PDA

Ver Versão Completa : Qualidade da Imagem com cabo video componente

Renato_CWB
17-07-2005, 10:38
Bom dia pessoal,

Estou novo neste forum e monto meu primeiro HT. Eu achei muitos threads sobre questões de cabos em geral, mas nenhum post realmente respondendo minha dúvida seguinte:

A diferença na qualidade da imagem é realmente significativa (ou seja, dá para perceber?) entre um cabo video cinch normal (o amarelinho) e um cabo video componente.

Por favor, não me "matem" pela pergunta, com certeza na teoría deve ser melhor, já que fornece a informação sobre a composição da imagem via três canais, mas o que eu quero saber é a percepção real.

Muito grato!!

MarcosSix
17-07-2005, 12:15
Renato,

Vou te dar a minha opinião sincera e que talvez provoque o descontentamento de alguns videofilos daqui do forum. Eu particularmente percebo sim muita diferença entre uma conexão video composto (amarela) e a de video componente (azul, verde e vermelha).
O que ainda não estou convencido talvez seja a necessidade de se gastar fortunas em cabos high-end (cabos de componente podem variar de 25 à 1000 reais), pois a partir de um determinado ponto, acho que as eventuais diferenças comecem a ser realmente sutis. Evidentemente tudo depende do seu nível de exigência, da sua conta bancária e da qualidade da sua fonte e monitor.
De forma geral, se você tem a opção, use o cabo componente sim que vale a pena. Mesmo não sendo um videófilo high-end.

Depois de experimentar, me diga se não achou bem melhor.

Igor P. S.
17-07-2005, 12:28
Ha sim diferença na ligação do cabo video composto (500 linhas ) e o video componente (1000 linhas de resolução) , fora isso se o cabo for de boa qualidade voce ganhara em brilho , contraste e cor melhor , realmente não e ´preciso gastar muito com cabos , mas o ideal seria um Acoustc Research PRO , que deve estar em torno de R$100.00 .................

Abraço , Igor

Renato_CWB
17-07-2005, 12:55
Como sempre neste forum são respostas de alta qualidade e com muito valor para um leigo. Muito grato mesmo!! :ola:

Abraço!!

Filipão
17-07-2005, 14:40
Colegas,

A vantagem do vídeo componente sobre o vídeo composto existe, mas não está relacionada a número de linhas. A diferença está em como o sinal é transmitido. No caso do vídeo composto todas as informações são agregadas num único sinal, que deve ser separado através de um algorítmo pelo equipamento que vai exibir a imagem. Esta conversão acaba acarretando perda de qualidade, onde os sinais recuperados na separação não são exatamente idênticos ao que eram na fase de codificação em sinal único. No caso do S-Video (esta sigla vem de "separate video" e não de "super video") o sinal já é separado em duas partes: luminância e cromitância (brilho e cor) e por isso já apresenta um bom avanço sobre o anterior. No vídeo componente o sinal já é separado em 3 partes: luminância, cromitância 1 e cromitância 2. Este tipo de sinal, por manter as informações de cor separadas, possui uma melhor definição de cores do que a dos outros sinais.

Abraços,

Filipe Rangel.

Renato_CWB
17-07-2005, 18:25
Legal Filipão!! É tão claro e completo que eu até conseguiria explicar para outras pessoas a partir de agora. Agora só falta fazer a experiência concreta e fazer a comparação. Amanhã já estarei com os cabos de video component.

Obrigado, valeu!

ENG.PS3
18-07-2005, 12:53
Alguem conhece a loja Sthudium, o cabo da AR mod PR191 esta por 105 reais?http://www.sthudium.com.br/prod_selecionado.asp?cod=12025Esse cabo é bom?
Obrigado.

Biney
18-07-2005, 13:01
Realmente as diferenças aumentam significativamente, principalmente de video composto para s-video e video composto com progressive scan. Agora no entanto, a badalação do momento e a conexão digital HDMI ou DVI. Nestas em especial, o investimento é bem maior, em razão do custo do cabo/adaptadores.
No entanto, se o Player não fôr de muito boa qualidade, corre o risco do resultado ser muito pouco significativo, ou até nulo, dependendo da qualidade do player com saída video componente e com saída digital.

As opções hoje existentes de player digital e analógico, dão visível vantagem aos digitais de média qualidade, pois os digitais e os cabos correspondentes estão com um custo muito elevado.

Um exemplo: Players Marants, Denon, Panasonic com saída analógica - Video componente com progressive scan : excelente qualidade x custo baixo.
Player`s da mesma marca com saída digital: Custo muito alto (os de boa qualidade) somado ao elevado preço de cabos de boa qualidade.

Alguem discorda? Por favor emitam suas opiniões.

johnnie
18-07-2005, 13:19
Biney,

faça uma busca por OPPO (DVI-D) e NEUNEO (HDMI), vc vai descobrir players baratos e com excelente qualidade de vídeo digital:legal:

Biney
19-07-2005, 10:12
Caro Amigo: Os Player's que voce citou também não são baratos se voce considerar os aspectos mencionados na minha mensagem.

O Murilo que reconhecidamente é um "expert" no assunto e que ao emitir suas opiniões, as fundamenta, só considera um bom custoxbenefício o OPPO.

Mas aonde encontrar este player? Ninguem vende! Somente agora o Ricardo da DVD NOW aqui do RJ, está entrando em contato com a fábrica, tentando disponibiliza-lo no Brasil, entretanto, está receoso do custo dos impostos torna-lo muito caro e acabar por tirar a sua principal vantagem.

Os da linha Denon, apesar de bons, são muito caros e no final se torna um investimento alto para um resultado nem sempre tão significante em relação ao benefício atingido.
Faça uma busca nos testes comparativos do Murilo e voce constatará que tem player's só com saída v. componente com resultado melhor que outros com saída digital.

Murilo
19-07-2005, 10:41
Biney,

O Oppo não é caro não, ele sai mais barato do que um Samsung 841 e o Oppo é BEM melhor do que o 841.

Eu comprei o meu Oppo (que vendi depois porque troquei de projetor) e saiu por R$ 930,00, com todos os impostos pagos.

Vc pode comprar o Oppo diretamente do site do fabricante, não precisa comprar via DVDNOW.

Renato_CWB
19-07-2005, 10:59
Biney,

O Oppo não é caro não, ele sai mais barato do que um Samsung 841 e o Oppo é BEM melhor do que o 841.

Eu comprei o meu Oppo (que vendi depois porque troquei de projetor) e saiu por R$ 930,00, com todos os impostos pagos.

Vc pode comprar o Oppo diretamente do site do fabricante, não precisa comprar via DVDNOW.

Murilo, bom dia,

Desculpe a ignorância minha, mas qual seria o URL do site do fabricante? (www.oppo.com (http://www.oppo.com) resp. www.oppo.com.br (http://www.oppo.com.br) não dão certo e tb. o Google não me ajudou)

Obrigado.

Murilo
19-07-2005, 10:59
Apenas para deixar claro, o Neuneo também é melhor do que o Samsung 841, só que o Neuneo tem saída HDMI.

O 841 tem uma boa imagem via DVI, que pode agradar, mas ao compará-lo lado a lado com outro player que tenha um bom desentrelaçamento vc percebe logo a diferença e ai verifica esta deficiência no 841.

Posso dizer que o 841 é bom via DVI, mas não que ele seja ótimo, e existem outros BEM melhores :tu:

Murilo
19-07-2005, 11:02
Renato,

http://www.oppodigital.com/

Muitos amigos aqui compraram. Para saber como compramos, como chegou, quanto pagamos, a forma de envio, etc... leia todo o tópico abaixo, ou pelo menos as páginas iniciais :tu:

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=14583

Renato_CWB
19-07-2005, 11:18
Renato,

http://www.oppodigital.com/

Muitos amigos aqui compraram. Para saber como compramos, como chegou, quanto pagamos, a forma de envio, etc... leia todo o tópico abaixo, ou pelo menos as páginas iniciais :tu:

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=14583

Obrigado, Murilo. Sem dúvida um equipamento finissimo para reprodução de DVD. Ele tem as mesmas qualidades para reprodução de CD's, você recomendaria (para alguém que quer evitar a duplicidade de equipamentos)?

Abraço.

Murilo
19-07-2005, 11:22
Renato,

Ele toca CD como qualquer outro DVD de mesmo preço que ele, ou seja, de forma não muito satisfatória, apenas normal.

zeh
19-07-2005, 12:54
A diferença do cabo comum para o video componente é gritante.
Do S-video pra componente não é tão grande (embora seja perceptível, principalmente nas cores).
Até o menu OSD do meu receiver trocando o cabo amarelinho pelo S-video dá uma diferneça absurda :)

Murilo
19-07-2005, 13:18
Do S-video pra componente não é tão grande (embora seja perceptível, principalmente nas cores).
Isso em uma Tv né.

Em um projetor a diferença do S-Video para o componente é tão grande quanto a diferença do composto para S-Video :tu:

Colorado
19-07-2005, 15:04
Vou perguntar novamente (aproveitando este tópico), pois ainda tenho, ainda, algumas dúvidas sobre upgrade de DVD player.
O Murillo já havia me aconselhado (salvo engano) que seria interessante fazer um upgrade para player que possua DVI ou HDMI. Já li vários comentários do pessoal, e foram muito esclarecedores, principalmente sobre Oppo, o S97 e o S77.
Como tenho um SP 4805, acho que devo seguir este caminho.
Agora tenho 2 dúvidas principais:
1ª) Passei meus cabos video component, se não me enganho, em conduites de 0,5'. São quase 12 metros de cabo, sendo que passo pelos tubos cerca de 4 metros (partes da parede e teto), no restante o cabo vai livre pela sanca de gesso. Este espaço dá pra passar o cabo de DVI ou HDMI, sem precisar fazer outra reforma!!??
- Qual o melhor player (custo/benefício) para usar com o 4805!!?? (s-97, S-77, Oppo, outros!!??)
Obrigado.

johnnie
19-07-2005, 15:18
Colorado,

depois que ver a imagem via DVI-D com o OPPO, pode ter certeza que o cabo vídeo componente será totalmente desnecessário:legal:

tem um tópico aqui com as medidas do cabo M1-DA / DVI-D, veja se passa pelo seu conduíte

edson
19-07-2005, 15:18
A diferença se baseia principalmente pela fonte reprodutora onde determinado TV ou Projetor demonstra maior ou menor sensibilidade aos sinais transmaitidos. a principal diferença esta nas cores que se tornam mais vivas e naturais.
A conexão Cinch e capaz de transmitir 340 linhas e a SVHS 400 linhas e a Componente 500 linhas de resolução.

zeh
19-07-2005, 20:21
Mesmo a diferença de linhas sendo menor entre o "cinch -> S-VHS" do que
"S-VHS -> componente" acho a diferença de qualidade do "S-VHS -> componente" muito menor do que "cinch -> S-VHS" (falando de TV não PS).

Murilo,
Com certeza falei minha experiência com TV, no caso não PS (esqueci de comentar).
Acho difícil alguém pensar em cinch/comum com projetor :D.

RLB
28-07-2005, 12:15
Na tv eu notei maior diferença entre svideo e v.componente do que entre v.composto e svideo.
Em video componente além das cores serem muito mais reais, aparecem detalhes que o svideo e o composto deixam passar. Fiz a mairoia dos testes com o filme "Gladiador". Em uma cena, com o v.componente é claramente visivel uma pilastra, nas outras conexões, a pilastra some!
:queixo:

georgerj
21-09-2005, 10:28
Colegas,
...Esta conversão acaba acarretando perda de qualidade, onde os sinais recuperados na separação não são exatamente idênticos ao que eram na fase de codificação em sinal único. No caso do S-Video (esta sigla vem de "separate video" e não de "super video") o sinal já é separado em duas partes: luminância e cromitância (brilho e cor) e por isso já apresenta um bom avanço sobre o anterior. No vídeo componente o sinal já é separado em 3 partes: luminância, cromitância 1 e cromitância 2.

Filipe Rangel.

Filipão, não seria CROMINÃNCIA ao invés de CROMITÂNCIA?

Sobre o S-Video, realmente na minha santa ignorância, acreditava que o S vinha de SUPER. Obrigado pelo esclarecimento.

fibra
07-10-2005, 17:06
Renato,

Vou te dar a minha opinião sincera e que talvez provoque o descontentamento de alguns videofilos daqui do forum. Eu particularmente percebo sim muita diferença entre uma conexão video composto (amarela) e a de video componente (azul, verde e vermelha).
O que ainda não estou convencido talvez seja a necessidade de se gastar fortunas em cabos high-end (cabos de componente podem variar de 25 à 1000 reais), pois a partir de um determinado ponto, acho que as eventuais diferenças comecem a ser realmente sutis. Evidentemente tudo depende do seu nível de exigência, da sua conta bancária e da qualidade da sua fonte e monitor.
De forma geral, se você tem a opção, use o cabo componente sim que vale a pena. Mesmo não sendo um videófilo high-end.

Depois de experimentar, me diga se não achou bem melhor.

Concordo plenamente com o colega acima.

Sugestão: vá a uma eletrônica e monte estes cabos de video componente.
Escolha o melhor cabo e plug que eles tiverem. Vc vai ver que diferença em relação ao cabo de vídeo composto ! Não vai gastar quase nada em relação a um monster cable de uma FNAC e com praticamente o mesmo resultado.

Abraço.