PDA

Ver Versão Completa : Power AMP com fonte chaveada

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 [8] 9 10 11 12

dudu.441
24-08-2011, 15:16
Como citou o Tio Chico, já está tudo aí, mas dessa vez vou disponibilizar uma tabela utilizada por uma fábrica de trafos e núcleos, a magmattec, e que foi fornecida pelo engenheiro deles o qual eu conheço e já estive conversando pessoalmente em outra oportunidade.

Trata-se de uma tabela em EXEL, a qual temos um algorítmo que nos define a corrente máxima para cada condutor em função da frequência e da densidade de corrente utilizada pelo fabricante.

Na célula I1 da tabela deve ser inserida a frequência utilizada na fonte em Hz.

A partir daí nas colunas seguintes, J; K; L; M; N; O e P, temos a corrente para cada bitola de fio, partindo de uma densidade de 2A por mm2 até 8A por mm2, valores que também podem ser alterados caso desejar por exemplo uma densidade de 4,5A por mm2, basta escolher uma clouna e substitui esse valor no topo desta.

Segue a tabela.

Espero não ter que falar nunca mais sobre isso...

Abraços.

Eu não entendi esta tabela??

tiochico27
24-08-2011, 17:23
Acho que pra entender tem que ter um conhecimento "mínimo" em excel.

dudu.441
24-08-2011, 18:50
kkkkkkkkkkkkk

Não esse o cazo!!!

fabioz@ceee
24-08-2011, 20:40
kkkkkkkkkkkkk

Não esse o cazo!!!

Parece que falta interpretação de texto também, português básico...

E quer montar fonte chaveada...

Vou tentar explicar de novo, melhor, não vou não, nem tem o que explicar mais do que isso, meu filho de 9 anos leu e entendeu...

Vá estudar e se esforçar um mínimo, leia com atenção...querem tudo na boca mastigadinho...

Sem mais

Muriloo
24-08-2011, 20:55
Na mensagem 1730 (25 mensagens atrás) eu expliquei como calcular.

Abraço
Murilo

dudu.441
25-08-2011, 08:26
Parece que falta interpretação de texto também, português básico...

E quer montar fonte chaveada...

Vou tentar explicar de novo, melhor, não vou não, nem tem o que explicar mais do que isso, meu filho de 9 anos leu e entendeu...

Vá estudar e se esforçar um mínimo, leia com atenção...querem tudo na boca mastigadinho...

Sem mais

OK posso não ter entendido a tabela , mais estou aqui com boas intenções e não ofendi ninguem a proposito do HT Forum não foi feito pra ajudar uns aus outros e não ficar zuando com a cara !! E se vc se acha o cara, Entao porque tambem esta aqui no forum ????

---------- Mensagem adicionada às 08:26 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 08:22 ----------

A proposito seu filhinho de 9 anos tem um futuro brilhante pois tamanha inteligencia !!!

aos 10 anos ja vai tar fazendo SMPS com 101% de eficiencia!!!!!!!

dudu.441
25-08-2011, 08:37
Dudu, tudo bem !!! Olha só, onde você encontrou pra comprar o conector que está usando na saída de sua fonte ? A tempos procuro algo semelhante e não encontro...

Fizeste um trabalho bacana, muito legal a placa, bem distribuída, mas acredito que não precise de retificação síncrona pra essa corrente amigo, a minha fonte por enquanto também está nessa média de potência, 1200W na entrada pra 1000W na saída e estou usando diodos normais para fontes chaveadas...

Abraços.

Vai entender o cara num dia ele me elogia e no outro fica de piada com aminha cara!!!!!!

dudu.441
25-08-2011, 08:47
535415354053539535385353753536535355353453533 Ai esta !! So que eu quero substituir os diodos da retificação por mosfet pra ganhar eficiencia!!

Pra quem não entendi nada até que fiz um bom trabalho né!!!!!!!
até enrolei um trafo!!!!!!

tiochico27
25-08-2011, 08:47
Acho que não é bem assim dudu...

Se você ler todo o tópico como eu li antes de me aventurar nas SMPS (li cerca de 15-20 páginas por dia) você veria que todas essas dúvidas já foram respondidas diversas vezes e está tudo no tópico, é só se prestar a ler.

Não puxo o assado pro lado de ninguém, agora sei como é CHATO ter que explicar a mesma coisa dezenas de vezes, sendo que a pessoa podia apenas ler o tópico. Que pra começar acho quase que obrigação, pois tem muita informação e foi com esse tópico que consegui montar a minha primeira SMPS e que funcionou de primeira.

Penso que se eu consegui, qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento e interesse também consiga, pois não sou melhor nem pior do que ninguém.

Então, recomendo que LEIA BEM TODO O TÓPICO antes de perguntar.

Grato.

isaac santana
25-08-2011, 11:09
Bom acho que nós estamos aqui para aprender , e ao mesmo tempo transmitir nossos conhecimentos para os demais aqui do forum. Falo isso , porque se não fosse esse maravilhoso forum ( ''HT FORUM'' ) , não saberia um 1/3 do que pouco sei. Mas está faltando mais companherismo entre os membros do forum aqui presentes. Sei que , o tempo é precioso e devemos aproveitar ele com muito afinco e pecerverança sempre , perguntas respodidas várias vezes , é de uma certa forma chato responder ela de novo , mas para que tenhamos uma boa armonia aqui , podemos informar as pessoas pelo menos os '' Posts " onde está +/- ''a resposta para tal pergunta'' e assim economiza tempo , e dedo para estarmos escrevendo de novo a mesma resposta. Agradeço de coração a todos do forum , mas vejo aqui pessoas com conhecimentos a mais que alguns colegas aqui do ''HT FORUM'' , como vou citar com todo respeito o Srsº Murilo , Chacalpowers e Fábio , pois os mesmos tem um conhecimento mais profundo no mundo das '' SMPS" e sabem nos informar e tirar dúvidas quando perguntamos , fica meio chato mesmo responder de novo , mas poderiamos como falei anteriormente , informar os post e páginas que se encontram as repostas. Acho também , que devemos esforcar mais nas nossas leituras e dedicando o nosso precioso tempo que nos resta durante uma folginha , nos estamos cada dia aprendendo mais e mais coisas novas e tem algumas que ainda vamos aprender. É a mesma coisa se eu perguntace a uma pessoa que nunca trabalhou em uma TV , para me informar a Freqüência de um IRD2900S , acho que teria de ter um mínimo de estudo para me informar isso , não estou me gabando mas seria mais educado eu falar para ela se informar mais e estudar umas apostilas , para um aprofundamento do funcionamento do mesmo , as vezes penso várias e várias vezes antes de fazer uma pergunta , prefiro estudar e buscar conhecimento e outros lugares , baixando apostilas e etc. Mas para mim , não tem lugar melhor que esse para aprender , e desenvolver fontes chaveadas de várias topologias. Desculpem o imenso '' TEXTO ESCRITO '' , mas é o que acho que está faltando aqui para ficar perfeito.

Att : Isaac Santana

Abraços a todos do forum.

Grato.:legal::legal::legal:

tiochico27
25-08-2011, 11:29
Eu sou da seguinte opinião: O fórum serve exatamente para dividir experiências e conhecimento entre os demais... porém do mesmo geito que não custa nada ajudar, custa procurar e ler um pouquinho antes de perguntar?

O problema é que tem muitas pessoas mal acostumadas... querem tudo pronto, mastigado, de bandeja, sem precisar "perder tempo" procurando. E isso acho muito errado... e é exatamente por causa disso que os que tem mais conhecimento acabam se afastando.

Vamos então tentar encontrar um "meio termo" para a situação... e repito: por favor, leiam o tópico antes de postar alguma dúvida... isso seria de grande ajuda.

Grato.

nito.190@hotmail.com
25-08-2011, 13:18
Bom dia, a todos estou com problemas aqui para termina minha fonte, eu compre aquela de Jonas da triell uns dos primeiro modelo e esse FC60/1000 (detalhe ela trabalhar 50Khz)
estou querendo enrolar o trafo dela aqui numca fiz isto antes. tenho aqui o seguinte núcleo toroidal um de 37mm X 16mm X 5mm , diâmetro externo X altura X expressura . qual potencia que da para consegui e o numero de espiras para +65-65 por 15A com esse nucleo. uma duvida da para usar imãs desmagnetizados como núcleos toroidais.desculpa a todos e desde de já muito obrigado.(Y)

isaac santana
25-08-2011, 14:39
Bom dia, a todos estou com problemas aqui para termina minha fonte, eu comprei aquela de Jonas da triell uns dos primeiro modelo e esse FC60/1000 (detalhe ela trabalhar 50Khz)
estou querendo enrolar o trafo dela aqui numca fiz isto antes. tenho aqui o seguinte núcleo toroidal um de 37mm X 16mm X 5mm , diâmetro externo X altura X expressura . qual potencia que da para consegui e o numero de espiras para +65-65 por 15A com esse nucleo. uma duvida da para usar imãs desmagnetizados como núcleos toroidais.desculpa a todos e desde de já muito obrigado.(Y)

Primeira coisa , você precisa informar a Área desse núcelo , você pode encontrar em fabricantes de núcelos de Ferrite, como a Thorthon e Magmatec. Segundo existe um cálculo para determinar as espiras para o primário e secundário , o secundário você determina ele em relação ao primário.

Ex.: Vrms x 1000000000

Tem outros parâmetros a seguir então tem que ter um pouco de conhecimento em eletrônica para resolver isso. Você comprou essa fonte do jonas montanda ? Ou comprou a placa com os componentes , e o trafo para você mesmo bobinar ele ?
Qualquer outra dúvida é só perguntar que nos respondemos com todo prazer , mas se ler o forum desde as páginas 25 em diante , com certeza vão tirar suas dúvidas.

Abraços.:legal::legal:

nito.190@hotmail.com
25-08-2011, 14:57
cara valeu:legal::legal:, sou tec de eletrônica a 5 anos. compre a placa lisa para monta essa e minha primeira fonte chaveada. o problema e que nao sei o fabricante do nucleo. eu tenho um programa aki de calcular as espira para fontes chaveada um tao de Nucleo de ferrite exe. achei la no audio list sera que posso confia nele.

isaac santana
25-08-2011, 15:16
Se quiser usar esse em anexo , eu mesmo que fiz e é exato . O bom do núcleo de ferrite é que já da o Nº do fio a ultilizar , a determinada frequencia e da também o Nº de fios em paralelo para determinda corrente de saída para primário e secundário. :legal::legal::legal:. Esse segundo consegui ele no DYAUDIO. Mas todos são exatos.

Abraços.

fabioz@ceee
25-08-2011, 20:43
OK posso não ter entendido a tabela , mais estou aqui com boas intenções e não ofendi ninguem a proposito do HT Forum não foi feito pra ajudar uns aus outros e não ficar zuando com a cara !! E se vc se acha o cara, Entao porque tambem esta aqui no forum ????

---------- Mensagem adicionada às 08:26 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 08:22 ----------

A proposito seu filhinho de 9 anos tem um futuro brilhante pois tamanha inteligencia !!!

aos 10 anos ja vai tar fazendo SMPS com 101% de eficiencia!!!!!!!

O dudu, é o seguinte:

1- a tua fonte ficou bacana sim
2- eu aprendi muito no forum sim e perguntei sim
3- já respondi muito no forum sim, se tu não percebeu confirma que não leste ele
4- não fiquei zuando contigo, apenas tranparece que está com preguiça de ler sim
5- não disse que meu filho é gênio, mas te garanto que tem boa vontade e com proto ele já monta os brinquedinhos dele sim, e não tem preguiça
6- tu acha que eu tenho tempo sobrando pra responder o que já está respondido 200X
7- eu acordo as 5 da manhã pra trabalhar e retorno as 20h, e ainda me dou o trabalho de tentar ajudar, mas parece pouco...

e pra encerrar, aos amigos que fiz aqui e que tem o meu msn ou email, caso queiram fazer contato fiquem a vontade, como o Sandro fez, tomei a decisão de deixar de ter participação ativa neste tópico do fórum, vou apenas ler...se tiver tempo.

Espero que encontrem alguém com boa vontade de responder suas dúvidas por preguiça de ler.

Abraços a todos.

---------- Mensagem adicionada às 20:38 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 20:34 ----------

Bom acho que nós estamos aqui para aprender , e ao mesmo tempo transmitir nossos conhecimentos para os demais aqui do forum. Poderíamos informar os post e páginas que se encontram as repostas.

Abraços a todos do forum.

Grato.:legal::legal::legal:

Com todo respeito Isaac, eu não tenho memória de elefante pra saber a página ou o post que tem certa pergunta ou resposta, teria que ler, como já fiz pra responder, mas acho uma putaria isso, se eu posso ler pra responder, porque quem perguntou não pode ?

Tem nome isso, preguiça.

Abraços.

---------- Mensagem adicionada às 20:43 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 20:38 ----------

Como você é novo por aqui ainda vou responder, ferrite é uma coisa, imã pra alto falante é outra, ainda que desmagnetizado... compre um núcleo de uma empresa, magmattec, thornton... e aí calcule, a fórmula é que o isaac postou acima e já tem umas 1000 vezes no tópico.

Abraços e agora fui-me.

tiochico27
26-08-2011, 08:30
Infelizmente aconteceu o que eu previa e escrevi nos posts acima... mais um usuário "de peso" do fórum abandona o tópico... é uma pena, realmente.

A gente troca umas idéias por msn então...

dudu.441
26-08-2011, 09:48
Galera envadiram meu e-mail se alguem receber um e-mail meu com alguns N° na frente dudu_Noismix19189416596965 não abram é um virus !!!! Eu troquei a senha espero ter resolvido !!!!!!!

fabioz@ceee
26-08-2011, 21:03
Galera evadiram meu e-mail se alguem receber um e-mail meu com alguns N° na frente dudu_Noismix19189416596965 não abram é um virus !!!! Eu troquei a senha espero ter resolvido !!!!!!!

evadir - Conjugar (http://www.priberam.pt/dlpo/Conjugar.aspx?pal=evadir)
(latim evado, -ere, sair de, livrar-se de, chegar a, conseguir)
v. tr.
v. tr.
1. Evitar; escapar.
2. [Figurado] [Figurado] Iludir, sofismar.
v. pron.
v. pron.
3. Fugir (de onde se estava retido).
4. Desaparecer; escapar-se (para lugar incerto).

invadir - Conjugar (http://www.priberam.pt/dlpo/Conjugar.aspx?pal=invadir)
v. tr.
v. tr.
1. Entrar como por direito próprio em.
2. Penetrar em.
3. Assenhorear-se de.

É isso né, fazer o que...

marcisio.souza
26-08-2011, 21:58
Pow essa fábio é **** rsrsrs deixa o cara quieto mano rsrs
ele ja entendeu seu recado, nao adianta ficar se estressando.
O fábio entendeu o motivo da minha ausência do forum agora eu acho...
Abraço.

nito.190@hotmail.com
27-08-2011, 00:08
Valew mesmo isaac, só mas 2 duvidas com esse núcleo que tenho de 36 mm X 16 mm , até qual potencia da para utilizar ele a 50Khz
desculpe pela ignorância kkkkk, a outra passa uma legenda como usar os seus anexos cara valew mesmo muito obrigado.

joaolima
31-08-2011, 11:47
566695667056671Ola pessoal, como prometi ai vai as fotos da fonte ja instalada em um amp ficou otima,meus agradecimentos ao Murilo,Fabio,Lucas,Isac,e aos demais que postaram suas dicas e projetos valeu pessoal.Ola Fabio lamentavel a sua saida do forum foi uma perda imensa a sua saida, voce foi uma das pessoas que mais me ajudou por aqui valeu.

tiochico27
01-09-2011, 17:18
Depois de vários meses com a fonte parada por falta de tempo e dos diodos de saída, finalmente está pronta.
567775677856776

Abraços!

pericles.sb
03-09-2011, 00:58
Valew mesmo isaac, só mas 2 duvidas com esse núcleo que tenho de 36 mm X 16 mm , até qual potencia da para utilizar ele a 50Khz
desculpe pela ignorância kkkkk, a outra passa uma legenda como usar os seus anexos cara valew mesmo muito obrigado.

A potência do núcleo, eu tenho conhecimento da formula apenas para núcleos EE, EI, etc.
Em anexo:

Ae = Área Efetiva do Núcleo (cm²)
Aw = Área da Janela do Núcleo (cm²)
Kt = Fator de Topologia (Iin(cc)/Iprim(ef)=1 p/ half e full bridge)
Ku ou Kw = Fator de utilização da janela do núcleo (0,4 p/ half e full bridge)
Kp = Fator de utilização do primário do transformador (0,41 p/ half e full bridge)
Jmax = Densidade de corrente no núcleo (utilizado até 400A/cm²)
Bmax = Excursão da Densidade de fluxo (valor em tesla, 2000 gaus = 0,2T)
fs= Frequência

Um núcleo EE42/15 tem:
Ae=1,81cm²
Aw= 1,57cm²

Em 40kHz, 2000gaus (0,2T) suporta 300W
Em 40kHz, 2500gaus (0,25T) suporta 372W
Em 50kHz, 2000gaus suporta 372W
Em 50kHz, 2500gaus suporta 466W

Essa potência e a eficiência dependem do modo como o transformador foi contruído (distribuição de espiras e enrolamentos).

O raio do condutor não pode ser maior que a profundidade de penetração da corrente, esta dada por:

Δ=(7,5/raiz(Fs)) (cm)
Ex: 40kHz

Δ=7,5/200 = 0,0375cm (0,375mm)
Sendo assim, o maior fio que pode ser utilizado (para 100% de utilização) deve ter raio máximo de 0,375mm (diâmetro 0,75mm)

AWG 21 = 0,72mm (0,41mm²)
AWG 20 = 0,81mm (0,52mm²)

A densidade de corrente varia pra cada pessoa, um valor conservador é entre 3 e 4A/mm² mas há quem use até 8A/mm² (sofrendo com as perdas claro)

Uma fonte com 100A e utilizando 4A/mm², você vai precisar de 25mm² de secção no secundário, para uma frequência pouco acima dos 40kHz, utilizar o AWG 21, 25mm² / 0,41mm² = 61 fios em paralelo.

No indutor na saída das fontes, não há grande variação de tensão (se estiver trabalhando em modo de condução continua) e corrente (caso seja projetado para isso), em 100A tendo uma variação de corrente de 5~10A pode ser desprezado o efeito skin, podendo utilizar apenas um cabo com secção de 25mm² em sua construção.

Fonte: Livros/Teses/Dissertações

Abraço
Murilo
como está usando um toroid a janela vai ser a area interna livre do nucleo

Ola Galera ,
1° - eu queria lamentar a saida de mais um membro do forum.
2° - eu não estou sendo mal-educado e ou coisa do genero , mas vamos ler um pouco mais antes de gerar uma duvida/pergunta que já foi respondida, o forum vira uma coisa monotona, toda hora as mesmas perguntas e as mesmas respostas ...
3° - Googlar (como Murilo diz, rss) não mata ninguem, as vezes é muito mais conviniente que fazer certas perguntas, que as vezes parecem ser boba, mas não precisa ser respondida num forum como este.

João e William , belos trabalhos de vocês
Abraços à todos

GTAREV
05-09-2011, 22:26
Pq ele saiu manolos?

Lucas Michel
07-09-2011, 02:11
Parabéns pelas fonte William e João, continuem seus estudos e melhorem ainda mais suas fontes!

Estive lendo o livro de Marty Brown - Power Supply Cookbook, e vi que o pessoal usa (inclusive eu) para calcular o número de voltas do secundário uma "regra de três" e que geralmente nunca fica com a tensão que desejamos, e após ler 4 capítulos achei uma formula para isso, que é muito precisa inclusive, segue abaixo

Nsec = (1.1.(Vout+Vfwd))/(Npri.(Vin-min).DCmax)

Vout = tensão desejada na saida
Vfwd = Tensão de queda dos diodos da saida
Npri = número de voltas do primario
Vin-min = Tensão de entrada minimo no trafo
DCmax = Duty cycle maximo (desejavel que fique em 0.95)

Fica a dica para o pessoal fazer seus trafos, conforme vou avançando foi colocando aqui no tópico, mas não vou repetir coisas que já foram ditas várias vezes

Murilo vi esses dias que tentou falar comigo, mas não consegui te responder, desculpa.

Nunca desista!

Werley Brito
10-09-2011, 11:16
Olá a todos!

A questão inicial deste forum era verificar a viabilidade do uso das fontes chaveadas em amplificadores de áudio. Acredito que a dúvida foi respondida. O fórum se transfomou numa verdadeira fonte de pesquisa e divulgação de resultados alcançados das tais fontes, entretanto hoje vejo apenas uma "briga" sobre ler o tópico inteiro... gente que entra só para fazer perguntas triviais, já respondidas inumeras vezes... Onde está a moderação deste tópico? Quem é o moderador?

O que eu percebo é que o tópico (desculpem a expressão) "já deu o que tinha de dar"...

Perdoem-me se estou sendo grosseiro, mas é a minha opinião.

Werley Brito

Muriloo
10-09-2011, 11:31
Tinha que ter alguém com paciência para fazer um novo tópico, com um resumo e informações nos primeiros posts, o criador deste tópico infelizmente não entra mais.

O novo tópico seria referente a construção de fontes chaveadas... e não fontes para amplificadores (simétricas) pois a maioria daqui procura fontes de 14v 3000000A, se eu tiver um pouco de paciência eu abro um novo explicando tudo.

Abraço
Murilo

marcisio.souza
10-09-2011, 11:35
sou a favor de fechar este tópico e abrir outro pois, como o Weley disse, já deu o que tinha que dar.
Já perdemos aqui dois usuários que com frequencia participavam do tópico e, isto foi devido aos caras que entram só para pedir, que muitas vezes não entendem nada e vêem nas fontes chaveadas um modo de ganhar dinheiro (às custas de nosso conhecimento adquirido no presente tópico) e também pelos preguiçosos que não têm sequer a decência de ler as paginas anteriores.
Eu me ausentei daqui por esses motivos e, agora , me retiro definitivamente.
A minha esperança é que nós, amigos que contribuímos com o conhecimento postado aqui, nos encontremos em um novo tópico, se possível restrito apenas para convidados.
Esse é meu desabafo.
Abraços!

fabioz@ceee
11-09-2011, 15:50
EU fui pros DIY internacionais, esse HT já eras...

E NÃO PRECISAMOS QUE NINGUÉM FECHE O TÓPICO, É SÓ DEIXAR DE POSTAR...SE CADA UM QUE PENSA ASSIM SE RETIRAR, NATURALMENTE O TÓPICO PÁRA...

QUANTO A ABRIR OUTRO, EU SUGIRO QUE DEPOIS DE ENTRARMOS EM UM ACORDO SOBRE TEMA, O QUE FALAR, O QUE NÃO FALAR NUNCA MAIS E COISAS ASSIM EU ATÉ PARTICIPO, MAS NESTAS CONDIÇÕES, QUE SE VÁ ADIANTE, FICAR RESPONDENDO A PERGUNTAS SOBRE NÚMERO DE ESPIRAS... TENHA DÓ... CHEGA...

Eu estou amadurecendo uma outra idéia, se perceber que pode funcionar e depois de falar com algumas pessoas no msn, aí lanço a idéia... mas por enquanto é cedo, creio que esta semana já posso ter uma idéia de ir pra frente ou não...tudo no tempo certo.

Abraços.

Fábio.

tiochico27
12-09-2011, 09:04
Também acho que alguém com a devida paciência poderia abrir um novo tópico referente apenas a construção de fontes chaveadas... pois esse tópico já está "saturado".

Abraços!

pericles.sb
13-09-2011, 02:39
Tinha que ter alguém com paciência para fazer um novo tópico, com um resumo e informações nos primeiros posts, o criador deste tópico infelizmente não entra mais.

O novo tópico seria referente a construção de fontes chaveadas... e não fontes para amplificadores (simétricas) pois a maioria daqui procura fontes de 14v 3000000A, se eu tiver um pouco de paciência eu abro um novo explicando tudo.

Abraço
Murilo

essa fonte ai é muito facil de fazer Murilo é só ligar 3000000 fontes de 1A em paralelo. :hilario:

Brincadeira, acho que um novo forum é uma boa idéia, mas pra fazer fontes de alto nivel,mas se tiver diodo na retificação não quero nem ver :riso:.

Abraços
Péricles

Muriloo
13-09-2011, 12:25
essa fonte ai é muito facil de fazer Murilo é só ligar 3000000 fontes de 1A em paralelo. :hilario:

Brincadeira, acho que um novo forum é uma boa idéia, mas pra fazer fontes de alto nivel,mas se tiver diodo na retificação não quero nem ver :riso:.

Abraços
Péricles

O problema não são os diodos, mas sim a corrente monstruosa que todos querem. :D

Abraço
Murilo

GTAREV
15-09-2011, 16:06
Não seria melho,mudar a fonte destes ampli de carro para funcionar na rede que montar uma fonte super "Correntuda"?

Muito mais facil modificalas ou até tirar elas e colocar um toroidal de como fonte,reforçando os capacitores!

Muriloo
15-09-2011, 19:18
Seria melhor sim, mas dai perde garantia de amplificador, os boyzinhos iriam reclamar de qualquer modificação etc.

chacalpowers
18-09-2011, 19:24
Salve Muriloo e demais colegas

Acompanhei o problema ocorrido e, creio que uma idéia de novo(s) tópico(s) seria abordagem de matéria mais específica acerca da fonte chaveada.

Explico: considerando que já houve considerações exaustivas sobre a construção de SMPS (AC/retificação/filtragem/PWM/drivers/Schotky/ filtragem/ regulação) seria atrativo aos já experimentados tratarmos sobre controle de corrente, retificação sincrona, técnicas para utilização de trans. bipolares em fontes de alta potência, dentre outras temáticas apaixonantes.

Com isso, resultaria em tópicos mais enxutos, com interesse mais direcionado, já que alguns querem construir a fonte "a qualquer custo" e quando "funciona" não tem interesse em deixá-la mais eficiente ou segura, bastando-se em sóbrios resultados.

Como sempre, é apenas uma opinião deste amigo e, surgindo algo neste sentido, aqui no HT forum, iremos aderir prontamente. Grande abraço. Sandro.

Muriloo
18-09-2011, 19:29
Exato!

Abraços
Murilo

fabioz@ceee
19-09-2011, 09:39
Salve Muriloo e demais colegas

Acompanhei o problema ocorrido e, creio que uma idéia de novo(s) tópico(s) seria abordagem de matéria mais específica acerca da fonte chaveada.

Explico: considerando que já houve considerações exaustivas sobre a construção de SMPS (AC/retificação/filtragem/PWM/drivers/Schotky/ filtragem/ regulação) seria atrativo aos já experimentados tratarmos sobre controle de corrente, retificação sincrona, técnicas para utilização de trans. bipolares em fontes de alta potência, dentre outras temáticas apaixonantes...

...é apenas uma opinião deste amigo e, surgindo algo neste sentido, aqui no HT forum, iremos aderir prontamente. Grande abraço. Sandro.

Olá Sandro, realmente é o que falta, ir além... eu mesmo ultimamente estava mais respondendo do que buscando algo, embora em meus projetos, os fiz bem mais aperfeiçoados do que esse basic circuit que circula no tópico... contudo como disseste, se mal conseguem fazer funcionar a fonte aos trancos e barrancos, quando muito como proteção um fusível, como atacar com idéias novas e mais mirabolantes, complicantes ou dificultantes...? De fato o tópico virou uma mesmice e por isso também acabei me afastando, me posicionei aqui a favor de sua idéia por 2 motivos, primeiro por ter partido de você a quem muito prezo e segundo por realmente ser uma ótima idéia e penso que seja o que realmente falta, AVANÇAR...:tu:

Abraços a todos...

Fábio.

tezza2
05-10-2011, 15:20
ola gostaria de mostrar minha dificuldade usando o sg3525, estou com um problema gerado por ele.
uso topologia halfbridge,sg3525 e ir2110, com irfp460 e um toroide magmattec de 1.95cm2 a 28khz.30voltas pri e 4 secundario, dando uma margem de uns 2300gauss, 40fios de 21awg, 20 cada enrrolamento do secundario e 2 fios em paralelo de 18awg para o primario, 8.8uf cap do float, acho que nao esqueci nada.
vou botar fotos que imagens falam mais que mil palavras, e ver se alguem conseguiu pelo menos aliviar esse sinal
http://imageshack.us/photo/my-images/820/img20110920134541.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/5/img20110922171757.jpg/
como pode ver ali foi medido no gate do mosfet, notem que os picos chegam a 4 volts, mais passam disso em certas ocasioes, ai esta com carga de 900watts, ai por sinal nao danifica o mosfets, mais se eu aplicar um pouco mais e carga, aquela largura vai aumentar onde os picos maiores estao chaviando junto os fets, o deadtime ja esta com 430ohm, uma margem bem segura. ja usei os igbts 4063, notei uma diferença dos mosfets, que eles queimam sem dar sinal. e morte subida, os mosfets, vao dimnuindo ou baixando a tensao de saida da fonte onde ja se sabe que ele esta com problema, o igbt ja queimei ate com lampada em serie. sem sinal de nada.
agora uma foto da largura totalmente aberta mais com a fonte funcionado.
http://imageshack.us/photo/my-images/502/img20110920160654.jpg/
e essa e uma foto mostrando que uma saida gera a a onda na outra. se colocar o osciloscopio so com o sg 3525, e colocar uma escala de 500mv, da para notar nitidamente que so o sg3525 gera isso, ai vai para o ir2110, o rombo da aquilo que vimos acima.

se alguem ja passou por isso e solucionou eu agradeceria.
ou se ja foi discutido isso no forum eu agradeceria se me mandasse a pagina. ja li boa parte este forum e ja aprendi muita coisa com voces.
muita coisa nao! tudo que eu sei em fonte chaveada foi com o pessoa daqui.

obrigado e boa tarde a todos

fabioz@ceee
05-10-2011, 19:14
Não sei se pode ter algo a ver...nunca observei essas formas de onda nas minhas fontes...estou retirando 1.4Kw em 14.4V...já usei IGBT e MOS...pela tua descrição a única diferença gritante é o capacitor de FLOAT que eu uso 2.2uFx400V, só... fora isso frequencia e enrolamento, bitola de fios e tal...tenta mudar o capacitor...se não resolver verifica o snubber.

É isso.

ColeTrickle
05-10-2011, 21:13
Tezza, é um problema que tenho também e não consegui solucionar.
Detalhe, uso o TL 494. Já isolei ele em protoboard e vi que é ele mesmo que gera sinal no canal oposto, exatamente como vc descreveu. Porém com o oscilador isolado ou sem carga alguma nos IGBTs este pulso no canal oposto é de menos de 1v. Ao aumentar a carga gradativamente esta tensão oposta aumenta, como vc citou.
Suspeito que esses 4 ou 5 volts mesmo por periodo bem curto seja suficiente pra colocar um transistor contra o outro. Já queimei dezenas de IGBTs, mesmo em baixa potência. E já ocorreu também diversas vezes ao ligar, sem carga alguma.
Quando uso resistor em série no +320v não queima (estou montando com topologia full-bridge). Faço alguns testes sem resistor e uma hora ou outra acaba queimando.
Se descobrir algo te aviso.

Abraço, e boa sorte.
Ricardo

tezza2
06-10-2011, 13:27
ate que emfim alguem falou que tem o mesmo problema meu. mas acho que quase todo mundo tem o mesmo problema ou todo mundo, so que nao tem osciloscopio para verificar isso,
ja verifiquei isso numa fonte das antigas que o sandro me vendeu, mas ele mesmo falou que nunca viu algo assim, quem fez essa fonte com ir e sg tem esse mesmo problema so nao queima, pois esta usando pouca potencia do trafo e nao esta passando de 0,80 da largura. se passar disso pode ter certeza que teus fets vao pro saco, o certo e usar um cap de uns 100uf na softstarter para levantar a carga bem devagar, ai diminui as chances de explodir.
se a fonte arrancar rapido como cap de 10uf, com uma capcitancia grande na saida de força, ja era.
ja montei uma placa apenas com o sg3525 e com a escala em 200mv mostra perfeitamente que o sinal vem do sg3525 vem com esse sinal.
ja coloquei tudo que podia para dimnuir esse sinal, mais cada vez parece que aumenta mais.
o que me veio na cabeça eu fiz, mais alguem que tenha mais entendimento poderia solucionar isso.
to pensando em arrancar o ir2110 e colocar um esquema usando o trafinho como driver para ver se dimnuo ou retiro aquilo.
ja estou a 2 meses batendo cabeça em cima disso , e estou sem mais ideias.

espero que alguem achou alguma soluçao e possa passar para nois.

att, Marlon

---------- Mensagem adicionada às 13:27 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 13:20 ----------

opa fabio sumisse do msn, entao estas usando qual trafo?acredito que teje no minimo 3cm2, pois se voce usou o mesmo esquema que rola ai sg e ir, tenho 99% de certeza que voce tem o mesmo problema.
tenho certeza que muita gente esta queimando os igbts em casa por esse motivo, nao tem osciloscopio, mudam umas coisinhas e ligam de novo e queimam de novo.

att, Marlon

fabioz@ceee
06-10-2011, 20:48
Na verdade ia sumir de tudo mas não me aguento...cara meu trafo tem Ae de 1,95, e acredito que tenha esse problema sim, mas não queima nada, então nem me dei o trabalho de medir... no soft-start tenho 33uF e na saída 56400uF e naum queima ligue ela como queira, só com os caps, ou com carga a FU, não muda nada...eu estou redesenhando uma placa agora mais bonita, bem acabada e tal, quando montar ela vou me dar o trabalho e fazer esses ensaios com o scope, a única foto que tenho é essa, pode ver que o PWM tá aberto bem dizer a 100% e não aparece aquela lambança toda...

tezza2
07-10-2011, 19:45
fabio,
se voce esta usando o esquema sg3525 e ir2110, half bridge, me animei aqui, ja tinha perdido esperança. se possivel mandar seu esquema eu ficaria agradecido.
entra la no msn, que voce me passa e eu ja vejo se tem alguma diferença em algum aspecto, rapido e e vejo se resolvo isso de uma vez.
voce nao acha que um cap de 2.2uf nao e pouco, para essa potencia, voce usa quantos khz?

att, marlon

davidgsia
08-10-2011, 18:41
Boa noite, depois de algum tempo terminei a fonte smps utilizando dois transistores irfz44r... so que consegui tirar 52,5v com 1.14A ou 1.74A com 25v ta pouco não?

fabioz@ceee
09-10-2011, 08:26
Boa noite, depois de algum tempo terminei a fonte smps utilizando dois transistores irfz44r... so que consegui tirar 52,5v com 1.14A ou 1.74A com 25v ta pouco não?

É pouco sim amigo, tu tira com certeza entre 100W e 150W com 1 par desses caras aí...

Abraços.

davidgsia
09-10-2011, 09:01
é ta osso eu conseguir melhorar isso ... o projeto é esse
59366

o projeto montado ficou assim

59367 5936859369

fabioz@ceee
09-10-2011, 13:14
Qual a frequencia que tá esse circuito ?

davidgsia
09-10-2011, 22:35
fabio, não sei a frequencia... peguei esse projeto aqui no htforum msm e não tem nada falando sobre isso

chacalpowers
12-10-2011, 23:47
Olá Pessoal. Para quem precisa de conhecimento em design de fontes chaveadas precisa ler SWITCHMODE POWER SUPPLY HANDBOOK - Third Edition - de Keith Billings. É uma obra essencial, praticamente "the SMPS bible", sempre que posso, leio alguns capítulos e vou aos testes na bancada. Quem gosta de ler muito vai adorar pois são 880 páginas. Basta digitar no google é há disponível para download. Abraço a todos. Sandro.

yuzo
13-10-2011, 13:27
Para quem quiser uma fonte realmente confiavel e que não tenha nenhum tipo de problema como um amigo comentou em algumas mensagens anteriores procure ver as fontes dos amplificadores QSC.

davidgsia
15-10-2011, 20:54
Não seria melhor da uma olhada nas fontes de modulos amplificadores da marca pyramid?

chacalpowers
17-10-2011, 15:18
Olá pessoal.

Preciso saber como abrir novo tópico aqui no ht forum. Confesso que não encontrei como fazer isso. Alguém pode me ajudar?
Grato

fabioz@ceee
17-10-2011, 21:19
Olá pessoal.

Preciso saber como abrir novo tópico aqui no ht forum. Confesso que não encontrei como fazer isso. Alguém pode me ajudar?
Grato

Oi Sandro, tudo bem !!!

Eu também não sabia, mas fussei até achar... acho que pra o nosso caso, fontes chaveadas, caberia criar dentro do contexto deste link que te mando junto...

http://www.htforum.com/vb/forumdisplay.php/8-Energia-Alimenta%C3%A7%C3%A3o-e-Aterramento

Logo abaixo do quadro azul com o banner do fanpage do facebook, do lado esquerdo, tem um botão azul onde diz assim : + CRIAR NOVO TÓPICO

Abraços.

Fábio.

chacalpowers
18-10-2011, 20:34
Opa Fábio, grato pela informação precisa.
Vou tentar postar algo novo para atrair novos seguidores na atividade DIY.
Att.Sandro

fabioz@ceee
18-10-2011, 21:04
Att.Sandro

Ahhhhssss, tu é da terra do Willmutt viu, e eu não sapia...

Sandro pode me adicionar no teu msn ?

Queria trocar uma idéia contigo.

Abraço.

Muriloo
19-10-2011, 20:19
Att.Sandro

Para DIY, o correto é abrir aqui no fórum DIY mesmo, http://www.htforum.com/vb/forumdisplay.php/46-DIY, no canto superior esquerdo! Não faço eu mesmo pois não tenho muito tempo, e o tempo que sobra, prefiro ajudar o pessoal no msn do que aqui. :legal:

fabioz@ceee
19-10-2011, 22:17
Para DIY, o correto é abrir aqui no fórum DIY mesmo, http://www.htforum.com/vb/forumdisplay.php/46-DIY, no canto superior esquerdo! Não faço eu mesmo pois não tenho muito tempo, e o tempo que sobra, prefiro ajudar o pessoal no msn do que aqui. :legal:

É que eu achei que fosse sobre fontes... o Snadro não tinha especificado antes...

Abraços.

joaolima
21-10-2011, 11:04
6020460205Ola,alguem conhece esta placa sera que esta com um bom plano de terra?

Werley Brito
21-10-2011, 16:36
Essa dai é vicol audio da romênia...muito comentada na net

chacalpowers
22-10-2011, 23:55

Abraço.

KKKKKKKKKKKK.....!!! terra do Vilmutt é demais em Fábio!!!! Sim, o CLeiton (nome do Vilmutt) é meu amigo há uns 15 anos já... se um dia você falar com ele fala que sabe que ele teve um cachorro Dobermann chamado URCO que peidava fedido KKKKKKK!! Vou adicionar voce aqui. Falow!!

---------- Mensagem adicionada às 23:55 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 23:52 ----------

Abraço.

Qual é o MSN?/

joaolima
23-10-2011, 10:30
ola, nossa que fonte essa da vicol hein super filtrada nao tem nenhum ruido esse caras da romenia tem tecnologia meu.E saber que essa placa e do tempo de guarana com rolha.

fabioz@ceee
23-10-2011, 16:12
KKKKKKKKKKKK.....!!! terra do Vilmutt é demais em Fábio!!!! Sim, o CLeiton (nome do Vilmutt) é meu amigo há uns 15 anos já... se um dia você falar com ele fala que sabe que ele teve um cachorro Dobermann chamado URCO que peidava fedido KKKKKKK!! Vou adicionar voce aqui. Falow!!

Mandei

---------- Mensagem adicionada às 23:55 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 23:52 ----------

Qual é o MSN?/

Mandei por MP...

Abraços.

joaolima
30-10-2011, 20:50
Ola ,alguem pode me dar uma dica como conseguir os seguintes componentes pra eu poder simular no proteus ,ir 2110,sg3525.

joaolima
31-10-2011, 09:02
60998Ola pessoal por favor estou aprendendo ainda ,eu achei muito interessante essa ideia de usar fonte com microcontrolador inclusive tem uma firma que usa em amps usa na fonte e na parte do amplificador minha ideia e um dia conseguir fazer isso mas ja tenho idade avancada talves eu nao consiga mas estou ajudando meu filho de 10 anos a estudar eletronica basica ,depois digial e posteriormente programacao de pic ,por isso eu peco ajuda de voces .Segue anexo o amp que mensionei

manotroll
31-10-2011, 11:10
1 duvida paridão
tem como usar ou modificar uma fonte de pc so pra fornecer 12V mas com pelo menos 40A?
matando os 5V e 3.3V ?
ou tem como usar uma fonte de pc pra carregar bateria de moto?
e meio fora do assunto mas como vocês projetem fontes achei melhor perguntar aqui

apower
31-10-2011, 18:14
Montei a fonte AC/DC com o uc3843 e irf740 que achei no link http://electronic-circuit.net/acdc-switching-power-supply (http://electronic-circuit.net/acdc-switching-power-supply/), mas ela não está querendo funcionar corretamente, ela liga e desliga aproximadamente uma vez por segundo (pulsos), alguem poderia dizer o que está acontecento, está é a minha primeira fonte chaveada. Toda ajuda é bem vinda.

fabioz@ceee
31-10-2011, 19:17
Montei a fonte AC/DC com o uc3843 e irf740 que achei no link http://electronic-circuit.net/acdc-switching-power-supply (http://electronic-circuit.net/acdc-switching-power-supply/), mas ela não está querendo funcionar corretamente, ela liga e desliga aproximadamente uma vez por segundo (pulsos), alguem poderia dizer o que está acontecento, está é a minha primeira fonte chaveada. Toda ajuda é bem vinda.

Olha, estou mexendo numa com o 3842, irmão quase gêmeo se você olhar no datasheet... mas estou com algumas dificuldades também, diferente da sua é verdade, a minha está com queda de tensão quando a carga sobe, acho que devo solucionar o meu problema na quarta já, como é feriado terei tempo pra mexer nela...

Quanto ao seu problema, a falha possívelmente está no circuito de retroalimentação dela, verifique a polaridade do enrolamento auxiliar de 6 espiras, no teu desenho não aparece a polaridade dos enrolamentos, inicios e fins... veja neste link http://uzzors2k.4hv.org/index.php?page=miniflybacksmps as bobinas tem seus inícios marcados pelos pontinhos, e os secundários são ligados em oposição de fase ao primário, ou seja, se no primário você injeta positivo no início da bobina, o diodo que irá polarizar-se diretamente no secundário irá no final da bobina...

Veja a figura lá no link que postei...outro teste que pode fazer é desligar esse enrolamento, e usar uma outra fonte qualquer pra alimentar o pino 7 do CI e verificar se ele está oscilando, sem o mosfet, se sim, instala o FET e aí tem de ajustar as bobinas do trafo... também pode verificar o gap deixado no trafo, não esquecer, e o ciclo ativo na saída do CI, pino 6 não deve passar de 50%, ideal que fique entre 45% a 48% para evitar a saturação do núcleo...

Abraços.

Fábio.

joaolima
01-11-2011, 12:33
ola pesssoal ,alguem sabe onde posso encontrar uma ponte retificadora para retificar a tensao da rede de 127v com 70amperes?

Lucas Michel
01-11-2011, 15:40
João precisa mesmo ser de 70A? Se não usa o KBPC5010 (1000V 50A).

smps doctor
02-11-2011, 09:34
Parabens,forum com otimo conteudo,pessoal inteligente e cheio de boas ideias! sou novo aqui e espero compartilhar um pouquinho de conhecimento para colaborar com todos.... Boas montagens!

fabioz@ceee
02-11-2011, 10:01
Parabens,forum com otimo conteudo,pessoal inteligente e cheio de boas ideias! sou novo aqui e espero compartilhar um pouquinho de conhecimento para colaborar com todos.... Boas montagens!

Ok, seja bem vindo...

Abraços.

Fábio.

fabioz@ceee
02-11-2011, 12:50
Pra quem está procurando por este tipo de circuito...retirado daqui :

Dissertação apresentada ao curso de mestrado em Engenharia Elétrica do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito à obtenção do Título de Mestre em Engenharia Elétrica. Orientador: Prof. Dr. Pedro Francisco Donoso-Garcia

Segue em anexo o esquema, quem quiser pdf completo mande email pra mim...

OBS: NÃO TESTEI AINDA...

Abraços.

Fábio.

gillmar
05-11-2011, 11:55
Bom dia murilo,
sou novo por aqui, sou tecnico em eletronica e estava querendo montar uma fonte, com saida 14,8 v mas nao ssei como comecar, tem como vc me dar uma ajuda??
Por que o primario tem 26 espiras e o secundário tem 38? não seria ao contrario nao? e deve estar errado ainda, com 38 espiras no primario por ex, para ter 50+50v vc precisaria de cerca de 7+7 voltas no secundário.

A corrente vc pode utilizar certa de 8A por mm de diametro de cabo, nesse caso cada um poderia conduzir cerca de 5A no seu caso com 6 no secundário, se o trafo estivesse correto vc poderia ter até 30A na saida.

Deve ter algo errado nesse trafo.

Abraço
Murilo

Muriloo
05-11-2011, 12:09
Bom dia murilo,
sou novo por aqui, sou tecnico em eletronica e estava querendo montar uma fonte, com saida 14,8 v mas nao ssei como comecar, tem como vc me dar uma ajuda??

Comece pelas especificações da mesma, como fará e qual circuito irá utilizar etc.
Procure posicionar o IR2110 o mais proximo possível dos transistores.

Qualquer duvida me adicione no msn que podemos conversar.
Abraço
Murilo

rodrigo_slp
07-11-2011, 19:34
serve este amigo ponte de 1200v 100A
http://www.ebay.com/itm/3-Phase-Diode-Bridge-Rectifier-100A-1200V-SQL100A-New-/290628177349?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item43aaca0dc5

joaolima
09-11-2011, 20:05
valeu pela informacao da ponte obrigado

dinhosom
10-11-2011, 18:47
Foi justamente o que eu falei, em fontes retificadas com ponte obtem-se CC pulsande em 120Hz a qual precisa sim de muitos uF para que fique bem filtrada e sem quedas de tensão, bem a grosso modo pode-se adotar 1000uF para cada ampere de saída da fonte, já nas smps não é bem assim.
Numa fonte que opere em 50Khz o ciclo ativo fica com 8,64uS aproximadamente o que importa em capacitores bem menores, a pergunta que eu fiz ao Sandro foi porque na foto de sua fonte com vista superior o capacitor de filtro parecia ser bastante pequeno, e realmente eu vi smps com a filtragem creio que superdimensionada, vou anexar o arquivo pra vocês analisarem o que eu quis dizer.

35679

Abraços.

Fábio.

amigo e os capas de entrada implica muito em bastante capacitancia para bom desenpenhar bom funcinamento ??

fabioz@ceee
10-11-2011, 20:25
Amigo tem um post aí não lembro a página, deve ser depois da 100... onde eu postei o cálculo pros caps de entrada que são sim muito importantes... a grosso modo, use 1,5uF de capacitor na entrada por watt desejado na saída, isso em cada ramo da fonte primária numa half-bridge, ou seja, coloque lá tipo 6 capacitores de 470uF, 3 ao + e 3 ao - pra 1KW na saída... pra uma full apenas 3 capacitores destes são o suficiente já que o trafo trabalha com a tensão total da fonte...

Abraços.

dinhosom
18-11-2011, 09:56
Olá amigos HTforum

Após um período de ausência retornamos por aqui.

Ao colega que está com problemas para montar a full bridge, não desista, apenas está faltando um ou outro detalhe e conseguirá ter sucesso.

Usando gate driver com trafinho ou IR2110 funciona corretamente, ultimamente uso apenas IR2110 pela facilidade mas gosto muito dos trafinhos, especialmente os da THORNTON, específicos para essa função.

A minha forma de enrolamento é a seguinte para Half bridge: 3 fios enrolados juntos com 35+35+35 espiras enroladas por toda a extensão do toroide. Para full bridge acho melhor usar dois trafinhos enrolados da maneira acima, senão fica muito difícil controlar as capacitancias parasitas em um só trafinho.

Deixo-lhes uma foto da última fonte full bridge de 14,2V - 150A.

Abraço a todos e boas montagens :D

Sandro

ola amigo Sandro desculpe a intromissao vc usou q fet aqui o 450 ou 460 pra essa aperagem toda rsrs

rodrigo_slp
18-11-2011, 18:52
boa noite a todos ....

tava farejando na net e achei este site http://www.un-soundsales.com/board/index.php?board=99.0 , e achei alguns projetos interessante como uma fonte de 5000 watts 95-0-95 volts , vou tbem procurar a pcb da mesma e posta aqui se eu achar ....

rickdf
25-11-2011, 18:56
Boa noite amigo, não consegui acessar este link. Aproveitando, gostaria da ajuda de vcs, estou montando uma fonte chaveada de 220 VAC para 13.8 VDC e já consegui 50A, porém vi que há possibilidade de aumentar a amperagem ainda mais, porém os diodos da retificação só suportam apenas 30A por diodo (dual diode fast recovery). Gostaria que alguém podesse me indicar um diodo (código) de maior capacidade para aumentar a potência. De preferência que eu possa encontrar aki no Brasil, pois já comprei pelo Ebay uns diodos de 70A só que demora mais de 30 dias pra chegar e queria muito adiantar a conclusão desta fonte. Desde já agradeço a todos por toda contribuição deixada neste tópico que me ajudou muito na confecçao da minha fonte SMPS, Muito Obrigado.

fabioz@ceee
26-11-2011, 09:47
Boa noite amigo, não consegui acessar este link. Aproveitando, gostaria da ajuda de vcs, estou montando uma fonte chaveada de 220 VAC para 13.8 VDC e já consegui 50A, porém vi que há possibilidade de aumentar a amperagem ainda mais, porém os diodos da retificação só suportam apenas 30A por diodo (dual diode fast recovery). Gostaria que alguém podesse me indicar um diodo (código) de maior capacidade para aumentar a potência. De preferência que eu possa encontrar aki no Brasil, pois já comprei pelo Ebay uns diodos de 70A só que demora mais de 30 dias pra chegar e queria muito adiantar a conclusão desta fonte. Desde já agradeço a todos por toda contribuição deixada neste tópico que me ajudou muito na confecçao da minha fonte SMPS, Muito Obrigado.
V80-100P SCHOTTKY 80A 100V TO247

COM ESSES VAI.... Abraços

Fábio.

rickdf
26-11-2011, 14:16
Opa Fábio, agradeço a atenção, agora vc pode me indicar onde posso comprar (em site ou distribuidor aki no brasil) obrigado!

joaolima
27-11-2011, 18:11
Ola pessoal,to afim de comprar um indutimetro ,alguem pode me indicar um modelo que seja bom ?

fabioz@ceee
28-11-2011, 15:14
Opa Fábio, agradeço a atenção, agora vc pode me indicar onde posso comprar (em site ou distribuidor aki no brasil) obrigado!

Vou cavocar nos meus emails e quando achar onde comprei posto, já comprei de tudo quanto é loja...lembro que foi de São Paulo, mas naum qual, tenho que ver nas cotações...

Abraços.

joaolima
30-11-2011, 14:09
Ola,Fabio voce pode me dar uma dica ,eu montei minha fonte com irfp 460 ,mas como quero aumentar a potencia to querendo colocar o igbt irgp 4063 ,que e muito mais forte ,a duvida e a seguinte ,quais alteracoes devo fazer para substituir o irfp 460 para o igbt irgp4063 ,a parte da entrada ,saida e trafo eu ja sei onde mudar mas pra colocar o igbt e que tenho duvidas .
Por hora obrigado.

fabioz@ceee
30-11-2011, 15:33
Ola,Fabio voce pode me dar uma dica ,eu montei minha fonte com irfp 460 ,mas como quero aumentar a potencia to querendo colocar o igbt irgp 4063 ,que e muito mais forte ,a duvida e a seguinte ,quais alteracoes devo fazer para substituir o irfp 460 para o igbt irgp4063 ,a parte da entrada ,saida e trafo eu ja sei onde mudar mas pra colocar o igbt e que tenho duvidas .
Por hora obrigado.

Cara é o seguinte, com os IRFP460 eu consegui 1400W de saída na half-bridge, dia desses eu tinha montado uma com os igbts mas queimei eles por um erro que eu cometi, erro não, estava testando a proteção e quando soquei curto na saída dela explodiu, mas antes disso estava plena potência dentro do limite da minha carga, em torno de 1700W...
Quanto a alterações de projeto não fiz nenhuma, da saída do 2110 até os chaveadores tudo igual, resistor de 4r7 diodo em paralelo pra descarga, diodo em anti-paralelo com os chaveadores, tudo igual...

Abraços.

joaolima
30-11-2011, 16:35
Ok,valeu vou fazer uns testes .

dudu.441
02-12-2011, 13:10
Galera alguem sabe fazer o bivolt automatico pra SMPS ?????????????????

fabioz@ceee
02-12-2011, 15:41
Não tenho certeza, mas acho que já postei um esquema, e bem simples, não tenho ele em mãos neste pc, mas dá uma pesquisada aí no tópico, acho que já tem aí...

Abraços.

Fábio.

dudu.441
03-12-2011, 08:44
Cara eu estou procurando mais ta **** é muitas paginas pra procurar !!! e ainda nao vi nada !!!!, o que queria bivolt automatico de 100 a 240 v

Muriloo
03-12-2011, 09:49
Na SMPS com bivolt automático caso não seja utilizada a correção do fator de potência, a fonte deve ter no minimo 50% de regulação, para o primário funcionar com 80 a 150v aproximadamente, com isso, a alimentação dos CIs deve ser revista. O Fábio, estava planejando usar uma fonte auxiliar para alimentar todo o circuito, na minha opinião é uma das melhores soluções.

Na SMPS com regulação do fator de potência, o circuito de regulação normalmente de topologia Boost, é projetado (nas que eu ví) para regular a tensão nos capacitores em 400v não importando a tensão de entrada, no caso da half, nesta opção teria 200v no primário.

Abraço
Murilo

joaolima
03-12-2011, 21:18
Ola gostaria de compartilhar ideias sobre pfc ativo aos interessados :joaosom2009@hotmai.com.

fabioz@ceee
04-12-2011, 12:55
Na SMPS com bivolt automático caso não seja utilizada a correção do fator de potência, a fonte deve ter no minimo 50% de regulação, para o primário funcionar com 80 a 150v aproximadamente, com isso, a alimentação dos CIs deve ser revista. O Fábio, estava planejando usar uma fonte auxiliar para alimentar todo o circuito, na minha opinião é uma das melhores soluções.

Na SMPS com regulação do fator de potência, o circuito de regulação normalmente de topologia Boost, é projetado (nas que eu ví) para regular a tensão nos capacitores em 400v não importando a tensão de entrada, no caso da half, nesta opção teria 200v no primário.

Abraço
Murilo

Bem isso que o Murilo disse, mas pras half-bridge o mais simples, já que o PFC ativo não é dos mais fáceis de funcionar, é montar um circuito que enxergue a tensão da rede e faça a comutação de modo automático de um relé ou triac a ser instalado no lugar da chave 110/220, que faz simplesmente o dobrador de tensão da entrada da fonte lá no retificador primário e capacitores, igual nas fontes usina...

Eu não estou em casa, quando tiver um tempinho posto um esquema que funciona, mas que como o Murilo disse, necessita de uma fonte auxiliar se com o relé, ou um MOC pra gatilhar um triac, eu usei fonte auxiliar nos testes, agora estou me batendo com uma falyback, se alguém souber a técnica desses trafos toda ajuda é bem vinda, estou com algumas dificuldades no quesito dimensionamento e cálculo de GAP e espiras.

Abraço.

rodrigo_slp
05-12-2011, 21:39
se interessar tenho esse projetinho que faz a mudanca de 127 ou 220 automatico, mas precisa de fonte externa ou adaptacao

http://www.onsemi.com/pub_link/Collateral/AND8005-D.PDF

blz ....

ColeTrickle
06-12-2011, 00:17
se interessar tenho esse projetinho que faz a mudanca de 127 ou 220 automatico, mas precisa de fonte externa ou adaptacao

http://www.onsemi.com/pub_link/Collateral/AND8005-D.PDF

blz ....

É uma solução, porém está destinada a fontes simples (não chaveadas), visto que a entrada AC é aplicada diretamente no primário do transformador.
Com algumas modificações talvez seja possível adaptar esta idéia para as caracteristicas de fontes chaveadas. Mas teria obrigatoriamente que o primário estar preparado para operar em 340V ou 170V, com a corrente máxima do primário para os 170V.

É uma alternativa válida, mas acredito que existem esquemas para ativar o dobrador de tensão, que torna o projeto mais simples e sem necessidade de primário para duas voltagens.

Mas valeu iniciativa de postar uma nova solução.

Abraço,
Ricardo

jairojls
12-12-2011, 23:45
Alguém pode me ajuda a enrolar um trafo toroidal?
Tenho um núcleo de 16x5x3cm e quero bobinar um trafo de 127+127v no primário e 70+70v no secundário por 4000VA e não sei o cálculo para a quantidade de voltas necessárias.
Gostaria de aprender o cálculo para fazer outros trafos para meus projetos de amplificadores e fontes.

Muriloo
14-12-2011, 10:43
Essa formula para o calculo já foi dita várias vezes no decorrer do tópico, no site da thornton também tem! Isso é um núcleo toroidal? Qual a área efetiva dele?

Abraço
Murilo

rickmattar
19-12-2011, 05:10
Bom dia, andei pesquisando sobre um esquema AC (120V) para 35+35 8A, porem lendo até a página 120 vi que o Sandro mostrou alguns esquema para som de auto (12V)
Se eu fosse modificar esquema de auto para corrente alternada, ou seja, que ligue em 127V, eu teria que montar uma fonte colocando um transformador e modificando as espiras do toroide, correto?
Devo separar então por estagio, o estagio de alimentação AC/DC e o estagio da fonte propriamente dito.

É isso mesmo ou estou falando besteira? alguém teria um esquema modelo para eu poder me orientar?

P.S: todas as fontes de PC, aquelas fontes chaveadas da HP (impressora) existem transformadores na entrada que deve alimentar o sistema propriamente dito, então deve sair coisa de 12 á 20V já pensando nisso para alimentar essas fontes de DC para auto e ter 35+35V e alimentar um amplificador que ficará em caixa de som fechada.
Bom acho que devo estar pirando na batatinha rsrsrs

obrigado.

Muriloo
19-12-2011, 09:15
Os circuitos que foram colocados no fórum podem receber a alteração que citou sem maiores problemas, necessita apenas ser projetado.

A principal alteração serão as espiras do secundário e o circuito de realimentação.

A etapa AC/DC das fontes projetadas aqui é feita apenas com a retificação e filtragem da rede elétrica. Normalmente não é feita separadamente.

Abraço
Murilo Sonegatti

chacalpowers
31-12-2011, 19:16
Alo pessoal, tudo bom? Legal que o fórum ficou mais "ameno".. (rs)

Então... dei um tempinho nas fontes mais "pesadas" e me embrenhei pelas leves e compactas.

Estou postando algumas fotos do meu "bebê" SMPS... e para quem gosta ou não SG3525 acoplado diretamente ao trafinho driver... aprox. 45Khz, IGBTs STGP12N60, diodos STPS2040, e nos testes sustenta 13.8V em carga resistiva de 0,36R.

Depois destas fotos implementei o sensor de corrente e limitei tudo para uns 32A de saída.

Dimensões totais LxAxP 14cm X 5cm X 12cm.. é um brinquedinho bem legal.

Abraços a todos e Feliz 2012.

Sandro

fabioz@ceee
01-01-2012, 20:12
Muito bacana Sandro, show de bola mesmo...

Me add no teu msn por favor, editado, a tempos quero trocar um dedo de prosa contigo...

Abraços e feliz ano novo a você e todo pessoal do fórum...

Fábio.

chacalpowers
01-01-2012, 23:04
Olá FabioZ

Já lhe adicionei desde a primeira vez que pediu.. não sei o que houve mas vou adicionar novamente.

Att.

Sandro

fabioz@ceee
02-01-2012, 10:43
Oi Sandro, agora você apareceu aqui pra mim, mas todas mensagens que te mando voltam informando que não puderam ser entregues...

Se puder dá um toque mesmo que eu esteja off, só pra confirmar se está funcionando...

Abraços.

Fábio.

fabioz@ceee
06-01-2012, 11:13
Oi Sandro, chegaste a receber o email que te mandei conforme combinado ?

Abraços.

Fábio.

marcosrequiao
06-01-2012, 11:54
Sou novo aqui e estou com uma duvida certamente boba, como é que mede o nucle de um trafo EI, é somente a parte que fica o enrolamento no centro ou a area total do que seria um 8 quando fechado?
Obrigado.

fabioz@ceee
07-01-2012, 09:45
Sou novo aqui e estou com uma duvida certamente boba, como é que mede o nucle de um trafo EI, é somente a parte que fica o enrolamento no centro ou a area total do que seria um 8 quando fechado?
Obrigado.

Amigo, mais fácil que ficar te explicando como se mede, sugiro que entre no site da thornton, www.thornton.com.br, e no catálogo deles tu localiza um núcleo semelhante ou até mesmo igual ao seu, e aí tu vais encontrar as indicações todas de tamanho e como se chega até elas... é mais fácil que tentar explicar aqui...

Abraços.

Fábio.

chacalpowers
07-01-2012, 15:05
Oi Sandro, chegaste a receber o email que te mandei conforme combinado ?

Abraços.

Fábio.

Alo FabioZ

Sim, recebi tudo. Aqueles datasheet eu já tenho por aqui e estou em busca de outros para maior potência.

Abraço

Sandro

fabioz@ceee
07-01-2012, 20:57
Alo FabioZ

Sim, recebi tudo. Aqueles datasheet eu já tenho por aqui e estou em busca de outros para maior potência.

Abraço

Sandro

OK, eu também estou pesquisando, se descobrir algo, te aviso...

Abraços.

Fábio.

joaolima
08-01-2012, 17:48
Ola,pessoal podem me dizer qual potencia maxima eu posso conseguir com um nucleo ne 55/25 da magmatec de 4cm2 ,em frequencia de 90 khz ,topologia half bridge.

dudu.441
09-01-2012, 10:12
Galera estou terminando o meu segunto projeto, agora com proteção de curto na saida ,sobrecarga,temperatura e bivolts automatico.6622366224

Muriloo
09-01-2012, 10:15
Dica de layout, nunca faça curvas de 90°, sempre duas de 45°!

dudu.441
09-01-2012, 10:19
Porque Murilo essa eu ainda não Sabia vc pode falar mais sobre este assunto???

Muriloo
09-01-2012, 10:29
Dicas para o roteamento das trilhas, curvas de 90° aumentam as indutâncias parasitas no layout!

fabioz@ceee
10-01-2012, 10:40
Dicas para o roteamento das trilhas, curvas de 90° aumentam as indutâncias parasitas no layout!

É isso aí Murilo e além disso...

...aumenta a EMI tu cria uma antena em cada cantinho, ideal seria nenhuma quina nas trilhas, totalmente arredondadas, mas isso fica inviável, então o que se faz é reduzir ao máximo todos os possíveis cantos.

Não quer dizer que não funcione, mas idealmente, pelo menos nas trilhas de corrente e com frequência alta é bom evitar... mas tá bonita a sua placa, toca o barco que o bicho funciona...

Ah, e as trilhas de sinal de baixa potência e que envolvam controles, onde a capacitância seja critica, como o ajuste de oscilação do 3525, o capacitor de 1n e outras situações semelhantes, é interessante fazer trilhas muito curtas e não muito próximas, quanto mais curtas e distantes melhor, afim de evitar a capacitância parasita que muitas vezes torna o circuito instável e causa falhas que a gente não sabe de onde vem...:tu:

Abraços.

Fábio.

mrtesla
11-01-2012, 21:59
Murilo nobre amigo!!! um feliz 2012... quanto tempo que não visito o fórum hehe. nunca mais eu investi nas fontes SMPS apesar de reparar as de plasma e LCD todos os dias kkkkk

Grande abraço!!!:tu:

fabioz@ceee
12-01-2012, 10:53
Ola,pessoal podem me dizer qual potencia maxima eu posso conseguir com um nucleo ne 55/25 da magmatec de 4cm2 ,em frequencia de 90 khz ,topologia half bridge.

UNS 2KW.

Talvez pouco mais, pouco menos, depende dos interruptores e o resto do circuito bem dimensionado...

Abraços.

Fábio.

dudu.441
13-01-2012, 18:37
ja esta quaze pronta 666816668266683666846668566686

joaolima
13-01-2012, 18:44
Ok Fabio valeu,olha voce pode me dizer ate para quanto e normal cair a tensao em cima dos capacitores de entrada em uma fonte half bridge quando em carga maxima,fiz a pergunta porque coloquei na entrada da minha fonte 6 capacitores de 1500uh/250v,a tensao em cima dos capacitores entava em 180v sem carga ,ao colocar uma determinada carga na saida a tensao caiu para 150v e a corrente na entra da rede que e 127v foi para 16amperes a tensao da rede caiu de 127v para 120v,gostaria de saber se essa queda pode ser normal .

dudu.441
13-01-2012, 18:50
Sera que vai empurar uma 10.9 k66690666916669266693

fabioz@ceee
13-01-2012, 21:41
Sera que vai empurar uma 10.9 k66690666916669266693

Vai ligar e tocar, mas plena potência nem com toda macumba e reza braba... potência não se cria...

Abraços.

Fábio.

---------- Mensagem adicionada às 21:41 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 21:40 ----------

Ok Fabio valeu,olha voce pode me dizer ate para quanto e normal cair a tensao em cima dos capacitores de entrada em uma fonte half bridge quando em carga maxima,fiz a pergunta porque coloquei na entrada da minha fonte 6 capacitores de 1500uh/250v,a tensao em cima dos capacitores entava em 180v sem carga ,ao colocar uma determinada carga na saida a tensao caiu para 150v e a corrente na entra da rede que e 127v foi para 16amperes a tensao da rede caiu de 127v para 120v,gostaria de saber se essa queda pode ser normal .

Olha, a minha rede é 220, em geral um pouco acima, fica em 227, nas medidas que fiz não baixou de 145 nos capacitores de entrada, eu tirei na minha half, 1.4KW e tava com 2x 470uF na entrada.

Abraços.

Fábio.

dudu.441
14-01-2012, 10:57
Pois é fabio estava brincando o meu projeto é pra 2kw.......

Muriloo
15-01-2012, 10:20
ja esta quaze pronta 666816668266683666846668566686

Gostei do transformador e indutor, parecem estar bem enrolados! :)

marcosrequiao
16-01-2012, 15:50
FONTE CHAVEADA APARTIR DE UMA FONTE PC.

Pessoal, estava pensando se eu aproveitasse a entrada da fonte de pc e apartir dos chaveadores jogasse em outra placa de circuito como se estivesse os mosfet em paralelos só que os outros dois mosfet nessa nova placa com trafo de enrolamentos diferente e gerando tensoes de saída 26+26 8A, aproveitando assim o a regulagem que é feita pra fonte de pc, daria certo?

fabioz@ceee
16-01-2012, 19:00
Pessoal, estava pensando se eu aproveitasse a entrada da fonte de pc e apartir dos chaveadores jogasse em outra placa de circuito como se estivesse os mosfet em paralelos só que os outros dois mosfet nessa nova placa com trafo de enrolamentos diferente e gerando tensoes de saída 26+26 8A, aproveitando assim o a regulagem que é feita pra fonte de pc, daria certo?

Até deve funcionar, mas vai ter que mexer num monte de coisas, sinceramente..., eu não gastei e acho que nunca vou gastar tempo ou dinheiro em algo assim, fica uma enjambrina e nem sabe se vai funcionar bem... , mas se tu quer arriscar vai em frente, vais ter que estudar o circuito da fonte e trabalhar em cima... , boa sorte.

Abraços.

Fábio.

marcosrequiao
17-01-2012, 15:30
Vou tentar e posto aqui o resultado, e parabens a todos esse forum é muito bom.

Marcos.

bettecher
21-01-2012, 21:39
Olá para todos os amigos do fórum. Gostaria de deixar minha contribuição com algumas fotos da minha fonte chaveada que projetei. Inicialmente o projeto foi dimensionado para os seguintes valores:

Vi = 120 Vca
Vo = 50 + 50 Vcd
Io = 20 Amp.
Po = 1000 W
Fs = 80 Khz

Dados do trafo:

Núcleo EDT 49

Ae * Aw = 5,76
Ae = 2,11 cm ^2
Np = 22 espiras – 21 fios # 26 Awg
Ns = 10 espiras – 32 fios # 26 Awg
Lp = 1,73 mH

Outros valores:

Kj = 397
J = 322 A/ Cm^2

Iprms = 8,629
Isrms = 13,42

Acu_pri = 0,0268
Acu_sec = 0,0417

Infelizmente ainda não possuo os diodos retificadores adequados e nem a ponte retificadora da entrada, mas irei comprá-los em breve. Estou usando por enquanto o MUR860 – 600 V / 8 Amp. apenas para os testes iniciais. Estou conseguindo extrair uns 400 watts por enquanto, o que já mais do que suficiente para alimentar meu amplificador classe D como visto nas fotos.
Nesta potência, nada aquece em demasia.

Estou usando o clássico esquema do IRAUDAMP7D e irei trabalhar com uma impedância de 8 ohms na saída. Total de 250 Wrms.

O esquema da fonte é o básico postado gentilmente por alguns neste fórum. Apenas fiz algumas modificações na parte do comparador de tensão. Ao invés dos tradicionais zeners, usei um TL431 para fazer a comparação e controlar o acoplador ótico PC817, e esta funcionado muito bem!

Quanto à fonte auxiliar, foi usado um regulador série com o TIP50 para o Start up e um enrolamento adicional de três espiras no trafo. Depois de retificado, serviu para alimentar o pwm e o drive mosfet. O TIP50 não aquece se a fonte partir normalmente.

Outra modificação foi o uso de um pequeno toróide com baixa permeabilidade no primário a fim de limitar a corrente de saída da fonte. Esta funcionando muito bem e a corrente pode ser facilmente ajustado através de um trimpot.

Forte agradecimentos a todos que participam do fórum e contribuem para o aprendizado de muitos.

Críticas ou sugestões serão bem vindas...

Marcos Bettecher

6750867509675106751167512675136751467515

isaac santana
24-01-2012, 01:37
Olha o que faltou na sua fonte , foi que você deixou o IR2110 muito longe dos mosfets. Isso não é tão bom... :tu::tu::tu: Você usou para a bobina de saída ,
aqueles indutores de reatores de lâmpada mesmo ? Mas no mais cara está ótimo e parabéns...:legal::legal::legal: Essa proteção que vc usou é bem eficiente ?
É com trafo TC ?
No mais , abraços....

Grato...

bettecher
24-01-2012, 13:01
Isaac, obrigado pelo elogio.
Quanto à distância dos mosfets, vc esta com a razão, embora eu não esteja encontrando nenhum problema de excitação nos mesmos. (as formas de ondas estão perfeitas nos Gates sem qualquer ruído). Creio que seja pelo bom desacoplamento e o circuito de controle estar isolado e bem blindado. Sim, estou usando um sensor de corrente entre o primário do trafo feito com um pequeno toróide de baixa permeabilidade (pó de ferro, retirado de uma placa mãe e uma relação de 1: 40 esp. Sim, funciona muito bem e é comumente usado para esse propósito e observado em vários esquemas. Posso te adiantar que o segredo é não ligar no pino de shutdown. Muito cuidado com isso, pois tive vários problemas e queimei 05 IR2110 e 02 mosfets por conta disso! O controle deve ser feito de forma a reduzir o ciclo do pwm linearmente. Quanto aos filtros de saída, estou usando esses só para os testes iniciais. Mas não subestime este tipo de núcleo de reator de fluorescente, pois os mesmos fazem milagres que outros núcleos do tipo EE não fazem sem gap.
Com um gap adequado, podemos aumentar muita a energia armazenada em um indutor. Só para vc ter uma idéia, aquela mesma bobina de 22uH foi usada no meu classe D e funcionou muito bem nos testes iniciais! Mais tarde eu comprei os núcleos adequados e então os substitui.

Obrigado a vc e a todos!

Marcos Bettecher

Lauro Roque
25-01-2012, 18:52
Olá pessoal,
construí uma fonte DC/DC com o SG3525, 50KHz com saída simétrica 30+30VDC, usei 2 optoaclopadores. Liguei em um amplificaor que eu havia montado mas, durante os testes percebi que a qualidade nas frequencias altas eram péssimas!! O que pode ter ocorrido?

Abração

isaac santana
26-01-2012, 13:53
Tudo bem lauro. Poderia nos falar mais profundo sobre sua fonte... Assim fica mais fácil , agente ajudar você. Poderia falar sobre espiras , fio ultilizado. Sobre essa forma de regulação com dois optoaclopadores , se esse uso de dois optoaclopadores e esse que anda pelo fórum mesmo. Qual a densidade magnética está usando , forma de onda com regulação , forma de onda sem regulação. Especifica mais parâmetros... Assim fica mais fácil te ajudar.:legal::legal::legal:

Att: Isaac Santana

Grato

Lauro Roque
27-01-2012, 01:51
Isaac desde já agradeço pela atenção,
enrolei no primário 6+6 espiras com o fio 22AWG em um núcleo de 1cm² (corrente não é problema pois era só um teste) já no secundario 15 espiras darão 30V enrolei com 20% a mais ou seja 18+18 espiras com o mesmo fio 22. Sim, o projeto é o que anda pelo fórum e por sinal funciona perfeitamente. Estou usando uma densidade de 1000 Gauss. Sobre a forma de onda não tenho os instrumentos necessários para verificação...
Será que devo aumentar a capacitância na saída? Pois estou usando apenas 4400uF tanto na linha +B como na linha -B, digo isso por que estava usando apenas 2200uF e depois que adicionei mais 2200uF em cada linha notei uma pequena melhora nos agudos...

Abração

isaac santana
27-01-2012, 12:22
Isaac desde já agradeço pela atenção,
enrolei no primário 6+6 espiras com o fio 22AWG em um núcleo de 1cm² (corrente não é problema pois era só um teste) já no secundario 15 espiras darão 30V enrolei com 20% a mais ou seja 18+18 espiras com o mesmo fio 22. Sim, o projeto é o que anda pelo fórum e por sinal funciona perfeitamente. Estou usando uma densidade de 1000 Gauss. Sobre a forma de onda não tenho os instrumentos necessários para verificação...
Será que devo aumentar a capacitância na saída? Pois estou usando apenas 4400uF tanto na linha +B como na linha -B, digo isso por que estava usando apenas 2200uF e depois que adicionei mais 2200uF em cada linha notei uma pequena melhora nos agudos...

Abração

Bom lauro. Vou aqui dar a minha opinião de novo. Como você está usando um núcleo de 1cm² de área ( que acho pequena ) , para sua necessidade que não conheco. Acho que essa frequencia está muito alta ( 50Khz ) , para um uso em DC-DC. Tente usar 20 a 35Khz . É mais aconselhável para o uso em DC-DC , que é o que está fazendo. Tente mudar também esse núcleo seu , tente colocar um que tenha sua área maior , assim você pode usar uma densidade maior e transferir mais do primário , para o secundário. Segundo uns cálculos meus aqui. Vejamos que você está usando uma tensão de 12 V , mas para o cálculo , vamos usar 28V para o trafo. Fazemos as contas.

Np = 28 x 1000000000
-------------------------
4 x 50 x 1000 x 1cm²
Fazendo os cálculos darão o seguinte: 14 espiras nos primário . Já no secundário , como você está querendo regular 30+30 volts colocamos para o cálculo
60vac x 1.41 = isso retificado vai dar 84 volts. Como você está querendo regular no caso 30+30 você já tem 20% a mais de regulação nessas espiras que tu está usando . Isso com 15 +15 espiras vão gerar 40 + 40 volts retificado sem regulação , como está usando regulação o diodos vão regular 30+30 e deixar essa margem de 20% , para o PWM corrigir. Essa capacitância que tu citou de 2200uF por ramo B+ e B- já está de bom tamanho , para essa frequencia que está usando. Acho que 18+18 espiras que tu está usando não está adequado , para se ter 30+30 volts na saída. Tente fazer alguns testes ai e nos diga depois o que resolveu. :legal::legal::legal::legal:

Att: Isaac Santana

Grato.

marcosrequiao
14-02-2012, 14:42
Ninguem tem mais dúvidas, nem projetos, nem sobre a retificação síncrona?????????????

fabioz@ceee
14-02-2012, 15:55
Ninguem tem mais dúvidas, nem projetos, nem sobre a retificação síncrona?????????????

Se tu tem dúvidas, pergunte...se tem projetos poste...se outros participantes não perguntaram deve ser porque não tem interesse, não acha ?

No que pudermos ajudar estamos aí, mas tem de ter base, saber o que quer, não jogar uma dúvida sua com se fosse problema de outros...

Fábio.

dudu.441
14-02-2012, 17:31
Temos duvidas sim , vc ja fez Retificação sincrona ?? posta algo ai pra noisssss

Muriloo
20-02-2012, 18:24
Temos duvidas sim , vc ja fez Retificação sincrona ?? posta algo ai pra noisssss

Quais são as dúvidas? Posta as dúvidas ai. Não adianta nada falar que tem duvidas e não falar quais são!

Também não adianta nada ter dúvidas e não procurar nada sobre o assunto.

Um exemplo de uma das possibilidades:

http://i41.tinypic.com/9qxqwk.jpg

Fiz umas alterações pra simplificar... Qual a dúvida?

Mais exemplos? http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=synchronous+rectification&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch

ColeTrickle
03-03-2012, 03:13
Estou retomando o projeto que comecei há algum tempo de uma full-bridge.
Enquanto fazia algumas alterações no layout, e aproveitava este para um projeto um pouco mais simples, de uma half-bridge de pouca potência, percebi diversas vantagens na push-pull em comparação com estas duas.

Pelo que notei, a push-pull:
- Trabalha com a mesma voltagem no primário de uma full-bridge
- Utiliza apenas dois chaveadores, como uma half, mas operando com a voltagem de uma full
- Não necessita de driver para voltagem elevada, visto que ambos chaveadores recebem diretamente os 12V referenciados a zero em seu gate, eliminando assim a necessidade de operar com voltagem flutuante
- A corrente nos chaveadores é a mesma que em uma full (metade da corrente de uma half-bridge)
- Desempenho igual a uma full mas mais barata e simples, por usar 1 par de chaveadores e um driver (este podendo ser mais simples e barato que o IR2110)

Desvantagem: precisa duplicar o enrolamento primário

Agregando ainda o fato que a full já me deu bastante dor de cabeça, muitos componentes queimados, e não está estável, pretendo então fazer o projeto de uma push-pull, e com potência mais modesta (começar alto só aumenta o tombo).
Acredito que será bem menos complicado usando esta topologia.

A questão é: o raciocínio está correto?
Pergunto porque os projetos são na maior parte half-bridge. Poucas vezes li alguém comentando estar construindo uma push-pull.
E se esta possui realmente estas vantagens, seria mais lógico construir nesta topologia ao invés de half ou full.
Se puderem postar opinião sobre os projetos de push-pull, agradeço.

Abraço,
Ricardo

Muriloo
03-03-2012, 09:17
Bom Dia Ricardo,

Uma das desvantagens que vc não está considerando é o fato do primário funcionar como um autotrafo, quando você faz o chaveamento do terra em uma das extremidades... o centro terá 300v e o outro lado terá 600v, além de tensões perigosas, é um pouco mais difícil de se encontrar transistores que suportem essa tensão. Por isso que as fontes push-pull são utilizadas normalmente com tensões baixas no primário!

Abraço,
Murilo

ColeTrickle
03-03-2012, 17:24
Verdade Murilo, tem este detalhe que estava esquecendo. Obrigado pelas dicas.

Vou fazer um projeto mais simples com half-bridge mesmo, para saída de apenas +/- 35V. Quando estiver tudo OK, retomo o atual.

Estive pesquisando opções de IGBTs para voltagem mais alta. Encontrei o IRG4PH40U por R$ 8,00. Este é para 1.200V.
Estou pensando em tentar usar este mais adiante em projeto push-pull com os 340V no primário.
Quando tiver resultados melhores posto aqui como ficou.

Abraço,
Ricardo

leandromp
04-03-2012, 11:30
Coletrickle, Aonde você encontrou esse IRG4PH40U a R$ 8,00 ?

dudu.441
04-03-2012, 19:07
Galera ja que estamos falando de igbt qual seria a freguencia ideal pra trabalhor com o GP4063 em Half pra alta potencia, ou teria um outro igbt melhor que este

fabioz@ceee
04-03-2012, 22:56
Galera ja que estamos falando de igbt qual seria a freguencia ideal pra trabalhor com o GP4063 em Half pra alta potencia, ou teria um outro igbt melhor que este

Dudu, a frequência pode ser até 40 Khz, mas depende da tensão de saída que tu quer, se for pra 14,4V, não recomendo mais de 30 Khz, porque senão o secundário do trafo fica com muito poucas espiras, na verdade quanto menor a tensão de saída em alta potência menor tem de ser a frequência para aumentar o número de espiras e com isso melhorar a transferência de energia entre os enrolamentos e o núcleo...

Abraços.

Fábio.

ColeTrickle
05-03-2012, 00:57
Coletrickle, Aonde você encontrou esse IRG4PH40U a R$ 8,00 ?

Leandro, lhe enviem por MP a loja em que encontrei o chaveador.

Abraço,
Ricardo

dudu.441
05-03-2012, 12:59
E este GP4063 D é bom pra este tipo de aplicação , ou teria um melhor ?

isaias2412
05-03-2012, 20:45
Nao sei se este post ainda esta ativo, mas eu tenho um som automotivo com uma fonte de transformador antiga, que e muito grande e pesada , queria saber onde posso achar um esquema de uma fonte chaveada em 14.4v com uns 150 amp ?

ColeTrickle
05-03-2012, 22:22
Isaias, considerando que o último post foi hoje, a resposta é sim, este tópico está ativo.
Quanto a esquemas, você encontrará diversos espalhados por este tópico, além de MUTA informação e dicas, que são de extrema importância para que seu projeto funcione corretamente.
Boa sorte.

Abraço,
Ricardo

Lauro Roque
06-03-2012, 00:05
Olá pessoal,

montei uma SMPS AC/DC mas tive problemas...
A fonte estava funcionando como esperado, quando fui adicionar ao circuito o trafo para o sensor de corrente.

Desliguei o pino 10 do SG 3525 e liguei o sensor nele, na hora de testar veio a supresa............ buuuuuummmmmmmmmmmm, lá se foram os IRF730 e o IR2110.
eu não entendi o porque da queima dos componentes pois, estava tudo em "ordem".

Abração

Lauro Rock

fabioz@ceee
06-03-2012, 07:55
E este GP4063 D é bom pra este tipo de aplicação , ou teria um melhor ?

Quantos KW de potência tu quer, se 1.4 KW te contentam, os IRFP460 te atendem, os IRGP4063D são muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito mais potentes e não testei nenhuma fonte com eles onde pudesse chegar ao seu limite...

Abraços.

Fábio.

leandromp
08-03-2012, 17:16
Ok,Cole Trickle,vou entrar em contato com a loja.

Para se ter uma idéia dos chaveadores,estou aqui com uma banda energia de 150A de 12.6v
e ela usa 4 irfps37n50a.

fabioz@ceee
09-03-2012, 14:05
Ok,Cole Trickle,vou entrar em contato com a loja.

Para se ter uma idéia dos chaveadores,estou aqui com uma banda energia de 150A de 12.6v
e ela usa 4 irfps37n50a.

É muita vontade querer usar um componente que custa esse valor :

http://www.farnellnewark.com.br/transistornpn446w500v36asuper247,product,19K8173,4 595790.aspx

A menos que encontre beeeeeeeeem mais barato no mercado, mas olhei em todas lojas on line que conheço e não achei, eu usaria o IRGP4063D, o único porém é que não opera em frequência tão elevada quanto o MOSFET, mas no quesito custo/benefício, na minha opinião ganha disparado.

Abraços.

Fábio.

leandromp
09-03-2012, 14:48
Fabio,como dou manutenção para equipamentos eletrônicos em geral,se confirmado o orçamento terei que colocar os originais mesmo,esse ai que perguntei é para um inversor de solda que estou construindo.

71646 Eu não entendi uma coisa nesse projeto da banda.Ela usa 4 diodos schottky de 175A por 30 volts.

Acho que no caso desse projeto se aplica-se a regra de 1x 1.4 para calcular a voltagem, máxima do diodo.No caso do schottky é 3 vezes o valor da tensão alternada.

Por exemplo 9 x 1.4 = 12.6 ---- então 9 * 3 = 27----- então o diodo precisa ser de 30volts

Oque o pessoal acha sobre isso ?

fabioz@ceee
10-03-2012, 12:57
Fabio,como dou manutenção para equipamentos eletrônicos em geral,se confirmado o orçamento terei que colocar os originais mesmo,esse ai que perguntei é para um inversor de solda que estou construindo.

71646 Eu não entendi uma coisa nesse projeto da banda.Ela usa 4 diodos schottky de 175A por 30 volts.

Acho que no caso desse projeto se aplica-se a regra de 1x 1.4 para calcular a voltagem, máxima do diodo.No caso do schottky é 3 vezes o valor da tensão alternada.

Por exemplo 9 x 1.4 = 12.6 ---- então 9 * 3 = 27----- então o diodo precisa ser de 30volts

Oque o pessoal acha sobre isso ?

Olha, realmente eu desconheço essa fórmula que tu citaste... eu adoto por convenção usar diodos com Vrrm equivalente ao dobro da tensão de pico que eles devem retificar, se está certo ou se é exagero não sei, posso apenas te garantir que nunca tive nenhum problema usando esse critério para escolha de diodos...

Também pelo fato de acho que nem se fabricarem diodos com tensão tão baixa, menos de 30 ou 40 volts, a diferença de custo na fabricação de um componente que teria uma aplicação extremamente limitada não vale a pena pros fabricantes..
.
Veja as fonte de PC, tensão de saída 3,3 volts, um diodo com 12 ou 15 volts atenderia em termos de tensão com folga, mas tu encontra instalado lá diodos de 30 volts, as vezes 45 volts..., mas fontes de 3,3 volts se usa em que além de PCs, acho que quase nada...

Provavelmente nessa fonte use diodos de 30 por serem comuns no mercado, embora talvez de 25 volts atendessem ao requisito... veja bem, apenas citei isso como comparação, talvez seja realmente preciso diodos com 30 volts...

Abraços.

Fábio.

fabioz@ceee
12-03-2012, 14:41
E pra quem não tem certeza ainda sobre qual chaveador utilizar :discordo: , a INTERNATIONAL RECTIFIER, IR, da uma mãozinha...:concordo:

https://ec.irf.com/IGBTselection/tool.htm

Bom proveito.:tu:

Abraços.

Fábio.

joaolima
19-03-2012, 10:56
Ola a todos,sera que alguem pode me dar uma dica ,montei uma half bridge com um nucleo pm87 e que pretendo tirar uns 5000w dela ,com fets irfp460 em paralelo chequei a 2300w,fiz testes tambem com irgp4063 mas estou com duvidas sobre ele ,quando ligo a fonte com os irfp460 e com a lampada de 100w em serie fica tudo bem lampada apagada os fets gelados tanto em paralelo ou nao ,mas quando cloco os igbts irgp4063 a lampada fica levemente acesa e os igbts aquecem um pouco ,FREQUENCIA DA FONTE 40KHZ.Qual sera a causa ?

fabioz@ceee
19-03-2012, 15:48
Ola a todos,sera que alguem pode me dar uma dica ,montei uma half bridge com um nucleo pm87 e que pretendo tirar uns 5000w dela ,com fets irfp460 em paralelo chequei a 2300w,fiz testes tambem com irgp4063 mas estou com duvidas sobre ele ,quando ligo a fonte com os irfp460 e com a lampada de 100w em serie fica tudo bem lampada apagada os fets gelados tanto em paralelo ou nao ,mas quando cloco os igbts irgp4063 a lampada fica levemente acesa e os igbts aquecem um pouco ,FREQUENCIA DA FONTE 40KHZ.Qual sera a causa ?

Primeira pergunta, tu não está usando IGBTs em paralelo, esta ?

Att.

Fábio.

dudu.441
20-03-2012, 08:31

Esse IGBT não é indicado pra freguencias acima de 30 Khz ele trabalha de 8 khz a 30 khz !

joaolima
20-03-2012, 17:14
Ola,Fabio quanto tempo hein, satisfação em fazer contato novamente ,pena que não podemos conversar pessoalmente ,mas então sobre usar em paralelo eu usei o irfp460 em paralelo funcionou bem ,o igbt eu nem sei se pode usar em paralelo .

fabioz@ceee
20-03-2012, 21:01
Ola,Fabio quanto tempo hein, satisfação em fazer contato novamente ,pena que não podemos conversar pessoalmente ,mas então sobre usar em paralelo eu usei o irfp460 em paralelo funcionou bem ,o igbt eu nem sei se pode usar em paralelo .

Jstamente por isso, o coeficiente de temperatura do IGBT é iverso ao do FET, igual ao do transistor bipolar, e, para poder utilizar em paralelo teria de ter resistores para equalizar aas correntes neles, do contrário, estaria feito o tiroteio... fatalmete o mais quente iria conduzir mais e mais e mais até entrar em avalanche... já os FETs, mais calor menos corrente, dessa forma se auto regulam sem a necessidade de outros componentes...paralelo diretão e boa...

Att.

Fábio.

joaolima
22-03-2012, 14:12
Ok valeu,entao poderia me dar uma ideia de qual frequencia e topologia devo usar para uma fonte de 5000w usando um nucleo pm 87 da thorton ,tensao da rede 127v ,tensao de saida 80/+-.

fabioz@ceee
22-03-2012, 17:10
Ok valeu,entao poderia me dar uma ideia de qual frequencia e topologia devo usar para uma fonte de 5000w usando um nucleo pm 87 da thorton ,tensao da rede 127v ,tensao de saida 80/+-.

João, núcleo não é um problema pra ti...com os 9,15cm2 que tem esse cara aí...agora pra essa potência todateria que ser uma full, do contrário a corrente nos interruptores é muito alta...

Numa full alimentada por uma uma rede 127V com dobrador, a corrente de pico no interruptor é 17A, em média fica nuns 14A... isso com a saida fornecendo 160V no caso +/- 80V e 30A... frequencia de 27Khz, onde tu poderia usar tranquilamente o IRGP4063D.

Agora vem a questão fundamental... esses números eu apenas simulei aqui rapidinho pra ver os dados de tensões e correntes, escolher interruptores e tal...não entrei no mérito do núcleo...aí poderia afirmar " mas o núcleo aguenta tranquilo " aguenta sim, tem de ver é se cabe a quantia de fio necessária neste núcleo pra essa tensão e corrente...

Pra o modelo PM87 eu não sei se pode ser usado o mesmo cáculo que se usa pra os nucleo EE, se sim é fácil determinar se vai caber ou não, eu não tenho muito tempo agora pra ver isso pra ti, mas tu pode enviar um email pra thornton ou ligar pra eles e tirar uma febre.

Se o fio não couber, tem de subir a frequencia ou a densidade em Gauss no cálculo, não ultrapassando os 2500, a frequencia se passar de 27Khz tem de escolher outro interruptor, seja ele mosfet ou IGBT, apto em V, A, F e etc.

Tem uns mosfets que são muito porradas e te atenderiam, mas são meio caros, irfps37n50a, e tem uns outros parecidos também, veja o preço aí:
http://www.farnellnewark.com.br/tran...3,4595790.aspx (http://www.farnellnewark.com.br/transistornpn446w500v36asuper247,product,19K8173,4 595790.aspx)

Att.

Fábio.

rodrigo_slp
23-03-2012, 21:32
boa noite a todos ....

olá joao , da uma olhada no https://docs.google.com/file/d/0B812RXB4ziHSNmNjMTUxYzktOWRhMi00YTZhLThmMWYtZWY0M Tg3YmYxNTY0/edit?hl=en_US&pli=1
é uma fonte de 5000w , eu entro em detalhes depois ok .

joaolima
26-03-2012, 17:54
Olá,vejam uma coisa ,pensei em usar os irfp90n20 na minha fonte ,fazendo uma topologia half-bridge com tensao da rede 127v mas sem dobrador e com dois 90n20 em paralelo eu sei que a corrente iria lá em cima ,mas acho que funciona o que acham sera que consigo os 5000 dessa maneira ?

fabioz@ceee
27-03-2012, 15:26
Olá,vejam uma coisa ,pensei em usar os irfp90n20 na minha fonte ,fazendo uma topologia half-bridge com tensao da rede 127v mas sem dobrador e com dois 90n20 em paralelo eu sei que a corrente iria lá em cima ,mas acho que funciona o que acham sera que consigo os 5000 dessa maneira ?

Acho que até funciona, mas só testando pra saber, agora... caco de bobina vai ter de fazer até pro primário...

Att.

Fábio.

ColeTrickle
28-03-2012, 00:49
Após abandonar (ao menos temporariamente) a montage de uma full-bridge, finalizei a construção de uma half, em que pretendo obter 500W.
Mas agora na fase de testes de potência, me deparei com problema crítico de temperatura dos IGBTs e eficiência.

Na saída de 30+30V, testei primeiro carga de 32ohms (110W). Em pouco tempo já aquece bastante. Verificando a eficiência, caiu o queixo: apenas 40% (consumindo 2,2A em 125V - 270W). O ciclo de chaveamento fica em aprox. 10%.

Com carga de 9 ohms gerando 400W (próximo da potência que pretendo), em poucos segundos a temperatura se torna crítica, e o consumo de entrada atinge pouco mais de 6A (aprox. 770W). Eficiência de apenas 50%, e ciclo aproximado de 25 a 30%.

Primeiramente suspeitei do resistor de gate estar muito alto. Troquei os 47R por 10R. Mesma coisa.
Pensei também em secundário com excesso de folga (44V, sendo que está estabilizado em 30V). Mas não creio que seja este o problema, apesar que, pelo que notei, para os 500W com este núcleo, poderia deixar talvez menos de 5V de folga.
Verificando agora os posts acima, me ocorreu que a frequência pode estar alta demais.

Dados:
Núcleo MMT139T5020 com AE 1,95
Frequência: 35kHz
Primário: 30 voltas (calculado para 165V)
Secundário: 8+8 voltas
IGBTs: IRGB 4062D 48A - 600V
Filtro de entrada: 2x 1200 uF

Havia lido, não sei dizer onde, que IGBTs conseguem trabalhar em até 40kHz.
Tanto os chaveadores quanto os retificadores estão em um mesmo dissipador, mas em lados opostos. Apenas o lado dos chaveadores aquece, sendo que esperava o contrário.

Pelo que o Fábio cita acima, não se deve passar de 27kHz quando usando IGBTs.
Será que o chaveamento em 35kHz poderia causar todo este problema?

Obs.: Após queimar dezenas de chaveadores e IRs com a full, nesta queimei apenas 1 IR e um par de IGBTs, e ainda por ter ligado errado, por distração.
Tomara que continue assim. :bD

Abraço,
Ricardo

fabioz@ceee
28-03-2012, 07:52
Após abandonar (ao menos temporariamente) a montage de uma full-bridge, finalizei a construção de uma half, em que pretendo obter 500W.

Tomara que continue assim. :bD

Abraço,
Ricardo

Ricardo seguinte...sem calcular o seu primario tem espiras demais, pra esse núcleo utilize 2500 gauss, é da magmattec o mesmo que eu uso, comprei direto com eles, fui na fábrica pegar e falei com o engenheiro deles que me recomendou essa densidade...

Sobre a frequência, eu também já tinha lido que os irgp iam a 40Khz, mas vendo em datasheets, eles recomendam até 30Khz, mas sei lá operar no limite sempre é ruim, então eu uso 27Khz.

Tenta verificar o dead time também, se os interruptores não estã se beliscando no cahveamento, se um não sta encerrando a condução quando o outro já iniciou e ficam levemente cruzados...

Att.

Fábio.

ColeTrickle
28-03-2012, 20:16
... Sobre a frequência, eu também já tinha lido que os irgp iam a 40Khz, mas vendo em datasheets, eles recomendam até 30Khz, mas sei lá operar no limite sempre é ruim, então eu uso 27Khz...

Td bem Fábio?

Quanto ao dead-time creio que não seja problema, visto que o tempo de chaveamento é bastante reduzido testando com os 110W, por exemplo, e mesmo assim aquece. A "distância" entre a abertura de um e fechamento de outro está bastante longa.

O nro de voltas calculei considerando 2.000 gauss.
Para 2.500 apontou 38 voltas com 22kHz. Vou testar primeiro reduzindo a frequência para 22, mas mantendo as 30 voltas. Se começar a consumir em vazio, rebobino ele para mais voltas.
Vou fazer alguns testes e ver se elimino o problema. Depois posto o resultado.

Valeu pelas dicas.

Abraço,
Ricardo

ColeTrickle
28-03-2012, 23:14
Novos testes, e novas incógnitas.

Baixei a frequência para 22kHz, mas não deu resultado.
Aumentei então a voltagem no secundário, de 30 para 40V (os enrolamentos fornecem até 44V), fazendo o tempo de cada transístor fechado ficar próximo dos 50%.
Consegui chegar a 70% de eficiência (apesar que ainda é pouco), e a temperatura ficou estável nos transístores (quente, mas abaixo de 80ºC), com os diodos ret. esquentando pouco mais que os transístores. Aumentei para 32kHz, e permaneceu o mesmo resultado (mesmo com 40K permaneceu normal).
Ao baixar novamente para 30V o problema de aquecimento retorna.

E notei que ao baixar para 30V começa a gerar zunido nos chaveadores. Ficou claro que por breve tempo chaveiam juntos quando aplicando carga e com tempo de chaveamento baixo (entendo que deveria ser o contrário).

Pelo que vejo, consigo deixar funcional removendo 2 voltas dos secundários, ficando 4V para regulagem, e aumentando um pouco o dissipador que está sub-dimensionado, além de aplicar ventilação forçada.
73443 73444
Esse dissipador frankstein é provisório. Estou à procura de loja que venda em peças de comprimento á escolha.
Núcleo OK. Levemente morno após uns 10min a 400W.

Mas não entendi o porque de gerar conflito nos transístores ao operar com carga associado a pequeno período de chaveamento.
Notei também que ao tocar no disspador o ruído diminui. Testei aterrar o dissipador (terra mesmo, não o neutro da tomada), mas não deu resultado.
Caso tenham alguma idéia, agradeço.

PS.: Com o filtro primário de 2x 1200uF, o consumo de 500W gera ripple de 2x 25V. Esperava menos, mas ao todo não achei ruím.

Abraço,
Ricardo

fabioz@ceee
29-03-2012, 21:15
Essas de tocar no dissipador e mudar o ruído já percebi, mas não sei o que causa ou como se modifica... quanto ao resto, verifica o snubber, esse cara é muitissimo importante, pesquisa sobre ele...

aqui tem alguma coisa

http://www.daycounter.com/Calculators/Snubbers/Snubber-Design-Calculator.phtml

outra coisa, o ferrite tem de trabalhar aquecido, frio ele não trabalha bem, informação do engenheiro da magmattec

Att.

Fábio.

ColeTrickle
29-03-2012, 23:33
Fábio, pelo que li no artigo que sugeriste e em outros esquemas, estou usando pouca capacitância e resistência no snubber: 700pF, e aprox. 20R (não lembro direito a resist.). O resistor de 2W aquece muito.
Vou tentar com 2 a 5 nF, e aumentar a resist. para 100R.
E testar tb a ligação sugerida de diodo e resistência em paralelo seguido de capacitor em série, ligados em paralelo com cada transístor. Nas simulações que fiz na fórmula do artigo, sugeriu +/- 5nF com 300R para o método 1.

Sobre o ferrite, uma possibilidade para deixá-lo aquecido seria deixá-lo perto do dissipador. O problema é encontrar espaço.
Valeu pelas dicas novamente.

Abraço,
Ricardo

fabioz@ceee
30-03-2012, 07:57
Fábio, pelo que li no artigo que sugeriste e em outros esquemas, estou usando pouca capacitância e resistência no snubber: 700pF, e aprox. 20R (não lembro direito a resist.). O resistor de 2W aquece muito.
Vou tentar com 2 a 5 nF, e aumentar a resist. para 100R.
E testar tb a ligação sugerida de diodo e resistência em paralelo seguido de capacitor em série, ligados em paralelo com cada transístor. Nas simulações que fiz na fórmula do artigo, sugeriu +/- 5nF com 300R para o método 1.

Sobre o ferrite, uma possibilidade para deixá-lo aquecido seria deixá-lo perto do dissipador. O problema é encontrar espaço.
Valeu pelas dicas novamente.

Abraço,
Ricardo

Sobre o ferrite aquecido, o que quis dizer é que aumentando o Gauss por si só ele vai trabalhar mais quente...

Pelo que vi nas tuas contas, usando 165 volts na cc tu considerou 117 Vca, eu calculo assim :

10 na 8 / 4 x f x 2500 x Ae
100000000 / 4 x 27000 x 2500 x 1,95 = 0,189 esp por volt
0,189 x 165 = 31,185 esp, arredondo pra 31
165/31= 5,322 volt por espira
se tu quer 30 no secundario
30 / 5,322 = 5,6 espiras arredondo pra 6

e no primário retiro uma espira fica assim

primario com 30

165/30= 5,5 volt/esp

secundario com 6 esp
6x 5,5= 33 volt que da exatamente os 10% recomendado a mais no secundario do trafo

se quiser acrescentar uma espira no secundario pra trafo pra ter uma margem um pouco maior, mas se for pra amplificador a fonte não é o caso, o ruido do trafo praticamente zera...
no Rdt usa 330R que tu não vai te incomodar nunca...

o duty cicle vai a uns 47%, nunca vai cruzar os interruptores ligados...

Acho que aí te ajuda mais um pouco.

Att.

Fábio.

edidigital
31-03-2012, 11:12
olá pessoal, olha estava vendo na nete e ví o esquema abaixo e resolvi montar minha duvida é ele fica melhor com toroide ou com chooper EE estou correto '' sou apaixonado por projetos desse tipo e uma pena que não disponho de equipamentos de ponta tais como osciloscopio e por ai vai... ja trabalhei em bancada de manutenção 10 anos da minha vida,agora trabalho numa estação de tv afiliada da globo na minha cidade mas nas horas vagas ainda faço meus projetos.
fisso recentimente um amplf. digital pelo que vi essas fontes si parecem muito com com os amplf. dig. se aguem que gosta de desafios tem algum projeto como esse e quer compartilahar por favor mande me p e-mailou aqui mesmo sei que sou novissimo no forum maz tudo tem começo ne mesmo eu estou ainda aprendendo como funciona o forum desculpa se eu errar em alguma coisa.
muito obrigado a todoshttp://img3.imageshack.us/img3/2945/smps2.jpg
http://transmissordetv.files.wordpress.com/2011/03/02-peg5.jpg?w=640&h=447 (http://transmissordetv.files.wordpress.com/2011/03/02-peg5.jpg)

ColeTrickle
03-04-2012, 00:05
Boas novas.

Fábio, aquela dica do site que demonstra diversas formas de ligar e calcular snubber diretamente nos chaveadores rendeu bons resultados.

Mantive o snubber no enrolamento primário da forma que estava (660pF com 100R).
Mas em cada chaveador, ao invés de ligar apenas um diodo em paralelo, mudei para a seguinte ligação:
73894

Os capacitores de 1nF carregam apenas quando ocorre tensão reversa em função do desacoplamento do primário. Esta carga armazenada é dissipada no resistor que está em paralelo com o diodo.

Tentei primeiro 4,7 nF com 220R. Os resistores aqueciam muito, e à medida que aumentava o tempo de ciclo, mais carga era exigida da rede.
Troquei para 470R, mas o problema permaneceu. Baixei então os capacitores para 1nF, e ficou bom. Resistores levemente aquecidos, e o resistor do snubber ligado no primário parou de aquecer excesivamente (levemente morno).

Ocorre um pequeno pulso que passa os 340V, por um breve instante (no zero fica estável). Com 4n7 não ocorria, mas fiz testes com carga e não deu problema.
Talvez ainda possa aumentar o capacitor para 2nF para filtrar melhor, e o de 660pF passar para 1nF.

Nos testes operando a 26kHz, mantive o enrolamento para 44V, regulando o secundário em 40V.
Chaveadores levemente mornos com mais de 400W no secundário.
Testei regular o secundário para 30V (sobrando assim 14V), mas começa a ocorrer problema de aquecimento. Quanto menor a margem de regulação melhor, de forma que os chaveadores operem próximo dos 50% com plena carga.

Calculei rendimento de 82% (4,7A consumidos dos 125Vac).
Porém talvez seja mais, pois ao medir a resistência de chuveiro seca resulta em 13ohms, mas ao colocar na água, após o teste, mostrou 7 ohms. Assim, não sei ao certo que carga a fonte "sente" com a resistência mergulhada na água.

Abraço,
Ricardo

rickdf
03-04-2012, 12:30
Boa tarde amigos do forum, gostaria de saber quais são os melhores programas para confecção de placas de circuito impresso. Gostaria de um bem completo que tivesse ate toriode nos desenhos agradeço desde já!

fabioz@ceee
03-04-2012, 13:17
O melhor programa pode ser o mais simples, desde que você domine ele e todos recursos, pode nem ter todos componentes, se tu souber criar eles na biblioteca fica simples, mas enfim tem muitos: P CAD, PROTEUS, PCB WIZARD, tu que vai ter de testar e ver com qual tu vai te adaptar melhor... eu uso o PCAD...

Att.

Fábio.

---------- Mensagem adicionada às 13:17 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 13:13 ----------

Boas novas.

Fábio, aquela dica do site que demonstra diversas formas de ligar e calcular snubber diretamente nos chaveadores rendeu bons resultados.

Abraço,
Ricardo

Sobre a resistência ela muda um pouco na água sim, mas tipo se ela estiver inteira, tipo nova, usa como padrão pra saber seu valor o o cálculo de potência ou lei de ohm, usando os valores dela, sei lá 110V e 4500W por exemplo, aplica lá aí tu chega no valor dela em ohms...ou liga um amperímetro na saída pra medir de verdade o que está circulando de corrente na carga...

Além disso, mantenha a gente informado sobre os resultados, ficamos felizes por estar dando certo a empreitada... daí uns dias volta pras full...

Abraços.

Att.

Fábio.

edidigital
03-04-2012, 14:44
Olha beleza vou ler com atenção a qualquer momento, pois agora estou um tantinho ocupado com meu outro Serviço ,e por que a GLOBO esta fazendo um quadro na minha cidade e ai ja viu cinegrafista tem que ralar mesmo uma vez que somos afiliada globo. maz minha placa ja esta pronta vou colocar fotos para vcs analisarem só estou esperando peças ir2110 que os meus acabaram.
um abraço a todos...

rickdf
03-04-2012, 21:37
Valeu Fábio pelas dicas, em breve postarei fotos da minha fonte chaveada.

carlosand
03-04-2012, 22:14
Alguém sabe dizer se na farnell vende válvulas para uso em amplificador?

ColeTrickle
03-04-2012, 23:06
Verificando a corrente no secundário com um multímetro, confirmei que a eficiência está conforme havia calculado pela resistência: 82%

Aumentei os capacitores do snubber nos chaveadores para 2nF e o do enrolamento primário para 1nF. Está aquecendo razoavelmente as resistências, mas tudo OK. E pouco menos de ruído nos chaveadores.

Nos testes que fiz hj cheguei a mais algumas conclusões.
1 - Para extrair mais de 500W é preciso mais de 2x 1.200uF no filtro primário, pois a queda de tensão nas linhas 170V/340V aumentam muito, fazendo a voltagem no secundário começar a cair. Não tentei aumentar para confirmar.

2 - Com as especificações atuais desta fonte é possível extrair os 500W que pretendia. Mas com pouco mais de 500W já começa a gerar o ruído de chaveamento.
Aumentar o tempo-morto não adiantou. Pensei em talvez ser ruído normal dos transístores operando em corrente mais alta, mas como são apenas 4A, é mais provável de ser os 2 comutando ao mesmo tempo em certo período.

Ainda não sei se este problema com mais carga poderia ser sanado com os snubber no primário e nos chaveadores mais parrudos, ou se é algo problemático nestas topologias que trabalham com referência flutuante no chaveamento positivo.
Mais adiante quero testar uma push-pull, que creio dar menos problemas de instabilidade e interferências. Se funcionar planejo seguir com o projeto de uma fonte com mais de 2kW.

Por enquanto o trabalho vai ser meter a mão em 2 canais classe D para usar como reforço do sub do HomeTheater. Tenho uns 3 esquemas, um deles usando par de Mosfet canal N e canal P. Vou começar por este e ver se funciona.

Valeu pelas contribuições. E Fábio, agradeço as dicas.
Quando tiver mais informações de testes ou algo semelhante postarei.

PS: Carlos, na Farnell creio que não, mas no ML tem vendedores oferecendo válvulas para uso em Amp.

Abraço,
Ricardo

fabioz@ceee
04-04-2012, 07:49
Quanto aos capacitores de entrada não precisa tanto não, eu postei a fórmula de cálculo tempos atrás e não lembro em que página foi, mas a grosso modo 1,5 uF de cada lado da fonte por W de saída chega e sobra, nos meus testes tirei 1400W com apenas 2 caps de 470 e 560 de cada lado, 1000 e poucos micro por lado...

Tá aqui o cálculo...

http://www.htforum.com/vb/showthread.php/17901-Power-AMP-com-fonte-chaveada?p=3402180&viewfull=1#post3402180

Att.

Fábio.

ColeTrickle
06-04-2012, 03:25
Verdade, lembrava de já ter lido sobre esse cálculo. Valeu Fábio.

Apesar de conseguir os 500W que pretendia, não estou satisfeito com o resultado, pelos motivos:
1 - Resistência dos 3 snubber esquentam (razoavelmente quando sem carga, e excessivamente com plena carga)
2 - Mesmo sem carga ocorre pico de tensão positiva no primário. E com carga ocorre pulso de tensão positiva e negativa.
3 - Eficiência está em apenas 80%
4 - Diodos retificadores esquentam bastante com 500W (8A)
5 - IGBTs estão aquecendo muito em 500W

Acredito que todos estes ítens (exceto o 4) estejam relacionados a snubber que não esteja filtrando eficientemente a corrente reversa, visto o citado no ítem 2.
Penso que, se conseguir eliminar esses pulsos de tensão a maior parte desses problemas seriam sanados, pois de alguma forma essa corrente reversa afeta os transístores e o chaveamento. Mas encontrar uma combinação ideal de capacitor e resistor, que não aqueça muito e que elimine essa tensão reversa, não é tão fácil.
Monitorar com scope o capacitor dos snubber para ver como ele carrega e descarrega talvez ajude.

Espero que estes testes e idéias ajudem quem encontrar os mesmos problemas.

Abraço,
Ricardo

Muriloo
06-04-2012, 11:59
Bom dia!
Por que não tira a prova se o problema é no snubber mesmo? Aumente a resistência dele e veja como ficam os resultados!
Se o snubber esquentar quer dizer que está funcionando, não é um problema! O que pode estar ocorrendo é que o valor do capacitor está atenuando a onda alem da área onde ocorrem os picos do chaveamento, ou a resistência é baixa demais... atenuando além dos picos a onda também.

Abraço,
Murilo

JS Eletronica
11-04-2012, 12:16
Bom dia a todos,

Acompanho o tópico desde o inicio, e já montei umas fontes com sucesso graça a ajuda de todos vocês. Nunca fiz nenhuma pergunta aqui, sempre li e reli varias vezes até entender, as vezes a duvida de um outro amigo do forum era a mesma que a minha, mas claro, eu ainda tenho, e muita gente tem muitas duvidas ne, hehe.

Bom gostaria de saber se alguém já vio e sabe onde tem para vender ou melhor ainda, se alguém sabe o fornecedor direto ou qual a empresa que fabrica este conector da foto:

http://imageshack.us/photo/my-images/804/dsc08975r.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/820/dsc08976lm.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/842/dsc08979q.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/831/dsc08980o.jpg/

Garanto! Já procurei diversos sites da china para tentar importar, mas IGUAL a este não achei, já vasculhei sites e telefones do BRASIL inteiro e nada.

Tem varias empresas que estão utilizando este conector em fontes, tem outros modelos, para bitolas maiores, bitolas menores com mais vias etc...

Desde já MUITO obrigado pela atenção de todos!

fabioz@ceee
11-04-2012, 20:54
Olha, esse não sei, mas a fusibras tem algo semlhante, porém mais robusto...

Att.

Fábio.

JS Eletronica
12-04-2012, 08:40
Bom dia Fabio, esta empresa realmente eu não havia achado, já estou entrando em contato com eles, muito obrigado!

Se mais alguém souber de alguma empresa por favor informem.....

Obrigado

rickdf
14-04-2012, 15:01
Boa tarde amigos, fiz alguns teste aki e gostaria de saber se os cálculos de rendimento estão certos. Vamos lá, coloquei um amperímetro na entrada AC, um voltimetro na entrada AC, outro amperimetro em série com a carga resistiva (resistencia de chuveiro), e outro voltímetro em paralelo com a carga. Então as medidas foram:

Na entrada: IAC = 3.1A / VAC = 212V; a potencia de entrada seria então: 657W
Na saída: IDC = 45.8A / VDC = 13.8V; então a potencia de saída seria: 621W
eficiência entao Ef = Ps/Pe => 94% ???

acho que tem alguma coisa errada, se tiver mostrem-me o erro, muito obrigado!

ColeTrickle
14-04-2012, 18:16
Ricardo, o cálculo que uso é este mesmo.
Para a medição da corrente de saída DC, está usando multímetro tipo clip?
Tenho um destes e não consigo medir corrente com ele, pois fica constantemente variando o valor, chegando a mais de 100% de diferença. Apenas consigo medir diretamente com multímetro até 10A, e para AC uso o de clip, que mede corretamente.

Abraço,
Ricardo

rickdf
14-04-2012, 21:51
Fala xará, estou usando um amperimetro tipop clip, e comparando com um amperímetro comum deu uma diferença inferior a 5% de variação. Será que essas medidas não teriam que ser convertida para RMS tipo, IAC 3.1 / 0.707 = 4.38A (rms) ?

Abraço.

fabioz@ceee
15-04-2012, 13:44
Ricardo, o cálculo que uso é este mesmo.
Para a medição da corrente de saída DC, está usando multímetro tipo clip?
Tenho um destes e não consigo medir corrente com ele, pois fica constantemente variando o valor, chegando a mais de 100% de diferença. Apenas consigo medir diretamente com multímetro até 10A, e para AC uso o de clip, que mede corretamente.

Abraço,
Ricardo

Também uso testes tipo alicate, tanto na entrada quanto na saída e não tive problemas com oscilações... é minipa, se sim manda verificar, aí em poa a autorizada é na avenida do forte... Lemp instrumentos de precisão...

Att.

Fábio.

ColeTrickle
15-04-2012, 19:44
Fábio, esse que tenho é um Uni-T comprado da china, DX.

Para medições AC uso um de marca meio desconhecia (para mim ao menos), que é bem preciso.

Mas esse DC é crítico, varia muito.
A Av. Forte é bem próximo de onde moro. Vou ligar, explicar o problema, e ver se eles tem como resolver. Valeu pela dica.

Aproveitando para atualizar sobre a fonte...
liguei dois ventiladores 8x8 em um enrolamento secundário de 12V. Funciona perfeito, aumentando a rotação cfe a carga.
E o dissipador dos transístores e diodos passaram a operar quase frios, mesmo com 600W.
Só não exigi mais pois projetei o secundário para 12A (duas pontes completas de 6A em paralelo), e com 600W está quase no limite da amperagem com +33V/-33V. Mas, não fossem os diodos retificadores, acredito que conseguiria tirar mais potência sem maiores problemas.

Me preocupou um pouco os cálculos de corrente em pico de som, que atigirá 17A (33V / 2ohms). Estou contando com o fato de o uso de falantes em vez de resistência causar um pico de corrente menor que 17A, e os capacitores secundários segurar esta carga extra.

No mais, vou fazer mais alguns testes para tentar reduzir a voltagem reversa no primário.
Re-lendo o tópico, encontrei nas primeiras páginas um artigo postado pelo Murilo que explica diversas formas de ligação de snubber:
75245
Quero testar a ligação C da pagina 27.

Verificando o ripple dos secundários, percebi que terei problema se não fizer ajustes.
Está gerando +/- 2V de ripple (picos gerados pelo chaveamento) nos secundários, e o LM7812 também não consegue filtrar.
Vou fazer mais uns testes/ajustes, e quando estiver mais "redondo" posto os resultados e o que foi alterado.

Abraço,
Ricardo

fabinho077
16-04-2012, 20:38
Bom dia, é meu primeiro post depois de acompanhar varios meses o topico...é mt bom mesmo, tem mt conteudo...ja montei duas fontes...uma de 45+45v/6A que funciona mt bem, e eutra de 14V/50A, nesta ultima estou tendo alguns problemas...ela começa a chiar e queima quando passa dos 600W +/- as vezes antes até...desconfio dos componentes pois comprei na net na loja mais barata que achei...
Peço ajuda para achar uma loja onde posso comprar componentes bons de verdade...uso ir2110 e irfp360...

os ultimos ir2110 que comprei queimaram um atraz do outro....uns até sem carga...

Tbm venho tendo problemas com o indutor e o capacitor de saida...entre varios esquemas que vi, acho que o melhor valor é de 10uH para 14v, tentei calcular mas nao entendi os simbolos das formulas que achei...mas quando uso este a fonte chia como uma "chaleira quente" entao aumento ou diminuo ate ficar sem chiado...mas dai ela queima depois dos 500W 600W.....

A fonte é
Vin 220vac
Vout 14Vdc/50A (para uso no som do carro, tipo uma usina spark)
Half bridge
ir2110
sg3525
46Khz
snuber é de 47r/2w- 470pF (tambem nao sei calcular, usei como de varios esquemas)
toroidal de 3cm2 da magmattec
Primario 26 esp
secundario 2,75 esp
usei 1000 gaus para dar mais espiras no secundario
capacitor de entrada usei 2 x 1500uF

Qualquer ajuda é muito bem vinda....

ColeTrickle
16-04-2012, 22:29
Fabinho, já vi muitos se queixando de problemas com carga elevada (inclusive eu).
Pelo que parece quanto mais elevada a carga, aumentam os problemas de interferências no chaveamento. Noto que medindo com o scope, dependendo dos pontos onde meço gera interferência, aparecendo este chiado.
Ex.: ligar o terra do scope no Vs, ou até mesmo medir entre + e - do secundário com carga elevada.

Deixarei para quem tem mais experiência nesta questão te auxiliar.

Aproveito para postar o resultado de uns testes que fiz.
Testei a ligação de snubber que citei. Aumentei o capacitor para até 470nF, mas o sinal no primário permaneceu o mesmo, e então retornei para os 2nF com 470ohms.

Segue algumas imagens das medições.

Ripple entre 0V e 340V pós retificados os 220V (com 2x 1470uF):
Sem carga 75337 140W 75336 540W 75338

Medição do primário (o canal 1-vermelho mede entre 0V e 170V - float):
Sem carga 75335 140W 75339 540W 75340

Ripple no secundário entre +33V e -33V:
Sem carga 75341 140W 75342 540W 75343

Acredito que terei problemas com esse ripple no secundário (quase 3V sem carga, e mais de 10V com pouca carga).
Uma "peça" que deixei de fora nesta montagem foi o indutor de filtro do secundário. Da forma que desenhei o layout, a retificação vai direto para os capacitores, e agora para alterar só começando do zero.

Sabem se esse ripple no secundário seria completamente eliminado pelo indutor, e se há alguma outra forma de eliminá-lo?
Testei capacitores entre + e - de 100pF até 1uF, capacitor de 200pF em paralelo com cada diodo, snubber... nada funcionou.

Abraço,
Ricardo

fabioz@ceee
17-04-2012, 08:31
Ricardo, nessa configuração sem indutor, como é comum e muito nos amps automotivos precisa fazer um pequeno mudancinha na esquema...faz o secundário do trafo pra tensão exata que tu quer, seco sem nada de folga e, além disso não utilizar realimentação, operar com o pwm aberto sempre no máximo também como os amps automotivos... na pratica vai operar como um trafo magnético levinho, só a saida vai se alterar conforme a entrada, ou seja, se a rede subir a saida sobe proporcionalmente, como num trafo magnético... agora problema não tem nenhum em operar assim... fora isso pra reduzir o riple que tu tem aí, só com indutor depois dos diodos, pra segurar a corrente no momento do desligamento do interruptor e durante o tempo morto da fonte... cara quer saber, corta essas duas trilha e soca um indutor do tipo palito, aqueles que são enrolados em cima de ferrite tipo lápis, ele ocupa pouco espaço e vai resolver teu problema... tem fontes de pc que tem esses aí, arranca 2 e bota aí...

Att.

Fábio.

---------- Mensagem adicionada às 08:31 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 08:21 ----------

Bom dia, é meu primeiro post depois de acompanhar varios meses o topico...é mt bom mesmo, tem mt conteudo...ja montei duas fontes...uma de 45+45v/6A que funciona mt bem, e eutra de 14V/50A, nesta ultima estou tendo alguns problemas...ela começa a chiar e queima quando passa dos 600W +/- as vezes antes até...desconfio dos componentes pois comprei na net na loja mais barata que achei...
Peço ajuda para achar uma loja onde posso comprar componentes bons de verdade...uso ir2110 e irfp360...

os ultimos ir2110 que comprei queimaram um atraz do outro....uns até sem carga...

Tbm venho tendo problemas com o indutor e o capacitor de saida...entre varios esquemas que vi, acho que o melhor valor é de 10uH para 14v, tentei calcular mas nao entendi os simbolos das formulas que achei...mas quando uso este a fonte chia como uma "chaleira quente" entao aumento ou diminuo ate ficar sem chiado...mas dai ela queima depois dos 500W 600W.....

A fonte é
Vin 220vac
Vout 14Vdc/50A (para uso no som do carro, tipo uma usina spark)
Half bridge
ir2110
sg3525
46Khz
snuber é de 47r/2w- 470pF (tambem nao sei calcular, usei como de varios esquemas)
toroidal de 3cm2 da magmattec
Primario 26 esp
secundario 2,75 esp
usei 1000 gaus para dar mais espiras no secundario
capacitor de entrada usei 2 x 1500uF

Qualquer ajuda é muito bem vinda....

Opa, beleza... amigo, algumas coisas pra começar

- reduz a frequência pra abaixo de 30Khz
- aumenta o GAUSS pra entre 2000 e 2500
- o indutor não é crítico nessa fonte uma vez que a carga vai estar em paralelo com a tua bateria, eu usei 7uH e tirei 1400W
- enrola o secundário pra 24V... pra ter uma margem de regulação alta, depois de muitos testes mostrou ser bom nesse tipo de fonte
- núcleo de pó de ferro pro indutor
- aqui: http://schmidt-walter.eit.h-da.de/smps_e/hgw_smps_e.html tu calcula o indutor, entra com os valores e clica em COIL DATA, se tu desmarcar o item PROPOSAL do lado, tu podes jogar os valores e testar os tipos de bobinas

Mas não esquenta muito, cata um núcleo de pó de ferro, soca umas 10 espiras e deu... ele vai segurar o ripple, mas como tem a bateria do carro junto, praticamente ele já não vai existir, agora, nos testes com carga resistiva sim, se não tiver bom, aí o bixo pega e pega mesmo...

Att.

Fábio.

ColeTrickle
17-04-2012, 22:21
Fábio, tudo blz?

Tenho uma dúvida talvez meio sem nexo: ligar o indutor do secundário após os capacitores de filtro não faria também o mesmo efeito de amortecimento de ruído, ou só funciona mesmo entre a retificação e o filtro?
Ocorre que testei ligando na saída, após o filtro, antes de partir para o corte de trilhas da placa. Várias tentativas, desde 1uH até 1,4mH, tanto com indutores separados como em um mesmo núcleo, e quando o resultado não piorou, permaneceu na mesma.
Detalhe: os 1,4mH consegui com núcleo de ferrite de 6.000 ur, apenas para testar. Com pó de ferro nem chegava a 2uH com 10 a 15 espiras. Na maior parte testei os núcleos 330 azul (30 ur) e 390 cinza (90 ur).

Sobre a fonte sem regulagem, realmente gera um ripple mínimo. O lado negativo é que com carga causa uma queda de tensão de aprox. 10% repassada pelo primário. Mas parece uma boa opção, além de simplificar o projeto e a fonte trabalhar mais "lisa".

Mas como vou usar esta em dois canais classe D para sub cortando em 120Hz, provavelmente este ripple não causará problemas.

Abraço,
Ricardo

fabioz@ceee
18-04-2012, 08:50
Fábio, tudo blz?

Tenho uma dúvida talvez meio sem nexo: ligar o indutor do secundário após os capacitores de filtro não faria também o mesmo efeito de amortecimento de ruído, ou só funciona mesmo entre a retificação e o filtro?
Ocorre que testei ligando na saída, após o filtro, antes de partir para o corte de trilhas da placa. Várias tentativas, desde 1uH até 1,4mH, tanto com indutores separados como em um mesmo núcleo, e quando o resultado não piorou, permaneceu na mesma.
Detalhe: os 1,4mH consegui com núcleo de ferrite de 6.000 ur, apenas para testar. Com pó de ferro nem chegava a 2uH com 10 a 15 espiras. Na maior parte testei os núcleos 330 azul (30 ur) e 390 cinza (90 ur).

Sobre a fonte sem regulagem, realmente gera um ripple mínimo. O lado negativo é que com carga causa uma queda de tensão de aprox. 10% repassada pelo primário. Mas parece uma boa opção, além de simplificar o projeto e a fonte trabalhar mais "lisa".

Mas como vou usar esta em dois canais classe D para sub cortando em 120Hz, provavelmente este ripple não causará problemas.

Abraço,
Ricardo

oi, sim, tem de ser após os diodos e antes dos caps...tem de haver chaveamento em cima dele com interrupção total do fluxo elétrico, dando assim lugar ao fluxo magnético reverso atravessar as espiras do indutor e produzir o efeito desejado, despejando corrente na saída e evitando a queda de tensão...vulgo ripple

Att.

Fábio.

fasiqueira
20-04-2012, 02:35
Aos amigos do fórum agradeço pelas informações aqui contidas, em especial a paciência do nosso amigo Murilo. Concluí meu projetinho .... ficou muito bom. Fiz uns testes e consegui extrair 142A em 14,1v ( regulado para 14,4v) aprox. 2000w, rendimento ficou bom, pelos cálculos 82% (2.420w na entrada)..Vou forçar pra ver o limite.

adalberto lima
22-04-2012, 14:50
ola meu caro se posivel queria mais detalhes do seu projeto

fasiqueira
24-04-2012, 00:02
Trata-se de um circuito pwm com tensão regulada na saída. Conjunto oscilador , driver e igbt´s com retificadores fast na saída. No meu caso tem limitador de corrente e circuito de entrada bivolt automático, sendo possível implementar o ajuste de tensão com potenciômetro externo. Do resto tudo embasado nos circuitos aqui postados, é ter paciência ler os tópicos e decidir o projeto que deseja fazer... Qualquer dúvida que já não esteja postado aqui... estamos aí...

Lauro Roque
24-04-2012, 23:05
Trata-se de um circuito pwm com tensão regulada na saída. Conjunto oscilador , driver e igbt´s com retificadores fast na saída. No meu caso tem limitador de corrente e circuito de entrada bivolt automático, sendo possível implementar o ajuste de tensão com potenciômetro externo. Do resto tudo embasado nos circuitos aqui postados, é ter paciência ler os tópicos e decidir o projeto que deseja fazer... Qualquer dúvida que já não esteja postado aqui... estamos aí...
Teria como você passar mais detalhes sobre o bivolt automático?

Att.

ColeTrickle
25-04-2012, 23:26
Estive pensando em outra forma de ligação de fontes SMPS, e gostaria da opinião de vocês para ver se é viável.

Uma grande vantagem que vejo em fontes flyback (se não me engano é essa) é o uso de apenas um transístor, o que a torna extremamente confiável em questão de queima do transístor, por não ter outro para chavear em oposição a este em tempo errado e causar sua queima.

Pensei em uma alteração na push-pull para aproveitar esta vantagem. Seriam usandos dois transístores cada um chaveando 50% do tempo, mas cada um fornecendo energia a um trafo.
Assim, quando um transístor abre, o outro fecha e ocorre a continuação do fornecimento de energia.

Desvantagem:
- necessário duplicar o trafo.

Vantagens:
- difícil ocorrer queima, visto que mesmo que ocorra de ambos transistores chavearem juntos, não entrarão em oposição;
- ambos transístores ficam referenciados a 0V (como na push-pull), eliminando a necessidade de bootstrap, IR2110, e problemas com uso de gate flutuante;
- priários operam em 340V sem necessitar de transístores de mais de 600V, visto que não tem transístor oposto para inverter a voltagem.

Considerando que precisaria de apenas um diodo retificador em cada enrolamento secundário visto que cada um fornecerá sempre meia onda, a quantidade total de diodos permanece a mesma.

Basicamente, um dos lados do primário dos 2 trafos ficariam ligados juntos a 340V, e o outro lado cada um no emissor de um dos transístores que chaveia em 0V (após cap. de 1 ou 2 uF).

Nos secundários, seriam ligados cada um a sua retificação, e então unidos, CT de ambos, + após retificação, e - após retificação.

Apesar do desperdício de trafo, acredito que seria mais fácil atingir potências elevadas em uma única fonte devido a eliminar a possibilidade de um transístor causar a queima do outro.

Vêem alguma inviabilidade de construir uma SMPS de mais de 2kW usando este modelo?

Abraço,
Ricardo

dudu.441
26-04-2012, 17:22
Sim eu até entendo mais eu ja vi fonte de 2700 watts Half com apenas 2 Igbt e um trafo da magmatec o MTxxx5020 que da 1,95 de area efetiva agora não sei até em que ponto seria viavel .

ColeTrickle
27-04-2012, 20:31
Blz Dudu?

Correto, tem uns (ou vários) que conseguem tirar 2kW ou até mais. Mas vejo que a maior parte que tenta obter mais de 1.000W nas half-bridge AC/DC encontram problemas de queimas constantes.
Eu por exemplo já não conto mais quantos transístores e IR queimaram.
Nos fóruns gringos alguns sugerem até construir 3 fontes de 1kW para quem quer obter os 3kW. É bem comum esse problema, que aumenta exponencialmente à medida que se aumenta a potência.

Entenda que não estou dizendo que é praticamente inviável construir uma fonte com um trafo e mais de 3kW. Como você mesmo citou existem exemplos dessas fontes, e eu também já vi vídeos no YouTube.
A questão é a dificuldade, que certas vezes fica elevada demais e acabamos por desistir desta potência.

Para estes casos, vejo esta opção como uma boa alernativa, visto que seria extremamente difícil queimar transistores e IRs desta forma, exceto se ultrapassar os limites deles.

O ruím disso é ter que bobinar dois trafos iguais e precisar de espaço adicional para este.
Mas o que seria gasto neste segundo trafo, seria compensado em componentes não queimados e maior confiabilidade da fonte (a meu ver).

Enfim, entendo que é discutível essa opção de usar dois trafos. Mas quem já perdeu dezenas de pares de transístores, sabe como é desanimador cada vez que vão pro lixo.

Se eu tentar essa opção quando for montar uma push-pull, posto aqui como ficou.

Abraço,
Ricardo

fasiqueira
28-04-2012, 01:36
Ricardo,

Entrei nesse mundo de 2 trafos também, buscando um ganho de potência. Montei minha placa com 2 núcleos MMT6325 com 3cm2 cada, 1 SG e 2 IR2110. Como se fosse uma FULL mas fiz 2 Half... Ficou bacana, nos teste que fiz hj a tarde, consegui 186A em 14v (regulando para 14,4v) e na entrada 15,5A em 220v (214Vac)... O rendimento ainda dá pra melhorar, mas já tá ficando interessante.......

ColeTrickle
28-04-2012, 19:49
Fasiqueira, legal ter conseguido esta potência.

Pelo que entendi você construiu basicamente duas half, cada uma com sua retificação (ponte completa), trafo e IR, juntando-as após a retificação, e aproveitando a parte de controle/oscilador, certo?
Chegou a tentar esta potência usando apenas um IR e par de transístores?
O que percebo é que, quando a potência comutada aumenta, a interferência nos transístores começa a fazer com que fechem quando deveriam permanecer abertos, e nesta montagem que você fez também tende a contornar esse problema, como sugerindo no site gringo.

Abraço,
Ricardo

fasiqueira
30-04-2012, 02:20
Ricardo, isso mesmo... Consegui até uns 140A com 1 IR2110 e 1 SG, mas acima disso , mesmo com IRGP4063D tive problemas para o controle de corrente, sem muito aquecimento acabavam entrando em curto e tchauuuu..... Mexi no secundário de 18v ate 22v (sem o opto) mas em correntes altas era complicado. Tô investindo nesta com 2 núcleos, o controle ficou mais plano, dividido por 2.... os IGBTS trabalham em correntes acima de 150A praticamente gelados, vou melhorando aos poucos... quero conseguir uns 250A!!!!!! muito mas é minha busca.

Abraço.

Vinicius01
23-05-2012, 08:47
Estou no intuito de fazer essa fonte com saída reduzida para 13,8V, mas estou com duvidas em relação ao uso de transistores de potencia, tenho muitos transistores de fonte de pc e estava pensando em associar em paralelo uns 03 + 03 para alcançar um potencia maior, mas não tenho certeza se posso usar eles nesse metodo de chaveamento direto ou se preciso de alguma alteração no circuito.

Obrigado desde já, esse forum é muito interessante!

fabioz@ceee
23-05-2012, 15:34
Estou no intuito de fazer essa fonte com saída reduzida para 13,8V, mas estou com duvidas em relação ao uso de transistores de potencia, tenho muitos transistores de fonte de pc e estava pensando em associar em paralelo uns 03 + 03 para alcançar um potencia maior, mas não tenho certeza se posso usar eles nesse metodo de chaveamento direto ou se preciso de alguma alteração no circuito.

Obrigado desde já, esse forum é muito interessante!

Vinicius, o uso de transitores bipolares em fontes chaveadas implica em uma grande alteração nos seus parâmetros, tempos de condução, tempos de rampa de Ton para Toff e vice-versa, perdas, etc... enfim, o circuito básico do 3525 pode ser usado sim pois faz apenas o controle, o circuito driver com 2110 é especíco para MOSFET e IGBT, então a princípio não serve...nunca testei pra ver o que acontece... mas se o objetivo é poupar alguns trocados usando transistores que já possua, lembre-se que precisará de dissipadores a mais, são caros, as perdas serão maiores, transistores bipolares não podem ser simplismente ligados em paralelo devido seu coeficiente de temperatura ser positivo... tal motivo necessitaria de um circuito balanceador de corrente, caso contrario o efeito avalanche iria destruir o transistor com resitência menor, menor resistência mais corrente, mais corrente mais calor, mais calor menos resistência, menos resistência mais corrente...

Além disso tem mais essa listinha de desvantagens, veja aqui:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/almanaque/193-comparacao-entre-mosfets-de-potencia-e-transistores-bipolares-de-potencia.html

Para essa aplicação, não eras...

Att.

Fábio.

Vinicius01
25-05-2012, 08:49
A questão nem era econômia e sim a dificuldade de encontrar esses componentes aqui na região, sem falar de que tenho varios transistores. Só tenho a agradecer a você Fabio e todos os outros que tem feito desse tópico uma verdadeira aula de eletrônica avançada e tem ajudado muita gente. Vou comprar pela internet e aguardar chegar, por falar nisso alguem pode me recomendar alguma loja virtual de confiança.
Assim que tiver algum resultado da montagem posto aqui.

Att.

Vinícius

fabioz@ceee
27-05-2012, 10:22
Início da montagem da nova smps...

Att.

Fábio.

dudu.441
28-05-2012, 11:00
Ai sim gostei , pra quantos watts ela é ??

fabioz@ceee
28-05-2012, 14:06
Ai sim gostei , pra quantos watts ela é ??

Estimo uns 1500 de cara, mas dando uma caprichada no trafo e usando IGBT vai aos 2000... é uma cobaia ainda...

lrfc
01-07-2012, 16:15
vc pode passar o arquivo pra mim? obrigado

---------- Mensagem adicionada às 16:15 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 16:10 ----------

Colegas, eis um novo layout saindo do "forno"....

vc pode passar o arquivo pra mim? obrigado

lrfc
02-07-2012, 09:16
Bem pessoal, a placa PCB já está dos pronta, todos componentes soldados, so falta o transformador..ee infelizmente, eu ja tinha corroido a placa antes de saber da nescessidade dos drivers, mas pelo menos na bancada estava funcinando com 2 pares direto no SG, com resistores de 10R no gate de cada um.. depois tentarei fazer um pequena plaquinha separado com os drivers, como da figura que postei mais acima, correto ???

e uma duvida que não me sai da cabeça, sobre a dimensão do fio
Veja, a imagem abaixo, é do um amplificador automotivo, da marca Banda, muito boa, não é qualquer uma.. prestem atencão no trafo, o fio é bemmm grosso..
http://img85.imageshack.us/img85/1376/fabinhosom072009017.jpg (http://img85.imageshack.us/i/fabinhosom072009017.jpg/)

Ja nessa imagem, um amplificador JBL, e vejam o trafo, é formado por vários fios mais finos em paralelo
http://img28.imageshack.us/img28/7332/fabinhosom072009014.jpg (http://img28.imageshack.us/i/fabinhosom072009014.jpg/)

Agora estou em duvida, sei que quanto menos a frequencia, mas grosso o fio pode ser..mas tambem não dá para operar a fonte em 10KHz né :bD

Porque tava vendo aqui para meu trafo .uma fonte de quase 400W como a minha, vai ter uma corrente no primário deaproximadamente 40A, se eu usar um frequencia de 44KHz, usando essa calculadora http://www.bcae1.com/trnsfrmr.htm , diz que posso usar no maximo fio AWG 23.. dai usando a formaula para descobrir quantos fios em paralelo, me dá o absurdo de 52 fios em paralelo !!!!!!!!!

Sério, to muito confuso, no meu teste de bancada com apenas 9 fios de 23AWG, deu com folga 180W de potencia minha fonte, sem aquecer nadinha

vc pode me passar o layout desse amplificador? obrigado

Muriloo
02-07-2012, 12:07

Suas únicas duas mensagens foram pedindo esquemas elétricos e informações sobre as fontes... Quer aprender ou apenas copiar?

fabioz@ceee
02-07-2012, 17:37

Cara tu falou um monte mas não disse nada...

Informações técnicas sobre essa fonte, trafo, núcleo, tensões e correntes, etc etc...

Se quer ajuda, forneça informações...

Att.

Zimmer.

fabinho077
04-07-2012, 00:15
Bom dia, Consegui montar minha fonte 14.4v que tanto tentei...tirei dela usando IRFP360 half 62Khz nucleo de 1.6 cm2, +/-1200W sem aquecimento...

O unico problema da fonte é que usei para limitador de corrente um toroide de pó de ferro(de fonte de pc), ele aquece demais quande a fonte esta em carga(só consegui fazer o limitador funcionar com este toroide) O que posso fazer para melhorar?

Montei ela com sg3525, com um limitador de corrente junto ao amp de erro, pino 1 e 2. Para facilitar o circuito sera que funcionaria usar um sg3524 e colocar como limitador um resistor na tensao negativa(do capacitor ao fet) e ligar no sensor de corrente do sg3524, como mostra no esquema do datasheet...(no datascheet mostra uma push-pull, onde a corrente no resistor é dos dois fets, como numa fonte para amp automotivo....)mas numa half, sera que funciona se o sg ler somente a corrente de um fet?(corrente do negativo)

Tambem quero comprar um osciloscopio para melhorar os problemas de transientes na fonte....alguem pode me indicar algum modelo bom para uso em smps? analogico ou digital? marca?

Agradeço desde já...

fabioz@ceee
04-07-2012, 07:56
Bom dia, Consegui montar minha fonte 14.4v que tanto tentei...tirei dela usando IRFP360 half 62Khz nucleo de 1.6 cm2, +/-1200W sem aquecimento...

O unico problema da fonte é que usei para limitador de corrente um toroide de pó de ferro(de fonte de pc), ele aquece demais quande a fonte esta em carga(só consegui fazer o limitador funcionar com este toroide) O que posso fazer para melhorar?

Montei ela com sg3525, com um limitador de corrente junto ao amp de erro, pino 1 e 2. Para facilitar o circuito sera que funcionaria usar um sg3524 e colocar como limitador um resistor na tensao negativa(do capacitor ao fet) e ligar no sensor de corrente do sg3524, como mostra no esquema do datasheet...(no datascheet mostra uma push-pull, onde a corrente no resistor é dos dois fets, como numa fonte para amp automotivo....)mas numa half, sera que funciona se o sg ler somente a corrente de um fet?(corrente do negativo)

Tambem quero comprar um osciloscopio para melhorar os problemas de transientes na fonte....alguem pode me indicar algum modelo bom para uso em smps? analogico ou digital? marca?

Agradeço desde já...

O núcleo do TC tem de ser de pó de ferro pra não saturar, está certo, e aquecer um pouco também é normal...

Att.

Zimmer.

Lauro Roque
05-07-2012, 12:10

Agradeço desde já...

O primário do TC tem que suportar a corrente que circula no primário do trafo, para não aquecer demasiadamente...

Lauro rock

Lauro Roque
06-07-2012, 08:24
Terminei ontem hehe8256282563

dudu.441
06-07-2012, 09:58

Show de bola muito bom mesmo , mais me fale uma coisa esse fio que vc ta usando onde compro ??

---------- Mensagem adicionada às 09:58 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 09:56 ----------

Pra quantos Watts é essa fonte ??

Lauro Roque
06-07-2012, 12:25
Opa rapaz,
aqui é chamado de "espaguete" é usado no enrolamento de motores para dar um acabamento melhor e proteger o fio. 82574

A fonte é de 14,4V x 50A trabalhando em 47Khz, área do nucleo 2,32cm², proteção de curto circuito e sobrecarga. Ela em plena carga cai para 13,98V muito show! depois de muito trabalho consegui desenvolve-la. Agora eu estou procurando projetos para o bivolt automático, para ela ficar completa!

Valeu

Lauro Roque
13-07-2012, 00:12
Estou com problemas com a proteção de curto circuito e sobre carga...

Quando eu limito a corrente da fonte para digamos 40A, se eu puser uma carga que consoma mais que isso a fonte fica fazendo um "chiado" a tensão cai e se deixar assim por um tempo de digamos 5 a 10 segundos, os mosfets e o ir2110 vão pro saco! A mesma coisa acontece quando fecho um curto na saída, a fonte faz um "chiado" e depois de uns 2 a 5 segundos explode tudo...

Agora, por que que a fonte simplesmente não desliga quando eu fecho um curto? O SG3525 não deveria parar de oscilar? Agora eu não to entendendo mais nada srsrsrsrssrrs.

Valeu 83149

fabioz@ceee
13-07-2012, 15:53
Estou com problemas com a proteção de curto circuito e sobre carga...

Quando eu limito a corrente da fonte para digamos 40A, se eu puser uma carga que consoma mais que isso a fonte fica fazendo um "chiado" a tensão cai e se deixar assim por um tempo de digamos 5 a 10 segundos, os mosfets e o ir2110 vão pro saco! A mesma coisa acontece quando fecho um curto na saída, a fonte faz um "chiado" e depois de uns 2 a 5 segundos explode tudo...

Agora, por que que a fonte simplesmente não desliga quando eu fecho um curto? O SG3525 não deveria parar de oscilar? Agora eu não to entendendo mais nada srsrsrsrssrrs.

Valeu 83149

Eu já testei esse circuito, NÃO FUNCIONA COMO DEVERIA

Pra solucionar, ainda não tenho certeza, testei vários outros e estou no caminho, assim que tiver o resultado posto o esquema... mas esse nem testa mais, vai explodir sempre...

Att.

Zimmer.

Lauro Roque
13-07-2012, 18:38
Realmente...
Também testei esses, mas mesmo com a "proteção" ativada, circula uma corrente alta no primário do trafo, 83212 83213
Fábio, eu estava pensando em pegar o sinal que sai do circuito de proteção e ligar em um comparador de tensão, sendo que esse quando acionado, fizesse a ligação do pino shutdown por meio de um resistor de uns 10k para a linha de 12V que alimenta o controle, interrompendo imediatamente a oscilação do SG.

Lauro Rock

fabioz@ceee
15-07-2012, 12:18
Realmente...
Também testei esses, mas mesmo com a "proteção" ativada, circula uma corrente alta no primário do trafo, 83212 83213
Fábio, eu estava pensando em pegar o sinal que sai do circuito de proteção e ligar em um comparador de tensão, sendo que esse quando acionado, fizesse a ligação do pino shutdown por meio de um resistor de uns 10k para a linha de 12V que alimenta o controle, interrompendo imediatamente a oscilação do SG.

Lauro Rock

Já fiz assim, também mas com esse circuito não funciona.

Tem que retificar o tc com 4 diodos, depois de passar por um resistor de carga, aí sim colocar um filtro RC, pra uprimir os picos de corrente.

Lauro Roque
19-07-2012, 12:35
Fábio, você está desenvolvendo algum circuito de proteção?

Vlw

fabioz@ceee
19-07-2012, 15:16
Fábio, você está desenvolvendo algum circuito de proteção?

Vlw

To tentando, fiz alguns sem sucesso, teve um que funcionou nos protótipos e na placa definitiva não tá agradando... enfim... circuito confirmado por enquanto nada...

Att.

Zimmer.

Rafael33
20-07-2012, 15:43
Opa, Olá a todos. estou lendo e me dedicando a fontes chaveadas a pouco tempo.... até agora cheguei apenas até a pagina 67 hehehe falta muito para por em dia hehehe... bem o meu interesse é montar uma fonte com saida estável e regulavel entre 14 á 16vdc com em média 10 a 60amperes... sim é muito para comesso eu sei.. irei iniciar os testes assim que as minhas peças chegarem pois eu moro no interior e nem um maldito resistor usado tem para vender por aqui...

Bem eu tento retirar o melhor de todos os circuitos e montar um só bem aprimorado... no intanto os testes serão feitos com o SG3525 ... e eu estáva analizando um circuito da fonte chaveada de um micro sistem atual da sansung que eu o aposentei após vencer sua garantia que no caso está aqui aberto para experiências... tem apenas 1,8 anos de idade bem novinho... e eu me deparei com sua compacta forte fonte chaveada... usa apenas um circuitinho com um CI de apenas 8 pinos... e 1 mosfet que nem amorna... é bi-volt altomatico entre 85 á 265vac e isso me interessou muito.... extraio facilmente 15 amperes na sua saida simétrica de 30vdc e isso é bastantinho... eu procurei o datasheet do ci que é o ICE2QS01 e achei simples porêm não tem as informaçoes dos valares dos componentes... vou postar a foto do circuito... espero que possam me dar uma luz para eu saber se compensa esperimentar e utilizalo junto ao irfp32n50k para uma potência boa.
83891

Obrigado a todos. meu primeiro post no Ht forum

ColeTrickle
20-07-2012, 20:00
Bem vindo Rafael.

Pelo que me pareceu o CI desta fonte que você citou é voltado para aplicações em topologias Flyback (corrijam se estiver errado), possuindo apenas um chaveador. Esta topologia é adequada para um consumo de potência baixo, e assim creio que mesmo trocando o transístor e redimensionando o trafo, se puxar uma potência muito maior começará a ter problemas com ruído e queda de tensão, ainda mais para aplicação em som.
Se optar por construir uma do zero, sugiro tentar uma half-bridge ou push-pull, que são as mais usadas pelo pessoal.

Considerando a dificuldade de obter peças, além da lâmpada em série na entrada AC aconselho usar resistores de 10W na saída DC dos 340V que vão para um dos transístores, para caso tenha problemas não queime de primeira. Pode colocar um relé para curto-circuitar a resistência quando perceber que está tudo OK.

Abraço,
Ricardo

fabioz@ceee
20-07-2012, 22:23
Opa, Olá a todos. estou lendo e me dedicando a fontes chaveadas a pouco tempo.... .
83891

Obrigado a todos. meu primeiro post no Ht forum

É sim um CI dedicado as fly. Pra potência que tu citou até vai com essa topologia, MAS... essas fontes tem segredos no trafo que é crítico e complicado de calcular, e bastante, pra quem tá começando eu desaconselho, inclusive tentei fazer mais de uma e fiz uma pequeninha funcionar, mas queimei ela fussando e não consegui mais arrumar, queimei 3 CIs de quase 8 R$ num piscar de olhos e aí abandonei...

Pra o que tu quer, half-bridge.

Att.

Zimmer.

---------- Mensagem adicionada às 22:23 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 22:18 ----------

Oi, foi tu que me mandou MP sobre o msn né ? bom eu perdi ela kkkkkkkkkk me add, é fabioz@ceee.com.br

Att.

Zimmer

Rafael33
20-07-2012, 23:30
Opa, obrigado pelas respostas...
Bem, eu ja comprei peças para montar com o SG3525 na topologia Push-Pull e irei testar os dois... bem não é para audio a utilização mais tambem será bem vinda para experimentos deste tipo... o circuito que postei é referente ao "CI" que está em um som da sansung, bem o engenheiro que o projetou não achou conveniente usar o a topologia push pull e socou aquela mesmo... achei complicado de achar equele ci a venda no brasil, estava revirando minhas sucatas e me deparei com uma fonte chaveada já detonada e ela era de 17 voltes por 8 amperes, não era muito mais a mesma topologia do ci que postei e usa o ci FAN7554 que eu acho que ja está queimado ali pelo motivo de ter estourado o fet... irei fazer uns teste daqui uns dias com um ci do mesmo e postarei aqui as comclusões que irei tirar na prática com eles...

Obrigado a todos!

Lauro Roque
21-07-2012, 00:15
Oi, foi tu que me mandou MP sobre o msn né ? bom eu perdi ela kkkkkkkkkk me add, é fabioz@ceee.com.br

Att.

Zimmer

Beleza!

Vlw.

fabioz@ceee
21-07-2012, 12:23
Opa, obrigado pelas respostas...
Bem, eu ja comprei peças para montar com o SG3525 na topologia Push-Pull e irei testar os dois... bem não é para audio a utilização mais tambem será bem vinda para experimentos deste tipo... o circuito que postei é referente ao "CI" que está em um som da sansung, bem o engenheiro que o projetou não achou conveniente usar o a topologia push pull e socou aquela mesmo... achei complicado de achar equele ci a venda no brasil, estava revirando minhas sucatas e me deparei com uma fonte chaveada já detonada e ela era de 17 voltes por 8 amperes, não era muito mais a mesma topologia do ci que postei e usa o ci FAN7554 que eu acho que ja está queimado ali pelo motivo de ter estourado o fet... irei fazer uns teste daqui uns dias com um ci do mesmo e postarei aqui as comclusões que irei tirar na prática com eles...

Obrigado a todos!

Se a tua fonte é pra ser rebaixadora de 127/220 para qualquer tensão, não use push pull...

Att.

Zimmer.

Rafael33
21-07-2012, 12:58
Se a tua fonte é pra ser rebaixadora de 127/220 para qualquer tensão, não use push pull...

Att.

Zimmer.

Opa, por qual motivo é molhor não usar a push-pull?
Eu estou vendo um circuito flyback com apenas 1 mosfet, vou fazer testes... bem eu vou postar o circuito que eu achei mais conveniente usando o FAN7554 que é simples e tem varias proteções, e eu tenho todos os valores... vai ser bivolt sim... e pelas somas na parte da regulagem de saida estável eu consigo alterar de 7v a 16,5v estaveis de boa se eu quiser mais é so diminuir o valor de um resistor lá.. bem vai o circuito eu sei que não vai dar para extrair boa potência, sorte que no proprio datasheet do ci fala como bobinar o trafo para dar uma potência boa e eliminar boa parte das capacitâncias parasitas hehe.
84010

Obrigado a todos...

fabioz@ceee
21-07-2012, 17:44
Opa, por qual motivo é molhor não usar a push-pull?
Eu estou vendo um circuito flyback com apenas 1 mosfet, vou fazer testes... bem eu vou postar o circuito que eu achei mais conveniente usando o FAN7554 que é simples e tem varias proteções, e eu tenho todos os valores... vai ser bivolt sim... e pelas somas na parte da regulagem de saida estável eu consigo alterar de 7v a 16,5v estaveis de boa se eu quiser mais é so diminuir o valor de um resistor lá.. bem vai o circuito eu sei que não vai dar para extrair boa potência, sorte que no proprio datasheet do ci fala como bobinar o trafo para dar uma potência boa e eliminar boa parte das capacitâncias parasitas hehe.
84010

Obrigado a todos...

Porque na push-pull os transistores estão sujeitos a 2 * Vin, logo precisa de tranistores com tensões muito altas e fica facinho de explodir. É a topologia usada em fontes elevadoras de módulos de carro, que operam com 12V, aí ela é ótima...

Sobre a fly-back, au tentei e não curti... mas vai em frente, se você se der bem e espero que sim, posta o resultado pra nós e vamos em frente se ajudando.

Att.

Zimmer.

Rafael33
22-07-2012, 20:39
Emfim tópico lido inteiro com sucesso hehehe.

Após 4 dias me dedicando a ler e compreender melhor o funcionamento das "Fontes Chaveadas" terminei o livrão cheio de explicações e testes feitos na prática que irão realmente me ajudar em minhas fontes, testarei assim que chegar as peças, lendo o tópico inteiro me deu novas ideias e tudo mais como o soft start que vi chegando perto do final para usar um NTC e depois que a fonte se "Ativar" acionar um relê que irá fechar curto entre os terminais do NTC para que drene correntes elevadas da rede elétrica e tudo mais...

Eu tenho um bom circuito de proteção contra sobre carga e talves curto em mente que usa um opamp para comparar, só que o acoplador ter que ser o 4n25 para que ele manda a diferença na base do transistor acoplador....

Bem nada concluido, ainda estou na teoria hehe, mais assim que chegar as peças e eu montalas no proto-board que também está para chegar eu iriei postar as fotos e os circuitos utilizados e feitos na "hora" para que possa ajudar os demais usuarios do forum e também é para que vocês comentem sobre o mesmo...

Obrigado a todos.
Rafael Luiz do Amaral

Rafael33
23-07-2012, 14:21
Olá, hoje chegou as peças e me animei... falta chegar a proto-board para eu iniciar os testes, para os testes eu comprei um bt139 e db3 para ir almentando linearmente a voltagem na fonte e usando uma lâmpada em série também... todo cuidado será bem vindo especialmente a revisão completa das ligações dos ci da proto antes de alimentalas...

photos de algumas peças....

84264842658426684267842688426984270842718427284273

Obrigado a todos.
Rafael Luiz do Amaral

Rafael33
26-07-2012, 22:26
Olá, chegou hoje a proto board...

Fiz os testes com o fan7554 mais ele tava bixado devido a quase queima do mesmo na placa que eu o tinha retirado que já avia queimado e estourado o mosfet e entrado em curto enviando 180v por um resistor de 1k para o ci, antes de ligar a rede verifiquei a ligação a procura de erros umas 3 vezes e não encontrei nenhum então o liguei a rede e nem chegou a acender a lampada, so uma piscadinha para carregar o capacitor de 150ufx400v...

Sintoma apresentando, 177v no resistor de 100k que carrega o capacitor de 33ufx50v para iniciar o ci.

Bem o ci gasta o equivalente a 45ma.... desconfiei... esperimentei colocar uma bateria auxiliar de 12v com um resistor de 22r em série, o resistor ficou com os 12v encima dele (média de 500ma indo para o ci e ele mantendo em curto e tudo isso com o mosfet e o chopper ligado no 127 dando 177vdc retificado, mais com a lâmpada em série também e ela apagada), bem eu esperimentei já que o ci estava ruim colocar o 12v direto nele esperando que el fosse explodir hehe... bem coloquei os 12v nele e o ci antes de parar de vez ele chegou a acionar o fet que fez acender uma lampada de 12v e 5w que deixei ligado a saida de 12v, ela acendeu enteira por +ou- 5seg... ae o ci terminou de queimar e esquentou bastante puchando 2 amperes da bateria e não mandando nem 1mv para o fet.... deu para se ter uma brevia idéia de como ficará com um ci bom, olha que fou meu primeiro chopper com gat enrolado hehehe.
Ficou com 34 espiras no primario com 1 fio awg 20, 4 espiras no segundário com 8fios awg 20, e 4 espiras com fio awg 25 para a realimentação do ci.

Fotos tiradas apos os testes que falharam devido ao ci que estava bixado:
84758847598476084761847628476384764 bem agora vou ver se encomento outros ci destes para prosseguir com o projeto, funcionar funcionou por um breve periodo e nem chegou a acender a lânpada de 60w em serie com o 127v...

Amanhã irei prosseguir e iniciarei os testes com o sg3525 que eu ainda não testei, mais é certeza qu efunciona, pois se um ci já rum chegou a funcionar porque que um bom e novo não vai né hehehe...

Abraço a todo

Rafael.

Rafael33
27-07-2012, 23:46
Teste com apenas o SG3525 bem sucedido e uma fonte de 12(bateria 7ah) auxiliar e uma lâmpada em série, eu não retirei ela com medo de danificar o fet e acabar queimando o sg.... eu não tenho total certeza que esta tudo bom e correto... amanhã eu vou revisar com calma tentar puxar o mais perto possiveu o fet do sg para ver se tiro uns ruidos que apareceu no chopper e quero ver se consigo fazer o mosfet parar de esquentar escessivamente....

vai o video ae: www.youtube.com/watch?v=sLPlKk1TWug&feature=youtu.be

Se puderem me dar uma força eu agradeço, bem eu não usei o ir pois to sem grana e ta dificio de adiquerilo pois moro no interior e tenho que comprar tudo pela internet e esperar chegar aqui...

Obrigado a todos

Rafael Amaral

Oseas_victor
28-07-2012, 10:06
Bom dia galera, alguém tem algum projeto de fonte chaveada de 45 + 45 por 12A com alimentação de 13.8V
para usar meu AMP no carro.

vlw.

Rafael33
28-07-2012, 19:14
Bom dia galera, alguém tem algum projeto de fonte chaveada de 45 + 45 por 12A com alimentação de 13.8V
para usar meu AMP no carro.

vlw.

Olá, cara tem muitos e muitos circuitos deste que você quer no tópico, eu sei porque eu o li enteiro e você também pode fazer isso.

---------- Mensagem adicionada às 19:14 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 19:10 ----------

Opa galera...

Segundo teste consegi fazer a lâmpada ficar completamente apagada, mesmo puchando uns 0,5amperes na saida, não testei sem a lâmpada tenho um medo de queimar tudo hehehe.... eu tive de rebobinar o segundário do trafo chopper e fazer um driver com BD139 e BD140 para o fet.. ae está o video mostrando como que está no momento: http://www.youtube.com/watch?v=zq5qwFato6Y&feature=youtu.be

Obrigado a todos

Rafael Amaral

fabioz@ceee
28-07-2012, 20:59
Olá, cara tem muitos e muitos circuitos deste que você quer no tópico, eu sei porque eu o li enteiro e você também pode fazer isso.

---------- Mensagem adicionada às 19:14 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 19:10 ----------

Opa galera...

Segundo teste consegi fazer a lâmpada ficar completamente apagada, mesmo puchando uns 0,5amperes na saida, não testei sem a lâmpada tenho um medo de queimar tudo hehehe.... eu tive de rebobinar o segundário do trafo chopper e fazer um driver com BD139 e BD140 para o fet.. ae está o video mostrando como que está no momento: http://www.youtube.com/watch?v=zq5qwFato6Y&feature=youtu.be

Obrigado a todos

Rafael Amaral

Qual circuito tu está usando afinal ?

Att.

Rafael33
28-07-2012, 22:13
Qual circuito tu está usando afinal ?

Att.

Bem, eu so estav atestando... quero mesmo fazer com o fan7554.. mais ta meio complicado por causa dos fios AWG que eu so tenho de uma medida e eu to sem toroide...

o circuito dos testes é esse :84890 esté sem o snuuber e a parte da regulagem...

Falou

Rafael Amaral

fabioz@ceee
29-07-2012, 09:22
Bem, eu so estav atestando... quero mesmo fazer com o fan7554.. mais ta meio complicado por causa dos fios AWG que eu so tenho de uma medida e eu to sem toroide...

o circuito dos testes é esse :84890 esté sem o snuuber e a parte da regulagem...

Falou

Rafael Amaral

E esse trafo que tu está usando, contruiu ele como, que núcleo, espiras e etc?
Além disso os resistor de gate não precisa usar esses de 100R, usa no de carga um de 10R e no de descarga pode usar 1R ou até mesmo sem resistor, quanto mais rápida for a passagem de estado menos o FET aquece.
Sobre o snubber, ele muito importante pra evitr queima e aquecimento, pode aumentar o rendimento da fonte em até uns 40%, então mesmo que tu não saiba qual usar ao certo, coloca um padrão de algum circuito, mesmo não sendo o ideal é melhor que sem nada.

Att.

Rafael33
29-07-2012, 12:37
Sobre o snubber, ele muito importante pra evitr queima e aquecimento, pode aumentar o rendimento da fonte em até uns 40%, então mesmo que tu não saiba qual usar ao certo, coloca um padrão de algum circuito, mesmo não sendo o ideal é melhor que sem nada.

Att.

opa, sim está com o snubber lá, eu so não o desenhei no circuito... enfim, 34 espiras no primario e 5 no segundario... eu vou montar o circuito mais montado aqui em half bridg com o dobrador... so tenho que comprar as peças.... teria como me informar qual o tamanho ideal para um toroide e onde seria facil de eu adquerir um? eu ficaria muito grato.

Falou

Rafael.

fabioz@ceee
29-07-2012, 12:43
opa, sim está com o snubber lá, eu so não o desenhei no circuito... enfim, 34 espiras no primario e 5 no segundario... eu vou montar o circuito mais montado aqui em half bridg com o dobrador... so tenho que comprar as peças.... teria como me informar qual o tamanho ideal para um toroide e onde seria facil de eu adquerir um? eu ficaria muito grato.

Falou

Rafael.

Amigo se tu leu o tópico, tu percebeu que o tamanho depende da potência que tu quer extrair...

E nesse trafo aí dessa fly´back, espero que tu não esteja usando toroide...

Att.

Rafael33
29-07-2012, 14:10
Amigo se tu leu o tópico, tu percebeu que o tamanho depende da potência que tu quer extrair...

E nesse trafo aí dessa fly´back, espero que tu não esteja usando toroide...

Att.

Sim eu li e até percebi que foi uma pergunta besta hehehe desculpe....

Não estava não.... usei um chopper com gap já certo para o fly-back e qu eeu já tinha o retirado de uma fly, eu quero montar a Half-Bridg dai eu preciso de um toroide... eu to vendo com um amigo do msn ele tem uns toroides lá que ele estava tentando montar a fonte chaveada só que ele não vai ter mais tempo ae vai me doar o que ele tem lá referente a fontes chaveadas, isso irá me judar muito....

Falou

Rafael

maicontecnico
11-08-2012, 19:16
olá...faz tempo venho seguindo este topico do forum em busca de conhecimentos,quero tambem agradecer o isaac grassioto que me ajudou com algumas duvidas pelo msn...a minha duvida é qual o diodo de saida(retificação do secundario do torroide) que a fonte usina de 150A usa? tem algum similar? grato qualquer ajuda...:legal:

Lauro Roque
12-08-2012, 23:16
olá...faz tempo venho seguindo este topico do forum em busca de conhecimentos,quero tambem agradecer o isaac grassioto que me ajudou com algumas duvidas pelo msn...a minha duvida é qual o diodo de saida(retificação do secundario do torroide) que a fonte usina de 150A usa? tem algum similar? grato qualquer ajuda...:legal:

Olá, seria bom colocar alguma foto pra saber a quantidade de diodos e até mesmo que tipo de retificação eles usam. Ahh e por curiosidade, teria como colocar algumas fotos da parte inferior da placa? hehe

Vlw