Ver Versão Completa : Fotografia
Amigos,
Este fórum foi criado para podermos conversar um pouco de fotografia, num espaço dedicado à isso.
Sei que, como eu, existem muitos amigos que gostam de fotografia e a tem como hobby também.
A idéia surgiu a partir de várias MPs que já recebi sobre isso, e em especial àquela recebida pelo amigo Quantz, autor de fotos sensacionais que tive o prazer de conhecer.
Acho que podíamos começar nos apresentando, falando sobre os nossos equipamentos e o nosso interesse no hobby.
Fiquem à vontade.
Abraços
Eduardo
Putz que legal!:legal:
Quero aprender muito sobre fotografia com os colegas!
meu equipamento é extremantente básico e sou um mero tirador de fotos ocasionais. Tenho uma câmera convencional Canon Zoom Shot 60 e uma Digital Fuji S5100.
Abraços,
Alexandre
Eduardo!
Maravilha este espaço para fotografia, que é um dos meus hobbys! Gosto muito de fotografia de natureza , e sou assíduo fuçador dos foruns gringos e sites referentes ao tema. Também assinei durante um tempo a Outdoor Photographer. Tenho um sonho de fotografar as Montanhas Rochosas, e pretendo realizá-lo em breve. Fiquei um bom tempo sem me dedicar ao hobby, mas agora vou voltar com força total, pois pretendo adquirir um scanner de filme, para não ter mais que engolir as péssimas revelações dos laboratórios. Grande abraço,
Winston
fngerdes
22-07-2005, 19:07
Também gosto muito de fotografia, porém, por culpa do HTforum, estou sem cam desde janeiro. Espero em breve comprar uma para voltar a "brincar".
[]'s
Fngerdes,
Hehehe,
Também parei de tirar fotografia por causa dos upgrades.... Mas agora que sosseguei o facho, vou me dedicar mais! Grande abraço,
Winston
joao_neto_pb
22-07-2005, 19:35
Eu gosto, gostava mais, tirei mais de 3mil fotos em cerca de 8meses aí depois parei para estudar, mas continuo curtindo. Tenho uma Sony P92 + MS 128mb.
Vamos criar uma galeria HTfórum? :bD
Uma nova galeria, mais apropriada para receber fotos, será implementada em breve aqui no fórum. ;)
fngerdes
22-07-2005, 19:43
Esse Htforum esculhamba com o bolso de qualquer um!! :hilario:
Falta SÓ eu fazer o upgrade do DVD, cabos e projetor... aí eu compro. :ataque:
Brincadeira, no máximo um DVD.... :)
[]'s
endlich65
22-07-2005, 20:15
tambem gosto de fotografia tenho uma digital sony f717 flash hvl-f32x, uma de filme leica c1, e uma de filme minolta 7000i, ainda quero ter a f828 sony para combinar em ttl com meu flash.
abraço
ROBERTO
†Russel Allen†®
23-07-2005, 00:31
Opa... tamos aí, também sou super fã de fotografia! :legal:
Tenho uma SLR que na verdade foi meu primeiro bem "geek"
fotos em PB tiradas com ela em: http://www.ryche.com.br
Excelente idéia!!!:aplauso:
Eu curto fotografia desde os doze anos de idade, quando sonhava com as SLR top como a CanonA-1:baba: .
Com essa idade ganhei minha primeira Reflex: uma Pratika B200 (50mm) semi-automática alemã usada. Funciona bem até hoje, bate fotos com uma nitidez insuperável, inclusive em relação as minhas cameras mais novas(incrível como TUDO que se faz nesse país em engenharia, é sempre de alto nível). Sempre curti de montão ajustar velocidade do obturador e abertura do diafragma manualmente, "desobedecendo" o fotômetro, para ver no que dava...O problema é que revelar as fotos sempre foi caro para quem vivia de mesada...
Sempre gostei de bater fotos de flagrantes (no estilo Cartier-Bresson, mas sem um milésimo do talento dele, claro:lol: ). Também curto muito fotos de paisagens. Mas meu xodó mesmo são fotos em close-up na função macro de, acreditem:verg: flores. Sem boiolagem, incrível como há tanta beleza concentrada em algo tão singelo quanto uma flor:tu: . AH sim! Eu sempre quis poder fazer o que o J.R.Duran, Bob Wolfenson e CIA fazem (fotos para Playboy:baba: :amor: ). Nunca gostei de fotos com flash pois "lavam" o rosto das pessoas...
Tenho, além da minha B200, uma Olympus IS-10 (uma excelente Reflex full-auto com zoom 28-110) e uma digital sony de 5.1MP (daquelas pequenas, nada profissional)
Abração a todos!
Só para constar;) , o termo SLR (ou Single Lens Reflex), refere-se a uma maneira compacta e eficaz de, através de um espelho móvel dentro da camêra e de um prisma pentagonal, se observar no visor exatamente aquilo que vai aparecer no filme. Em cameras de filme mais simples, o visor está acoplado diretamente a uma pequena lente auxiliar que fica ao lado da lente principal. Esse método não é confiável e nem sempre o que vai para o filme é exatamente o enquadramento que obtivemos no visor.
...Mas meu xodó mesmo são fotos em close-up na função macro de, acreditem:verg: flores. Sem boiolagem, incrível como há tanta beleza concentrada em algo tão singelo quanto uma flor:tu: . (...). Nunca gostei de fotos com flash pois "lavam" o rosto das pessoas...
Também curto essas boiolices. :riso: Fica lindo.
O flash é um bom complemento de luz. Usado como fonte única tem uma luz dura, mesmo suavizado.
Ah, uma das minhas cameras é a AE-1, da canon. Bem mais profissional do que eu... :verg:
[[]]
Muito legal essa ideia :legal:
Gosto muito de fotografia, principalmente foto Subaquática! Temos uma Sony DSC P93 (digital) e uma Sea&Sea MX 10 com Flash YS 40 "anfíbia". Tenho várias fotos "sub" dos mergulhos que costumo fazer e essa é outra das minhas "paixões".
Meu próximo upgrade nessa área é comprar uma caixa estanque para a Sony!:D
O problema é que aqui em casa, essas duas palavras são muito "perigosas": upgrade e caixa!!!:riso:
Abraços,
Adilson.
Roosevelt
23-07-2005, 03:41
Putz! Acho que fotografo desde os tempos da Kodaks Instamatic e da LOVE.
Lembram dessa "câmera"? Adorava pelo fato de além da ampliação padrão, vinham mais duas menores no mesmo papel. Tinha que cortar com a tesoura! :D
Hoje, só digital.
Abraço,
Roosevelt
Eu também adoro fotografia, mas só pude iniciar neste hobby há cerca de 1 ano, quando comprei minha Canon A75 digital. Com uma câmera digital dá pra treinar muito por pouco $.
Depois da câmera fui comprando os acessórios: adaptador de lentes, polarizador, lentes macro, filtros coloridos, lente grande angular, etc.. A bolsa já está lotada.
Em 11 meses já tirei umas 4500 fotos. Muitas, é claro, são testes.
A galeria do fórum será muito bem vinda!
Abraço, Gustavo.
Quem bom que tantos gostam de fotografia.
Eu tenho:
- 1 câmera Sigma SLR SA-300N - com foco motorizado - 35 ~ 80 e 70 ~300 mm
- 1 câmera Zenit SLR DF 300 - 28 ~70 e 70 ~ 210 mm
- 1 Câmera Zenit SLR 12 XP
- 1 câmera digital Sony P-31
e a mais especial... 1 câmera Yashica MAT 124-B - antiga de lentes duplas - que guardo com muito carinho.
Eu chegava a tirar em média 200 ou 300 fotos por mês, mas o tempo começou a ficar apertado e hoje poucas oportunidades tenho para brincar com isso, mas estou retomando:D , agora que deixei meu sistema de som onde eu queria.
Uma nova galeria, mais apropriada para receber fotos, será implementada em breve aqui no fórum. ;)
Beleza !!! Vai ficar muito legal. :legal:
Eu tb adoro fotografia e já fotografei MUITO, mas confesso que esse hobby está bastante "adormecido" nos últimos anos, bem como o motociclismo, que tb amo. :verg:
Tenho uma 35mm Nikon N6006, flash Nikon SB-22, duas objetivas Nikkor AF (35-70mm e 75-300mm), uma Canon APS Ixus II e uma digital Nikon Coolpix 3100 (3.2 mp). :tu:
[[]]'s
Vixe, de fotografia eu so entendo de clicar :)
Vai ser bom concentrar as informações nesse sub-forum, pois ai fica mais fácil achar depois.
Vcs que sabem fotografar bem que poderiam abrir um tópico com dicas de iluminação, de posicionamento, de melhores setups na máquina para cada tipo de foto, etc... :tu:
Eu tenho uma Sony DSC-P73 com 512MB :legal:
Boa Tarde Pessoal
Comprei a pouco tempo uma digital p registrar as etapas de trabalho de marcenaria( execução na oficina e montagem).
Estou apanhando um pouco ainda.
Tenho uma Nikon Coolpix 8700 com 256MB.
Um Abraço a Todos
Amigos,
A idéia foi muito boa, parabéns aos Administradores do forúm.
Também curto fotografia, tenho uma 35mm SLR Pentax MZ-7 com 28-90 e uma digital Canon A75 3,2MP com 512Mb.
Estou a procura de uma SLR digital, alguma sugestão?
Abraços,
Massao
e a mais especial... 1 câmera Yashica MAT 124-B - antiga de lentes duplas - que guardo com muito carinho.
Essas máquinas TLR batem fotos com altíssima resolução por causa do tamanho do filme que , acho, é mais que o dobro do de 35mm
O visor para enquadrar é bem grande e a imagem fica espelhada e invertida (falei besteira Eduardo?)
São ainda as preferidas por muitos fotógrafos profissionais...
||TECO||
24-07-2005, 14:37
Eu curto fotografia e esse é o meu próximo hobby a me aprofundar, tenho frequentado bastante o forum www.digiforum.com.br (http://www.digiforum.com.br) tentando aprender algumas técnicas, acho bem interessante a parte de Duelos :tu:
Tenho uma Sony V1 com 1G de memoria
Magus,
Voce está certo. Esse tipo de formato é melhor para ampliação.
Vejo que muita gente tem câmeras digitais, será que o futuro será esse?
Ainda acho o filme convencional superior em termos de qualidade e resolução, mas não sei até quando com a velocidade que o digital vem avançando.
abraços,
Eduardo
Eduardo,
Com certeza a qualidade do filme é bem superior, porém a praticidade do digital... Espero que um dia a digital chegue quase lá.
Por isto estou a procura de uma SLR Digital.
Abraços,
Massao
Vi uma Mamiya 645 novíssima para vender em Sampa esta semana (corpo e objetiva), por R$ 1.000 !!!
Quando voltei à loja já tinha sido vendida. Que pena !!!
Perdi uma oportunidade interessante. Estava muito nova.
Eduardo,
um conhecido meu, fotojornalista, afirma que a fotografia de película já tá no limite. Não teria mais o que evoluir. Ele citou uma câmera, se não me engano a Canon EOS-1Ds Mark ll (http://www.dpreview.com/reviews/specs/Canon/canon_eos1dsmkii.asp), como sendo o máximo atualmente entre as digitais. Mesmo assim, ela fica devendo pros diapositivos. Ou seja, há futuro pra tecnologia, mas ela vai ter que ralar muito.
[[]]
fngerdes
24-07-2005, 15:32
Eu acho que a tecnologia já está bem evoluída, o problema é o preço disso.
A nova linha de Back's que a Phase One fabrica mostra isso.
O back mais "simples" começa com 18 megapixels, até 39mp do modelo P45.
Quanto custa isso?
Não tenho a minima ideia, mas deve ser bem carinho :lol:
[]'s
Amigos,
Realmente a praticidade do digital é enorme. Poder tirar uma foto e ver o resultado imediatamente é fantástico. Mas acredito que a película apresenta uma qualidade ainda inatingível para as digitais. Se isso é realidade para 35mm, imagine para médio ou grande formato!!! Portanto, ainda fico com a película. Ainda acho que a melhor solução para fotografia é a película + scanner de filme. Uma boa câmera digital SLR custa hoje nos EUA U$.1.400,00 (Canon EOSD20 8 Mp), e não é nem sombra de um conjunto como, digamos, uma Canon 7NE + um scanner de filme Minolta de U$.250,00. Isso em termos de qualidade. Sem falar que vc pode explorar as características de cada filme para a situação que vai fotografar. Será que uma digital consegue reproduzir a saturação de cores de um slide Velvia, por exemplo?
Para point and shoot realmente as digitais são insuperáveis, mas para quem usa SLR, ainda mais para landscapes, acho que a película ainda é a referência a ser batida! Grande abraço,
Winston
P.S.: Eduardo... Essa Mamya por R$.1.000,00? Cara, que oportunidade.... Vc já viu o modelo 645AF? Fantástica!
Exatamente, Winston. A questão primordial é a qualidade. O "timbre" de imagem da película não é ainda alcançada pelo da digital. E nem sei se é o caso de esperar por isso. Digam que é coisa de purista, mas é nesse ponto que a tecnologia vai ter que convencer. Agora, claro, suas qualidades não podem ser desprezadas.
[[]]
Legal este forum sobre fotos, apesar de curtir bastante fotografia, só nos ultimos anos começei a me interessar mais pelo assunto.
Apesar da minha modesta Canon G5, ela está me dando muita alegria:legal: , agora só falta adquirir o kit com o adaptador, a grande angular (que faz muita falta) e a tele.
Vejam tambem estes sites de fotos, é muito show:tu: :
http://www.1000imagens.com/
http://www.olhares.com/
WILSON.
Pessoal,
eu já li uma certa vez que a resolução de um filme 35mm ASA 100 seria equivalente a algo em torno de 25 MP! Para as TLR como a do Eduardo certamente a digital teria que alcançar em torno de 50 MP no mínimo para a mesma resolução...
Mas acho que o formato digital veio para ficar mesmo, pelas facilidades.
Mais: em mundo onde a imagem é valorizada acima de tudo e o intenso uso de photoshops e softwares cada vez mais poderosos para manipulação é a regra, sobretudo nos meios profissionais, não tem como o digital não dominar cada vez mais o mercado, pois a interface de utilização dispensa o scanner, muito antiprático para lidar com dezenas ou centenas de fotos.
Acho que a fotografia com filmes se restringirá a dois nichos opostos: o dos entusiastas e o dos excluídos-digitais (sem acesso a computador).
Eu prefiro a fotografia convencional em relação a qualidade ainda insuperável para ampliações, digital pela praticidade e qualidade satisfatória. Ambas convierão harmoniosamente aqui em casa por muitos anos ainda:tu:
Abração!
magus,
Atualmente , o tamanho de um arquivo gerado por um negativo de 35mm depende muito da resolução do scanner de filme utilizado. Já li testes que mostravam scanners de filme com capacidade de cor em 48 bits, com resolução de 5000 dpi pra cima (48 bits desde que o software aceite, como é o caso do photoshop e do corel photo paint), o arquivo pode chegar a quase 100Mb! Isso mostar o quão distante ainda está o digital em termos puramente técnicos. Mas acredito que o único nicho que ainda é dominado pela película e pelos scanners de filme, assim como pelo médio e grande formato, são fotos de natureza, ou landscapes. Se vc ler a Outdoor Photographer, verá que , pelo nível de detalhamento exigido neste tipo de Fotografia, bem como pelas ampliações necessárias, o uso de slides ainda é regra pelos fotógrafos desta área.
Eu mesmo irei partir para esse lado, pois pretendo adquirir um sacnner de filme , uma nova SLR (que deve ser a Canon 7NE) e uma impressora fotográfica, para me livrar de vez dos laboratórios.... Acredito que só assim terei acesso à qualidade real das fotos que estou batendo! E sairá bem mais barato que uma SLR digital como a D20. Um digital darkroom completo por menos de U$.1.000,00 (nos EUA...). Vou deixar minha EOS 300 de reserva! Grande abraço,
Winston
Caríssimos, é com grande prazer que descubro mais um espaço para debatermos sobre o maior dos meus vícios: FOTOGRAFIA. Sou fotógrafo amador há 8 anos, me aventurando pelos pixels há 3 anos. Após vários upgrades, meu equipamento é:
- Canon Rebel XT (SLR digital de 8MP)
- Canon Elan 7E (SLR analógica)
- Flash Canon 420 EX
- Lentes: 28-80mm, 75-300mm, 50mm, 17-55mm
- Cartão Compact Flash Kingston de 1GB
Será um prazer colaborar com os colegas do HT Forum em caso de dúvida.
Claudio,
É muito legal poder constatar que temos muitos amigos forenses que também compartilham da paixão pela fotografia, além do áudio e video! Estou adorando este espaço novo! Para o forum arrebentar de vez, só falta um sub-forum de Flyfishing! Mas aí já seria demais, não é? Grande abraço,
Winston
P.S.: Eduardo... Essa Mamya por R$.1.000,00? Cara, que oportunidade.... Vc já viu o modelo 645AF? Fantástica!
Pois é, meu amigo.
Eu vi a câmera na hora do almoço, numa lojinha de revelações aqui no centro. Estava num tripé, imponente como toda Mamiya. Quando vi o preço achei que estava bem barata, mas resolvi chegar no escritório e fazer uma pesquisa de preços primeiro, só que..... eu me esqueci !!! :xingo2: Quando lembrei da máquina e fui lá, já tinha sido vendida :choro: O pior é que estava novíssima. Estava um pouco empoeirada, o que lhe dava uma aparência que confundia um pouco, mas não haviam desgastes nas partes de maior contato, nenhum risco ou amassado, e até a capa de couro estava perfeita.
Essa era uma câmera que eu compraria e venderia todas as outras só para ficar com ela. Que pena !!! Que burrice !!! :xingo:
Winston, como funciona esse scanner? Você revela o negativo e faz as ampliações a partir dele, é isso. Não entendi.
Carlos Rocha
25-07-2005, 12:46
Que tópico maravilhoso :rever1:
Vou acompanhar de perto as informações aqui contidas, até porque estou para comprar uma camera nova. E justamente depois de ler este tópico surgiu a dúvida entre digital ou 35mm.:bD
O curioso é perceber que muitos possuem os mesmos Hobbies(fotografia, audio, pesca...):riso: :riso: :riso:
Um abraço e todos. :legal:
Eduardo,
O scanner de filme é um scanner que somente scaneia negativos. Vc insere a tira de negativos nele e ele digitaliza a imagem com uma qualidade fantástica. Após a digitalização vc pode trabalhar a imagem à vontade num software de Foto, como Photoshop ou Corel Photo Paint, entre outros. E ap''os imprimir a foto numa impressora fotográfica, cuja qualidade, dependendo do modelo, é realmente de tirar o fôlego. Normalmente esses scanners são bem pequenos, e alguns scaneiam até medio e grande formato. Grande abraço,
Winston
Winston,
Que beleza !!! Não conhecia essa maquininha. No meu tempo não tinham essas coisas... :D Isso custa só $ 250 ???
Acho fotografia algo sensacional. Gosto mais do que filmagem. Comprei uma filmadora há uns 10 anos, e até hoje só a usei uma única vez, e ainda para teste... Já fotografia....tinha meses que era Sábado e Domingo o dia todo tirando fotos. E quando comprei meu primeiro filtro polarizador? Achei aquilo fantástico !!! Ainda gosto mais das máquinas de película, mas acho que o digital vai mesmo ser a tendência.
Eduardo,
Existem scanners de vários preços, mas o de U$.250,00 (lá nos EUA) que lhe falei é este aqui:
http://kmpi.konicaminolta.us/eprise/main/kmpi/content/cam/cam_Product_Pages/DiMAGE_Scan_Dual_IV
Tem ótima qualidade, e para nós , amadores, é uma excelente aquisição! Grande abraço,
Winston
†Russel Allen†®
25-07-2005, 14:23
Nossa, tantas histórias... vou contar a minha também, heuaheu...
Em 2002 eu iniciei um curso de fotografia quando estudava Arquitetura... e desenvolvi uma paixão enorme por esta arte maravilhosa. Eis que no ano seguinte comprei uma Canon EOS 500N com uma objetiva 28-90mm Canon EF f:4-5.6, e pude aprimorar um pouco o que eu havia aprendido. Mas como tava sempre encostando meus filmes e deixando-os de revelar, acabei vendendo ela nesse ano e comprando uma Sony Cyber-shot DSC-P41 (que mudança radical, não?).
Espero um dia ser um magnata pra poder ter uma SLR de novo, mas dessa vez, só digital... hahahha =P
Oi turma!
É muito bom ter este espaço para falar sobre um hobby que eu gosto tanto.
Eu sempre gostei de fotografia, desde pequeno sou facinado por estas imagens estáticas mas que transmitem tanto sentimento sem precisarem de legenda ou alguém explicando.
Quando pequeno brincava com tranqueiras como Xeretas e Love. Depois com máquinas mais sérias com uma Yashica do meu pai e uma outra alemã que foi de meu avô mas não consigo lembrar como escreve aqui. Porém este não era um hobby barato, o q tornou impossível eu brincar com fotografias por um bom tempo, exceto em viagens, qdo fotos fazem parte obrigatória da bagagem.
Mas o tempo passou e a revolução digital aconteceu. Agora temos as câmeras digitais. Tire 1000 fotos, guarde 100, revele 10.
Eu comprei uma Canon G5. Escolhi Canon pq é Canon. E escolhi a G5 pq precisava de todos os controles manuais que esse equipamento dispõe mas não custa os tubos que um SLR custa. E estou muito feliz com ela.
É lógico que não passa um mês sem que eu não me pergunte se eu não deveria fazer um upgrade mas paro e penso um pouco e vejo que ainda não dominei totalmente nem a máquina que tenho nas mãos, para que precisaria então de uma melhor ainda? Apenas por capricho?
Sinto falta de filtros... Principalmente o polarizador, mas isso foi preguiça minha pois ainda não me arranjei tempo para comprar o adaptador e o filtro que existem para a G5. E como eu só preciso de vez em quando, acabo esquecendo de comprar qdo eu tenho tempo...
Ultimamente tenho tirado menos fotos e por um motivo simples: quero tentar aprender a escolher melhor o "Momento Decisivo", como diria o gênio da fotografia Henri Cartier-Bresson. E não sair tirando um zilhão de fotos e tentar escolher a melhorzinha e arrumá-la capengamente num Photoshop da vida.
Estou aqui para aprender o máximo com estes meus amigos incríveis e contribuir com o que for possível. E vamos nos divertir!! :D
[]'s, q.
Quantz,
Equipamento fotográfico de qualidade é como nossos sofisticados equipamentos de áudio, permitem maior fidelidade, realismo e outras qualidades, mas não é essencial para transmitir a sua mensagem.
Já vi fotos muito bem tiradas em máquinas Yashica e péssimas fotos tiradas por uma Hasselblad. Já vi fotos ganharem prêmios importantes sendo tiradas pela famosa e popular Pentax K-1000, competindo com máquinas como Hasselblad, Mamiya, Rollei, Leica... etc.... Acho que fotografia é arte, e a mensagem visual é mais importante que o preciosismo técnico. Claro que se pudermos juntar as duas coisas melhor :D
Equipamento fotográfico de qualidade é como nossos sofisticados equipamentos de áudio, permitem maior fidelidade, realismo e outras qualidades, mas não é essencial para transmitir a sua mensagem.
Vc sabe o q me fez desistir completamente de me preocupar com equipamentos caros e tentar me aperfeiçoar primordialmente no olhar? As pin holes...:rever1:
Para os que não copnhecem o termo, este é o nome que se dá para aquelas maquinas caseiras que nada mais são do que uma latinha com um furinho em um dos lados e com um negativo dentro. Nada mais tosco, básico, elementar, primordial do que esta engenhoca.
Vendo fotos tão belas e inspiradas feitas nestas traquitanas, percebi que era realmente importante. Então só vou trocar de equipamento qdo achar que este está se tornando realmente um limitante. E no momento sei que ele não é. Ainda tem muito gás na G5. Comprar uma SLR hoje seria apenas uma muleta para mim.
[]'s, q. :)
Concordo com o Eduardo e vou além:
Tão importante quanto o olhar treinado é o domínio sobre o equipamento.
Apenas quando a câmera for uma extensão física do fotógrafo os resultados tornar-se-ão satisfatórios para ele. Um bom fotógrafo fotografa para si mesmo.
Os outros gostarem ou não é mera conseqüência.
Com isso em mente, basta fotografar MUITO até chegar onde se deseja.
Isso treina o olhar e gera uma familiaridade com o equipamento a ponto de não ser mais necessário pensar para usá-lo.
[]s
Fotografia para mim é uma cachaça.
Tive a felicidade de ter todos os equipamentos que quis e hoje tenho:
-Nikon F2a (toda manual) com lente 50mm 1:1.2 (a melhor lente nikon).
-Eos 30 com lente básica.
-Duas digitais sony sendo a melhor a com carl zeiss.
Sonho de consumo que ainda quero ter: leica serie M
De todas as máquinas que tenho a que me dá o maior prazer em fotografar e a que faz melhores fotos é a nikon manual.
A Nikon F2a é uma das melhores câmeras já fabricadas. Hoje em dia é muito raro encontrar uma dessas em boas condições.
A Nikon piorou muito a qualidade de seus produtos após o advento do foco automático. Com exceção da F6, as novas Nikons não são tão robustas quanto as antigas e demandam cuidado na utilização.
Concordo também com você sobre o prazer de fotografar com as Nikons manuais. Conservo até hoje - memo tendo optado pelo AF - uma FM2n com três objetivas fixas: Uma 28, uma 50 e uma 85 e o MD12. Uma beleza de equipamento!
As Leica M (até a M6) são preciosidades e não há o que discutir.
[]s
vBulletin® v3.7.4, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.