PDA

Ver Versão Completa : Fungos nas lentes

Eduardo
25-07-2005, 13:44
Amigos,

Como vocês têm tratado essa questão de fungos nas lentes?
Meu tio mantém o equipamento dele num armário com uma lâmpada de 15 W continuamente acesa dentro. Eu tenho usado um negócio novo que saiu agora (pelo menos só vi agora). É uma embalagem de onde se tira uma folha de alumínio da tampa, e dentro vai um produto que fica alojado no meio da embalagem. Ele absorve a umidade do ar e acumula a água no fundo da embalagem. Atingindo um nível é necessário trocar. Tenho um pouco de receio disso, pois ao mesmo tempo em que ele absorve a umidade do ar, ele também acumula água perto do equipamento.
Antes eu colocava todo o equipamento desmontado ao sol, semanalmente, dentro de uma caixa com uma tampa de vidro, por 20 minutos, mas o trabalho que isso dá...
Como vocês fazem?

IAMDIX
25-07-2005, 13:53
Eduardo,

eu estou usando estes aparelhos e eles trabalham de verdade, tanto é que estou querendo comprar mais 2.

http://www.lojadolar.com/Produto,1610,5.aspx

Atualmente estou usando em um armario para evitar a formação de mofo na ropa; logo que eu instalei já a partir do dia seguinte o cheiro de mofo tinha desaparecido.

eu usava estes sais tambem mas a troca a cada semana estava deixando meu bolso vazio :D

Espero ter ajudado
Abraço
Diego

arielcs
25-07-2005, 15:08
Antes usavamos silica gel para isso. Compra-se silica gel na farmacia, coloca-se num recipiente e as lentes dentro. O recipiente precisa ser bem vedado. A silica absorve umidade. De tempos em tempos vc poe a silica no forno e ela seca de novo. BBB com certeza !!
A silica vem em saquinhos como "pedrinhas". Algumas mudam de tonalidade conforme absorvem a umidade. Existem umas melhores que outras. Muitos fotografos usam isso.

Abraços

Ariel

Eduardo
26-07-2005, 16:37
Diego,

Esse negócio de deixar um aparelho ligado direto dentro de um armário não é perigoso não? Ele funciona com resistência elétrica (por aquecimento)? Tem proteção, por fusível ou algo assim?

IAMDIX
26-07-2005, 17:42
Eduardo,

tem uma resistencia dentro que esquenta sim;
agora nunca o abri mas o fabricante (http://www.jnpeng.com.br/) aconselha coloca-lo no ponto mais proximo ao chao e sem obstruir os furos.

Eu uso a mais que 1 ano e estou satisfeito;
tem 2 anos de garancia e 12anos de uso;
bivolt
potencia 5w e consumo = 0,5w
até 10m3

Abraço
Diego

Alexandre
26-07-2005, 18:16
Eu tenho um anti-mofo ligado no armario (é um redondinho) à quase uns 6 anos direto!!!
Nunca deu mofo nem problema... :D

Quantz
26-07-2005, 18:26
Se vc tem poucos equipamentos, o melhor é usar o silica-gel dentro do estojo onde o equipo é guardado e de tempos em tempos dar uma limpada geral em tudo. Agora, se vc tem uma coleção, o melhor é partir para estes anti-mofos elétricos, lampadinhas, etc.
Além disso, se vc sempre limpar as lentes e demais equipos logo depois do uso, e guardá-los devidamente em seus estojos, dificilemnte haverá perigo de mofo. Só se vc morar em um lugar muito humido ou perto do litoral... Ai não tem mesmo jeito. Só com armário a vácuo... :p

Desotti
26-07-2005, 18:58
Eu uso dentro de armários e gavetas onde costumo guardar eletrônicos menores e câmeras, potes "absorventes de umidade", facilmente encontráveis em bons supermercados, que contém cristais de cloreto de cálcio.

Os mais comuns são da marca Durassol e existem em tamanho pequeno (para gavetas) e grande... absorvem tanta umidade que ficam cheios d'agua em cerca de 3 meses, quando devem então ser trocados... nada de fungos, cheiro mofado em roupas, traças, etc, permitindo que se guarde com mais segurança os equipamentos fotográficos nesses locais.

Deve-se apenas ter cuidado para não derrubar o pote, apesar de o papel absorvente que reveste sua parte superior impedir que a água contida nele escorra rapidamente e o formato dos mesmos torna difícil que virem, aqui nunca aconteceu. :tu:

[[]]'s

Bob
26-07-2005, 22:05
O meu apê é meio úmido então guardo o meu equipamento dentro de uma lata de mantimentos (dessas de alumínio de guardar arroz) onde passei fita veda-rosca no encaixe da tampa e dentro tem mais ou menos um kilo de silica gel que de vez em quando ponho para secar... pena que nunca mais encontrei sílica gel para vender em pacotes de meio kilo, só em sachê... :(

Agora se o fungo já pegou na lente aí não tem jeito... só levando para limpá-las e lembrando que uma vez que já pegou, mesmo limpando, se bobear ele volta mais facilmente, além de que a cada polida, a lente sempre terá uma perda :(

Um detalhe... nunca guarde a câmera dentro da sua capa (de couro, nylon, etc.) pois elas são uns verdadeiros criadouros de fungos!

Desotti
27-07-2005, 00:34
Minha tele 75-300mm tem um pequeno ponto de bolor já há alguns anos, mas ele está "estabilizado" e numa área em que não atrapalha na formação da imagem, então estou deixando quieto por enquanto, pois dá medo levar uma baita tele AF Nikkor daquelas para desmontagem :doente:, além do que não deverá ficar nada barato... mesmo assim, há alguma alternativa confiável em assistência técnica no eixo São Paulo - Campinas, que não seja a autorizada Nikon T. Tanaka? Eles são abusivamente careiros!!! :doente:

[[]]'s

Quantz
27-07-2005, 08:13
Um detalhe... nunca guarde a câmera dentro da sua capa (de couro, nylon, etc.) pois elas são uns verdadeiros criadouros de fungos!

Mesmo guardando com um sache de silica-gel dentro da capa?

Abcoon
27-07-2005, 08:19
Uma veis escutei de um profissional que se expor a lente com o fungo ja instalado ao raio X destes direcionais ( direcionado para o fungo ) de dentista elimina o problema , alguém confirma esta informação.

Desotti
27-07-2005, 08:25
Acho improvável que o fungo desapareça... ele poderia até ser inativado pelos raios X, mas fatalmente a lente continuaria "suja".

De qualquer maneira, esse é um teste que eu mesmo posso fazer. :legal:

[[]]'s

gabriel
27-07-2005, 08:44
Uma vez escutei de um profissional que se expor a lente com o fungo ja instalado ao raio X destes direcionais ( direcionado para o fungo ) de dentista elimina o problema , alguém confirma esta informação.

O que eu também ouvi é que os raios x matam e estacionam o problema, mas que o "corpo" fica lá. E sim, tem que haver alguém menos Valério do que o TTanaka. :)

[]s gabo

Abcoon
27-07-2005, 08:52
Desotti se possivel coloque o resultado.Abraços

arielcs
27-07-2005, 09:49
então estou deixando quieto por enquanto, pois dá medo levar uma baita tele AF Nikkor daquelas para desmontagem :doente:, além do que não deverá ficar nada barato... :doente:

Desotti, vc esta certo em deixar desse jeito. Aguente ate onde puder. A alguns anos atras eu tinha uma zoom 70-200 e apareceu fungos nas lentes do meio. Pois bem, levei na assistencia, os caras abriram ( dentro tem um conjunto enorme de lentes ) limparam e NUNCA mais o foco voltou ao que era. Levei de volta umas duas vezes e nao adiantou. Nao voltou a ser 100%.

Abraços

Ariel

Desotti
27-07-2005, 09:54
É amigo Ariel, esse é o nó... :(

Vou aplicar uma dose de raios X nela, mas como guardo-a já há bastante tempo numa gaveta com o absorvedor de umidade que já comentei anteriormente, o ponto de bolor há muito já parou de crescer, então não sei se poderemos chegar a alguma conclusão.

[[]]'s

Bob
27-07-2005, 20:40
Mesmo guardando com um sache de silica-gel dentro da capa?

Pois é, eu não confio pois já passei por isso e só quando um amigo meu - fotógrafo profissional - me deu um toque é que eu me dei conta que já era tarde demais... daí tive que partir para o desmonte da minha Olympus OM. :choro:
Queira ou não, com a capa na camera por natureza torna-se um "ambiente fechado" se é que me entende... :nao:

§ilvio
28-07-2005, 08:33
pensando nessa dica do RX, me ocorreu outra, será que uma exposição à luz UV também não liquidaria os fungos? A luz UV tem um forte poder oxidante e "desinfectante".

Seria mais fácil que o RX. Não sei se lâmpadas tipo luz negra seriam de intensidade suficiente, teria que testar, mas uma forte fonte de UV são as lâmpadas de mercúrio ou sódio. Quebra-se o bulbo externo e se aproveita o tubo interno, emissor de UV.

Só alertando, esse tubo interno nunca deve ser olhado a "olho nu".

Wolf
14-10-2005, 20:04
Eduardo,

A luz também é extremamente importante para se evitar a proliferação de fungos no equipamento.
Minha receita é um armário de aço (vedado com borracha) e dentro duas lâmpadas "bolinha" de 40W 220V (ligadas no 110V), um desumidificador elétrico (indicado pelo Diego) e três daqueles sachês plásticos desumidificantes (Hippo).
Exagero?
Absolutamente não no clima úmido que vivemos!
Em 30 Anos de uso desse sistema, NUNCA tive sequer uma ameaça de fungo no meu equipamento.
Certamente o custo de qualquer equipamento fotográfico vale esse pequeno investimento.
[]s

Cezarsky
13-05-2006, 18:13
Minha tele 75-300mm tem um pequeno ponto de bolor já há alguns anos, mas ele está "estabilizado" e numa área em que não atrapalha na formação da imagem, então estou deixando quieto por enquanto, pois dá medo levar uma baita tele AF Nikkor daquelas para desmontagem :doente:, além do que não deverá ficar nada barato... mesmo assim, há alguma alternativa confiável em assistência técnica no eixo São Paulo - Campinas, que não seja a autorizada Nikon T. Tanaka? Eles são abusivamente careiros!!! :doente:

[[]]'s
deixe como está!!!! se a lente for polida perde o anticoating e vira um caco de vidro inutil, acredite, este fungo fora da area de trabalho é o menor dos males!! vai passando um cotonete com éter sulfúrico devagar que ele some ou estabiliza.

Abraços

Marco Cezar

Abcoon
13-05-2006, 18:23
Alguém conseguiu testar o uso do raio X ?

Desotti
13-05-2006, 18:45
Havia me esquecido, vou testar o RX sim, embora não acredito muito que o bolor já formado desapareça.

Marco, sem chance a limpar a área atingida sem desmontar a objetiva... :(

[[]]'s