PDA

Ver Versão Completa : Isolamento acústico em apartamento - qual melhor material? Lã de rocha, vidro ou pet?

adl
02-01-2012, 18:43
Boa tarde pessoal,

Infelizmente (ou felizmente, devido ao motivo), estou tendo que sair de meu apartamento velho, com paredes grossas, para um apartamento maior (já que a família está crescendo) de paredes finas. Ainda estou na fase de obras, a construtora já entregou, mas estou dando uma reformada, motivo pelo qual eu estou postando aqui.

Meu problema seria como isolar a peça do HT (que eu pretendo trocar e adquirir todo novo agora, um que eu possa realmente chamar de HT), especialmente a parede lateral e o teto, pois já percebi que escuto os tamancos do vizinho de cima e do outro lado da parede eu tenho um dos quartos do outro vizinho (sendo que já escutei alguns sons curiosos -deixemos assim, apensa digamos que a vizinha berra bastante - no meio do dia, quando estava na obra, quem dirá o que escutarei de noite).

O arquiteto que contratei está decidido em colocar uma manta com lã de PET (pelo que entendi, porque viu numa revista, já que nunca usou) colada na parede existente e no teto e por cima dessa manta fazer uma parede de gesso cartonado e o forro de gesso, respectivamente. Pergunto se essa seria a melhor opção para isolar estes ruidos? Ao que vi, o mais comum seria usar a lã de rocha ou de vidro? Qual delas reduziria mais o barulho (se é que é possível responder a isso), mesmo que não o elimine, já que estou num apartamento?

Obrigado pelas eventuais respostas.

jairo bertoni
07-01-2012, 12:57
Boa tarde pessoal,

Infelizmente (ou felizmente, devido ao motivo), estou tendo que sair de meu apartamento velho, com paredes grossas, para um apartamento maior (já que a família está crescendo) de paredes finas. Ainda estou na fase de obras, a construtora já entregou, mas estou dando uma reformada, motivo pelo qual eu estou postando aqui.

Meu problema seria como isolar a peça do HT (que eu pretendo trocar e adquirir todo novo agora, um que eu possa realmente chamar de HT), especialmente a parede lateral e o teto, pois já percebi que escuto os tamancos do vizinho de cima e do outro lado da parede eu tenho um dos quartos do outro vizinho (sendo que já escutei alguns sons curiosos -deixemos assim, apensa digamos que a vizinha berra bastante - no meio do dia, quando estava na obra, quem dirá o que escutarei de noite).

O arquiteto que contratei está decidido em colocar uma manta com lã de PET (pelo que entendi, porque viu numa revista, já que nunca usou) colada na parede existente e no teto e por cima dessa manta fazer uma parede de gesso cartonado e o forro de gesso, respectivamente. Pergunto se essa seria a melhor opção para isolar estes ruidos? Ao que vi, o mais comum seria usar a lã de rocha ou de vidro? Qual delas reduziria mais o barulho (se é que é possível responder a isso), mesmo que não o elimine, já que estou num apartamento?

Obrigado pelas eventuais respostas.

adl tudo tem prós e contras ..não existe milagre ..o que vc tem é que colocar isso em discussão e optar paro o melhor que foi encontrado pra sua sala..

sou instalador de ar condicionado e instalando sistemas em HT´s ,salões de convenções ,resort´s etc sempre surge essa questão da isolação tanto termica como sonora..... geralmente esses isolantes matam dois coelhos um é acusticamente e o outro termicamente.qual é o melhor e melhor ainda qual seria o melhor no seu caso..

a grande discussão que presencio sempre é se vc isolar bem o som para que ele não escape é um ponto ,mas e internamente como ficaria esse som? já usei ou vi usarem lã de rocha ,isopores,forros termo acusticos,etc

entre no site da isover www.isover.com.br (http://www.isover.com.br) dê uma zapeada lá ..eles fabricam todo tipo de forros termo acusticos tanto pra interiores como pra telhados lages e paredes ..existem opções legais para isolar pisos ..poste pra gente o resultado da sua pesquisa ..um grande abraço boa sorte jairo não se esqueça da renovação do ar(emissão e saturação de CO2) e da umidade relativa ..isso se a climatização do seu home for por split ´s hi wall(parede)

gladstonepm
05-02-2012, 19:33
Tenho o mesmo problema no meu AP.
Estou na dúvida se faço o mesmo que você comentou (Lã de rocha + Gesso acartonado) ou faço um revestimento de tijolos(maciços), que por questões estéticas, acho muito bonito. Não sei a resposta de atenuação acústica destas duas opções. Espero que alguém com mais conhecimento possa nos ajudar.

NalRo
27-02-2012, 17:23
Moro em apartamento (cobertura) e investi um certo valor tanto na isolação acústica, como no tratamento acústico interno. São coisas distintas. O ISOLAMENTO é para que o ruído não saia do ambiente em questão (HOME) e o TRATAMENTO acústico é para se ter um controle das reflexões/atenuações do som no interior da sala. Como regra geral, quanto mais denso for o material a ser utilizado como isolamento acústico, é melhor para isolar os ruídos de baixa frequência (graves serão mais isolados e não transferidos para os ambientes adjacentes).
Uma questão relevante é que o ambiente deverá ser o mais hermético possível, onde portas e janelas são fatores preponderantes. Não deve existir quaisquer frestas nelas, pois como regra geral, onde passa o ar, passa o som. Os batentes devem ser com encostos duplos ou triplos para uma perfeita vedação.
Outra questão é que os apartamentos novos possuem uma distância entre lajes (piso superior e inferior) muito pequena, o que normalmente impede de se fazer um ISOLAMENTO adequado tanto na laje piso como laje teto.
Caso possua a possibilidade de um bom ISOLAMENTO, lajes e paredes, não se esqueça das janelas e portas, sempre obdecendo a regra de quando mais DENSAS (pesadas), melhor o isolamento.
Na questão de Ar Condicionado, o comum é a instalação de mini splits tipo hi-wall conforme o colega acima exemplificou. Mini splis POSSUEM RUÍDOS e podem atrapalhar dependendo do caso. Caso se consiga um ISOLAMENTO e TRATAMENTO adequados, o melhor é a instalação de equipamentos de Ar Condcionado com rede de dutos, pois atraves dela se consegue um tratamento acústico para que o ruído do equipamento de Ar Condicionado não seja relevante, ou ainda audível, onde se consegue valores inferiores a 25 dBa, o que não se consegue com mini splits.
Espero ter ajudado.

ledobutanta
29-02-2012, 17:29
Nos meus idos 17 anos, eu nao desgrudaria os ouvidos da parede.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkk