PDA

Ver Versão Completa : Cabo Aberto, Fechado

Reginaldo
18-06-2003, 12:06
Intenção é simples.
tentar colocar em uma escala qual cabo e mais aberto que outro, assim poderiamos montar uma "tabelinha"

Obs: Gostaria de opiniões de pessoas que puderam realmente comparam os cabos.

exemplo
pirelli pp 3 x 2,5 é mais fechado que o jamo 2 x 1,5.

Assim se uma pessoa sente que tem agudos sobrando, optaria em tentar primerio o pirelli pp.

Flat
18-06-2003, 14:26
Acho interessante sua idéia, desde que realmente sejam mantidas as comparações e não avaliações de um cabo isoladamente.

Abraços,

Flat.

Cocuroci
18-06-2003, 14:37
Amigos,

Essa comparação não é assim tão simples, não basta dizer que um cabo é mais aberto ou fechado que outro, tem outras variáveis que podem justificar o por que um é diferente do outro e não somente a questão de aberto ou fechado.

sdassis
18-06-2003, 14:43
Também acho que não dá para fazer a tabelinha. Existem inúmeros fatores nos cabos, e acho que essa tabelinha seria um ultra resumo de todos os quesitos de determinado cabo.

Isso vai é dar pano para a manga, se alguém utilizar a tabelinha e lá estiver que tal cabo é aberto e o cara compra o cabo, chega em casa e liga e para surpresa dele o aberto para quem colocou na tabela é fechado para ele. E daí? Como fica?

Alexandre
18-06-2003, 15:12
Senhores,
Sem querer dar uma de burraldo, o que vocês chamam de cabo aberto e cabo fechado ? :)

Cocuroci
18-06-2003, 15:15
Alexandre,

Um cabo dito "aberto" é aquele que mostra maior transparência nas frequencias médias e altas, ao contrário de um cabo dito "fechado" que deixa essas mesmas frequencias mais "abafadas".

Flat
18-06-2003, 16:53
Ronaldo,

vc mesmo já fez comparações simples assim aqui no fórum, que foram úteis para mim, entre os Audioquest e outros.

Claro que um cabo tem outras características, mas qual seria o mal de falar só dessas?

Por isso é que eu disse que tem que sert na base do cabo vs cabo, senão fica subjetivo demais.

Abraços,

Flat.

Reginaldo
18-06-2003, 16:59
Sei que existe muitos parametros, mas poderia ser um começo.

Estou afim de tentar?
:p

Cocuroci
18-06-2003, 17:39
Flat e Reginaldo,

Uma coisa é voce comparar apenas dois cabos, outra é fazer uma tabela, é muito arriscado esse tipo de análise.

Não podemos esquecer que tudo isso é subjetivo, no meu sistema o cabo X soa de uma forma, no seu o mesmo cabo toca diferente, não dá pra generalizar desta forma que voces estão querendo, pelo menos eu não tenho segurança em fazer isso.

Dmaumau
18-06-2003, 18:20
Pessoal,

Isso realmente é muito dificil de generalizar, pois um cabo que soa aberto com paradigm pode soar fechado com JBL, o mesmo vale para Onkyo e Yamaha.

O que se pode fazer é analisar a composição de cada cabo e "tentar" montar a tal tabela com as tendencias dos cabos. Isso talvez seja factivel.

Senão a tabela seria válida apenas para aquela composição de caixas e receiver, isso ainda sem levar em conta a acustica da sala do testador.

eWalker
19-06-2003, 12:42
eu ainda acho que muita gente dá valor exagerado, na capacidade de um cabo de modificar a qualidade do som... acho q deveríamos repensar as prioridades (lógico sem deixar de lado os cabos), mas pensar mais na acústica, nas caixas, na amplificação, na fonte (cd player) e qdo todos estes ítens estiverem satisfatórios, aí sim tentar comparar cabos, verificar qual é mais "aberto" ou "fechado" e tudo mais... pois imagine: vc compra um cabo fechado, pois ele "casou" melhor com o conjunto, daí vc muda o receiver e descobre que era o receiver o motivo da estridência, ou então a acústica.. etc.... não vai ser o cabo que vai mudar totalmente o conjunto... ele pode ser sim, o "toque final"...

esta é minha opinião, que c/ o tempo pode mudar (os Monster estão chegando semana q vem... vamos ver...)

lucius
20-06-2003, 08:09
Esdras,

Acho que não é exagero se dizer que os cabos alteram (e muito) o desempenho do sitema.

Digo isto pois já fui do flamenguinho ao VDH CS 122 e sempre me surpreendi com os resultados.

Na verdade pode-se considerar um toque final, mas que torna-se quase obrigatório caso você queira retirar o máximo de seu sistema.

No meu caso, p.ex. , sistema Yamaha-JBL (considerado explosivo nos extremos por alguns do fórum), a identificação de um cabo que case os agudos e graves é fundamental e coisa que o melhor ajuste de acustica nunca irá resolver.

Agora seu eu trocasse o Yamaha por um Denon, a eletrônica resolveria boa parte do problema, frente a assinatura sônica diferente dos DENON, mas a um custo muitissimo maior que a troca de cabos.

Portanto, como já venho dizendo a algum tempo, esta história de cabos é pura bruxaria.

EU NÃO ACREDITO EM BRUXAS, MAS QUE ELAS EXISTEM, EXISTEM!

Falando nisto, depois do VDH CS 122 acho que vou ficar um bom tempo sem me preocupar com cabo (até que surja outro.....)

Abraços,

Lucius.