PDA

Ver Versão Completa : DIGITAIS - Como ter uma boa iluminação ?

Renato
26-07-2005, 19:57
Amigos,

Sempre fico muito satisfeito nas fotos que tiro com
iluminação natural, seja na MAVICA (antiga mas com
excelente conjunto de lentes) ou com uma recente e
ordinária Sansung. Mas quando a foto é em interior, o
bicho pega e não consigo "clicar" o que de fato vejo...
se tiro de muito perto, acabo pegando o reflexo do
flash e se tiro de longe, fica escura por completa.

Alguma sugestão de "iluminação artificial" para que
possa ter sucesso em fotos de interiores ? Como vocês
lidam com isso ? Qual o tipo de Lâmpada ? Rebatedores ?
Algo reflexivo ? Enfim...Vale qualquer idéia...
:):legal: pois será basicamente para fotos de objetos.

Um forte abraço,

Renato

zaca
26-07-2005, 20:02
Renato,

Eu tinha esse mesmo problema com minha Aiptek xing-ling, resolvi trocando de câmera!:D

Se uma das suas câmeras possuir conexão para flash externo....

Abraços,
Alexandre

Renato
26-07-2005, 20:13
Zaca,

hehehe.. faz sentido. Mas o problema pode não ser este,
pois na verdade, a distancia que é generosa já que
estou tentando tirar uma foto a 7 metros de distância,
dentro do interior e por isso queria bolar uma luz o
mais natural, próxima ao objeto focado... :)

[]'s

Renato

Winston
26-07-2005, 21:16
Renato,

Tenho o mesmo problema com minha digital pé-de-chinelo Vivitar... seu flash é virtualmente inútil.... Minha EOS 300 tira fotos apenas regulares com o flash embutido, enquanto a minha Olimpus FT SLR (meio quadro...com lente Zuiko intercambiável. Meu xodó e uma raridade!) com um flash externo Kikonet tira fotos com flash que ficam excelentes! Resumindo: Realmente é culpa do equipamento. Agora, o flash da EOS 300 é muito bom como fill-in, fica muito natural. Grande abraço,

Winston

Renato
26-07-2005, 21:22
Winston,

Faz todo o sentido.... infelizmente..hehehe... mas a questão é:

Alguma alternativa, já que a máquina não aceita flash externo... :(

Esta foto tirada pelo Murilo exemplifica perfeitamente,
vejam o que a luz fez nas caixas da esquerda...

http://img.photobucket.com/albums/v192/pashalidis/Teste_DB4.jpg

E notem que a da direita, não da para diferenciar
sequer a tonalidade da lateral em madeira... :(

[]'s

Renato

Winston
26-07-2005, 21:31
Renato,

Acho que para melhorar isso, se a máquina não possui conexão para flash externo, somente se melhorarmos a iluminação da sala e do alvo da foto. Mas ainda assim não seria o ideal, pois ainda dependeríamos do flash da máquina para fazer o resto...mas o ideal ainda seria o flash externo TTL ou E-TTL, isso se vc não quiser transformar a sala em um estúdio, com rebatedores e refletores pra todo canto....:D Mas acho que diante da limitação do equipamento, não há muito o que fazer. Grande abraço,

Winston

§ilvio
26-07-2005, 21:32
Bom, vc pode usar repetidores de flash, com uma ou mais unidades próximas ao objeto e apontando para ele ou para as paredes (luz indireta, melhor!).

Essa também é uma solução possível para câmeras que não tem saida para flash externo.

Winston
26-07-2005, 21:33
Opa!!!! Essa eu não conhecia! Como funcionam esses repetidores de flash? Grande abraço,

Winston

§ilvio
26-07-2005, 21:47
Amigo Winston,

São unidades "remotas", onde vc conecta um flash comum, externo, que funcionará como auxiliar. Essa unidade irá disparar o flash auxiliar assim que seu sensor receber o lâmpejo do flash da câmera.

Vc pode posicionar uma dessas mais perto do objeto, lateralmente, ou apontar para as paredes, de modo a obter uma luz indireta, mais difusa, que proporciona uma textura mais natural à foto.

Note em cerimônias, p. ex, um auxiliar do fotógrafo fica com uma unidade dessas lateralmente ao objeto fotografado. Existem unidades bem pequenas, além de que iniciados em eletrônica podem facilmente montar uma dessas (se quiser, tenho esquemas!).

Só tem uma restrição, o tempo de exposição não pode ser exageradamente curto, mas nas condições normais de fotografia o resultado é ótimo.

Um abraço e boa sorte !

Quantz
27-07-2005, 08:32
Se vc for sempre tirar este tipo de foto, realmente vale a pena esse esquema do Silvio. Tem tbm um esquema mostrado numa das últimas revistas da "Fotografe Melhor" que mostra como montar um flash externo com base em um foto-sensor que fica grudado no seu flash embutido.

No caso desta foto com a janela no fundo, uma solução poderia ser tirar a foto a noite, com a iluminação do própria sala (uma ajudinha de algum abajur a mais é sempre bem vinda) e *sem flash*, com tempo de esposição mais longo, ou uma ISO maior. Vc pode usar um apoio para não tremer a foto como um tripé ou mesmo um móvel da sala que esteja bem posicionado.

Se vc tiver problema para o tom das cores, isso pode ser ajustado com os controles de branco da´própria máquina ou então posteriormente em algum destes programas de edição tipo photoshop.

[]'s, q.

Abcoon
27-07-2005, 09:01
Existe um flash da Vivitar (não lembro o modelo) de reforço especifico para maquinas compactas ,que não possuem sapata de flash dedicado , ele e preso na camera por baixo usando a rosca do tripé e se posiciona na lateral da camera , seu acionamento e feito através de um sensor que sincroniza seu funcionamento com o flash da camera .

Renato
27-07-2005, 10:09
Amigos,

Nada como a opnião de quem sabe.. :legal:

Obrigado mesmo, vou a luta e depois posto os resultados, preços e etc..pois acredito que este é um problema muito comum.

[]'s

Renato

EBT
30-07-2005, 15:56
Você tem idéia de preço destes flashs externos e onde comprar?
Abraço,
Eduardo

Murilo
30-07-2005, 16:12
Renatão,

O que vc acha que a luz fez nas caixas da esquerda, na foto que eu tirei??
Não entendi :) Qual luz vc está falando, a luz da sala ou a luz do flash da minha máquina?

Ah, a luz que aparece na caixa da esquerda vem do teto, por isso inclusive faz uma sombra da caixa clara sobre a caixa escura atrás dela.

Essa foto eu tirei com o flash da máquina no máximo, e eu estava a uns 3,5 a 4 metros de distância. Acho que usei um pouco de zoom ótico nessa foto.

Tenho muita curiosidade sobre iluminação para fotos, pois eu sou uma negação como fotógrafo :D

Murilo
30-07-2005, 16:18
Ah, uma coisa que eu já percebi é que, para usar estes flashs internos das máquinas, que são pequenos e estreitos, dispostos na horizontal, torna-se muito importante ter um extremo cuidado na posição da máquina na hora de bater a foto. Uma ligeira inclinação para cima ou para baixo desloca o posicionamento correto do flash sobre o "alvo" a ser fotografado.

Para estes flashs a mira deve estar perfeita para o objeto a ser fotografado, senão muito da claridade proporcionada pelo flash é perdida, indo para baixo ou para cima do que vc gostaria de fotografar, prejudicando assim o resultado final.

Talvez um flash externo não sofra tanto com isso, com o direcionamento preciso.

Renato
31-07-2005, 21:10
Murilão,

Na verdade, postei apenas um exemplo da foto..e não do
fotografo... :) hehehe, que foi perfeita para ilustrar um
problema sério que nós possuidores de "digitais" de
baixo/médio custo vivemos..que é a incapacidade das mesmas de
oferecer uma luz decente para ambiente interno...note
na foto que você tirou, na caixa do Dennis a madeira
natural da lateral é visulizada apenas na caixa da
esquerda..a da direita, tá mais para preto e a razão é
a falta de iluminação, que no casa da esquerda só foi
possível pela ajuda daquela porta nos fundos...

Esta semana, vou checar os custos disso tudo que
sugeriram e vou postar aqui para quem quiser.

Ps. Queria postar umas fotos de minhas caixas aqui no
forum e simplesmente não consigo..hehehe..ficam pretas,
quando não são e como são altas, preciso de distância.

Um forte abraço meu amigo,

Renato

Renato
10-12-2006, 15:43
Amigos,

Como esta área tem sido muito movimentada, estou dando um UP neste tópico.. :legal: já que o problema continua...hehehe... queria mesmo era bolar uma iluminação o mais natural possível... :) Vale qualquer idéia!!! :D

Renato