PDA

Ver Versão Completa : Me ajudem no Sub do carro?

Denis Y.
13-07-2003, 18:48
Pessoal,
Instalei ontem, um bravox premium 2e 10" bob. simples, está sendo empurrado por um fosgate 4600x (4x60), em um bridge de 120wrms, os outros 2 canais estao em paralelo para os coaxias.

A caixa foi feita conforme o manual, 40litros selada, está no porta malas(palio) com o woofer virado para o para-choque.

Mas o grave não está como eu queria... ele está muito forte mas sem extensão, está quase um bate estaca, no forum autosom me recomendaram fazer um duto já que a litragem é a mesma.

Alguém teve alguma experiencia nesse sentido? Mando fazer um duto? Alguma outra sugestão?

Abraços,

Denis

Márcio
13-07-2003, 18:56
Antes de colocar duto faça duas tentativas.
Primeiro forre todas as paredes internas com feltro betumado, é uma lã cinza com um dos lados cobertos por um material antiruído preto, podes comprar em lojas que trabalham com estofamento para carro.
Depois de forrar com feltro coloque manta acrílica branca, é o mesmo material utilizado como recheio em edredons, faça um rolo desta manta e coloque no interior da caixa de forma que preencha quase todos os espaços, mas não coloque a lã socada, ele deve fica solta, se não me fiz entender eu explico novamente.
Se mesmo assim o grave continuar duro coloque um duto de 75mm, o comece com uma profundidade de 10cm e vá aprofundando de 5cm em 5cm até que o grave fique como estás pretendendo.
Mesmo que precises fazer os dutos mantenha o feltro betumado, ele é bom para qualquer tipo de caixa convencional.
Abraços

erlon
13-07-2003, 18:56
Denis, seu Bravox é o Premiun IIe Export (modelo novo) ou só Premiun IIe.

Se for o modelo antigo, Premiun IIe, o volume recomendado para caixa selada e dutada é outro:

http://www.bravox.com.br/projetos/caixaacustica/psw10.asp

[]´sss

Erlon

Márcio
13-07-2003, 19:05
Erlon, o volume recomendado é outro mas se ele não quiser gastar mais é possível fazer com que toque como ele está querendo modificando a sintonia do duto, não é o mais indicado mas é possível fazer.
Denis, geralmente os subwoofers da selenium tem um som mais macio do que os bravox, o bass talvez se adapte melhor para o que estás pretendendo.
Abraços

Denis Y.
13-07-2003, 19:07
Márcio,
Vou ver se consigo esse feltro betumado então! com relação a forrar as paredes internas, o feltro betumado seria somente deixar lá ou eu iria colar ele?
Você sabe se dutar a caixa melhora mesmo no sentido de prolongar os graves? Pois a idéia é som pra dentro, mas faço questão de graves redondos!

Erlon,
o premium é o modelo novo, export! O manual aqui está a mesma litragem, valeu!

Denis Y.
13-07-2003, 19:11
Vishh... o bravox já tá pago :(

Marcio, no manual tem o duto com os diametro e comprimento, porém um sujeito no autosom me sugeriu utilizar um duto de diametro de 3 polegadas ao invés do de 4 polegadas recomendado, o cara não explicou em que diferença iria fazer, só deu a sugestão :confused: acho q vou fazer de 4 pol. mesmo, apesar de que fiz a litragem certinha da selada conforme o manual e o grave está estranhíssimo, algo como retumbante!

Márcio
13-07-2003, 19:22
Denis, estes projetos originais são furados, privilegiam apenas pressão sonora, grave redondo para ouvir música geralmente se consegue com caixas maiores do que as recomendadas.
O caso é que a tua caixa é pequena, é possível obter grave extendido com caixas seladas, mas precisam ser maiores.
O duto com maior diâmetro geralmente ajuda no desempenho da caixa(spl), se um duto for de diâmetro muito pequeno para o projeto sai muito ar pelo próprio duto e este também pode fazer um barulho de sopro, o desempenho também diminui, mas isso não significa que o de 75mm seja inferior, dependendo do projeto ele pode ser o mais indicado.
Por outro lado, um duto de 100mm precisa ser mais profundo do que um de 75mm para que consigamos uma mesma sintonia, isso considerando que as caixas e o falante sejam iguais, como a tua caixa é pequena talvez precises fazer um duto profundo demais se o diâmetro for 100mm.
O feltro precisa ser colado no interior da caixa, normalmente eu colo e grampeio :D
Abraços

Denis Y.
19-07-2003, 16:49
Márcio, hj instalei o sub com a caixa forrada de feltro betumado e fiquei surpreso com a melhora!!! :eek:
Aquela distorção que me irritava simplesmente sumiu, o grave de repente está mais redondo e está extendendo com lineralidade sem retumbar!

Confesso que não pensei que haveria tanta melhora, meu amp fosgate que antes parecia um booster demonstra o quanto pode fazer um grave agradável e com um punch ao mesmo tempo.
O sub agora está absolutamente musical, tem pegada e profundidade e sem sinal de distorção (antes distorcia e parecia que o sub estava fora de fase, algo como que atrasado com relação aos coaxiais)

Não entendo pq meu instalador ou até mesmo no manual da bravox não tem esse "conselho" (na verdade deveria ser obrigatório) forrar as caixas com feltro betumado.
A melhora foi muito grande mesmo, meu pai que não conheçe muito falou na hora que o grave ficou mais redondo.

Márcio, muito obrigado pela ajuda, agora estou realmente satisfeito com o sub no carro!!! :D

Abraços,

Denis

Márcio
19-07-2003, 18:12
Os cara não acreditam no feltro... Fazer o que?? :D
Abraços

CleitonMarques
21-07-2003, 18:51
Denis, vc colocou só o feltro ou a manta de acrylon também?

Denis Y.
21-07-2003, 22:41
Cleiton, coloquei só o feltro. Na verdade eu iria colocar o feltro para fazer um teste e depois procurar a manta, mas com o feltro o grave já ficou do jeitinho que queria, sendo assim preferí deixar do jeito que tá.

CleitonMarques
22-07-2003, 21:34
Boa audição Denis.

vipper-cdr
10-04-2004, 20:11
bem interessante... não sabia desse esquema do forramento...

Elitteval
17-04-2004, 22:31
Bem amigo, a melhor experiencia q eu tive de sub foi com dois "BICHO PAPAO" "12" ESPETACULAR!!!!:aplauso:

pedro_punto
08-10-2008, 22:02
oi pessoal...eu tenho um sub mtx x thunder de 12". esta a ser puxado por um alpine v12 de 5 canais...fiz uma caixa em mdf mas nao sei se a litragem e correcta.deve de ter a volta de 45 litros.fiz umas medidas a toa e construi.algue me sabe dizer qual sera a litragem indicada??? abraços

compayfernando
09-10-2008, 11:36
Bem, até que me provem em contrário, qualquer que seja o Sub, a qualidade sonora de uma caixa em MDF, dutada e, projetada de conformidade com a cubagem da mala do carro e das características técnicas do Sub, será SEMPRE melhor que uma caixa Selada. Obviamente que, terá que haver um casamento perfeito entre o módulo escolhido e o restante do sistema, bem como os ajustes e cortes de frequencias etc, etc, etc.........Outro ponto importante é que, os graves na música trabalham em mono, então quem deseja "som profissional" deve se ligar nos módulos monofônicos que são específicos para tal finalidade.:tu: