PDA

Ver Versão Completa : Layout da minha nova sala

Alexandre
17-06-2003, 22:58
Senhores,
Eu estou construindo a minha nova casa, e gostaria da opinião de vocês sobre a minha nova sala de HT. Segue em anexo a planta baixa dela, bem como algumas especificações.
Eu pretendo estar utilizando uma tela 4:3 100" Kreische, Sub PB10, Caixas Frontais S26II, Central S-Center II, e Surround N24II, todas da JBL. Com exceção da Tela o resto todo eu já possuo na minha casa atual, vocês recomendariam algum outro equipamento do mesmo nivel "financeiro" que os que eu tenho atualmente ? Existe alguma coisa que eu possa fazer para melhorar a acustica da minha futura sala ?
Obrigado

sdassis
17-06-2003, 23:01
Não estou querendo te desanimar mas acho que o PB-10 não dá conta dessa sua pequena salinha.

eWalker
17-06-2003, 23:04
tire as janelas!!!!!!!!!!!!!!! :-) tenho elas em casa e odeio!! vibração, não dá pra tratar direito....

põe ar condicionado e tire as janelas....

Márcio
17-06-2003, 23:11
Concordo, já compraste o sub? Se sim faça o teste quando a sala estiver pronta, se ainda não compraste seria interessante pensares em outro subwoofer.
Além de não dar conta, os jbl são famosos pelo amplificador que tem pouca durabilidade.
Abraços

Alexandre
17-06-2003, 23:36
sdassis:

Eu já tenho esse Sub, e eu estava pensando em aproveita-lo, mas como ainda falta um tempinho até a casa ficar pronta, eu posso comprar outro até lá.
Você recomendaria algum ? A sala está pequena ? Eu pensei que esse tamanho estivesse legal... :(

eWalker:
As janelas são pequenas... Elas são pequenas 30cm x 80cm e com vidros de 6mm. Elas são necessária devido a grande umidade do local, se eu não arejar tenho medo de mofar tudo...
O ar condicionado eu não desenhei pois eu ainda não escolhi o local aonde eu pretendo coloca-lo, provavelmente será do tipo split, você sugeriria algum lugar em particular ?

bira
18-06-2003, 11:26
Algums coisinhas.

Para que lado voce vai abrir a porta? Não vai bater na caixa surround?

Que tipo de projetor vai usar?

Eu acho o tamanho da sala bom. É maior que a minha.

Eu tenho a impressão que os sofás estão muito longe da tela.

Não sou expert. Na verdade estou com muitas dúvidas.

Alexandre
18-06-2003, 12:33
bira:
A principio a porta seria tipo "de correr", mas ela é um pouco diferente do normal. A arquiteta falou que ela ja viu umas portas de correr que abrem para o lado de fora da sala... Eu ainda estou em dúvida sobre isso, pois ainda não vi a porta "ao vivo e em cores".
Sobre o projetor, eu tenho um SONY CS5 e estava pensando em utiliza-lo pelo menos assim que eu terminar a casa, depois eu posso estar migrando para um outro. Alguma sugestão ?
Sobre a distância, eu fiz umas contas e achei que esse tamanho seria legal para uma tela de 100", se sobrar um dinheirinho eu posso trocar por uma maior.
Quais seriam as suas outras dúvidas ? Eu estou esperando para ver se o Dennis se pronuncia sobre a acustica da sala, para que eu tenha tempo de discutir e programar eventuais mudanças na obra.

sdassis
18-06-2003, 12:39
Alexandre,

com relação ao subwoofer eu acho a sua sala muito grande para o pobre do pb-10, se você pode trocá-lo, vá em lojas que vendam equipamntos e que tenham bons show-room mais ou menos do tamanho de sua sala de ht e ouça vário, com cenrteza você vai achar um que preencha todo esse espaço, só te digo que o jbl pb-10 não consegue.

Dmaumau
18-06-2003, 12:43
Alexandre,

Qual é o teu receiver ? Estou desconfiado de que as N24 não vão dar conta de preencher toda essa sala com os efeitos surround.

Marcelo T
18-06-2003, 12:48
Vixe, 25m2 +-, no minimo um velodyne CHT12. Um paradigm PW2200 seria uma escolha melhor.

André
18-06-2003, 12:50
fala alexandre,

o ideal seria q o seu sofá ficasse centralizado em relação a tela. o seu desenho mostra q alguns espectadores vão ficar mais a direita da tela. além de influir na visão, influi na audição.
tem como mudar a porta de lugar?

ateh.

Fontes
18-06-2003, 12:56
Pessoal

Se todos estão a dizer que o sistema do Alexandre não vai conseguir "encher" a sala dele, o que dirão da minha ?

Por favor, vejam o meu tópico sobre minha sala, neste forum e vejam meu sistema (no cadastro).

um abraço

Fontes

bira
18-06-2003, 14:08
Pode ser uma questão de gosto pessoal, mas não gosto do sofá encostado na parede. Então em vez de aumentar a tela voce poderia dimimuí-la e desencostar o sofá.

Mesmo porque já ouvi alguem aqui (se não me engano) dizer que com o sofá naquela posição, as surrounds parecem um fone de ouvido gigante.

Creio que voce já deve ter testado esse projetor com esse tamanho de tela assistindo à distância de 5m (última fila). Se não, teste e veja se gosta. Verifique se as legendas não ficam muito pequenas.

Veja a minha sala.

http://htforum.com/vb/showthread.php?s=&threadid=1631

A propósito onde ficam seus aparelhos.

Alexandre
18-06-2003, 14:37
Bom vamos por partes... Vou tentar responder a todos...
Como eu ainda estou construindo a casa, eu ainda não defini direito qual será o equipamento utilizado na sala, o que eu tenho certeza é que parte do equipamento da minha sala de HT atual eu estarei tentando aproveitar para a minha futura sala.

Dmaumau:
Atualmente eu utilizo o receiver da Pioneer VSX-D810S, devo estar comprando um novo quando a sala ficar pronta, eu estava pensando em algo parecido com esse que tenho atualmente, o que você acha ?
Quais caixas surround que você recomendaria ? Na minha sala atual eu utilizo as de teto (in-ceiling) da Polk RC55i

Marcelo T
Esses Subs não são estremamente caros não ? Normalmente não gosto de pagar mais caro por causa da marca... De qualquer forma irei cotar o preço de ambos...

Andre
Esse layout é parecido com um que eu vi em uma sala de demonstração aqui no Rio e com de uma revista especializada do USA, e apenas uma pessoa iria ver a tela um pouco mais para direita... Até no cinema você nem sempre fica centralizado em relação a tela.. :cool: E a porta não pode mudar de lugar...

bira
Se eu desenconstar o sofa da parede eu vou acabar perdendo muito espaço na sala, eu posso é afasta-lo uns 20 cm no máximo...
Eu já testei o projeto e ficou OTIMO, eu só não tenho certeza se ele projetor seria o mais adequado, pois ele possui uma taxa de brilho alta (1800 Lumens) e baixa taxa de contraste (600:1) se não me engano...Fico pensando se um X1 ou algo parecido não seria mais interessante.
Essa sua tela de 2,20m seria que quantas polegadas ?

bira
18-06-2003, 14:53
100'' de diagonal só que 16:9.

Alexandre
18-06-2003, 15:03
bira:
A sua sala é um pouco menor do que a minha em termos de comprimento, fico na dúvida se essa tela não ficaria muito grande para a sua sala. Você sabe que projetor estará utilizando ? Normalmente os fabricantes disponibilizam em seus sites algum tipo de ferramenta que indica se o tamanho de tela que você deseja esta de acordo com as medidas do seu ambiente.

edson
18-06-2003, 15:37
Sera necessario adiquirir outro sub, pois o pb 10 não da conta do recado (voce poderia utiliza-lo na parte de tras de sua sala, com o volume um pouco mais reduzido aumentando o envolvimento) e um outro mais potente na parte frontal.

bira
18-06-2003, 15:58
Originalmente enviado por Alexandre
A sua sala é um pouco menor do que a minha em termos de comprimento, fico na dúvida se essa tela não ficaria muito grande para a sua sala.

Baseado nisso não.

http://www.htforum.com/vb/attachment.php?s=&postid=14264

Meu projetor é um NEC LT150.

Alexandre
18-06-2003, 17:58
bira:

Nesse site (http://projectorcentral.com/projection-calculator.cfm) você pode achar uma calculadora interessante para calcular a distância que o seu projeto deve ficar da tela.

Marcelo T
18-06-2003, 19:40
Alexandre, o CHT12 pode ser encontrado por uns 1700 no mercado livre

bira
18-06-2003, 21:07
Alexandre.

Já conhecia o site e a calculadora. Obrigado mesmo assim!

Alexandre
18-06-2003, 23:10
Marcelo T,

Eu só compro equipamentos de HT via importabando... é bem mais barato, o único problema é esperar 5 dias para ele chegar...
De qualquer forma, obrigado...

Senhores,
Vocês ainda não comentaram nada sobre a acustica da sala... =) Alguém se arrisca ?

Marcelo T
19-06-2003, 00:11
Mercado livre é importabando :D

eWalker
19-06-2003, 01:06
Alexandre,

existem aparelhos para desumidificar ambientes!!! eu mesmo tenho 1 semi-novo parado que por 250,00 está vendido!!
tire estas janelas ou então as faça, mas tome cuidado com o que utilizará.. janelas são danadas para vibrar c/ graves...

COM CERTEZA no mínimo um sub de 12" da Velodyne... e COM CERTEZA um par de caixas surrounds um pouco melhores (Paradigm S26, Infinity Alpha 20, Polk R20, Paradigm Mini-monitor ou Atom....)

e de preferência desencostar mais os sofás do fundo, mesmo q tivesse q diminuir a tela.

edson
19-06-2003, 02:37
Alexandre em relação a acustica de sua sala, o maior ponto negativo são as janelas, eu sou adepto de voce fechar a sala e utilizar um ar condicionado.

Pude observar que pelas medidas de sua sala voce utilizou uma das tabelas do golden ratio 630 x 435 x ? (altura voce não menciona) tabela do golden ratio 2,30 x 1,60 x 1,00.
Utilizando um pé direito de 2,74 o resultado seria 6,30 x 4,38 x 2,74.. O que para a acustica é benéfico com exessão das janelas de vidro.

Se a opção é por ventilação, utilize portas de madeiras maciças e pesadas, desta forma quando for utilizar a sala para uma sessão de áudio ou video, basta que feche a porta e ligue o ar.

Quanto a janelas de vidro minha opinião é que deve descarta-las, ficam lindas na decoração, mas prejudicarão sua acustica.

Mas quem poderia lhe orientar melhor e o Dennis.

Alexandre
19-06-2003, 13:25
Marcelo T

Ahhh o meu importabando é mais seguro, já conheço faz tempo... De qualquer forma vou dar uma olhada no Mercado Livre.

eWalker

As janelas são duplas de vidro 6mm e são pequenas 30cm x 80 cm, e sem contar que a familia toda faz questão das janelas... eu só o único que também não gostaria de colocar janelas no ambiente...
Eu estava vendo em outra parte do forum e fiquei bastante interessado na FXi50 e na RTi28 ambas da Polk, o que você acha ?

edson

Eu utilizei uma das minhas golden ratios que existem por ai... Se não me engano essa eu tirei do livro Architectural Accoustics do M. David Egan... e o meu pé direito tem 3 m, mas eu devo rebaixa-lo até 2,75 - 2,80 com gesso, pois quero utilizar um lift para esconder o projetor.

eWalker
19-06-2003, 14:11
alexandre.. sua sala vai ficar muito legal!! (mesmo com as janelinhas!!!) pra quê!! com uma sala sem janelas vc poderia controlar melhor a iluminação durante o dia.. :D mas eu sei como é família.. principalmente mulheres! :D ainda bem q minha esposa é bem flexível! :D

qto às polk quem vai poder te ajudar bastante é o Ronaldo Cocuroci.. e o DMaumau... eles possuem e manjam bastante de polk (excelente marca).

cuidado c/ a acústica depois da sala estiver pronta.. não vá matar de mais a sala... revestindo toda a parede c/ Sonex/ Isosound/ Sonare...estou tratando agora a acústica da minha sala e li muitas recomendações qto a não "matar" d+ a sala...
um carpetinho de uns 2-3 cm de altura seria legal... e confortável.

Dennis
19-06-2003, 22:09
Alexandre,

Imagino pelas dimensões e pelo seu último comentário que você deve ter se baseado na proporção 1 : 1,60 : 2,33 de Sepmeyer, o que te levaria a ter um teto de 2,72 m. Essa proporção é bem interessante, distribuindo e espaçando bem as ressonâncias nos graves baixos, até uns 60 Hz, depois ela tem uma pequena fraqueza em torno de 80 Hz, onde há 2 modos bem próximos, e um provável vale lá pelos 90-95 Hz, devido à grande distância para a próxima ressonância.

Acima disso a resposta em frequência de sua sala fica bem interessante novamente até uns 180 Hz, embora um pouco irregular. Em torno de 190 Hz você terá sua pior coincidência de modos, no entanto tratável com relativa facilidade.

Na minha opinião sua sala só precisará de armadilhas de graves se você buscar realmente aperfeiçoá-la ou se for necessário deixar as caixas nos cantos como aparece no desenho, caso contrário usando um certo número de painéis de absorção para reflexões você estará automaticamente atenuando esses graves altos na faixa dos 190 Hz.

Quanto às janelas, seria interessante cobrir pelo menos as duas do meio com uma cortina não muito fina, e que fique "engruvinhada" (ondulada). Considero essencial haver carpete ou muitos tapetes no chão. Procure ver no tópico sobre a sala do Esdras orientações sobre como instalar painéis para atenuar as reflexões primárias. Sua sala é grande e seu houver muita área descoberta nas paredes você terá um som embolado nos médios e agudos. É claro que absorção em excesso também faz mal, mas remeto-lhe novamente ao tópico da sala do Esdras onde falamos sobre o que é bom e o que é demais. Via de regra procure usar absorção mais na metade frontal da sala, além dos pontos de reflexões primárias, e difusão na metade posterior, se for possível. Se você se interessar mais por difusão há outros tópicos a respeito e eu também estou à disposição para qualquer pergunta.

Quanto à porta, apenas tome o cuidado de não instalar um modelo que possa vibrar com as baixas frequências. Sou adepto da simetria para música, até como consequência natural da disposição de ressonâncias e reflexões numa sala retangular, logo na sua sala eu me sentaria na poltrona da frente, no centro da sala. Para filmes realmente não penso que vá fazer tanta diferença.

Por último, gostaria de sugerir que você afastasse as caixas das paredes, mas de modo que elas fiquem simétricas. Concordo com os demais que seu sub é pequeno para sua sala. Se você mantiver esse sub, deixe-o no canto. Se trocar por um sub maior, então tire-o do canto para não super-excitar os graves.

Abraço,

Dmaumau
20-06-2003, 10:14
Eu estava vendo em outra parte do forum e fiquei bastante interessado na FXi50 e na RTi28 ambas da Polk, o que você acha ?

Alexandre,

Eu tenho as surround Polk RTi500 que são uma versão anterior às suas e certamente são uma excelente opção para preencher tua sala com os efeitos surround, pois são caixas dipolares. Já as RTi28, apesar de excelentes caixas, não teriam melhor desempenho nessa função para a tua sala.

:legal:

Alexandre
23-06-2003, 22:30
Originalmente enviado por Dennis
Alexandre,

Imagino pelas dimensões e pelo seu último comentário que você deve ter se baseado na proporção 1 : 1,60 : 2,33 de Sepmeyer, o que te levaria a ter um teto de 2,72 m. Essa proporção é bem interessante, distribuindo e espaçando bem as ressonâncias nos graves baixos, até uns 60 Hz, depois ela tem uma pequena fraqueza em torno de 80 Hz, onde há 2 modos bem próximos, e um provável vale lá pelos 90-95 Hz, devido à grande distância para a próxima ressonância.

Acima disso a resposta em frequência de sua sala fica bem interessante novamente até uns 180 Hz, embora um pouco irregular. Em torno de 190 Hz você terá sua pior coincidência de modos, no entanto tratável com relativa facilidade.

Na minha opinião sua sala só precisará de armadilhas de graves se você buscar realmente aperfeiçoá-la ou se for necessário deixar as caixas nos cantos como aparece no desenho, caso contrário usando um certo número de painéis de absorção para reflexões você estará automaticamente atenuando esses graves altos na faixa dos 190 Hz.

Na verdade eu estava querendo colocar o teto com uma altura de 2,75... Desse jeito eu estaria "deslocando" os modos para esquerda (frequencias mais baixas). Acredito que isso tenho melhorado um pouco proximo as frequencias supracitadas.
As caixas do desenho (surround) serão colocadas nas paredes laterais por isso elas se encontram tão proximas da parede. As frontais eu posso distâncias um pouco mais, caso seja necessário.
Eu estava pensando em utilizar painéis de absorção, mas eu gostaria de utilizar uns que fossem visualmente atraentes, pois eu odeio os que parecem "ondinhas", eu não quero a minha sala com cara de studio de gravação...

Quanto às janelas, seria interessante cobrir pelo menos as duas do meio com uma cortina não muito fina, e que fique "engruvinhada" (ondulada). Considero essencial haver carpete ou muitos tapetes no chão. Procure ver no tópico sobre a sala do Esdras orientações sobre como instalar painéis para atenuar as reflexões primárias. Sua sala é grande e seu houver muita área descoberta nas paredes você terá um som embolado nos médios e agudos. É claro que absorção em excesso também faz mal, mas remeto-lhe novamente ao tópico da sala do Esdras onde falamos sobre o que é bom e o que é demais. Via de regra procure usar absorção mais na metade frontal da sala, além dos pontos de reflexões primárias, e difusão na metade posterior, se for possível. Se você se interessar mais por difusão há outros tópicos a respeito e eu também estou à disposição para qualquer pergunta.

Eu estarei cobrindo o chão todo com um carpete, isso deve controlar a maioria das reflexões, e os paineis supracitados devem ajudar no controle disso também.
De qualquer forma, eu tenho dúvida sobre as janelas, pois elas ocupam uma área muito pequena e como elas serão no alto da parede eu tenho minhas dúvidas sobre a influência delas nas reflexões primárias...
Será que simplesmente uma cortina do tipo "black-out" não daria conta do recado ? As cortinas "engruvinhadas" forma um meio dispersivo não é ? Ajudando na propagação das ondas em "todas" as direções evitando pontos mortos, certo ?

Quanto à porta, apenas tome o cuidado de não instalar um modelo que possa vibrar com as baixas frequências. Sou adepto da simetria para música, até como consequência natural da disposição de ressonâncias e reflexões numa sala retangular, logo na sua sala eu me sentaria na poltrona da frente, no centro da sala. Para filmes realmente não penso que vá fazer tanta diferença.

Por último, gostaria de sugerir que você afastasse as caixas das paredes, mas de modo que elas fiquem simétricas. Concordo com os demais que seu sub é pequeno para sua sala. Se você mantiver esse sub, deixe-o no canto. Se trocar por um sub maior, então tire-o do canto para não super-excitar os graves.

Abraço,

Vocês está falando das caixas as surrounds ? Eu devo estar trocando de sub mesmo... Devo estar dando uma olhada no CHT10 ou CHT12 da Velodyne que foi recomendado pelos membros do forum...
Caso eu tenho dito alguma burrada, por favor me corrija, pois eu não faço contas de acustica a um bom tempo... :)

Abraço,

Dennis
29-06-2003, 22:05
Na verdade eu estava querendo colocar o teto com uma altura de 2,75... Desse jeito eu estaria "deslocando" os modos para esquerda (frequencias mais baixas).A diferença é pequena. Na verdade o mais importante é a relação (diferença) entre as ressonâncias consecutivas. Se você move ou aproxima de um lado, fatalmente afasta do outro, criando a possibilidade de aparecer um vale ou nulo.

Eu estava pensando em utilizar painéis de absorção, mas eu gostaria de utilizar uns que fossem visualmente atraentes, pois eu odeio os que parecem "ondinhas", eu não quero a minha sala com cara de studio de gravação...Não tem problema, você pode optar pelos Sonare (www.saint-gobain-isover.com.br) ou pelo Sonex Roc (www.illbruck.com.br), entre outros.

De qualquer forma, eu tenho dúvida sobre as janelas, pois elas ocupam uma área muito pequena e como elas serão no alto da parede eu tenho minhas dúvidas sobre a influência delas nas reflexões primárias...Você tem que usar o "truque do espelho" (faça uma busca no fórum) para determinar se elas estão ou não na área de primeiras reflexões. Se estão altas e são pequenas, dificilmente será o caso. De qualquer modo são superfícies altamente reflexivas e todo cuidado é pouco.

As cortinas "engruvinhadas" forma um meio dispersivo não é ? Ajudando na propagação das ondas em "todas" as direções evitando pontos mortos, certo ?Não exatamente, ou melhor, depende da frequência, e mesmo assim só se a cortina oferecer resisitência ao deslocamento da onda sonora. Normalmente se pensa em cortinas e estofamentos como materiais predominantemente absorvedores, por serem porosos. Para serem difusores eficientes elas teriam que ser mais rígidas.

Um abraço,

Alexandre
16-08-2003, 14:27
Bom, a sala já está começando a sair do papel, e agora eu tenho que definir aonde eu vou colocar os conduites para levar os cabos de vídeo, aúdio e eletricidade dos aparelhos para as caixas e projetor.
No entanto eu tenho algumas dúvidas:
- A que distância do solo devem ficar as caixas surround ? Tendo em vista que essas vão ficar na parede lateral.
- A que distância da parede traseira devem ficar as caixas surround ?
- A que distância da parede traseira devem ficar as surround back ?
- A que distância deve ficar a projetor da parede frontal ?
- Tem problema se eu passar vários pares de fios dentro do mesmo conduite ? Ou cada par de fio deve ter um conduite exclusivo ?

Por enquanto é só... :)

Abração,

Carlos Lima
16-08-2003, 16:01
Eu uso o projetor a 4 metros da parede frontal.
Uso um conduite para cada par de fios, uma vez que o coduite custa muito barato, compensa voce passar alguns a mais para o que vão inventar, porque depois não vai dar para quebrar o piso. Na sala que estou construindo, o sofá fica embaixo do projetor.
Nao gosto de sofa no fundo da sala, as surround serão prejudicadas, com certeza. E no teto, não se esqueça de que são necessárias duas caixinhas. uma para receber o sinao de vídeo.
outra para receber o sinal eletrico. Afastadas um pouquinho uma da outra.jamais ligue o sinal de video e o sinal eletrico dentro da mesma caixinha metalica.
Carlos

OdontoLife
23-01-2004, 23:43
Eu não vejo a menor necessidade de vc trocar seu projetor... tenho um Sony CS1 e acho que não deixa nada a desejar ao X1... recomendo somente a vc usar as entradas video componente, a diferença é absurda.
Forte Abraço
Marco Antonio/RJ