PDA

Ver Versão Completa : HDTV ATSC e sistema brasileiro

algt
31-07-2005, 12:38
Olá amigos !!!

Alguém sabe me informar se acaso uma TV preparada para HDTV no sistema americano ( ATSC), como aquelas comp-radas nos EUA iriam ter algum problema para funcionar com o novo sistema brasileiro a ser implantado no futuro, independente de qual for ?? Seria necessário usar algum "decoder"?? Isso poderia trazer queda na qualidade de imagem ??? Alguém já teve experiência com TV's compradas na europa e instaladas nos EUA, ou vice versa, para saber se houve algum problema com relação a transmissão digital ???

Muito obrigado !!!
algt

Abras
31-07-2005, 14:29
Espero que funcione, porque a TV que comprei tem turner americano para HDTV via ar.

will
31-07-2005, 14:49
A maior frustração numa compra dessas é o sintonizador interno ser de um padrão diferente ao do nacional, ainda um mistério. Por isso é arriscado investir num tv com esse recurso. Outra questão é o sistema de cor, mas acredito que ninguém vá comprar um hdtv pra ver canal aberto.

Melhor é contar com as entradas hdtv-in e deixar a sintonia para o um set-up-box em nosso futuro padrão.

[[]]

The Keymaker
31-07-2005, 17:40
Eu estava rezando para aderirem ao ISDB(sistema Japonês), que é considerado o mais avançado.Maldito imperialismo norte-americano.Fazer o que...:discordo:

will
31-07-2005, 18:01
Key,

talvez eu não tenha sido claro, mas até onde sei ainda não foi definido o nosso padrão. Deixe para xingar depois. :D :)

[[]]

Dmaumau
31-07-2005, 18:19
Infelizmente uma TV dessas, no caso de se adotar outro padrão de transmissão, vai servir apenas como um monitor e será necessário comprar um decoder (ou set-top-box) externo.

Vejamos que surpresas o futuro nos traz.

;)

The Keymaker
31-07-2005, 21:22
Uffs...vlw Will:legal:

Tomara que o sistema adotado no Brasil seja o ISDB, ou então que criem um sistema brasileiro que seja tão bom ou melhor que o Japonês.

E sabiam que na França será adotado o MPEG-4 para compressão de vídeo?Tipo, com os DivX baixados na internet, realmente, a qualidade fica um pouco aquém da qualidade do DVD(já assisti Divx na TV, com um player de Divx, e a qualidade foi satisfatória), porém, ocupando um espaço cerca de 5x menor.Ou seja, se o MPEG-4 fosse usado com a mesma resolução(720x480) e taxa de transferência média(6mbps), realmente, seria obtida uma ótima qualidade de imagem.

Abras
01-08-2005, 10:12
Pessoal, no meu caso, o turner de HDTV é considerado como um Brinde.
Não paguei a mais por isso.

O preço da TV foi muito bom, para o tanto de coisa que veio. E não tinha opção sem isso.
E como ela ainda tem 2 entradas video componente e 1 hdmi, que venha um top-box!

The Keymaker,

Já existe DIVX em HD, entre no site www.divx.com (http://www.divx.com) e baixe a vontade.
Por enquanto, eles estão em 720p (1280x720), eu baixei alguns, e gostei.
Mas os WMVHDs em 1920x1080 ainda arregaçam!

Rash
01-08-2005, 12:18
Algt, leia esse meu post no outro tópico.
» http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=234915&postcount=223

Keymaker, vamos parar com esse preconceito. O sistema japonês não é o melhor não. Além dele ser o mais caro, ele tem a vantagem de ser mais "móvel" (ou portátil) e portanto apresenta uma qualidade um pouco pior. O americano de todos é o que tem a melhor qualidade (e por isso não é tão fácil de ser transmitido a aparelhos móveis). Depois, ele vai ter suporte a MPEG4 e Dolby Digital Plus. Realmente não sei como ele não adimite desenvolvimento.
» http://investor.dolby.com/ReleaseDetail.cfm?ReleaseID=169947
» http://www.atsc.org/standards.html

Eu, particularmente, preferia o sistema americano de HDTV.

Abras
01-08-2005, 12:28
Eu tambem prefiro o sistema americano por 2 motivos.
É o que tem a melhor imagem em alta definição.
E custaria mais barato comprar equipamentos americanos, que japonêses ou europeus.

O Japonês é o que tem maior mobilidade, como já dito acima, mas não presa a qualidade de imagem.

O Europeu é o pior de todos.

fbraghetto
01-08-2005, 13:20
Mobilidade em HDTV acho desnecessário...

Alguem imagina assistir TV enquanto anda de carro?

Sérgio Araújo
01-08-2005, 14:21
Mobilidade em HDTV acho desnecessário...
Alguem imagina assistir TV enquanto anda de carro?

Olha, tem muita gente confundindo SBTVD e HDTV. Antes de existir a segunda a primeira deve estar disponível. O Brasil precisa, antes de tudo, de um sistema digital. O consumidor A e B quer HDTV junto, mas o consumidor D e E não terá condições de entrar nesse mundo HD antes dos próximos 5 anos, mas pode usufrutar das vantagens digitais bem antes disso. Motorista assistir TV no carro é até proibido pelo CBT, mas passageiro de ônibus não tem esse impedimento. Ter conteúdo em tel. celular, por exemplo, tb é uma grande oportunidade de negócios. Não há sistema no mundo melhor em todos os aspectos. Todos oferecem uma característica camuflada: são flexiveis. Uns mais que outros e todos possuem ainda muito a ser desenvolvido.A Europa preferiu criar seu próprio sistema porque as características dela são bem diferentes das americanas. Eles precisam, por exemplo, ter o mesmo conteúdo transmitido em vários idiomas ao mesmo tempo. Os Japoneses precisavam de um sistema que tivesse grande mobilidade e portabilidade, o que o ATSC não oferecia. Os Chineses buscam alguma coisa mais robusta e barata. A TV digital vai mudar a forma de ver e interagir com a TV.

Abraços

Sérgio Araújo

carlos_camardella
08-08-2005, 16:43
Concordo com o Sérgio. Para se ter HDTV nada mais é preciso que usar maior banda no canal digital, no mesmo sistema adotado para a TV digital comum.

Tanto faz se é ISDB, ATSC ou DVB, a HDTV e D-TV comum usarão o mesmo sistema. A D-TV comum usa hoje uma banda entre 1,5Mbit/s e 3,5Mbit/s em MPEG-2, sendo que a operadora aumenta a compressão dos canais menos importantes (3,5Mbit/s ficaria para uma HBO ou Fox, por exemplo). HOJE já é feito assim. Para HDTV só se precisa de uns 12 Mbit/s em MPEG-2 ou 8Mbit/s em MPEG-4. Para cabo não há problema, mas para TV via satélite é mais complicado.

Ora, no cabo ou no ar (sem satélite) um canal analógico de 6 MHz pode chegar a comportar até mais de 20Mbit/s, portanto nele podem estar canais digitais D-TV comuns convivendo com um canal de HDTV.

Apenas reforçando:

- O ISDB é uma extensão do DVB-T, ou seja, tem recursos ADICIONAIS para possibilitar a mobilidade, pois permite usar dois padrões de modulação (QPSK/QAM) no mesma faixa de freqüência, ao mesmo tempo, ou seja, como o QPSK é mais robusto, pode ser usado para mobilidade e não vai roubar banda dos canais QAM de TV indicados para usuários fixos. Também existem algumas maiores proteções quanto à correção de erros na recepção, pelo uso mais pesado de FEC (Forward Error Correction). Ou seja, se não se faz questão de mobilidade, o ISDB não leva vantagem alguma sobre o DVB-T.
Também há previsões no padrão quanto à multimídia interativa (canal de retorno), mas isso não está sendo cogitado de ser usado nem na Europa nem nos EUA, só no Brasil e no Japão (mas lá eles têm muito mais grana e muito maior concentração de usuários que nós, ou seja, o sistema acabaria ficando viável para eles, embora ainda não esteja essa funcionalidade em operação).

O ATSC foi bolado para ser usado em redes de cabos, assim como o DVB-C. Para isso ele é excelente e supera o DVB, mas para transmissão pelo ar ele é extremamente problemático, e as soluções de contorno são muito caras e são sempre do tipo "dando um jeitinho". É fria, em cidades grandes é totalmente inviável.

Logo, por dedução, chega-se à conclusão que o melhor sistema seria o europeu, financeiramente falando. Tecnicamente, o japonês será superior se e somente se as "features" adicionais forem utilizadas. Se a Globo se interessa pelo padrão japonês, pode ser porque ela se desfez da NET e agora quer voltar ao mercado de Internet e Multimídia (fornecendo até triple-play, quem sabe ?) e talvez haja algum conchavo dela com operadoras de celular.

Em relação ao preço de fabricação das set-top-boxes, basta fabricá-las na China que ficarão baratas, independente do sistema adotado. Mas se for o ISDB pagaremos royalties ao Japão, muito embora com uma STB DVB-T se possa sintonizar os canais comuns e HDTV transmitidos em ISDB no padrão básico (ou seja, só uma modulação na mesma freqüência). Só não pegaríamos os canais "móveis" nem teríamos canal de retorno, mas isso é só uma questão de firmware, o hardware para recepção é praticamente o mesmo.

A única diferença entre o ISDB básico e o DVB-T europeu é que na europa se usa canais de 8 MHz e no japão e resto do mundo os canais são de 6 MHz, nada que seja impeditivo, pois muitos sintonizadores modernos podem trabalhar em 6 ou 8 MHz, bastando um comando de software ou alterando jumpers na placa. Se os japoneses abrissem mão dos royalties o ISDB se alastraria rapidamente pelo mundo todo, mas exemplos como o betamax, vídeo-8mm e Laserdisc não faltam pra provar que eles sempre insistem no mesmo erro.

Abraços,
C.A.

The Keymaker
08-08-2005, 19:51
Mas afinal, o que é Set Top Box?

Sérgio Araújo
08-08-2005, 23:04
Mas afinal, o que é Set Top Box?

Para quem usa Cabo ou TV via satélite é aquele aparelho do tamanho de um DVD player onde se sintonizam os canais. Pra quem vai usar a TV digital e tem TV que não tem o sintonizador já construido dentro dela, meu caso, por exemplo, que tenho uma HDTV ready, será uma caixa que receberá o sinal de TV digital com o padrão a ser escolhido pelo governo e o envia para a TV pelas conecções S-Video, video composto ou video componente.

Abraços

Sérgio Araújo

carlos_camardella
09-08-2005, 09:19
Apenas complementando o que o Sérgio disse, o nome STB vem originalmente de

"TV set top box", ou seja, em bom Português, "caixa que se coloca em cima da TV", pois quando apareceu a TV-a-cabo as TVs só "pegavam" do canal 2 até o canal 13, e precisava-se de um sintonizador externo para se ver todos os mais de 100 canais disponíveis acima do 13, que vinham pelo cabo. Aqui no Brasil o pessoal o chama de "caixinha da NET" ou da Sky, TVA, etc.

Esses americanos...

Abraço,
C.A.

The Keymaker
09-08-2005, 20:34
Para quem usa Cabo ou TV via satélite é aquele aparelho do tamanho de um DVD player onde se sintonizam os canais. Pra quem vai usar a TV digital e tem TV que não tem o sintonizador já construido dentro dela, meu caso, por exemplo, que tenho uma HDTV ready, será uma caixa que receberá o sinal de TV digital com o padrão a ser escolhido pelo governo e o envia para a TV pelas conecções S-Video, video composto ou video componente.

Abraços

Sérgio Araújo
Ah, entendi.Como se fosse um decoder de TV a cabo.

fazambuja
09-08-2005, 21:50
Falando em ASTC:
Dolby Digital Plus Incorporated into ATSC Standard
http://www.audioholics.com/news/pressreleases/DolbyDigitalPlusATSC.php

Rash
10-08-2005, 22:22
Ah, entendi.Como se fosse um decoder de TV a cabo.
Mas é exatamente o decoder da TV a cabo. :) Mas "set-top-box" é o nome que o pessoal de língua inglesa dá.

Pois é Fazambuja! Logo a ATSC vai ter um sistema de som melhor do que o nosso querido DTS (e os discos de alta definição tbm). :legal:

fazambuja
10-08-2005, 23:17
Mas Rash será que ñ vai depender do bitrate transmitido?
Será que vai ser o muito maior do que a dos DVD atuais, para ñ dizer dos HD blueray? (apesar que por lá....)

Rash
11-08-2005, 23:07
É... o bitrate do Dolby Digital Plus é um pouquinho menor do que do DTS fullbitrate, cerca de 1400Mbps (o DTS full é 1511Mbps, se não me engano). Mas ele será muito mais eficiente do que o nosso querido DTS, assim você pode acreditar estar ouvindo uma trilha transparente (ou seja, a diferença para o original é imperceptível para nossos ouvidos) a um "custo" (= uso de banda) menor.

Claro que o Dolby Digital Plus não vai aparecer no DVD, mas será uma alternativa interessante para TV, já que o canal pode escolher transmitir em DD+ apenas os programas especiais. :legal:

AllanCesarini
12-08-2005, 10:45
É... o bitrate do Dolby Digital Plus é um pouquinho menor do que do DTS fullbitrate, cerca de 1400Mbps (o DTS full é 1511Mbps, se não me engano). Mas ele será muito mais eficiente do que o nosso querido DTS, assim você pode acreditar estar ouvindo uma trilha transparente (ou seja, a diferença para o original é imperceptível para nossos ouvidos) a um "custo" (= uso de banda) menor.

Claro que o Dolby Digital Plus não vai aparecer no DVD, mas será uma alternativa interessante para TV, já que o canal pode escolher transmitir em DD+ apenas os programas especiais. :legal:

Rash,

Acho que você errou um pouquinho... DDP rodando a 1400Mbps significa um total de 1.26TB para um filme de 2 horas. Não dá para armazenar isso em um BD, ou em um HD-DVD, e até em HD acho complicado. Não seriam 1.4Mbps?

Allan

fbraghetto
12-08-2005, 10:56
O correto é 1,511 Mpbs (ou seja, 1,4 Gbytes para 2 horas de filme)

Rash
14-08-2005, 14:16
Rash,

Acho que você errou um pouquinho... DDP rodando a 1400Mbps significa um total de 1.26TB para um filme de 2 horas. Não dá para armazenar isso em um BD, ou em um HD-DVD, e até em HD acho complicado. Não seriam 1.4Mbps?

Allan
É, isso. :legal: Ou 1400 kbps, que foi o que eu queria dizer.