PDA

Ver Versão Completa : Minha Impressão sobre o Infocus X1.

Stefano
07-07-2003, 11:12
Pessoal, sábado eu e meu pai fomos até a Alpha Video ver de perto o Infocus X1. Combinei de ir lá e encontrar o Murilo, que tinha que devolver um manual lá pros caras.
Cheguei na Alpha Video e tive uma recepção ótima. A secretária nos deu boas vindas e logo depois apareceu o João Carlos.
A falar com o João Carlos que nos esperava, perguntei pelo Murilo e assim o João Carlos nos levou até ele, que estava conversando com o Mauricio. O Mauricio é um cara que sabe tudo de projetores, e o melhor, tem um acesso extraordinário, que te dá a liberdade de dizer o que vc acha e fazer as perguntas mais simples. Ele responde tudo com muita calma e segurança.
Foi legal ter conhecido o Murilo, o cara é gente fina mesmo, deu sempre uma atenção enorme tanto pelo e-mail quando pessoalmente.
Mas vamos ao X1. Preparei-me para ver o X1 achando-o um baita de um projetor, mas devo dizer que nem o maior otimistas chegaria perto do que realmente ele é.

Ver o Infocus X1 de perto impressiona. A imagem dele é sensacional. A sala de exposição dele na Alpha Vídeo é sensacional. Desde sofá, luz, som, enfim...é perfeita! Mas vou me concentrar no X1.

Eu vi vários tipos de imagens projetadas por ele num tela de aproximadas 90 polegadas. Desde SKY até D-VHS para exibição de TV DIGITAL de alta deifinição, passando por DVDs comum e superbit, ambos em progressive scan.

Simplesmente sensacional a imagem em qualquer categoria. Ah, vi tb um computador ligado. Fotos de F1 nunca foram tão reais quanto quando vistas no X1: Perfeitas!

Vimos tb um pequeno trecho de LIMITE VERTICAL, a imagem tinha uma profundidade incrível, com ótimos níveis de preto e brilho. Depois o Mauricio colocou O Homem Invisível em superbit(eu não sabia o que era superbit, mas o Mauricio e o Murilo me explicaram) e simplesmente impressionou mais ainda, pois neste filme pudemos perceber melhor quanto ao nível de preto do X1. As imagens eram sensacionais.

Mas depois de falar de imagens tão lindas, não sabia o que estava por vir: imagens em alta definição: 1080i. Mas o que falar sobre elas? Não há o que falar. SIMPLESMENTE DEMAIS! E isso é pouco. São melhores que isso. Muito melhores.
Vimos imagens de todos os tipos em alta definição, que mostraram a eficiência do X1. Imagens sem ter o que retocar. Profundidade perfeita. Nitidez absurda. Meu pai ficou impressionado, e o que deveria ter sido uma simples visita e apresentação ao projetor se tornou uma possível compra. Pouco mais de 5 mil por uma máquina daquelas é o melhor investimento que se pode fazer, ao meu ver. Esqueça Tvs de Projeção, Plasma, etc. Se vc tiver um ambiente que vc possa mexer com a Luz, vá de infocus X1. Perfeito. Imagens estonteantes.

Como disse, o que era simplesmente para apresentar o infocus x1 ao meu pai se tornou uma possível compra. Precisamos, porém, pensar em como adaptar aqui na minha casa, pois uma coisa é vc projetar uma sala para Home Theater, outra coisa é adaptar uma sala. Mas fiquei feliz de ver meu Pai ter mudado de idéia, pois a princípio quando o sugeri para ver um projetor ele estava certo que a imagem era ruim e isso mudou completamente. Ele voltou deslumbrado com a idéia ter adaptar o X1 aqui em casa, mas realmente temos o problema de como adaptar fios, cabos, etc. O problema é que num é só comprar o Infocus X1, teremos que fazer modificações aqui em casa. Que dá dá, mas num vai custar só o preço do projetor.

Bom, pessoal, esta foi a minha impressão do Infocus X1, e a impressão do meu pai foi a mesma, tenho certeza disso, pois poucas vezes vi meu pai tão impressionado e tão direcionado a comprar tal aparelho. Certamente ele ficou maravilhado como eu. É uma compra certa de se fazer um excelente negócio.

É isso aí. Abraços, Stefano.

PS: Que Rainbow Effect que nada. Nem vi nada disso. Sei que ele tem, mas num vou balançar a cabeça na hora de assistir filmes pq eu num sou louco.

Murilo
07-07-2003, 16:43
Stefano,

Legal que vc tenha gostado. :legal:

Eu gosto de ir lá p/ ficar assistindo as coisas em D-VHS, cada vez me dá mais vontade de comprar um vídeo desses, pois fica realmente um show.

Aquelas cenas no Japão em HDTV eu ainda não tinha visto. Nota 10 mesmo.

Espero que vc consiga fazer uma adaptação em sua sala para poder instalar o projetor, pois realmente fica difícil comprar uma TV de retroprojeção ou mesmo uma de tela plana de 38", pois são mais caras que o projetor e não possuem a mesma qualidade.

Filipão
07-07-2003, 23:36
Stefano,Originalmente enviado por Stefano
PS: Que Rainbow Effect que nada. Nem vi nada disso. Sei que ele tem, mas num vou balançar a cabeça na hora de assistir filmes pq eu num sou louco. Muito bom! :hilario:

Abraços,

Filipe Rangel.

Murilo
07-07-2003, 23:45
Filipão,

Pois é :), mas temos que levar sempre em consideração que, pelo que parece, as pessoas são sensíveis ou não ao rainbow effect, e em graus diferentes.

Já percebi que, mesmo quem vê o RE, vê de forma diferente de outra pessoa que também vê. Ou seja, de repente incomoda pouco a uma pessoa e incomoda muito a outra.

Eu pouco vejo, só se procurar mesmo, e em determinado tipo de cena, mas o Ryche por exemplo, ele parece que vê com mais intensidade. Vamos até marcar p/ ele vir aqui em casa p/ ver melhor e por mais tempo.

Como fomos conversando no carro até a casa do Esdras, ele precisa ver um bom tempo p/ ver se realmente incomoda muito a ele ou não, o ideal seria ele assistir um filme inteiro p/ poder ver o quanto de verdade lhe incomoda.

Dmaumau
07-07-2003, 23:56
Murilo, você vai me demonstrar o X1 para o Stefano com o Homem Invisível ? Assim ele não pôde perceber NENHUM detalhe :hilario:

:legal:

Murilo
07-07-2003, 23:59
Mauricio,

Não fui eu quem demonstrou :D. Foi o pessoal lá :legal: :riso:

Eu até fui embora logo, p/ poder ir p/ casa do Esdras, e o Stefano ficou lá curtindo o projetor :D

Filipão
08-07-2003, 00:03
Murilo,

Não questiono a existência de e/ou a sensilibilidade ao Rainbow Effect. Apenas achei muito engraçada a forma como o Stefano "resumiu" o problema na visão dele. :legal:

Abraços,

Filipe Rangel.

Murilo
08-07-2003, 00:04
Filipão,

Eu entendi :legal: Também achei engraçado, mas achei melhor esclarecer sobre o RE, pois ele existe sim :legal:

Stefano
08-07-2003, 01:43
E aí, Murilo, Filipão, Dmaumau, tudo bem com vcs?
Desculpem a forma de me expressar sobre o Rainbow Effect. O fato é que eu não o vi, embora saiba que realmente exista. Também vi pouca coisa no X1, mas o bastante para causar uma tentação enorme para adquirí-lo.

Quando disse a frase que o Filipão citou, não pensei em menosprezar qualquer um que veja mais o Rainbow Effect que outro. O fato é que ele existe, mas tem pessoas que são mais ou menos sensíveis a ele, ou ainda podem aturá-lo melhor que outras pessoas. É isso que quis dizer.
Ainda mais pq, segundo muitos aqui disseram, só se vê o rainbow effect se vc balançar a cabeça durante uma cena com movimentos rápidos e ainda tiver muita sensibilidade. Creio e tomara Deus que eu não seja um desses, ainda mais pq estou pensando seriamente em adquirir um Infocus X1.

Eta, Murilo, peguei seu e-mail, mas esqueci de ligar. O tempo passou, já eram quase dez e meia quando lembrei e aí num quis incomodar tal hora. Amanhã nos falamos, ok? Espero que vc tire minhas últimas(será mesmo últimas??) dúvidas sobre o X1.

Abraços a todos que aqui escreveram.
Stefano.

Filipão
08-07-2003, 11:34
Stefano,

Quanto a mim, não se preocupe em se desculpar por isso. Eu fiz o comentário porque simplesmente achei muito engraçado (no melhor dos sentidos) a sua observação. Concordo também que se você não sentiu/viu/notou o problema não vale a pena sentar na fente da tela balançando a cabeça até ver o tal arco-iris.

Abraços,

Filipe Rangel.

pceylao
08-07-2003, 12:13
Eu sou um dos azarados que vê o RE. A empresa aonde trabalho adquiriu um X1 semana passada, e eu já peguei emprestado no último fim de semana.
Tanto eu quanto minha namorada percebemos o RE. Especialmente em cenas escuras aonde há um ponto claro (farol de um carro, poste na rua). Acho que nas cenas escuras é mais visível porque a imagem deveria ser preta, e você vê relances da 3 cores básicas.
Nada que impeça o uso do X1 para ver filmes, pois mesmo com RE assisti 8 filmes no sábado e domingo :)

Uma coisa eu percebi também. você precisa de uma boa fonte. Com o Meu dvd Toshiba R1 (sd-2109), a imágem estáva ótima. quando utilizei um Semp-Toshiba R4 (clone do LG), ficavam visíveis os artefatos na imagem. Já tinha visto que o semp era pior na TV, mas no X1 fica muito evidente a diferença de qualidade.

Murilo
08-07-2003, 12:24
Paulo,

Isto é verdade, a fonte é muito importante, e o tipo de cabeamento também, pois em uma tela grande os defeitos que passariam quase despecebidos em uma Tv são "ampliados" no projetor :D

Eu liguei o DVD por video composto p/ testar e putz, que *****, as cores vazam e ficam borradas, as legendas tremendo. Vc joga em S-Video já fica melhor, as legendas ficam estáveis e as cores melhoram. Em componente é show, fica perfeito. Quando vc joga em componente progressivo melhora ainda mais, as cores aí sim ficam realmente perfeitas. :legal:

Ledson-DF
21-12-2005, 10:18
Olá amigos, pelo que percebi acabei de descobrir o que é aquele aparecimento das cores básicas na tela.:ataque: :ataque: É o tão famigerado RE, achava que eu estava vendo alguma miragem, :hilario: :hilario:tenho uma dúvida amigos, meu irmão tem um vpl 4 da sony 1100 lumens e usei ele umas 70 horas antes de adquirir o meu infocus x2, e com o projetor da sony LCD nunca visualizei esse "problema", pergunto aos experts, os projetores de LCD não tem esse problema?? somente os DLP tem??

:rever1: :rever1: :rever1: :rever1: :rever1: :rever1: :rever1: :rever1: :rever1: :rever1: :rever1: :rever1: :rever1:

Stefano
21-12-2005, 12:33
Caro Ledson rainbowmaníaco, apenas nos projetores DLP é que pode haver o problema do rainbow effect, isso devido à tecnologia que usa uma roda de cores (do qual a luz passa etc) para colorir as imagens. LCDs não têm isso.

O RE pode ser mais facilmente visto em projetores DLP com roda de cores de velocidades menores que 4x e com menos que 4 segmentos de cores. Tais variações para cima diminuem as chances do RE ser visto.

Quer saber mais? No fórum tem MUITO disso. Procure.

Abraços, Stefano.

Omar
21-12-2005, 15:41
o que é super bit ?

Jefferson
21-12-2005, 15:44
Senhores me expliquem,

Tenho um X1 e percebo o RE apenas em alguns momentos , as vezes volto a cena por diversas vezes e não acontece de novo.

Poderiam me explicar. Grato.

Hugo Holanda
24-12-2005, 05:39
Stefano voce viu diferença nas imagens em alta definiçao comparado a um dvd ou as imagens sao similares pois o X1 tem resoluçao de 800x600 , é com esta resoluçao costumam dizer aqui no forum que alguem que possue um projetor com esta resoluçao nao teria diferença na imagem em 1080i ou 720p , pois o projetor iria rescalonar esta imagem para uma resoluçao menor de um dvd por exemplo que é de 480i ou 480p ?

Stefano
24-12-2005, 09:55
Hugo, o X1 em wide tem resolução máxima de 800x450!
Quando colocamos um DVD, 30 linhas da resolução 480p do DVD são descartadas para que a imagem mostrada seja 1:1 em termos de resolução de entrada x exibida.

Quando o assunto é sinal de alta-definição, mesmo que o X1 reescalone para 800x450, a imagem fica com uma qualidade melhor pois a fonte é de maior qualidade. É claro que não fica como se o projetor fosse nativo de alta resolução, mas fica muito bom. É mais fácil de ver que, com o reescalonamento, detalhes que não estão próximos da câmera ficam BEM menos nítidos ao comparar com um projetor NATIVO HD.

Além do mais, tem os detalhes de reescalonamento, que são visíveis etc. mas a imagem não deixa de ser muito bonita, te garanto isso.

Abraços, Stefano.

Murilo
24-12-2005, 10:04
Hugo,

Assino embaixo do que o Stefano falou :tu:

Apenas observe que não estamos falando de DVDs com upconvert para "720P" e "1080i", mas sim de fontes nativas 720P e 1080i (com bitrates mais altos), o que é BEM diferente de DVDs que fazem "720P" e "1080i".

Hugo Holanda
25-12-2005, 12:41
Obrigado ao Stefano e Murilo , minha duvida ficou esclarecida