PDA

Ver Versão Completa : Ajuda a um iniciante

jboehl
01-12-2002, 21:48
Olá Senhores.

Recentemente adquiri alguns equipamentos para compor meu sistema de home theater e honestamente se eu tivese lido este forum antes talvez tivesse feito outras escolhas. Mas agora estou na fase de construir os móveis e decorar o quarto que foi reservado a ele. Tenho várias dúvidas que vão desde a forma dos móveis até altura ideal para o televisor, não sei se esta é o local ideal para enviar as perguntas, mas lá vai.

A sala reservada tém 2,55x3,55x2,60 (largXcomprXaltura), e possui um recuo de 80X60 (largXcompr) ao fundo onde existe a entrada na sala. O único móvel já adquirido foi um sofá de 1,70x0,93 (frenteXprofund) que ficará ao fundo da sala (ao lado da porta). O piso é de maneira laminada com uma manta de isolamento acústico por baixo, mas não se se é muito eficiente. O resto (cortinas, banquetas, tapetes e etc) serão definidos em função do HT.

Em frente ao sofá estamos projetando um móvel, onde os equipamentos ficarão. No entanto precisamos utilzar todos os espaços do armário, portanto ele deverá ter 2,55 de frente, ocupando toda a parede oposta do sofá.

Meus equipamentos são:
-TV LG 29'' (Flatron).
- Receiver Panasonic SAHE100K
- Conjunto de Caixas Sony SA-VE325 + uma caixa extra para o 6o canal. O subwoofer é o mesmo do conjunto.

Hoje, as caixas surround estão suspensas 30cm atraz ao espectador, 1metro acima do ouvido, utilizando suportes de parede Bose. Estou enviando desenhos da sala e do móvel para facilitar aos senhores. Já tenho problemas com algumas frequencias de graves e, principalmente distinção de sons entre os canais direito e esquerdo (parace que vem um som só da frente). Estou começando a achar que deve ser alguma coisa com as minhas caixas de som, mas não tenho certeza. Hoje o woofer esta ao lado do sofá ao fundo da sala.

Finalmente, minhas duvidas:

- Existe problema, mesmo para caixas tao pequenas como as da Sony, ficar em um armario com ppouco espaço (cm's) em volta?

- Quala melhor posição para as caixas frontais? No mesmo nível da caixa de dialogos ou no meio da tela, na altura do ouvinte?

- Existe problema para o sub ficar ao lado do sofá, virado de frente para a TV e não virado diretamente para o espectador? Minha outra opção seria coloca-lo no móvel junto aos aparelhos, o que não parece uma boa opção.

- Qual a melhor maneira de evitar o vazamento de som para poder utilizar o ht sem perturbar os vizinhos.

Bom, acho que era isso. Agradeço antecipadamente o tempo de cada um que responder esta mensagem.

Abraços, Julio

edson
01-12-2002, 22:31
jboehl

tomei a liberdade de fazer algumas mudanças em seu móvel, por exemplo

letra

A) compartimento para CD e DVD faça uma gaveta vertical com divisorias para CD e DVD, alaem dos discos ficarem ocultos isto lhe proporcionara maior espaço interno, aumentando a capacidade de armazenamento de discos.
B) compartimento para sub wofer, deve ser de uma base rigida de preferencia o movel deveria não ter um fundo e o sub colocado diretamente sobre o chão ou uma pedra de granito.
C) As prateleiras devem ser de preferencia moveis e de facil remoção pois se futuramente voce desejara adiquirir caixas de melhor qualidade não precisará modificar o movel, para tal remova apenas as prateleiras, fique atento para que o nicho (com a remoção da prateleira) some algo em torno de no minimo 40 cm altura da maioria das caixas bookshelf.

procure instalar seus aparelhos de acordo como mostra a figura, projetei para apenas 3 itens receiver dvd e vcr, mas voce pode utilizar as prateleiras que estão livres, dou esta sugestão já prevendo a compra de caixas de melhor qualidade.

detalhe importantissimo, não esqueça de instalar rodizios sob o movel, para facilitar seu deslocamento, caso precise fazer algum ajuste ou troca de cabos ou até mesmo acrescentar um novo equipamento.

caso tenha alguma duvida ou deseje outra solução é so comunicar.

edson
01-12-2002, 22:31
aqui esta o desenho

Márcio
02-12-2002, 01:25
JBohel, gostaría de fazer um outro tipo de sugestão, modificaría muito o que pretendes mas não custa nada sugerir já que não dói.
Construa um móvel bem menor, ou melhor, mais estreito, desta forma poderías trocar as caixas frontais por outras melhores no futuro, o teu receiver é muito bom e merece um par de caixas frontais de melhor qualidade. E acredite, não custa caro, um par de caixas jbl N24(melhor se fosse N26) faría milagres pelo teu sistema.
Construindo um móvel que deixe espaços nas laterais ficaría muito fácil posicionar boas caixas no futuro, até mesmo as tuas sony se beneficiaríam se utilizasses um par de pedestais apropriados, o som ficaría bem mais nítido, as tuas caixinhas sony podem ser utilizadas com estes pedestais.

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=TTMINIPRETO
http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=S0R9BLACK
Abraços

jboehl
02-12-2002, 08:50
Obrigado pelas respostas!!!. Como vcs são rápidos.

Na verdade, jáhavia proejtado o lugar para os equipamentos no armario. Estou anexando a vista interna do armario para ver se a idéia é boa. Obrigado pelas sugestões, vou estuda-las com calma e atenção.

O armário na realidade será vazado atraz das caixas de som, deixando-as a cerca de 50cm da parede. A caixa que me deixa mais preocupado é a da esquerda, que tem pouco espaço em volta.

Tenho um par de caixas que estavam previstas para assumir o papel de caixas frontais. Elas são duas Sony's modelos SMB100. O som delas para música é bem melhor do que as microsatélites do conjunto, mas não vi grandes diferenças durante um filme, por isso elas estão guardadas. Os soms agudos parecem mais ricos em detalhes na caixas pequenas. Talvez por algum problemas de acústica da sala eu esteja sendo injusto com elas.

Aqui estão as especificações destas caixa, segundo a Sony.

2-Way 2-Speaker System
• 2-way compact bookshelf speakers
• 5-inch woofer with Highly Oriented Polyolefine (HOP) cone to minimize distortion
• 1" Nano-Fine Balanced Dome tweeter minimizes flexing, reduces distortion, extends frequency response for high resolution audio
• 100 w maximum power handling
• Bass reflex enclosure
• Magnetically shielded
• A/V Grey finish
• Power Handling: 100 w
• Frequency Range: 80 -- 50,000 Hz
• Sensitivity: 87 dB
• Dimensions: 6-3/4" x 10" x 6-1/4" (170x 250 x 160 mm)
• Weight: 6 lbs. (2.7 kg)

No caso de tornar o móvel mais estreito, quanto preciso deixar de espaço para as caixas para ter um bom som? A mesma pergunta vale para o armario, qual a distância ideal ao redor das caixas?

Mais uma dúvida me surgiu? O piso de laminado é rígido o suficiente para deixar o subwoofer? Seria melhor coloca-lo sobre algum tipo de pedra. Hoje ele esta diretamente no chão, ao lado do sofá com a frente direcionada para as caixas frontais.

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda.

Abraços, Julio.

Márcio
02-12-2002, 09:10
Julio, as SMB100 são bem melhores do que este kit da sony, vale a pena utilizá-las, como são caixinhas bookshelf vale a pena utilizar um par de pedestais, caixas deste tipo tocam muito mal quanto colocadas sobre um móvel ou prateleira.
O ideal sería deixar pelo menos meio metro em cada lado dá estante, desta forma poderías colocar nas laterais o pedestal e as caixas, também ajudaría se o pedestal da caixa fosse posiconado ligeiramente mais a frente do que a estante, o som melhoraría um pouco mais, até porque a caixa ficaría mais afastada do espaço entre a parede e a estante.
O pedestal abaixo é o mais indicado para a tua caixa, se tiveres algum conhecido que trabalhe com móveis tubulares podes fazer um par, fica bem mais barato.
http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=S5BLACK650

O subwoofer deve ficar apoiado diretamente no chão, se possível até mesmo atrás do pedestal no vão entre a estante e a parede.
Abraços

edson
04-12-2002, 10:05
Pelo que pude observar pelo seu novo desenho é de que não pretende modificar o móvel, já que vai utiliza-lo como armário.

Portanto minha sugestão é a seguinte, as caixas satélites, não terão muito problema no nicho reservado, já que estas caixas não necessitam respirar ao contrário de modelos bookshelf. o palco ficará levemente alto, mas aceitável para home theater.

Minha pergunta para voce, seu receiver possui saidas A/B para caixas acusticas?
Caso possua adiquira pedestais e instale suas sony SMB 100 sobre eles, para utiliza-las para audição de música posicionando-as a frente do móvel.

O sub wofer realmente ficaria melhor sobre uma pedra de granito, mas se este sub for o utilizado nos conjuntos compactos vendidos pela sony, com certeza não tem muito punch e por isto suas respostas estarão na faixa de 50 hertz, o que não deve gerar muitos problemas por estar sobre o piso de madeira.

Postei um desenho para voce no dia 01, mas esta em arquivo zipado, caso não tenha visto esta era minha sugestão anterior para seu movel.

Mas aqui reintero a voce para acomodar seu CD confeccionar uma gaveta com rodizios o que permitirá armazenar muito mais discos do que este modelo frontal que pretende construir, perdendo toda a profundidade do armário.

jboehl
04-12-2002, 10:59
Edson,

A sugestão do Porta CD realmente é muito boa. Muito obrigado pela dica.

O meu receiver tem realmente saidas a/b e hoje estou utilizando as caixas bookshelf para musica. Os graves e médios são muito bons, mas elas parecem perder nos agudos para as caixas pequenas, então as vezes ouço música com as 4 caixas ligadas (a e b ao mesmo tempo). Parece ser a melhor combinação.

Nas especificações, a Sony diz que o sub pode atingir até 20HZ, mas eu acho que não tem como medir (eles também dizem que as caixas satélites atingim 100hz e eu duvido muito que chegem perto disto). :)

Estou pensando em colocar as caixas em uma prateleira posicionada na altura equivalente ao meio da tela, praticamente na altura dos olhos. Assim o palco ficaria mais baixo certo? Eu precisaria também colocar a caixa central mais para baixo, possivelmente abaixo do televisor, confere?

Pedi para a arquiteta que esta desenhando o móvel para considerar caixas do tamanho bookshel e ver como o móvel ficaria. Assim fico livre para escolher qual caixa utilizar e, eventuais upgrades. (mais uma boa dica deste forum).

Quanto ao resto da sala, vc sabe que tipo de tratamento seria necessário? Como posso descobrir isso? Vc conhece alguma empresa boa de Porto Alegre que faça o serviço. Gosto de aprender e fazer as coisas, mas as vezes agente tem que se render a quem é profissional no assunto. :)

Mais uma vez, obrigado pela ajuda. Estarei fazendo um novo post no forum sobre caixas de som, com algumas duvidas sobre as minhas, já que talvez fique meio off-topic neste forum.

Té mais,
Julio

edson
07-12-2002, 09:15
Julio

No inicio deste tema, eu lhe enviei um arquivo zipado com uma possivel alternativa para seu movel, bem proximo do que voce esta pensando agora, não sei se voce chegou a ve-lo, caso não o tenha visto abra-o e confira talvez lhe proporcione alguma ideia, apesar que a arquiteta pode lhe fornecer boas alternativas.

Quanto ao nicho para as caixas, neste movel que lhe enviei eu frisava o ponto de que as prateleiras fossem removiveis desta forma caso voce adiquira um conjunto de melhor qualidade basta para tanto retirar as prateleiras superiores e instalar as caixas.

Pelo que notei voce gosta de caixas que dêem enfase aos agudos, existem varias marcas no mercado com esta caracteristicas (apesar de eu gostar de um agudo mais equilibrado com as regiões de médio, portanto escolhi uma caixa que atende meu gosto pessoal).