Ver Versão Completa : Instrumentos de Época
Pessoal,
Não vivo só de rock :D, e em vários momentos curto música erudita, afinal foram 7 anos de piano quando eu era mais novo :p.
Tenho 3 discos que gostaria de recomendar e que foram gravados com instrumentos de época, na intenção de reproduzir o mais fielmente possível como era a música antigamente.
1.
Brandenburg Concertos 1-6
J. S. Bach
Il Giardino Armonico
Teldec, série "Das Alte Werk" (A Obra Antiga) 1997
2.
Concerti Grossi Op. 6, nos. 1, 2, 3, 5, 10 e 11 ou versão completa
G. F. Handel
The Academy of Ancient Music
Harmonia Mundi 1998, gravado na Igreja de Saint John em Londres
3.
Le Quatro Stagioni
A. Vivaldi
Concentus Musicus Wien
Teldec, série "Das Alte Werk" (A Obra Antiga) 1993
Há quem diga que as obras (1) e (2) são as duas mais importantes do Barroco, e as gravações estão impecáveis. Especialmente de manhã cedo, num dia que acordo sem pressa e ainda está bem quieto lá fora, essas interpretações me deixam totalmente fascinado.
Se alguém tiver outras sugestões de gravações com instrumentos de época, eu adoraria saber. :concordo:
Abraços
mmartins
09-11-2002, 09:58
Caro Dennis,
Sobre instrumentos de época, tenho algumas gravações que depois passo aqui. Parece-me que existe uma gravação de Brandenburg que revolucionou a indústria de gravaçoa, vou ver se me lembro. Sobre o Brandenburg e osconcertos do Handel serem as maiores obras do Barroco, existe uma outra frente que diz: as maiores obras seriam: A MISSA DO BACH, PAIXÃO SEGUNDO SÃO MATHEUS DO BACH, CRAVO BEM TEMPERADO DO BACH, VARIAÇÕES DE GOLDBERG DO BACH, ORATÖRIO DE NATALDO BACH, QUATRO ESTAÇVÕES VIVALDI, PARTITAS E SONATAS PARA VIOLINO DO BACH, BRANDENBURG DO BACH, e tantas outras. Veja, que o tal do Bah está em todas. Tem um outro grupo que acha que Haydn foi o maior de todos: Alguém já escutou a CRIAÇÃO, QUARTETOS, ESTAÇÕES do Haydn ? É maravilhoso. Ok ?
Só pra lembrar, voce ficou de abrir um tópico para podermos descrever os termos técnicos - dinamica, transientes, ect - lembra ?
Att.
Carlos Dantas
09-11-2002, 23:21
Prezados Dennis e Martins
Dennis; voce citou tres obras magníficas do barroco alemão, inglês e italiano. Haendel apesar de alemão viveu a maior parte de sua vida musical na Inglaterra. São tres obras primas e as interpretações que voce citou são magníficas. Destas que voce citou "As quatro estações " de Vivaldi tem uma versão em DVD que é imperdível. É de emocionar estátua de pedra e voce encontra na praça com facilidade. Trata-se de integrantes da orquestra Filarmônica de Berlim, regida pelo Karayan e a parte do violino é tocada pela violinista Ane Sophie Mutter. Que gravação, e que interpretação espetacular. Se voce não gostar eu lhe envio o dinheiro que voce pagará por ela! Se Vivaldi tivesse vindo ao mundo para compor apenas esta obra já seria o suficiente para ser consagrado como um dos grandes músicos de nossa civilização.
~Existe tambem um outro DVD com a mesma orquestra e o mesmo maestro e a mesma violinista tocando um dos concertos para violino de Bach e a cantata Magnificat do mesmo Bach. Tambem pode comprar que eu garanto. Só que estas duas peças voce precisa ouvir com muito pouca luz na sua sala, sem nenhum barulho de fundo e de joelhos. Meu Deus! Como pode alguem ser capaz de nos trazer tanta beleza! É como se alguem conseguisse trazer o céu até voce. Voce já deve ter percebido que eu e o Martins somos fãs de carteirinha do nosso amigo João Sebastiâo. A música de Bach é de uma beleza pura, como raios de luz difratados por um diamante. Dennis, acredite em nós, é outro departamento, é o topo da pirâmide da arte musical. Parabens por voce tambem apreciar a música deste gigante!
Abraços
Dantas
"...Bach é de uma beleza pura, como raios de luz difratados por um diamante"
Caro Dantas, agora você caprichou!!!!!
E como anda a sua participação na Clube do Áudio? Não vejo a hora de ver um artigo seu lá. Fala para o Fernando que o pessoal aqui do fórum está exigindo, e que certamente a revista dele vai ficar muito melhor com seus artigos.
Já imprimi seus comentários sobre estes CDs e vou tentar comprá-los na próxima oportunidade.
Acho que deveríamos trocar mais idéis sobre Cds.
Abraços
Carlos Dantas
10-11-2002, 09:50
Prezado Eduardo
A minha participação como articulista da revista ainda vai demorar um pouco porque estamos ainda tentando definir o tema. De qualquer forma eu agradeço o incentivo que os amigos deste forum estão me dando. Quanto a música posso lhe garantir que voce virá brevemente engrossar o clube dos amigos e fãs do João Sebastião Bach. O que recomendei a voces no comentário anterior são DVDs e não CDs. É fantástico!
Abraços
Dantas
DVDs? Ok, vou procurá-los assim mesmo.
grato pela dica.
mmartins
10-11-2002, 17:04
"...Bach é de uma beleza pura, como raios de luz difratados por um diamante"
Senhores,
Acho que o nosso amigo Carlos Dantas foi até simplório sobre o João. Pra mim Bach é incomparável, sem dúvida éo topo da pirâmide da música, indiscutivelmente.
Querem ver como é engraçado uma pessoa dizer que não gosta de um compositor: estava numa festa na casa de um neófito e um dos visitantes disse que não gostava de Ravel, que pra mim é um soberbo orquestrador. Lá pra tantas, rolou um DVD do Concerto de Fim de Nao de 1997 da Philarmonica de Berlim regida pelo grande Claudio Abado. Neste DVD temuma música chamada Rapisódia Espanhola de Ravel. Chamei o visitante para ouvir o quarto movimento( féria ) e perguntei a ele se ele gostava das música que estava ouvindo. Disse-me ele: que música maravilhosa. Concordo com ele pois está música de Ravel realmente é incrível, mas quando disse a ele que era Ravel caiu de vergonha. Acho que ele agora vai dar mais ouvidos ao Ravel. Da mesma forma, acontece com bach, muitos não ouvem por que ouviu o galo cantar sei lá onde. Eu pelo menos sou fã de carteirtinha.
Att.
Ok, vocês ganharam. Vou prestar um pouco mais de atenção neste tal de Bach. Mas, particularmente falando, se ele fosse tão bom assim já teria aparecido no Faustão....:D :D :D
Abraços e um bom início de semana a todos.
O pianoforte foi muito utilizado no seculo XVIII e é caracterizado pelo seu tom claro, graves sonoros e pela leveza e precisão do seu mecanismo.
Na verdade, é o piano para tocar Mozart, por excelência.
Sugiro a você : "Le Piano-forte en France" disques Pierre Verany PV.790032
O piano utilizado nesta gravação é um Zuckerman, cópia de um pianoforte Stein de 1786:tu:
Abração!
Carlos Dantas
07-10-2005, 10:46
Prezado Magus
Ao ouvir gravações que foram feitas em pianos fortes, que ainda existem em condições de uso, e ouvindo a sonoridade dos modernos Steinway e Bosendorfer podemoa avaliar que imenso progresso teve a sonoridade deste instrumento ao longo dos anos. Talvez tenha sido um dos instrumentos que tenha apresentado maior evolução sonora através dos tempos. Para mim o piano é o rei dos instrumentos! Adoro a sua sonoridade e a sua capacidade expressiva. Que maravilha de instrumento e como é lindo um piano de cauda inteira.
Abraços
Dantas
mario fernandes
07-10-2005, 11:03
... Destas que voce citou "As quatro estações " de Vivaldi tem uma versão em DVD que é imperdível. É de emocionar estátua de pedra e voce encontra na praça com facilidade. Trata-se de integrantes da orquestra Filarmônica de Berlim, regida pelo Karayan e a parte do violino é tocada pela violinista Ane Sophie Mutter. Que gravação, e que interpretação espetacular...
Sim, maravilhoso o DVD do Karajan - Vivaldi The Four Seasons:legal:
Para mim o piano é o rei dos instrumentos! Adoro a sua sonoridade e a sua capacidade expressiva. Que maravilha de instrumento
Concordo plenamente!!
O que mais me admira é sua dinâmica, capaz de tocar lado a lado com uma orquestra inteira :) .
A "capacidade expressiva" como o sr. citou realmente é de arrepiar:concordo:
Carlos Dantas
08-10-2005, 10:25
Prezado Magus
Desculpe-me a curiosidade, mas pela maneira que voce responde aos quesitos de música desconfio que voce é um pianista. Por falar em piano ,de cada 2 CDs que tenho um tem, em algum lugar, um piano. Se eu pudesse escolher como vortar à terra na próxima encarnação escolheria certamente ser pianista ou maestro.
Abraços
Dantas
MARCELOBV
11-10-2005, 21:32
O piano é um instrumento quase onipresente, para satisfação de uns e irritação de outros.
O piano de longe é "o maior" dos instrumentos musicais.
abraços
Marcelo
Prezado Magus
Desculpe-me a curiosidade, mas pela maneira que voce responde aos quesitos de música desconfio que voce é um pianista
Caro Professor,
gostaria de poder ter estudado muito, mas muito mais do que os 8 anos que estudei piano, quando também pude tomar contato com as partituras, aprender a interpretá-las e, ainda, foi nesta época que pude manter contato quase diário com o som de vários instrumentos , acústicos e também amplificados.
Não me considero pianista sob nenhuma hipótese, sou médico e acho que nasci para isso mesmo (graças a Deus).
Mas a música...esta está entranhada na alma! Por isso meu entusiasmo quando cito a sonoridade de um instrumento ou quando recomendo alguma obra para os colegas do forum.
Um grande abraço pra ti!
Renato_CWB
11-10-2005, 23:58
Não sei se é uma coincidência.... acabei de vasculhar meus CDs e encontrei três obras com instrumentos autenticos da época e todas estas três gravações tem maestros ingleses. Vejam só:
1) G.F. Händel, Water Music, The English Concert, Maestro Trevor Pinnock (gravadora Archiv Produktion)
2) G.F. Händel, Music for the Royal Fireworks, English Baroque Soloists, Maestro John Elliot Gardiner (gravadora Philips)
3) J.S. Bach, Oratório de Natal, Concertus Musicus Wien, Maestro Nikolaus Harnoncourt (gravadora Teldec), ==> esta gravação até mantem uma outra carácterística da época: soprano e alto são interpretados por artistas masculinas
Será que o fato dos maestros ingleses é uma coincidência ou alguém sabe dizer se na Inglaterra existe uma preservação maior no que diz respeito a autenticidade na interpretação deste tipo de obras?
Abraços!!
EDSON-BA
12-10-2005, 07:37
Caro Dennis!
Farei algumas recomendações:
1-MOZART-(QUATUORS MOSAIQUES)( Les Quartuors Dédiés a Haydn)
Gravadora: Astrée
Ref: E-8746 / 8747 e 8748
OBS: São três discos, um quarteto de corda belissimo as cordas dos intrumentos são de "tripa de carneiro" é sentar e viajar nessas execuções destas obras.
2-HAYDN (QUATOURS MOSAIQUES) (Trois Quatours)
Gravadora: Astrée
Ref: E-8799
Edson-Ba
vBulletin® v3.7.4, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.