Ver Versão Completa : HELIO COSTA: QUERO DISCUSSÃO IMEDIATA DE TV DIGITAL
"Eu quero a discussão imediata do padrão de TV digital. Pretendo convidar todos os ministros de comunicação dos países da América do Sul para discutirmos qual o padrão que deve ser adotado. É através da TV digital que faremos a inclusão da digital no País".
Em discurso de despedida no plenário, o senador disse que vai se aconselhar com os ex-ministros das Comunicações, citando nominalmente o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA).
(Gilse Guedes)
Agencia Estado - Empresas e Setores
André Luis
09-07-2005, 21:41
É Bira....... infelizmente para mim é tudo balela, no pais do mensalão e dos interesses próprios fica difícil acreditar em alguma coisa.
O Miro Texeira em sua época tinha o mesmo discurso e nada fez.
Antes da Tv digital, nossos politicos tem outros interesses pessoais, como ficar mais e.... mais e.... mais.... ricos !!!!!!.
Eta brasil, pais do mensalão do "prisidente" lula.
Abraço,
André.
Ricardo Leão
09-07-2005, 21:51
Se aconselhar com ACM( Antonio CORRUPTO Magalhães)? Péssimo começo. A diferença é que hoje nós tomamos conhecimento dos corruptos. Este velhinho ladrão sempre "pintou e bordou" e sempre esteve de cima. É o nosso querido Brasilzinho!
Quando via a nomeação dele para o cargo, ri muito, o cara de sorte pegou a pasta mais lucrativa do momento, que vai gerar bilhões de dolares em investimento, somando operadoras, fabricantes, consumidores. Já pensaram quanto pode render (comissões U$$) se determinado sistema for adotado (US, Europeu, Japones). Ninguem da nada pro cara, mas ele tá sentado bem em cima dos ovos de ouro.
Jeaudium
10-07-2005, 10:44
Essa discursao sobre HDTV é muito inocua antes de queremos qualidade de transmiçao deveriamos nos preocupar com a qualidade da progamaçao esta sim é pior que dos nossos politico$$$
†Russel Allen†®
10-07-2005, 12:59
Sem contar que o Sr. Hélio Costa, além de ter sido jornalista da Globo nos idos dos 80's, foi favorável ao BNDES dar 4 bilhões de US$ para sanar as dívidas da Globo Cabo... possivelmente este senhor estará defendendo os interesses em TV digital da Rede Globo. É bom ficar de olho!
E como eu disse acima Julio e um mercado enorme, e todos tem seu proprio interesse, imparcialidde e algo que jamais ira existir na pasta deste ministerio.
possivelmente este senhor estará defendendo os interesses em TV digital da Rede Globo
Que seja. E aliás a Globo é quem mais investe e a única que tem algum conteúdo bom para passar em HDTV (Minisséries, novelas, etc).
O que é que a Rede Tv vai passar em HDTV?? A Luciana Gimenez?? Dispenso :D
Contanto que ele defina rápido não me importo que sejam atendidos o que a Globo pretende, com base no que ela já investiu em filmadoras e outras coisas relacionadas, até porque querendo ou não eles são o que de melhor nós temos no Brasil.
O suplente que assumiu a vaga dele no Senado é Carlos Fioravante; nada mais, nada menos, que um dos ex Diretores dos Correios demitido há um mês pelo motivo que todos já sabem.
Me engana que eu gosto ... :D
Carlos R.
Muito interessante essa questão do ministro em reunir todos os ministros da América Latina para se discutir sobre a tv digital, o mais interessante seria se esses ministros já tivessem como opção definida o padrão americano, ai eu quero ver como vai ser a tal de integração com a América Latina. :hilario:
Seria algo que eu tambem gostaria de ver,
fazambuja
11-07-2005, 03:48
Olha pessoalmente espero que definam logo por qualquer um....menos um sistema "tupiniquim" para ficarmos alienados novamente do mundo...pena o Sr.Marcos Valerio ñ vai poder fazer nenhuma "propaganda" em HD..até se ñ estou enganado existia uma futura fabrica de boxes por Minas..ñ é de se duvidar..bom na republica das bananas tudo é possivel
augusto cesar
11-07-2005, 13:16
Já pararam para pensar que a indicação do Helio Costa para este ministério tenha sido exatamente para fazer um "agrado" à Rede Globo" neste momento em que o governo atravessa?
Abraços
†Russel Allen†®
11-07-2005, 14:56
Pois é, Augusto, é esse o meu maior receio! E é algo que, infelizmente, não dá pra ir contra. O grande receio é que a Globo e o governo monopolizem (como já é prática comum) a tecnologia e a distribuição de sinais HDTV para o Brasil, sendo que as emissoras restantes e até as de TV por assinatura fiquem inviabilizadas de produzir programas nesse formato, caso não paguem fortunas à Rede Globo. Ou seja, pode ser que apenas tenhamos Globo em HD... o que é ridículo, obviamente.
Assistir o Pânico em HD seria uma beleza... :D
fazambuja
11-07-2005, 15:10
Pois é meu sonho é ter a cabo/satelite com sinal HD...espero que a esse monopolio da globo ñ venha a existir...
Deus me livre ver novela e afins em HD....as unicas coisas legais seria a F1 e futebol ..mas com um canal extra de audio sem o galvão!
Sinceramente, não acredito que haverá monopólio de HDTV para a Globo. O perfil da Globo é o monopólio da informação / conteúdo, não da tecnologia.
Bom, passando os grandes eventos em HD eu acho que já seria um passo legal. Não me importa quem, desde que os grandes eventos sejam todos em HD.
Meu foco principal é filme, de qualquer maneira. Por isso eu estou muito mais interessado nos novos formatos do que na transmissão digital. :legal:
(Sinceramente, a Globo sendo a melhor rede ou a que mais investiu, ou não, não me importa. O conteúdo deles continua sendo mediano e fraco. Desde que passem os grandes eventos: Olimpíadas, Copa do Mundo, Carnaval, Especiais, etc em HD já vai ser de bom grado :bD)
†Russel Allen†®
12-07-2005, 14:07
Seria uma dureza ver um filmaço em HD na Globo, com cortes, dublagem, som 'estéreo' e intervalos comerciais, hein? :D
Se eles fizerem o Telecine HD já tá bom. Do canal da Globo eu não espero muita coisa mesmo. Mesmo porque o filme vai passar dublado e com comerciais. ;)
assim como tudo no brasil, existem aqueles imbecis que simplesmente tentam reinventar a roda. todas as industrias automobilisticas do mundo utilizam peças deste ou daquele país. no brasil, o idiota do gurgel resolve reinventar o automovel e decide fazer um carro 100% nacional, e saiu aquele senhor bolido: BR800... uma horrivel porcaria!
aconteceu o mesmo com a tv digital. nosso grande amigo staub, presidente da gradiente, e um dos empresarios responsáveis pela grande ajuda qe o lula obteve ara ser eleito, criou um instituto de pesquisa em manaus com o intuito de desenvolver o tal sistema de tv digital brasileiro... o resultado? alguns milhoes consumidos e nada de sistema de tv digital.
acho que simplesmente deveriam escolher logo o sistema americano e pronto! acabando de vez com essa babaquice!
só deixando uma coisa bem clara... independente de qual sistema for adotado, o nosso lado está tranquilo, pois a reprodução é feita em 3 formatos apenas: 480p, 1080i e 720p. os grandes interessados sao as emissoras que podem gastar mais ou menos banda de transmissao conforme o padrao adotado.
Estou bastante desinformado sobre o assunto, mas acho que se realmente as TV´s brasileiras estivessem interessadas, este assunto já estaria resolvido, pois o poder da TV é terrível, principalmente da Globo, basta ver o noticiário da crise que preserva alguns grupos e malha outros, os bodes eleitos (Dirceu e Jeferson) estão ferrados, e o presidente segundo pesquisa de hoje estaria reeleito, devido ao tipo de cobertura dado.
Mas é assim que funciona. Basta as TV´s darem uma chacoalhadinha que a coisa se resolve, mas os zilhões de investimento que são necessários, o risco que corre da migração dos consumidores, etc. é que podem estar emperrando a coisa. É só minha opinião.
[ ]'s Walder.
Colegas,
Parece que o novo ministro já está demonstrando "bastante interesse" na TV digital. :(
Ministro Hélio Costa congela verba para TV digital
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u98368.shtml
Abraços,
Filipe Rangel.
Sérgio Araújo
20-07-2005, 11:57
Já manifestei minha posição de concordância com a posição do Ministro em relação à TV digital. Mas essa atitude última dele foi um golpe baixo. Tá certo que com mais 14 mi não chegaremos provavelmente ao padrão nacional, mas contigenciá-los é o mesmo que cortar a irrgação de água para uma planta. Dane-se se ele não gosta da planta, mas há pessoas que tomaram como missão cuidar dela e permitir que ela nascesse com um mínimo de força. E essas pessoas foram convidadas pra isso pelo próprio governo. Compara isso a um aborto aos 7 meses de gestação.
Sérgio Araújo
augusto cesar
20-07-2005, 12:19
Lendo as declarações do Ministro à Folha, pode-se constatar que o mesmo afirma que "...Não se pretende reinventar a roda no Brasil..." ,pois já existem os padrões americano, europeu e japonês. Pode-se deduzir portanto que um destes padrões será adotado, e o que estaria sendo definido é o sistema de TV digital a ser implantado e que todas as discursões e pesquisas em desenvolvimento estariam em busca deste sistema que mais se ajuste as nossas realidades!
Me parece que embora o Ministro afirme que o padrão adotado será uma das 03 alternativas já conhecidas, isto não implica em maior agilidade na definição no sistema, tendo em vista o excessivo número de ornanismos e pessoas envolvidas nestas dircursões que parecem nunca terão fim!
Abraço
Deu no UOL :
20/07/2005 - 09h58
Ministro Hélio Costa congela verba para TV digital
Publicidade
http://ad.adnetwork.com.br/mfp/ad/img/$d=181$p=25$s=1$n=0? (http://ad.adnetwork.com.br/mfp/go/img/$d=181$p=25$s=1$n=0)MAURÍCIO SIMIONATO
da Agência Folha, em Campinas
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, anunciou ontem à tarde em Campinas (SP) o contingenciamento de verbas pelo governo federal de R$ 14 milhões que seriam usados no projeto de desenvolvimento e implantação do SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital). O corte pode prejudicar a fase de testes do sistema.
Um grupo de estudos tem até fevereiro de 2006 para entregar o documento ao governo federal com sugestões e orientações para a implantação do SBTVD. O ministro disse que a expectativa do governo é que o sistema entre em fase de implantação a partir do próximo ano.
Costa esteve ontem no CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), onde participou da 4ª Jornada de Integração do projeto SBTVD --um evento de periodicidade mensal no qual são feitos os acompanhamentos do cronograma e os ajustes do projeto.
O projeto tinha um orçamento de R$ 52 milhões, mas, com o corte, ficará com R$ 38 milhões --que já foram gastos. O ministro sugeriu que o SBTVD busque apoio da iniciativa privada, de fundos do Ministério da Ciência e Tecnologia ou tente linhas de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
"O contingenciamento é supostamente temporário. O governo ainda pode liberar os R$ 14 milhões até o fim do ano. Mas é fundamental que a iniciativa privada se manifeste e apoie o projeto", disse Costa.
De acordo com Costa, o Brasil não desenvolve um padrão de TV digital, mas sim um sistema. "Os padrões de TV digital já estão estabelecidos e são o americano, o europeu e o japonês. Não vamos reinventar a roda. Vamos aproveitar a tecnologia já existente. Nós temos que desenvolver um sistema que se enquadre no contexto do país e proporcione a inclusão digital", disse.
A nova tecnologia proporcionará, por exemplo, o acesso à internet pela TV, além de mais canais de TV com imagem digital.
Para Costa, o Brasil deve procurar desenvolver o seu próprio sistema de TV digital em parceria com países da América Latina.
O diretor de TV Digital do CPqD, Ricardo Benetton, disse que o corte de R$ 14 milhões pode prejudicar a fase de testes do sistema, pois a verba era esperada para a construção de uma estação experimental em Campinas.
†Russel Allen†®
20-07-2005, 13:52
Hahaha... que piada, eu tinha bastante certeza de que isso iria ocorrer. Ele quer que as TVs privadas também invistam no novo sistema. Bem, eu não acho errado, mas se é uma iniciativa governamental, que o governo então invista!
Saca R$ 14 milhetas da conta do Marcos Valério.
Estou sentindo um gostinho de que estão empurrando para o proximo governo.
Realmente acho que esta na hora da iniciativa privada, encabeçar o projeto,senão ele não saira nunca do papel, levando-se em conta o quanto já investiram em equipamentos ou arregaçam as s e vão a luta ou ficarão as proximas decadas utilizando aparaelhos de ultima geração para transmitirem sinais analogicos.
Sérgio Araújo
22-07-2005, 13:06
Edson,
Isso não é possível pois rádio-difusão é uma concessão pública e o Estado não abremão de geri-la. Fosse diferente, qualquer pessoa poderia inventar de ter sua emissora de rádio e/ou TV, usar o padrão que bem entendesse e impor as próprias regras. Em qualquer lugar do mundo civilizado o Estado controla rádio e TV de sinal aberto.
Não me parece que o governo está querendo empurrar pra próxima legislatura. Muito ao contrário, o Ministro tem dado sinais de que o momento de decisão é agora. Inclusive esse contigenciamento de 14 mi. faz parte desses sinais, apesar do transtorno que isso causará a vários grupos de pesquisa.
Se dependesse somente da iniciativa privada a TV digital estaria já no ar.
Abraços
Sérgio Araújo
Sei que o governo controla os meios de comunicação, mas vejo o ponto oinde as emissoras de tv se encontram, altos investimentos em equipamentos para transmissão de sinal digital e ficam na pendencia de uma decisão que é simples, mas que envolve bilhões de dolares em mercado, se estas emissora não efetivarem suas decisões vejo que a escolha será na bsse do leilão, porque em pesquisas os resulatdos tendem a não sair.
Eu como milhões de brasileiros não temos pressa, pois não dispomos de recusrsos para um upgrade que nos permita a assistir uma transmissão com o padrão digital, mas vejo a necessidade deste processo se acelerar, para que este dia tambem chegue ate nos das camadas menos priveligiadas.
Sérgio Araújo
22-07-2005, 21:44
Ao contrário, Edson, os milhões de brasileiros têm pressa sim porque a TV digital significa negócios, crescimento e emprego. A TV digital vai causar a mesma revolução que a telefonia celular causou na economia, especialmente se o sistema escolhido for o japonês, com sua mobilidade, portabilidade e potencial de interatividade. O problema é que a maioria dos brasileiros não sabem disso.
Também não dá pra dizer que é simples uma decisão que envolve bilhões de dólares. Não diria que inicialmente o montante chegaria a tanto, mas em longo prazo com certeza sim. Felizmente o mundo está nadando em dinheiro pra investimento e ele está barato. Os empreendedores brasileiraos tb têm muito dinheiro pra capital próprio.
O maior negócio será sem dúvida a motivação de troca das atuais TV. Passará pela instalação da infraestrutura das emissoras e suas retransmissoras e os novos negócios que surgirão com a TV digital, a geração de conteúdo, de grade, etc. Não é tão simples não. Mas estamos muito atrasados sim.
Abraços
Sérgio Araújo
Sergio
quando me refiro simples, não quero dizer referente a estrutura fisica, mas sim da decisão de qual dos tres sitemas adotar.
Em relação a empregos não haverá grande mudanças, pois os fabricantes irão adequar suas linhas de montagem para os novos produtos treinando os funcionarios ja existentes.
Emissoras seguirão a mesma linha.
Acredito que apenas o mercado prestador de serviços sofra alguma influencia direta.
Os bilhões são uma previsão media do mercado para os proximos 10 anos apos a instalação do sistema digital
fazambuja
23-07-2005, 17:49
Já podemos ver que estamos bem arrumados:
"Como prova de sua disposição em contar tudo caso não fosse atendido em seus pleitos, Valério ainda disse que tinha munição contra dois ministros recém-empossados: Saraiva Felipe, da Saúde, e Hélio Costa, das Comunicações, ambos do PMDB mineiro. Segundo Valério, os dois teriam usado sua lavanderia de dinheiro em campanhas eleitorais."
Revista Veja
Talvez ele quizesse dizer quero mensalão imediatamente! :)
Que tristeza a republica das bananas...sem o marcos valerio quem vai "comprar" a TV Digital. Acho q ninguem pagou o suficiente para aprovarem um padrão..
Para o leigo, acho muito importante a explicação da diferença entre:
TV DIGITAL e todos os seus benefícios e TRANSMISSÃO EM ALTA DEFINIÇÃO.
Entendo perfeitamente a comparação com o celular. Quanto mais adeptos, mais os custos caem. Só que um aparelho celular, o brasileiro já está comprando em 10 vezes de 10 reais. Um televisor com tecnologia digital, cheio de recursos, um decoder, cabos, uma assinatura, etc,etc... não fica tão barato assim...
Eu tenho internet via rádio. Já faz tempo , o rapaz me disse: Conforme a gente for ganhando mercado, a tendência da assinatura é baixar... e até agora... nenhum centavo...
Todo mundo acha muito legal, se interessa mas poucos realmente instalam...
A realidade do brasileiro é complicada.
Uma coisa é certa: A hora que a Globo quiser ela faz. Ninguém perde dinheiro, ninguém entra na briga pra perder. Passa como um trator. Tudo é questão de previsão do investimento certo, na mosca, com retorno imediato ou futuro. Toma lá da cá. Investimos aqui e o lucro aparece lá na frente. Ou lucro financeiro ou lucro no marcketing ou seja lá o lucro que for, interessa é vencer.
Sérgio Araújo
24-07-2005, 15:43
Não é assim, Marco.
Em primeiro lugar o Brasil não é casa da mãe joana onde quem quer faz o que quer e fica impune. Especialmente neste caso que envolve rádio difusão, uma coisa organizada e controlada pelo Estado em qualquer lugar do mundo. A Globo vem e impõe o padrão japonês, como ela quer, aí vem o ministro calçado na indignação de vários setores da sociedade e de outras emissoras e impõe um padrão diferente. Está o passivo das organizações globo aumentado em mais algumas dezenas de milhões de dólares pelo menos, além de correr o sério risco de perder a concessão. Não duvide: é o que qualquer governo gostaria de fazer com a Globo.
Quando foi feita a comparação com telefone celular não foi dito em lugar algum que essa comparação seria ao nível de aparelho e tecnologia. Eu queria dizer, como já disse algumas vezes no outro sub forum, que a TV digital trará novas oportunidades de negócios e isso vai sim revolucionar o mercado. Mesmo pra quem não irá trocar de TV nos próximos 10 anos. O prórpio aparelho set-top-box custará muito menos que a TV em si e trará grandes possibilidades de aproveitamento da tecnologia digital, especialmente a interatividade.
Finalizando, e pela enésima vez, TV digital não significa necessariamente TV em alta definição, mas TV em alta definição precisa da tecnologia digital. O sistema europeu é digital, mas não é HD desde o início, só agora alguns países estão acrecentando essa característica. Mas o que queremos é sim HD e é isso que vai motivar bastante a escolha do padrão e vai, mais ainda, motivar a troca de TVs e aumentar em muito a venda de TVs nos cinco anos seguintes a estreia do sistema. O preço das TVs HDTV ready está caindo desde agora e não é difícil de se esperar que ano que vem ela já se equipare ao de uma TV 29 pol. tela plana.
Abraços
Sérgio Araújo
"Em primeiro lugar o Brasil não é casa da mãe joana onde quem quer faz o que quer e fica impune" ( Sergio Araújo no tópico anterior)
Desculpa Sergio, desculpa. É verdade. A casa da mãe Joana é Brasília... O Brasil não tem nada a ver com isso.
Falando sério, concordo com vc na questão da ampliação de horizontes que a digitalização da televisão brasileira pode alcançar. Isso é muito importante. Quando me referi ao exemplo do celular eu quis dizer somente em relação ao galopante decréscimo dos preços com a popularização e vc mesmo concordou dizendo que os televisores HDTV ready estão ficando mais em conta.
Quanto á Globo, creio eu ser esta empresa a mais equipada ( em todos os sentidos) para abocanhar o mercado digital, aqui no Brasil.
Espero que aconteça então com a digitalização da tevê brasileira e com as imagens em HD o mesmo que aconteceu com os aparelhos de DVD e com os televisores de 29 polegadas ou seja, que seja algo acessível à uma parte da população. Não sei quanto tempo isso leva mas quem sabe um dia...
Mas eu acho que Brasília tinha que ser digitalizada, colocada num computador, aí bastaria apenas escolher e deletar, excluir do programa alguns Deputados, Senadores, etc, etc.... rs..
Abraços
Marco Buono
Sérgio Araújo
24-07-2005, 16:16
Desculpa Sergio, desculpa. É verdade. A casa da mãe Joana é Brasília... O Brasil não tem nada a ver com isso.
Leia a coluna da Mirian Leitão no O Globo de hj que ela faz uma bela diferenciação entre Brasil e Venezuela, mostra qual era o plano do PT e porque ele não deu certo. da mesma forma como o plano PCFarias/Collor tb não. A maioria dos brasileiros tendem a falar mal de si mesmos e esquecem que temos instituições muito fortes. Inclusive a maior delas: ser brasileiro. Leia, vale a pena! Está disponível no portal do O Globo de graça.
Quanto á Globo, creio eu ser esta empresa a mais equipada ( em todos os sentidos) para abocanhar o mercado digital, aqui no Brasil.
Sim, é e tenha certeza que ela vai aumentar em muito seu poder. A Globo não tem concorrência no hemisfério sul do planeta. O SS é um arremedo de executivo de TV, a Band tem boas intenções mas não tem grana, a Record só pensa em ampliar o poder sobre o povão e atrai-lo$ para a IURD.
Espero que aconteça então com a digitalização da tevê brasileira e com as imagens em HD o mesmo que aconteceu com os aparelhos de DVD e com os televisores de 29 polegadas ou seja, que seja algo acessível à uma parte da população. Não sei quanto tempo isso leva mas quem sabe um dia...
A eletrônica virou comodite e nos últimos 5 anos há demosntrações que uma tecnologia não demora mais do que 24 meses pra se tornar melhor do que quando lançada e com a metade do preço. A Toshiba diz que o HDDVD custará 1000 dólares no lançamento e 500 dólares em 12 meses. O mesmo deve acontecer com o Blu-Ray. Muito mais barato que os 3000 dólares que um DVD custou quando foi lançado em 97/98
Mas eu acho que Brasília tinha que ser digitalizada, colocada num computador, aí bastaria apenas escolher e deletar, excluir do programa alguns Deputados, Senadores, etc, etc.... rs..
Acho que o assunto aqui está num nível mais acima do que o que algumas pessoas do PT e seus aliados fizeram. Tem muita gente boa em Brasília, mas boas intenções não fazem uma filosofia.
Abraços
Sérgio Araújo
vBulletin® v3.7.4, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.