PDA

Ver Versão Completa : Solda X Rosquear

sdassis
26-11-2002, 20:31
Caros colegas,

Por uma questão de praticidade, estou para colocar plugues tipo banana nos cabos das caixas, mas estou com uma dúvida com relação a qual tipo de plugue comprar.

Existem os que permitem que se prenda o cabo através de uma rosca e outros através de solda.

Achei um tipo de plugue banana de boa qualidade mas é de soldar.

Vocês teriam algum comentário a fazer sobre os prós e contras do dois tipos?

Um abraço,

Sdassis

Eduardo
26-11-2002, 21:10
Caro Sdassis,

A solda garante um melhor contato do que o sistema de rosca. É mais segura.
Eu faria uma boa solda com um bom ferro de soldar.

Eduardo

Dmaumau
27-11-2002, 00:06
Sdassis,

Estou utilizando conectores Monster, banhados, de rosca e posso te assegurar que a "pega" é muito boa, fazendo excelente contato do fio com o pino, pois o fio se enrola completamente pale parede interna do pino.

http://www.monstercable.com/productPage.asp?pin=620

UM abraço.

Mauricio

mmartins
27-11-2002, 11:27
Senhores,

Gostaria até de saber a opinião de todos com mais detalhes, mas pelo que já li e pelo que já fiz testes o contato entre conectores é de fundamental importância para o bom funcionamento do sistema. Eu queria soldar os plugues, e percebi que se fizer isto nunca mais poderei desconectar a não ser que retire a solda, mas o mais importante é que segundo me disseram não se deve usar soldas entre conectores de caixas, interconects, pois o sinal ( sonoro ) seria modificado. Já vi um sistema com isso que dava uns estralos e quando limpamos todas as soldas dos conectores o som ficou ótimo.

Ok ?

Att.

Eduardo
27-11-2002, 16:24
Caro Martins,

Realmente não é bom usar conectores banhados de solda, pois a superfície de solda não permite um bom contato (estanho e chumbo). Mas, soldar um terminal no cabo não deveria alterar o sinal, pois o contato mecânico será feito pelo terminal.
Agora se a solda modifica o sinal, e isso é perceptível acusticamente, confesso que eu não poderia acreditar nisso, mas, como nesse negócio de high-end é cheio de mistérios, sei lá.

Eduardo

mmartins
28-11-2002, 13:31
Caro Eduardo,

Um conhecido tem um transporte + um dac e estava dando uns estralos estranhos no som dele. Ele, coitado, ficou desesperado, e enquanto não localizou o motivos que era problemas de oxidação das soldas não sossegou. Reclamava muito que a qualidade sonora de seu equipamento estava ruim e quando consertou este problema, tudo voltou ao normal.

Att.

sdassis
28-11-2002, 13:42
Mmartins,

Como é que o seu amigo resolveu o problema? Ele trocou todos os cabos em que haviam solda por outros ou refez as soldas?

Sdassis

Eduardo
28-11-2002, 17:32
Ele deve ter usado uma solda high-end de kriptonita reforçada com flocos de milho. :p :p :p
Esse negócio de high-end já está começando a me encher o saco. :xingo:

edson
28-11-2002, 18:08
sdassis

para evitar toda esta dor de cabeça se deve ou não soldar (apesar de desta vez concordar com o martins pois a solda seria mais um estagio entre o cabo e o terminal) mas tamabém concordar com o eduardo pois o cabo estaria em contato com o terminal e estaria apenas protegido pela solda que auxiliaria na fixação do cabo, dou-lhe uma outra sugestão

Caso voce não necessite retirar constantemente os cabos das caixas, poderia utilizar conectores do tipo garfo ou espada, que no caso seria necessario apenas prender o cabo no referido terminal fechando suas presilhas (nada de rosca ou de solda), que também é prático e funcional.

http://www.monstercable.com/productShowResultsAdv.asp

mmartins
28-11-2002, 20:04
Senhores,

O meu amigo retirou todos os conectores internos e externos, limpo-os e refez todas as conexões. Algumas destas conexões,2 me parece, eram de solda. Pra voces terem uma idéia, ele estava pensando que o problema era no DAC. Imaginem, um problema num DAC de 7000 dólares aqui no Brasil. Sobre o high-end, meu caro Eduardo, as coisas ficam um pouco malucas mesmo e se nos deixarmos contagiar nestas coisas. Se é que voces se lembram, até hoje tenho o meu Hum lá nas minhas caixas. Não dou a meno bola, mas umdia sei que vou arrumá-lo.

Att.

Dmaumau
28-11-2002, 21:22
Edson,

Este é o link para os conectores para caixas da Monster :

http://www.monstercable.com/home_av/connectors/speaker_twistcrimp.asp

Este é o conector que você recomendou ?

http://www.monstercable.com/images_db/home_av/connectors/GS_R_glam_tn.jpg

Eu estou utilizando este para conectar as frontais com conector de pressão :

http://www.monstercable.com/images_db/home_av/connectors/AGPTRB_GLAM_tn.jpg

Mauricio

Eduardo
29-11-2002, 07:30
Meu caro amigo Martins,

Eu brinquei quanto ao hi-end, era mais para evidenciar alguns exageros.
Me desculpe, mas existem certos exageros neste negócio de equipamento de áudio, e acho que está na hora de acabar um pouco com isso.
É claro que uma solda mal feita pode causar problemas de contato. Mas, uma solda bem feita sempre será uma boa solução.
A solda é usada em componentes de computador, onde se atinge um fluxo de informações numa frequência absurda, é utilizada em equipamentos medicinais, onde a segurança é muito alta, é utilizada em equipamentos de controle espacial e militar, etc., e todos funcionam muito bem, em áudio, a exigência é muito menor. Uma solda bem feita, NUNCA, repito, NUNCA vai gerar estalos num equipamento de áudio. Se isto ocorreu, e acredito que sim, não duvido de você, é porque a solda não estava bem feita. Por exemplo, muitos ao fazerem uma solda, acham que basta derreter o estanho sobre os componentes a serem soldados, esquecem que estes componentes (terminais, ponta de fios, etc) precisam estar aquecidos com uma temperatura correta para que a solda venha a aderir firmemente no material, caso contrário ela resfriará antes de aderir a este, gerando a conhecida "solda fria".
Lembre-se que entre os componentes de seu amplificador e a placa de circuito impresso existirá dezenas ou centenas de solda, e se fôssemos acreditar que a solda não seria a melhor opção para unir dois componentes, então poderíamos admitir que nossos amplificadores, cd players, caixas acústicas, TV´s, microondas, computadores, iriam pifar todos com o tempo por causa das soldas, o que sabemos não ser verdade.
Um cabo com terminal prensado poderia sim gerar mais dúvidas, pois por melhor que seja a prensagem, sempre existirá a possibilidade de ocorrer a oxidação na superfície dos componentes ocasionando uma série de problemas.
Portanto, volto a afirmar que a solda é uma excelente solução, desde que bem executada.
É preciso, na minha opinião, acabar com esse negócio de que todos os conceitos técnicos funcionam muito bem para qualquer equipamento, mas não para o misterioso mundo do áudio hi-end.
Tudo tem uma explicação técnica, não existem forças misteriosas atuando sobre nosso querido sistema.
Desculpem, mas é minha opinião.

Eduardo

adalla
29-11-2002, 12:38
Caro Eduardo, eu também compartilho de sua opinião. Inumeras vezes joguei a Clube do Audio e Vídeo no lixo por ficar revoltado com algumas matérias O nível de preciosismo chega a ser irritante. Se fosse pelo nível de exigência de alguns articulistas, o homem jamais teria chegado a Lua. O que eu faço agora? Simplesmente filtro as informações. Acho que é o melhor a fazer, afinal só a música importa!

Um abraço
Adalla

edson
01-12-2002, 09:08
Eduardo
firmo aqui meu apoio ao adalla, concordo plenamente em alguns exageros nesta área, que ao meu ver é mais uma tentativa de se justificar os altos preços dos acessórios vendidos para os equipamentos.
exemplo alguém pode me dizer porque um par de pedestal deve custar +- R$ 400,00 (preço de um fabricante nacional por um de seus produtos) o qual pude ver e tocar e ao tocar minha surpresa houve um som agudo que ressonou pelo metal, ai eu digo por este preço o produto deveria ser perfeito e o mesmo foi eleito melhor produto pela CAVI, dá para acreditar, por isto que decidi fazer meus próprios pedestais, não confio neste mercado de acessórios.

Eduardo
01-12-2002, 21:11
Caros Edson e Adalla,

Precisamos separar o que é verdade, mentira e exagero, e quando possível, tentarmos obter soluções alternativas.
Vejam o exemplo do Russo, ele está tentando achar uma solução mais barata para os painéis de tratamento acústico, usando como alternativa espuma para colchão. Vamos torcer para que funcione, pelo menos para economizarmos um pouco.

Abraços.

mmartins
01-12-2002, 21:15
Senhores,

Concordo plenamente com os exageros da CAVI e outras revistas espalhadas por ai. Mas, acho que temos que aprender a filtrar o que seja exagero ou não, pois acessórios fazem diferença sim, mas os preços são impraticáveis. Por exemplo, um certo acessório para colocar debaixo de caixas acústicas custam 500 Dólares e com um rolo de "bluetak" apoie as minhas caixas em pedestais da airon e fiquei bem satisfeito.

Sobre os pedestais ressoarem juntos não é culpa do pedestal, o fabricante vende o pedestal sem enchimentoexatamente para dar oportunidade do comprador ou consumidor verificar se será necessário enche-lo de "areia" ou não.

Uma outra coisa que é acho que acessório,apesar de fazerem diferenças, em alguns casos não fazem não. Por último, acreditem no seu ouvido e jamais comprem qualquer acessório sem ouví-lo.

Enfim, este mercado de aúdio é perigoso...

Att.

edson
01-12-2002, 21:42
Concordo com voce martins, mas acho que cortar um tubo de aço e prende-lo a bases, não custa tão caro aponto de vende-los a preços exorbitantes, o preço só se justifica se houver um tratamento especial nestes tubos para evitar que ressonem, caso contrário voce está adquirindo um produto superfaturado que não atende suas exigencias

Eduardo
02-12-2002, 08:24
Caro Martins,

"bluetak" ????? O que é isso?

mmartins
02-12-2002, 09:00
Caro Eduardo,

"Bluetak" é uma massinha que a gente coloca debaixo de caixas, por exemplo, para firmá-la no pedestal. Só que tem uma coisa, ela não fica rigida e quando voce quiser tirar é so puxar com bastante força. Eu já usava antes.

Estive no Sr. Moyses e ele me disse que voce ligou, certo ?

Att.

Eduardo
02-12-2002, 13:04
Certo, e talvez logo tenha alguma novidade.... ;)

Marcelo T
03-12-2002, 11:36
Eu uso uma versão prateada desse plug http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=PLUGBAN q pode ser encontrado por menos de 3 reais em lojas de eletronica. Em campinas pode ser encotrado na Só Cones.

mmartins
05-12-2002, 13:37
Caro Eduardo,

Conte-nos aquela novidade !!!
Estou bastante curioso !!!

Att.

Eduardo
06-12-2002, 07:10
Caro Martins,

OK, você venceu. Sei que já me entregaram.....
Comprei um Creek com o Sr. Moysés. Só que, por engano, veio para 220V e era a última peça, portanto não o liguei ainda.
Neste final de semana vou mudar a ligação do transformador para 110V, e aí sim vou poder ouví-lo.
Na verdade, sempre pensei em comprar o Creek, mas a grana não deixava. Mas, desta vêz tinha uma dívida para receber, mais um pouquinho daqui e dali, eu consegui. Meu irmão ficou com o Rega, quero dizer, vai ficar se eu achar que o Creek é melhor.
Depois de testá-lo, conto o que achei.
Mais uma vez, obrigado pela ajuda.
Abraços,

Eduardo

Russo
06-12-2002, 09:23
Eduardo,

Parabéns pela aquisição. Acredito que ficará bem equipado por muito tempo. O modelo seria o 5350SE?
Qualquer dia gostaria de ouvir seu sistema. Meu sonho é comprar um integrado decente.
Abraços,

Eduardo
06-12-2002, 15:20
Obrigado, Russo.
É esse mesmo o modelo.
Podemos combinar um dia para você ouví-lo. Será bem vindo.

Abraços

edson
07-12-2002, 08:54
Eduardo
Parabens pela aquisição, com certeza um dia tamabém chego lá:D

Dennis
07-12-2002, 10:11
Parabéns Eduardo :tu::tu:, não deixe de nos falar bastante dele!! :D

Eduardo
08-12-2002, 08:54
Olá pessoal,

Obrigado pelas palavras. Realmente fiquei muito contente em adquirir o aparelho que há tanto tempo desejava.
Em meu primeiro dia de testes, após modificá-lo de 220 para 110V, notei o seguinte:
O Creek apesar da potência declarada ser maior que o Rega Brio, aparentemente seu volume é menor. O brio eu escutava em média a um terço do volume total, o Creek me obriga a abrir o volume até a metade quando não um pouco mais.
O rega no volume máximo distorcia o som sensivelmente, o Creek não, talvez até por esta questão da potência.
O Rega trabalhava frio, o Creek esquenta tanto que vou até aumentar o espaço na estante para melhorar a ventilação.
O som do Creek é superior ao Brio, os graves parecem mais potentes, o som mais refinado, mais agradável de ouvir. Não senti qualquer fadiga ouvindo o Creek.
O controle remoto é um ponto muito positivo, sentia falta no Brio. Pelo controle é possível controlar o volume, a seleção de entrada e o mute. Se bem que só o volume para mim já bastava.

Enfim, num primeiro momento, o som é melhor que o Brio, acho que valeu a pena a troca. Mas não quero dizer com isso que o Brio é ruim, pelo contrário, a diferença não é tão grande, existe, mas não ofusca o Brio, que na minha opinião leva uma boa vantagem no preço. Ambos são muito bom.

Vou continuar ouvindo mais um pouco, e depois relato aqui a experiência. Dizem que o aparelho tem que amaciar primeiro !!!! sei lá, mas, vou seguir a recomendação.

Só recomendo a quem comprar o Creek a comprar também um aparelho de ar condicionado, pois o bichinho esquenta mesmo. Quem gosta de ouvir música fazendo um lanche, dá para fritar um ovo sobre ele. (brincadeira...mas não muita)

Obrigado Martins pela ajuda nesta aquisição.

Abraços

Eduardo

mmartins
08-12-2002, 10:53
Caro Eduardo,

Parabéns.
Sobre a temperatura, lá no Sr, Moyses ele trabalha bem livre e realmente nunca coloquei a mão pra ver ser esquenta. Se voce quiser fazer um lanche, pode usar os meus dois monoblocos e aproveitar fazer tb o almoço, quero dizer que isto não chegar a ser um problema, o que importa é que voce está satisfeito. Sobre as diferenças, acredito que a medida que vai sendo amaciado, voce vai conhecer mais o potencial do creek e leva realmente um tempo. Boa sorte !! Se voce,por acaso não gostar, ainda dá tempo pra devolver.

Att.

Eduardo
08-12-2002, 18:37
Caro Martins,

DEVOLVER ????? NUNCA !!!!!!!
Ele é muito bom.

Mas aquece mesmo. Li num review um comentário sobre esse aquecimento, e aparentemente é normal.
Agora eu entendi quando você me disse que tinha uma dica "quente"... :p

Qualquer coisa, ligo ele dentro da lareira nos dias frios :p

Para quem se interessar num Creek, ou desejar comprar aparelhos com qualidade e com atendimento honesto, recomendo o Sr. Moysés, da Sound Advice, em Brasília. Fone: (61) 314 1160.

Abraços.

mmartins
09-12-2002, 08:19
Caro Eduardo,

Um dia desses, qdo voce vier a Brasília, verá como se faz um churrasquinho em cima de um valvulado.
Att.

Eduardo
09-12-2002, 17:00
Hummmm,
"churrasqueira hi-end", será que dá para ganhar dinheiro com essa idéia? :D