Ver Versão Completa : Transistorados requerem aquecimento?
Tem um tempão que tenho essa dúvida. Sei que os valvulados requerem um tempo para as valvulas aquecerem, mas e nos transistorados?
Sempre que ligo meu som, sinto que ele fica mais "solto" depois de uns 20 minutos, apesar de meu setup ser todo transistorado...
fazambuja
07-08-2005, 23:51
Ñ precissa ñ...provavelmente você fica mais relaxado e acustumado com o som.
Mesmo vale para um Burn-in desse tipo de aparelho...(alhas brilhante jogada das empresas para impedir que você devolva algo antes dos 15 dias lá fora).
RLB,
equipamentos transistorizados precisam estabilizar uma temperatura ideal de funcionamento para desempenharem o máximo. :tu:
Confie em seus ouvidos que sua impressão procede.
Amplificadores digitais como o bel canto, recomenda-se que não sejam desligados nunca para que a temperatura de funcionamento esteja sempre "ótima".
A diferença é que a válvula precisa de aquecimento até para começar a "funcionar". Já um transistor começa a funcionar mesmo frio. E o fato de funcionar, conduzindo corrente elétrica, gera calor que o aquece. E a temperatura de uma junção PN de um transistor afeta diretamente seu ponto de funcionamento, o que afeta todas as polarizações e correntes de repouso dos circuitos.
No caso de circuitos de baixo sinal (prés por exemplo), aprende-se nos cursos técnicos de eletrônica ser necessário uns 2 minutos de aquecimento antes de começar as medições e testes nos circuitos em laboratório.
Para etapas de potência, esse tempo pode ultrapassar mesmo os 20 minutos, até que haja estabilização na temperatura dos dissipadores e se estabeleça um equilíbrio.
Radioamadores sabem que sua portadora só fica totalmente estável depois de meia-hora de QAP/QRV...
...provavelmente você fica mais relaxado e acustumado com o som.
Eu tb pensei que pudesse ser isso, mas pelo que nossos colegas falaram, realmente deve-se ter um periodo de aquecimento.
Obrigado,
Rômulo.
Romulo, existe sim um tempo de "aquecimento" , como os colegas ja disseram. Em qualquer circuito é necessario uma "equalizaçao" da temperatura para que este passe a trabalhar com o melhor desempenho. Alguns componentes atingem mais rapido o ponto, outros levam mais tempo. Sempre mais rapido que o circuito de valvulas, mas mesmo assim existe sim um tempo de aquecimento e "acomodaçao" do circuito.
Abraços
Ariel
tô com o Ariel....aquecimento é importante para a equalização
com bem disse o Magus a Bel Canto recomenda não desligar os equipamentos. Por dois motivos: mantê-los aquecidos e evitar o liga/desliga
o mesmo ocorre com o ACOrganizer, manter sempre ligado
rodrigojr
08-08-2005, 10:35
Precisa sim, vários fabricantes recomendam inclusive que se deixe os equipamentos em "stand-buy" para manterem a temperatura ideal de funcionamento. Inclusive dizem que aumenta a "longevidade" do aparelho.
RLB
Só para ilustrar: certa vez um amigo trouxe em minha casa o seu decibelímetro para calibrar o meu sistema. Quando ele chegou o sistema estava desligado. Ligamos e iniciamos imediatamente os ajustes. Conversamos por volta de meia hora enquando rolava um show no DVD, antes de sair ele resolveu dar uma conferida, pois não é que todos os canais estavam com no mínimo 0,5dB de diferença, inclusive um deles tinha 1,5dB a mais do que o encontrado nesta última medida. Concluímos que a razão disso era o ajuste ter sido feito com o receiver ainda frio.:tu:
abraços
Fontes
com o aumento da temperatura os parametros dos transistores se alteram, inclusive o fator de amplificação de corrente (beta).
Isso muda o ponto de operação do componente e, consequentemente, do circuito.
um abraço
victoriobenatti
08-08-2005, 14:53
Só para "esquentar" um pouco este tópico:
Se pegarmos o mesmo transistorizado, primeiro totalmente frio e depois plenamente aquecido, colocarmos as mesmas músicas nas duas audições, será que dá para notarmos diferenças na sonoridade ?
Caso positivo, quais ?
Victório Benatti
carlos_camardella
08-08-2005, 15:13
Só para "esquentar" um pouco este tópico:
Se pegarmos o mesmo transistorizado, primeiro totalmente frio e depois plenamente aquecido, colocarmos as mesmas músicas nas duas audições, será que dá para notarmos diferenças na sonoridade ?
Caso positivo, quais ?
Victório Benatti
Victório,
Duas coisas mudam, essencialmente: o ganho e o timbre, um vai ficando maior e o outro mais "quente", em geral. A corrente de Bias vai aumentando com o passar do tempo e o aquecimento do circuito, mudando o ponto de operação e inclusive alterando o ponto onde o circuito passa de classe A para classe B (no caso de um classe AB), também a distorção por crossover se altera. No entanto, qualquer amplificador transistorizado que precise de mais de meia hora de aquecimento para estabilizar-se deve ter problemas de projeto. Porém, essa meia hora não é tão necessária assim, pois as diferenças não são tão notáveis quanto com os valvulados, muitas vezes são imperceptíveis.
Amplificadores digitais sofrem mais com isso, por causa da velocidade de chaveamento dos mosfets, que também se altera, inclusive suas fontes chaveadas passam pelo mesmo problema, gerando uma cascata de instabilidade. Esse é um dos motivos que os computadores demoram para abrir o vídeo quando você os liga, pois as placas-mãe têm um circuito de retardo para esperar que a fonte chaveada se estabilize após ser ligada (e por isso os novos computadores com fonte ATX não tem mais o liga/desliga através de uma chave que corta a corrente, como nos antigos Pentium / 486 / 386 / 286 / XT, as novas fontes estarão sempre em stand-by enquanto houver tensão na sua tomada).
Abraço,
C.A.
fazambuja
08-08-2005, 15:22
Pois é ai que fica a minha dúvida?
Para motivos de medidas os amigos estão certos...
Talvez um periodo curto mas acho que nada gritante...
vBulletin® v3.7.4, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.