Ver Versão Completa : Tamanho Vendido X Tamanho Real
Senhores,
Recemtemente ouvi uma noticia sobre clientes processando fabricantes de televisores pois o TV era menor do que estava sendo anunciado. Curioso, fui medir me LG29Q54, supostamente com 29'', mas o mesmo não chega a 27''. Fiquei surpreso e confuso.
Vcs saberiam me dizer se isto é algo normal de acontecer ou simplesmente dei azar com meu televisor? Tento ligar para a LG mas não é fácil falar com alguém por lá.
Alguém já notou isso no seu televisor ou sabe quem já tomou uma providencia sobre o assunto?
Obrigado pela atenção.
Abraços,
Julio
Nossos televisores de 29" são equivalentes aos modelos importados de 27".
Agora vamos a explicação, nestes paises o tubo deve ter sua dimensão medida pelo lado externo ou seja da forma como voce mediu.
No brasil por falta de norma especifica, os televisores são medidos por dentro ou seja, é considerado como parte da tela, inclusive o que voce não ve ou seja o que está por dentro do gabinete.
Desta forma um televisor de 29" tem aproximadamente 27" de área visivel, o correto seria serem vendidos como 27 e não 29 pol.
Você pode observar que em vários anúncios de monitores de computador vê-se por ex. tamanho 15" e area útil de 13".
Ao menos são um pouco mais honestos.
Pessoal,
Vamos formar um grupo e acioná-los na justiça?
Olha aqui a notícia na íntegra, publicada no Valor Economico de 29/11
"
Eletroeletrônicos
Justiça avalia número de polegadas das TVs
Juliano Basile, De Brasília
O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, determinou, ontem, a abertura de processo administrativo contra várias empresas fabricantes de televisores. Philips, Sony, Semp Toshiba, Pansonic, Sanyo, Gradiente, CEE, Mitsubishi e Philco terão de responder às denúncias de que teriam dado informações falsas sobre as características dos televisores.
O DPDC identificou casos em que os aparelhos de TV são apresentados em campanhas de publicidade como sendo de 29 polegadas, mas possuem apenas 27 polegadas. Se essa prática comercial for confirmada, as empresas poderão ser condenadas por publicidade enganosa.
A primeira denúncia foi encaminhada pelo escritório municipal de defesa do consumidor de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, contra a Philips. O DPDC decidiu estender a investigação a outras marcas de televisores por haver indícios de que outras empresas também estariam fazendo propaganda enganosa.
As empresas terão dez dias para apresentar defesa ao Ministério da Justiça.
"
Uma pergunta ingenua. :)
Com base na legislação atual, na pratica, podemos ser ressarcidos/beneficiados com alguma punição aplicada a estas empresas.
Té mais,
Julio
mmartins
02-12-2002, 11:50
Senhores,
A medida, pelo que sei, é feita na diagonal. Certo ?
De qq forma, acho que estamos querendo achar chifre em cabeça de cavalo.
Att.
Martins,
Sim, a medida é feita na diagonal. Vc pode medir a sua TV e verificar se a medida informada pelo fabricante é real ou não.
O fato é, em nenhum lugar na documentação da minha televisão e nem no momento da compra, esta informado que a TV não possui 29'' de área visível. Até aceitaria um desvio de 0,5 polegadas ou algo assim. Mas 2'' é demais para se esconder de quem esta comprando o produto.
A única coisa que posso afirmar é que minha TV LG parece menor do que algumas outras de 29'' que vejo por aí (incluindo a Gradiente que muitos falam mal). Minha TV custou R$ 1.000 a mais do que a Gradiente do meu primo e a dele é maior. Porque se ambas são teoricamente de 29''?
Podem até justificar que é uma ilusao pelo fato da minha ser tela plana, tamanho da sala diferente e etc. Só quero entender o que esta acontecendo. Este final de semana irei medir a tela do televisor dele.
Da mesma maneira não quero descobrir que meu carro não tem 1800cc, mas 1630cc.Mas com era maior do que 1600 anunciaram como 1.8 e não com 1.6. Seria uma enorme injustiça com o cliente.
Abraços,
Julio
Caro Júlio,
Se o Ministério da Justiça entender que houve propaganda enganosa neste caso, é claro que pode-se pleitear uma compensação na Justiça. Afinal, o consumidor adquiriu um bem através de uma informação que não era verdadeira.
Se você comprou uma TV de 34" e recebeu uma de 32", cabe uma discussão sim sobre isso.
Caro Martins,
Realmente a medida é feita na diagonal. O que acontece é que o fabricante menciona o tamanho do tubo, e o consumidor compra acreditando que é o tamanho da imagem. Tanto é que o próprio Edson mencionou que as medidas em outros países são feitas apenas levando-se em conta a área visível, o que é mais lógico.
Eu acho que isso pode dar uma boa briga. :box:
Abraços.
Pessoal, tudo bem?
estou chegando agora, venho lá daquele extinto(?!) fórum, da HT!
(Acho que quem está dando manutenção nele é um técnico conhecido meu, que costumava ficar um ano com as TVs dos clientes...)
Com relação às polegadas, é errado mesmo, tenho uma sony Vega (sony com minúscula), que é menor que qq outra de 29".
Mas é R$ 1.000,00, mais cara!
Está escrito no manual: Cinescópio de 29" - área visível 27".
Ora, se vidro que faz parte da estrutura pode ser medido, daqui a pouco vão medir pelo tamanho do gabinete...
Abraços,
Flat.
vBulletin® v3.7.4, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.