PDA

Ver Versão Completa : Help pra ligar amp pro em sub passivo (DIY)

hardmen
01-12-2002, 06:50
:chat: Comprei um Amp da Unic, modelo ZX300 e não consegui fazer ele funcionar com o meu Sub aqui...

Todos os conectores dele (exclusive, o das caixas) são do tipo P10 fêmea e eu não sei se devo ligar nas fêmeas conectores tipo, estéreo ou mono (as entradas e saidas são da mesma cor, não são pretas e vermelhas).

E tb não sei se o conector RCA (que sai do meu Mini-System) deve ser terminado em um conector P10 macho estéreo ou mono na entrada P10 do Amp.

Caso vcs saibam como devo proceder pra fazer da forma correta, por favor me ajudem...

No aguardo de respostas..

Té + !!!! :confused:

Dmaumau
01-12-2002, 12:19
Hard,

Dei uma xeretada pela net e não encontrei nada útil.

No manual não tem nenhuma "pista" ?

edson
01-12-2002, 17:57
Hard
não entendi bem, mas vou expor o que interpretei, se estiver errado me corrija

1º) Entrada de sub wofer utiliza conectores do tipo P10
2º) O amplificador possui saidas estereo e mono do tipo P10
3º) Entrada de áudio do amplificador também e do tipo P10 e o mesmo não possui entradas RCA.

Bem se for esta a configuração aqui vai minha interpretação.

1º) Para conectar seu sub ao amplificador utilize cabos speaker paralelos de no minimo 3mm se puder usar bitola maior e aconselhavel, utilizando conectores P10 escolha o cabo que esteja marcado como sendo positivo e solde-o no pino central de ambos os conectores e o outro cabo do paralelo na carcaça do conector, após feito isto ligue-os a saida mono do amplificador. Claro não esqueça de verificar se a potencia liberada pelo amplificador e compativel com a admitida pelo sub. Pronto seu sub esta conectado ao amplificador.
2º) Se seu amplificador não possui entradas do tipo RCA, voce terá que utilizar um cabo adaptador, a questão é as entradas do tipo P10 são para os dois canais ou uma P10 para cada canal. Se for do tipo uma P10 para cada canal, bsta para tal utilizar um RCA em uma extremidade e outro P10 (mono)em outra, lembre-se que o positivo sempre é conectado no pino central e o negativo na carcaça. Caso a entrada P10 seja apenas uma para os dois canais voce terá que utilizar um cabo do tipo RCA stereo o qual possui em seu interior um condutor para canal esquerdo e outro para canal direito , e deverá utilizar um conector P10 stereo que possui em seu interior um terminal para cada canal e soldar os positivos nos respectivos terminais (sendo que um está relacionado ao canal direito e outro ao esquerdo) geralmente a primeira marca externa do conector P10 refere-se ao canal direito e portanto basta verificar o terminal interno respectivo para soldar o cabo. Junte a malha dos dois cabos e solde-a na carcaça do P10.

edson
01-12-2002, 18:06
Caso a entrada P10 seja apenas uma para os dois canais voce terá que utilizar um cabo do tipo RCA stereo o qual possui em seu interior um condutor para canal esquerdo e outro para canal direito ,

desconsidere isto este tipo de cabo é utilizado para microfones.

utilize um cabo RCA paralelo ou dois cabos RCA mono

hardmen
02-12-2002, 02:38
Originalmente enviado por edson
Hard
não entendi bem, mas vou expor o que interpretei, se estiver errado me corrija

1º) Entrada de sub wofer utiliza conectores do tipo P10
(não, o sub q eu fiz, utiliza bornes comuns)

2º) O amplificador possui saidas estereo e mono do tipo P10
(possui saidas pra caixas acústicas"acho que não possui saida mono" left/right A/B, total de 4 saidas, todas P10 sem identificação de cores "todas as 4 saidas são pretas" aliás, tuso o que é P10 nesse amp é preto)

3º) Entrada de áudio do amplificador também e do tipo P10 e o mesmo não possui entradas RCA.
(Sim, possui entradas do tipo P10 e não possui RCA)

Bem se for esta a configuração aqui vai minha interpretação.

1º) Para conectar seu sub ao amplificador utilize cabos speaker paralelos de no minimo 3mm se puder usar bitola maior é aconselhavel, utilizando conectores P10 escolha o cabo que esteja marcado como sendo positivo e solde-o no pino central de ambos os conectores e o outro cabo do paralelo na carcaça do conector, após feito isto ligue-os a saida mono do amplificador.

(Foi o que eu fiz, mas não sei se essa saida é mono, as 4 saidas estão identificadas como L/R A/B e eu usei um P10 mono pra tal)

Claro não esqueça de verificar se a potencia liberada pelo amplificador e compativel com a admitida pelo sub. Pronto seu sub esta conectado ao amplificador.
2º) Se seu amplificador não possui entradas do tipo RCA, voce terá que utilizar um cabo adaptador, a questão é as entradas do tipo P10 são para os dois canais ou uma P10 para cada canal. Se for do tipo uma P10 para cada canal, bsta para tal utilizar um RCA em uma extremidade e outro P10 (mono)em outra, lembre-se que o positivo sempre é conectado no pino central e o negativo na carcaça. "correto, foi o que eu fiz"
Caso a entrada P10 seja apenas uma para os dois canais
(estou começando a achar que todas elas são)
voce terá que utilizar um cabo do tipo RCA stereo o qual possui em seu interior um condutor para canal esquerdo e outro para canal direito , e deverá utilizar um conector P10 stereo que possui em seu interior um terminal para cada canal e soldar os positivos nos respectivos terminais (sendo que um está relacionado ao canal direito e outro ao esquerdo) geralmente a primeira marca externa do conector P10 refere-se ao canal direito e portanto basta verificar o terminal interno respectivo para soldar o cabo. Junte a malha dos dois cabos e solde-a na carcaça do P10.

Vou atrás desse cabo RCA Stereo sim, mas me diga uma coisa:
o conector RCA tem de ser um comun né??
(esse conector será ligado ao meu nini-system)
O P10 Stereo (terei de comprar), colocou um na entrada do AMP e outro na saida do AMP, sendo que uma das extremidades desse cabo que estará conectado à saida, não será terminada em conector algum, para poder ser ligada ao borne do sub, não é isso???

Aos interessados em entender o esquema, estou postando aqui, um linq que vai direto ao manual do AMP, com direito a visão do painel traseiro (em formato .pdf)

Gratos pela atenção e...

Té + !!!!

clique pra abrir o nanual.... (http://www.unic-audio.com.br/manuais/zx200_zx300.pdf)

edson
02-12-2002, 08:36
Uma duvida me chamou a atenção.

seu system possui uma saida exclusiva para sub?

caso possua voce não precisará comprar um RCA stereo, pode ser um cabo mono do tipo guitar cable. ligue-o a entrada R ou L do amplificador geralmente os jacks de cima são do canal direito.

os conectores RCA são comuns, mas de preferencia para os do tipo estojo de metal, pois são mais resistentes, ao contrário dos de plastico. e o conector P10 poderá ser mono, tudo isto facilitará a fixação do cabo aos conectores

Seu sub possui bornes de entrada iguais aos encontrados em system, do tipo pressão neste caso voce precisará apenas utilizar um conector P10 para conectar este cabo ao amplificador.

Conecte o P10 a saida R/A do amplificador (caso voce conecte o system na entrada R do amplificador) caso não haja som inverta o cabo de entrada do system no amplificador (já que não há indicação de qual seja o jack correto).

hardmen
02-12-2002, 13:07
Originalmente enviado por edson
Uma duvida me chamou a atenção.

seu system possui uma saida exclusiva para sub?

caso possua voce não precisará comprar um RCA stereo, pode ser um cabo mono do tipo guitar cable. ligue-o a entrada R ou L do amplificador geralmente os jacks de cima são do canal direito.

os conectores RCA são comuns, mas de preferencia para os do tipo estojo de metal, pois são mais resistentes, ao contrário dos de plastico. e o conector P10 poderá ser mono, tudo isto facilitará a fixação do cabo aos conectores

Seu sub possui bornes de entrada iguais aos encontrados em system, do tipo pressão neste caso voce precisará apenas utilizar um conector P10 para conectar este cabo ao amplificador.

Conecte o P10 a saida R/A do amplificador (caso voce conecte o system na entrada R do amplificador) caso não haja som inverta o cabo de entrada do system no amplificador (já que não há indicação de qual seja o jack correto)

(Esse conector P10 que vou usar pra ligar o amp ao meu sub deve ser Stereo ou mono?????)

Sem querer ser chato, mas vc deu uma olhada no link pro manual do meu amp????

Estarei fazendo mais testes hj à noite...

Té +!!!!!
.

Dmaumau
02-12-2002, 13:19
Hard,

Pelo que entendi do esquma no manual, os P10 deverão ser MONO, já que há dois pares de caixas A e B e para cada par left e right, com apenas um conector fêmea, potanto não há motivo para o conector ser stereo. De qq maneira, eu daria uma ligada no atendimento do fabricante, só pra garantir.

Mauricio

adalla
02-12-2002, 14:29
Meu caro, eu uso em meu sistema um sub passivo (Gradiente/Polk) e um amplificador "profissional" da Ciclotron. Fiz todos os cabos e o resultado foi bom, pelo que paguei no total (R$ 450,00). Pois bem, se o seu sub tem apenas uma entrada (1 par de fios) vc irá usar apenas uma canal do seu amplificador. No meu caso o sub é do tipo "push-pull" com 2 falantes. Neste caso eu liguei as entradas de áudio do amplificador em paralelo e uma saída para cada falante do sub. Os plugues P10 devem ser mono. Faça um cabo com um conector RCA de um lado e P10 do outro com tamanho suficiente para ligar a fonte do sinal (receiver, microsystem, DVD player...) ao amplificador. Ligue em uma das entradas do amplificador (Direita ou Esquerda). Depois faça um cabo com conector P10 de um lado e na outra ponta o conector compatível com seu sub (banana, fio desencapado, espada...) O problema é que a maioria dos conectores P10 tem o corpo muito pequeno, dificultando a passagem de dois condutores. Vá em casas de material eletrônico pois existem plugues com encaixe banana específicos para uso em caixas acústicas, com o corpo bem maior e parafuso para fixação do fio. Então é só ligar na saída do amplificador correspondente a entrada que vc escolheu. Não sei se seu amplificador tem controle de volume, mas seria bem interessante que tivesse... Espero ter ajudado.

Um abraço
Adalla

hardmen
02-12-2002, 20:23
Galera consegui fazer o amp empurrar o falante, mas uma observação deve ser feita:

Tá tão baixo o som, que as minhas frontais do minisystem simplesmente "engolem vivo" o meu experimento, mesmo o amp tendo145WRMS em 4ohms por canal.

Devo lhes informar que o meu falante (experimento) é de bobina dupla com 4ohms cada bobina, isso poderia interferir para depois de tudo feito, os cabos estarem feitos de acordo, o sub não responder a contento, pelo fato de estar usando o sistema de duas bobinas em série?????

Ligado dessa forma (duas bobinas em série, totalizando 8ohms)em meu PC, com caixas de som da Cambridge Soundworks, esse sub que montei está com bastante pressão sonora(o amp das caixas do meu PC tem 20WRMS) ...

Depois de conseguir fazer funcionar, me confronto com mais esse problema, quando coloco o sub da Lando na saida de meu mini-system, toca legal, porém, quando ligo o meu experimento, os graves estão lá, mas muito baixos...

Me ajudem com mais essa galera, ok????

Té + !!!!

hardmen
02-12-2002, 23:14
Então galera, fiz todos os testes possíveis aqui, porém sem nenhum êxito quanto ao volume do meu projeto de sub, que não sei se é por causa do AMP...

Entrei em contato com o fabricante do AMP, e acho que a resposta irá chegar amanhã; vou procurar saber se existe a possibilidade de fazer uma ligação em bridge nele, pra a impedância casar com a do falante (que quando está ligado em paralelo, muda para 8ohms)

Caso não consiga nenhum êxito, mesmo dessa forma, estou pensando na possibilidade de troca desse AMP, por um outro de maior potência (não conheço ninguém que possua um receiver aqui perto de minha casa pra eu poder descartar o fato de o problema ser a saída pra Sub de meu mini-system)
e acho que não pode ser a saída, pelo fato do meu Lando Merlin 200, estar tocando bem mais alto que ele(sub q eu construí +amp que comprei), tendo a metade da potência em Watts.

O manual do mini-system, diz que a saída de SUB mede 1 mvoltz
e tem impedância de 1kohms, dessa forma, poderia conectar qualquer amplificador para aumentar a potência desse sinal, não seria isso????

Como disse anteriormente, quando ligo esse sub no meu conjunto Cambridge PC Works na micro, em algumas músicas e CD´s de tom de teste de graves, a pressão dele é absurda pelo custo que eu tive para construi-lo...

No mais, espero respostas com dicas de vcs para proceder da forma correta com a ligação desse sub, pra eu poder concluir meu projeto com êxito....

No aguardo e...

Obrigado !!!!

Maurício Ricci...

Márcio
03-12-2002, 00:55
Maurício, acredito que a saída de sub do receiver não tenha voltagem suficiente para excitar o amplificador, se for este o problema e quiseres manter o projeto tens três opções:
Adquirir um pré amplificador, procurar um técnico para aumentar a sensibilidade da potencia ou também procurar um técnico para aumentar a voltagem na saída do receiver.
Eu fiz isso quanto utilizei o cygnus SA-2AB(havia esquecido).
Abraço

hardmen
03-12-2002, 07:20
Originalmente enviado por Márcio
Maurício, acredito que a saída de sub do receiver não tenha voltagem suficiente para excitar o amplificador, se for este o problema e quiseres manter o projeto tens três opções:
Adquirir um pré amplificador, procurar um técnico para aumentar a sensibilidade da potencia ou também procurar um técnico para aumentar a voltagem na saída do receiver.

(acho a segunda opção mais em conta, mas me diga se existe a possibilidade de meu mini-system ir pras "cucuias" com tal modificação e se um técnico qualquer em eletrônica estaria habilitado pra tal modificação)????

Eu fiz isso quanto utilizei o cygnus SA-2AB (havia esquecido).
Abraço

Entra em contato, pra eu saber exatamente como deverei proceder...

Té + !!!!

hardmen
05-12-2002, 00:55
:chat: Márcio, me diga uma coisa:

Terei de comprar o pré somente, ou além do pré, terei de fazer as modificações no circuito tb????

Alguém por favor, me responda isso ok????

Estarei no aguardo de respostas....

Abraços à todos e...

Té + !!!!!:confused:

Márcio
05-12-2002, 10:29
Acho que o mais prático sería aumentar o ganho da entrada do amplificador, mas ninguém melhor para te responder isso do que o técnico que possívelmene sería o encarregado da modificação.
Abraço

hardmen
05-12-2002, 11:04
Quer dizer que mesmo comprando um pré, corro o risco de não conseguir fazer o meu sub funcionar à contento???

Ou com o pré, com certeza, vou obter um resultado satisfatório?????

Aguardo rspostas....

Márcio
05-12-2002, 11:42
Eu acredito que um pré resolva, mas não pode ser um pré muito vagaba porque talvez ele possa limitar a qualidade dos graves, sería mais prático e barato aumentar o ganho do amplificador, ao menos eu imagino.
Converse com um técnico sobre isso, veja o que ele tem a dizer.
Abraço

Russo
05-12-2002, 13:36
Mauricio,
Já tentou ligar cada bobina do falante em um canal diferente?
Só que teria que ligar a saída do seu system nas duas entradas do amp.
Abraços,

hardmen
05-12-2002, 20:23
Originalmente enviado por Russo
Mauricio,
Já tentou ligar cada bobina do falante em um canal diferente?
Só que teria que ligar a saída do seu system nas duas entradas do amp.
Abraços,

Acabei de fazer esse esquema, porém não adiantou em nada, o som do sub continua muito baixo...

Só pra refrescar a memória dos mais entendidos, meu mini-system tem 1volt de sensibilidade na saida pra sub e 1Kohms de impedância...
O amp tem 1volt AC de sensibilidade em sua entrada e impedância de 47Kohms não balanceada...

Isso poderia influenciar em algo negativo, podendo até ser esse o motivo de meu experimento não estar dando certo????

Aguardo respostas, ok???

Té + !!!!