Ver Versão Completa : condicionador de energia ar 8v
Pessoal,
Eu não tenho muito problemas com energia elétrica.
Ela pode até ser considerada estável. Tem
algumas atenuações, mas nada muito grave.
Tenho uma única fase no meu apartamento.
Já estou pensando em puxar uma rede dedica
ao HT. Tenho terra que foi instalado no prédio,
mas não sei ainda a qualidade dele. Vou fazer
alguns testes de medição para ver se ele é bom.
Quero algo a curto prazo (imediatamente) de baixíssimo
custo (até R$ 100) para proteger e filtrar a energia
para o meu HT.
Pensei em comprar o AR 8V para isso.
Será que vale a pena?
Mais tarde penso em colocar um condicionador
mais porrado tipo os SAVAGE ou PANAMAX.
(por enquanto não tenho dinheiro pra isso)
Além do AR 8V, será que vale a pena colocar
um estabilizador junto? Ou o módulo isolador
estabilizado da microsol (dizem que ele faz
um aterramento pra quem não tem terra
(não sei como)).
Derepente este último seja interessante se
o meu terra não for bom. Isso ainda eu vou
testar.
Enfim, o que vocês dizem do AR 8V?
Ele filtra e protege contra surtos? Coisas
do tipo raio e pico de tensão.
Maglan
Maglan,
Apesar de gostar e usar produtos da Microsol, eu não gosto e não aconselho o uso desse módulo isolador a ninguém. Prefiro o bom e velho aterramento.
Abraços,
Filipe Rangel.
concordo com o Filipão...se houver uma descarga elétrica, onde que vai parar essa energia??? É preciso haver escoamento para a terra, e o melhor é o TERRA bem feito, pq mal feito é preferível não ter.
Maglan, esqueça esses paliativos. OU você compra uma solução definitiva ou deixa como está e investe esses R$ 100 no terra e na fase dedicada, os quais são obrigatórios para que qualquer outra funcione à contento.
rodrigojr
28-07-2003, 11:12
Estou com a mesma dúvida.
Preciso proteger meu HT e meu sistema de áudio e sinceramente, não sei o que fazer.
É muito complicado fazer aterramento em prédios? Acho que meu condomínio não tem aterramento e se eu tiver que fazer vai custar os olhos da cara.
Também se a solução custar muito caro, acho que pode não compensar. Sempre faço a conta: Preço dos Equipamentos x Probabilidade de uma descarga elétrica e acho que não vale a pena gastar muito em proteção dada a baixa probabilidade de ocorrer uma grande flutuação na rede elétrica. Moro a 16 anos aqui em SP no mesmo prédio e nunca soube de ninguém nas redondezas que tivesse qualquer problema nos aparelhos fruto de oscilações na energia elétrica. Sei que esse problema pode ser maior em outras áreas da cidade, mas aqui em casa nunca foi problema.
De repente vale mais a pena desligar tudo da tomada nos dias de chuva (é o que tenho feito neste tempo todo).
Agora uma pergunta que acho que é um pouco diferente da questão da proteção (que me desculpem o pessoal da Engenharia, mas não sei nada de eletricidade), mas que considero tão importante quanto:
- Todo mundo diz que a energia elétrica fornecida em SP é horrível, cheia de interferências e oscilações, o que piora a performance dos equipamentos. Como fazer para melhorar a qualidade da corrente que alimenta o HT, sem gastar uma fortuna?
Abraços
Rodrigo, uma fase dedicada e um bom aterramento são o primeiro passo.
Um regenerador AC que "recria" a tensão 110V AC à partir de um banco de baterias custa em torno de uns R$ 2000. Se isso é uma "fortuna" ou não, não sei, mas que é uma das melhores soluções é.
Há tb o AC Organizer, mas o danado custa em torno de $1100.
Rodrigo,
onde eu moro é 220v, e além da tensão oscilar, nas raras vezes que chove ela vem com raios fortíssimos.
Por morar em casa, fiz um terra, individual para o HT enterrando uma haste de cobre e levando o fio nela conectado até a tomada de 3 pinos.
Por ter aparelhos 110 e 220 v, acabei optando por comprar um estabilizador para HT Savage GR5000 3,5 kva e ligando todos os equipamentos em 110 v. Simplesmente todos estão ligados nessa tensão.
Instalei tbm um condicionador de energia Savage CDR 2500 o qual recomendo, pelos motivos abaixo
1) organiza todas as ligações, já que ele tem 14 tomadas traseiras e uma frontal
2) permite automação, ou seja, o único aparelho que eu deixo em stand by é o Receiver, que ao ligar, envia um sinal ao condicionador, que por sua vez faz a energização de todos os outros, deixando-os em stand-by.
3) Se houver oscilação brusca, o condicionador desarma e só volta a religar manualmente.
4) Filtra a energia, deixando-o "limpa"
Considerando que sua voltagem é 110v, e oscilação mínima
minha sugestão seria a compra do condicionador pelos motivos acima.
em caso de mal tempo, com toda a proteção do mundo, o melhor mesmo é simplesmente tirar da tomada.
Agora se vc me perguntar se eu percebi melhora no som e na imagem, confesso a vc que não, mas certamente estão mais protegidos.
abraços
Rodrigo
Como usuário de um condicionador de energia (SAVAGE 2500) confirmo tudo o que falou o amigo João Alfredo. No meu caso a melhoria no audio e no vídeo ficaram bem definidas. No vídeo (imagem da TV) a melhora foi muito grande. No áudio, o que eu pude perceber foi, digamos, uma melhor "limpeza" nos vocais e diálogos dos filmes. Mas, mesmo que nada disso seja perceptivel pra você, só o fator "proteção dos equipamentos" já valem cada centavo de um condicionador como este.
um abraço
Fontes
aliás Fontes, comprei o condicionador, graças a sua indicação e estou super satisfeito.
abraços
Rafael23_RJ
09-06-2004, 15:55
concordo com o Filipão...se houver uma descarga elétrica, onde que vai parar essa energia??? É preciso haver escoamento para a terra, e o melhor é o TERRA bem feito, pq mal feito é preferível não ter.
Bem, eu estava pensando em comprar o Filtro de Linha Acoustic Research AR8V mas depois das considerações de vários colegas eu acho que vou utilizar estes R$120,00 pagando a primeira parcela(num total de 6X99,83=599,00) de um Condicionador de Energia Savage CDR-1500S na VIDEOSONIC, o que os colegas acham ?
Abraços!
Rafa, RJ
eu acho uma ótima compra. Organiza seus cabos, filtra a energia e protege seus equipamentos. É nacional com garantia. Vale a pena
não esqueça do aterramento
abraços
vBulletin® v3.7.4, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.