PDA

Ver Versão Completa : Show ao vivo X equipamentos Hi-Fi

counterparts
18-06-2003, 10:23
Bom dia, pessoal

Eu tenho uma dúvida em relação à música que está me perseguindo cada vez mais, em função do que leio sobre Hi-Fi, e os conceitos básicos de som que aprendi e apreendi ao longo dos anos.

Vejamos se consigo explicar:

1 - a idéia que permeia um equipamento Hi-End é que ele reproduza todos os detalhes da música como foi gravada, certo?

2 - uma das premissas de um bom audiófilo é que o cara compareça ao maior número de shows, concertos, apresentações possíveis, certo?

3 - eu, por meu lado, já assisti ao Rock in Rio 1, Bobby McFerrin, Rush, Roger Waters, Larry Coriel, Stanley Jordan, Cama de Gato, Nei Lisboa, Marisa Monte, orquestra de câmara, etc e tal. Reumindo, do clássico ao heavy metal, passando pelo Jazz e Blues.

4 - em vários desses shows, principalmente em Floripa, onde às vezes são alugados Powers - PA - e caixas de empresas de sonorização daqui, observo que a qualidade desses equipamentos está Beeeemmmmm longe do que definimos como um eq de referência, às vezes longe do denominado padrão bronze. Woofers e tweeters profissionais, cabos de interligação de caixas do tipo de instalação elétrica, etc e tal.

5 - em fotos de alguns estúdios de som que acompanham os encartes de nossos CD´s, os monitores de gravação e mixagem são inferiores às caixas que alguns - felizardos - de nós temos em casa.
Daí a pergunta:

Se tomamos como referência o som escutado em campos de futebol, estádios esportivos, com amplificações e caixas de baixa qualidade, que nos agrada sobremaneira, não seria um preciosismo exarcebado a procura por sistemas Hi-End que reproduzem detalhes que às vezes, talvez, nem devcessem estar ali???

é aquela pergunta que já li em algumas revistas: qual será o ponto que você deve parar de investir em som, e começar a gastar no vinho que bebes enquanto escutas, e na cadeira em que sentas?
quando será que deixamos de apreciar a música e começamos a procurar por defeitos na gravação?

Alguém me ajude, por favor!!!

eWalker
18-06-2003, 10:27
é aquela pergunta que já li em algumas revistas: qual será o ponto que você deve parar de investir em som, e começar a gastar no vinho que bebes enquanto escutas, e na cadeira em que sentas?

muito boa esta pergunta.... mas a resposta, eu tenho certeza q é pessoal... :-) cada um tem um limite para seus sonhos de consumo... eu por exemplo tenho como sonho de consumo um par de Studio 100 amplificadas decentemente, um projetor, uma poltrona Lafer de 6.000 reais e uma boa adega de vinho. :D

agora qdo se diz "hi-end" e "audiófilos" tenho certeza q não tem nada haver c/ estádios, show de rock etc).. . e somente com música de câmera... orquestras, óperas, jazz... tudo gravado em alta qualidade c/ componentes hi-end... aí sim vale ter um setup hi-end. E os estúdios que gravam este tipo de música, COM CERTEZA utilizam monitores adequados.

counterparts
18-06-2003, 10:31
será?
e os bons shows de blues, fusion, jazz, que precisam ter seus instrumentos musicais amplificados?

não serviriam essas apresentações como padrão de referência?

eWalker
18-06-2003, 10:35
eu acho q para referência, eu diria q o show do ERic Clapton, One more Car.. é uma referência... se eu estivesse lá ao vivo.. tenho certeza q o som estaria PERFEITO!! tem o Eagles, Bee Gees... q com certeza utilizam equipamentos de altíssima qualidade.... além da acústica..

counterparts
18-06-2003, 10:39
Esdras,

Eu estou falando em shows que VOCÊ assiste ao vivo, aquela história de fonte primária de referência - meu Deus, monografias, teses -, e não os que nós vemos através de nossos - ou mesmo dos outros - equipamentos de HT ou estéreo Hi-Fi.

Era esta a idéia que permeiava meu post, cappice??:confused:

eWalker
18-06-2003, 10:48
bem... eu pessoalmente não sou apreciador de música clássica e nem ópera. jazz e blues estou aprendendo a apreciar agora e nunca fui em um show deste nivel. agora o q eu penso, é q a busca do "hi-end" não é a busca "de detalhes que nem deveriam estar ali" e sim reproduzir com a maior naturalidade e realismo o acontecimento musical... agora shows ao vivo, eu acho q se pode-se separar em dois.. os que buscam e tocam e usam equipamentos e acústica de qualidade e os q não... maioria rocks, etc... eu acho q o segundo item NÃO TEM NADA HAVER c/ equipamentos, nem premissas, nem nada com Hi-end.... ao contrário...

JCP*195
18-06-2003, 11:04
Já fui em vários shows ao vivo ao longo da minha vida. Sobre qualidade de som os melhores que me lembro foram em teatros para menos de 200 pessoas. Já em espetáculos com muita gente, mais de 1000 pessoas, em que a música é tocada em volume muito alto a qualidade é sofrível, chegando a doer os tímpanos, som dos instrumentos misturadas, uma massa sonora sem nenhuma definição. Já em teatros o som é bem melhor, mesmo com instrumentos amplificados, graças a acústica dos mesmos.
Na minha opinião, o tipo de gravação para ser ouvida em aparelhos hi-end, é aquela de captação direta, isto é, o som não é mixado em uma mesa, mas os os músicos tocam ao mesmo tempo em um estúdio de gravação, utilizando microfones de primeira linha custando milhares de dólares, etc.
Não tenho um aparelho hi-end, entretanto minha referência de som foi quando escutei, na faculdade, uma pequena orquestra de câmara executando obras clássicas, digamos "populares" a uma distância de 2 metros. Realmente é inesquecível, a música, o equilíbrio tonal, a dinâmica, etc é algo que nenhum equipamento eletrônico pode produzir, talvez chegar perto.
Portanto, acredito que, para ouvir o "pop" do dia a dia, nossos atuais aparelhos dão conta do recado.
Existe uma matéria que foi publicada na CAVI, algum tempo atrás, em que o redator comentava sobre a amplificação dos shows a vivo. Dizia que os operadores de mesa, ao invés de tentar mostrar o som dos intrumentos como realmente são, preocupam-se, apenas com o volume dos mesmos, assim, por exemplo, um pandeiro fica som de surdo, um violão com som de contra-baixo, uma flauta com som de saxofone, e assim por diante. Onde está a fidelidade nisso?

Fontes
18-06-2003, 11:42
A minha opinião é exatamente a do JCP*195. Se ele não tivesse escrito esta mensagem eu a escreveria com certeza.

Só se consegue ouvir um som que realmente emociona, que faz um diferencial daquele que você tem em casa, se este som for proveniente de um show ao vivo (vivo mesmo, sem amplificaçoes eletrônicas) e isto só é possível se for uma orquestra de câmera, um quarte do cordas, uma sinfônica e,assim mesmo,se num ambiente fechado onde a amplificação eletrônica não seja necessária e a acústica seja bem cuidada.

Para shows totalmente eletrônicos, em ambientes fechados e pequenos, com o trabalho de uma boa equipe de som, crescem muito as chances de darem um bom resultado, mas fica muito longe do show realmente "ao vivo"

Para o resto, com certeza,um sistema com boa dinâmica, baixa distorção e potência suficiente para encher o seu ambiente, é a maioria da vezes bem melhor.

um abraço

Fontes

Dmaumau
18-06-2003, 11:57
Pessoal,

O problema aqui é que vocês estão partindo da premissa errada.

Equipamentos Hi-End e de preços idem, são destinados ao público que que aprecia concertos e não shows.

Num concerto de música clássica, ópera ou orquestra, a linha melódica e o detalhamento de cada instrumento tem suma importância e é exatamente isso que se tenta recuparar com os equipamentos de buzilhares de dolares.

Ninguem vai investir em um equipamento desse nível para ouvir um "show". E não adianta achar que um integrado + caixinhas paradigm já são desse nível, pois não o são. Não passam de excelentes equipamentos hifi, porém sem pretensões audiófilas.

Shows são muito legais, porém são um lixo auditivo, com milhares de pessoas gritando e se amontoando e aquelas Torres de PA cujo objetivo é levar o som à todos, não necessariamente com qualidade.

Por outro lado, há os shows acusticos em ambientes menores, audio melhor controlado, gente civilizada e é desse tipo de apresentação que se pode conseguir um bom disco de jazz ou blues, por exemplo.

Dmaumau
18-06-2003, 11:59
Além disso, uma das grandes questões é se os audiófilos realmente buscam ouvir um violino ou sua interpretação emocional do como deveria soar um violino... :rolleyes:

sdassis
18-06-2003, 12:18
counterparts,

Se você tivesse a oportunidade de fazer o curso de percepção musical da CAVI iria ver que além de alguns shows ao vivo terem uma qualidade péssiva algumas gravações de massa - a maioria - também são sofríveis quando tocadas pelos equipamentos hi-end.

OcimarLZ
18-06-2003, 13:36
Sdassis, não precisamos ir tão longe não. Pega um CD que te incomoda num receiver razoável e coloca ele tocar num system? Dentro das limitações do system, ele fica menos incômodo, pois ele nivela por baixo.

sdassis
18-06-2003, 14:39
É isso mesmo! Como em shows de rock e afins ao vivo, como que está lá é em sua grande maioria dono desses microsystem então o "engenheiro de áudio" não está nem aí para a qualidade, o que importa é mesmo a altura do som.

JCP*195
18-06-2003, 15:06
Essa discussão está bastante interessante. Vou um fato engraçado a respeito do preciosismo dos audiófilos que eu vi na revista CAVI (sempre ela) das antigas, na seção de comentários das melhores gravações para teste de equipamentos.
Pois bem, a gravação analisada era aquela do Eric Clapton junto com o BB king (aquela em que os dois estão num carro, o BB atrás e o Clapton dirigindo). O analista, não vou citar o nome, elogiava muita a captação do engenheiro de som, afirmando mesmo que dava prá "ver" que em uma determinada música, o guitarrista Clapton tocava de pé atrás e na frente, sentado!!! tocava o BB King. Ora, que eu saiba, nas guitarras o som captado é do amplificador, não dá prá saber se o cara tá sentado ou em pé pois a posição no "palco sonoro" é a posição do amplificador, certo?

:confused: :confused: :confused:

Filipão
18-06-2003, 15:10
José Carlos,

"Ride With the King" é o nome do disco. :legal:

Abraços,

Filipe Rangel.

Dmaumau
18-06-2003, 16:06
Se o show for acústico, aí dá sim...

Márcio
18-06-2003, 16:10
JCP, acredito que seja possível sim, o som realmente á captado diretamente na guitarra mas não é impossível que o engenheiro de som ponha a guitarra na posição em que ela realmente estava, e não deixa de ser interessante e útil.
Posso dizer que no nível em que está o meu sistema, que já considero bem razoável, não enfrento tantos problemas com gravações comerciais, talvez porque sería preciso um sistema ainda mais refinado ou então porque eu consegui um certo equilíbrio, dificilmente uma gravação fica estridente, precisa ser realmente muito ruim, tenho cinco discos que incomodam de verdade.
Na verdade, se uma gravação ruim está um pouco abafada ou sobrando um pouco nos agudos eu não me incomodo, é claro que preferiría que a gravação fosse perfeita mas se gosto do conteúdo isso é o que vale, só não aturo estridência ou fadiga auditiva, são dois quesitos que podem chegar perto do insuportável em sistemas hifi/high end mal instalados.
Por exemplo, no nível em que estou as vibrações do cd tornam as audições insuportáveis, quando descobri que o problema eram as vibrações eu não conseguia ouvir mais do que meia hora de música sem dar graças a deus por desligar o amp.
Abraços

Ivancm
18-06-2003, 18:09
Musica ao vivo prá mim, é aquela em que não se utiliza de nenhum equipamento eletrônico, como por exemplo uma roda de violão, ou uma orquestra sinfônica em que não há amplificação eletrônica.
Portanto, prá mim musica de estádio não é ao vivo.

OcimarLZ
18-06-2003, 18:33
Ivan, é verdade.

Roosevelt
19-06-2003, 04:58
Ivan,

Entendo seu ponto, De certa forma você até que está certo, mas pensando assim, iremos excluir muita coisa que "precisa" de amplificação eletrônica.
A questão que o Counterparts levanta é interessante e nos faz realmente pensar o que fazer com nosso dinheiro. Acho difícil estabeleer um parâmetro padrão de até onde "gastar" com sistemas Hi-Fi. Eu aprecio demais alguns shows e quando os escuto, quero perceber não só os instrumentos mas tudo o que envolceu aquele evento.

Abraço

mmartins
19-06-2003, 08:26
Caro JCP*195

Os microfones que captam shows ou concertos do nível de Eric Clapton são capazes de captar até um pequeno pum de qualquer um dos músicos. Se você tiver o show, dvd, da Diana K. vai observar que ela solfeja o tempo todo, chegando neste caso a ser irritante. Se observar as Variações de Goldberg tocada pelo Glenn Gould, vai ver como ele era o terror dos engenheiros de som. Produzir gravações audiófilas é bem dificil.

Senhores,

Eu, audiofilo/melomano. Todos sabem que tenho um bom equipamento. Sou freqüentador de concertos ao vivo, e digo que estes equipamentos são destinados a pessoas que realmente gostam da musica bem tocada, bem gravada, bem tudo.

Não adianta voce pegar o Pulse do Pink Floyd e querer que ele soe maravilhosamente num equipamento high-end, pois ele é ruim, muito mau gravado. Você só abre uma exceção pois sabe que quem ta tocando é o pink floyd, e por esse motivo, mesmo a gravação sendo de péssima qualidade, você consegue curtir.

Mas, se voce pegar alguns discos, por exemplo, do Dire S. vai notar uma grande competência em todos os sentidos. Ai sim, você curti por completo, pois além deles serem fantásticos, as gravações são soberbas.

Num disco audiofilo, quando você ouve, por exemplo, o segundo movimento da sexta sinfonia de beethoven e percebe cada instrumento separadamente chega dar até arrepio, pois consegue perceber a genialidade do compositor. Se esquece que está diante de uma gravação. Isso realmente vale a pena. E geralmente, cds comprometidos com qualidade, são bem mais caros.

Discos bem gravados não são privilégio de jazz, blues e clássicos. Mas, não tenho como negar que os melhores discos, em termos de gravação, estão neste grupo de musicas.

Alguém já ouviu um dosco da Shania T. num equipamento high-end ? Vai se decepcionar com tudo aquilo que envolve esta cantora.

Enfim, o mercado atende a fatias diferentes do mercado, e cabe a cada um escolher seu lugar.

Att.

Dmaumau
19-06-2003, 10:38
Martins,

Muito oportuna e interessante sua participação, pois justamente já comentei como o cd da Shania soou horrendo no integrado e ontem á noite, quando decidi faxinar meus cds (pilhas de poeira), (re)descobri que eu tinha um HDCD do Dire Straits o qual soou fantástico mesmo.

Pela minha incipiente experiência de uma semana com um sistema um pouco mais refinado, posso corroborar tudo o que você disse.

Forte abraço.

PS : Estou xeretando sobre a inserção dos códigos que você me pediu, ok ?

OcimarLZ
19-06-2003, 10:45
Martins, muito bem colocado.

Chega-se a conclusão que para quem gosta de POP, Aché, Pagode, Sertanejo e outras pragas do gênero, não adianta nada um sistema Hi-End e até mesmo Hi-Fi. É melhor ficar com Sony, Pioneer e Philips mesmo.

Winston
19-06-2003, 10:59
Também acho que o Hi-end está voltado para reprodução acustica dos instrumentos. Afinal, trata-se de reproduzir fielmente o timbre dos instrumentos. Quando se trata de shows de rock, pop, musica eletronica, você estara reproduzindo um timbre alterado por processadores, mesas de som, captadores e outro bichos, quase sempre, com raras excessões, de qualidade inferior aos equipamentos Hi-end que irão reproduzi-lo.

Márcio
19-06-2003, 11:09
Ocimar, não vamos exagerar :D
Talvez em equipamentos high end seja diferente mas em equipamentos hifi este problema não é tão critico, eu NUNCA conseguiría voltar a ouvir música em um receiver por livre e espontânea vontade, somente se fosse obrigado por qualquer motivo que seja, a diferença é grande demais.
Pergunte ao nitro com o adcom dele, o cara tá extasiado com a qualidade de som, e o sistema dele é bem razoável, power adcom, cd marantz cd63 e um par de DM602.
Por favor, não diga que é melhor ouvir música num pioneer ou yamaha do que em um equipamento hifi porque alguém pode acabar acreditando.
De mais a mais só deixo de ouvir um disco no meu sistema se ele for muito ruim, se apenas não estiver exatamente como eu gostaría que estivesse isso não é o fim do mundo, vou ouvir e aproveitar a música.
Fazendo o contrário do que fiz alguns dias atrás, isso me parece igual a não querer assistir um filme porque não está em wide, comprar é outra coisa mas deixar de assistir o filme locado acho exagero, e conheço quem faça isso.
Abraços

mmartins
19-06-2003, 11:49
Senhores,

Concordamos que existem cds que realmente ficam aquém de nossas espectativas. Quando quero ouvir um cd desses mau gravados, faço o seguinte: fico fora da sala de audição. Com isso, evito um aborrecimento.

Mas não pensem que o jazz, classicos só possuem gravações boas !!! Pelo contrário, muitas são bem sofríveis !!!! É de lascar !!!

Att.

eWalker
19-06-2003, 12:01
mas mmartins... por utilizar instrumentos sei lá.. mais "naturais" do q os pops, rocks, etc, acho q o estilo de música jazz/blues tem mais "chance" de soar BEM melhor do q outros estilos mais "eletrônicos", num sistema hi-fi/hi-end. tá meio confuso o q quis dizer mas... é assim.. um piano por mais mau gravado q seja, vai soar melhor do q uma guitarra detonando (mau gravada também) num sistema hi-fi/hi-end não vai?

a mesma coisa vale para música clássica, de câmara...

Nitro
19-06-2003, 12:30
Martins, tenho 2 cd's aqui do Dire Straits, um é o On the Night "Remastered" , gravado em D D D e o outro é o Sultans Of Swing - The very best of Dire Straits em HDCD . Apesar do meu CDP não decodificar HDCD , e apesar do On The Night ter uma excelente gravação, notei o Sultans of Swing ainda melhor . O Sax na música Your latest trick (15) é de arrepiar !!!!!

Endosso por completo sua opinião . Abriria apenas um porém: Que não deixemos de escutar certos cd's por serem mau gravados, façamos como vc mesmo disse "Quando quero ouvir um cd desses mau gravados, faço o seguinte: fico fora da sala de audição. Com isso, evito um aborrecimento."

Agora, eu tenho sido um pouco mais seletivo na escolha de Cd's, pois sei que um cd bem gravado, tocado no meu modesto equipamento vai gerar um grande bem estar, felicidade e vou poder "viajar" mais do que uma gravação medíocre .

Gosto bastante de rock, no estilo Dire Straits, Eric Clapton...etc... e para minha felicidade, os cds do pessoal da "velha guarda" são sempre acima da média
:D :D

Grande Abraço

Nitro

eWalker
19-06-2003, 12:57
nitro... se vc puder abrir um tópico no setor CDs, DVds, etc... e colocar alguns cds e dvds que vc possui no seu estilo Eric Clapton, Dire Straits, de boa qualidade, eu agradeceria muito! estou começando minha coleção de cds e tenho o mesmo gosto musical que o seu.

Obrigado!

Denis Y.
19-06-2003, 13:19
Concordo PLENAMENTE com a citação do Martins sobre o CD Pink Floyd Pulse.... As músicas são maravilhosas, mas a qualidade é uma desgraça completa, é revoltante ouvir a plateia cantando junto com o Gilmour a quase 50% de vocal logo na wish you were here.

Martins, lhe aconselho a procurar o LD do Pulse.... a diferença de mixação das músicas é BRUTAL... A qualidade é excepcional, no dia que assisti, fiquei até emocionado e quase joguei meu cd no lixo. :xingo:

Com relação ao tópico, sou da opinião que show acústico seria garantia de qualidade (mas fica sem guitarra e teclado) ao passo que show "eletrônico" fica ao risco de caixas e amplificadores, mas se forem bem projetados será melhor q o acústico, pelo som mais alto e pelo bônus da guitarra e do teclado e dos demais efeitos.

Logo, pra mim, tanto um qnto outro (dentro dessa condição) pode ser o objtivo de um som high-end.

mmartins
19-06-2003, 13:21
Caro esdras,

Acho que um cd bem gravado pode ter qualquer tipo de instrumento. Por exemplo, o DVD do Roger W. tem alto solos de guitarras e é fantastico. Da para perceber o cara dedilhando a guitarra. Um dos cd indicados pelo nitro, são uma boa amostra de rock muito bem gravado. Vou dizer agora algo muito profundo, mas espero que entenda: piano é piano, piano não é uma guitarra. guitarra é guitarra, guitarra não é um piano. Gostou ??

Pois é, se bem gravado, soara de forma natural, mesmo o cara mandando ver.

Se pergar o Concerto No. 2 para piano do Rachmanonov,vai ver que o cara manda ver no piano, e se tiver um equipo bem ajustado, dá, apesar da velocidade, pra ouvir as duas mão em separado.

Att.

eWalker
19-06-2003, 13:33
mmartins..

entendi o que vc quis dizer! ;)
comprei recentemente (como ja disse) o DVD do Eric Clapton (one more car) e adorei! a qualidade está excepcional no meu ponto de vista! Tenho Dire Straits Sultan of swings e tbém gosto muito!... o q eu quis dizer, é que música eletrônica é música eletrônica... e por música eletrônica eu nào quis dizer "tudo " q tem eletrônica, entende? eu quis dizer, qdo a música é gravada remixada, possui arranjos feitos em sintetizadores etc... entende?

ta'mbém acho q qto mais a gente sobe o "pinheiro" mais a gente começa a gostar de músicas que prezam qualidade.. (sem necessariamente deixar de gostar de músicas comerciais e ruins..) ;)

Márcio
19-06-2003, 13:35
O vcd do pulse está bem melhor do que o cd, acho que qualquer coisa soa melhor do que este disco, até mesmo o vhs.
Abraço

Márcio
19-06-2003, 13:37
Ah, não sou seletivo em relação a qualidade sonora, nunca deixo de comprar um cd por achar que o som não está perfeito, o que me faz decidir pela compra de um disco é o conteúdo.
Abraços

Roosevelt
19-06-2003, 14:08
Márcio,

Sou partidário da mesma idéia. E digo mais.
Acho que devemos tomar muito cuidado ao sermos tão puristas, pois corremos o risco de nos tornarmos radicais.
Outro dia, estava ouvindo uma entrevista do mestre Herbert Vianna, o qual acredito ser um dos músicos mais competentes de sua geração no Brasil e ele definiu bem o que penso sobre música. Disse algo como:

"Música não tem de ser uma coisa acéptica."

Quer dizer, nem sempre a boa música deve ser certinha, perfeita. Nossa audição não é! Eu também gosto de um concerto ao vivo. Sou privilegiado de poder ir à Sala São Luiz ou ao Teatro São Pedro. Mas a cada visita, a cada concerto, certamente as sensações são diferentes. Nada se repete. Assim são as sensações humanas, extra-sensoriais, diria! :D

Sobre música eletrônica em geral, tem um disco que aprecio muito que é o Shaking The Tree, de Peter Gabriel.
Obviamente vocês já conhecem! É uma ótima coletânea, pra mim essencial, que mostra como se é possível o usa de sintetizadores de forma mais musical, mais integrada.
Para Peter Gabriel, um sint é um instrumento musical e deve ser utilizado como tal.
Infelizmente, hoje em dia há muito uso de sintetizadores e samplers de forma gratuita, sem a menor preocupação de palco sonoro ou o que seja.

Grande abraço a todos,
Roosevelt

counterparts
20-06-2003, 11:10
Em primeiro luugar, falei em Hi-Fi, e não High-End. Não tenho pretensões nem vontadede de ter um High-End.
Repiso a minha frase de fechamento: "quando será que deixamos de apreciar a música e começamos a procurar por defeitos na gravação?"

Graande Roosevelt,

Mandasse bem, era por esse lado que eu queria ir (Parabéns pela citação do Peter Gabriel, que pusta músico).

Fiquei um pouco consternado com alguns comentários - falando em pagode, axé, etc e tal. Parece que a maldade exarada no tópico do Unic extravasou para outros lados do Fórum...

Mas vamos lá: Para quem gosta de Deep Purple, no álbum In Rock dá para ouvir o barulho da correia que aciona o chimbau em quase todas as faixas, mas como disse o Márcio, relevamos o fato pelo conteúdo... Quem não se lembra dos LPs - nacionais, é verdade, em que existiam estralos na melhor parte do solo?

Em relação a shows acústicos: tenho o DVD Sting Unplluged, acho-o mavioso, sensacional. Muito bem mixado e gravado - dentro das minhas limitações acústicas e "equipamentosas". Porém, como gravado ao vivo, temos lá componentes que não são High-End , padrão diamente e o ******.

No fim, acho que é o que o Santana escreveu no Havana Moon, músico que adoro - alguém, além de mim, tem e curte o Moonflower???: só existem dois tipos de música: a boa e a ruim...

No mais, muito rock, cerveja ou vinho, comprrensão, paz e amor...

Ryche
20-06-2003, 12:36
eu tenho o LD do Pulse e digo que a gravacao esta muito boa, nada igual aos CDs do Bozzio Levin Stevens mas esta muito boa.

Quanto a CDs em formato HDCD, eu tenho Criptic Writings do Megadeth esta em HDCD.
bom...
meu irmao odeia a qualidade deste CD, ele eh musico...
quando eu ouvi as primeiras vezes eu achei absurdamente boa a gravacao, entao que eu prestei atencao a guitarra...
o Grave eh soberbo, mas quando entra um instrumento agudo e logo depois entra um grave, o agudo quase some.
isto nao acontece em CDs nao HDCD, logo eu acho que voce precise de um player HDCD para ter a qualidade razoavel dele, pois em modo de compatibilidade da para ver que nao eh a mesma coisa, e acho que foi por isso que o HDCD nao colou.

Sérgio G.
20-06-2003, 13:26
Muito interessante este tópico!
Já havia parado para pensar nisso.
Realmente quanto melhor o sistema, mais critico vc fica.

Infelizmente, não podemos escolher as gravadoras para cada grupo ou cantor que gostamos de ouvir :(

erlon
20-06-2003, 13:38
É verdade Sérgio. Apesar de ser mais do que um novato aqui, tb já pensei muito sobre isso, principalmente lendo os comentários dos nossos colegas mais experientes e entendidos.

Sinceramente, não gostaria de chegar a um nível de entendimento e refinamento auditivo, em conjunto com um equipamento de primeira, q me fizesse reparar apenas nos defeitos de gravações ou pior, chegar a deixar de gostar de algum grupo/cantor(a) q curtia muito após descobrir tais "defeitos".

Opinião pessoal !

[]´s

Erlon

simonassi
20-06-2003, 13:58
Acho que a questão maior que o nosso colega levantou foi:
Afinal música é razão ou emoção?Para mim é muito mais emoção do que razão.

Ryche
20-06-2003, 14:10
Erlon, eu pelo menos nao deixei de ouvir Megadeth por causa disso nao... acho que voce esta exagerando um pouco... :D

acho que posso ter o direito de reparar que um padrao de audio eh diferente do outro... :)

para voce MP3 e vinil eh a mesma coisa?

Dmaumau
20-06-2003, 19:01
Pessoal,

Com a minha pequena experiência de apenas uma semana, digo pra vocês que não é o caso de ouvirmos detalhes e não a música.

O problema é que o troço que você tanto gostava, soa MAL PACAS.

Juro, não estou sacaneando e nem evoluindo da noite pro dia (afinal não sou borboleta :D ), mas o meu cd das meninas Corrs soa MUITO mal no integrado. Imagino que desse ponto em diante, quem tem um sistema um pouquinho melhor vai pensar duas vezes em gastar R$ 35 num cd que vai soar mal. Mesmo que você goste demais do cantor ou do grupo, o peso no bolso provavelmente fale mais alto do que a emoção, quando aliado ao desconforto auditivo.

Hoje mesmo comprei 2 cds (Diane Schuur & BB King, Vanessa Mae - the best) que soam ABSURDAMENTE bem no integrado e (mantidas as devidas proporções) também no receiver, o que me alegra depois de gastar (absurdos) R$72 em 2 cds.

Ryche
20-06-2003, 20:32
Mauricio, acho que eu perdi o topico que falou isso, voce comprou um integrado? to boiando :)

Dmaumau
20-06-2003, 20:38
Ryche, Olha AQUI (http://htforum.com/vb/showthread.php?s=&threadid=1512) :legal:

erlon
20-06-2003, 21:33
Ryche, talvez vc tenha me entendido mal ou levado a sério demais. Claro q vc tem o direito de fazer o que quiser. Quem sou eu para dizer ao contrário. :D

O q eu expressei ali foi apenas que EU, minha pessoa, não gostaria de que isso viesse a acontecer comigo. :D

[]´s

Erlon

wassis
24-11-2008, 14:33
Interessante essa questão musica ao vivo x equipamento de som hi-end. Para mim são experiências diferentes.

Algumas vezes vou a uma apresentação ao vivo esperando que os músicos toquem diferente do que está no CD. Isso em música erudita não rola, pois a partitura deve ser seguida a risca, mas em jazz e mpb e até rock acontece com freqüencia.

Realmente tenho percebido (e até prefiro apresentações assim) que apresentações em espaços tipo auditório, teatro são muito melhores acusticamente que shows em estádios ou outros ambientes para públicos maiores. Devido a isso não vou mais a shows em estádios. A gente ouve mal, vê mal, é terrível.

Um auditório que tem uma excelente acústica é o TIM Ibirapuera. Ano passado o Bela Fleck e The Flecktones se apresentou lá. Apesar do show ter sido todo amplificado a acústica do ambiente, aliada a competência dos técnicos de som fiseram toda a diferença.

Não tenho nenhum equipo hi-end, ainda estou bem longe disso, mas já tive várias oportunidades de ouvir um ótimo sistema na sala do Knirsch e no Rui Fernando. Realmente é bem realista e a sensação da tridimensionalidade é um espetáculo.

Washington