PDA

Ver Versão Completa : TV Toshiba Face c/zumbido.Ajudem!

Sérgio G.
17-06-2003, 08:15
Pessoal,
Finalmente neste final de semana instalei meu 1º HT (receiver Yamaha RX-V530 + TEAC LSR-150), mas acabei encontrando um problema que me está tirando o sono :(

Depois de tudo instalado, a TV (Toshiba Face 2955) aumentou o zumbido que eu considerava normal (por não incomodar), para um volume que atrapalha bastante quando se assite a TV a noite.

O impressionante é que este zumbido, depois de mexer na posição dos cabos, começou a fazer também enquanto ela está desligada (???).

Testei desligar todos os aparelho da tomada (aqueles multiplicadores tipo régua que tem nos supermercados com 8 tomadas) deixando somente a TV, mas não surgiu resultado. Depois, fui desconectando as entradas (video componente do DVD, RF do VCR com antenas DirecTV e Coletiva, e S-video do Receiver que está ligado à DirecTV) e o zumbido diminui. Testei com cada conexão individualmente e todas geram o zumbido.

Alem deste zumbido que apareceu, os falantes da TV tbm estão apresentando um zumbido mesmo com a TV desligada. Mas se eu conectar um plug RCA (sem estar ligado em nada) na entrada de audio frontal da TV, os zumbidos enquanto a TV estiver desligada desaparecem, mas quando a ligo, volta tudo ao que era antes.

Moro em Campinas nos últimos andares de um prédio a uns 200 metros da torre da TV Campinas (Bandeirantes) e de outras rádios, e alem disso também tenho problemas na imagem da TV, com a imagem "fantasma" do canal da TV Campinas passando da esquerda para a direita. Havia conseguido eliminar este "fantasma", mexendo na posição dos cabos, mas como tive que mudar tudo de lugar para instalar o HT, tenho que achar esta posição milimétrica que ainda não entendi como consegui, já que afastando todos os cabos de força, antena e audio/video uns dos outros, não surge o resultado que tive antes.

Liguei em uma loja e me aconselharam comprar o condicionador Savage 1500, mas este é um investimento muito alto já que não tenho certeza que irá me ajudar. Tbm já li os tópicos sobre aterramento e irei puxar o fio terra do quadro de força para a tomada do HT, via canaleta (os consuites estão estupidos!). Irei tentar aterrar as antenas e o receiver para ver se ajuda tbm.

Me desculpem pelo extenso e-mail, mas estava aguardando o dia de completar meu HT a mais de 2 anos, lendo revistas e informações nos foruns e internet, alem de visitar algumas lojas, e lidar com algo que não sei o que fazer é muito frustrante.

Agradeço toda a ajuda que puderem dar.
Um abraço,

Dmaumau
17-06-2003, 10:31
Sergio, eu te diria que se você conseguir um BOM terra (ok, isso é difícil em prédios) esse seu problema some com uns 95% de certeza.

Um savage SEM aterramento, talvez atrapalhe mais do que ajude.

Outro problema crõnico em prédios é a interferencia gerada pelos motores dos elevadores. Essa tb é fatal. Meu cunhado já perdeu um sem número de HDs, estabilizadores e fontes dos micros deles para essa praga.

Se você precisar, ou quiser um help, baixamos aí pra te ajudar, ok ?

Abração.

Sérgio G.
17-06-2003, 13:39
Obrigado Mauricio por oferecer a ajuda!

5ª feira eu estarei passando o terra para a tomada que ligo o HT. Devo puxar um fio ligado neste terra direto para os cabos das antenas (na malha externa deles) e ao Receiver ou existe uma melhor forma para fazer isso?

Para aterrar o receiver, posso prender en qualquer parte na parte debaixo da carcaça?

Estou chutando para tudo que é lado. Sei que cada caso é um caso e vou ter trabalho acertar tudo isso.

Dmaumau
17-06-2003, 13:58
Sergio, o Yamaha não tem um borne para aterramento no painel traseiro ? Se não tiver, veja se não dpa para prender o terra entra a carcaça e um dos pés. Se seu receiver não estivesse na garantia, recomendaria que afrouxasse um dos parafusos traseiros que prende a tampa do gabinete e ligasse o terra nela, mas como está, fica pro futuro...

Creio que a melhor opção é você descascar um pedaço pequeno do cabo da antena e aterrar a malha desta e também o receiver.

Qualquer dúvida é só perguntar.

Sérgio G.
18-06-2003, 07:36
Bom, deixa eu me organizar então. Vou providenciar:
- Ligação do terra na tomada do HT
- ateramento do(s) cabo(s) da antena (coletiva e/ou directv)
- aterramento do receiver.

Uso aquelas réguas com várias tomadas que comprei por uns R$20~30. Ajudaria investir naquele spikemaster da Recoton pela sua qualidade de construção, ou algum outro modelo?

Tks!!

Márcio
18-06-2003, 07:40
Não existe problema em afrouxar um dos parafusos, coloque uma flanela na ponta da chave philips e gire com cuidado, não fica marcado se for feito com cuidado.
Abraços

Dmaumau
18-06-2003, 07:46
Sergio,

A construção interna dessas reguas é no mínimo duvidosa. Eles costumam utilizar umas "fitas" de latão como condutor, que são muito moles e não permitem um contato 100%.

De qualquer maneira, não se preocupe em aterrar a tomada, já que o cabo do receiver não tem o 3º pino. Ligue o terra direto ao receiver e à malha do cabo.

Se tudo ficar legal, você passa para a troca da tua extensão por uma de melhor qualidade. Há algumas de metal com "boas" tomadas usadas para informática que são melhorzinhas e você ainda pode trocar o condutor que interliga as tomadas internamente por um bom fio de cobre de 2,5 a 4 mm.

Márcio
18-06-2003, 13:13
Eu fiz as minhas próprias réguas, comprei as pezza que vem sem o fio(serve a fame) e utilizei como fio um cabo de força tripolar bem grosso, com 4mm em cada filamento, a qualidade fica excelente.
Estas que recomendei não utilizam latão, é preciso fixar os filamentos do cabo diretamente nos conectores.
Abraços

Dmaumau
18-06-2003, 13:18
Marcio,

Essas Pezza são nacionais ? São réguas ou várias tomadas "enfileiradas" ?

Márcio
18-06-2003, 13:22
O formato é de uma régua comum, mas as fêmeas de cada tomada são todas independentes, cada fio precisa ser aparafusado diretamente a cada um dos conectores fêmea, o contato é muito bom.
Abraços

Sérgio G.
18-06-2003, 14:22
Para não ficar muito fio pendurado, vou aterrar 1ª a tomada e de la, puxo o terra para aterrar a malha dos cabos das antenas e o Receiver.

Depois disso, vou ver se acho uma extensão melhor. Pleo que entendi, este spike master da recoton é um gasto sem utilidade. Pela proteção, ele vale a pena?

Eu iria entrar esta pergunta mais tarde, mas como não sei se há algo relacionado, vou perguntar agora.
Acabei mandando fazer um cabo de para ligar o subwoofer. Comprei um da marca IFE de 75ohms (fiquei na dúvida se fiz um bom negócio ou não). Como não sabia o posicionamento que iria deixar o sub, fiz um cabo de 8 metros que cubrira as 2 posições possíveis (de 5 e a de 8 metros). O curioso é que o sub recebe a interferência de algo e fica emitindo um som constante, mas quando mexo no cabo2 ou 3 cm, o barulho para. Achei estranho porque a diferença de posicionamento é muito pouco para justificar tanta interferência. O cabo esta passando pelo chão sob a janela e chega até o sub do lado do sofá. Tentei passár o cabo por cima da cortina, mas o barulho ficou bem alto, então deduzi que não é uma interferência que vem do chão.
Será que o aterramento já vai resolver tbm este problema? Ou posso tentar fazer mais alguma coisa? Até consigo deixar o sub sem ruido, mas toda vez que tenho que fazer a faxina, tenho que tirar o cabo da posição já que atrapalha bastante, e gostaria de deixá-lo preso ao rodapé, o que no momento, seria inviável porque nessa posição tbm faz ruido.

Caramba!! Bem que a minha mulher me faou que eu sou muito chato para HT. Olha o tamnho do meu texto!!!!:eek:

Dmaumau
18-06-2003, 16:11
Sergio, no chutômetro o aterramento deve solucionar todos os teus problemas. Antes disso fica difícil supormos alguma coisa nesse seu "mistério todo". O cabo do sub, será aterrado "por tabela" quando conectado ao receiver, assim como os outros equipamentos (cd, dvd, vcr).

Sérgio G.
24-06-2003, 13:33
Acabei fazendo o aterramento do receiver e cabos de antena, mas houve melhora significativa. Por sorte, enquanto estava fuçando nos fios, vi que o cabo do subwoofer é que estava interfirindo na imagem do DVD. Mudei a posição do cabo e me livrei do "fantasma" da TV bandeirantes ;)
Para a DirecTV e TV aberta, ainda há ao fantasma, mas vi que mexendo nos cabos que estão ligado ao receiver da directv e VCR, o fantasma desaparece. No final de semana, vou mudar a posição dos cabos prendendo na estante para eliminar de vez este problema.

Sobre o zumbido da TV, acabei me enchendo e dei uma porrada nela que acabou ficando quietinha :D Só espero que ela não fique brava comigo.

O subwoofer ainda apresenta ruido, mas esta bem mais baixo. Vou tentar deixa-lo em uma posição em que este ruido seja quase imperceptível.

De qualquer forma, gostaria de agradecer a ajuda de vcs, pois neste final de semana, assisti 007 com todo o sistema acertado e adorei!!!!! :D :D :D

E um sistema simplezinho, mas é só o começo!! Quando conseguir fotos, eu mostro para todos.

Um abraço,

Ivan_RF
25-06-2003, 00:52
Uma pergunta: E a imagem da linha Face da Toshiba é boa ?

Sérgio G.
25-06-2003, 07:31
Ivan, quando fui comprar minha TV pesquisei bastante inclusive no antigo forum da HT. O que comentavam na época era que as melhores eram a Wega da Sony, a Toshiba Face e a Panasonic TAU, nesta ordem.
Testei todas inclusive as Philips e Philco, mas era comum ver "embassados" nos cantos da tela das Philips, Philco e Panasonic. Via tbm que em filmes widescreen ou em cenas com objetos na horizontal, vc percebia que as linhas da TV formavam uma curva.
Como não percebi diferença entre a Wega e a Face, optei pela Face porque encontrei melhores preços e a garantia de 50 meses.

Mas antes de levá-la, testei todas as entradas da TV para ver se não apresentava estes defeitos que cometei. Aconselho vc fazer o mesmo se resolver comprar uma tela plana, poois achei incrivel a quantidade de TVs com estes defeitos, expostas nas lojas.

Qualquer dúvida, é só perguntar.
Um abraço,

Sérgio G.
30-06-2003, 08:06
Só para dar um feed back para o pessoal.
Acabei mudando todos os fios e descobri que o fio da tomada tbm aumentava a interferência dos fantasmas na TV. Prendi o cabo uns 40cm acima do chão e praticamente sumiu tudo. Só dá para ver se o brilho da TV estiver alto (quando assinto TV com a cortina aberta, o que é raro).

O cabo comprido do sub parece que ajuda demais em fazer o sub ganhar ruido. Testei com um cabo RCA de video que tinha, e não deu problema, mas achei uma posição para o cabo que havia comprado, que não esta me causando problemas.

Fiquei impressionado com as variáveis que encontrei para acabar com os problemas de "fantasma" na TV e ruido no sub. Quem estiver com problemas deste tipo, aconselho a não perder as esperanças :) e a não descartar nenhuma alternativa.

Um abraço,