PDA

Ver Versão Completa : Qual o Som que coloca mais em prova as suas Caixas?

Pedro .
26-09-2005, 12:05
Pessoal,

Sei que muitos aqui tem seus gostos por generos musicas, e por bandas. Mas para mim parece que os Rocks, principalmente os mais pesados (Heavy Metal) parece que testam realmente a capacidade que a caixa tem.

Neste sentido, vai a pergunta qual o som que testa tudo o que sua caixa pode fornecer?:D

Dmaumau
26-09-2005, 12:29
Pedro,

Na verdade não.

A esmagadora maioria das gravações de Heavy Metal são MUITO mal gravadas, infelizmente, sem qualquer preocupação com compressão dinãmica, por exemplo.

O que há de melhor MESMO para uma caixa mostrar suas qualidades seria uma gravação sinfônica complexa, porém essa também é um senhor teste para todo o resto do sistema, então...

UM meio termo que nós gostamos muito de usar é a faixa 3 do cd bozzio, levin, stevens, black light sindrome.

O ideal é sempre utilizar gravações de excepcional qualidade para selecionar o joio do trigo e depois testa-las com o tipo/gênero de música que você ouve basicamente, senão também seria falta de bom senso escolher uma caixa com gravações que não serão utilizadas no teu setup.

:tu:

Eduardo
26-09-2005, 12:45
Pedro,

Concordo com o Maurício.
Sem preconceitos, tá? :D Mas testar equipamento com certos gêneros musicais não dá. A maioria não tem qualidade de gravação para isso. Não sei porque.
Existem vários tópicos com sugestões de CDs para teste de equipamento.
Mas, só abrindo um parênteses aqui. Não sei o que acontece nesse fórum que caixas viraram o centro único das atenções. Parece que tudo gira em torno de uma caixa. Esqueça isso. A combinação certa é o que faz um sistema tocar bem. Acústica, fonte, energia elétrica, amplificador, cabos, etc, são tão importantes quanto as caixas. Procure avaliar seu sistema olhando para todo ele, e não só para suas caixas.
Outra coisa: caixas não é só "batida". Não é necessário colocar músicas pesadas, cheias de graves e em volume alto para testar uma caixa. Procure boas gravações de selos audiófilos, e faça um teste em volume de médio para baixo. É suficiente. Se você precisar aumentar muito o volume, esqueça as caixas, e preocupe-se em avaliar seus ouvidos... :D

Pedro .
26-09-2005, 13:32
Valeu Eduardo e Mauricio :legal:

Realmente achava que quanto mais densa e impactante fosse o tipo de musica a ser escutada, maior seria o uso da capacidade da caixa. Sobre as gravacoes de Heavy metal, particularmente tenho CDs remasterizados e CDs de producao atual: 2004/2005 que pra mim nao foram mal gravados...

ableal
26-09-2005, 14:29
Só gostaria de expressar uma humilde opinião...

Pedro, se voce quer um tipo de "musica" para tirar o máximo das suas caixas, este seria o funk. mas convenhamos, e se a sua caixa nao for boa para tocar funk? voce ao menos OUVE funk?

Eu tenho muitas ressalvas em relação a turma que escuta 5 segundos da musica só para ouvir aquele siniho ou aquele detalhezinho... o equipamento de som só tem uma finalidade e esta é a de reproduzir música. para conduzir testes, eu sugiro uma bancada com multimetro, decibelimetro, ociloscopio e um analizador de espectro.

A melhor forma que eu conheço para testar a capacidade de uma caixa é voce escutar algo que TE AGRADE e que demande algo mais. vale tudo, rock mais pesado, hard rock, blues, jazz, até classicos... mas nao use algo que voce nao ouve para condenar ou exaltar algum equipamento.

Dilbert
26-09-2005, 15:16
Mete o show do ENVANHESCENCE no HT e libera a potência, se gosta de rock, este DVD é ótimo pra ver onde o SUB póde chegar sem bater, os tweeters sem queimar e os médios presentes hehehe, tem que testar naquilo que vc ouve na maior parte do tempo pra ver se as bichas aguentam o tranco, pelo menos me pareceu ser esta tua preocupação.

Se for exclusivamente refinamento, detalhamento etc, siga as instruções dos colegas acima!!!:legal:

Pedro .
26-09-2005, 15:23
Valeu Dilbert :D

Renato_CWB
26-09-2005, 16:19
Caro Pedro,

Concordo com o que já foi dito, gostaria apenas acrescentar uma observação que eu fiz no meu setup (para evitar vinculando o resultado somente a caixa). Eu tenho um CD de referência da Marantz com vários tipos de músicas. A gravação é de altíssima qualidade e dinámica. Observo dois instrumentos solo neste CD que parecem explorar o meu setup nos limites: saxofone e.... por incrível que parece.... xilofone. Na parte do xilofone, percebo de fato distorções, mas não sei se tenho que atribuir este fato ao setup que não agüenta ou ao fato do CD não ser original... Outro instrumento que no meu parecer explora aos limites as capacidades de um setup é o piano, através de uma boa gravação de um piano solo com qualquer obra clássica ou jazz com variação forte na dinámica.

Abraço!!!

Jaime
26-09-2005, 16:22
Pessoal,
referências à parte, o primeiro DVD que comprei para testar meu HT, foi o Metallica S&M.:rever1:
É um super show ao vivo com o Metallica tocando junto com uma orquestra sinfonica.
Qualidade de som e imagem sensacionais. Vale a pena ter só para mostrar para as visitas! :lol:

Makau
26-09-2005, 16:56
Olá pessoal,

Venho aqui defender os amantes de um rock mais pesado: Realmente a maioria das gravações de heavy metal são muito ruins, mas dentro desse gênero e seus subgêneros existem verdadeira perólas. Um belo exemplo é o DVD do Iron Maiden gravado no Rock n´ Rio de 2001 de mesmo título; esse disco, do qual é um dos meus shows favoritos, já foi até usado pelo pessoal da revista Home Theater para avaliar receivers e caixas acústicas. É o exemplo de heavy metal bom tecnicamente e artisticamente, assim como o Metallica S&M.

Dilbert, o DVD do Evanescence citado por você é um dos meus shows prediletos. É o tipo de DVD que vejo em meu HT com alta pressão sonora. Faz o sub trabalhar pra valer, tem um áudio excelente, muito bem captado, o que ressalta a voz de Emy Lee; Imagem gravado em digital (alta definação) que em conjunto com a ótima iluminação de palco, exibe a beleza da cantora com muitos detalhes faciais. Esse show foi produzido pelo mesmo cara que já produziu Madonna e U2.

Eu particulamente, sou muito eclético. Gosto do rock mais pesado ao mais suave, passando pelo hip hop e chegando ao samba de raíz e bossa nova; uso muita coisa para avaliar o meu sistema, mas há muito que aprendi que o teste ideal é aquele em que os discos de referências são aqueles em que o usuário gosta de ouvir, que faz parte do seu gosto pessoal.

Abraços,
Marcelo

Makau
26-09-2005, 17:11
Esqueci de mencionar, mas um outro DVD recém lançado, excelente para avaliar o sistema de áudio e vídeo e mais abrangente em termos de gosto musical, é o DIDO - LIVE.

Comprei esse DVD assim que saiu, até me prescipitanto e comprando o disco importado na CD-Point porque sou muito fâ dela. E assim como o do Evanescence, tem excelente qualidade de som e imagem, qualidades que, mais uma vez, ressaltam a bela voz e o belo corpinho :D dessa cantora, que é ex-vocalista do Faithless.

Abraços,
Marcelo.

Pedro .
26-09-2005, 17:21
Bem Marcelo, ja que voce falou de Iron Maiden e de sons pesados, nao consegui resisitir a uma coceira :lol:

Estou super ansioso pelo DVD RIsing in The East do Judas Priest que trará o show que eles fizeram em Budokan, Tokyo em 18/05/05. Alem de Contar com uma excelente performance do Halford (pois eu tenho o bootleg) deve ter uma excelente qualidade de audio e video, pois espero que venha com trilha PCM e DTS 5.1. :D Tenho certeza que nao irá decepcionar pois tenho um DVD Bonus do JUdas do Angel Of REtribution e estava D+.

Makau
26-09-2005, 18:07
Pedro,

Eu não sou muito fâ do Judas Priest, mas já gostei no passado e reconheço que é uma excelente banda e que um DVD de uma performance gravado recente com os atuais recursos técnicos, certamente será um grande presente para os fâs. Quando sair esse DVD com certeza irei conferir também.

Das bandas de heavy metal, as que eu gosto mesmo é o Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Black Sabbath (você já viu o Reunion gravado em 99?). Gosto de bastante coisa nova também.

O mais importante é usarmos nossos caros sistemas de áudio para ouvirmos o que mais agrada aos nossos ouvidos.

Abraços,
Marcelo.

MAGUS
26-09-2005, 18:46
Para vc que gosta de Heavy e quer A GRAVAÇÃO para levar suas caixas (e o seu sistema) ao limite:

Drum & Track Disc - The Sheffield Lab , da gravadora FIM records em XRCD24bits

obs: cuidado com o controle de volume;)

Abração!

Dmaumau
26-09-2005, 19:04
César,

Minhas Evo1 estão tão bonitinhas tocando esse cd :amor:

Davide
27-09-2005, 08:18
meu pitaco é o seguinte, testem caixas com o tipo de som que vocês mais apreciam.

Concordo sobre música clássica, aquela sinfônicas onde tocar todos os instrumentos com dinâmica perfeita é quase missão impossível não só para caixas mas para um sistema equilibrado como um todo, mas, que adianta termos isso se não curtimos?
Acho que antes da escolha de caixas e o resto do sistema temos de ter em mente o que vamos ouvir e em que volume, aí sim focar o equilíbrio do sistema e naturalmente das caixas.

Abraços

MAGUS
27-09-2005, 08:31
Maurício,

taí uma qualidade insuspeita, para mim, destas caixas:legal:

ejo
27-09-2005, 09:30
O ideal é sempre utilizar gravações de excepcional qualidade para selecionar o joio do trigo e depois testa-las com o tipo/gênero de música que você ouve basicamente, senão também seria falta de bom senso escolher uma caixa com gravações que não serão utilizadas no teu setup.
:tu:

Exatamente! Pois que adianta tocar uma beleza aquele jazz ou clássica,
se 99% do tempoo sujeito vai ouvir rock (e pesado!).
Neste caso, fundamentalmente, as caixas tem que tocar bem esse
tipo de música. A primeiríssima pergunta que deveria ser feita ao
entrar em uma loja, seja de Áudio & Vídeo, ou mesmo de som
automotivo, é: "que tipo de música você ouve ? ". Essa é a pergunta
mais honesta a ser feita.

[]s,

ffcapua
27-09-2005, 10:30
Na minha opinião e conhecimento sugiro para testes : Page & Plant-Unleded (Versão DTS) , King Crimson -Eyes wide open ( DD 5.0 ) ,Queen -Videos I e II ( DTS ) , Tributo a George (DTS) , esse imperdivel!!! Agora pra testar graves eu sugiro o STING -All this time (DD5.1) , esse é um verdadeiro teste para sub e / ou caixas torres ( baixo acustico + baixo eletrico em perfeita harmonia ...) , agora cuidado com o volume do sub(um verdadeiro desafio para sub duros e pouco musicais).

Pedro .
27-09-2005, 11:05
Aproveitando o topico, gostaria de saber, se possuindo caixas torres frontais como a DM604 da BW, eu poderia suspender o uso do Sub para escutar Som Stereo 2/0 (CD) ?

Marcos V.
27-09-2005, 12:14
Quer um show para ouvir graves, Peter Gabriel, "Growin Up" é simplesmente fantástico.

Marcos V.

rrs31
29-09-2005, 19:58
Galera, um cd que eu acho legal é o sgt peppers dos beatles, o som é antigasso mas tem coisa praca lá dentro.
Tem também os cds do rush que já foi considerada a banda mais barulhenta de todos os tempos.

Crash
19-10-2005, 19:53
Nem tanto caixa, mas o sistema inteiro...

Se quiser botar para quebrar mesmo:

Now The Green Blade Riseth
http://www.sgo.cn/vc/004.jpg
http://www.sgo.cn/vc/005.jpg

Se não me engano, a faixa 9 é complicada...
E a 22 é a ''marvada''.
Recomendo escutar apenas quando estiver bem calmo e de bem com a vida.

Para águdos, La Bamba - Klavier Records

Grave, CD de testes da Burmester

Para subgraves tinha um muito bom do Vigil Fox, mas esqueci o nome agora...
De qualquer jeito, para uma coisa mais light, um Antiphone Blues já quebra bem o galho.

niko
20-10-2005, 10:01
Aproveitando o topico, gostaria de saber, se possuindo caixas torres frontais como a DM604 da BW, eu poderia suspender o uso do Sub para escutar Som Stereo 2/0 (CD) ?

Sem dúvida. Eu tenho books, e prefiro ouvir somente com as frontais em várias músicas.

[]´s

Niko