em Fortaleza onde comprar Sonex (provavelmente o Roc). Assim que terminar essa fase de desembalar coisas e tudo estiver mais organizado vou comprar algumas placas para aplicar na sala. No desenho eu já mostro inclusive os pontos onde as primeiras reflexões acontecem. No piso (que é de cerâmica) vai ter um tapete de algodão felpudo que eu já utilizava.
O teto vou deixar pra tratar mais pra frente. Estou analisando melhor a distribuição dos modos ressonante para verificar a viabilidade de rebaixá-lo um pouco. Hoje ele está com 2,65m. Para as dimesões atuais (3.2m, 3.48m, 2.65m) a distribuição está assim (até 150Hz):
l w h Hz
0 1 0 48,9
1 0 0 53,1
0 0 1 64,2
1 1 0 72,2
0 1 1 80,7
1 0 1 83,3
1 1 1 96,6
0 2 0 97,7
2 0 0 106,3
1 2 0 111,3
0 2 1 116,9
2 1 0 117,0
2 0 1 124,2
0 0 2 128,4
1 2 1 128,4
2 1 1 133,4
0 1 2 137,3
1 0 2 138,9
2 2 0 144,4
0 3 0 146,6
1 1 2 147,3
Para a altura de 2,5m ficaria assim:
l w h Hz
0 1 0 48,9
1 0 0 53,1
0 0 1 68,0
1 1 0 72,2
0 1 1 83,8
1 0 1 86,3
0 2 0 97,7
1 1 1 99,2
2 0 0 106,3
1 2 0 111,3
2 1 0 117,0
0 2 1 119,1
2 0 1 126,2
1 2 1 130,4
2 1 1 135,3
0 0 2 136,1
2 2 0 144,4
0 1 2 144,6
1 0 2 146,1
0 3 0 146,6
Não sei se a pequena melhora (ou até se seria melhora!) compensaria o transtorno de mecher no que já está pronto! :(
Abraços,
Filipe Rangel.
tchello00
23-09-2004, 11:29
Grande Filipão!!!
Parabéns pela conclusão. Eu sei o quanto é bom ver aquilo que planejamos no imaginário se realizar fisicamente.
Vamos inaugurar quando?? :bD
abs,
Marcelo.
Marcelo,
A confusão ainda está grande. Por conta de alguns móveis ainda não estarem prontos (o dinheiro acabou!!!!) a casa ainda está cheia de caixas por todos os lados. Esse final de semana ainda vai estar complicado, mas vou tentar organizar tudo para talvez no próximo final de semana convidar os amigos pra tomar uma cervejinha aqui. :legal:
Abraços,
Filipe Rangel.
Filipão,
Já tentou utilizar caixas CHEIAS de roupa como armadilhas de graves ?
:hilario:
Maurício,
Boa idéia! Acho que vou tentar verificar se as caixas com roupas ficam numa sintonia legal ou se seria melhor utilizar as de lençóis e toalhas. :hilario:
Abraços,
Filipe Rangel.
J. Schmaedecke
23-09-2004, 12:55
Filipão!
Numa abordagem "mais técnica" ainda seria interessante deixar as roupas pelo lado de dentro e as toalhas enrrugadas pelo lado de fora.:hilario:
parabéns pela sala.
Off: Usaste já o QCad??
grande abraço
Jorge
Jorge,
Obrigado! :legal:
Ainda não consegui compilar a nova versão do QCad. A versão antiga eu acho muito enrolada. Como já te falei, prefiro a facilidade de digitar os comandos do que estar procurando por eles em ícones. Mas ainda não desisti. :D
Abraços,
Filipe Rangel.
Filipão,
Já tentou utilizar caixas CHEIAS de roupa como armadilhas de graves ?
:hilario:
Maurício,
O PRÓPRIO Filipão já é uma super armadilha de graves :lol:
Abraços,
Rogério
Rogério,
Cuidado que tu também tá entrando em forma (de armadilha de graves)!!! :D :D :D
Abraços,
Filipe Rangel.
Felipão
Achei bacana a "prestação de contas" :legal:
Isto serve como incentivo para mim que estou começando esta batalha e tenho certeza que para toda a comunidade.
Obrigado pelo link sobre isolamento :feliz:
César Ramos
24-09-2004, 00:01
Filipão,
Meus super parabéns pela sua realização! E muito obrigado pelas suas ajudas sempre 100%!
Abração:legal:
vBulletin® v3.7.4, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.