Ver Versão Completa : TV Toshiba Face c/zumbido.Ajudem!
Sérgio G.
17-06-2003, 08:15
Pessoal,
Finalmente neste final de semana instalei meu 1º HT (receiver Yamaha RX-V530 + TEAC LSR-150), mas acabei encontrando um problema que me está tirando o sono :(
Depois de tudo instalado, a TV (Toshiba Face 2955) aumentou o zumbido que eu considerava normal (por não incomodar), para um volume que atrapalha bastante quando se assite a TV a noite.
O impressionante é que este zumbido, depois de mexer na posição dos cabos, começou a fazer também enquanto ela está desligada (???).
Testei desligar todos os aparelho da tomada (aqueles multiplicadores tipo régua que tem nos supermercados com 8 tomadas) deixando somente a TV, mas não surgiu resultado. Depois, fui desconectando as entradas (video componente do DVD, RF do VCR com antenas DirecTV e Coletiva, e S-video do Receiver que está ligado à DirecTV) e o zumbido diminui. Testei com cada conexão individualmente e todas geram o zumbido.
Alem deste zumbido que apareceu, os falantes da TV tbm estão apresentando um zumbido mesmo com a TV desligada. Mas se eu conectar um plug RCA (sem estar ligado em nada) na entrada de audio frontal da TV, os zumbidos enquanto a TV estiver desligada desaparecem, mas quando a ligo, volta tudo ao que era antes.
Moro em Campinas nos últimos andares de um prédio a uns 200 metros da torre da TV Campinas (Bandeirantes) e de outras rádios, e alem disso também tenho problemas na imagem da TV, com a imagem "fantasma" do canal da TV Campinas passando da esquerda para a direita. Havia conseguido eliminar este "fantasma", mexendo na posição dos cabos, mas como tive que mudar tudo de lugar para instalar o HT, tenho que achar esta posição milimétrica que ainda não entendi como consegui, já que afastando todos os cabos de força, antena e audio/video uns dos outros, não surge o resultado que tive antes.
Liguei em uma loja e me aconselharam comprar o condicionador Savage 1500, mas este é um investimento muito alto já que não tenho certeza que irá me ajudar. Tbm já li os tópicos sobre aterramento e irei puxar o fio terra do quadro de força para a tomada do HT, via canaleta (os consuites estão estupidos!). Irei tentar aterrar as antenas e o receiver para ver se ajuda tbm.
Me desculpem pelo extenso e-mail, mas estava aguardando o dia de completar meu HT a mais de 2 anos, lendo revistas e informações nos foruns e internet, alem de visitar algumas lojas, e lidar com algo que não sei o que fazer é muito frustrante.
Agradeço toda a ajuda que puderem dar.
Um abraço,
Sergio, eu te diria que se você conseguir um BOM terra (ok, isso é difícil em prédios) esse seu problema some com uns 95% de certeza.
Um savage SEM aterramento, talvez atrapalhe mais do que ajude.
Outro problema crõnico em prédios é a interferencia gerada pelos motores dos elevadores. Essa tb é fatal. Meu cunhado já perdeu um sem número de HDs, estabilizadores e fontes dos micros deles para essa praga.
Se você precisar, ou quiser um help, baixamos aí pra te ajudar, ok ?
Abração.
Sérgio G.
17-06-2003, 13:39
Obrigado Mauricio por oferecer a ajuda!
5ª feira eu estarei passando o terra para a tomada que ligo o HT. Devo puxar um fio ligado neste terra direto para os cabos das antenas (na malha externa deles) e ao Receiver ou existe uma melhor forma para fazer isso?
Para aterrar o receiver, posso prender en qualquer parte na parte debaixo da carcaça?
Estou chutando para tudo que é lado. Sei que cada caso é um caso e vou ter trabalho acertar tudo isso.
Sergio, o Yamaha não tem um borne para aterramento no painel traseiro ? Se não tiver, veja se não dpa para prender o terra entra a carcaça e um dos pés. Se seu receiver não estivesse na garantia, recomendaria que afrouxasse um dos parafusos traseiros que prende a tampa do gabinete e ligasse o terra nela, mas como está, fica pro futuro...
Creio que a melhor opção é você descascar um pedaço pequeno do cabo da antena e aterrar a malha desta e também o receiver.
Qualquer dúvida é só perguntar.
Sérgio G.
18-06-2003, 07:36
Bom, deixa eu me organizar então. Vou providenciar:
- Ligação do terra na tomada do HT
- ateramento do(s) cabo(s) da antena (coletiva e/ou directv)
- aterramento do receiver.
Uso aquelas réguas com várias tomadas que comprei por uns R$20~30. Ajudaria investir naquele spikemaster da Recoton pela sua qualidade de construção, ou algum outro modelo?
Tks!!
Não existe problema em afrouxar um dos parafusos, coloque uma flanela na ponta da chave philips e gire com cuidado, não fica marcado se for feito com cuidado.
Abraços
Sergio,
A construção interna dessas reguas é no mínimo duvidosa. Eles costumam utilizar umas "fitas" de latão como condutor, que são muito moles e não permitem um contato 100%.
De qualquer maneira, não se preocupe em aterrar a tomada, já que o cabo do receiver não tem o 3º pino. Ligue o terra direto ao receiver e à malha do cabo.
Se tudo ficar legal, você passa para a troca da tua extensão por uma de melhor qualidade. Há algumas de metal com "boas" tomadas usadas para informática que são melhorzinhas e você ainda pode trocar o condutor que interliga as tomadas internamente por um bom fio de cobre de 2,5 a 4 mm.
Eu fiz as minhas próprias réguas, comprei as pezza que vem sem o fio(serve a fame) e utilizei como fio um cabo de força tripolar bem grosso, com 4mm em cada filamento, a qualidade fica excelente.
Estas que recomendei não utilizam latão, é preciso fixar os filamentos do cabo diretamente nos conectores.
Abraços
Marcio,
Essas Pezza são nacionais ? São réguas ou várias tomadas "enfileiradas" ?
O formato é de uma régua comum, mas as fêmeas de cada tomada são todas independentes, cada fio precisa ser aparafusado diretamente a cada um dos conectores fêmea, o contato é muito bom.
Abraços
Sérgio G.
18-06-2003, 14:22
Para não ficar muito fio pendurado, vou aterrar 1ª a tomada e de la, puxo o terra para aterrar a malha dos cabos das antenas e o Receiver.
Depois disso, vou ver se acho uma extensão melhor. Pleo que entendi, este spike master da recoton é um gasto sem utilidade. Pela proteção, ele vale a pena?
Eu iria entrar esta pergunta mais tarde, mas como não sei se há algo relacionado, vou perguntar agora.
Acabei mandando fazer um cabo de para ligar o subwoofer. Comprei um da marca IFE de 75ohms (fiquei na dúvida se fiz um bom negócio ou não). Como não sabia o posicionamento que iria deixar o sub, fiz um cabo de 8 metros que cubrira as 2 posições possíveis (de 5 e a de 8 metros). O curioso é que o sub recebe a interferência de algo e fica emitindo um som constante, mas quando mexo no cabo2 ou 3 cm, o barulho para. Achei estranho porque a diferença de posicionamento é muito pouco para justificar tanta interferência. O cabo esta passando pelo chão sob a janela e chega até o sub do lado do sofá. Tentei passár o cabo por cima da cortina, mas o barulho ficou bem alto, então deduzi que não é uma interferência que vem do chão.
Será que o aterramento já vai resolver tbm este problema? Ou posso tentar fazer mais alguma coisa? Até consigo deixar o sub sem ruido, mas toda vez que tenho que fazer a faxina, tenho que tirar o cabo da posição já que atrapalha bastante, e gostaria de deixá-lo preso ao rodapé, o que no momento, seria inviável porque nessa posição tbm faz ruido.
Caramba!! Bem que a minha mulher me faou que eu sou muito chato para HT. Olha o tamnho do meu texto!!!!:eek:
Sergio, no chutômetro o aterramento deve solucionar todos os teus problemas. Antes disso fica difícil supormos alguma coisa nesse seu "mistério todo". O cabo do sub, será aterrado "por tabela" quando conectado ao receiver, assim como os outros equipamentos (cd, dvd, vcr).
Sérgio G.
24-06-2003, 13:33
Acabei fazendo o aterramento do receiver e cabos de antena, mas houve melhora significativa. Por sorte, enquanto estava fuçando nos fios, vi que o cabo do subwoofer é que estava interfirindo na imagem do DVD. Mudei a posição do cabo e me livrei do "fantasma" da TV bandeirantes ;)
Para a DirecTV e TV aberta, ainda há ao fantasma, mas vi que mexendo nos cabos que estão ligado ao receiver da directv e VCR, o fantasma desaparece. No final de semana, vou mudar a posição dos cabos prendendo na estante para eliminar de vez este problema.
Sobre o zumbido da TV, acabei me enchendo e dei uma porrada nela que acabou ficando quietinha :D Só espero que ela não fique brava comigo.
O subwoofer ainda apresenta ruido, mas esta bem mais baixo. Vou tentar deixa-lo em uma posição em que este ruido seja quase imperceptível.
De qualquer forma, gostaria de agradecer a ajuda de vcs, pois neste final de semana, assisti 007 com todo o sistema acertado e adorei!!!!! :D :D :D
E um sistema simplezinho, mas é só o começo!! Quando conseguir fotos, eu mostro para todos.
Um abraço,
Uma pergunta: E a imagem da linha Face da Toshiba é boa ?
Sérgio G.
25-06-2003, 07:31
Ivan, quando fui comprar minha TV pesquisei bastante inclusive no antigo forum da HT. O que comentavam na época era que as melhores eram a Wega da Sony, a Toshiba Face e a Panasonic TAU, nesta ordem.
Testei todas inclusive as Philips e Philco, mas era comum ver "embassados" nos cantos da tela das Philips, Philco e Panasonic. Via tbm que em filmes widescreen ou em cenas com objetos na horizontal, vc percebia que as linhas da TV formavam uma curva.
Como não percebi diferença entre a Wega e a Face, optei pela Face porque encontrei melhores preços e a garantia de 50 meses.
Mas antes de levá-la, testei todas as entradas da TV para ver se não apresentava estes defeitos que cometei. Aconselho vc fazer o mesmo se resolver comprar uma tela plana, poois achei incrivel a quantidade de TVs com estes defeitos, expostas nas lojas.
Qualquer dúvida, é só perguntar.
Um abraço,
Sérgio G.
30-06-2003, 08:06
Só para dar um feed back para o pessoal.
Acabei mudando todos os fios e descobri que o fio da tomada tbm aumentava a interferência dos fantasmas na TV. Prendi o cabo uns 40cm acima do chão e praticamente sumiu tudo. Só dá para ver se o brilho da TV estiver alto (quando assinto TV com a cortina aberta, o que é raro).
O cabo comprido do sub parece que ajuda demais em fazer o sub ganhar ruido. Testei com um cabo RCA de video que tinha, e não deu problema, mas achei uma posição para o cabo que havia comprado, que não esta me causando problemas.
Fiquei impressionado com as variáveis que encontrei para acabar com os problemas de "fantasma" na TV e ruido no sub. Quem estiver com problemas deste tipo, aconselho a não perder as esperanças :) e a não descartar nenhuma alternativa.
Um abraço,
vBulletin® v3.7.4, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.