PDA

Ver Versão Completa : Ar Condicionado Consul não gela e cria gelo na válvula de 2 vias

mlogick
09-11-2011, 16:48
Boa tarde!

Antes de mais nada, muito feliz em encontrar pessoas prestativas e inteligentes pra conversar. Pena não ter encontrado este forum antes.

Bom, este é o meu problema e precisaria de aconselhamento de vocês:

Comprei um ar condicionado Split Consul Bem-estar 12.000 Btu/h Reverso 220V. Depois de muito pesquisar e encontrar
valores absurdos de instalação, girando em torno de R$ 700,00 (paguei R$900,00 parcelados no produto) eu e meu sogro, com habilidades mecânicas, resolvemos realizar a instalação.

Seguimos diversos tutoriais, videos, conselhos de profissionais que dão suporte a empresas e instalamos e testamos vazamentos em tudo.

Hoje, tarde quente em Sampa, pedi a minha esposa que testasse, no nosso quarto, isolado, de 15m2. O problema é que, além de não gelar (ligado no turbo, 18 graus, somente uma brisa levemente refrescante) criou gelo em torno da válvula externa de 2 vias.

Isso pode ter ocorrido por vazamento, instalação errada de nossa parte ou defeito no produto?

Obrigado e grande abraço à todos!

jairo bertoni
09-11-2011, 17:53
Boa tarde!

Antes de mais nada, muito feliz em encontrar pessoas prestativas e inteligentes pra conversar. Pena não ter encontrado este forum antes.

Comprei um ar condicionado Split Consul Bem-estar 12.000 Btu/h Reverso 220V. Depois de muito pesquisar e encontrar
valores absurdos de instalação, girando em torno de R$ 700,00 (paguei R$900,00 parcelados no produto) eu e meu sogro, com habilidades mecânicas, resolvemos realizar a instalação.

Seguimos diversos tutoriais, videos, conselhos de profissionais que dão suporte a empresas e instalamos e testamos vazamentos em tudo.

Hoje, tarde quente em Sampa, pedi a minha esposa que testasse, no nosso quarto, isolado, de 15m2. O problema é que, além de não gelar (ligado no turbo, 18 graus, somente uma brisa levemente refrescante) criou gelo em torno da válvula externa de 2 vias.

Isso pode ter ocorrido por vazamento, instalação errada de nossa parte ou defeito no produto?

99.9% de chance de ser vazamento do gas refrigerante acontecendo geralmente nas flanges(conexões) sendo a principal caracteristica presença de oleo lubrificante onde está ocorrendo o vazamento..verifique se existe a presença desse oleo nas conexões..ok? poste pra gente o resultado

mlogick
09-11-2011, 18:32
Olá Jairo!

Obrigado pela ajuda.

Vou dar uma olhada hoje mesmo e posto o resultado.

mlogick
09-11-2011, 22:37
Olá Jairo

Fiz todo o procedimento de caça aos vazamentos e detectei um no tubo da válvula de 3 vias.
Vedei e testei com detergente. Parou de vazar.
Liguei o ar de novo para testes.

O problema ainda persiste. Somente a válvula de 2 vias continua congelando, inclusive a parte exposta do cano, a qual retirei o protetor térmico para testes, também congela.

O que pode ser?

Será algum vazamento dentro da unidade interna, algo que não pode ser visto?
Ou alguma obstrução de algum dos canos?

Muito grato desde já!

jairo bertoni
10-11-2011, 07:25
Olá Jairo

Fiz todo o procedimento de caça aos vazamentos e detectei um no tubo da válvula de 3 vias.
Vedei e testei com detergente. Parou de vazar.
Liguei o ar de novo para testes.

O problema ainda persiste. Somente a válvula de 2 vias continua congelando, inclusive a parte exposta do cano, a qual retirei o protetor térmico para testes, também congela.

O que pode ser?

Será algum vazamento dentro da unidade interna, algo que não pode ser visto?
Ou alguma obstrução de algum dos canos?

Muito grato desde já!

vc repos o gas que escapou? vc tem fazer a carga de gas ...pra que o condicionador opere bem é necessário deixar a carga óu quantidade de gas refrigerante de acordo a capacidade do condicionador

geralmente na etiqueta da unidade externa vem a quantidade ou peso em kilo gramas da capacidade da carga do condicionador pra queesse condcionador opere legal como também o tipo do gas ..acho que o seu gas seria o R 22 ou o R 410 A

mlogick
10-11-2011, 09:54
Opa...

Entendi.
Vou solicitar a recarga e posto aqui os resultados.

Obrigado mesmo Mestre Jairo!

mlogick
12-11-2011, 21:31
Jairo... Bingo!

O vazamento deixou escapar quase todo o gás.
Foi feita uma recarga e refeitas as flanges. Agora estou digitando essa resposta sem suar!!!

Grande abraço e muito obrigado!

jairo bertoni
13-11-2011, 01:12
Jairo... Bingo!

O vazamento deixou escapar quase todo o gás.
Foi feita uma recarga e refeitas as flanges. Agora estou digitando essa resposta sem suar!!!

Grande abraço e muito obrigado!

ok!!!! boa sorte um grande abraço jairo

ZKOliva
24-11-2011, 16:16
Instalei um Consul 12.000 BTUs anteontem e estou com um problema semelhante. Operando com termostato no extremo mais frio em uma peça de dimensões pequenas o resultado é simplesmente ridículo. Mas não parece ser problema de gás. Ele funciona bem por poucos minutos e depois fica um período muito grande ventilando. O resultado é que acaba não refrigerando nada. Parece ser termostato. Como tenho outro 12.000 BTUs num cômodo maior, não trata-se de mera percepção subjetiva de minha parte. O desempenho de ambos os aparelhos é bem distinto. Abraços.

jairo bertoni
24-11-2011, 20:47
Boa tarde!

isso é a principio uma grande possibilidade de ser vazamento do gas refrigerante provavelmente nas falnges verifiquem...

C.PB
11-02-2012, 19:42
Tenho um Consul Bem Estar com o mesmo problema do seu. O teste de insuflamento realizado pela assistência técnica deu 9.1. E o mesmo só ventila.
já houve a troca do gás e o mesmo passou a ficar pior e deu valor no teste de insuflamento inferior. Isso é normal?

MODELO:
Modelo do Aparelho: CBV07
Consul Bem Estar 7.000
O rapaz da assistência fez o mesmo procedimento citado acima, infelizmente ficou pior.
Meu ar não tem cifão, pode ser isso?

flmk
15-02-2012, 11:14
alguem poderia me dar uma luz, instalei um de 18,000 btus, e quando desliga ele fica apitando não para, somente tirando da tomada, ele funciona bem, parecia ser o timer mas já li tudo e tentei de tudo e não para o bip