PDA

Ver Versão Completa : Revista Áudio e Vídeo - Cavi - Julho/2003

eWalker
07-07-2003, 12:44
Na revista deste mês, saiu um artigo muito bom do Jorge Knirsch chamado: CAbos: Uma Complexidade Eletromagnética. Recomendo a todos a leitura (bem curto o artigo e bem simples).

Apenas uma frase: "Como vocês puderam perceber, as diferenças de cabos só deverão ser analisadas quando o seu sistema já tiver atingido um certo nível, já com um excelente equilíbrio tonal e também quando você já tiver desenvolvido uma acuidade auditiva razoável".

Outra: "É preciso que o nosso sistema seja de alto nível, diria na categoria Ouro ou Diamante, para que as nossas conclusões sejam aceitáveis e coerentes."

Gostei muito do artigo e vai de encontro ao que eu acredito em relação à cabos.

johnnie
07-07-2003, 12:54
taí, gostei, de muito bom senso o comentário!

:legal:

Márcio
07-07-2003, 13:12
Isso significa que eu não devería ouvir diferenças entre cabos?? :confused:
Acho meio forçadadas estas colocações, no meu sistema, que de acordo com a metodologia da cavi deve ser prata, as diferenças entre cabos são gritantes, além disso vários integrantes do fórum percebem diferenças entre cabos e estão utilizando o pirelli para domar os agudos, ou seja, para acertar o equilíbrio tonal... Ou eu estou doido?
Abraços

Vinicius Lima
07-07-2003, 13:25
Marcião;

igualmente não concordo com essas frases do Knirsch. Diferenças entre cabos existem sim, e podem ser notadas mesmo em sistemas com receiver. Podem até serem mais evidentes em sistemas de ponta (Ouro ou Diamente como gosta a CAVI), mas que ela existe, existe sim, mesmo para sistemas e cabos de baixo custo.

O que por muitas vezes questiono é o tamanho dessa diferença, ou mesmo se compensa o investimento, mas isso é outro papo e não vamos voltar a ele.

Aliás, se diferenças só podem ser aferidas de forma aceitável em sistemas Ouro ou Diamante, não seria uma incoerência a própria CAVI recomendar cabos para sistema Bronze e Prata?
Me parece que esse texto do Jorge contradisse a própria metodologia e política praticada pela revista.

Será que estamos ambos doidos, Marcião?????

Abração

Vinicius Barbosa Lima

johnnie
07-07-2003, 13:26
Márcio,

eu pelo menos, entendi que a frase acima é referente a cabos de alto valor, que só fazem diferença em categorias Ouro ou Diamante.

agora qto a cabos comuns, eu mesmo troquei os Pirelli por Straight Wire e Audiquest SR 1602, com gritantes diferenças.

Vinicius Lima
07-07-2003, 13:39
Grande Johnnie;

é exatamente com esse entendimento que eu não concordo. ;) Cabos de alto valor (e de elevadíssima qualidade) farão diferença em qualquer sistema. Se essa diferença vai ser significativa a ponto de justificar o gasto, é outra estória, mas não tenha dúvida que o cabo fará diferença sim.

Se um cabo de R$ 5,00/metro faz diferença em um sistema debaixo custo, imagine o que não é capaz de fazer um cabo Top de Linha.

Por exemplo, todos meus cabos de interconexão são Audioquest Topaz, um cabo que, quando estava em linha, custava US$ 75,00/metro nos EUA (cabo montado), e a diferença dele para um cabo de R$ 10,00/metro é sensível, ainda que não seja absurda. Mas meu sistema está anos luz de ser "Ouro ou Diamente", e mesmo assim a diferença existe.

Apenas acredito que para um usuário de sistemas de baixo custo, não há nada que justifique a aquisição de um cabo de U$ 300,00/metro, pois o elo limitante será outro, mas mesmo assim será possível ouvir parte (não toda) da diferença que um cabo desses poderia proporcionar.

Abração

Vinicius Barbosa Lima

Márcio
07-07-2003, 14:07
johnnie, até pode ser mas não ficou claro, pelo texto que foi postado aqui ele parece estas se referindo a cabos de forma genérica, e não posso concordar com isso.
Mesmo que pequena é possível perceber a diferença entre um cabo vagaba e um bom até em um minisystem, mas como o som já é ruim por natureza é inaceitável o investimento.
Dia desses, só de sacanagem eu coloquei um cabo de caixa xlo vdo no som da minha irmã, só para constar este cabo é inacreditávelmente estridente.
No dia seguinte ela me pediu para dar olhada no som porque ele estava "estragado"....
O som dela é um sony LBT-595A, é um system modular com os tweeters trocados, anos atrás arranquei fora os originais com cone de papel e coloquei um par dos force systema da selenium.
Abraços

Murilo
07-07-2003, 14:12
Grande Vinicius,

No exemplo que vc deu, certamente estes U$ 300 investidos em upgrade de caixas dariam muito melhor resultado do que em cabos.

Gastar muito em cabos, sem ter um sistema bom, é loucura. :legal:

eWalker
07-07-2003, 19:17
Márcio e pessoal.. vcs tem que ler a matéria inteira!! pra entender! ;) só postei para chamar atenção para lerem a matéria inteira... ele não é contra testar e ouvir diferenças em cabos em sistemas prata, ou bronze etc.. apenas alerta que em 99% do caso, nesses sistemas de entrada, o problema "é mais embaixo" .... o elo fraco é o receiver, ou a caixa ou cd player... etc... portanto a troca de cabos neste nível (principalmente por cabos caros) não é recomendável, e tbém as conclusões de testes feitos nestes sistemas não devem ser levados em consideração pois o fato do sistema não estar equilibrado prejudica o teste... bem.. leiam todo o artigo.. ele diz uma coisa... que a troca de um cabo em um sistema bronze, que está com excesso de agudos por ex. não é o ideal para quem quer chegar no "topo do pinheiro"... lógico, se não envolver custos absurdos (pirelli, etc), tudo bem... o negócio é gastar uma grana em cabos, sendo q o problema é a amplificação... segundo ele, estamos apenas andando no mesmo "galho" do pinheiro, e não escalando o "pinheiro"...

Márcio
07-07-2003, 22:34
Esdras, eu entendo, mas se nós não temos condições financeiras de chegar no topo, ou ao menos na metade do pinheiro precisamos fazer com que o nosso sistema furreca toque bem, e se for na base dos cabos que seja.
Se eu for esperar adquirir um sistema diamante ou ouro alto para me preocupar com em acertar o sistema utilizando cabos, vou morrer louco porque provavelmente nunca terei um sistema deste preço, acho os comentários dele um tanto elitistas, tipo "se você não pode adquirir um sistema diamante conforme-se com o som que ele está reproduzindo, utilizar cabos é inútil".
Não concordo com isso.
Abraços

Dmaumau
07-07-2003, 23:09
Márcio, que tal então essa que recebi hoje :

"Racionalizando e radicalizando, meia-boca por meia-boca, fique com a opção mais barata que seria um sistema de A/V compatível com o seu HI-FI de apenas de dois canais, i.é., algo para se escutar música de DVDs e shows de canais pagos, tão e somente. Para todo o resto, os 'falantinhos' da TV cumprem a função e sua mediocridade é absolutamente aparente (audível) e inequívoca, mas não há custos adicionais a lamentar aqui."

Márcio
07-07-2003, 23:16
Uma pérola, e pela forma de escrever imagino quem seja.
abraços

Vinicius Lima
08-07-2003, 01:24
Esdras;

eu lí a íntegra da matéria antes de postar minhas mensagens;)

Abração

Vinicius

Eduardo
08-07-2003, 20:11
Quem já está acostumado a ler os artigos do Sr. Jorge Knirsch sabe que deve ter muito cuidado com certos absurdos. Basta, inclusive, ler os artigos mais antigos para encontrar algumas contradições fabulosas.....

cesco_gyn
02-01-2007, 15:14
Márcio, que tal então essa que recebi hoje :

"Racionalizando e radicalizando, meia-boca por meia-boca, fique com a opção mais barata que seria um sistema de A/V compatível com o seu HI-FI de apenas de dois canais, i.é., algo para se escutar música de DVDs e shows de canais pagos, tão e somente. Para todo o resto, os 'falantinhos' da TV cumprem a função e sua mediocridade é absolutamente aparente (audível) e inequívoca, mas não há custos adicionais a lamentar aqui."

Independentemente do uso ou da fonte conectada, a qualidade é sim um predicado muito bem vindo nesta seara, pois mesmo que escute/assista f(c)abulosos fimes de kung fu da Record (maldade minha, hehehe... ela melhorou bem e muito a grade de filmes de sua programação...) ou ainda clássicos em VHS ou cd's, vc e tantos outros mocorongos irão, com efeito, notar a diferença obtida em uma configuração de maior qualidade em detrimento aos "falantinhos" da tv.

Mais do que uma obssessão por equipamentos, a busca pela qualidade brinda-nos com uma dimensão de imagens e sons bem orquestrados, capazes de emocionar e nos fazer perceber o quanto é importante desfrutarmos do máximo que o universo do áudio e vídeo pode oferecer... mesmo que seja em 240 linhas, entrelaçadas, repletas de ruídos de rede e sinal - pois um bom equipamento (lembre-se bem disso) mesmo quando não filtra tais ruídos, eleva a qualidade e enaltece todos os detalhes presentes na gravação.

Mas, completando sua alegação, de nada adianta investir nessa qualidade supramencionada se vc não for periodicamente ao otorrino e ao oftalmologista, ok?

Helio.
02-01-2007, 15:40
Cesco,

o problema é que o excesso de qualidade pode fazer com que os defeitos adquiram tal dimensão que se torna dolorosa a apreciação do programa, seja ele um CD, DVD, TV, show, filme, música, etc.

Pr exemplo, para mim foi frustrante trocar minha TV de 29" por uma de 50" HD para assistir SKY - até hoje minha mulher reclama :xingo2: (e com razão...). Não é defeito da TV, nem dos óculos ( :D ), mas do sinal original, que é uma droga. E, infelizmente, nada vai melhorar isso...

cesco_gyn
22-04-2007, 12:50
Cesco,

o problema é que o excesso de qualidade pode fazer com que os defeitos adquiram tal dimensão que se torna dolorosa a apreciação do programa, seja ele um CD, DVD, TV, show, filme, música, etc.

Pr exemplo, para mim foi frustrante trocar minha TV de 29" por uma de 50" HD para assistir SKY - até hoje minha mulher reclama :xingo2: (e com razão...). Não é defeito da TV, nem dos óculos ( :D ), mas do sinal original, que é uma droga. E, infelizmente, nada vai melhorar isso...

A questão é a seguinte, caro Heliomoliveira: Vc nivela a escolha de seu equipamento pela ausência ou pela presença de qualidade? Faz sua escolha pensando no melhor dos eventos ou na pior das tragédias? Esse é o "X" da questão...

Grande abraço a todos.