PDA

Ver Versão Completa : Filtros

Winston
25-07-2005, 21:32
Amigos,

Possuo um filtro polarizador ( que considero um filtro indispensável para fotografia de natureza) e um filtro UV, que uso muito pouco. Vou comprar um filtro Grad. Neutral Density para poder equilibrar a exposição entre o céu e solo. Alguém tem experiência na utilização desse filtro? E o filtro UV? A eficiência dele aumenta em grandes altitudes? Gostaria de trocar algumas idéias a respeito desses filtros, pois vou viajar para as Montanhas Rochosas em Setembro! Será uma oportunidade única de fotografar um local belíssimo, com as paisagens de que tanto gosto! Grande abraço,

Winston

Quantz
26-07-2005, 11:56
Oi,

qual seria exatamente a sua dúvida?

[]'s, q.

gnaspo
26-07-2005, 12:42
Winston, na minha modesta experiência fotográfica, eu uso o UV apenas para proteger a lente. Não vejo diferença na foto em si. Mas prefiro que o UV sofra quebras, arranhões, vento, areia, maresia do que a lente.

Quanto ao ND, que eu nunca usei, eu imaginava que ele servia apenas para diminuir a luminosidade e permitir uma maior abertura ou tempo de exposição sem estourar. É útil pra fazer o efeito de "véu de noiva" em cascatas.

Abraço, Gustavo.

Quantz
26-07-2005, 13:50
Pelo que entendi vc vai comprar um grad ND, ele é legal sim para fotos de paisagem quando o céuestá muuuito claro e tende deixar escuro o resto da paisagem.

No caso do UV, ele realmente pode ser útil em altas altitudes. Mas isso só se o sensor da sua maquina for sensível ao UV. Ele era bem mais útil no tempo dos filmes, que tinham uma sensibilidade quimica muito maior ao uv.Dizem também que o UV pode funcionara para ajudar a evitar aquelas aberrações púrpuras. Mas o uso geral acaba sendo de protetor de lentes mesmo...
[]'s, Q.