PDA

Ver Versão Completa : Tela DIY ou Tela Pronta.

RLB
01-08-2005, 17:39
Uma tela fixa 16:9 não sai por menos de R$1000 e uma tela DIY não passará de R$200 (ou até menos).
Para uma melhor imagem, vale a pena investir os R$800 de diferença na tela ou partir para um bom dvd-player? Tela pronta e upgrade de dvd não tem jeito, ou um ou outro. Meu dvd atual é um pioneer sem ps e o ps do projetor é meia boca...

Se caso for um tela DIY, estive pesquisando a de fórmica. Fórmica, pela facilidade em se fazer a tela. Pensei em tecido, mas acho que a textura do tecido prejudicaria a imagem e tb é muito dificil limpa-lo adequadamente. A dúvida é, qual fórmica usar?

Mate (lisa) branca?
O com microtextura?

A mate parece sujar com mair facilidade e o "branco" não é tão branco.
A com microtextura, é mais fácil de limpar e tem vários tons de branco. Tem uma puxado para o cinza (artico) que achei interessante. A textura é bem pequena, não é como em tecido blackout...

Obrigado,
Rômulo.

joao_neto_pb
01-08-2005, 17:43
Voce tem como testar as variáveis? O que apresentasse mais diferenças voce trocaria.

RLB
01-08-2005, 20:36
Infelismente não tenho como testar. Teria que testar, tela pronta, as varias fórmicas e o dvd-player, oq eu trouxer para casa, tenho que ficar...
:(

ableal
02-08-2005, 09:41
RLB,

a diferença entre uma tela pronta e uma DIY não está necessariamente no preço. DIY é para quem GOSTA de fazer por conta própria, mas isso não tem por objetivo a economia de dinheiro.

portanto, se voce tem o trabalho manual como hobby, acho que vai ser uma experiencia muito legal, voce fazer a propria tela, mas se isso vai ser trabalho e nao prazer, para voce, entao sugiro que voce economize esses 800 reais de pura apurrinhação e compre pronto.

RLB
02-08-2005, 10:06
Andre, na realidade eu gosto de fazer esse tipo de coisa. Fiz o suporte para o projetor e o resultado me surpreendeu, não gastei nada, só com sucata que eu tinha em casa (posto as fotos hj)! Outra coisa que sempre tive vontade de fazer é o móvel para HT, fiz um projeto simples e acho que vou me animar dessa vez. :) Mas o meu objetivo na realidade é ter a melhor imagem com R$1000. Se eu soubesse que a tela pronta+dvd sem ps tiver um resultado melhor que tela DIY+dvd de R$800, esqueceria a tela DIY.:legal:

pceylao
02-08-2005, 10:38
Rômulo,
Minha tela foi feita com o tecido de uma tela comercial. Ela era de enrolar mas não era tensionada.
Algumas marcas nacionais tem telas fixas (quadro) por um preço mais atraente.
a Plastilux me cotou na época uma tela de 100" por R$ 570,00.
Já a minha foi R$ 175,90.
Você lembra do Tecido Blackout que você levou para testar? testei ele com minha tela e preferi o Blackout...

RLB
02-08-2005, 10:44
E aí Paulo.
Pois é, lembro que vc comentou que gostou do tecido (que depois enviei para o Teco), mas ele sujava muito facil e lembro de ter lido que o Filipão estava estranhando o "relevo" daquele tecido. O FernandoC me deu uma dica de outra fabricante de telas mais em conta tb. Vou dar uma pesquisada, mas minha tela terá que ter apenas 50" wide. De qualquer maneira, consegui um pedaço de formica e hj farei um teste. Estou usanto papel A4 na parede, por enqt e o resultado é mil vezes melhor que a própria parede. :D

Valeu pelas dicas do suporte, fiz o meu baseado naquele seu esquema...

Abraços,
Rômulo.

XTAR
02-08-2005, 12:28
Comprei o meu 4805 e também uma tela de 92", apenas optei pela tela porque não me desfiz da TV LG de 34", assim sendo a tela desce na frente da TV.

Tive a oportunidade de projetar na parede e depois na tela, sinceramente... não têm muita diferença não.

Na minha opinião, se puder faça sua tela e economize, eu só não fiz pelo motivo citado acima, se não o teria feito, ou teria projetado direto na parede, tudo é claro com as devidas precauções...

Abraços !!!:legal:

RLB
03-08-2005, 09:27
Xtar, valeu pela dica, talvez com a tinta apropriada seja possível um bom resultado na parede, no meu cado, a cor da parede é palha e isso atrapalha um bocado...
Fiz o teste com a fórmica branca com microtexturas. As cores fiaram mais vivas, mas a textura atrapalhou, parece que perde definição. O brilho tb ficou exagerado, nas cenas claras ficou ruim. No geral, ficou melhor que a parede e pior que no papel. Estou descartando a fórmica...

bira
03-08-2005, 10:12
A escolha entre uma tela DIY e uma pronta deve levar em consideração como é seu hometheater. Se voce já fez o suporte para projetor e está pensando em um móvel feito por voce, acho que voce deve fazer a tela também.

Minha tela foi feita por um marceneiro. Foi utilizada uma chapa de MDF de 108'' de diagonal, pintada com tinta PU branca. Ficou ótima. Custou uns R$300 se não me engano.

Valeu a diferença de R$700? Sim, na época valeu.

Agora estou reformando meu HT e vou comprar uma tela pronta. Por que? Oras, R$1000,00 a mais não faz muita diferença no custo total do HT e ter uma tela DIY não "combina" com o resto do HT.

No seu caso, voce deveria sim fazer a tela. Garanto que pode ficar tão boa quanto uma comprada pronta. E além disso voce pode falar com muito orgulho que foi voce quem fez!