Ver Versão Completa : Rainbow Effect
Pessoal,
Segue um exemplo muito legal que achei com 2 imagens que tentar dar uma idéia de como se parece o famigerado rainbow effect que aparece para algumas pessoas em projetores DLP, pelo fato de que num dado instante esse tipo de projetor só projeta uma única cor na tela, alternando-a por meio de um disco rotativo e contando com as características "normais" do olho de fundir essas imagens.
A primeira imagem é do comportamento "correto":
E agora o rainbow effect:
Muito bom Dennis :legal:
Só espero não começar a ver o RE agora que treinei minha vista com esse teste :D
Nilton.P
23-06-2003, 16:24
Murilo ,
Só não tente fazer uma "limpeza ocular" pois se acontecer o que esta acontecendo com o pessoal que esta fazendo a "lavagem dos ouvidos " o negócio pode pegar heim!!!:D :D
Dennis , muito bom este exemplo, matou a cobra e mostrou o Rainbow.
ABraços
heheheh...acontece esse efeito mesmo! Tinha visto isso algumas vezes no Infocus LP-350, mas não sabia o que era. Para testar, basta balançar a cabeça rapidamente, enquanto olha para a tela.
Um abraço
Adalla
Ainda bem que poucas pessoas percebem o Rainbow Effect.
Ontem a noite levei o X1 e o DVD para a casa de uma prima, e assistimos um filme projetado na parede com umas 100" em wide, mais ou menos, a uma distância de uns 4 metros da parede.
Éramos umas 12 pessoas assistindo, e ninguém falou nada de estranho na imagem, todo mundo adorou. O negócio é não saber que isso existe e não sair procurando :D
Pô, foi 10 o filme :D :D :D :D
Filminho de terror, pipoquinha, sorvetinho, colchões no chão da sala, friozinho,...... amiguinhas da priminha :D :D :D
ô vidinha mais ou menos :D
Adalla,
Foi exatamente o que disseram o Mauricio e o Winston, que só dava para ver se eles ficassem com os olhos passando rápido de um lado para o outro da tela. Até brincaram que num jogo de tenis ficaria impossível não ver o raibow effect :D.
Nilton,
Pois é, ao mesmo tempo que quero ver o rainbow effect, também não quero achar :D
Vou acabar vendo, afinal quem procura acha.
Alexandre
24-06-2003, 11:27
Esse rainbow effect está relacionado com a velocidade de rotação do disco dentro do projetor, mas em diversos projetores novos esse efeito está mais difícil de ser observado, pois ele estão aumentando a velocidade de rotação do disquinho para diminuir esse maldito efeito...
Por via das dúvidas, eu não ficaria procurando defeito... =)
Alexandre,
Pois é, e o projetor DLP mais barato, que eu tenho conhecimento, que não possui o rainbow effect é o Plus Piano, que tem uma velocidade de 4x. (custa U$ 4800 se não me engano).
O Infocus X1 possui velocidade de 2x
Denis Y.
24-06-2003, 22:04
Agora pelo que andei lendo no forum avs, a percepção do rainbow effect é como se fosse um chroma bug, você tem que ser um vidéófilo para enxergar ou então aprender a enxergar e mesmo assim só vai interferir a partir do momento em que você fica procurando na tela, deixando o filme literalmente de lado.
Como diz o alexandre, o negócio é não procurar defeito. Tá parecendo som, você gosta do som que tem, mas começa a ler a respeito, vai aprendendo coisas novas e no final, quer fazer
upgrade. :D
nao é nao denis, o efeito eh terrivel, chega a causar desconforto, é tao ruim que impede de prestar atencao ao filme... :/
Acho que isso varia de pessoa p/ pessoa Ryche.
O Winston achou que não era nada demais, que ele não pagaria a mais por um projetor sem o RE.
Pessoal,
Graças a este bendito teste do Dennis, eu achei o rainbow effect do X1 :D
(Dennis) :) :bazuca: (Murilo)
Brincadeira Dennis :D
Bom, mas achei o RE, e olha, só procurando muito p/ eu conseguir ver alguma coisa parecida com o teste do Dennis aqui postado, tanto que estou procurando faz dias e só ontem consegui achar, em MIB II, e isso só em algumas cenas tipo as seguintes:
- Movimentação muito rápida em cenas muito escuras.
Já movimentações rápidas em cenas claras não vi RE.
Também só é mais facilmente perceptível se vc ficar procurando, isso p/ mim. E se eu ficar mexendo meus olhos rapidamente, da esquerda p/ direita da tela, e da direita p/ esquerda, rápido, ai nestas cenas, dá p/ ver o RE.
Bom, como eu não assisto filmes como se estivesse vendo uma partida de tennis..... :D
Não chega a me incomodar, tipo eu não conseguir assistir um filme por causa disso, justamente porque só em pouquíssimas cenas dá p/ ver alguma coisa, e, para mim, não é nada de outro mundo.
Acho que o RE incomoda as pessoas que o percebem de forma diferente, alguns com mais sensibilidade percebem com mais intensidade e são mais incomodados.
Em DVDs de desenho animado e computação gráfica, tipo Lilo e Stitch, Vida de Inseto, Monstros SA, etc, mesmo nas cenas escuras e movimentadas não consigui ver o RE.
Concordo que seria muito melhor sem o RE, ma$.......
A mim não me incomodou, dá p/ viver com ele e até esquecer e curtir o filme, para outros como o RThomé e o Ryche incomodou. Porém eu não percebia, fui atrás e achei, minha irmã, meu cunhado e outras pessoas não conseguem ver nada de RE.
Ryche, vamos agender sua visita aqui :legal:
Esqueceu de mim, Murilão????
:verg: :D
Abraços
Grande Pedro,
Não não :D
Vc é que anda muito sumidão e só aparece p/ dizer que a gente tem tempo de sobra até p/ ler livro :D :D :D :D
Qual seria um dia de semana bom p/ vc? A gente podia marcar p/ vc e o Ryche num dia só pq dá um trabalhão tirar o projetor do meu avançado sistema de "suporte de teto" :D Nessa semana tá ruim p/ mim pois estarei a noite num curso de hoje até quinta.
Me mande um mail em pvt. :legal:
Murilão,
Estava só brincando.
:legal: :chicote:
Para mim qualquer dia à noite. É só marcar que estou aí.
Abraços
Pedro,
Sei disso :legal: :D
Manda ai em pvt o teu e-mail p/ mim: mmmsadv@hotmail.com
Já te mandei um e-mail.
Abraços
Murilo,
Pensei bastante a respeito da minha experiência com o X1 e cheguei a conclusão de que o efeito para mim foi aumentado dada a distância que eu estava da tela, aproximadamente 7m.
Com uma tela de 92", a distância típica para se assistir esse projetor deve ser de uns 4m. Quanto mais distante da tela vc estiver, obviamente menor ela fica e, assim, qualquer pequeno movimento dos seus olhos é o suficiente para cobrir toda a sua extensão, talvez por isso o efeito tenha me incomodado tanto. Se vc tiver distância suficiente poderia fazer esta experiência.
Finalmente o meu pai comprou o X1. Vc poderia passar o e-mail ou telefone da loja que vende o adaptador VGA/RCA? Acabei optando pelo cabo componente pela facilidade da instalação. :)
Abraços
Roberto,
Quando eu descer novamente o projetor para a sala de jogos faço este teste, pois lá tenho muito espaço mesmo, dá p/ ir até uns 10 metros ou mais de distância da tela. Vejo isso e depois te digo.
Eu pouco percebi o RE aqui, e no AP novo vou usar com uma tela de 106" wide e ficar 5,5 metros da tela, talvez ficando a uns 5 metros dependendo do sofá.
Olha, posso ver se na Alpha Video eles vendem o adaptador p/ vc, mas vc quer o adptador para componente entrelaçado ou para componente progressivo ???
Ah, para os interessados, a videosonic está vendendo o X1 agora por R$ 5.760, de 3x sem juros.
http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=X1
Murilo,
Vou precisar por enquanto apenas do progressivo (VGA/RCA).
Eu ainda não sei se o adaptador de S-video/component interlaced vem com o aparelho. Esse item fazia parte dos acessórios que acompanhavam os primeiros a serem comercializados.
Abraços
Murilo,
Vc já experimentou o X1 projetando em 106"???
Quando fizemos o teste do Sanyo Z1 na casa de um amigo, utilizando uma tela wide tensionada da Kreische de 106", a 4,8 m do sofá, percebemos uma certa granulação na imagem, como se houvesse um véu eletrônico em cima da tela, faltava foco às imagens. Pouco depois resolvemos diminuir o tamanho da imagem com o zoom, até aproximadamente 92", e todos os presentes se surpreenderam com o resultado. A granulação sumiu, as imagens ficaram mais densas, claras, focadas e as cores ganharam mais impacto. Então chegamos a conclusão de que o limite do projetor tinha sido ultrapassado. Naquela mesma semana a Kreiche de 106" foi trocada por uma AVA Revelation de 84"!!!
Eu não sei se vc leu todas as recomendações do site Projector Central a respeito do X1, mas, segundo o review, deveria ser evitado o seu uso com telas muito grandes.
A sala aonde vou instalar o X1 tem 8 m de comprimento, possibilitando o livre posicionamento do sofá, mas mesmo assim eu não pretendo usar uma tela wide maior que 92".
Seria muito interessante vc experimentar analiticamente antes de fechar com esta tela.
Um grande abraço
Roberto,
Os modelos mais novos, que já estão vindo com o software 3.8, não estão mais vindo com o adptador para componente entrelaçado :(
No teste que fiz simulando uma tela de 106", mas na parede, e à distância de 5,0 metros, gostei bastante e não via os pixels e ou outros artefatos como granulação.
Diminui para o equivalente a 92" e perdeu a graça :D Ficou bem menor a imagem.
Meu irmão que teimou e teimou que vai ser 106", depois explico melhor o porque :)
Murilo,
Tenho certeza que vai ficar muito bom o seu setup.:)
Quanto ao adaptador entrelaçado, eu já tinha a informação de que não viria incluido nas novas unidades. Mas não será preciso mesmo, pois a ligação vai ser apenas através do progressivo.
Abraços
Roberto,
É o seguinte.
Já estou preparando o terreno para um futuro upgrade. Explico.
Para instalar a tela tem que se fazer a preparação no gesso, etc, e depois uma troca de tela é complicadíssimo, além do que é praticamente impossível vender uma tela usada sem perder muito dinheiro.
Então, mesmo que para a resolução do X1 a tela fique um pouco grande, e como gostei da imagem nesse tamanho, vou colocar já essa tela de 106".
Hoje, tendo em vista o término do AP novo e as despesas daí decorrentes, o máximo que deu p/ comprar foi o X1 :D E estou mesmo muito satisfeito, dá p/ usa-lo por um boooom tempo tranquilamente.
Porém, penso que dentro de uns 2 a 3 anos teremos projetores com o mesmo custo do X1 e com imagens muito melhores. 3 anos atrás era impensável um projetor com a qualidade do X1 pelo preço dele.
Então já estando preparada a sala, com a tela do tamanho que quero, vai ser só trocar de projetor, por um com maior resolução, tipo um Infocus X2, X3 :D :D :D
Murilo, começei um tópico com algumas dúvidas sobre o X1 aqui (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?s=&threadid=1869) . Uma você já respondeu aqui parcialmente. Se você puder dar uma ajuda lá, agradeço.
Paulo,
Já tinha visto, estou postando lá a sua resposta :legal:
Murilo,
Do jeito que as coisas avançam, acho que leva muito menos tempo para sair o X2, X3,....:D No AVSforum há uns dois meses já se falava no possível lançamento do Panasonic 400.:confused:
Muito elucidativa a sua exposição sobre o aspect ratio do X1 no outro tópico.:legal:
Alguma notícia sobre o adaptador VGA/RCA?
Abraços
fbraghetto
03-07-2003, 02:16
Só por curiosidade... o Infocus X2 ;) na verdade a Infocus tem o ScreenPlay 7200...
Ele é DLP, Widescreen nativo... contraste de 1400:1, 1000 ANSI Lumens... e a roda de cores (colorwheel, tem traducao melhor?) é de 5X, cada volta com 6 cores (ou seja... o dobro do RGB)... imaginamos que RE é zero... Resolucao nativa de 1280x720 (720p/ 1080i), lampada de 3000horas... e o chip é um Faroudja FLI2300 DCDi (não conheço)..O sistema de projeção é usando um DMD TI Mustang HD2.
Quem sabe ele será o X2 a preço do X1 em breve ;-)
vejam
http://www.infocushome.com/projectors/product.asp?proj=7200&lang=eng
Abracos
fbraghetto
03-07-2003, 02:18
RThome,
aproveitando... excelente frase: Audio & video: hobby, passion or disease? (esposas, namoradas e mães que digam)
Abraço
fbraghetto
O Infocus 7200 deve ser um excelente projetor, porém ele custa lá fora U$ 9.999 :D :D :D
Ele foi lançado em nov/2002 e em breve certamente seu sucessor será ainda melhor e talvez mais barato em dólar.
InFocus Screenplay 7200 Projector Specifications
(show metric units)
MSRP (USD) : $ 9,999
Brightness (Lumens) : 1000 ANSI
Contrast: ANSI: **
Full On/Off: 1400:1
Lamp: Type:
250W UHP
Life: 2000 hours
Quantity: 1
Display: Type:
0.8" DLP (1)
Native: 1280x720 Pixels
Maximum: 1280x1024 Pixels
Aspect Ratio: 16:9 (WXGA)
First Ship: Nov 2002
** this item is either not applicable, unpublished, or unknown
Comments: Faroudja DCDi deinterlacing technology, Mustang HD2 DLP chip by Texas Instruments
Um site muito legal:
www.dlp.com
Lá cliquem em "launch the demo" onde está escrito: "What is DLP™ technology?", numa parte verde. Show !!!
Roberto,
Acabei de receber da AlphaVideo o preço do adaptador para componente progressivo que vc precisa.
R$ 100,00.
fbraghetto
03-07-2003, 20:40
Alias, vcs viram os primeiros projetores DLP "dual-mode"? Ele tem um DMD de 848x600... que pode virar um 800x600 (4:3) ou nativamente 16:9 em 848x480....
Parece que é o futuro dos DLPs... pelo jeito em alguns anos teremos excelentes projetores a preço de banana
Alias, vi o demo da DLP.com... fantástico... apesar dos seus quase 2MB... ;-)
Murilo,
Vc sabe o site da AlphaVideo ou o telefone?
Obrigado.
Abraços
Roberto,
www.alphavideo.com.br
O telefone tem lá no "fale conosco".
Ligando, procure pelo João Carlos. :legal:
fbraghetto,
Com certeza, dentro de 3 anos os projetores, espero eu, vão estar com muito mais qualidade e mais acessíveis. O Demo do site DLP é show mesmo.
Obrigado Murilo :legal:
Abraços
vBulletin® v3.7.2, Copyright ©2000-2008, Jelsoft Enterprises Ltd.