PDA

Ver Versão Completa : Cabo Pirelli (com fotos)

Ferdi
12-07-2003, 15:33
Encontrei estas instruções aqui no fórum e resolvi postar, pois muitas pessoas (inclusive eu) perguntam sobre esse cabo:

Vá a uma casa de material elétrico e compre 4 metros do cabo para ligações de baixa tensao(450/750V) "Cabo PP CORDPLAST" da Pirelli com as seguintes características;
a) Tripolar(3 fios).
b) Seção dos condutores; 2,5 milimetros quadrados
De posse do cabo corte-o em 2 pedaços de 2 metros.
A isolação dos fios vem geralmente nas cores preta, branca e azul claro.
Desencape as pontas dos fios e una, torcendo-as entre si, as pontas correspondentes aos fios preto e branco. Repita este procedimento na outra extremidade do cabo. Com isto voce está paralelando os condutores preto e branco. Note que os 3 condutores são idênticos só variando a cor do isolante de modo que, se forem outras as cores, voce pode escolher à vontade quais as que vai paralelar. Agora ligue o fio azul ao terminal vermelho da saída da caixa frontal esquerda(L) do seu receiver e ligue os fios paralelados preto e branco ao terminal preto da mesma saída. Agora vá na caixa frontal esquerda e ligue o fio azul ao terminal vermelho da caixa e os fios branco e preto ao terminal preto da caixa.Repita tudo isto para a caixa direita e voce está pronto para ligar o seu equipamento e usufruir de um belíssimo som.
VwPhoenix©

Aqui vai a foto do que eu comprei:

Ferdi
12-07-2003, 15:34
... outra foto:

nelsonpenna
15-07-2003, 15:38
Desculpe-me a pergunta,

mas não seria os cabos 2 paralelados no terminal positivo e o outro 1 no terminal negativo ?

OcimarLZ
15-07-2003, 16:26
O efeito é basicamente o mesmo. O objetivo é diminuir a indutância do cabo.

Ou seria diminuir? Fiquei na dúvida agora :verg:

erlon
15-07-2003, 23:29
"ficha técnica" do Pirelli !!!

http://www.pirelli.com.br/pt_BR/cables_systems/energy/product_families/pdf/corplast.pdf

[]´s

Marcos V.
16-07-2003, 14:50
Ferdi, me tire uma dúvida. Comprei o cabo ontem e não vi em sua extensão a palavra Cordplast, somente Pirelli e outros códigos. Fiquei em dúvida mas o vendedor me garantiu que era o próprio.

Marcos

Alexandre
16-07-2003, 15:15
Precisa ser exatamente esse CordPlast ? Eu posso utiliza-lo para todas as caixas ? Ou vocês recomendam alguma em particular ? Qual é a vantagem desse cabo sobre um outro de audio, visto que esses cabos PP não são muito baratinhos...

Dmaumau
16-07-2003, 15:43
Marcos,

A exata incrição do pirelli é :

Pirelli Cabo Flexivel Cordplast Super 3x2,5mm2 750V NBR 13249

O importante é ter a mesma NBR e ser flexível.

Alexandre,

você pode utilizar em todas as caixas, agora R$ 2,50 o metro não é barato ? Mais barato do que isso, talvez você só encontre os Tiaflex.

Marcos V.
17-07-2003, 09:52
Dmaumau,

Fui enganado, o cabo que me venderam é o Sintenax Flex 0,6x1kV, NBR 7288, liguei e apertei o vendedor e disse que este alem de ter uma capacidade maior é anti chama, etc (papo vendedor:chat: .

Pelo que li no site da pirelli o condutor é o mesmo. O que você me diz, será que são equivalentes para esta aplicação?
Sintenax Flex (http://www.pirelli.com.br/pt_BR/cables_systems/energy/product_families/pdf/sintflex.pdf)

Desculpe perguntar novamente, pois você já disses acima, mas a dúvida é a coisa mais cruel que tem.
Abraços,

Marcos
:confused:

Bob
17-07-2003, 11:46
Marcos V.,

Me parece pelo que lí em outros tópicos - pessoal, me corrijam se estiver enganado - que o importante é esta dentro da norma NBR 13249... no seu link nada diz a respeito... :(

[]'s

Bob

Ferdi
17-07-2003, 13:13
Pessoal,

quis ajudar, mas acabei descobrindo que fui enganado tb. O cabo daí das fotos é um similar tb. Acho que não deve ter diferença visual para o Pirelli, mas definitivamente não é o "famoso" Pirelli que agente anda atrás.

Abraços,
Ferdinando

Alexandre
17-07-2003, 17:43
Eu não posso utilizar o cabo plastiflex torcido não ? Eu acho que ele sofreria menos interferência eletromagneticas devido essa leve torcida...

José Carlos Nas
12-11-2003, 03:01
Comprei o famoso Pirelli 3 x 2,50 para as caixas frontais e central. Perco em qualidade se colocar para as surrounds o Pirelli 2 x 2.5?

johnnie
12-11-2003, 07:59
meu amigo, puxei exatos 200 mt desse cabo Pirelli 2 x 2,5 do HT para ligar 2 pares de caixas (multiroom) na varanda e piscina, sem qualquer tipo problema sonoro.

vc pode ligar tranquilamente 2 pares apenas, mas é minha experiência e sugestão.

a palavra final é do Mestre Dantas.

abraços

johnnie
12-11-2003, 09:44
retificando:

vc pode ligar tranquilamente 1 par apenas

MDIANA
12-11-2003, 11:11
Onde eu posso encontrar estes cabos aki em São Paulo, que venda apenas o metro.

johnnie
12-11-2003, 11:15
em qualquer boa loja de materiais elétricos

Russo
12-11-2003, 11:40
É difícil encontrar o Pirelli original por metro. Geralmente as lojas usam os equivalentes de outras marcas por motivo de preço. Alegam que o Pirelli é muito caro e não compensa vendê-lo por metro.
Mas, existem algumas lojas onde é possível comprá-lo por metro.
Precisa pesquisar muito.
Existem alguns colegas forenses que já descobriram tais lojas.
Não me lembro de nenhuma no momento.
Desculpe.:(
Tente a busca no forum. Digite pirelli, mas vai aparecer muitos tópicos. Vai precisar de paciência.

Abraços,

Filipão
12-11-2003, 12:38
MDIANA,

Em São Paulo eu não sei como funciona, mas aqui em Fortaleza sempre é mais fácil de encontrar nas lojas menores (dessas que vendem de tudo um pouco para construção). Nos grandes magazines e depósitos de material elétrico geralmente só se vendem em rolos. Uma grande loja onde já vi Cordplast vendido a metro foi o TendTudo.

Abraços,

Filipe Rangel.

Samuel
12-11-2003, 21:27
Hoje procurei em várias lojas de campinas e não encontrei.
Só me falta tentar a Nortel.

Alguém de campinas tem dica de loja? OU de site onde se possa compra-lo?

Em todas as lojas a explicação é a mesma...Pirelli tá muito caro, não compensa vender.

E sempre oferecem este outro modelo Sintenax que os colegas mencionaram acima.

Aguardo dicas. Caso eu encontre avisarei os colegas.

Rogerio
12-11-2003, 22:39
Originalmente enviado por Samuel

Em todas as lojas a explicação é a mesma...Pirelli tá muito caro, não compensa vender.

[/B]

Será que descobriram que a gente está usando em HT e aumentaram o preço? :D

Marcelo T
12-11-2003, 23:11
Samuel, vai na ledluz na emilio ribas q tem :tu:

Samuel
13-11-2003, 00:00
Obrigado pela dica:tu:

O pessoal desse fórum é chapa mesmo!!
Se precisar de mim pode contar também.

valdo
13-11-2003, 08:25
Ontem consegui comprar 15 do Pirelli e nesse final de semana
irei testar com as minha Alpha 20 e central 37c.
aos poucos chego lá
Abraços

Valdo

Samuel
13-11-2003, 18:32
Marcio

Fui na Ledluz e eles não tinham o cabo cordplast.
Na verdade eles tem lá o Sintenax Flex 0,6x1kV, NBR 7288.

Conversando com o dono da loja ele me disse que na verdade o cabo sintenax é uma versão melhorada do Cordplast.
Ele me disse que a produção do cordplast foi descontinuada.

Alguém teria informações mais precisas a este respeito.

Filipão
13-11-2003, 18:45
Samuel,

O site da Pirelli continua mostrando o Cordplast na linha de produtos. O cordplast segue a NBR 13.249 - "Cabos e cordões flexíveis para tensões até 750V - Especificação". Se não encontrá-lo, tente procurar outros cabos que seguem essas mesmas especificações.

http://www.pirelli.com.br/pt_BR/cables_systems/energy/product_families/equipment/equipamentos_br.jhtml

Abraços,

Filipe Rangel.

Marcelo T
13-11-2003, 18:51
Putz, Samuel, não faz nem 20 dias q eu comprei ums metros de cordplast nessa loja. Sei lá o q aconteceu. Acho q o sintenax deve resolver também.

Renato
13-11-2003, 18:56
Rolou a poucos dias uma loja que vendia pela Net.. :) efetua uma busca que vc deve achar.

[]'s

Renato

Samuel
13-11-2003, 19:04
Valeu moçada:tu:

Tô na busca ainda.
Vou ver com o pessoal da LEDLUX e analisar as especificações do Sintenax.

Força

José Carlos Nas
14-11-2003, 01:54
Valeu johnnie! Vou comprar....

kicker
16-11-2003, 23:36
Valdo quanto pagaste no metro do pirelli? Tenho um set identico ao seu e estou em busca dos mesmo cabos...heheh
abraços

bira
17-11-2003, 13:46
Marcio

Fui na Ledluz e eles não tinham o cabo cordplast.
Na verdade eles tem lá o Sintenax Flex 0,6x1kV, NBR 7288.

Conversando com o dono da loja ele me disse que na verdade o cabo sintenax é uma versão melhorada do Cordplast.
Ele me disse que a produção do cordplast foi descontinuada.

Alguém teria informações mais precisas a este respeito.

Eles não tinham mais porque eu comprei os últimos 130 metros que tinham lá. :D

O dono tambem tinha me oferecido o Sintenax, mas eu não aceitei. :nao:

De qualquer forma, entre em contato com a pirelli e pergunte se eles ainda estão fabricando o cabo e qual loja deve ter o cabo disponível. Se eles ainda estiverem fabricando, volte na ledluz e peça para eles encomendarem.

Samuel
17-11-2003, 15:40
130 metros:eek:
O que vc vai fazer vai revender? :p

Mas valeu a dica! Vou ligar para o Geraldo da Led Luz.

bira
17-11-2003, 22:43
130 metros:eek:
O que vc vai fazer vai revender? :p

Isso. Vou vender aqui pro pessoal do forum por R$50,00 o metro!:maldoso:

Brincadeira!!

Vou usar tudo na minha sala.

kicker
17-11-2003, 23:25
Alguém disposto a comprar os cabos e mandar gentilmente p/ o pessoal do sul?:rolleyes:

Carlos Dantas
17-11-2003, 23:29
Prezados amigos
Talvez possa ajudá-los. O cabo Sintenax Flex da Pirelli de 3x2,5mm2 é um substituto perfeito para o Cordplast da Pirelli. A única diferença é que o Cordplast é um pouco mais flexível; sob o ponto de vista das características elétricas são idênticos. Aqui em São Paulo uma loja que vendia o Cordplast a metro era a Power Material Elétrico na Rua Pinheiros 1325 tel 38121526 (não sei se ainda continua sendo este). Se não encontrarem o Cordplast e encontrarem o Sintenax Flex podem comprar porque não haverá diferença no desempenho do cabo, vai só perder um pouquinho da flexibilidade o que pode não ser um problema para a maioria de voces.
Abraços
Dantas

Audiorama
18-11-2003, 00:53
Com licença, mas...

O que este "famoso" cabo Pirelli tem de tão especial???
Por acaso é um BB (bom & barato)?

Não é de hoje que vejo vocês falarem dele mas eu não queria parecer um "idiota" mas resolvi perguntar... dããã.... dãã! :doido:

johnnie
18-11-2003, 07:07
Audiorama,

que planeta vc mora???:D :D

brincadeirinha amigo.....esse cabo é a coqueluche do fórum, é mais falado que a Halle Berry a gata mais sexy do mundo

;) ;)

é o famoso BB bom e barato

abraços

Dmaumau
18-11-2003, 10:10
Edu,

É isso mesmo. BB.

Não é o melhor cabo do mundo, mas é honesto para um sistema de entrada e custa em torno de R$ 2,50 o metro.

Abração.

CFortuna
18-11-2003, 15:32
Ah, é? Então vou lançar uma pergunta difícil:

ONDE ENCONTRAR ESSE CABO AQUI NO RIO?

Hehehehehehe...

[ ]'s

CFortuna

Audiorama
18-11-2003, 23:33
João,

Aterrisei neste tópico por acaso e achei interessante (finalmente!) alguém falar BEM de cabos nacionais com tamanho empenho.

Possuo cabos Audioquest Indigo para ligação das frontais e center mas estes cabos foram uma "sobra" da instalação do som do meu carro feita há uns 8 anos atrás... Hoje em dia o carro não é o mesmo (piorou! tive que baixar o nivel...$$$) mas mantenho os mesmos equipamentos e não dá nem para pensar em gastar tanto em "fio".

Ao saber desta possibilidade (pirelli) fiquei curioso. Estou disposto a fazer um teste comparativo entre os meus atuais Indigo e este Pirelli.

Abraço,

raphat
17-08-2005, 11:37
Eu to usando o sintenax flex 2x2,5mm para ligar as frontais no HK, e tá sussegado....

Carlos Dantas
19-08-2005, 10:41
Prezado Eduardo
O cabo Pirelli V2 é uma invenção minha. Pesquisei durante muito tempo um cabo de força que pudesse apresentar qualidades favoráveis ao uso como cabo de alto falantes e acabei encontrando estas qualidades no cabo 4x2,5mm2 Sintenaf Flex ou Cordplast da Pirelli. Conectado como recomendei(veja este forum lá para traz) ele apresenta uma indutância muito baixa e tambem uma resistência ohmica muito baixa o que explicaria o seu bom desempenho nas frequencias altas e nas baixas. É uma solução simples, barata, satisfatória e não pretenciosa. Nunca tive a intenção de desbancar as marcas de cabo de grande prestígio nem competir com cabos especializados. Minha única intenção foi oferecer uma opção barata e com boas características de desempenho para aqueles que não querem ou não podem investir em cabos caros e nem sempre satisfatórios. Acho que pelo que os cabos Pirelli vão lhes custar vale a pena experimentar. Se não gostar o prejuízo foi muito pequeno.
Abraços
Dantas

Makau
19-08-2005, 12:47
Caro profº Carlos dantas,

No início desse tópico tem as instruções para a correta ligação de um cabo Pirelli, mas o mesmo se refere a um cabo de três vias (cores branco, azul e preto). Já o cabo 4x2,5mm2 Sintenaf Flex ou Cordplast da Pirelli indicado pelo Srº é de quatro vias, o que implica numa correta identificação e ligação das 4 vias para obtermos o resultado esperado com segurança.
Como sou leigo nesse assunto específico mas quero experimentar os cabos Pirelli no meu sistema de HT gostaria, se não for incomodo, que o Srº desse aqui nesse tópico as instruções necessárias para a utilização do Pirelli de 4x2,5mm² como cabo de caixa acústica.

Eu já uso o cabo Santo Ângelo PSW-XP12 de 2,5mm2 para ligar todas as caixas Kef do meu home theater ao receiver, mas como as caixas frontais e central aceitam bicablagem (frontais Q5 e central Q10c), pretendo então bicablar esses canais passando o Stº Ângelo para os agudos e o Pirelli para os graves ou vice-versa.

Abraços,

Marcelo.

Carlos Dantas
19-08-2005, 14:07
Prezado Marcelo
Para o Pirelli V2 ligue os condutores em cruz, ou seja, o condutor vermelho com o condutor azul e o condutor preto com o condutor branco. Faça isto nas duas pontas do cabo. Assim dos 4 condutores originais ficamos com apenas dois, o VM/AZ (curto-circuitados) e o BC/PT(curto-circuitados). Está pronto o cabo para ser usado. Se quizer pode colocar terminais banana nos cabos ou terminais de cabos. Como os condutores paralelizados ficam muito grossos uma maneira de resolver isto é fazer uma argolinha de um condutor sobre o outro apenas na raiz de um deles e estanhar esta argolinha. Assim o condutor que irá aos terminais terá a grossura de apenas um deles.
Abraços
Dantas

nilnilnil
19-08-2005, 15:17
Amigo Carlos Dantas,

Lhe mandei uma MP, dê uma olhada por favor, veja o que vc pode fazer por mim.
Abçs, Nilson

Makau
19-08-2005, 15:39
Caro profº Carlos Dantas,

Muitíssimo obrigado pelas orientações, no caso do Pirelli V2 e graças as instruções do Sr., já não tenho dúvidas quanto a ligação dos condutores. Mas eu esqueci de mencionar algo no meu post anterior que também me gera muita dúvida e mais uma vez, peço ao Sr. que me esclareça mais essa questão e espero que suas orientações sirvam aos demais colegas do forum que tenham a mesma dúvida.

Professor, sei que os cabos da Pirelli que podem ser usados para a alimentação de caixas acústicas são os modelos Sintenax Flex 4x2,5mm² e Cordplast 4x2,5mm² certo? Mas os dois tipos de cabos devem ter a mesma norma NBR? por exemplo, lendo outros tópicos, eu anotei o NBR 13249 750v, essa numeração do NBR deve servir como referência para comprarmos o cabo certo, ou todos os Sintenax e Cordplast de 750v e 2,5mm² possuem a mesma NBR? A especificação 750v, deve ser observada com atenção?
Profº, e quanto ao Pirelli V2, é modelo diferente dos Sintenax e Cordplast?

Desculpe por tantas perguntas, é que eu não sei qual dos modelos eu poderia encontrar aqui na minha região (sintenax, cordplast ou V2) e também não sei se a instrução do Sr., pra ligar o V2, também serveria para os outros dois modelos, se é um padrão em todos os Pirellis entende?

Profº, quais seriam os cabos de outros fabricantes similares ao Pirelli? Pergunto isso porque um amigo meu andou por várias lojas de material elétrico de Natal à procura de cabos Pirelli e não encontrou nada. Ainda faltou procurar em algumas lojas que possivelmente teriam, mas a sua busca já mostrou que é difícil achar cabos Pirelli aqui no RN.

Profº Carlos, desculpe mais uma vez por tantas perguntas, espero não está abusando de sua gentileza.

Abraços,
Marcelo

Miro
19-08-2005, 18:10
Prezados Amigos
Encontrei estes conectores e gostaria de saber se pode ser uma opção para fazer as teminações do cabo Sintenax 4 x 2,5.

Terminal para Compressão - Série Métrica
Fabricado em cobre e estanhado para obtenção de maior resistência à corrosão.
http://www.htforum.com/vb/showthread.php?p=242306#post242306

Um Abraço

DIlha
19-08-2005, 18:34
Caro profº Carlos Dantas,
Professor, sei que os cabos da Pirelli que podem ser usados para a alimentação de caixas acústicas são os modelos Sintenax Flex 4x2,5mm² e Cordplast 4x2,5mm² certo? Mas os dois tipos de cabos devem ter a mesma norma NBR? por exemplo, lendo outros tópicos, eu anotei o NBR 13249 750v, essa numeração do NBR deve servir como referência para comprarmos o cabo certo, ou todos os Sintenax e Cordplast de 750v e 2,5mm² possuem a mesma NBR? A especificação 750v, deve ser observada com atenção? Profº, e quanto ao Pirelli V2, é modelo diferente dos Sintenax e Cordplast? Makau,

Pirelli V2 foi o apelido que o professor deu ao cabo Sintenax Flex ou Cordplast 4x2,5mm2 ligado da forma cruzada que ele explicou antes. Só isso. O cabo real é o Sintenax Flex ou o Cordplast. Tanto faz um ou outro. O resultado sônico é o mesmo, desde que você ligue da forma recomendada.

Quanto ao local para comprar, no site da Pirelli tem um "fale conosco".

Abraços

Makau
20-08-2005, 10:16
Dilha,

Obrigado pelos esclarecimentos caro colega, mas quanto as especificações do tipo NBR 13249 e 750v, isso deve ser observado ou qualquer Pirelli Sintenax Flex ou Cordplast de 2,5mm² x 4 tem as mesmas normas e voltagem? Pelo o que entendi também, a ligação cruzada explicado pelo professor serve para os dois modelos de cabos correto?

Vou visitar o site da Pirelli e ver uma revenda mais próxima de mim, se eu conseguir o cabo farei a ligação conforme explicado pelo professor e farei o teste no meu sistema.

Abraços,
Marcelo

Carlos Dantas
20-08-2005, 11:01
Prezados amigos
As normas que dão suporte a estes cabos visam principalmente o seu uso para a transmissão de energia elétrica de alimentação de força. Não se aplicam a cabos para audio. Para audio podem ignorar estas especificações e comprar os cabos baseados apenas no modelo, número de condutores e a bitola. Eu citei especificamente os cabos da Pirelli porque foram os cabos que eu testei e os estou utilizando mas isto não significa que são os únicos. Algumas marcas alternativas que estou sugerindo são;
a) Equivalntes ao Sintenax Flex; Vinil Flex da FICAP, Forenax Flex da ALCOA, Marsinax Flex da MARSICANO, Kalfor Flex da FUROKAWA, Vinil Flex da SIEMENS e o Polivinil Flex da INBRAC.
b) Equivalente ao Cordplast; Conduflex da FICAP, PP da INBRAC, PP da ALCOA, PPC Marsiflex da MARSICANO, Fisacord da FUROKAWA, Superflex da SIEMENS e o Geo Flex da CONDUGEL.
Se não encontrarem os cabos da Pirelli as alternativas acima constituem equivalentes e podem ser usadas.
Abraços
DAntas

Makau
20-08-2005, 12:08
Caro professor Carlos Dantas,

Obrigado por mais esses esclarecimentos, com este último post do Sr. minhas dúvidas foram completamente esclarecidas, e acredito que muitos outros colegas do forum também irão tirar proveito desse tópico.

Na minha busca, irei dar prioridade aos modelos da Pirelli, se não encontrar irei ver uma das alternativas sugeridas pelo Sr.

Abraços,
Marcelo