PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas - primeira sala com projetor

Aurelio Cavalcante
21-07-2005, 19:36
Boa noite a todos! :verg:

Apesar de estar acompanhando este forum há mais de dois anos, só agora é que estou colocando a minha primeira mensagem nele.

Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar a todos pelo excelente conteúdo aqui publicado, o que tem me ajudado - e muito - na evolução dos conceitos do HT.

Eu estou prestes a montar a minha primeira sala com projetor e, por isso, estou com algumas dúvidas. O projetor - um SP 4805 - ainda não chegou.

Com base na magnífica publicação do Filipão, eu montei uma planilha para calcular as coordenadas que utilizarei para fazer a marcação na minha sala e é justamente aí que as minhas dúvidas se iniciam.

Pelos cálculos ( a minha sala terá 3,10 m de largura, 6,00 m de comprimento e 2,65 m de pé direito e não será exclusiva ao HT) eu precisaria ter um suporte de 63 cm de comprimento para poder projetar a imagem em uma tela de 72" widescreen que ficará a uma altura de 80 cm do chão. Com este suporte, o projetor vai ficar muito baixo! :aiai: Com os dois anjinhos que tenho em casa, é só uma questão de tempo para eu chegar um dia em casa e vê-los brincando de Tarzan nele.:oloko:

Estes cálculos assumem a maior distância entre tela e projetor.

O que vocês sugerem? As opções que vejo são: usar uma tela maior ou aumentar a sua altura com relação ao chão. Para a última situação, qual seria o máximo que poderia subir a tela? :Pens: Não quero ficar com dor no pescoço toda vez que assistir um filme.

Muito obrigado,

Aurelio

Filipão
21-07-2005, 21:10
Aurelio,

Seja bem vindo ao HT Forum! :tu:

Realmente utilizar uma tela de 72" a 80cm do chão vai fazer com que o projetor fique baixo. Numa sala não dedicada isso pode ser um problema, principalmente com o risco dele virar cipó pros seus "tarzans". :D

Qual a distância de onde você senta até a imagem? Sua sala tem um bom comprimento e, dependendo da distância do sofá à tela, seria possível adotar uma tela maior. Com isso o projetor poderia ficar mais perto do teto.

A possibilidade de subir a tela seria a outra saída, mas tome muito cuidado para não exagerar. Como você mesmo falou, pode ser muito desconfortável. Minha tela está a 1,05m do chão e eu não recomendo isso pra ninguém. Acho que 90cm seria o máximo pra não ficar incômodo.

Em último caso (deixe esta solução como última opção mesmo!) existe o ajuste de keystone. Com ele você poderia instalar o projetor mais alto, incliná-lo um pouco pra baixo e corrigir a deformação trapezoidal da imagem. Em contrapartida terá uma perda na resolução da imagem. Não existe almoço grátis!

Abraços,

Filipe Rangel.

Aurelio Cavalcante
22-07-2005, 15:08
Filipão,

A distância entre a posição do expectador à tela de projeção será de 3,5 a 4,0 m.

Tenho uma outra dúvida: vale a pena utilizar telas de alto contraste (0,8)? Sei que a Gaia fabrica este produto. A sala terá cortinas black-out mas, mesmo assim, não será completamente escura.

Um abraço,

Aurelio

Filipão
22-07-2005, 15:59
Aurelio,

Se você puder sentar a partir de 3,7m (que está dentro do intervalo que você colocou - 3,5m a 4m) já daria pra usar uma tela de 84". Com uma tela deste tamanho você poderia posicionar a imagem começando a 80cm do chão e precisaria de um suporte de 43,7cm. Quase 20cm a menos que na situação anterior com a tela de 72". Se quiser subir a tela um pouquinho, acho que ainda dá pra ganhar mais uns 5cm com segurança (deixando a imagem a 85cm do chão). :tu:

Se conseguir arrastar o sofá mais pra trás (por volta de 4,1m) dá inclusive pra pensar numa telinha de 92"! :assobio:

Sobre a tela de alto contraste, não acredito que seja necessária. A matte white deve resolver bem. Na dúvida tente testar antes de comprá-la.

Abraços,

Filipe Rangel.

edson
22-07-2005, 16:35
Filipão
com uma distancia de 4,3 mts instalei uma tela de 106, imagem 10 sem ter que deslocar a cabeça para cima ou dos lados.

Paulo Xtra
22-07-2005, 19:14
Aurelio,

O nível de absorção de brilho da tela high contrast da Gaia (0,80) é bem grande, e talvez , ou mais provavelmente deixe a sua imagem um pouco escura. A Ava Projecta tem telas high contrast com níveis de absorção menor (0,92 e 0,90 além da "popular 0,80" ). Experimente ver uma dessas funcionando com um 4805. Eu já ví com uma 0,90 e o resultado surpreendeu :) !!

Paulo

Aurelio Cavalcante
22-07-2005, 21:58
Assumindo a configuração com tela de 84", qual suporte vocês recomendariam para que conseguisse os 43,7 cm?

Obrigado,

Aurelio

Tiradentes
22-07-2005, 22:14
Caros amigos

minha tela fica a 4 metros do sofa e ela é wide de 92 polegadas, muito confortavel, sem cansar a vista.

usei por uns meses o projetor montado em cima de uma escada, eu montava e desmontava todo dia :D , e projetava na parede , usava uma imagem de 100 polegadas. No inicio tudo é festa, voce não cansa, mas depois de um tempo passei a cansar rapidinho, se o filme fosse de guerra então, era dor de cabeça na certa, pois nesse tipo de filme a camera se movimenta rapidamente .

Minha dica é a seguinte, se for usar telas maiores doque o recomendado tecnicamente, teste , projetando imagens nos diferentes tamanhos na parede mesmo, ate achar um tamanho que seja bastante confortavel de assistir, ninguem merece ter um brinquedinho bom como esse e sentir desconforto ao usar :legal:

abraços

edson
23-07-2005, 00:52
Aurelio
existem varias marcas no mercado, faça uma cotação para esta medida junto aos revendedores, caso lhe interesse eu fabrico em processo artesanal qualeur acessorio para hT, inclusive estou com um projeto para suporte que permite ajuste de 10 cm a 60 cm de altura.
pesquise muito, pois a maioria dos fabricantes forncem o suporte com regulagem media de 15 cm, caso necessite de mais e obrigado a diquirir a parte os acessorios prolongadores o que pode lhe custar um bom adicional, por isto pesquise antes.

Filipão
23-07-2005, 09:27
Aurélio,

Sugiro a você o suporte Orbit, da Kreische. É caro, mas permite todo tipo de ajustes facilitando bastante a instalação e posterior regulagem. Para este tamanho provavelmente você precisará de uma extensão, que nada mais é que uma barra roscada que você pode procurar em lojas especializadas em parafusos. :tu:

Abraços,

Filipe Rangel.

Aurelio Cavalcante
24-07-2005, 17:49
Bom, já que os Universitários têm respondido às questões sem titubear, vou aumentar o grau de dificuldade. :aplauso:

A minha realidade atual é a seguinte: comprei uma casa de segunda mão e, para conseguir morar decentemente nela, estou tendo de fazer uma reforma completa. Por consequência, o dinheiro está curto. :choro:

Assim, vou ter de terminar a reforma primeiro para depois comprar o projetor que, se Papai Noel ajudar, deve chegar no final do ano. :festa:

Só que não posso esperar até o final do ano para concluir a sala. Por isso, estava pensando no seguinte: deixar o suporte do projetor já fixo no teto, na posição ideal para, desta forma, evitar ter de quebrar o gesso novamente só para pô-lo no lugar. Todos os cabos de áudio e o de eletricidade já vão estar passados.

A minha dúvida é: dá para instalar a tela mais para frente ou é melhor colocá-la agora junto com o gesso? Não vou poder fixá-la na parede. Terá de ser ou no teto ou no gesso mesmo. O que é melhor? Acredito que seja no teto, mas não custa perguntar. :bD

Quanto à tela, o cabo de comando deverá ser ligado à saída 12V do projetor. Assumindo que a tela será uma Gaia, vou precisar de algum plug de adaptação ou o que vem com ela encaixa no SP 4805?

A tomada de alimentação da tela virá de um circuito diferente do que alimentará o HT. Falando em conexões elétricas, o SP 4805 tem três pinos. Assim, não correrei o risco de ter loop de terra, já que ele e o Receiver serão ligados ao terra? :help:

Muito obrigado,

Aurelio

Almiro Lemos
24-07-2005, 20:31
Aurélio,

Só uma dica, talvez você até já saiba, mas não custa nada reforçar. Se você for muito exigente, antes de deixar tudo pronto você deverá definir o tamanho da sua tela, a posição exata que ela vai ficar e qual será o seu projetor, pois a colocação do suporte depende destas variáveis, já que cada projetor necessita de uma distância detemrinada para projetar sobre uma tela de detemrinado tamanho.

Pequenos ajustes podem ser feitos com o uso de um suporte como o Orbit, da Kreische, ou mesmo através do deslocamento físico da lente, que alguns projetores permitem (Sanyo Z2 e Z3). Fora isso, ficam os ajuste de zoom e keystone, que, ao menos em tese, degradam a imagem.

Aurelio Cavalcante
24-07-2005, 22:19
Oi Almiro,

Eu acho que as informações acabaram por ficar espalhadas desde a primeira mensagem.

O equipamento que vou utilizar é o SP 4805 com tela de 84" no formato widescreen. :legal:

Um abraço,

Aurelio

edson
25-07-2005, 09:18
O correto e a tela já estar no local adequado, para evitar transtornos, mas não vejo problemas em se fazer este trabalho depois, e o que tenho mais feito no momento, chego ao local e a sala ja esta pronta inclusive tenho que passar o cabeamento pela forro de gesso, veja como voce tera que utilizar uma moldura, o corte desta e grande o suficiente para que um instalador experiente consiga instalar a tela no teto sem que haja maiores danos ao gesso, o mesmo se aplica ao suporte do projetor, que infelizmente terá que possuir um abertura maior pois existe a necessidade de fixar o suporte no teto, neste caso seria interessante a fixação dele antes do fechamento do gesso, outra sugestão que posso lhe dar é a seguinte, comno terá que utilizar um prolongador, voce poderia mandar confeccionar um suporte com uma base para fixar no teto e outra onde poderia fixar o suporte do projetor, faça da seguinte forma uma pequena bse de aço, sobre ela solde uma porca onde voce irá fixar a barra roscada, por garantia utilize uma cotra porca para melhorar a fixação a outra extremidade da barra deixe para fora do gesso para que voce possa fixar o suporte do projetor.

Dilbert
25-07-2005, 09:51
Então Srs. aproveitando esse embalo, acredito que... pelo menos por hora :bD ... a parte de áudio já esteja me satisfazendo, então estou pensando em comprar um 4805 com tela de 72". A dúvida reside no seguinte, pelo que andei lendo neste e em outros tópicos, o projetor deve ser instalado a 3m da tela, é isso??

Partindo desse pressuposto de 3m para 72", considerando que o teto da minha sala é "baguetado" (assim me disse o gesseiro), ou seja ele é flutuante e começa talvez a uns 5 cm da parede (tem tipo uma escadinha que fecha na parede). Então estou imaginando assim, eu deveria abrir o rasgo no gesso no início dele centralizando o recorte da para o encaixe da tela ok? Quanto ao rebaixamento, se for aquele padrão de gesseiro acredito que não terei problemas né (acho que é 15/18 cm).

Depois de feito o rasgo ali, eu entro com a fiação do projetor pelo rasgo até o ponto de fixação do projetor (3m). Abro outro rasgo na parede para passar o condutor dos cabos ok?).

Se estes dados aí de cima estiverem corretos, a que distância (sofá) poderei assistir a filmes confortavelmente ??

Tem mais alguma coisa que eu esqueci, afinal nada conheço a respeito do assunto, os amigos poderiam me ajudar nesta fase ??

Tks

Em tempo, a parede que fica atrás da suposta tela, é branca e muito lisa, o que estou questionando é a necessidade da tela, dá realmente diferença assistir na tela ou parede???

§ilvio
25-07-2005, 10:05
A minha dúvida é: dá para instalar a tela mais para frente ou é melhor colocá-la agora junto com o gesso? Não vou poder fixá-la na parede. Terá de ser ou no teto ou no gesso mesmo. O que é melhor? Acredito que seja no teto, mas não custa perguntar. :bD

Principalmente tela elétrica, o peso é grande. Jamais prenda-a no gesso. A minha (119") eu fiz os parafusos até vararem a laje e parafusei com contra-porca.

Quanto à tela, o cabo de comando deverá ser ligado à saída 12V do projetor. Assumindo que a tela será uma Gaia, vou precisar de algum plug de adaptação ou o que vem com ela encaixa no SP 4805?
A saída "trigger" do 4805 é para P2, tipo aqueles de fone de ouvido de walk-man.[/QUOTE]

Falando em conexões elétricas, o SP 4805 tem três pinos. Assim, não correrei o risco de ter loop de terra, já que ele e o Receiver serão ligados ao terra? :help:

Esse loop no meu caso tem uns 12 m, e não deu problema algum.[/QUOTE]

Veja como são os casos particulares... No meu caso era o contrário, eu precisava do projetor o mais próximo possível da laje, pois a distância tela-sofá é bem longa e a imagem ficaria muito baixa... Seguindo a dica do Filipão, deixei de usar a barra roscada do Orbit e consegui 16 cm entre o teto e o eixo da lente, resultando em distância de +- 1,05m da base da imagem ao chão, o que, na minha distância tela-sofá, ficou absolutamente confortável. Eu fiquei mais de um mês testando o projetor com todas essas variáveis antes de fixar tudo nas suas posições definitivas.:legal:

Considere sim a opção de usar um pouco de keystone, para reduzir a altura do suporte, acho mais provável alguém notar a falta de estética de um suporte muito longo do que alguma diferença na imagem dos filmes por uso de alguns pontos de Keystone. :concordo:

Hugo Holanda
07-08-2005, 02:38
Qual a distancia minima pra que eu possa usar um projetor , pois tenho uma sala pequena 12mts

§ilvio
08-08-2005, 08:38
Acho que o maior limitante é o comprimento da sala, e não sua área. Vejamos o que acham os gurus, mas para o 4805, me atrevo a dizer que com menos de 3 metros de distância entre a tela e o observador a coisa se torna inviável, pelo pequeno tamanho de tela resultante e até pelo excesso de brilho.