PDA

Ver Versão Completa : sala de home theater, com ou sem janela?

Carlos Lima
21-06-2003, 14:24
Olá Pessoal,

Estou construindo uma casa, e a sala do home theater terá as me
didas seguintes: 7 metros de comprimento, 4,70 metros de largura e pé direito de tres metros.
Não sei se coloco uma janela de 1,20metros por 1,20 metros, ou
se deixo a sala totalmente fechada, apenas com a porta de entra
da. Com janela ou sem, a sala ficará escura. Sem a janela, que é a minha intenção, eu fico livre dos barulhos da casa vizinha, dos ruídos da rua, um total isolamento para assistir filmes bem concentrado. Usarei um ar condicionado split, e um ventilador de teto. Faço uso de projetor com tela de 100 polegadas.
Pergunto a todos vocês, se sem a janela esta sala não ficará
abafada? Será que o ar não ficará carregado? Será agradável ficar nesta sala?
Agradeceria sugestões, mesmo daqueles que não tem uma sala de som, mas que trabalham ou convivem em uma sala fechada, pois eu não tenho este tipo de experiencia e qualquer opinião será benvinda. Adianto que não sou fumante .
grato a todos que puderem colaborar.
Carlos Lima

Dmaumau
21-06-2003, 14:38
Carlos, estou construindo a minha sala também SEM janelas, apenas com ar condicionado.

Na minha opinião, podendo evitar janelas, estarás solucionando uma série de problemas acústicos, sem contar de excesso de iluminação.

Dennis
21-06-2003, 18:11
Carlos,

Contanto que as janelas fiquem fora da área das primeiras reflexões (vide outros tópicos neste fórum) e que seja possível cobri-las com cortinas razoavelmente espessas, não há tanto problema assim em tê-las.

Abraço,

eWalker
21-06-2003, 18:33
acho melhor sem janelas, pois é mais um item para se preocupar, principalmente com vibrações indesejáveis (acontece c/ as minhas, tanto, que tenho q deixá-las abertas)... qdo for construir a minha, COM CERTEZA será sem..

Dennis
21-06-2003, 20:24
Bom, estou supondo que as janelas não vibrariam, mas foi um ponto muito bem lembrado pelo Esdras. Idealmente a sala realmente não deveria ter janelas, mas sei lá se com o tempo não vai ficar muito úmido lá dentro... :doente:

Márcio
21-06-2003, 21:41
Aqui no sul do RS isso sería impossível, na metade do inverno eu entraría na sala pra nadar e não assistir filmes.....

Ryche
21-06-2003, 23:31
Vou dar outra dica... hehehe
cave um buraco no chao, construa sua sala ali, assim voce pode ter um subwoofer de verdade num volume de verdade e nada de vibracao nem vizinhos enchendo o saco... :D

na verdade acho que eh a unica solucao... subterraneo... :D

eWalker
21-06-2003, 23:44
hmm... bem pensado Ryche.. :rolleyes: :D

Dmaumau
22-06-2003, 01:48
Pessoal,

Só para dificultar a "omnipresença" da poeira, já valeria a pena excluir as janelas... :xingo: :diabo: :xingo:

Roosevelt
22-06-2003, 05:03
Carlos,

Um amigo possui uma sala com características bem semelhantes à sua. Na época em que ele estava reformando a casa, pude dar minha contribuição e o resultado foi muito bom.

Ele tinha a mesma preocupação de instalar ou não janelas.
O problema é que a sala não seria usada exclusivamente para filmes, mas também seria uma sala de música e portanto não poderia parecer uma sala de cinema, escura e sombria (quando fora de uso). Não sei se ^você têm essa preocupação, mas é algo a considerar.

A solução foi instalar não uma janela, mas uma espécie de vitrô de cerca de 5 mts numa das paredes laterais. A instalação foi feita com total vedação e há a possibilidade de se abrir uma das seções desse vitrô, caso queira. Como a janela dava prum jardim, com árvores altas, o ambiente já estava suficientemente escuro, bastando simples persianas verticais com forro (aquelas de tecido misto de algodão). A janela deu muito mais vida ao ambiente. Se você não possui uma vista tão bonita, mesmo assim vale a pena. E como o povo já disse aí em cima, um projeto que considere janelas não irá afetar negativamente sua sala, desde que executado com competência.

Na parede oposta à tela, foi instalada uma porta de correr, que quando aberta deixava uma ótima entrada para ventilação, já que o corredor à ela conectado possuia apenas essa função, por meio de uma janela. Assim, com a porta aberta bem no meio da parede, a janela do corredor acrescentava mais luz à sala. Mais uma vez, se têm uma sala agradável, onde se pode conversar, ouvir música e no momento certo, curtir um bom filme.

A idéia é ter uma sala de cinema que não seja apenas uma caixa preta! :D A grande vantagem é que com as cortinas e a porta, se decide a qualquer momento se aquela sala é para filmes ou música.

Tenha em mente:
Não é você que precisa se adaptar à sala e sim ela que deve servir à você. E já que está construindo, por quê não criar um ambiente agradável?

Abraço,
Roosevelt

Nilton.P
22-06-2003, 10:00
Achei a sugestão do Roosevelt muito boa.

Também não sou favorável a sala sem janela , acho que se for bem dimensionada , traz até um charme para a sala . Pense voce ouvir o DVD "As Quatro Estações de Vivaldi" olhando para um jardim ou mesmo para o céu , é muito bom.

Acho que sem janela e sem luz natural o ambiente ficará extremamente frio e sem vida .

Na minha opinião , acho que a coisa ser muito técnica tira a beleza que podemos encontrar em outros pequenos detalhes não tão técnicos mas extremamente "belos" .

Creio que o Denis e muitos outros aqui podem dar valiosas dicas , de onde colocar esta janela e também ficar um ambiente perfeito ou "quase".

Abraços

Ryche
22-06-2003, 12:09
de qualquer maneira eu acho o isolamento acustico FUNDAMENTAL.
a maior decepcao que eu tenho aqui em casa eh justamente nao poder ouvir musica no volume que eu quero, tenho que ouvir baixo porque se não a casa treme e isso é FRUSTRANTE, voce compra um equipamento de primeira linha gasta uma fortuna e quando vai ouvir, vem um vizinho CHATO reclamar (porque ele nao vai ver TV?) imagine então quando voce além de tudo gasta uma fortuna com a construção da casa onde voce já poderia ter resolvido 80% deste problema e agora não dá mais...

eu falei brincando do subterrâneo, mas para mim seria uma saída real se eu nao conseguisse um terreno muito grande com uma casa com isolamento.

acho que a janela é o menor dos problemas, dá para contornar mas vai MAIS grana e MAIS GRANA pra voce tirar vibração e colocar cortina, ainda tem que isolar acusticamente e tudo mais...

[]'s

eWalker
22-06-2003, 12:39
hmm.. pra mim Cinema é escuro e sem janelas... e outra: Cinema não combina muito com Arquitetas/Arquitetos.... na minha futura casa, terei um Cinema e uma Sala de TV.. na sala de tv, terei janelas, vistas bonitas, luz, etc... mas no Cinema --> será Cinema mesmo.. fechado, c/ ar e desumidificador, projetor, etc... e tbém isolamento acústico, para não incomodar ninguém e nem ser incomodado...

Dmaumau
22-06-2003, 13:53
Esdras, essa é exatamente a minha idéia.

Já para o living, esse sim claro, arejado e totalmente envidraçado, é só fazer um projetinho simples de multiroom e pode-se curtir as quatro estações de Vivaldi, olhando para um belo gramado, piscina, etc e tal, com os equipamentos guardadinho na sala à prova de poeira.

Esse sim é o paraíso. :D

edson
22-06-2003, 14:29
Fico com a sugestão do Dennis, uma janela fora das primeiras reflexões e coberta com uma cortina expessa. quanto ao isolamento e as vibrações , poderia comprar uma janela acustica que já vem pronta bastanto para tal uma boa instalção. utilizando vidros duplos de 6 mm o problema estaria resolvido.
Quanto ao ventilador de teto, acho que só vai prejudicar, principalmente utilizando projetor, e também é dispensavel voce já terá ar condicionado na sala

Ryche
plagio não vale esta idéia eu já tenho a alguns anos, so me falta o dindin, o unico´ponto que não consegui resolver foi o da ventilação, mas a melhor opção realmente e esta cavar um buraco

Roosevelt
22-06-2003, 14:43
Um ambiente construído com cuidado, pode suportar janelas e até mesmo clarabóias. :D
Se não tiveres mão de obra decente, melhor fazer a caixa preta mesmo e utilizar o ambiente somente para filmes, mais nada. :(

Agora, se dedicar um pouco de tempo e um orçamento apenas ligeiramente maior, não se arrependerá!
Além do mais, a preocupação primeira deve ser a acústica. Já ví salas sem nenhuma janela, mas com acústica horrível. Tudo é relativo. Independente da escolha, a questão é fazer DIREITO!
Não dá pra culpar as janelas, por uma acústica ruim, por exemplo. Deve-se sim culpar o pedreiro ou responsável pela obra.

Abraço,
Roosevelt

edson
22-06-2003, 14:47
culpar o pedreiro esta foi boa,
parece decorador quando o cliente reclama do movel, a culpa foi do marceneiro que não seguiu minhas instruções.

Roosevelt
22-06-2003, 15:01
Temos que por a culpa em alguém, não é mesmo! :D
Agora saí dessa, que não sou decorador não! :suspeito:
Decorador é igual padeiro inexperiente, vive queimando a rosca! :bunda: E essa, definitivamente não é minha praia.

Agora, só acho que não adianta nada gastar fortunas em caixas, receivers, projetores e o ******o, pra depois mendigar um pedreiro de ***** que simplesmente estraga tua sala. :irado:
Se a pessoa decidiu contruir, melhor fazer direito, pois o metro de areia e cimento não tá nada barato!

A montagem do HT só termina quando acaba! :gemeos:

Abraços,
Roosevelt

Carlos Lima
22-06-2003, 15:05
Dei poucas dicas pra voces. Eu ja estou construindo uma sala no pavimento inferior, aberta, ao lado de uma piscina, com um som antigo aproveitado neste ambiente. E na casa eu ja possuo sala de visitas. Eu quero assistir a um show, e sentir a sensação de estar lá, assistir a um filme sem a interferencia do som dos carros na rua, ouvir música sem interferencias, e penso que o ar condicionado resolve o problema da troca de ar no ambiente. Acho que vou arriscar sem janela.
Carlos Lima

Dmaumau
22-06-2003, 15:59
Bem vindo ao clube :tu:

eWalker
22-06-2003, 19:24
não adianta... não consigo admitir.. Cinema COM JANELA... não combina!!!! mesmo sala de áudio!!! quem tem uma janela (ou um monte) vibrando com os graves de um Senhor dos Anéis ou Star Wars da vida sabe do que eu estou falando!!!

depois vai vc, aplicar silicone e o diabo a quatro tentando tirar as vibrações, a luminosidade, qdo vc quer assistir um filme sábado a tarde.... etc...... eu sou anti-janelas!!! :D

Márcio
23-06-2003, 01:34
Aqui só com um desumidificador para galpão de 1.000m2, caso contrário não dá conta.
Ontem escorria água pelas paredes do banheiro, parece que deram um jato de mangueira, hoje fez sol e ao invés de escorrer água estava apenas molhado...
Abraços