PDA

Ver Versão Completa : Qual filmadora comprar!!??

Colorado
07-07-2005, 12:55
Como não achei tópicos sobre este tema, peço a ajuda de todos. Gostaria de comprar uma filmadora digital para transformar estes vídeos em DVD. Atualmente li sobre vários equipamentos que estão sendo lançados, uns utilizam DVD (Sony), outros Mini HD (Panasonic), etc...
Já possuo uma Sony TRV 730 (que grava no formato HI8), mas gostaria de trocá-la por alguma com gravação em dolby digital e com mais linhas de definição.
Com isso, quais seriam as melhores opções de compra nestas características?? Alguém conhece algum site de avaliação de filmadoras!!??
Obrigado.

Almiro Lemos
07-07-2005, 19:54
Ilustre,

Evidentemente, há parâmetros a serem considerados que não tem relação com o tio de mídia usado para gravação, como zoom e qualidade do CCD. No que diz respeito à mídia, acedito que a melhor opção é a Mini-DV. A digital 8 (formato proprietário da sony) não gera time-code, útil para você fazer edição. As que gravam em DVD, pelo que sei, exigem que você finalize o disco para poder assistir o que gravou, o que é um inconveniente. Por fim, a mídia mini-DV já tem um preço bastante acessível. Um recurso que acho interessante é a entrada para microfone, para facilitar a captação de som.

Ví uma revista nas bancas este mês que trata de filmadoras, não lembro se é uma 'exame info especial" ou se é a "audio video & cia". Dê uma procurada que ainda deve ter para vender.

JOELTIGGER
08-07-2005, 10:47
Colorado,
Eu tenho alguma experiência com filmadoras vou dar aqui minha contribuição;

a) Compre uma MiniDV;

b) Esqueça MiniDV que grava direto em DVD; é pura enganação, marketing para seduzir o público leigo;
- A mídia é bem mais cara que fita MiniDV;
- Ela grava no máximo 60 minutos contra 90 das fitas;
- É muito mais prático editar no PC e finalizar num gravador de computador do que na própria filmadora.

c) Existe uma melhor filmadora para cada faixa de preço, depende quanto vc quer gastar.
- Até R$ 1.500,00
Eu recomendaria as filmadoras da JVC: JVC GR-D33, JVC GR-D93 ou JVC GR-D94;
- De R$ 1.500 a R$ 2.500
Eu recomendaria as MiniDV da SONY : SONY HC30, SONY HC40

-De R$ 2.500 a R$ 3.500
Eu recomendaria as da PANASONIC 3CCds ; GS-150, Gs-250
Estas filmadoras da PANASONIC para quem aprecia qualidade é a que tem melhor custo-benefício; são filmadoras amadoras compactas mas com qualidade e recurso de uma profissional (03 processadores (CCDs) uma para cada cor, controle manual, lente de qualidade, entrada para microfone, estabilização ótica, etc. Eu mesmo tenha uma dessas.

d) Aqui no Brasil não tem sites que prestem para revisões de filmadoras; existe um site no U.S.A. que é o melhor que conheço. www. camcorderinfo.com

e) Para vc poder editar no micro vc vai precisar de placa de captura que custa cerca de R$ 200,00 e vem junto com programas de edição; o seu micro deve ter uma configuração que seja compatível.

Atenciosamente,
Joel

Colorado
08-07-2005, 12:32
Olá pessoal, obrigado pelas dicas.
Já possuo uma placa de captura firewire e faço edição no Adobe Premiere. Após, utilizo o Movie Factory para criar o DVD (menu, etc), pois foi o único software que não deu problema no meu micro quanto a sincronização de imagem e som.
Vou verificar este site e as panasonics indicadas.
Valeu.

Colorado
09-07-2005, 16:16
Fiquei interessado na Panasonic GS 250, que está muito bem avaliada no site camcorder info. Mas continuo com algumas dúvidas:
1) A Sony DVD 403 está muito bem avaliada também. Li a opinião do Joel sobre as que usam DVD, e por isso pergunto: Esta mídia não economiza o tempo da captura do vídeo!!?? Qual formato que ela grava os vídeos, é em MPEG ou AVI!!?? Se for em MPEG, da para editá-lo em softwares com o Adobe Premiere??
2) Existe uma nova tecnologia da JVC que grava em mini HD, e possui 3 ccd. Alguém possui alguma informação sobre esta nova série da JVC, se não me engano chama-se Everio!!??
3) Por último, já que estamos falando sobre filmagens: Devo trocar minha Sony TRV 730, que usa Hi8. Já fiz vários DVDs das filmagens com ela. Sabemos, entretanto, que o filme original em AVI tem aproximadamente 13GB, e quando convertemos para DVD perde-se alguma qualidade (o arquivo vai para 4,7GB). Com isso, pergunto se vale a pena guardar os arquivos originais em AVI!!?? Num futuro serão lançados softwares que percam menos!!?? Os DVDs dupla camada não proporcionariam esta melhora em softwares novos!!??
Obrigado.

Colorado
11-07-2005, 18:29
Alguma opinião senhores!!??