Ver Versão Completa : Fase dedicada para o HT
Pessoal, apesar dos pesares, não entendo lhufas de rede de energia, portanto peço a ajuda de vocês.
Liguei para a CPFL, solicitando outra fase de 110 para alimentar minha sala de HT/escritório. A pitchula me disse que terei que instalar mais um poste (7m), mais uma caixa de luz e possivelmente mais um relógio. Minha dúvida é se há realnecessidade de instalar mais de um relógio ? (minha casa é antiga, mas acho que a cpfl pode troca-lo por um novo que deve monitorar mais de uma fase, não ?)
um abraço à todos.
Mauricio
Maurício,
Você deve ter aí na sua casa 2 fases de 110V mais um Neutro. Normalmente se usam duas fases para o chuveiro que é 220V e divide-se mais o menos em cargas iguas as outras duas fases de 110v+Neutro.
O lance de uma fase dedicada ao HT+Escritório se faz no relógio, sem a necessidade de pedir nada para a CPFL.
A sua casa é antiga como você disse, então provavelmente não possui disjuntores na caixa de entrada mas sim fusíveis.
Você pode então fazer o seguinte:
Na entrada, antes ds fases passarem pelo fusível deve ser feita uma derivação de uma fase 110V+Neutro, passe por um disjuntor e então leve esta fase para o HT e faça o mesmo procedimento para o Escritório, dessa forma você terá duas fases distintas uma só para o HT e outra só para o Escritório.
Em projetos mais recentes é obbrigatório se fazer circuitos com fases independentes para os eletrodomésticos, assim você teria um circuito para geladeira, outro para máquinas de lavar roupas, outro para microondas e assim vai, com o HT é a mesma coisa.
Abraço,
Sdassis
Maurício,
Mes esqueci do aterramento que também deve ser feito, você pode bater estacas de cobre de mais ou menos 3 metros próximas ao relógio de entrada e levar o fio terra junto com os outros ou então bater as estacas próximas ao HT, desse modo o caminho seria mais curto e você economizaria nos cabos.
Sdassis
Bom, vou me preparando para levar paulada de novo, mas já estou acostumado:D
Eu tenho duas fases em casa, só que de forma diferente, utilizo as duas para o som, quem tiver um sistema acertado com bom palco sonoro faça a experiência, ligue o amplificador em uma fase e o cd em outra, depois diga o resultado.
Abraços
Maurício,
Sugiro você trocar uma idéia com o Russo. Ele trabalha na CPFL e pode te ajudar. :D Acho uma ótima idéia dedicar uma fase (ou duas) ao HT. :tu: Aliás, meus parabéns ao Márcio pelo seu aniversário hoje. :brinde:
Abraço,
Aqui em casa, infelizmente só tenho UMA fase 110 mesmo.
Chuveiro, lavadora, secadora, ar condicionado tudo 110 e TUDO ligado na mesma fase. Já viram...
TVz, por isso, tenha que solicitar a substituição do relógio.
Já no relógio tenho disjuntor e não fusível (já demos uma melhorada).
Quanto ao aterramento, já fiz uma malha com 3 hastes próximas ao ambiente de HT. Não está como deveria, pois as hastes não estão suficientemente distantes entre si (+- nos cantos de um quadrado de 8x8m).
Sr Russo, alguma dica/idéia/fato/sugestão ?
:chat:
Abração.
Mauricio
Nada ?
:confused: :chat: :confused:
mmartins
28-11-2002, 22:13
Senhores,
Aqui na minha casa uso uma fase única para a minha sala de música. Digo-lhes que barulhos provenientes de secadores, geladeiras e equivalentes desapareceram e é claro que melhorou bastante na transparência. Mas, le num outro fórum de audio que esta idéia de colocar uma fase separada para a sala de audio é totalmente prejudicial aos equipamentos e a qualidade sonora.
Att.
Martins, porque motivo sería prejudicial? :confused:
Abraços
martins
li certa vez na CAVI, em uma coluna não me recordo de quem:( que um amigo deste colunista havia dedicado a sua sala 3 fases para seus equipamentos.
uma fase para fontes de sinal
uma fase para pré e processador
uma fase para amplificadores
e que o mesmo estava maravilhado com o resultado obtido, segundo este entusiasta o que havia em sua sala não era soundstage mas sim holografia,
como não possuo eletronica deste nivel e que pude constatar no hi fi show que a eletronica realmente faz diferença, não questiono nem me atrevo a opinar.
mas se alguem tiver uma experiencia parecida gostaria de conhece-la.
Maurício,
Mande uma MP pro Russo. ;)
Senhores,
Desculpem o atraso. Ontem estive de folga e não entrei no forum também.
Márcio, parabéns pelo aniversário (atrasado).:rever2: :brinde:
Mauricio, Realmente você pode ter só o 110 (127V) na sua casa.
Hoje em dia, para pedir uma ligação bifásica (127/220V) é só relacionar os equipamentos e suas respectivas potências de consumo e informar que pretende usar chuveiro 220V. Só que se seu quadro de entrada for muito antigo a CPFL pode solicitar uma reforma (troca por um padrão novo e preparado para receber um medidor bifásico). Se não me engano, você pode solicitar à CPFL o endereço de lojas conveniadas à "rede fácil". Estas lojas devem ter profissionais habilitados a realizarem este serviço que é de responsabilidade do consumidor (dono da casa).
Espero que consiga, pois é muito bom ter duas fases em casa.
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Abraços,
mmartins
29-11-2002, 08:52
Caro Márcio,
Eu sei que não tem problema em colocar uma fase separada para o aúdio, mas o cara do fórum se considerando bastante entendido disse que a idéia de separar uma fase, sugerida pelo Sr. Jorge K, é um absurdo e iriam contra todas as teorias de engenharia.
Att.
Pessoal,
Só para ilustrar o que eu falei mais acima, coloquei a figura de um quadro típico de uma residência.
Tomando-se o cuidado para balancear as cargas para não sobrecarregar nenhuma das fases principais, temos todos os problemas resolvidos.
Sdassis
Senhores,
Acredito que usar uma fase ou duas diretamente do quadro de força para o HT ou equipamento de áudio, é realmente um dos melhores upgrades que se pode fazer.
Um dia terei a coragem de encarar a instalação de um circuito dedicado ao meu sistema, visto que refazer instalações elétricas em APERTAMENTOS é uma tarefa para poucos...:(
Sdassis, seu projeto de quadro de distribuição é muito bom. Pode, numa boa, servir como exemplo de uma instalação excelente.
abraços,
SDASSIS
Seu esquema é muito bom, gostei tanto que copiei em meus arquivos pessoais, para utiliza-los futuramente, espero que não se importe.
abraços:D
Edson,
Não tem problema nenhum, eu coloquei ele para isso mesmo.
Abraço,
Sdassis
Pessoal (especialmente sdassis e russo)
Estou tencionando fazer a linha dedicada para o meu HT. Tenho as seguintes dúvidas:
1 - A distância do HT até o quadro de luz é de aproximadamente 15 metros, pergunto então: o fio pode ser flexível (tipo 4mm) ou será melhor o fio sólido ?
2 - Há vantagens em colocar um disjuntor de melhor qualidade na entrada do HT ? Qual marca você sugere ?
3 - Tenho um autotransformador de 2500KVA, da by Knirsch, (minha rede é de 220v) atualmente ele fica junto aos equipamentos. Há vantagens/desvantagens se eu instalar este autotransformador na entrada de energia do HT deixando-o mais distante dos equipamentos?
um abraço
Fontes
mmartins
15-05-2003, 10:31
Senhores,
Como todos sabem tenho uma fase única pro meu som. Hoje estarei colocando uma segunda fase para separar as fontes dos powers já que meu brinquedos a valvula são meio consumidores. Já fiz o teste da separação das fases e digo-lhes que acontece uma boa diferença em tudo. Pra que puder, vale tentar. Então:
Para powers e pré, uma fase dedicada
Pra fontes uma fase compartilhada com o meu quarto e varanda.
O que acham ?
Att
Vinicius Lima
15-05-2003, 10:49
Bom dia cavalheiros,
Vou tomar parte deste bate-papo.
Se vocês possuem duas fases de 110 V no relógio, e pretendem fazer uma derivação de uma dessas fases para o ht, então não existirá uma “fase dedicada ao ht”, e sim “um circuito dedicado ao ht”. O número de fases continuará o mesmo (duas), apenas aumentado-se o número de circuitos de transmissão de potência.
Para quem quiser uma fase realmente dedicada (e com isso seriam então 3 fases), só solicitando à Concessionária a providências, que incluirão, no mínimo, a troca do relógio.
Já na derivação, conforme mostrou o Sdassis, a carga destinada ao HT será uma fração da carga total admitida pela fase. Como essa fase será também derivada para outras aplicações (geladeira, ar-condicionado, chuveiro 220 V, etc), então as somatórias das potências devem ser bem calculadas, principalmente para que utiliza amplificadores potentes (Martins :D ) ou subwooferes monstruosos (Marcelo T. :D)
Sdassis, gostei do seu esquema elétrico, mas não entendi bem o dimensionamento feito para bitolas e disjuntores.
Há disjuntores duplos de 25A com fiação 6 mm2 e disjuntores duplos de 30A com fiação 4mm2 . Não deveria ser o contrário não, deixando a fiação de maior bitola para o circuito que admitirá maior carga?
Também há vários disjuntores simples de 16A com bitola 4 mm2, mas também 16A simples com bitola 2,5 mm2. Nesse último caso, você poderia ter utilizado bitola 2,5mm2 em tudo, estou certo?
Você está usando uma chave seccionadora para o corte primário ou apenas uma chave-seca?
Grande e forte abraço.
Vinicius A. Barbosa Lima
mmartins
15-05-2003, 11:40
Caro Vinicius,
Aqui está assim:
Tenho tres fases de 220 Volts ( beleza ).
Uma delas, está dedicada ao meu equipamento com um disjuntor Siemens de 13 A. Eu tenho TV, dois valvulados,umpre, um cd player, um dvd player e todos estão na mesma fase. Tenho um terra que está na coluna e funciona muito bem obrigado. Aliás, se todos tivessem aterramento veriam o quanto faz diferença.
De tanto martelarem em minha cabeça fiz o teste ligando apenas os powers na fase dedicada e o restante ( tv,cd, dvd e pré) numa outra fase compratilhada pela casa em outros comodos.
Será que colocar as fontes, logo as fontes,em uma fase compartilhada não vai me trazer problemas já que está fase tem chuveiro e outras coisas ? Que tipo de disjuntor usária na fase dedicada ?
Seria uma boa divisão powers de um lado e o restante do outro ? Ou seria bom colocar a TV junto com os powers ou quem sabe o pré ?
Voce, ou alguém, poderia, se possível, avaliar se estou no caminho certo ? Voces sabem que este negócio de passar fio pra lá e pra cá é terrivel !!!
Att.
Senhores,
Não posso deixar de dar meu pitaco nesse assunto.
Vinícius, Realmente nunca teremos uma fase dedicada para o HT, nem com o medidor trifásico. A questão, nesse caso, não é compartilhar a carga da casa com o HT. Se você puxar um "circuito" diretamente do relógio ainda assim estará compartilhando a fase com toda sua cidade. Para termos REALMENTE uma fase dedicada, esta deveria sair diretamente da usina de geração para o HT.:D :D .
No caso do circuito dedicado, a vantagem é não ter ligado nenhum equipamento extra ao HT no mesmo condutor (fio) e isso já é muito bom, pois não terá interferências externas.
Nesse caso, pode-se perfeitamente ligar o circuito tanto no quadro de distribuição quanto em um disjuntor direto no relógio medidor.
Fontes,
Quanto à distância do HT até o relógio, o único cuidado que deve tomar é calcular o quanto de carga (em Watt) irá ligar ao circuito. Após isso com uma simples conta poderá definir a corrente que o condutor deverá suportar sem perdas. No seu caso (15m), as perdas são insignificantes, visto a resistência dos condutores. Existem tabelas dos próprios fabricantes que definem a compensação na bitola do condutor para a distância pretendida levando em conta o total e o tipo de carga aplicada.
Quanto ao condutor, o flexível apenas facilitará o trabalho de passá-lo nos conduítes e é um pouco mais caro que o rígido (sólido). Existe ainda o extra-flexível que é mais caro ainda e mais fácil de manusear.
Quanto aos disjuntores, estes servem apenas para proteger o circuito. Um disjuntor de boa procedência é sempre recomendado e ao contrário do que muitos pensam, nunca instale um disjuntor com capacidade muito superior à carga que irá conectar ao circuito. Estes devem ter uma capacidade um pouco maior que a carga aplicada para poderem atuar dentro das especificações quando exigidos. Os Pial e os Siemens são de boa qualidade só que os Siemens devem ser instalados sobre trilhos padrão DIN. Não gosto daqueles muito duros de rearmar.
Quanto ao AutoTrafo do Knirsh, não sei o nível de interferência que poderia sofrer. Só testando.
Espero ter ajudado um pouco.
Abraços,
Russo
Muito obrigado. Valeu!
A perqunta quanto ao fio flexível é porque alguem me falou que os flexíveis conduzem menos (esquentam mais) que os sólidos.
Quanto ao auto-trafo, era mais pra saber se colocando distante dos equipamentos a alimentar (+- 7metros) haveria alguma perda de tensão.
um abraço
Fontes
mmartins
15-05-2003, 12:58
Senhores,
Conversei com um amigo e ele disse que seria prejudicial compratilhar, logo as fontes, com as fases que abastecem o apto. Ele disse que seria bom se eu trouxesse mais uma fase.
Att.
Martins,
Concordo com seu amigo. O ideal seria trazer dois circuitos dedicados à sua sala de audição. Um para as fontes (CD, DVD, etc...) e um para os powers.
Abraços,
mmartins, esta melhoría que percebeste ao utilizar um fase para as fontes e outra para o amplificador realmente funciona, e não apenas com valvulados ou amplificadores que consumam muito, esta dica me foi passada pelo Holbein e é excelente.
Quando o sistema está bem acertado o que mais chama a atenção é um maior detalhamento nas frequências altas, maior ambiência e um alargamente bem nítido do palco.
Abraços
Senhores,
Gostaria apenas de alertar que quando discute-se energia num país como o Brasil, que em cada região tem um padrão de fornecimento diferente, seria interessante identificar cada situação, descrevendo como é o padrão adotado na sua Cidade ou Estado.
Por exemplo: aqui em Fortaleza (CE) utiliza-se 220V, sendo fase+neutro.
Abraços,
Filipe Rangel.
Vinicius Lima
15-05-2003, 14:51
Ô Márcio :D
"Se você puxar um "circuito" diretamente do relógio ainda assim estará compartilhando a fase com toda sua cidade. Para termos REALMENTE uma fase dedicada, esta deveria sair diretamente da usina de geração para o HT."
Mas isso é lógico, porém estamos discutino soluções efetivamente plausíveis e executáevis. Se formos considerar tudo o que existe pendurado nas fases elétricas providas pela concessionária, chegaremos à conclusão de que é impossível pensar em alta fidelidade. ;)
Então, vamos considerar como fase dedicada aquela que entra em nossa casa e, a partir daí, não existe nada além do ht ligado nela. Creio que era essa a intenção do Maurício ao solicitar uma fase adicional à CPFL.
Agora, tudo aquilo que estiver pendurado na mesma fase, não importa se no quadro DG ou no relógio, será apenas derivação, mas nunca uma fase dedicada. Mas mesmo a simples derivação já possibilita resultados muito bons.
Quanto a proteção do circuito, considero interessante a adoção de uma chave-seccionadora na entrada das derivações, fazendo assim o corte primário de energia, deixando o corte secundário por conta dos disjuntores dedicados à cada circuito. Isso irá acrescentar um estágio a mais de proteção à instalação elétrica.
Agora, concordo com o Filipão, as condições mudam bastante de região para região, e uma solução adotada aqui pode não ter o mesmo resulta se adotada lá.
Grande e forte abraço.
Vinicius A. Barbosa Lima
Grande Vinícius,
Foi o que eu quis dizer com circuito dedicado (ou derivação, como quiser). :legal:
Quanto ao disjuntor, como eu disse, serve apenas para proteção do circuito, apesar de ser normalmente usado para desligar o mesmo para reparos. Na realidade a chave seccionadora seria o equipamento correto para isolar um circuito enquanto este estiver sob manutenção.
Abraços,
mmartins
15-05-2003, 22:48
Senhores,
Resolvi não mexer na minha sala. Vou deixar apenas uma fase dedicada senão o meu apto vai ficar na mão.
Att.
Exatamente, caros Vinícius e Russo,
Nunca existirá uma fase dedicada. Baste lembrar que toda a instalação estará no final ligada na mesma rede "suja". A derivação de fase do relógio para a tomada pode reduzir alguma interferência causada por algum outro equipamento ligado na residência, mas nunca filtrará a rede. As vezes, até a mudança do condutor por um de bitola maior, por exemplo, pode reduzir a perda de carga na fiação, causando uma sensação de mudança na qualidade sonora.
Na minha residência, por exemplo, pouca vantagem isso traria, pois a instalação elétrica foi realizada conforme orientações minhas e todo o cabeamento está superdimensionado, além de ter feito um bom aterramento. Inclusive, todo o cabeamento é subterrâneo, pois seria difícil suportá-lo em postes em função das características do local. Já tive ocasiões em que estavam ligados 2 chuveiros, bomba de poço (moro numa chácara), motor de piscina e algumas lâmpadas, geladeira, etc, e nenhum problema ocorreu com a alimentação, sequer caiu a intensidade da luz. Só o painel de distribuição interno tem 16 disjuntores. Toda a instalação é separada, em cada metade da casa, para tomadas e iluminação. Tive inclusive o cuidado de colocar paflons com soquetes duplos, utilizando duas lâmpadas de 40W em cada um, assim, mesmo com a queima de uma lâmpada, o ambiente ainda pode ser iluminado até a substituição de outra lâmpada.
Poucos sabem, mais isto influencia até no consumo elétrico, como posso notar em minhas contas.
A bitola superdimensionada é sim a melhor forma de se ter uma boa alimentação elétrica.
Já li muitas coisas em algumas revistas sobre alimentação elétrica residencial, e tenho algumas restrições sobre o que escrevem, que aliás muitas vezes são contraditórias com artigos mais antigos.
mmartins
16-05-2003, 09:49
Caro Eduardo,
Posso colocar uma fase única pra toda minha residência ?
Att.
????????????
Caro Martins,
não entendi o que você quer fazer...
Acho que o Martins quer pegar duas fases para a sala de som dele, e deixar a 3ª fase para todo o resto da casa.
É isso Martins ?
Fontes
Pior que eu iniciei o tópico e até hoje AINDA não instalei a outra fase...
:dormindo:
mmartins
16-05-2003, 12:38
Caro fontes.
É isso mesmo !!
Posso ?
Att.
Martins
Acho que depende muito da tua carga. Se tiveres muitos aparelhos de grande consumo, principalmente ar condicionado, talvez complique. Espera a opinião dos "cobras" . O Russo, por exemplo, trabalha com isso.
um abraço
Fontes
Martins,
Considerando o fio de entrada de seu apartamento com apenas 2,5mm eu não recomendo. Aliás, acho que você ganhará muito pouco com isso.
Eduardo
Martins,
Se o condutor que vai do relógio medidor até o quadro de distribuição for como o Eduardo disse, de 2,5mm², esqueça.
Aliás, tome cuidado, pois dependendo da carga da sua residência, um fio dessa bitola pode não suportar causando sobrecarga e gerando aquecimento onde seu consumo aumenta por perdas e a conta vai lá prá cima. Em casos extremos, pode até causar acidentes como incêndios. Se não for esse o caso, então desconsidere minha observação.
Hoje em dia para uma residência modesta não se usa bitola menor que 16mm² por fase, e isso com ligação bifásica (2 fases + neutro). O correto é somar todas as cargas que serão instaladas e ainda considerar um percentual de aumento dessa carga para poder dimensionar os condutores.
Como o Eduardo escreveu, é muito bom superdimensionar os condutores, mas isso implica em custo adicional.
Abraços,
Caro Russo,
Eu cheguei a conversar com o Martins por telefone hoje, e se não entendi errado ele me disse que era fio de 2,5. Cheguei a dizer que ele podia colocar fogo no prédio, mas acho que ele não acreditou :D
Realmente fio de bitola grande é caro, mas é colocar e esquecer.
Eduardo
mmartins
16-05-2003, 17:26
Ok ! Vou manter apenas 1 fase pro som e outras duas para a casa.
Toda fiação é Pirelli 2,5, inclusive a do SOM(tv,2 valvulados,cd,dvd,pre ativo).Seria bom aumentar a bitola deste fio que vai pro som ?
Att.
Minha opinião? deixe como está.
Martins,
Esta bitola está de bom tamanho para os circuitos que vão do quadro de distribuição para as tomadas.
O problema é o condutor que chega até o quadro.
Se não me engano você mora em apartamento, não é?
Teria como verificar o fio que sai lá do quadro de medidores e vai até o quadro de distribuição dentro do seu apartamento? É esse que deve ser mais parrudo.
Abraços,
mmartins
16-05-2003, 23:49
Caro Russo,
Que ele é parrudo é, mas nao sei a bitola. Vou ver e depois digo !!
Att.
Bom Dia Pessoal
Pretendo montar 2 tomadas a partir da caixa de entrada
mas estou com duvidas.
Tenho
Receiver/ Dvd/ Vcr e TD.
-Fase/ Fase/ Neutro (o terra ainda não tenho).
-Distancia Tomadas/ Caixa de Entrada: 15mts.
-Cabo Pirelli 2.5mm p/ Fase e Neutro(rigido) e Terra(Flexivel).
-Fuzivel Diazed Siemens de 20 A.
-2 Tomadas Pial 3P.
-Consumo dos equipamentos: 1000W.
Duvidas
-Vale a pena montar as tomadas em cada uma das fase do quadro ou
posso puxar de uma fase so?
-O terra com 1 barra e eficiente?
-Tenho molhora na alimentação dos equipamentos dividindo em 2 tomadas?
Quem puder me ajudar, agradeço.
Um abraço a todos
Miro
Duvidas
-Vale a pena montar as tomadas em cada uma das fase do quadro ou
posso puxar de uma fase so?
Na minha opinião seria interessante, voce ter uma tomada para o Receiver, uma segunda para o Subwofer e a terceira para o DVD e o TD.
-O terra com 1 barra e eficiente?
Funciona, mas eficiencia somente com 3 hastes formando um triangulo isoceles.
-Tenho molhora na alimentação dos equipamentos dividindo em 2 tomadas?
Melhora, em busca de um melhor desempenho somente se voce tivesse duas fases distintas para a sala, vindo diretamente da rede eletrica publica, segundo audiofilos exigentes. Quando voce possui um power dedicado + pre + fontes este tipo de instalação se mostra eficiente.
Boa Tarde Edson
Muito obrigado pela sua atenção.
Acho que vou conseguir montar so 2 tomadas
porque o cunduite ta meio cheio.
Sobre o terra, vou tentar com 1 barra
senao vai ter briga com a patroa.
Vou passar um esquema do que eu estou pensando em fazer
Um Abraço
Miro
Caro Miro,
Eu consegui um ótimo resultado com apenas uma barra de aterramento, inclusive a diferença de tensão está bem abaixo do limite aceitável para aterramento. Ficou realmente muito bom.
Agora, tem uma coisa: eu fiz o aterramento na sala, atrás dos equipamentos. Com uma broca longa diamantada, fiz o furo no piso até ultrapassar o contra-piso. Depois cravei a barra de aterramento por esse furo, até ficarem 10 cm para fora. Na pequena folga que ficou entre a barra e o furo do piso, coloquei água por uma semana, para diminuir a resistência entre a barra e a terra e para compactá-la mais em torno da barra.
Na minha opinião, o mais importante é ter a aterramento o mais próximo possível do equipamento. Eu tenho um outro aterramento geral para toda a casa, e o resultado não é o mesmo.
Não considere muito alguns absurdos que são publicados por aí. Existem contradições e bobagens diversas mesmo vinda de audiófilos ditos "antigos e experientes". São os que menos sabem, pois muitos viveram uma outra tecnologia e criaram alguns conceitos que não se aplicam mais hoje.
O mesmo autor que tanto elogiou as três fases dedicadas, um ano e meio depois, respondendo à uma carta, disse que a vantagem obtida com essa prática era "desprezível" !!!!!!!!!!
Mas, acho que uma fase dedicada, ou um circuito dedicado, como defendem alguns, ainda é a melhor opção.
Outra dica: use cabos sempre de boa bitola. Quanto maior, melhor, Quanto menor a resistência dos cabos, menos a queda de tensão, e menor a possibilidade de problemas de ruído, indução, etc...
Eduardo
Oi Eduardo
Agradeco a sua atencão
Um Abraço
Miro :rever1:
Eduardo Boa Noite
Ter duas tomadas dedicadas para dividir a alimentação do equipamentos
pode ter alguma melhora?
Ou uma ja resolve
Um Abraço
Miro
Miro, desculpe mas acho que nao entendi a sua pergunta. Como seriam essas duas tomadas? simplesmente duas tomadas ligadas na mesma fase ou ligadas em fases diferentes? se for esta a ideia ajuda sim. Ligue a fonta (cd player por exemplo) numa tomada com uma fase e o amplificador na outra tomada com a outra fase.
Agora um detalhe, tudo depende do seu equipamento. Pode ser ate que voce nem note algum resultado. Ou porque o equipamento nao consegue demonstrar isso, ou porque a fonte nao induz "sujeira" na linha, etc...
Bom Dia Eduardo
A minha ideia e puxar toda fiacao para montar as tomadas a partir do quadro de entrada.
Tomada 1: Fase 1 com fuzivel e neutro.
Tomada 2: Fase 2 com fuzivel e neutro.
A distancia e de 10mt. (Quadro/ Tomadas)
Vou usar cabos Pirelli rigido de 2.5mm e puxar 2 cabos flexivel de 2.5mm p/o
Terra. (Quando tiver)
Na fase das tomadas estou querendo montar um fuzivel Diazed de 20A.
Um grande Abraco e
muit obrigado pela atencao:legal:
Miro
Miro,
estou estudando a compra do Acorganizer e o princípio de funcionamento é o que vc pretende fazer. É por aí mesmo, pelo menos nos livramos um pouco das interferências dentro de nossa própria casa, tais como: liquidificador, secador de cabelos e por aí vai.
01) ramal dedicado do quadro de entrada até a tomada de parede fornecida por eles: fase + fase + neutro + terra
02) as tomadas na saída do filtro são divididas em fase 1 + neutro + terra e fase 2 + neutro + terra, sendo que a recomendação é ligar o power em uma fase e o cd/dvd na outra
http://www.acorganizer.com.br/home/home.htm
abraços
Joao
Valeu pela atencao:legal:
Um Abraco
Miro
All,
Hoje pela manhã peguei o sujeito da manutenção predial de jeito e fomos dar uma olhada no quadro de força do meu apartamento...
:oloko:
Inacreditavel o que encontrei lá dentro. Uma verdadeira zona.
Acreditem, ou não, mas TODA a sala (tomadas e lâmpadas) tira sua alimentação de um único ponto no quadro, conectado por um fiozinho de menos de 1,5mm. :fogo:
Não só a sala, mas os quartos tb.
Indignado com aquilo, fiz uma coisa muito feia, enforquei o dia todo de trabalho para trabalhar no quadro de energia.
No quadro chegam 3 fases, um retorno e NENHUM terra :xingo:
Rebalanceei as cargas (meio que no chutômetro, infelizmente) entre 2 das fases/disjuntores e limpei uma delas para usar exclusivamente no sistema de audio.
Usando o bom e velho Pirelli Cordplast 2,5mm x 3 (roubado de uma das surround, pois aqui pela Barra ninguém tem cabos Pirelli) liguei-o diretamente na caixa de fusíveis, desci pela parede o mais discretamente possível e levei pelo rodapé até o otro lado do Ap, aonde ficam meus equipamentos do sisteminha stereo.
Bom, depois de tanto trabalho, posso dizer que houve uma boa mudança no audio do meu sistema. Tanto que agora terei que buscar um novo acerto para as caixas, pois o palco ganhou uma boa profundidade, mas a largura deu uma encolhida. O som está bem mais relaxado, graves parecem mais contidos, mas pode ser apenas uma desembolada ou como mencionei, terei que rever o posicionamento das caixas.
Para quem tem espirito aventureiro e não tem medo do quadro de força :choque: , recomendo :tu:
:oloko:
o aterramento com fase dedicada é a primeira coisa que vou fazer no meu HT ante de mais nada ;)
Pessoal
Reabri este tópico para informar, principalmente aos novatos, que coloquei fotos do sistema de energia eletrica de minha sala, no fotoblog cujo link encontra-se abaixo. Quem tiver dúvida de como fazer, lá além das fotos tem um texto explicativo em cada uma.
http://htdofontes.nafoto.net
usuário: htdofontes
senha : htfontes
abraços
Fontes
boa tarde pessoal entendido de eletricidade :) ,
depois de ler todo o topico outra vez e todo o site do Jorge K. varias vezes (energia sempre foi algo misterioso para mim :-/ ) comprei quase tudo o material para instalação das 2 fase ou melhor 2 circuitos dedicados para meu HT.
Ante de mais nada:
tenho um trifasico aqui com 220v;
os cabos que vão do relogio até o quadro de distribuçao são com seção nominal de 10mm rigidos.
O esquema seria tirar 2 circuitos do relogio sem passar para o quadro de distribução, mas diretamente para minha sala, comforme o grafico em pdf postado pelo membro deckm1 (post n.47).
A minha duvida é:
esta chave secionadora falada aqui pelo Sr. Vinicius Lima seria utel no meu caso ou 1 disjuntor para cada circuito faria este trabalho?
Tem uma foto para eu entender o que é esta chave secionadora?
Estarei usando cabos pirelli rigidos para fase e neutro com 4mm e cabo pirelli flexivel de 4mm para aterramento especifico das 2 tomadas com 3 hastes de cobre maciço de 3m cada (provavilmente de 2m se não conseguir alguem que possa trazer de Recife até aqui com um frete razoavel).
Outra coisa:
a tv iria ligada no circuito do ampl/receiver ou no circuito do cd/dvd?
Desde já agradeço a quem quizer colaborar :) .
Abraço
Diego
Wladimir
11-02-2005, 11:03
Caro Dmaumau,
Vc vai trocar o cabeamento do circuito dedicado ou vai construir um novo circuito?
Pergunto porque estou pensando em trocar o cabeamento do circuito dedicado que alimenta o meu HT, mas estou em dúvida sobre o melhor cabo: cordplast, sintenax ou outro? Qual vc vai usar?
Alguém por aqui usa o cordplast para este fim?
Abraço
Wladimir
Comforme sugestão do Jorge k.
rigidos para fase e neutro
flex para terra
eu comprei o pirelli pirastic ecoflam
Se alguem poderia ler e responder meu post anterior agradeço :D
Abraço
diego
Iamdix,
vc pode usar disjuntor para cada fase. Deixe os amps em uma fase e player/tv na outra
sua rede é fase+fase+fase+neutro, portanto escolha com critério duas fases menos sobrecarregadas
abraços
Grande Johnnie,
então nada de chave seccionadora ne?
nem sei o que isso é a falar a verdade :verg:
Iamdix,
mande uma MP pro Vinicius sobre a chave seccionadora, que nada mais é do que uma chave tipo "faca", vai que ele tem idéia melhor
na minha opinião não é necessário. Eu tenho essa mesma rede que vc. Fiz o mesmo que está pensando, ou seja, puxei um cabo com 03 fios (fase+fase+neutro) do disjuntor trifásico do "relógio" direto a um painel próximo ao HT. Neste painel coloquei dois disjuntores de proteção um para cada fase e o terra feito em local próximo
a diferença que eu coloquei o ACOrganizer, mas vc pode colocar duas tomadas distintas F1 e F2 e ligar aparelhos de potência em uma e na outra aparelhos de pouco consumo tipo player
se quiser saber mais detalhes, posso verificar com o eletricista que fez o serviço, o qual sugiro que vc tbm contrate, no nosso caso fase+fase dá 380 volts, aí já viu o perigo :)
abraços
Joao (so agora parei para ver seu verdadeiro nome ),
tenho um eletricista que vai fazer as conexoes sim (para eu não fazer besteiras tipo os 380v :choque: ) , porém sobre a minha supervisão (para ele não ligar os fios flexiveis no lugar dos rigidos, que para ele seria a mesma coisa provavilmente e eu ficaria :fogo: )
Obrigado pelo interessamento
Grande abraço
Diego
Diego,
lembre-se que não basta apenas enterrar 03 hastes e achar que seu terra está bom.
tem que medir e na falta de um terrômetro, os testes do Knirsch são confiáveis e fácil de fazer. Veja lá no site. O ideal é encontrar valores abaixo de 5 ohms
abraços
Rafael23_RJ
03-08-2005, 11:39
Me passe o site do Knirsch...
GeraldoLMR
24-03-2006, 22:29
Eu não entendo nada de eletricidade e estou com uma dúvida.
Contactei a CEB para fazer a ligação da energia em ap novo e ela me perguntou se eu queria monofásico (< 50A), bifásico (entre 50 e 100A) ou trifásico (> 100A). A atendente disse que esse seria o critério para saber se o melhor seria 1, 2 ou 3 fases, a amperagem. Pelo que li aqui não é apenas isso. De qualquer forma, escolhi bifásico.
A idéia seria usar uma fase ou circuito dedicado ao HT. Só que o apartamento foi entregue com a fiação que vai do relógio ao quadro do ap padronizada e creio que fase+neutro.
Como fica, então, essa ligação de mono, bi ou tri, que imagino ser da rua até o relógio ? Será necessário trocar os fios do relógio até o ap para permitir as 2 fases + neutro ? E o próprio medidor também deve ser trocado ?
O número de fases influi no custo da conta de energia ? Digo, se a gente gasta uns 300 hWh num circuito trifásico sai mais caro do que gastar os mesmos 300 kWh num circuito monofásico ?
Outra coisa: quando da vistoria do ap para entrega, o engenheiro me disse que o circuito é aterrado. Como saber se é verdade e se o aterramento é adequado para HT ?
Obrigado.
Geraldo.
Geraldo, para vc ter 2 fases vivas mais o neutro em sua residencia é obvio que devam chegar 3 fios.
Para o terra deve tb chegar um quarto fio.
Caso isso nao esteja acontecendo, verifique o que esta sendo entregue em seu imovel.
Duas fases vivas , ou apenas uma fase mais neutro.
Aterramento para audio deve ser especifico, nao vale o terra usado para chuveiros etc. Vc deve providenciar um apenas para isso. Caso impossivel, fique sem.
As tarifas e as formas de cobrança variam nas empresas. Ligue para a sua e veja os valores :legal:
GeraldoLMR
25-03-2006, 21:10
Ariel,
eu devo pegar a chave na terça feira, então vou dar uma olhada com mais atenção. Eu dei uma olhada rápida durante a vistoria, mas não conferi quantos fios tinham.
Segunda eu acho que vou ligar para o engenheiro responsável pelo projeto elétrico do prédio e esclarecer isso. Depois eu relato aqui.
Obrigado.
Geraldo.
Bom gente notei que tem muita gente aqui que saca de eletricidade.
Eu to com uma dúvida: Outro dia religando meu relógio um eletricista, juntamente com um outro Sr. me disseram que eu poderia reduzir minha carga que é bifásica para monofásica que não teria problerma nenhum que seria a mesma coisa visto que meus equipamentos são todos 110, eu queria saber o que mudaria se eu mudasse a carga do meu relógio, o que poderia acontecer?
Obrigada desde já.
nenejoaquim
24-12-2006, 20:59
Tem algum site que vende fios Pirelli rígidos. Na minha região não é comercializado.
Obrigado
assunto bem complicado e tem que estudar muito a respeito:seila:
vBulletin® v3.7.4, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.