PDA

Ver Versão Completa : Dúvida: Closed Caption e SAP

]-[unter
12-07-2005, 13:33
Pessoal, o sinal de closed caption e sap são transmitidos digitalmente? O CC desconfio que sim pois acho que não tem como transmitir caracteres por meio analógico ou tem?

Assisti um filme na globo que passou domingo a noite (nao lembro o nome) e qdo eu mudava para SAP, dava pra perceber mais detalhes no som porém o som estava com um chiado, típico de quando vc grava um som com taxa de bits baixa.

adelmo
13-07-2005, 06:39
Ambos os sinais -- CC e SAP -- são transmitidos totalmente no domínio analógico.

Quanto ao SAP ficar com o som ruim é porque as emissoras dão preferência à trilha estéreo, que geralmente é a dublada, em detrimento do segundo canal de áudio -- no caso o SAP --, que é transmitido em mono.

Os sinais estéreo e SAP são peculiares ao tipo de transmissão estéreo analógico aqui no Brasil, o estéreo MTS.

Uma experiência interessante foi feita pela antiga TV Manchete aqui em São Paulo, durante a Copa do Mundo de 94.

Ela transmitia pelo SAP do áudio estéreo dela o áudio da Manchete FM, de modo que quando o debate após os jogos estavam muito maçantes eu continuava a recepção da imagem mas mudava para o SAP e escutava a na época boa programação da Manchete FM, evitando assim ter que acionar a tecla mudo para me poupar da metralhadora de bobagens ditas pela tal imprensa especializada...

Abraços,

Adelmo

mglimabh
16-07-2005, 09:53
O mais interessante, é que eu tenho varias fitas gravadas de tv em ep, e mesmo quando faço copias para Ep, a imagem fica quase impossivel de assistir, mas o CLOSED CAPTION fica perfeito.. Sem falhas....

Jaques
21-07-2005, 11:23
Dentro da banda de transmissão a imagem ocupa a maior parte, o resto fica para áudio, segundo canal de áudio, clouse caption, e sistema de cor ou o que mais eles inventarem. Tudo isso é transmitido de forma analogica, o que limita em muito o que pode ser transmitido. Quando se usa o SAP percebe-se mais detalhes do som por ele ser o original. Muitos detalhes são perdidos nas dublagens antigas. Então, tudo o que é transmitido na banda VHF e UVF é analogico.

fabiokokada
01-02-2006, 08:26
Srs,

comprei recentemente uma TV de tela plana 29 pol panasonic.
Gostaria de saber, o que significa ,para que serve ou o que diferencia , em closed caption, as opções C1, C2, C3, C4, T1, T2, T3, T4, pois, quando existe CC na transmissão, só consigo usar o C1.

Rona
01-02-2006, 17:47
Fabiokokada,
Todas as opções que citou realmente a unica que funciona é a C1.As outras estão reservadas para futuras transmissões como letras diferentes,cores diferentes,etc.Quanto as letras T,será para textos(tipo um smilie)que quem sabe um dia,será transmitido.
Lembro que o recurso Closed Caption também é conhecido como linha 21.

Ronaldo