Ver Versão Completa : Brasil terá TV voltada e dirigida para negros
joao_neto_pb
18-07-2005, 22:42
Em novembro, deve entrar no ar a primeira emissora de televisão brasileira, em canal aberto, dirigida e voltada por negros. O anúncio foi feito durante a 1ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial realizada em Brasília (capital do Brasil). Os primeiros programas da TV da Gente deverão ser transmitidos no dia 20 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra.
A proposta do Canal é mostrar, em 18 horas diárias de programação, a pluralidade étnica do Brasil. A grade de programação será variada e vai incluir jornalismo, programas voltados para os públicos infantil, feminino e adolescente, seriados, filmes e uma linha de shows, tendo como diferencial a diversidade racial
O idealizador da emissora é José de Paula Neto, cantor, empresário e apresentador de TV. Em entrevista à Agência Brasil, Netinho - nome como é conhecido no mundo artístico - afirmou que a emissora será um espelho para os negros do Brasil. "A gente vai passar a ser ver, a se achar, a se admirar, a investir e a fazer o tão sonhado black money, que é fazer o dinheiro girar na mão do negro", disse.
A 1ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial reuniu cerca de duas mil pessoas entre representantes negros, índios, árabes, judeus, quilombolas, ciganos e índios. Durante o evento, foram aprovadas moções de apoio à aprovação do estatuto da igualdade racial - projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional-, do pedido de aceleramento da regularização das terras quilombolas e as propostas de incremento às políticas de atendimento às populações negras nos centros urbanos. (Fonte: Adital)
Eu não acredito nisso, não entendo o que os negros querem com isso? eles mesmos estão se isolando.
Todo e qualquer radicalismo é burro e nao deveria existir. Os extremos nunca foram e nunca serão beneficos a ninguem.
A Frase : "A gente vai passar a se ver, a se achar, a se admirar, a investir e a fazer o tão sonhado black money, que é fazer o dinheiro girar na mão do negro", dita pelo Netinho é lamentável.
Igualdade sempre. Este sim é o melhor caminho.
Abraços
Ariel
†Russel Allen†®
19-07-2005, 00:26
PATÉTICO!!!!!!!!!!!!!!!!!
Sem mais...
The Keymaker
19-07-2005, 01:10
Putz, agora temos então um Apartheid, dessa vez causado pelos proprios negros?
Auto discriminação também deveria ser crime!!!!!!!! esse filme já vimos antes na história do mundo, exibido por várias nações diferentes, é pena.
Paisinho de doido esse nosso, sô.
Ps.: aproveito o ensejo para reividicar meu posto de 1º colocado na seqüência das raças acima descritas: Sou descendente de índio e até provem o contrário somos os proprietários destas terras quem tem por nome Brasil :legal: :legal: .
Esta figura José de Paula Neto , vulgo Netinho e um verdadeiro blefe recentemente em função de sua separação baixou a porrada na sua esposa deixando-a com o olho roxo , o caso foi parar na policia e repercutiu em todas as midias , e como fica os direitos da mulher , que por sinal a dele era bem branquinha.
SONIC WOLF
19-07-2005, 09:14
Embora fique contente com essa iniciativa,gostaria
de enfatizar que o termo "RAÇA" não se aplica às
pessoas citadas anteriormente.
Prefiro o termo "ETNIA".O primeiro termo eu uso
para cães e gatos."Qual é a raça do seu cachorro?"
-"Rottweiler". "Qual é a raça dos seus gatos?"-"Persa".
A espécie humana é biologicamente apenas UMA. :legal:
fbraghetto
19-07-2005, 09:46
Só nesse brasil... e depois dizem que não existe racismo :(
Ivanpetro
19-07-2005, 23:23
Esses caras não percebem que isso é aumentar o racismo, com uma proposta de segregação pela cor. A verdadeira mensagem deveria ser a da integração das diferentes raças, não a instalação de "Tv p/ negros, escola p/ negros", etc. Há quarenta anos os EUA tiveram lutas sociais p/ banir a segregação (bebedouros p/ negros, por exemplo), e agora querem começar isso aqui.
SONIC WOLF
19-07-2005, 23:53
Ivan,o racismo existente no Brasil atual não
chega a representar 1% do ódio visceral e
irracional da população "W.A.S.P." (White,Anglo-Saxon and Protestant)
Estadunidense contra os negros desse país nos anos 40,50 e 60.
Veja "MISSISSIPPI EM CHAMAS".
Os direitos das minorias nos EUA só avançaram durante a
administração Lyndon Johnson,que ordenou a Guarda Nacional
a escoltar alunos negros para dentro de uma escola no
Alabama.Os brancos insultavam,cuspiam e agrediam moças e
rapazes "de cor" que se dirigiam à escola,que estava a ser integrada
na marra,contra a vontade dos brancos.
Nos ônibus,os negros eram obrigados a viajar atrás...
P.S.:Eu gosto do Netinho.Acho ele uma pessoa simpática.A vida
particular dele não me diz respeito.
mirobteixeira
20-07-2005, 00:17
Esse caso me lembra o das cotas para afro-brasileiros nas universidades públicas do RJ. As cotas deveriam para os mais pobres, os que vem de escola pública, que não podem pagar um cursinho intensivo para passar no vestibular. Eu me sentiria muito mal se conseguisse algum previlégio somente pela cor da minha pele. Creio que o problema começa por aí, mas não gosto nem de discutir isso.
Abraços
The Keymaker
20-07-2005, 00:29
Nem cotas para pobres.Deveriam melhorar é o ensino público nesse país, isso sim
SONIC WOLF
20-07-2005, 00:37
Acredito que ter dinheiro no bolso (e ostentá-lo via
carrões e motos importados)certamente é um
antídoto poderosíssimo contra o preconceito...:aiai:
Os pobres sim,são vitimizados em nossa sociedade;como
a maioria dos negros infelizmente pertence às classes
menos privilegiadas,sofrem esse preconceito duplamente,
por serem pobres E negros.:Putz:
Isso aconteceu porque,após a "libertação" dos escravos
por parte das mesmas pessoas que os SEQUESTRARAM,
ESTUPRARAM e ESCRAVIZARAM,eles não tiveram apoio
educacional e econômico.Foram DELIBERADAMENTE
mantidos na mais abjeta ignorância e miséria,formando
os embriões da atuais favelas, por essas pessoas
cujos descendentes hoje habitam condomínios de luxo e
coberturas nos edifícios igualmente luxuosos do Rio,SP,
Salvador e Recife.
A História é mesmo implacável.Não tente fugir dela,que
ela no final vai te pegar.
Um dia,o Movimento Negro Unificado vai contratar um
advogado "TOP DE LINHA" e processar os Governos
do Brasil e de Portugal por uma lista de crimes interminável
perpetrados no passado.
Sérgio Araújo
20-07-2005, 01:11
PessoALL,
Esse assunto está descambando para um rumo perigoso.
Faço saber que ele iniciou-se numa matéria sobre um programa dedicado à comunidade negra. Que mal tem em existir programas dedicados aos negros?
Tem revistas dedicadas à negros. Tem produtos de beleza dedicadas aos negros. A TV americana é cheia de seriados que focam famílias negras. Isso sem citar os filmes e as músicas.
Será que os racistas não estão sendo os signatários dos comentários acima?
Afinal, estão malhando uma iniciativa etnica, ou racial, como queiram.
Não quero fazer-me de advogado do Netinho. Não o conheço, não assisto seus programas. Mas se o cara acha que tem mercado pra um produto dele, deixe-o explorar. Vai ofender se alguém ligar a TV e ver um apresentador negro, falando de assuntos de interesse de outros negros?
Abraços
Sérgio Araújo
Quando ele ira construir a primeira universidade para negros do pais?
Poderia atambem construir uma cadeia de restarurantes pelo pais, parques, cinemas,etc..
Tenho decendencia negra, e concordo com os colegas este caminho que estes grupos estão tomando e perigoso, lembre-se que dentro de nosso pais existem facções nazistas que odeiam negros e nordestinos (paulistas) e podem se inflar com atitudes como estas, até parece que o que buscam e justamente isto verem negros e brancos, mulatos e indios e orientais se degladiando pelas ruas do pais.
Que mal tem em existir programas dedicados aos negros?
Tem revistas dedicadas à negros. Tem produtos de beleza dedicadas aos negros. A TV americana é cheia de seriados que focam famílias negras. Isso sem citar os filmes e as músicas.
Sergio, em momento algum sou contra a produçao de "produtos" para negros ou indios, brancos, asiaticos ou qualquer outra etinia.
A industria de cosmetico acordou a pouco tempo para esse mercado e esta faturando bem. Este é um exemplo de produtos dirigidos a "peles" diferentes, mas com uma razao tecnica e estetica. Parabens pela iniciativa, tanto comercial como agregadora.
Sou contra o produto que separa, que isola, que demonstra que é melhor viver separado do que junto. Isso vai contra qualquer tentativa de sepultar os fatos registrados na historia ( escravidao, etc ). Nao sepultar tipo varrer para debaixo do pano, mas sim sepultar o odio idiota, o odio por si só. Devemos lutar pela igualdade, pelo fim da discriminação idiota.
No fundo acho que esse Sr., descobriu um jeito de ganhar dinheiro usando para isso um falso argumento, o de "defensor de uma causa". O que parece é que ele esta defendendo a propria causa, o bolso proprio.
Ariel
†Russel Allen†®
20-07-2005, 13:55
Isso só fomenta a diferenciação social... isso só diz: "Nós somos negros, somos diferentes e intocáveis". É algo que não deveria existir... como é que podemos pensar em igualdade quando os ditos 'injustiçados' preferem se ocultar em seu próprio mundinho e criar um abismo ainda maior entre essa palhaçada de raça negra, raça branca, raça sei lá de quê?!
Ah, e o Netinho é tão simpático que agrediu um fã, só porque este lhe fez um 'chifrinho' em uma foto... :D
The Keymaker
20-07-2005, 14:06
Quando ele ira construir a primeira universidade para negros do pais?
Poderia atambem construir uma cadeia de restarurantes pelo pais, parques, cinemas,etc..
Tenho decendencia negra, e concordo com os colegas este caminho que estes grupos estão tomando e perigoso, lembre-se que dentro de nosso pais existem facções nazistas que odeiam negros e nordestinos (paulistas) e podem se inflar com atitudes como estas, até parece que o que buscam e justamente isto verem negros e brancos, mulatos e indios e orientais se degladiando pelas ruas do pais.
Concordo plenamente.Acho que essa atitude de "nós somos negros e não queremos contato com brancos", é tão racista quanto a atitude racista dos brancos na época da colonização.Agora, aconteceu uma coisa: o racismo, que no dicionário quer dizer preconceito contra uma determinada etnia, virou na prática, preconceito de branco contra negro.O de determinados negros contra brancos não é(NA PRÁTICA), classificado como racismo.Todos passam a mão na cabeça do negro e ele é classificado como um santinho cuja etinia sofreu muito no passado
eu estou com o Sérgio Araújo e não vejo nada demais
o Netinho é esperto (só anda de helicóptero), encontrou e vai ter oportunidade de explorar um nicho de mercado altamente promissor, até pq os negros/pardos no Brasil é maioria
só em Salvador a população negra deve estar em torno de 70%. Todo mundo sabe que o negro é segregado no Brasil, em restaurantes, lojas, em praticamente todos os lugares e qdo não é explícito e com olhares de descaso
eles estão certos, e não tem nada haver com racismo, pq racismo tanto os brancos qtos os negros julgam-se superiores
eles merecem seu lugar ao sol:aplauso:
Garoto Enxaquec
20-07-2005, 17:37
Tb não vejo nada demais. Acho que pode ser muito positivo. Na matéria postada fala-se em várias etnias, com enfoque maior nos negros. Acho que por ai a coisa já pode render bons frutos.
Sou contra qualquer tido de discriminação;
Seja ela racial;
econômica;
educacional;
social;
Visual;
Idiomática;
Etc.
Abomino o uso de referência a cor de pele para obter vantagens pessoais, quando Netinho diz - "A gente vai passar a ser ver, a se achar, a se admirar, a investir e a fazer o tão sonhado black money, que é fazer o dinheiro girar na mão do negro", Ao meu ver é uma declaração separatista sim e de cunho exclusivamente financeiro, aí me pergunto porque só os negros são minoria neste país de pobres e miseráveis? como ficam os outros excluídos? Quantas pessoas no Brasil carregam o nick de "alemão" ou "japonês" mesmo sendo brasileiros? Onde está a justiça nestes casos?
Todo cidadão tem direito de escolher o que quer assistir em sua tv, porém é importante deixar claro que no brasil a predominência é parda e a classificação "negro" e difícil aplicar sem uma análise do passado de cada indivíduo que habita esta nação.
Penso que ,por conhecer a história recente de outras nações e como se desenvolveram as conquistas de espaço pelas minorias étinicas, o Brasil deveria tomar rumo menos agressivo do que este de dar destaque a este ou aquele grupo e partir para o "geral" . Somos uma nação e não um bando de grupinhos espalhados por aí. Toda nação tem sua parte fraca, Não existe nação sem "pobres" assim como não existe nação sem "ricos" buscar equilíbrio entre essas duas partes deveria ser o objetivo de uma nação que se preocupa com seu povo.
Quanto ao apresentador é necessário lembrar que é pessoa pública e seus atos encontram eco em seus admiradores.
GeraldoLMR
25-11-2005, 17:48
Estava passeando pelas mensagens antigas do fórum e passei por aqui, de formas que vou sentar, tomar um cafezinho e dar meu pitaco.
Eu sou favorável à idéia de um canal que exiba uma programação mais étnica, da mesma forma que sou favorável a um canal com uma programação mais audiófila ou a um canal que só passe filmes (de preferência canais segmentados por gênero de files). Para mim, isso é diversidade, no sentido de oferecer opções para cada tipo de público. A diversidade do conjunto. No meu ponto de vista, isso não é discriminação, é espaço.
Aí alguns podem dizer: então porque não misturar tudo num canal só, integração, sem discriminação. Mas, vejam bem, as redes tem suas agendas, suas orientações, seu público alvo, seus interesses e prioridades. Talvez não seja possível, por razões comerciais, um programa audiófilo no horário nobre da globo, substituindo a novela das oito. Então, o que se poderia fazer ? Jogar esse programa para fora da grade principal, tipo domingo às 7 da manhã, onde poucos assistem. O mesmo deve ocorrer com esses programas étnicos, sem contar que deve haver alguma ingerência dos anunciantes e diretores (que não necessariamente estão completemente sintonizados com a mensagem que está se procurando transmitir) no sentido de tornar a produção mais palatável para o público em geral. Assim, uma tv audiófila ou étnica, a princípio, passaria mais credibilidade e uma maior fidelidade (sem trocadilhos) nos programas, para a seu público-alvo.
Isso não significa que essa tv seja exclusiva desse público-alvo e que outros segmentos não possam assitir e até gostar. É uma opção a mais. Eu gosto muito de programas de debates, principalmente sobre assuntos polêmicos, e não vejo a questão étnica ser discutida com muita freqüência em nossa tv. Quem sabe uma tv etnica não poderia incrementar esses debates ?
E que seja também diversificada em seu microcosmo. Que consiga funcionar como um espelho positivo, de valorização das etnias minoritárias, que mostre bons exemplos de famílis negras bem estruturadas, bons profissionais em todas as áreas das artes e ofícios. Que saia do estereótipo das novelas (que atualmente já estão mudando, mas ainda muito timidamente), em que os negros são quase sempre empregados domésticos e sem família.
É bom saber que existem (também) negros generais, almirantes, juízes, poetas, pianistas, pesquisadores, professores doutores, ministros do supremo, maestros, pilotos, presidentes de grandes empresas, presidentes da república, dentre outros.
Não ? Bem, senão hoje, certamente existirá no futuro. E esse é o tipo de mensagem positiva, por exemplo, que um canal étnico pode passar.
Viajei ?
Então, é isso.
Geraldo.
Este projeto não é uma discriminação?
GeraldoLMR
25-11-2005, 17:55
Que projeto ?
Amendola
25-11-2005, 20:50
Salve, pessoal!
O preconceito é uma ótima forma de impedir a diminuição da desigualdade social no Brasil! Não creio, sinceramente, que uma raça, ou etnia, seja superior à outra, portanto, no meu ponto de vista, seria melhor a união, e não a segregação!
Se houver um canal só para negros, ele é preconceituoso e segregacionista.
Para tirar a prova dos nove é só imaginar um canal só com descendentes germânicos no Brasil. O que vocês achariam?
Abs,
Amendola
Isso já ocorre nos USA, lá tem TV para negros. Estamos mais uma vêz simplesmente imitando o jeito americano de ser.
Se é certo ou errado, eu particularmente acho besteira....
Em novembro, deve entrar no ar a primeira emissora de televisão brasileira, em canal aberto, dirigida e voltada por negros. O anúncio foi feito durante a 1ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial realizada em Brasília (capital do Brasil). Os primeiros programas da TV da Gente deverão ser transmitidos no dia 20 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra.
A proposta do Canal é mostrar, em 18 horas diárias de programação, a pluralidade étnica do Brasil. A grade de programação será variada e vai incluir jornalismo, programas voltados para os públicos infantil, feminino e adolescente, seriados, filmes e uma linha de shows, tendo como diferencial a diversidade racial
O idealizador da emissora é José de Paula Neto, cantor, empresário e apresentador de TV. Em entrevista à Agência Brasil, Netinho - nome como é conhecido no mundo artístico - afirmou que a emissora será um espelho para os negros do Brasil. "A gente vai passar a ser ver, a se achar, a se admirar, a investir e a fazer o tão sonhado black money, que é fazer o dinheiro girar na mão do negro", disse.
A 1ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial reuniu cerca de duas mil pessoas entre representantes negros, índios, árabes, judeus, quilombolas, ciganos e índios. Durante o evento, foram aprovadas moções de apoio à aprovação do estatuto da igualdade racial - projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional-, do pedido de aceleramento da regularização das terras quilombolas e as propostas de incremento às políticas de atendimento às populações negras nos centros urbanos. (Fonte: Adital)
Eu não acredito nisso, não entendo o que os negros querem com isso? eles mesmos estão se isolando.
Como diz o Dennis, esse tópico não tem a menor possibilidade de um final feliz, portanto, com a mensagem dada, finda-se a discussão.
vBulletin® v3.7.4, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.