PDA

Ver Versão Completa : Macrovision

Osvalter
26-09-2005, 20:30
Olá amigos!

Estava lendo o tópico sobre VCR S-VHS e falam sobre o macrovision.
Eu aprendi que o macrovision roda na fonte, ou seja, o dvd possui o circuito e não, diríamos, o VCR. Tem lógica isso ?

Tenho interesse em gravar algumas coisas em fita vhs. Se o macrovision pode estar na fonte e no destino (VCR) pode complicar então, né ?!

No ML tem um cara vendendo desbloqueador:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-32367861--_JM

§ilvio
27-09-2005, 09:12
O Macrovision é um artifício que insere alguns pulsos extras nos pulsos de sincronismo. Isso fica gravado no disco DVD. O DVD Player é imune a esses pulsos, assim como os TV´s. Mas quando o VCR, para fazer a gravação, lê os pulsos de sincronismo, seu circuito se perde e não consegue fazer o sincronismo.

Existe uma plaquinha chamada MacroCleaner à venda na praça que deve ser instalada internamente no DVD player, que identifica e retira esses pulsos extras, deixando o sinal "desbloqueado". Essa versão no ML deve ser a mesma placa, mas em versão externa.

wilson
27-09-2005, 11:29
O fabricante deste produto é VIDEOCOLOR.

http://www.vcolor.com.br/main/videocolor-vcolor1.htm

WILSON.

sidneybianco
27-09-2005, 11:50
Eu comprei uma xing-ling na China via internet e funciona perfeitamente em s-video e composto. Se eu nao me engano custou US$ 35 e demorou 15 dias para chegar. Nao foi taxada pela Receita.

Como faz tempo que comprei (2 anos) nao me lembro o endereço. Vou procurar e posto aqui.

Sidney.

Osvalter
27-09-2005, 19:12
Obrigado pessoal!

Silvio,
Esse lance de colocar a placa que é o tal "desbloqueio" de macrovision realizado no DVD Player?
Pergunto isso, pois há uns 3 anos atrás o pessoal da lista HT falava que tinha de abrir o player e alterar um circuito. Então na realidade seria "inserir" uma placa para filtrar estes "ruídos" ?

Esse filtro não poderia interferir na qualidade da imagem ?

O filtro funciona somente para V.Composto e S-VHS ? Ou funciona pra tudo (p.e. Video Componente).

Confirmando então, no VCR não fazemos nada, não instala/altera nada ?

obrigado !

kicker
27-09-2005, 21:40
E quando o DVD não tem macrovision e o DVD "tem", o que acontece?hehe
ABraços

GeraldoLMR
27-09-2005, 22:25
Eu li em algum lugar que o macrovision não afeta a saída componente. O problema é que não tem VCR com entrada componente, que eu saiba. Talvez fosse possível se fazer um downconvert de componente para S-Video ou Composto. Será ?
Geraldo.

sidneybianco
28-09-2005, 12:20
Achei o site: http://www.lik-sang.com/

mas parece que eles nao vendem mais...

Sidney.

§ilvio
30-09-2005, 18:46
Esse lance de colocar a placa que é o tal "desbloqueio" de macrovision realizado no DVD Player?

Esse filtro não poderia interferir na qualidade da imagem ?

Confirmando então, no VCR não fazemos nada, não instala/altera nada ?

Osvalter, é isso mesmo, o tal desbloqueio. Não sei se altera a qualidade da imagem, lembro-me de uma ravista Video&Som que testou essa placa, e não reportou nenhum problema de qualidade. De qualquer forma, qualquer possível diminuição de qualidade não será importante, pois a redução maior ocorre na gravação de um DVD em VHS.

Isso mesmo, não tem que fazer nada no VCR.

Abraços !

Profeta
07-10-2005, 23:30
Tem um sítio interessante sobre o macrovision que é o http://www.repairfaq.org/filipg/LINK/F_MacroVision.html mas eu vou dar uma resumida nos pontos principais.

O macrovision é uma proteção contra gravação surgido nas fitas VHS. Se você tocar o vídeo direto para a televisão nada acontece, já se tentar gravá-lo em outro vídeo-cassete, você não consegue uma imagem estável. Como nossos colegas já explicaram acima, insere pulsos de sincronismo na parte não visível da imagem.
Na parte em que fornece uma explicação não-técnica, o sítio informa que o macrovision explora o circuito "Automatic Gain Control" (AGC). O propósito do AGC é ajustar o nível do sinal de vídeo de modo a garantir que a gravação na fita seja a melhor possível: os sinais fracos são amplificados e os fortes são atenuados.
No macrovision, alguns sinais novos são inseridos na parte não visível do quadro. Isso pode levar o VCR a acreditar que um quadro normal está exageradamente claro. O circuito AGC então escurece para tentar melhorar o quadro. Para evitar eliminadores simples, o efeito fica variando periodicamente.
Por que a TV não é afetada? Ela não possui o circuito AGC, bem como alguns vídeos muito antigos e, possivelmente, alguns fora de especificação e outros voltados para o mercado profissional. Entretanto, algumas TVs podem ser afetadas pelo macrovision.
Enquanto no VCR o macrovision é inserido fisicamente na imagem da fita, nos DVD's só é criado durante a reprodução por um chip.
Para eliminar o macrovision:
1) Modificar o VCR que vai gravar, o que seria, em princípio, fácil, trocando um capacitor ou resistor, mas exige conhecimento técnico, o manual de serviço e não retira o macrovision, apenas possibilita a cópia.
2) Modificar o DVD que reproduz (não sei se é possível e nem qual a abordagem adequada).
3) Reproduzir o DVD num computador cuja placa de vídeo tenha saída pra TV enão tenha o Macrovision configurado ou seja possível desabilitá-lo
4) Ripar o DVD em um computador já aplicando um DeCSS (tá certo, nimguém me pediu pra falar de CSS) e um DeMacrovision e gravar em um DVDRW para depois passar no DVD de mesa e gravar no VCR (ufa!)
5) Construindo você mesmo um eliminador;
6) Comprando um.

O filtro, se bem construído, não deveria altera a qualidade da imagem pois trabalha em áreas não visíveis do quadro, haveria problemas somente se o macrovision não estivesse sendo totalmente retirado.

GeraldoLMR: infelizmente nada sei informar sobre o DVD pode ou não implementar o macrovision nas saídas video componente. Em princípio, eu acredito que não seria possível não, mas não tenho conhecimento técnico para afirmar nada.

kicker: se o DVD gravado não tiver protegido por macrovision mas o player de DVD tiver o recurso, nada acontece, o circuito que gera o macrovision na saída não é ativado.

Um abraço a todos,

Profeta

Osvalter
21-10-2005, 18:02
Profeta, perfeito!!!

Tudo que eu queria saber sobre macrovision está aí !

Muito obrigado mesmo! E o q eu aprendi, ensino aos novatos para manter o nível fantástico do HTForum !!!

Vc é meu profeta !!! (rs...)