PDA

Ver Versão Completa : Ar Condicionado Split - Instalação

Páginas : [1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Edu-RJ
27-12-2005, 21:31
Amigos,

Alguém conhece algum bom instalador de ar split que não seja muito caro no Rio de Janeiro ??

Estou querendo comprar um aparelho simples (7.000btus) da marca Komeco que está a R$ 1.099,00 na Casa e Vídeo para botar no meu quarto, só que o orçamento que me deram para instalar é de R$ 650,00 !!! Um absurdo !! Masi da metade do aparelho !! Com esse valor eu compro um outro aparelho de janela.

Abraços,

Eduardo

arielcs
28-12-2005, 08:56
Edu, procure em lojas fisicas aí no Rio esses orçamentos ( aparelhos + instalaçao) . Em alguns casos a diferença é brutal. Alem disso, em alguns fabricantes a garantia nao é valida se instalada por pessoal nao autorizado :legal:

Dmaumau
28-12-2005, 09:26
Edu,

Infelizmente essa é uma venda casada "velada".

Você só valida a garantia se usar um instalador credenciado e a instalação sempre tem um valor "fixo".

Aqui em casa, depois de muito choro, me cobraram 750 reais, por uma instalação ridiculamente simples, mas que vale a pena ser paga, pois é traba;hosa e pode por tudo a perder se malfeita.

Outra dica, não compra essas marcas ching-ling, pois o barato, nem tão mais barato assim, pode sair bem caro.

Dá uma olhada na http://www.ambientair.com.br/

O Springer 7000 BUTS está 150 reais mais caro, com garantia de 3 anos, muito silencioso.

jjserginho
19-04-2008, 20:15
edu eu sou estalador de esplit a gente pode tratar da sua estalação mas o que faz ela ficar é mas cara é a distancia de uma unidade e a outra

umbrotm
20-04-2008, 10:41
edu eu sou estalador de esplit a gente pode tratar da sua estalação mas o que faz ela ficar é mas cara é a distancia de uma unidade e a outra

pois eh amigo, esta ocorrendo uma **** duma má fé das empresas q vendem ar condicionado.

cobrar mil reais para uma instalaçaõ (coisa que deveria ser DE GRAÇA ou so cobrada a mao de obra) ao meu ver uma sacanagem.

SGChagasL
04-05-2008, 13:18
pois eh amigo, esta ocorrendo uma **** duma má fé das empresas q vendem ar condicionado.

cobrar mil reais para uma instalaçaõ (coisa que deveria ser DE GRAÇA ou so cobrada a mao de obra) ao meu ver uma sacanagem.

Concordo em gênero,número e grau.Adquiri um SPLIT da marca YORK por 1000,00 ao qual me cobraram,esses ESTALADORES(oficiais da marca), a quantia módica de R$750,00:irado:.Quando informei a um que EU iria fazer a instalação e solicitei a INSPEÇÃO para conferir se estava tudo OK e pudesse ter o direito a GARANTIA(Solicitei que me cobrasse esse serviço) , o (desculpem)SAFADO:xingo2: disse que teria de me cobrar o mesmo valor porque era TABELADO,e que não poderia me dar a GARANTIA ,porque a instalação FOI FEITA POR TERCEIRO.Um absurdo,uma falta de lisura e comprometimento com o atendimento com o consumidor.:irado:

SDS

Luiz Cláudio

Sphinx
04-05-2008, 18:39
Infelizmente a venda é casada mesmo e se vc montar com uma equipe externa vai perder a garantia. Tenho 2 aparelhos e coloquei os dois com o pessoal indicado pelas lojas, mas o preço depende da distância entre a unidade compressora (a que fica do lado de fora da casa) e a condensadora, no meu caso paguei para colocarem a 10 m de tubos e me cobraram 600 paus nos dois casos. As lojas foram a Poloar e a SoFrio, recomendo mais esta última.:legal:

Gamestorm
06-05-2008, 09:42
Ar condicionado é uma coisa complicada, existem muitos ditos instaladores, porem a qualidade do serviço é muito duvidosa, principalmente no quesito solda em tubos de cobre, que se mau executada lhe trará muito transtorno. E quanto ao equipamento de preferencia a marcas de renome e com facilidade de assitencia tecnica especializada como HITACHI, CARRIER, TRANE E FUJITSU.

CarlosJ
15-05-2008, 09:12
instalaram eu me quarto um split lg e me cobraram 450,00 de instalação, depois de muito choro ficou por 350,00. usando uns 5 metros de tubos.

Robrazuka
16-05-2008, 21:16
legal.:legal:

asafer
19-05-2008, 17:32
Alguns instaladores não fazem vácuo na tubulação e isso compromete a máquina pois a umidade não é retirada e o compressor fica comprometido.

Muito cuidado com esse detalhe.

Fiz a instalação de uma máquina gree 9.000 btus quente/frio e a instaladora credenciada não fez o vácuo, na semana seguinte chamei um amigo que fez o vácuo pra mim e recolocou o gás, o funcionamento está normal, não perdi a garantia porque tenho a nota do primeiro instalador que era autorizado :legal: :lol:

actainstala
05-06-2008, 12:26
Prezados,

sobre garantia, nenhum fabricante pode se negar a atender uma chamada/ordem de serviço,independente se tenha sido instalado por um serviço autorizado ou não. O que acontece é que a quantidade de "atiradores de split na parede" é enorme. Não tem ferramentas adequadas, registro no Ibama para manipular fluido refrigerante (gás), e conhece tecnicamente nada do produto. A incidência de problema se o produto foi instalado com serviço autorizado é infinitamente menor, pois tem o conhecimento, as ferramentas adequadas, os registros legais e o respaldo da fábrica. E se falha, o que é possível, o custo da manutenção é zero para o cliente. Isso é garantia, que tem um valor.
Se instalador terceiro seguisse o manual, já seria 90% a menos de dor de cabeça. Um exemplo são os splits Consul e Electrolux, que não permitem instalação com menos de 2 metros de tubulação. Tem instalador no fórum se vangloriando que faz com 0,5 metro de linha. Claro que pode funcionar. Mas o risco de problema é enorme, o fabricante informou no manual que não pode, e o consumidor acha que tem razão.

Preços de produtos são muito parecidos entre lojas, pq o fabricante é o mesmo. O que muda são volumes e margens. E o atendimento.

Serviços além do atendimento, você tem que considerar garantia, registros legais/técnicos/ambientais, ferramentas, se o instalador é terceirizado ou funcionário, ec.

Tem gente que acha o máximo pagar 300,00 para instalar um split no verão. Qdo chega o inverno, o equipamento não funciona, e de modo geral acontece o seguinte:
1) o atirador de split trocou o telefone;
2) se nega a ir;
3) manda ligar pro autorizado;
4) vai e cobra 280,00 uma carga de gás, enfim sabecumé, esses split são assim mesmo...

Custou 580,00 e o consumidor acha bom. Sem saber que gás não acaba, e que se faltou foi ou pq vazou, ou pq não foi colocado a quantidade correta. E em ambos os casos é erro de instalação, que no caso de autorizado é coberto em garantia.

O que não pode e que o consumidor exige, é que o autorizado faça o reparo de um problema de instalação causado por outro, de forma gratuita.

Como o mercado de splits é enorme e está aquecido, falta muita informação para o consumidor. Além da cultura de que prestador de serviço é o zelador do condomínio.

Marcelo.

ademirrodriguesjunio
06-06-2008, 09:53
amigo marcelo vc esta coberto de rasao sou estalador credenciado pela polo ar e participei de um curso ministrado pelos engenheiros da fujitsu em ribeirao preto onde eles apresentaram uma revoluçao em ar condicionado nos mostraram os aparelhos inverter:rever1: abortaram temas como manutençao e principalmente instalaçao que e onde ocorre 90% das perdas de garantia por isso eu aconselho.

sai um pouco mais caro pagar um tecnico credenciado mais vale muito a pena.
abraços ademir
ademirjunior53@yahoo.com.br:tu:

eder.gardiano
02-07-2008, 22:08
Meu caro Edu, realmente é um absurdo, sou eletretrista instalador, mas não faço(por enquanto)serviços com Spilt, mas ja acompanhei a instalação, é verdade que é trabalhosa e exige muita atenção e responsabilidade, aqui nesta região , interior de SP, variam os preços, vai de 400,00 a 600,00 reais, eu particularmente acho um valor exagerado,por isso aconselho as pessoas a fazerem uma cotação de mão de obra sem pressa, pois existem profissionais e"PROFISSIONAIS", ou seja , pessoas justas e pessoas aproveitadoras, ahhh! muito cuidado com esses que dizem ser "ESTALADORES" abraços.

NetoRJ
23-07-2008, 02:01
Senhores, estou construindo minha casa, e vou colocar splits, que marcas são as mais indicadas?

Posso instalar as unidades externa, no forro do telhado, fazendo uma espécie de ventilação?

Um amigo instalou assim MAS SEM VENTILAÇÃO (utilizando somente as FRESTAS das telhas de barro) e ja funciona muito bem a uns 2 anos!

Ja deixei os tubos de 50 mm embutidos, pois como vou passar a fiação e o dreno por lugares diferentes, creio que os 50 mm dêem de sobra para a tubulação de cobre, correto ?

Aguardo a ajuda dos amigos...

JFC
23-07-2008, 03:04
amigo marcelo vc esta coberto de rasao sou estalador credenciado pela polo ar e participei de um curso ministrado pelos engenheiros da fujitsu em ribeirao preto onde eles apresentaram uma revoluçao em ar condicionado nos mostraram os aparelhos inverter:rever1: abortaram temas como manutençao e principalmente instalaçao que e onde ocorre 90% das perdas de garantia por isso eu aconselho.

sai um pouco mais caro pagar um tecnico credenciado mais vale muito a pena.
abraços ademir
ademirjunior53@yahoo.com.br:tu:

Irmão,

Se voce instala da forma como escreve, o cliente está ferrado! :D
Desculpe-me, não resisti :D

José Francisco

actainstala
28-07-2008, 17:45
Neto,

funcionar bem não significa funcionar corretamente. Instalar sob telhado, somente com a certeza absoluta de ventilação adequada. Caso contrário não ocorrerá a troca de calor necessária para o correto funcionamento. Eu não indico em hipótese alguma, pois o risco não compensa futura manutenção fora de garantia, já que nenhum fabricante considera esse tipo de instalação dentro dos padrões corretos.
Sugiro uma avaliação técnica para posicionar a cond. em outra posição.

Marcelo

NetoRJ
28-07-2008, 18:57
Senhores o tema esta sendo discutido em: http://www.htforum.com/vb/showthread.php?p=1228734&posted=1#post1228734 !

Sr moderador, por favor apagar as minhas mensagens neste post afim de não bagunçar o fórum, desculpem-me pela bagunça!:tu:

willergoulart
01-08-2008, 23:48
OBS.: Primeiramente, estou postando neste tópico pois o que tenho a perguntar é especificamente sobre instalação e o tópico que o colega sugeriu é sobre compra. Se ainda assim os moderadores acharem que não se encaixa, fiquem à vontade para me alertar e mover o post.

Acabei de adquirir um condicionador de ar da marca York, modelo High Wall YJEA12 12.000 BTUs Frio 220V. A previsão de entrega é de 6 a 10 dias úteis. Sou completamente leigo no assunto, portanto, minha primeira atitude foi verificar no site do fabricante se havia assistência técnica aqui em Macaé. Pra minha sorte (ou azar, ja que nao tem concorrência), há apenas 1 loja. Digo isso porque comprei de impulso, pra aproveitar uma ótima promoção, só depois é que fui ver os "detalhes".
Minha principal preocupação neste momento é em relação ao preço da instalação e a qualidade do atendimento. Pelo que já li aqui no forum, instalação de split exije muita perícia. A qualidade da prestação de serviços aqui em Macaé é muito ruim e cara - quem mora ou já morou aqui sabe bem disso. Me assustei com os valores médios que li aqui no forum (entre 400 e 700 reais), não achei que fosse tanto. Como aqui em Macaé tudo é inflacionado, não acredito que vão me cobrar menos de 700. Mesmo assim, estou disposto a pagar pra poder contar com a garantia do fabricante, que é de 3 anos. Por isso o que está me deixando de cabelo em pé é se os técnicos daqui, apesar de credenciados, são bons de serviço.
Sendo assim, gostaria de saber: Existe uma maneira de saber se o técnico tem realmente qualificação? Algum tipo de certificado, ou coisas do tipo? Seria o caso de fazer algumas "perguntas-chave" pra ele e, com isso, ficar mais tranqüilo (ou não)?

Na boa, se eu não sentir firmeza no cara que vier fazer a instalação aqui, simplesmente vendo o ar-condicionado, prefiro continuar a passar calor do que gastar os tubos e ganhar uma eterna dor-de-cabeça.

Willer

Edilson Tiradentes
02-08-2008, 00:50
Olá Willer.

Meu ar-condicionado foi instalado na última terça-feira (dia 26). É de marca diferente da que você comprou. Tive essas mesmas dúvidas que você, entretanto, ao ligar para a fabricante do produto, informaram que os instaladores daqui eram treinados por eles. Eu não pedi comprovação, mas os instaladores que fazem curso de montagem de determinada marca, recebem um certificado. Assim, sugiro você pedir para a empresa de instalação fazer um orçamento antes e peça para ver o certificado de quem vai instalar o ar para você, antes de contratar o serviço. Se houver recusa por parte da empresa em apresentar o certificado, ligue para a fabricante e peça a indicação de quem pode instalar. Depois, pegue pelo menos um recibo do serviço, para efeito de garantia.

Edilson Tiradentes

nandoaoc
09-08-2008, 03:40
Olá amigos, venho aqui deixar a dica.. na última semana instalei dois aparelhos de ar-condicionado SPLIT, fiz com o pessoal da Joelson Refrigeração, fica em São Cristovão. Instalação tranquila, o instalador é muito experiente, se não me engano o nome dele é José Augusto. Fica aí a dica pra quem mora no Rio de Janeiro. Eles tem um site pra contato http://www.joelsonrefrigeracao.com.br

Telefone: 21 2589-6021

Como sempre contribuo com o que posso com o forum ta aí.

Lecoht
28-08-2008, 16:11
Galera, gostaria de uma solução com o dreno.

Onde vou instalar, tanto a evaporadora como o dreno, não tenho pra onde "jogar" a água do dreno, será num prédio e não posso simplesmente botar o cano com escoamento para os vizinhos.

- O volume de água gerado por um split (9k BTU e somente frio) é maior na condensadora ou na evaporadora?
- Penso em usar uma caixa de areia ou vaso com plantas, dessas compridas de instalar em para-peito de varandas, para absorver a água. Será que consegue reter?

ks500
06-11-2008, 17:29
Não sei se vou postar no tópico certo... Mas estou com uma duvida... Comprei recentemente um ar Split da cônsul 9.000 BTUs modelo CBV09AB e o mesmo foi instalado pela autorizada cônsul. O problema é que esta tendo muita vibração esta me incomodando muito a noite achega a fazer o mesmo barulho que o de parede que eu tinha. E ai instalação foi feita com menos de 3 metros praticamente com alguns centímetros e no manual fala que no mínimo de 3 metros. Isso pode ocasionar um problema e pode ser isso o motivo das vibrações??

FDMB
06-11-2008, 19:38
Não sei se vou postar no tópico certo... Mas estou com uma duvida... Comprei recentemente um ar Split da cônsul 9.000 BTUs modelo CBV09AB e o mesmo foi instalado pela autorizada cônsul. O problema é que esta tendo muita vibração esta me incomodando muito a noite achega a fazer o mesmo barulho que o de parede que eu tinha. E ai instalação foi feita com menos de 3 metros praticamente com alguns centímetros e no manual fala que no mínimo de 3 metros. Isso pode ocasionar um problema e pode ser isso o motivo das vibrações??

Acho difícl que as vibrações sejam por conta da instalação. Se a vibração é na unidade interna, o problema certamente será de desbalanceamento do eixo ou turbina, já que essa dupla é a única coisa que se movimenta ali. Mas se for na unidade externa, pode ser compressor solto ou também o desbalanceamento do eixo ou hélice. Se está na garantia não hesite em chamar a assistência técnica para verificar o real problema, já que esse tipo de aparelho é mais silencioso que os condicionadores comuns (de janela).

NetoRJ
07-11-2008, 10:05
Na boa, se eu não sentir firmeza no cara que vier fazer a instalação aqui, simplesmente vendo o ar-condicionado, prefiro continuar a passar calor do que gastar os tubos e ganhar uma eterna dor-de-cabeça.

Willer

Cara, na boa, eu por experiência daqui do fórum e própria, posso relatar a você que na essência é tudo igual, ou seja, ar condicionado funciona tudo do mesmo jeito, as instalações são 98% iguais em todos os modelos, tendo algumas mínimas diferenças entre as marcas, mas todas são 2 tubos de cobre, o chicote elétrico, etc..

Ou seja, um instalador caprichoso fará o serviço direito mesmo que ele NUNCA TENHA instalado a marca X ou Y, estou me formando em ENGENHARIA MECÂNICA, e posso garantir que o cara que faz merd@ na marca A, fará na B, na C, etc..

Desencana com isso, procura saber se a empresa que vai fazer os serviços possui bons profissionais na área de AC, independente da marca, pois as mínimas diferenças entre elas estão ESCRITAS em manuais de instalação que vem junto com o produto, vc pode dar uma lida neles e verificar se o instalador esta fazendo os procedimentos descritos, se não estiver fazendo pergunte o motivo, ele vai te explicar e pelo jeito que ele te explicar vc vai saber se é papo furado ou se é alguma coisa que ele adquiriu experiência e sabe que funciona corretamente...
Já pude participar (observar de perto e fazer anotações) de quatro instalações de AC, de marcas como CONSUL, YORK, MIDEA, e simplesmente os procedimentos foram praticamente iguais, salvo como eu disse, algumas particularidades de cada marca, que repito, vêem descritas no manual!

FDMB
07-11-2008, 10:48
O Neto está se formando e eu tenho 23 anos de formado em engenharia mecânica. Sempre trabalhei com ar condicionado, embora atue mais com equipamentos de maior porte que esses condicionadores residenciais.

Assino embaixo concordando com tudo que o Neto falou, mas faria apenas uma ressalva: embora a semelhança entre as diversas marcas seja muito grande, eu não compraria um condicionador de uma marca "aventureira" (marca que aparece e depois some sem deixar vestígios). Acho que a diferença de preço entre uma marca tradicional e uma "aventureira" não compensa arriscar pela segunda opção. Em todo caso, cada um sabe onde o calo aperta.

Quanto ao instalador, o Neto foi perfeito. Quem sabe um, sabe todos!

NetoRJ
07-11-2008, 11:04
O Neto está se formando e eu tenho 23 anos de formado em engenharia mecânica. Sempre trabalhei com ar condicionado, embora atue mais com equipamentos de maior porte que esses condicionadores residenciais.

Assino embaixo concordando com tudo que o Neto falou, mas faria apenas uma ressalva: embora a semelhança entre as diversas marcas seja muito grande, eu não compraria um condicionador de uma marca "aventureira" (marca que aparece e depois some sem deixar vestígios). Acho que a diferença de preço entre uma marca tradicional e uma "aventureira" não compensa arriscar pela segunda opção. Em todo caso, cada um sabe onde o calo aperta.

Quanto ao instalador, o Neto foi perfeito. Quem sabe um, sabe todos!

Não sei se vc é que foi rapido ou eu que estou demorando muito eheh, pois tenho 28 anos e to enrolando pacas com a facu...

O lance das marcas aventureiras é isso mesmo, do meu pai é MIDEA, nunca mais vi vendendo, tudo bem que esta funcionando bem, mas e depois? Eu vou usar YORK é uma marca que considero boa, claro que preferiria FUJITSO, mas como tive que comprar 5 de uma vez, o preço fez a diferença!

jairo bertoni
07-11-2008, 12:26
Não sei se vc é que foi rapido ou eu que estou demorando muito eheh, pois tenho 28 anos e to enrolando pacas com a facu...

O lance das marcas aventureiras é isso mesmo, do meu pai é MIDEA, nunca mais vi vendendo, tudo bem que esta funcionando bem, mas e depois? Eu vou usar YORK é uma marca que considero boa, claro que preferiria FUJITSO, mas como tive que comprar 5 de uma vez, o preço fez a diferença!

neto ,quem tá vivo sempre aparece,quanto tempo meu fi. e os ac estão funcionando? a casa ficou pronta? já mudou?

a midea é fornecedora(componentes) da hitachi ,e algumas outras marcas tipo consul etc, made in china .

Hoje "chinesização" está em todo lugar a qualquer hora e produto.

Até as legítimas japonesas se tornaram chinesas.Eles são inimigos históricos ,mas me parece que na atual conjuntura a china ganhou a guerra.

Quanto a fornecimento e suporte acho que vcs não vão ter problemas.um abraço jairo

FDMB
07-11-2008, 17:00
Midea, Komeco...parecem estar vendendo bem, mas, sinceramente, eu não compraria essas marcas.

York é uma das maiores empresas americanas, e recentemente foi comprada pela Johnson Controls. A história da York no Brasil é a de não ficar muito tempo por aqui, embora essa última vinda dela já dure um bom tempo. Acredito que a compra pela Johnson manterá ela por aqui um bom tempo. Tenho 2 splits York instalados aqui em casa e não tem muita diferença se comparado a outras marcas. O forte da York são os sistemas centrais, principalmente os de água gelada e amônia.

NetoRJ
07-11-2008, 20:02
neto ,quem tá vivo sempre aparece,quanto tempo meu fi. e os ac estão funcionando? a casa ficou pronta? já mudou?

Ainda não, to fazendo telhado, e a crise atrasou um pouco as coisas ehhe. Mas ta tudo no esquema, os aparelhos estão guardados, dentro de uns 2 a 3 meses estaram funcionando e com certeza postarei os resultados !

E relembrando, são todos york!

vr-arkon
27-11-2008, 15:51

eu cobro baratin, trabalho no ramo, podem me contatar se quiserem um orçamento

henriquemk
08-01-2009, 12:26
um ótimo post, me tirou muitas duvidas sobre a instalação de ar condicionado

http://www.arcondicionado-lojas.com.br

Rodrigues
09-01-2009, 17:13
Ótimo tópico! Já desisti de comprar! Queria um de, no mínimo, 18k btu. Vou de tradicional mesmo

Zeus-xD
11-01-2009, 20:25
http://i74.servimg.com/u/f74/13/04/71/65/banner11.gif

Entren ai pessoal

cskaw
12-01-2009, 11:38
Olá pessoal
Gostaria de registrar também minha revolta com o valor que cobram para instalar split, em especial dessa linha nova da fujitsu a inverter.
Pretendo trocar os aparelhos(convencionais de parede) de dois quartos em casa e pesquisando aqui no forum decidi pelos fujitsu inverter por tudo que o pessoal diz e tal.
Bem, os aparelhos em si estão com o preço , digamos.. "na média", 1500,00 de 9000 BTU quente e frio em 4 vezes, porém o preço da MO fica em 650,00 CADA:oloko:!! pagando a vista e com muito choro daria pra fazer 550,00, pois o preço seria o de "tabela", constatei isso nas autorizadas que liguei . Sinceramente, por mais que eu pense não consigo achar uma justificativa para o valor já que a parte elétrica já está pronta.
Enfim, a troca do ar foi adiada até segunda ordem, estou pensando em pegar instalador de fora das autorizadas mas fico com um pouco de receio....é tão complicado instalar esses split inverter como falam ???

Abraços

jairo bertoni
12-01-2009, 16:53
Olá pessoal
Gostaria de registrar também minha revolta com o valor que cobram para instalar split, em especial dessa linha nova da fujitsu a inverter.
Pretendo trocar os aparelhos(convencionais de parede) de dois quartos em casa e pesquisando aqui no forum decidi pelos fujitsu inverter por tudo que o pessoal diz e tal.
Bem, os aparelhos em si estão com o preço , digamos.. "na média", 1500,00 de 9000 BTU quente e frio em 4 vezes, porém o preço da MO fica em 650,00 CADA:oloko:!! pagando a vista e com muito choro daria pra fazer 550,00, pois o preço seria o de "tabela", constatei isso nas autorizadas que liguei . Sinceramente, por mais que eu pense não consigo achar uma justificativa para o valor já que a parte elétrica já está pronta.
Enfim, a troca do ar foi adiada até segunda ordem, estou pensando em pegar instalador de fora das autorizadas mas fico com um pouco de receio....é tão complicado instalar esses split inverter como falam ???

Abraços

Não é complicado instalar, tem que ter o ferramental adequado,nada que um tecnico ou uma autorizada não tenha ou não conheça.

Dificuldade não existe ,a não ser as usuais da execução.

Não deixe de colocar as maquinas inverter, pesquise os preços de MO, chore, pechinche, que esse preço abaixa.

Rodrigues
12-01-2009, 17:25
O problema é que o fabricante não dá garantia, qdo o serviço não é executado por uma empresa/profissional autorizado. Como disseram antes, é a tal da venda casada.

jairo bertoni
13-01-2009, 07:51
O problema é que o fabricante não dá garantia, qdo o serviço não é executado por uma empresa/profissional autorizado. Como disseram antes, é a tal da venda casada.

Já instalei quase todas marcas e modelos .Se bem instalados e se vc tem um bom nome na profissão,a maioria das marcas não dão problemas ,apesar que algumas marcas e modelos não são nenhuma brastemp.

Em todos caso que houve necessidade de suporte ou garantia(pouquíssimos casos) ,não tivemos problemas nenhum.

Agora só em condicionamento tenho 26 anos de estrada ,conheço praticamente todos os engenheiros e tecnicos de treinamento e assistencias e autorizadas de praticamente todos os modelos.

Se vc comprar de uma loja virtual tipo "Frigelar " (011 3352 6919) vc terá do fabricante e do vendedor todo suporte,sendo que em 18 anos de instalação de AC modelo split,a Fujitsu estragou comigo depois de muito tempo de funcionamento ,uma só vez.

Tem jeito de sair desse binomio autorizada/MO espoliativa. Se sua instalação for o que nos chamamos parede/parede e de pouca dificuldade de instalação tipo andar terreo ,pé direito baixo, com todo material meu ,cobro numa faixa de R$ 350,00 por maquina.Claro que minha cidade é pequena e não tenho nenhum problema com translado /distancia.

MAS...... Compre uma boa marca ....... existe muita porcaria nesse nosso ramo... se o tecnico for bom ele te orienta direitinho um abraço jairo.

Rodrigues
04-02-2009, 16:22
http://i261.photobucket.com/albums/ii56/zztop_rj/geral/1.jpg
http://i261.photobucket.com/albums/ii56/zztop_rj/geral/2.jpg
http://i261.photobucket.com/albums/ii56/zztop_rj/geral/3.jpg
http://i261.photobucket.com/albums/ii56/zztop_rj/geral/4.jpg
http://i261.photobucket.com/albums/ii56/zztop_rj/geral/5.jpg
http://i261.photobucket.com/albums/ii56/zztop_rj/geral/6.jpg

FDMB
04-02-2009, 18:55
Putz! O que deve ter economizado com a instalação não daria para comprar nem a alça do caixão.

Tem louco para tudo!

sheila
05-02-2009, 08:51
Adquiri o meu split (não é esplit) Lg art cool 18000 BTU, por telefone, na confiar refrigeração em São Paulo, e estou aguardando chegar aqui no Espirito Santo. Para INStalar com um INStalador (desculpe mas foi preciso), depois de procurar em diversas lojas, que queriam cobrar pelo menos R$550,00 para até 5 metros de tubo (chegaram a cobrar R$850,00), decidi partir para a autorizada mesmo, que vai me custar R$400,00, e ganho o suporte de parede do condensador. INStalador com crachá, empresa autorizada da LG, educado, fala correto, e terei total garantia com a fabricante. Já que tenho que pagar este absurdo, que seja com estilo (stilo?).:hilario::choque:

Deftones
05-02-2009, 12:28
http://i261.photobucket.com/albums/ii56/zztop_rj/geral/1.jpg
http://i261.photobucket.com/albums/ii56/zztop_rj/geral/2.jpg
http://i261.photobucket.com/albums/ii56/zztop_rj/geral/3.jpg
http://i261.photobucket.com/albums/ii56/zztop_rj/geral/4.jpg
http://i261.photobucket.com/albums/ii56/zztop_rj/geral/5.jpg
http://i261.photobucket.com/albums/ii56/zztop_rj/geral/6.jpg

caramba onde é isso no RIo? q lugar?

Rodrigues
06-02-2009, 10:21
caramba onde é isso no RIo? q lugar?

Não sei, recebi as fotos por email :D

Lecoht
16-02-2009, 11:08
Meu Deus do céu!!!
Tem doido pra tudo quanto é serviço.

Sobre o tópico:
Eu mesmo fiz a instalação do meu equipamento. Gastei dois dias e acabei pagando 100 reais para um camarada descobrir um vazamento que deixei ocorrer num engate.

Na minha casa, o serviço era simples. O mais trabalhoso foi puxar o fio da caixa de distribuição até o quarto, usando os mesmos conduítes já existentes na casa. De tubos, não gastei 2 metros e por aqui, o preço mínimo da mão de obra era de 300 reais. Isso com peão que não inspirava qq confiança.

Mas o serviço pode ser trabalhoso. Ter que puxar e embutir fiação e tubos, quebrar, remendar e pintar paredes, ficar subindo escada e dependendo do local, se contorcendo em acessos difíceis.

Não descrimino que existam serviços com valores de 800 ou até 1000 reais. O que não se justifica, é cobrar um valor alto sem nem olhar o serviço a ser feito e o pior: geralmente, o serviço de alvenaria e elétrica é a parte. :xingo:

jairo bertoni
16-02-2009, 11:39
Meu Deus do céu!!!
Tem doido pra tudo quanto é serviço.

Sobre o tópico:
Eu mesmo fiz a instalação do meu equipamento. Gastei dois dias e acabei pagando 100 reais para um camarada descobrir um vazamento que deixei ocorrer num engate.

Na minha casa, o serviço era simples. O mais trabalhoso foi puxar o fio da caixa de distribuição até o quarto, usando os mesmos conduítes já existentes na casa. De tubos, não gastei 2 metros e por aqui, o preço mínimo da mão de obra era de 300 reais. Isso com peão que não inspirava qq confiança.

Mas o serviço pode ser trabalhoso. Ter que puxar e embutir fiação e tubos, quebrar, remendar e pintar paredes, ficar subindo escada e dependendo do local, se contorcendo em acessos difíceis.

Não descrimino que existam serviços com valores de 800 ou até 1000 reais. O que não se justifica, é cobrar um valor alto sem nem olhar o serviço a ser feito e o pior: geralmente, o serviço de alvenaria e elétrica é a parte. :xingo:`

É isso aí, o serviço bem feito é outra coisa .Gostei do seu post pela parte que me toca. um abraço jairo.

rmbeniste
19-02-2009, 18:41
Amigo, deixa eu te perguntar uma coisa. Quando instalaram o meu York de 12.000 eles disseram que tem gas na evaporadora, e no caso como houve um alongamento dos tubos de cobre, eles somente adicionaram gas.

Para fazer o vacuo e preciso de compressor ?, porque eles nao utilizaram nenhum compressor, somente o bujao de gaz !

jairo bertoni
20-02-2009, 12:32
Amigo, deixa eu te perguntar uma coisa. Quando instalaram o meu York de 12.000 eles disseram que tem gas na evaporadora, e no caso como houve um alongamento dos tubos de cobre, eles somente adicionaram gas.

Para fazer o vacuo e preciso de compressor ?, porque eles nao utilizaram nenhum compressor, somente o bujao de gaz !

Tem que fazer vácuo com uma bomba de vácuo para desidratar e limpar o interior dos tubos de cobre.

A maquina já vem com quantidade de gas de acordo alguns fabricantes de 3 metros a 15metros. Sendo necessario o complemento de gas por comprimento,curva ,altura ou desniveis por metro adicionado.

Quanto ao acrescimo de gas ele é necessário ,se o comprimento mais altura ou desniveis excederem ao padrão de instalação do fabricante em metros, tendo que injetar gas refrigerante para cada metro adicionado,mas isso tem limite ,

Pois existem comprimentos mais alturas ou desniveis minimos e maximos ,que se ultrapassados compremete-se o desempenho do ac.

Se os tecnicos que instalaram seu ar cond não fizeram vácuo ,com uma bomba propria pra isso ,eles erraram.

um abraço jairo

rmbeniste
20-02-2009, 12:53
Valeu amigo, quero te retribuir a consultoria ! fique a vontade ! Bom carnaval !

mramos
25-02-2009, 00:10
Senhores, :)
ja contribuindo pro tópico, estou querendo instalar um ar condicionado em um quarto (2.60x2.60m). Estou decidido a comprar um splitter (york) de 7000 btus. Acredito que pro ambiente deve dar e sobrar... corrijam-me por favor se estiver enganado.

Primeira dúvida que tenho é sobre a instalação, estou em SP / Zona Sul.. alguem conhece algum instalador bom por esse area????

Minha segunda dúvida é que, ja existe no quarto ao lado deste, a fiação 220v (trifásica) já puxada desde o relógio da casa, direto, com disjuntor, mas está ligada em um outro aparelho de ar-condicionado (Springer Silentia - 7.500 btus de parede) ... posso aproveitar a mesma fiação??? ou vou ter problemas se por algum motivo, que acho muito dificil, ter que ligar os dois ao mesmo tempo .. mesmo que so ventilação ???

Como nao conheco muito.. me desculpem se falar bobeira.. mas aquele motor que fica pra fora pode tomar chuva??sol??? pombas defecando :P? e coisas assim?

abração
Mauricio

NetoRJ
25-02-2009, 12:47
Bem, esta medida vai dar muito bem para este YORK, esta marca é boa, a fiação deve servir numa boa, mesmo com os 2 aparelhos ligados juntos, para vc ter uma idéia a bitola que a YORK pede para o fio neste ar de 7000 ( e 9000 tb ) é de apenas 1,5mm2, ou seja pouco consumo e baixa amperagem! Então se estiver vindo para o seu AR atual uma fiaçã de pelo menos 2,5mm2 e o AR de janela for em 220volts, vai funcionar sem problemas mesmo!

Utilizo um york de 7000 btus em um ambiente de 12m2 e esta muito bom, mesmo no calor aqui do RJ deixo ele em 22º a 23º e o ambiente fica muito bom, a noite tenho que colocar em 24º mesmo em dias quentes, até porque qd medimos o ambiente ele esta vazio, moveis e outros objetos diminuem o espaço, consequentemente mais eficiente deve ficar o AC (Jairo meu corrija se estiver errado)

Mas daqui a pouco o amigo Jairo adiciona mais informações !

jairo bertoni
25-02-2009, 19:17
Senhores, :)
ja contribuindo pro tópico, estou querendo instalar um ar condicionado em um quarto (2.60x2.60m). Estou decidido a comprar um splitter (york) de 7000 btus. Acredito que pro ambiente deve dar e sobrar... corrijam-me por favor se estiver enganado.

Primeira dúvida que tenho é sobre a instalação, estou em SP / Zona Sul.. alguem conhece algum instalador bom por esse area????

Minha segunda dúvida é que, ja existe no quarto ao lado deste, a fiação 220v (trifásica) já puxada desde o relógio da casa, direto, com disjuntor, mas está ligada em um outro aparelho de ar-condicionado (Springer Silentia - 7.500 btus de parede) ... posso aproveitar a mesma fiação??? ou vou ter problemas se por algum motivo, que acho muito dificil, ter que ligar os dois ao mesmo tempo .. mesmo que so ventilação ???

Como nao conheco muito.. me desculpem se falar bobeira.. mas aquele motor que fica pra fora pode tomar chuva??sol??? pombas defecando :P? e coisas assim?

abração
Mauricio

mauricio a priori sim ,acredito um ac de 7k deva condicionar bem esse espaço com essa area

A não ser que: haja exposição direta do sol nas paredes e janelas

E as janelas não possuirem toldos venezianas cortinas

Ou seja paredes orientadas para o norte /oeste,pé direito baixo ,com telhado sem isolação e laje.

Enfim ,um forno infernal.Mas se for ao contrário então tudo ok.

Seria bom se vc fizesse um circuito individual só para o ac a ser instalado

Se o condutor e o disjuntor suportar as duas cargas vc poderia fazer uma derivação da linha principal e colocar um disjuntor compativel(amperagem) com o ac a ser instalado com duas fases (220 volts monofásico)

Atenção :Um eletricista e ou um tecnico instalador deverá ser consultado.

Sim a unidade externa(condensadora )foi feita pra funcionar no tempo,claro se ela ficar resguardada do sol/chuva seria melhor, mas não necessariamente.

***** de pomba e a pomba em si paro o ac ,me desculpe todas as pombas, é uma *****.

Já tive que colocar grades protetoras nas unidade externas por conta desse problema com as pombas.

Elas fazem seus ninhos,bloqueando a circulação de ar ,alem do que suas fezes contem uma especie de acido que corroe as condensadoras principalmente o cobre ou aluminio,comprometendo o rendimento dos ac.

Olha vc aqui manda ,é rei.

um abraço jairo

mramos
28-02-2009, 00:49
Neto e Jairo muitíssimo obrigado pela aula!!!
desculpe a demora .. mas essa semana foi corrida e nem o ar consegui comprar ainda...
depois da explicação do jairo.. e levando em conta a face do quarto.. talvez seria melhor
ir de 9000 btus!!!

Perguntei para a pessoa que me ajudou a passar essa fiação e tbm instalou o ar para mim;
ele me disse que esse fio é de 4mm ... será que suporta os dois aparelhos???

acredito que ele não seja a pessoa correta para dimensionar essa nova instalação,
e eu, menos ainda pq nao entendo NADA de elétrica... preciso arrumar uma pessoa que seja apta a fazer o trabalho!!

Mas vamos la ao que ele me disse...

Hoje, a fiação que existe aqui é de 4mm e segundo ele, o disjuntor é de 30A
Pergunta - isso nao ta exagerado??? nao deveria ser menor pra desarmar caso ocorra algum problema ???

Perguntei tbm o que deveria fazer para ligar o segundo ar, ou seja, o YORK de 7.000 (ou talvez 9.000btus) ...
ele me disse que no término da instalação, aonde esta hoje a tomada do Springer 7500, ele puxaria outra fiação de
4mm e ligaria um outro disjuntor e depois ligaria o outro ar (YORK) ... assim:

quadro de força --> disjuntor de 30A ---> springer ---> disjuntor ??A --> York split

Isto seria correto?????

Achei no site da YORK uma empresa que esta listada como revendedora e instaladora...
eles cobraram 500 reais com até 5m de tubulação! isso está dentro dos padrões???

Agradeço novamente a atenção de vcs

abração
Maurício

jairo bertoni
28-02-2009, 10:26
[quote
depois da explicação do jairo.. e levando em conta a face do quarto.. talvez seria melhor
ir de 9000 btus!!!

Perguntei para a pessoa que me ajudou a passar essa fiação e tbm instalou o ar para mim;
ele me disse que esse fio é de 4mm ... será que suporta os dois aparelhos???

quadro de força --> disjuntor de 30A ---> springer ---> disjuntor ??A -->

mauricio ,o certo é: vc ir de um bom eletricista para fazer a instalação eletrica

Nas etiquetas das maquinas nas unidades externas vem com a amperagem de funcionamento ,a gente joga 10% sobre o valor da amperagem e acha o disjuntor apropriado.

O bom seria instalar dois circuitos separados ,um circuito para cada ac

com os condutores eletricos de 2.5 mm(duas fase + neutro ou aterramento) e ou cabo pp 3 x 2.5 mmm com seus respectivos disjuntores.

atenção: Nesse ac de 9k não há necessidade de ser fio de bitola 4 mm[/quote]

NetoRJ
28-02-2009, 20:37
Neto e Jairo muitíssimo obrigado pela aula!!!
desculpe a demora .. mas essa semana foi corrida e nem o ar consegui comprar ainda...
ir de 9000 btus!!!

Maurício

O fio em questão aguenta com sobra, para vcs terem uma idéia:

O ideal é ter um bom aterramento, para evitar choques e maiores problemas!

Estou com o manual do YORK aberto aqui em minhas mãos, o fio exigido tanto para o modelo de 7000 e 9000 btus é MAIOR ou IGUAL a 1,0mm2, isso mesmo 1,0mm2, como ja chega uma fiação de 4,0mm2 em seu AC atual, pode "puxar" da li uma fiação de 2,5mm2 sem medo, o disjuntor deve ser BIPOLAR no caso de sua região ser 220v bifasico (2 fases, aqui na cidade do RIO é assim) e monofasico caso sejse 220v fase+neutro, tanto o modelo de 7000, 9000 e 12000 utilizam disjuntor de 10 ampéres (esta escrito no manual do aparelho)!

É recomendado um bom aterramento... Tive que instalar meu AC na minha casa atual devido a crise, poi não pude concluir a construção de minha casa, então, logo abaixo da unidade externa eu fiz um aterrmento utilizando uma haste especifica para issso, mas não vou entrar nestes detalhes pois o eletricista sabe de có...

E repito e acho que o Jairo deve concordar, pode usar um AC de 7000 que vai funcionar na boa para seu espaço, aqui eu uso em 12m2!

SecretSpy
01-03-2009, 22:09
Pessoal,

To comprando um Ar Condicionado Split da Gree 12.000btus modelo Ultra Slim , e como aqui em belém os preços de instalação são absurdos, vou adiantar alguns pontos como parte elétrica e fixação do aparelho.

Porém na minha residencia a energia é monofásica, ou seja, somente 110v. Isso estou pensando em resolver instalando um autotransformador para 220v, mas estou com uma dúvida. A unidade interna e externa são ligadas à rede elétrica em conjunto ou separadamente duas conexões?

Abraços

NetoRJ
01-03-2009, 23:05
Bem, primeiro consulte um eletricista para fazer um levantamento de carga em sua residencia e dar OK na viabilidade técnica da instalação, pode ser mai vantajoso vc pedir um aumento de carga!

Procure o manual o aprelho que vc esta comprando para ver qual a potencia que ele usa, jogue 10% em cima e sabera qual a potencia do altotransformador que vc vai ter que comprar...

Normalmente em splits de até 24000 btus a alimentação e feita da unidade interna para externa, ou seja o ponto de energia tem que ser diponibilizado onde vai ficar a unidade interna e desta sai um cabo pp de normlamente 3 vias (para splits somente frio) que alimenta a unidade interna...

Stallone Cobra
02-03-2009, 01:47
Galera, estou para reformar a sala aqui de casa e faria a substituição de dois condicionadores de ar de janela por um split potente (no mínimo, 12.000 BTUs) só que ao ler todos relatos fiquei com MEDO, MUITO MEDO.

Quer dizer que realmente não tem como fugir dessas instalações careiras ao extremo? Não tem como um leigo como eu fazer um furo na parede e passar o duto conectando a unidade interna com a externa? Sem chance?

Se a instalação do split é realmente assim tão detalhada, fica totalmente explicado porque os condicionadores de janela ainda existem!

Se for assim mesmo, acho que vou partir para o ar-condicionado de janela tradicional que é mais barato e é só abrir um buraco na parede para instalar. Pego um com compressor rotativo de 12.000 BTUs e está de bom tamanho.

Sei que aqui é tópico para tratar de condicionador de ar split mas será que alguém saberia responder se existe pelo menos algum condicionador de janela que seja mais econômico e eficiente e menos barulhento? Os compressores rotativos dos condicionadores de janela resolvem a questão ou não?

Thassio Ricardo
02-03-2009, 04:28
Tenho um springer silentia de 10.000BTUs na minha sala,acho ele silencioso,mas ainda se escuta a compressor funcionando(baixo mas escuta).
Como nunca liguei para o ruído do compressor estou satisfeito com meu AC,gela uma sala de 13 M² com folga.
Ele é bem mais silencioso que os AC antigos,mas não faz milagres,se quer silencio total(ou quase)compre um split.

Gunner_2k6
03-03-2009, 14:26
meu quarto é minusculo.. é de empregada. fica nos fundos do apartamento, então naum pega sol nunca, mas o calor é infernal..

estou inclinado para um split pelo fato de não ter que fazer um buraco na parede.... se eu fosse de split,

- como seria feita a conversão para 220v ja que aqui é 110v?????
- o condesador teria qie ficar na area de serviço (uma parede somente separa meu quarto de lá) ele teria que ficar suspenso ou no chão mesmo?

estou de olho nesse ''Split Rockies 7.000 BTUs Frio 220V - York '' o memso tem garantia de 3 anos...

jairo bertoni
03-03-2009, 14:43
meu quarto é minusculo..

estou inclinado para um split pelo fato de não ter que fazer um buraco na parede.... se eu fosse de split,

- como seria feita a conversão para 220v ja que aqui é 110v?????
- ?

estou de olho nesse ''Split Rockies 7.000 BTUs Frio 220V - York '' o memso tem garantia de 3 anos...

A york é uma boa marca ,pode comprar ,se não tiver jeito de 220 volts(esgote todas as possibilidades) compre um transformador 110/220 volts para 2000 watts de potencia .

coloque a condensadora no mesmo nivel (+ ou - 20 cm abaixo do furo para interligação frigrorífica e elétrica.) da evaporadora em suportes proprios para isso.

Gunner_2k6
04-03-2009, 00:51
A york é uma boa marca ,pode comprar ,se não tiver jeito de 220 volts(esgote todas as possibilidades) compre um transformador 110/220 volts para 2000 watts de potencia .

coloque a condensadora no mesmo nivel (+ ou - 20 cm abaixo do furo para interligação frigrorífica e elétrica.) da evaporadora em suportes proprios para isso.

só uma coisa.. gostaria de saber quais custos terei..
vi que esse da york não é selo A Procel.. tava vendo um outro da york tbm que é Procel A - 7.500BTUs - York High Wall Atlas YJEA07ADK

então ele ta custando 1000R$

quanto gastarei com a instalação + conversor de voltagem para 220v ???

jairo bertoni
04-03-2009, 09:47
só uma coisa.. gostaria de saber quais custos terei..
vi que esse da york não é selo A Procel.. tava vendo um outro da york tbm que é Procel A - 7.500BTUs - York High Wall Atlas YJEA07ADK

então ele ta custando 1000R$

quanto gastarei com a instalação + conversor de voltagem para 220v ???

com instalação da split ,eletricista ,conversor de voltagem , em torno de R$ 550.00 a R$ 650.00 ,

isso se fosse aqui na minha região ,aí eu não sei....

mlb.bsb
06-03-2009, 07:47
Galera, primeiro post, obrigado pelas ajudas:legal:, não sei se ja postaram antes, não vi, mas segue uma tabela legal do Inmetro, com economia, modelos, Procel e etc...

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/split.pdf

Vou me basear nela para adquirir o meu.

WILLAM
08-03-2009, 00:27
Cuidado!
Instalar no forro do telhado não é apropiado> voc~e cita que o do seu amigo funciona a 2 anos, é pura sorte mas não dou muito tempo de funcionamento para ele não. sou instalador de ar condicionado a 16 anos.

Abraços
william

Senhores, estou construindo minha casa, e vou colocar splits, que marcas são as mais indicadas?

Posso instalar as unidades externa, no forro do telhado, fazendo uma espécie de ventilação?

Um amigo instalou assim MAS SEM VENTILAÇÃO (utilizando somente as FRESTAS das telhas de barro) e ja funciona muito bem a uns 2 anos!

Ja deixei os tubos de 50 mm embutidos, pois como vou passar a fiação e o dreno por lugares diferentes, creio que os 50 mm dêem de sobra para a tubulação de cobre, correto ?

SecretSpy
08-03-2009, 23:01
Pessoal,

Fui comprar esse fim de semana o autotrasnformador e o balconista:irado:, não quis me vender nem a pau um trafo de 2000va, para o split que estou instalando.

Vejam se estou certo é um Gree Ultra Slim 12000btus 220v 1130W 5.52A.

Pelas minhas contas P(va) = 220 x 5.52 = 1214,4 VA com 30% de segurança = 1578,72 VA

Talvez um trafo de 1500va desse conta, mais como não quero problemas, pensei num de 2000va e mesmo assim o balconista não quis vender e o pior na loja desse #$%@, é bem mais barato.

Minhas contas estão certas? Ou o balconista não é *****!:ataque:

jairo bertoni
09-03-2009, 06:49
Pessoal,

Fui comprar esse fim de semana o autotrasnformador e o balconista:irado:, não quis me vender nem a pau um trafo de 2000va, para o split que estou instalando.

Vejam se estou certo é um Gree Ultra Slim 12000btus 220v 1130W 5.52A.

Pelas minhas contas P(va) = 220 x 5.52 = 1214,4 VA com 30% de segurança = 1578,72 VA

Talvez um trafo de 1500va desse conta, mais como não quero problemas, pensei num de 2000va e mesmo assim o balconista não quis vender e o pior na loja desse #$%@, é bem mais barato.

Minhas contas estão certas? Ou o balconista não é *****!:ataque:

Olhe pergunte a ele se ele já vendeu trafos pra esse fim ,e deu problemas ou que devolveram em garantia etc

a priori daria sim ,já coloquei alguns trafos em ac´s apesar de não aprovar tal medida ou aconselhar ,mas as vezes se não tem jeito, vá lá.

Talvez concessionária daí tenha problema de oscilação ,ou picos sei lá, e vc também não pode esquecer que na partida ,que seja por milésimos de segundos amperagem aumenta até nove vezes isso aliado à fornecimento com oscilação ,é problema na certa

se não for isso realmente vc tem razão ,ele é um ********* muito grande!!

O que ele disse ,aconselhou a vc colocar um maior?

SecretSpy
09-03-2009, 21:44
Ele disse que tinha que ser um de 3000va.

Estava certo de colocar um de 2000va, mas agora estou com medo por causa da partida.

Vou mandar um e-mail pra Gree, vamos ver o que eles dizem...

SecretSpy
10-03-2009, 21:56
Depois do email, a Gree me ligou e disse que eu deveria procurar um eletricista ou uma das empresas que fazem assistencia tecnica na minha região...

jairo bertoni
11-03-2009, 07:13
Depois do email, a Gree me ligou e disse que eu deveria procurar um eletricista ou uma das empresas que fazem assistencia tecnica na minha região...

olha o de 2000 ou 2500 daria conta do recado ,

mas converse com um eletricista de sua confiança,ou mesmo no sac da sua fornecedora de energia, por conta do problema da oscilação de rede,

ou se sua casa for em final de linha da rede ,o transformador estiver longe,ou se tiver alguma industria ou mesmo empresas no seu bairro no horário de pico as vezes o fornecimento fica comprometido.

Nada que um bom parecer tecnico ,uma segunda opinião ou até mesmo o bom senso não resolva.

acho que vc está fazendo do jeito certo conversando primeiro,aparar todas as arestas e depois partir para a execução. vc pode estar evitando com certeza um mal maior mais pra frente

(Talvez até a possibilidade de colocar um padrão novo,as vezes essa possibilidade pode parecer a menos provável ou atraente ,mas na maioria dos caso que instalei ac´s nessa sua situação depois o cliente me agradeceu,se vc quizer te explico com detalhes em outro post)

um abraço jairo

NetoRJ
11-03-2009, 11:51
Cuidado!
Instalar no forro do telhado não é apropiado> voc~e cita que o do seu amigo funciona a 2 anos, é pura sorte mas não dou muito tempo de funcionamento para ele não. sou instalador de ar condicionado a 16 anos.

Abraços
william

William, agraço sua preocupação, mas o projeto ja esta bem adiantado foi bastante discutido AQUI e em outros lugares, a coisa toda esta bem estruturada, ventilação boa, aprelhos vão ficar a sombra, o pé direito central do telhado esta com mais de 3 metros, etc!:tu:

Christino
11-03-2009, 13:15
O técnico vai lá na mansão hoje pra cotar a instalação.
Já falei pra ele que se o preço for muito caro, eu não compro o equipamento.

lbss
15-03-2009, 03:13
Boa dia a todos. (03:08 AM :riso:)

Acabei de adquirir um Fujitsu Inverter de 12.000 BTUs.
Navegando pela internet, vi em uma página algo sobre distância mínima entre a unidade condensadora e a evaporadora.

No meu caso, elas ficarão perto uma da outra, porém, uma dentro do apartamento e a outra do lado de fora, cerca de 1,8m mais baixa, separadas pela parede. Mas... não deve dar nem 2 metros de distância.

Pergunto: alguém sabe se existe uma distância mínima a obedecer na instalação ?

Abraço a todos! :legal:

korg
15-03-2009, 08:10
Boa dia a todos. (03:08 AM :riso:)

Acabei de adquirir um Fujitsu Inverter de 12.000 BTUs.
Navegando pela internet, vi em uma página algo sobre distância mínima entre a unidade condensadora e a evaporadora.

No meu caso, elas ficarão perto uma da outra, porém, uma dentro do apartamento e a outra do lado de fora, cerca de 1,8m mais baixa, separadas pela parede. Mas... não deve dar nem 2 metros de distância.

Pergunto: alguém sabe se existe uma distância mínima a obedecer na instalação ?

Abraço a todos! :legal:

Bom, no manual do meu inverter, diz que se a tubulação for menor que 3 metros, o ruído oriundo da condensadora irá "poluir" o som do ambiente, e que a evaporadora fará uns sons bem estranhos. :bD Bom, ainda vão instalar meu aparelho, mas é o que ta escrito lá rs
aliás, o tecnico que veio orçar minha instalação falou que tem que cumprir esse limite minimo mesmo (eu nem tinha visto o manual ainda) e ele diz que, caso não precise, mesmo assim vai fazer umas "curvas" com o cano pra atingir o limite.

[s]
Rodrigo

Christino
15-03-2009, 09:00
korg,

Fala pra gente quem é que vai fazer sua instalação e passa o preço.
O instalador manja desse inverter???

há brasso

korg
15-03-2009, 09:23
korg,

Fala pra gente quem é que vai fazer sua instalação e passa o preço.
O instalador manja desse inverter???

há brasso

Olha, ele é funcionário na empresa do meu irmão e mantém todos os aparelhos de lá (vários prédios).
Ele me passou um preço que considerei justo, abaixo de 500, porém sem suporte. Minha instalação será simples também, apenas com um "pulo-do-gato" no gesso. Com relação ao conhecimento do R410, ele sabia do novo gás , mas acho qeu nunca instalou um aparelho, embora tenha instalado centenas de splits de todos os tamanhos.

Vou encontrá-lo hoje e vou aproveitar e mostrar o manual do inverter, com as considerações de pressão do gás, manômetro diferente, tubo de cobre com várias exigências (além de diâmetro maior segundo o manual, em relacao ao aparelho convencional). Já adiantei alguns pontos pra ele no tel. O unico que ele estranhou foi do tubo de cobre mais largo.
Mas do resto me parecia ciente e , o que mais me tranquilizou no papo foi que ele mesmo mencionou a necessidade da bomba de vácuo. Enfim, depois de tudo instalado posto o resultado pra todos, ok !?

[s]
Rodrigo

Christino
15-03-2009, 11:59
korg,

O tubo não é maior não. No caso dos 24000 BTU/h é 1/4" e 5/8". O mesmo que a maioria dos que usam R22.

No caso dos 18000 o tubo é MENOR do que a maioria dos concorrentes. 1/4" e 1/2".
Um montador queria até discutir comigo qdo falei que o meu de 18000 não usava tubo de 5/8 e sim 1/2.

Como a pressão é maior, eles fizeram o projeto com um tubo menor.

Verifique o seu de 12000.

jairo bertoni
15-03-2009, 13:08
korg,

O tubo não é maior não. No caso dos 24000 BTU/h é 1/4" e 5/8". O mesmo que a maioria dos que usam R22.

No caso dos 18000 o tubo é MENOR do que a maioria dos concorrentes. 1/4" e 1/2".
Um montador queria até discutir comigo qdo falei que o meu de 18000 não usava tubo de 5/8 e sim 1/2.

Se for 12 k inverter os tubos de cobre são 1/4" (linha de liquido,alta pressão ou descarga)) e 1/2 " (linha de gas,retorno,baixa pressão ou sucção)

rmbeniste
15-03-2009, 13:13
Comprei mais um York 12.000 modelo Rockwell e aprendi mais uma esta semana com a revenda anterior que fez "M" na instalação.

Se o seu ar Split está fazendo barulhos de sopro forte como se fosse "vendaval na janela" mas é em ciclos, quer dizer que o gás esta liquido, e o reparador me informou que os gás que já está vindo na evaporadora , (da para 7 mts de tubulação) não esta ficando totalmente gasoso.

Misturando com sujeira, ar e umidade se a instaladora não faz o vácuo fica uma ***** só.

Vai aqui a minha experiencia, mandem jogar fora todo os 7 mts de gás e colocar o deles.

korg
15-03-2009, 16:13
Se for 12 k inverter os tubos de cobre são 1/4" (linha de liquido,alta pressão ou descarga)) e 1/2 " (linha de gas,retorno,baixa pressão ou sucção)

korg,

Sim pessoal, o meu é de 24000 e de 1/4" e 5/8". Eu fiz confusão, conversei com o rapaz hoje e é isso mesmo. Ele levou a porca do adaptador da bomba de vácuo qeu veio no condensador para ver a peça de conexão necessária para a bomba dele que disse nao precisar de outro manômetro pois a bomba dele opera tanto em baixa quanto alta pressão. (?!)

Enfim, amanhã o bicho será instalado!! :legal:

[s]
Rodrigo

lbss
16-03-2009, 23:42
Bom, no manual do meu inverter, diz que se a tubulação for menor que 3 metros, o ruído oriundo da condensadora irá "poluir" o som do ambiente, e que a evaporadora fará uns sons bem estranhos. :bD Bom, ainda vão instalar meu aparelho, mas é o que ta escrito lá rs
aliás, o tecnico que veio orçar minha instalação falou que tem que cumprir esse limite minimo mesmo (eu nem tinha visto o manual ainda) e ele diz que, caso não precise, mesmo assim vai fazer umas "curvas" com o cano pra atingir o limite.

[s]
Rodrigo
É bom saber disso. Quando o meu chegar vou procurar isso no manual - acredito que a maioria dos técnicos não respeitam isso.

Obrigado! E tenha uma ótima semana.

marpardini
20-09-2009, 02:04
Pessoal, minha dúvida é a mesma do Stallone Cobra... tem como um leigo realizar a instalação de um split?

Gostaria muito de saber pois em minha cidade não há quem faça a instalação, para ser feita a instalação somente agendando com um instalador de outra cidade, isso demora dias e ainda sai bem mais caro.

Andei pesquisando e vi que precisa Flangeador, cortador de tubos de cobre e Manifold na instalação... mesmo tendo esses equipamentos ainda não daria?

Abraço
(http://www.htforum.com/vb/member.php?u=14721)

Lecoht
20-09-2009, 20:51
marpardini, fiz instalação de dois York 9.000 btu. Nesta época do ano, eles são usados todos os dias, ou seja, toda noite, pois foram instalados nos quartos.

No primeiro, instalado no ano passado, vacilei com o gás. Em duas semanas foi deixando de resfriar até que chamei um técnico para fazer o vácuo, reparar o vazamento e reabastecer o sistema. O problema foi não ter apertado suficientemente as flanges.

No segundo, instalado a uns 45 dias, está funcionando perfeitamente.

Sou leigo em ar condicionado, mas já tinha experiência com elétrica e alvenaria, pois quase sempre reparo qq problema que ocorra em minha casa. A instalação de um Split não é simples, mas assim como eu, já lí relatos que tb fizeram.

As ferramentas específicas para o serviço que comprei, foram um flangeador (R$ 45,00) e cortador de tubos (20,00). Esses dois dos mais baratos e qualidade ruim, pois foi apenas para sanar a minha necessidade de instalar os dois equipamentos.

Não houve uso de bomba de vácuo. O gás existente na condensadora foi liberado com folga na flange de chegada. Assim, minimizei a quantidade de ar atmosférico no sistema. Esse não é o método recomendado, mas o fiz por minha conta e risco.

Por aqui, a intalação de um Split custa caro. Um técnico cobra a partir de 300 reais (se o serviço não houver nenhuma complicação ou tubulação maior que 5 metros). Precisa ainda de um eletricista e um pedreiro/pintor para preparar o local da instalação e depois fazer o acabamento na alvenaria. No total, só a mão de obra, não sai por menos de 600 reais. De material, gastei 127,00 com tubulação de 4 metros.

marpardini
20-09-2009, 23:48
Lecoht, meu caso é exatamente igual ao seu, na parte de eletrica e alvenaria não são problemas, a preocupação é na conexão das unidades condensadora e evaporadora, não para fazer as ligações de tubo de cobre, mas sim na hora de liberar o gás... mas seu relato me deixou interessado a arriscar também :legal:

FDMB
21-09-2009, 00:20
Quando a Springer Carrier lançou no Brasil o primeiro split (tenho ainda essa relíquia funcionando bem aqui de onde escrevo), ele era vendido com um kit de tubulação de cobre já isolada, com engates rápidos, pressurizada e com gás refrigerante e com os cabos elétricos para conectar a unidade evaporadora com a condensadora. Era facinho instalar!

Hoje não existe mais essa "moleza"!

Se você é uma pessoa cuidadosa, criteriosa, possui habilidades para a instalação e procura informações antes de arriscar, não tem muito mistério. O maior problema que vejo, seria a falta de uma bomba de vácuo para realizar a instalação, pois a umidade e impurezas podem causar problemas no circuito interno de refrigeração.

A linha de cobre entre evaporador e condensador necessita estar limpa internamente e há a necessidade de realizar vácuo nesse trecho para garantir uma instalação perfeita. Caso isso não seja feito, o aparelho pode até funcionar, mas a chance disso causar problemas aumenta bastante!

Se acha que o risco compensa, desejo boa sorte!:legal:

marpardini
21-09-2009, 01:24
FDMB, muito obrigado pelas dicas... a bomba a vacuo acho que o cara que arruma geladeiras e freezer aqui da minha cidade deve ter ela, ja perguntei a ele se ele instala split mas a resposta foi negativa... mas conversando certinho acho que da para ele ir realizar o vacuo na tubulação de cobre.

Lecoht
21-09-2009, 09:44
Quando fui intalar o primeiro equipamento, procurei alguns técnicos que trabalhavam com geladeira e nenhum quiz fazer o vácuo e liberação do gás. Se era o mesmo que já trabalhava com A/C queria fazer o serviço completo. Se era alguém que não trabalhava pessoalmente, ele conhecia alguém e insistia que eu contratasse o camarada.

Talvez vc consiga conversar e obter ajuda apenas nessas etapas.

Com o primeiro A/C, consegui uma pessoa que, vendo o serviço já feito e apenas faltando o gás, fez o vácuo sanou o vazamento e reabasteceu usando o equipamento devido por R$ 120,00.

De qq forma, se for encarar mesmo a instalação, posso passar mais detalhes.

jairo bertoni
21-09-2009, 20:08
Quando fui intalar o primeiro equipamento, procurei alguns técnicos que trabalhavam com geladeira e nenhum quiz fazer o vácuo e liberação do gás. Se era o mesmo que já trabalhava com A/C queria fazer o serviço completo. Se era alguém que não trabalhava pessoalmente, ele conhecia alguém e insistia que eu contratasse o camarada.

Talvez vc consiga conversar e obter ajuda apenas nessas etapas.

Com o primeiro A/C, consegui uma pessoa que, vendo o serviço já feito e apenas faltando o gás, fez o vácuo sanou o vazamento e reabasteceu usando o equipamento devido por R$ 120,00.

De qq forma, se for encarar mesmo a instalação, posso passar mais detalhes.

aí moçada(Deus me livre desse tal de lecoht,:hilario::hilario::concordo::concordo::lol: :lol::feliz::feliz:) ,olha é mais ou menos isso que o nosso amigo descreveu,só faltando escariar as rebarbas das pontas dos tubos de cobre para fazer as flanges

um abraço jairo

marpardini
22-09-2009, 18:33
Lecoht, eu tava lendo mesmo que tem que saber o ponto certo ate onde apertar para não apertar pouco e vazar, e não apertar muito e danificar a rosca... e quanto as dicas e mais detalhes, são sempre muito bem vindas :legal:

jairo bertoni, muito obrigado por mais esta dica.

Acroslam
26-09-2009, 16:41
Olha com todo respeito ao consumidores que compraram splits e acham que é uma compra casada, nada a ver. Pois vc não é obrigado a fazer a instalação com creedenciados, a diferença é que esse pessoal é treinado com curso e palestras que ensinam a fazer a "coisa" de forma certa como por exemplo dar vacuo passar a tubulaçao da forma correta com a realizaçao de flanges isolamento e etc corretamente e depois não fazer que com que Vcs consumidores tenham prejuizos futuros e transtornos.

Agora com relação aos custos. Imagina só vc contrata uma empresa pra realizar a instaçação do aparelho na sua casa tem custos com o material, sendo tubulação de cobre, Isolamento para não ocorrer condensação da tubulação já que ela é fria, fitas tipo durex, fio pra reallizar a interligação das unidades, A diaria de um profissional já quer ele trem que receber o seu salario, transporte já q na maioria das vezes esse deslocamento tem que ser com um carro pelo volume de coisas e ferramentas a ser levado ao local da instalação. O ferramental todo, q são inumeras as ferrametas e a maioria são caras, muito caras...

Vc que ta ai reclamando que é caro, vc trabalharia de graça para fazer o seu trabalho? Um Exemplo vc que é advogado, defenderia um cliente que foi lesado por uma loja pq ela causou um transtorno, e ele elegaria que já pagara seus impostos e quem deveria lhe pagar era o governo já que ele já paga seus impostos? estão ai vai, a fabrica vende, agora vc instala com quem vc quizer mas se instalar com o pessoal autorizado (treinado) vai pagar caro, ou vai querer um MECHANICO q num tem formação nem treinamendo, e posteriormente vc ter transtornos como condensação da tubulaçao causando mofo e umidade em paredes e tetos de gesso por exemplo ou ainda danos ao seu imóvel.

Tenho uma história que ouvi de um cliente. Um MECHANICO foi a sua casa instalou o aparelho, pegou o pagamento e disse ao cliente que já tava funcionando que que era só esperar o gas esfriar (Sendo que não existe essa de esperar o gas esfriar), e ele num ia poder esperar pq estava muito ocupado e qualquer coisa poderia ligar, qnd cheguei ao local o ar do cara num tava com a instalação nem pela metade.

Agora espero que vcs consumidores que ao acharem um absurdo o valor cobrado para instalar um split pensem bem no que falam....

Muito obrigado pela atenção....

Christino
26-09-2009, 23:25
Paguei 500 pratas pra instalar o meu ar.

Paguei mas acho que valeu a pena, mesmo assim não impede que eu continue achando que é um serviço CARO.

Teve um instalador que veio com um orçamento de 1200. Se ele cobra é pq tem quem pague.

Eu não. Meu dinheiro não é capim.

E o meu ar tá ótimo. O instalador é profissa e fez um excelente trabalho. Caro, todavia.

arybcn
26-10-2009, 13:08
Depois de muito pesquisar vou comprar um ar condicionado split pra colocar no meu quarto.

Gostaria de recomendaçãoes de empresas em Belo Horizonte para fazer a compra e instalação. Vi muitos membros aqui dizendo que o Leroy Merlin tem preços bons.

A instalação vai ser simples e um amigo (eletricista) fará a instalação de 220v.

Qual marca vocês recomendam, com 9.000 btu? Não posso pagar mais que R$1000.

Obrigado :legal:

sidiney
27-10-2009, 08:20
Depois de muito pesquisar vou comprar um ar condicionado split pra colocar no meu quarto.

Gostaria de recomendaçãoes de empresas em Belo Horizonte para fazer a compra e instalação. Vi muitos membros aqui dizendo que o Leroy Merlin tem preços bons.

A instalação vai ser simples e um amigo (eletricista) fará a instalação de 220v.

Qual marca vocês recomendam, com 9.000 btu? Não posso pagar mais que R$1000.

Obrigado :legal:

Amigo comprei um de 12.000btus na americanas.com por R$ 999,00 marca COMFEE ele é fabricado pela MIDEA com frete grátis para a região sudeste. ja esta funcionado bonito aqui em casa gostei muito do aparelho.
paguei R$ 450,00 na instalação com a autorizada e estendi a garantia para 03 anos.

o de 9.000btus acho que esta R$ 899,00 senão me engano.

Boa sorte na sua escoha.

arybcn
27-10-2009, 09:40
Amigo comprei um de 12.000btus na americanas.com por R$ 999,00 marca COMFEE ele é fabricado pela MIDEA com frete grátis para a região sudeste. ja esta funcionado bonito aqui em casa gostei muito do aparelho.
paguei R$ 450,00 na instalação com a autorizada e estendi a garantia para 03 anos.

o de 9.000btus acho que esta R$ 899,00 senão me engano.

Boa sorte na sua escoha.

Obrigado pela resposta.
Está com um ótimo preço na Americanas, e com frete gráts.
Minha maior preocupação é com o valor da conta no final do mes. :regras:

Ele tem selo Procel?
Se eu comprar um de 12000, o aparelho vai trabalhar menos e vai consumir menos, apesar do consumo dele ser maior que o de 9000.

Isso na prática funciona?

PS: vou usar pouco durante a semana (só a noite) e de dia nos finais de semana.

Obrigado.

sidiney
27-10-2009, 09:56
Obrigado pela resposta.
Está com um ótimo preço na Americanas, e com frete gráts.
Minha maior preocupação é com o valor da conta no final do mes. :regras:

Ele tem selo Procel?
Se eu comprar um de 12000, o aparelho vai trabalhar menos e vai consumir menos, apesar do consumo dele ser maior que o de 9000.

Isso na prática funciona?

PS: vou usar pouco durante a semana (só a noite) e de dia nos finais de semana.

Obrigado.

O de 12.000btus tem selo procel classe C, mais pelo que pesquisei e pude ver a diferença de consumo para o classe A é pouca e a diferença de valores e pelo pouco uso que vou ter, não compensava comprar um classe A que é mais caro. isso no meu ponto de vista é claro.

Atenciosamente,

Sidiney Siqueira

arybcn
27-10-2009, 18:55
O de 12.000btus tem selo procel classe C, mais pelo que pesquisei e pude ver a diferença de consumo para o classe A é pouca e a diferença de valores e pelo pouco uso que vou ter, não compensava comprar um classe A que é mais caro. isso no meu ponto de vista é claro.

Atenciosamente,

Sidiney Siqueira

Esse com o selo C não me agrada muito, apesar do preço atraente.

Será que Eletrolux é bom?
Tem um na Magazine Luiza por R$899, e é selo A.

jairo bertoni
27-10-2009, 19:24
Esse com o selo C não me agrada muito, apesar do preço atraente.

Será que Eletrolux é bom?
Tem um na Magazine Luiza por R$899, e é selo A.

como instalador eu não gosto do eletrolux ,prefiro o midea ou york...etc mas vc é que sabe .....

um abraço jairo

doctor
29-10-2009, 22:44
amigos, alguém poderia sanar uma dúvida minha?
Tenho um ar condicionado split no quarto. É possível adicionar a este ar condicionado mais um split que ficaria na sala? Ficaria um motor e 2 split. Existe isso?

§ilvio
30-10-2009, 00:44
Uma condensadora com duas evaporadoras existe, mas até onde sei, tem que ser comprado em conjunto, pois a condensadora tem que ter capacidade para suprir as duas evaporadoras.

Acrescentar uma evaporadora numa instalação existente convencional... acho que não dá...

jairo bertoni
31-10-2009, 20:51
amigos, alguém poderia sanar uma dúvida minha?
Tenho um ar condicionado split no quarto. É possível adicionar a este ar condicionado mais um split que ficaria na sala? Ficaria um motor e 2 split. Existe isso?

possível sim ,mas pouco pratico e de nenhuma serventia, pois seu ar estaria divido ao meio ,caindo drasticamante o rendimento,se ele por ventura funcionar.... agora existe no mercado os multi split´s ou bi ,tri quadri split´s ,mas só seria aconselhável vc optar por esses modelos pela falta de espaço ,restrições por causa de fachadas ,etc

um abraço jairo

McBacker
14-11-2009, 17:42
Boa tarde amigos!

Estou pensando em adquirir um Split de 9000BTU para o meu quarto e gostaria de saber qual o valor médio cobrado para a instalação deste tipo de aparelho.

Obrigado

jairo bertoni
14-11-2009, 21:27
Boa tarde amigos!

Estou pensando em adquirir um Split de 9000BTU para o meu quarto e gostaria de saber qual o valor médio cobrado para a instalação deste tipo de aparelho.

Obrigado

cada caso é um caso... depende das distancias das tubulações de interligações frigoríficas e eletricas ,se a instalação vai ser em predios de apto , ...entre andares ,terreo ,se precisa de equipamento para trabalhar em altura etc

pra vc ter um parametro de comparação de instalação aí em sampa ,ligue 011 3352 6919 fale com o rafael leal ele te esclarecerá todas as duvidas quanto a preços tanto de compra como de instalação...

um abraço jairo

Leonardo Niterói
14-11-2009, 21:36
Tenho um split de 30000 btu na Komeco em minha sala há quase 2 anos.
Tenho reparado a formação de gelo dentro da evaporadora e queda do seu rendimento.
Os filtros estão limpos.
Seria falta de gás ??

Desde já agradeço a ajuda.

McBacker
14-11-2009, 21:46
cada caso é um caso... depende das distancias das tubulações de interligações frigoríficas e eletricas ,se a instalação vai ser em predios de apto , ...entre andares ,terreo ,se precisa de equipamento para trabalhar em altura etc

pra vc ter um parametro de comparação de instalação aí em sampa ,ligue 011 3352 6919 fale com o rafael leal ele te esclarecerá todas as duvidas quanto a preços tanto de compra como de instalação...

um abraço jairo

Obrigado Jairo! No caso, a instalacao seria no meu quarto (casa terrea) e a distancia entre as 2 pecas nao deve passar de 3 metros... o maior problema seria a instalacao eletrica, pois a linha de 220V nao deve passar nem perto daqui.

Abraco!

FDMB
14-11-2009, 22:08
Tenho um split de 30000 btu na Komeco em minha sala há quase 2 anos.
Tenho reparado a formação de gelo dentro da evaporadora e queda do seu rendimento.
Os filtros estão limpos.
Seria falta de gás ??

Desde já agradeço a ajuda.

99,9% de chances de ser falta de gás! Mas antes que o técnico complete a carga, peça para ele eliminar o vazamento, senão vai vazar novamente!:legal:

jairo bertoni
15-11-2009, 18:57
99,9% de chances de ser falta de gás! Mas antes que o técnico complete a carga, peça para ele eliminar o vazamento, senão vai vazar novamente!:legal:

franklin ,meu rei!!!!!! e brasíla ,quente seca e cheia de dolares?????

como sempre vc é como agulha ,foi direto ao ponto!!! igual fiat 147 curto e grosso...um abraço jairo

---------- Mensagem adicionada às 19:57 ---------- Mensagem anterior foi às 19:52 ----------

Obrigado Jairo! No caso, a instalacao seria no meu quarto (casa terrea) e a distancia entre as 2 pecas nao deve passar de 3 metros... o maior problema seria a instalacao eletrica, pois a linha de 220V nao deve passar nem perto daqui.

Abraco!
de nada!!!

instalação na verdade é uma equipe de bons profissionais ,pedreiro,encanador ,eletricista,e as vezes gesseiro,põe todo do mundo pra conversar que vai dar tudo certo.....

um abraço jairo

chame o instalador ,orçe com ele,ele te apontará o local das fiações eletricas e de dreno...depois fica mais facil...

FDMB
15-11-2009, 21:43
Jairão,

o calor aqui anda de lascar!!

Estou aqui no escritório com o ar ligado, e é uma relíquia: o primeiro split lançado no Brasil (Air Split da Carrier). O bicho faz uma barulheira mas ainda resfria...:bD

Grande abraço desde a capital!!:legal:

arybcn
16-11-2009, 09:59
Fiz o orçamento da instalação do split, me cobraram R$900 :oloko:
E a instalaçõe é simples, a parte elétrica já está ponta.

Vou olhar outros lugares.

Led-SP
16-11-2009, 11:12
...ligue 011 3352 6919 fale com o rafael leal ele te esclarecerá todas as duvidas quanto a preços tanto de compra como de instalação...

Vc indica o Rafael? Preciso fazer uma manutenção no meu aparelho.

jairo bertoni
16-11-2009, 11:17
Vc indica o Rafael? Preciso fazer uma manutenção no meu aparelho.

olha na verdade o rafael é um consultor em condicionamento,que está a muito tempo no mercado

ele conhece a maioria das empresas e instaladores de sp ,ligue pra ele que ele te orienta sobre empresas/instaladores/manutenção inclusive acho eu o mais proximo de sua casa.. poste o resultado pra gente tipo ,,negociação,preço final,nivel de satifação etc

um abraço jairo

gcabrantes
22-11-2009, 19:01
Oi pessoal,

Estou em dúvida em qual aparelho comprar, mas estou "tentado" a comprar o Split da Comfee de 18.000, vocês conhecem?

Não o conheço, mas o preço está bom. R$ 990,00 nas Lojas Americanas.

A questão é: preciso instalar com alguma assistência credenciada para ter a garantia.

Não tenho noção de preços nem de lojas boas e confiáveis.

Vocês tem indicação aqui no Rio? Moro no Flamengo.

jairo bertoni
22-11-2009, 19:11
Oi pessoal,

Estou em dúvida em qual aparelho comprar, mas estou "tentado" a comprar o Split da Comfee de 18.000, vocês conhecem?

Não o conheço, mas o preço está bom. R$ 990,00 nas Lojas Americanas.

A questão é: preciso instalar com alguma assistência credenciada para ter a garantia.

Não tenho noção de preços nem de lojas boas e confiáveis.

Vocês tem indicação aqui no Rio? Moro no Flamengo.

olha eu já instalei ,na verdade ele é sem nem tirar nem por o york rockies que a mesma americanas estava vendendo a uns meses atras

é que a midea fabrica e monta pros grandes fabricantes e fornecedores ,internamente as maquinas são parecidas mudando só o lay out ou design por questão de marcas e patentes ,mas internamente não tem grandes diferenças e a mesma midea resolveu entrar no mercado como ela mesma ,como a patente das maiorias dos condicionadores pertence a ela ,daí pra fabricar foi um passo...

visitei o stand dela na febrava em são paulo ,ela é uma das grandes empresas emergentes da china... acho que vc pode comprar ..

instaladores acho dificil vc encontrar ,mas encontra tenho certeza aí no rio (ache o site e entre no campo autorizadas )pois ainda não deu tempo pra credenciar e treinar todo mundo ..mas quem montou o york rockiers monta o comfee de olho fechado

é uma maquina honesta ,com um consumo um pouco alto (selo c) mas isso é muito relativo (não vou entrar em detalhes)

um abraço jairo

Márcio
22-11-2009, 21:03
Eu tenho um midea que é o mesmo comfee, é muito bem, por exemplo bem melhor do que o consul de um amigo.
Tenho o ar há pelos menos dois anos e sem queixas.
Só para constar a midea é a maior fabricante de equipamentos de ar condicionado do mundo, fabrica em oem para grande parte das marcas brasileiras.

Christino
23-11-2009, 09:23
Minha conta de energia em casa é de cerca de 80 reais/mês.

Com esse calor, o ar de 18000 btu/h fica ligado umas 6 horas/dia e umas 12h no fim de semana.

Imagino que a conta no mes que vem deve chegar a 400 reais. E o meu ar é um Inverter.

Só a conta já vai dar o preço de uma instalação. rararara

jairo bertoni
23-11-2009, 12:55
Minha conta de energia em casa é de cerca de 80 reais/mês.

Com esse calor, o ar de 18000 btu/h fica ligado umas 6 horas/dia e umas 12h no fim de semana.

Imagino que a conta no mes que vem deve chegar a 400 reais. E o meu ar é um Inverter.

Só a conta já vai dar o preço de uma instalação. rararara

deixa eu quebrar a cara com vc e com o topico R$ vc vai ficar entre os R$ 180,00 a R$ 200,00 no maximo acompanhe e post pra nós

um abraço jairo

Christino
23-11-2009, 14:45
Vou postar. Certamente.

jc2002
23-11-2009, 20:47
galera o calor ta forte e eu to querendo por um ar condicionado no meu quarto, nunca tive portanto nao manjo nada...
meu quarto tem aproximadamente 18 metros quadrados, e ja tem uma furaçao na parede que da saida pra varanda propria pra ar condicionado

tirei uma foto e coloquei uma seta vermelha aonde é o furo. queria saber qual aparelho vcs me indicam e qual a potencia.

outra coisa no caso do furo da parede ser em baixo teria como colocar o split em baixo tb ?

foto:
http://img22.imageshack.us/img22/7871/dsc00244wp.jpg

obrigado

jairo bertoni
24-11-2009, 18:40
galera o calor ta forte e eu to querendo por um ar condicionado no meu quarto, nunca tive portanto nao manjo nada...
meu quarto tem aproximadamente 18 metros quadrados, e ja tem uma furaçao na parede que da saida pra varanda propria pra ar condicionado

tirei uma foto e coloquei uma seta vermelha aonde é o furo. queria saber qual aparelho vcs me indicam e qual a potencia.

outra coisa no caso do furo da parede ser em baixo teria como colocar o split em baixo tb ?

foto:
http://img22.imageshack.us/img22/7871/dsc00244wp.jpg

obrigado

não é o melhor lugar,foi o que eu entendi..procure um tecnico de sua confiança ou que alguem conheça e te indique .... ele terá condições melhores in loco pra te orientar .... mas pode postar suas duvidas,não estamos descartando a possibilidade te ajudar ..mas no seu caso acho que pode ser que haja uma solução melhor

um abraço jairo

frederick
26-11-2009, 14:02
Olá.. também sou de BH, alguém indica instaladores aqui? Meu ar é da marca Komeco, mas tá uma tristeza, teve empresa credenciada falando que só vai poder ma dar "previsão" da data para poder fazer ORÇAMENTO após 10/12...
e as autorizadas marcam, não comparecem, dizem que "perderam minha ficha".
Do jeito que está, não me preocupo mais com a "venda casada", me preocupo com um bom profissional recomendado pelo fórum fazer o serviço, o resto eu resolvo judicialmente se der problema.
Obrigado a todos pela ajuda!

climatrix
30-11-2009, 16:22
Frederick, o equipamento split deve ser instalado proximo ao teto, considerando que vc tenha um pé direito até 3 metros

04416
25-12-2009, 15:50
Li este tópico praticamente inteiro e é realmente difícil achar algum ar condicionado que agrade todos...

Comprei um comfee 9000 pro meu quarto (~10m2) tb pelas lojas americanas, mas depois de tudo feito é que fui pensar: como vou fazer pra instalar esse negocio aqui na minha casa se todas as tomadas são de 110V?

Vcs tem alguma experiencia com transformador de voltagem ligado ao ar condicionado? Dá certo?

To pensando seriamente em cancelar o pedido e comprar o de janela... já que este tem uma chave que podemos escolher entre 110 e 220...

Pessoal me dá uma ajudinha!!!

Thassio Ricardo
25-12-2009, 18:40
Eu nunca vi um AC de janela com seletor de voltagem.
Ou você compra 127 ou 220,igual a geladeira,microondas,maquina de lavar e etc...

Lecoht
25-12-2009, 21:31
04416,
Já lí sobre residências com rede trifásica de 110v onde se juntando duas fases, aciona-se aparelhos de 220v.

Não conheço as limitações técnicas sobre esse procedimento, mas é uma dúvida a ser discutida com um eletricista, antes de cancelar a compra.

NetoRJ
26-12-2009, 14:20
Vamos por partes!

Ac de janela, não tem chave seletora, como o amigo citou vc compra ele em 110 volts ou 220 volts!

Só "não existe solução" para o seu caso, se o seu relógio (medidor de consumo), for MONOFÁSICO, que aqui no RJ chamamos de "baixa renda", acho um tanto dificil, pois provavelmente seu medidor é trifasico, por tanto é apenas uma questão de "configuração" na instalação, para prover o ponto onde o AC sera instalado com 2 fases de 110 volts (para quem não é do RJ, o "nosso" 220 volts, é obtido somando 2 fases de 110)!

Transformador é uma opção sim, mas ele deve ser uns 30% superior na potência do AC, afim de suportar a corrente de PICO, toda vez que o compressor "armar", além de que o consumo sera maior do que ligar o AC direto!

Procure um eletricista e não abandone o Split, pq é muito mais eficiente do que um AC de janela, tanto na refrigeração quanto no consumo!

Qualquer coisa, posta ai!

Christino
28-12-2009, 06:31
Jairão, ficou em R$220,00.

Mas eu dei uma maneirada no uso caso contrário o bixinho ia bater nos R$400 facinho.

deixa eu quebrar a cara com vc e com o topico R$ vc vai ficar entre os R$ 180,00 a R$ 200,00 no maximo acompanhe e post pra nós

um abraço jairo

Nidia Elena
01-01-2010, 15:52
:rever1:
Preciso de orientação... comprei um Split da Consul 9000 BTUs mas a minha sala é grande, 30 m2. O quê pode acontecer neste caso? vai ter mais consumo? e se utilizar algum outro equipamento para ajudar na ventilação como um climatizador de ar?
Ainda dá tempo de cancelar a compra, mas preciso saber antes se tem jeito de usar assim mesmo.
Preciso saber também se alguém indica algum instalador bom aqui em Santos.

:rever1:

Leonardo Niterói
01-01-2010, 15:57
Eu cancelaria a compra.

30m2 acredito que você só seria bem atendida com 18.000 btus ou um multisplit (2x9000), EM DIANTE !

Além do ar trabalhar no limite o tempo todo, a agradável sensação térmica não deverá ser alcançada pois o aparelho não consegue refrigerar a sala grande que possui.

Em média, a instalação de splits fica em R$ 450.

Nidia Elena
01-01-2010, 17:09
:legal:

Valeu! vou tentar trocar ou cancelar. Por acaso, 9000 dá para quantos m2 mais ou menos? poderia instalar em algum dormitório.
Brigadão:legal:

FDMB
01-01-2010, 17:49
A continha que geralmente funciona é assim:

para cada 20 m², 12.000 BTU/H.

Se seu ambiente não é do tipo crítico, onde o sol à tarde bate em cheio nas janelas, tem muita gente circulando, o teto pega muito sol ou tem pontos que não dá para fechar (manter a sala isolada), essa conta dá certinho!!

Nidia Elena
01-01-2010, 21:12
Eu não gostei nem um pouquinho do preço de instalação ... quanto será que fica a instalação de um de parede? estou desistindo do split mesmo porque não vou colocar no quarto e fiquei assustada com este lance de instalação errada e suas consequências.

Nidia Elena
01-01-2010, 22:58
Que dúvida! Pesquisei no Mercado LIvre, achei uma pessoa que instala por 350,00 e tem boas qualificações ... e depois li também sobre a economia na conta, estou pensando novamente no split.
Obrigada a todos!

:aplauso:

Márcio
02-01-2010, 00:50
Quando comprei meu primeiro ar o instalador disse que eu deveria deixar o equipamento próximo do local onde eu fico, desta forma a refrigeração seria mais eficiente.
Eu fiz isso e foi a maior porcaria, isso porque quando o ar entra em funcionamento vem um ar gelado e quando ele para vem uma sensação de aquecimento.
Quando instalei o meu midea foi pensando em ter uma sobra, a sala tem 15m2 e o ar 12.0000btu's.
Instalei o unidade interna na parte frontal da sala, onde ficam a tv e os equipamentos, eu sento no lado oposto, o comprimento da sala é de 5m e a largura 3m.
Instalando o equipamento com folga a temperatura ficará agradável mesmo no lado oposto da sala, como no meu caso, e a temperatura ficará mais estável, eu praticamente não sinto alteração quando o ar liga ou desliga.
Se fico próximo à tv a variação de temperatura é muito grande quando o ar liga ou desliga.
Meu ponto é, comprem um ar que sobre no ambiente e instalem no lado oposto da sala, é como a instalação fica mais agradável.

frederick
02-01-2010, 23:28
Olá.. também sou de BH, alguém indica instaladores aqui? Meu ar é da marca Komeco, mas tá uma tristeza, teve empresa credenciada falando que só vai poder ma dar "previsão" da data para poder fazer ORÇAMENTO após 10/12...
e as autorizadas marcam, não comparecem, dizem que "perderam minha ficha".
Do jeito que está, não me preocupo mais com a "venda casada", me preocupo com um bom profissional recomendado pelo fórum fazer o serviço, o resto eu resolvo judicialmente se der problema.
Obrigado a todos pela ajuda!
Respondendo a mim mesmo, após NENHUM CONTATO das autorizadas de Belo Horizonte, consegui com muito custo um técnico que fez um serviço de extrema qualidade, sem sujeira e já vai para 2 meses que o ar funciona uma média de 4h/dia sem problemas. Indiquei para manutenção em empresas que presto consultoria em TI e todas estão satisfeitas até então
Caso alguém necessite do contato, me enviem um email - frederick @ dahype.org que eu passo o telefone, creio não ser bacana deixar em público o contato de terceiros.
E mais uma vez, vergonhosa a atuação das autorizadas que cobram um serviço caro e me deixaram no vácuo sem ao menos uma ligação de retorno... Teve uma que pediu 900 reais de instalação para até 3metros de distância, sendo que o ar com garantia extendida custou 899.

admskill
10-01-2010, 20:32
Bom pessoal, comprei meu split ... já fiz a instalação elétrica e alvenaria ... passei os tubos liguei os cabos, fiz ele com a instalação de um autotransformador, a principio está tudo perfeitinhu ... o problema é que aqui na minha região fiz uma cotação ... mesmo tando tudo instalado no lugar, no caso é só o técnico flangear, conectar os tubos e liberar o gás ... o cara me cobrou o mesmo preço da instalação completa R$ 400,00.

bom pessoal amanhã irei comprar o flangeador e eu por conta e risco irei fazer o serviço, eu só gostaria de saber onde eh feita a liberação do gás, levando em consideração que a evaporadora me apresenta duas conexões .. uma maior e outra menor ... então tb eu gostaria de saber se a liberação do gás é feita na evaporadora ou na condensadora ... na conexão maior ou menor ????

Agradeço desde já ....

Christino
10-01-2010, 20:53
Não entendi. Vc fez a instalação elétrica e usou autotrafo?
Pq vc não puxou 220V desde o painel?

Depois vc posta o resultado do seu aprendizado. Por sua conta e risco como vc disse.

aminhaer
10-01-2010, 22:41
Alguém conhece alguma empresa ou instalador que instale aqui no Rio de Janeiro por um preço razoável? Estou pensando em comprar um split york de 7k ou 9k btu
Valeu!

admskill
11-01-2010, 07:46
Sim usei um transformador ! Aqui onde eu moro o senhoril não autorizou o aumento de carga no meu padrão de energia ! Então usei um transformador de 110v pra 220v.

Christino
11-01-2010, 15:29
Se vc tem as 3 fases no painel, então era só instalar um disjuntor bipolo. Nada mais.

Aumento de carga vc já está fazendo, seja em 127 ou 220V.

Bom, parece-me também que na sua residência não tem as 3 fases no painel. Aí sim vc precisaria solicitar à concessionária e isso mudaria algumas coisas.

admskill
12-01-2010, 00:37
Conseguiiii !!!!!

Fiz a instalação, pra mim não foi nenhum bicho de sete cabeças ... tem tudo no manual, só que eu fiz pelo método de sangria ... fiz as conexões deixei o flange do tubo maior meio folgado ... liberei o gás refrigerante pelo registro do tubo menor e quando começou a sair gás refrigerante no flange do tubo maior, eu fechei o flange e abri o segundo registro... tá gelando que é uma beleza ! Já testei pra ver se tinha vazamento mas não tem. Fiz o teste da espuminha !

Bom pessoal minha instalação ficou redondinha, a única coisa que eu mudei é que minha residência é 110v ... dai comprei um autotrafo pra virar minha voltagem pra 220v ... liguei as duas fases na tomada do ar ... e o aterramento eu fiz pela condensadora lá do lado de fora com uma vara de cobre fincada no chão ... já que o aterramento do ar condicionado abrage todo o sistema da evaporadora e condensadora eu fiz pela condensadora mesmo. Ficou Show !

Lembrando que eu sou técnico em eletrônica e pelo menos a parte elétrica eu consegui me safar !

Tomei a iniciativa de instalar pq eu fiz o mais dificil de tudo que foi toda a instalação fisica e elétrica ... e não consegui achar uma mão de obra mais barato que R$ 350,00... mesmo com tudo pronto ... no fim de tudo a minha instalação saiu por menos de R$ 100,00.

Abraços !

jairo bertoni
12-01-2010, 10:13
Conseguiiii !!!!!

Fiz a instalação, pra mim não foi nenhum bicho de sete cabeças ... tem tudo no manual, só que eu fiz pelo método de sangria ... fiz as conexões deixei o flange do tubo maior meio folgado ... liberei o gás refrigerante pelo registro do tubo menor e quando começou a sair gás refrigerante no flange do tubo maior, eu fechei o flange e abri o segundo registro... tá gelando que é uma beleza ! Já testei pra ver se tinha vazamento mas não tem. Fiz o teste da espuminha !

Bom pessoal minha instalação ficou redondinha, a única coisa que eu mudei é que minha residência é 110v ... dai comprei um autotrafo pra virar minha voltagem pra 220v ... liguei as duas fases na tomada do ar ... e o aterramento eu fiz pela condensadora lá do lado de fora com uma vara de cobre fincada no chão ... já que o aterramento do ar condicionado abrage todo o sistema da evaporadora e condensadora eu fiz pela condensadora mesmo. Ficou Show !

Lembrando que eu sou técnico em eletrônica e pelo menos a parte elétrica eu consegui me safar !

Tomei a iniciativa de instalar pq eu fiz o mais dificil de tudo que foi toda a instalação fisica e elétrica ... e não consegui achar uma mão de obra mais barato que R$ 350,00... mesmo com tudo pronto ... no fim de tudo a minha instalação saiu por menos de R$ 100,00.

Abraços !

:legal: :aplauso: :concordo: :rever1:

um grande abraço jairo

Deftones
12-01-2010, 11:28
Conseguiiii !!!!!

Abraços !

AdmSkill,

poderia postar onde no Rio , vc comprou os materiais ? ( tubulação de cobre, espuma, isolamento etc )

abraços!

Erick

admskill
12-01-2010, 11:51
AdmSkill,

poderia postar onde no Rio , vc comprou os materiais ? ( tubulação de cobre, espuma, isolamento etc )

abraços!

Erick

Amigo eu ia comprar na Refrigeração Sudeste ( www.refrigeracaosudeste.com ) mas não tinha o tubo de 3/8. Ai comprei na Clima Rio, ambas as lojas na Penha, a Clima Rio fica na Av. Lobo Júnior, nº 1.164, é só entrar ali no segundo viaduto depois da delegacia, vai passar o primeiro sinal e depois a Depaschoal fica ao lado ... lá o material saiu bem mais em conta que na Refrigeração Sudeste. O material usado foi:

3 Metros de tubo de cobre 3/8.
3 Metros de tubo de cobre 1/4.
1 Rolo de fita de PVC.
4 Metros de tubo esponjoso.
1 Flangeador ( profissional ).
3 Metros de chicote para ligação elétrica.

Isso ai saiu por R$ 77,00 e poucos reais.

E o suporte eu já tinha comprado na refrigeração sudeste que me custou R$ 27,00.

A transformador de 110v/220v eu paguei R$ 160,00 na Senador Dantas lá no centro do Rio.

Abraços.

doom
12-01-2010, 13:37
Vamos por partes!

Ac de janela, não tem chave seletora, como o amigo citou vc compra ele em 110 volts ou 220 volts!

Só "não existe solução" para o seu caso, se o seu relógio (medidor de consumo), for MONOFÁSICO, que aqui no RJ chamamos de "baixa renda", acho um tanto dificil, pois provavelmente seu medidor é trifasico, por tanto é apenas uma questão de "configuração" na instalação, para prover o ponto onde o AC sera instalado com 2 fases de 110 volts (para quem não é do RJ, o "nosso" 220 volts, é obtido somando 2 fases de 110)!

Transformador é uma opção sim, mas ele deve ser uns 30% superior na potência do AC, afim de suportar a corrente de PICO, toda vez que o compressor "armar", além de que o consumo sera maior do que ligar o AC direto!

Procure um eletricista e não abandone o Split, pq é muito mais eficiente do que um AC de janela, tanto na refrigeração quanto no consumo!

Qualquer coisa, posta ai!

Meu apartamento aqui é trifásico...então não vou precisar comprar um transformador? (minha rede é 110v).

Jin Kazama VGH
12-01-2010, 18:39
Olá pessoal!!!

Comprei um Split York Rockies de 12.000 BTU a uns 4 meses, estou desde o mes passado tentando arrumar um instalador, mas esta meio dificil conseguir.

Moro no Méier, sera que alguem poderia me passar um contato de confiança e que pudesse fazer a instalação o mais rapido possivel???

Valeu!!! :legal:

Christino
12-01-2010, 20:09
nope. se vc tem 3 fases, é só ligar fase com fase (127V com 127V) ao invés do tradicional fase com neutro..

Se sua rede é trifásica então a sua rede já é 220V.

Meu apartamento aqui é trifásico...então não vou precisar comprar um transformador? (minha rede é 110v).

CleytonBR
13-01-2010, 22:44
Nao seí se tem a ver com o topico, mas queria tirar uma divida:

A parede do ambiente que pretendo instalar o um split (que da pra fora da casa) tem uma cortina cobrindo grande parte dela, tem algum problema nao instalar o Split no meio do ambiente e fazer a instalaçao dele a menos de 20 cm do canto da parede?
As outras 3 paredes dão pra outros cômodos da casa, seria ruim furar. Todos splits precisam de furar a parede? Pois achei a profundidade dos splitis que vi muito pequena (menor que a largura de uma parede de alvenaria) e na minha imaginação o split atravessa a parede
Mesmo que nao tenha que atravessar, prefiro instalar no canta da parede citada pq fica muito mais facil passar tubulaçao pra fora. Nas outras paredes teria que quebrar um grande perimetro das paredes passando a tubulaçao. E eu ja vi que quanto maior a mangueira mais caro é a instalação

Caso eu me mude é facil desinstalar o aparelho para fazer a mudança?

Agradeço qualquer ajuda

hfedorowicz
14-01-2010, 18:50
no Rio de janeiro estao cobrando 600 reais... um roubo ...gente desqualificada e oportunista...

nao queria ter q fazer como o usuario admskill q ficou revoltado e fez tudo sozinho...nao tenho habildade nenhuma pra isso

mas mais de 300 reais pra isntalar isso sem chance..ridiculo

FDMB
14-01-2010, 19:09
Nao seí se tem a ver com o topico, mas queria tirar uma divida:

A parede do ambiente que pretendo instalar o um split (que da pra fora da casa) tem uma cortina cobrindo grande parte dela, tem algum problema nao instalar o Split no meio do ambiente e fazer a instalaçao dele a menos de 20 cm do canto da parede?

Problema não tem, mas a distribuição do ar ficará bem prejudicada, principalmente nos locais mais distantes do aparelho.

As outras 3 paredes dão pra outros cômodos da casa, seria ruim furar. Todos splits precisam de furar a parede?

Tem que existir uma maneira de você interligar a unidade interna com a unidade externa correspondente, através dos tubos de cobre e da fiação elétrica de comando. Além disso, há a necessidade de passar a mangueira de escoamento do dreno do evaporador, ou para uma área externa, ou para algum ralo ou local apropriado.

Pois achei a profundidade dos splitis que vi muito pequena (menor que a largura de uma parede de alvenaria) e na minha imaginação o split atravessa a parede
Mesmo que nao tenha que atravessar, prefiro instalar no canta da parede citada pq fica muito mais facil passar tubulaçao pra fora. Nas outras paredes teria que quebrar um grande perimetro das paredes passando a tubulaçao. E eu ja vi que quanto maior a mangueira mais caro é a instalação

Caso eu me mude é facil desinstalar o aparelho para fazer a mudança?

Não é difícil desfazer a instalação, mas recomendo que isso seja feito por pessoal especializado.

Agradeço qualquer ajuda

As respostas e perguntas estão em negrito. Espero ter ajudado!:tu:

climatrix
14-01-2010, 20:08
no Rio de janeiro estao cobrando 600 reais... um roubo ...gente desqualificada e oportunista...

nao queria ter q fazer como o usuario admskill q ficou revoltado e fez tudo sozinho...nao tenho habildade nenhuma pra isso

mas mais de 300 reais pra isntalar isso sem chance..ridiculo
Concordo que para voce pagar a um oportunista e desqualificado mais do que 300 pilas é realmente um absurdo, eu particularmente nem 10 pilas pagaria.

agora para uma empresa com funcionários registrados na CLT, que tem endereço fixo, oferece garantia da instalação do produto e tem seguro de responsabilidade civil , 300 pilas é muito pouco :legal:

---------- Mensagem adicionada às 21:08 ---------- Mensagem anterior foi às 21:01 ----------

Conseguiiii !!!!!

Abraços !
Admiskil, o procedimento de expurgar o gás é muito utilizado.

Porem em nossa empresa todas instalações são feitas com bomba de vacuo, pois quando se expurga o gás em 100% dos casos não se consegue retirar a umidade da tubulação o que fatal para a vida útil do equipamento.

Se voce quiser nem lhe cobro , marcamos um dia e jogamos seu gas para a camada de ozonio , faremos um belo vacuo e nova carga de gás:legal:

A sua maquina deve estar funcionando não resta dúvida, mas pode durar ainda mais :legal:

---------- Mensagem adicionada às 21:08 ---------- Mensagem anterior foi às 21:08 ----------

Olá pessoal!!!

Comprei um Split York Rockies de 12.000 BTU a uns 4 meses, estou desde o mes passado tentando arrumar um instalador, mas esta meio dificil conseguir.

Moro no Méier, sera que alguem poderia me passar um contato de confiança e que pudesse fazer a instalação o mais rapido possivel???

Valeu!!! :legal:
serve eu:lol::lol::lol:

Jin Kazama VGH
14-01-2010, 21:54
serve eu:lol::lol::lol:

Te mandei um e-mail, vou tentar entrar em contato via tel amanhã. :legal:

Christino
15-01-2010, 13:06
Ah, esqueci de um detalhe quando fui instalar o meu ar em casa.

Lá, o técnico não precisa se expor ao risco de cair da janela pra instalar o aparelho. O aparelho é instalado a uma altura de ~1,6m sem ter que se pendurar...

Esse foi um dos motivos do técnico ter feito um preço melhor. Ele disse que geralmente as condições de instalação são bem severas e exise muita perícia do instalador.
Geralmente os técnicos não levam em consideração o risco na formação do preço. Entendem que toda a instalação é igual e o risco é sempre muito alto.

Um furo na parede com a condensadora do lado de fora ao alcance seguro do técnico não pode ser comparado à instalações mais complicadas e cheia de atalhos com uma condensadora pendurada pro lado de fora de um edifício no quinto andar, sem andaime, nem segurança alguma.

Sou a favor de precificar também pela facilidade/dificuldade da instalação.

rafagual
15-01-2010, 15:28
Prezados colegas do fórum, boa tarde!

Estou reformando um apto recém adquirido e preciso de uma ajuda de vocês para a escolha e instalação dos aparelhos split.

Baseado na leitura dos diversos tópicos do fórum, estou pensando em comprar os seguintes aparelhos (ambos classificação PROCEL A):

- COND. AR SPLIT FUJITSU INVERTER FRIO 9000 BTUS ASBA9J (R$1400,00) -> para a suíte de 12m2 (será muito utilizado)
- COND. AR SPLIT CONSUL BEM ESTAR FRIO 18000 BTUS CBV18AB (R$1620,00) -> para a sala de 22m2 (será pouco utilizado)

Irei morar no apto com minha esposa, porém receberemos parentes com freqüência para almoço e jantar.

O que vocês acham da escolha ??? O dimensionamento está correto ?

Com relação a instalação do aparelho da sala (Consul), tenho a seguinte dúvida:

Preciso respeitar obrigatoriamente a distância de 15 cm da unidade interna para o teto ?

Faço essa pergunta por que, caso esta distância seja obrigatória, terei que alterar o projeto de rebaixo de gesso do apto para permitir a instalação do ar em cima da porta da varanda que é o melhor local de instalação devido a disposição retangular da minha sala.

Tenho um amigo que me disse que o split dele está instalado colado no teto há 10 anos e nunca deu problema.... devo confiar ???

Segue o link do prospecto de instalação deste modelo da Consul que mostra a foto da distância e posicionamento da instalação.
http://www.consul.com.br/Imagens/produtos/CBV/CBV18AB/CBV18AB_prospecto.pdf

Conto com a ajuda de todos e em especial com a do Jairo.

Abraços,
Rafael.

FDMB
15-01-2010, 15:48
Prezados colegas do fórum, boa tarde!

Estou reformando um apto recém adquirido e preciso de uma ajuda de vocês para a escolha e instalação dos aparelhos split.

Baseado na leitura dos diversos tópicos do fórum, estou pensando em comprar os seguintes aparelhos (ambos classificação PROCEL A):

- COND. AR SPLIT FUJITSU INVERTER FRIO 9000 BTUS ASBA9J (R$1400,00) -> para a suíte de 12m2 (será muito utilizado)
- COND. AR SPLIT CONSUL BEM ESTAR FRIO 18000 BTUS CBV18AB (R$1620,00) -> para a sala de 22m2 (será pouco utilizado)

Irei morar no apto com minha esposa, porém receberemos parentes com freqüência para almoço e jantar.

O que vocês acham da escolha ??? O dimensionamento está correto ? Está correto!

Com relação a instalação do aparelho da sala (Consul), tenho a seguinte dúvida:

Preciso respeitar obrigatoriamente a distância de 15 cm da unidade interna para o teto ? Essa distância é necessária para você poder abrir a tampa e retirar o filtro para manutenção.

Faço essa pergunta por que, caso esta distância seja obrigatória, terei que alterar o projeto de rebaixo de gesso do apto para permitir a instalação do ar em cima da porta da varanda que é o melhor local de instalação devido a disposição retangular da minha sala.

Tenho um amigo que me disse que o split dele está instalado colado no teto há 10 anos e nunca deu problema.... devo confiar ??? Melhor você ir até a loja onde tenha um split idêntico ao que você vai comprar, de forma a você verificar a possibilidade.

Segue o link do prospecto de instalação deste modelo da Consul que mostra a foto da distância e posicionamento da instalação.
http://www.consul.com.br/Imagens/produtos/CBV/CBV18AB/CBV18AB_prospecto.pdf

Conto com a ajuda de todos e em especial com a do Jairo.

Abraços,
Rafael.

Resposta em negrito!!

Boa sorte!!:legal:

Deftones
15-01-2010, 18:53
Essa distancia é somente pra abrir a tampa??
n seria tb para o aparelho '' respirar '' ja q ele tem entradas na parte de cima...

rafagual
15-01-2010, 19:31
Essa distancia é somente pra abrir a tampa??
n seria tb para o aparelho '' respirar '' ja q ele tem entradas na parte de cima...

Resposta em negrito!!

Boa sorte!!:legal:

Obrigado pelas resposta!!!:aplauso:

A minha dúvida é exatamente essa...

Se a distância for apenas para abertura da tampa, será que consigo abrir a tampa numa distância menor que 15 cm ? Alguém aqui tem este modelo de split para fazer o teste :rever2:?

É muito trabalhoso efetuar a retirada da unidade evaporadora toda vez que for necessário fazer a limpeza e troca dos filtros:D ? Quantas vezes por ano devo fazer essa limpeza/troca ?

Agora, se a distância estiver relacionada a necessidade do aparelho respirar... daí não tem jeito:choro:, terei que seguir essa recomendação para evitar a redução da vida útil da evaporadora.

Conto com a ajuda de vocês.

Abraços,
Rafael.

Julio Brito
16-01-2010, 13:52
Olá amigo

Parece caro mas depende das condições para a instalação, caso seja simples 400 mangos...

FDMB
16-01-2010, 13:58
Obrigado pelas resposta!!!:aplauso:

A minha dúvida é exatamente essa...

Se a distância for apenas para abertura da tampa, será que consigo abrir a tampa numa distância menor que 15 cm ? Alguém aqui tem este modelo de split para fazer o teste :rever2:? Só mesmo testando para te responder. Como não tenho o aparelho aqui, ficarei te devendo essa!

É muito trabalhoso efetuar a retirada da unidade evaporadora toda vez que for necessário fazer a limpeza e troca dos filtros:D ? Retirar a unidade evaporadora implica em desconectar a tubulação de cobre, fiação elétrica, dreno, etc. Além do custo, não é recomendado fazer, a menos que o evaporador apresente algum problema.

Quantas vezes por ano devo fazer essa limpeza/troca ? Recomenda-se uma limpeza mensal nos filtros de ar, sendo que em locais onde há muita sujidade no ar, o melhor é fazer quinzenalmente. A troca só é recomendada quando os filtros - que são laváveis - rasgarem.

Agora, se a distância estiver relacionada a necessidade do aparelho respirar... daí não tem jeito:choro:, terei que seguir essa recomendação para evitar a redução da vida útil da evaporadora.

Conto com a ajuda de vocês.

Abraços,
Rafael.

Respostas em negrito.

rafagual
18-01-2010, 13:06
Respostas em negrito.

Agradeço a todos pela ajuda!:legal:

Preferi não arriscar e solicitei a alteração do projeto de rebaixo de gesso da sala para permitir a distância miníma de 15 cm da evaporadora para o teto.

Abraços,
Rafael.

rafagual
18-01-2010, 13:40
Prezados colegas, boa tarde!

Pretendo comprar o aparelho listado abaixo e tenho uma dúvida com relação à instalação deste Split na suíte, a dúvida é referente ao sistema de drenagem:

- COND. AR SPLIT FUJITSU INVERTER FRIO 9000 BTUS ASBA9J (R$1400,00) -> para a suíte de 12m2 (Apto no Rio de Janeiro, sol da manhã, será muito utilizado)

- Meu prédio não possui canaleta/tubulação externa para drenagem e os condicionadores de ar de janela dos vizinhos ficam pingando... Caso eu deixe o dreno da evaporadora da suíte do lado de fora do prédio pingando, esse pinga-pinga será excessivo ?

- Este pinga-pinga é muito maior do que o de um ar de janela do vizinho ?

- O aparelhos com tecnologia Inverter "produzem" mais água ou menos água que os splits normais ?

- Sei que o correto é efetuar a drenagem por dentro da parede até o ralo mais próximo, porém meu banheiro da suíte acabou de ser reformado com revestimentos de alto padrão e não desejo quebrar nada dentro dele.:nao:

- Outra opção seria levar a tubulação do dreno por dentro da parede da suíte até a varanda, para deixá-la próxima ao ralo que existe lá, porém está tubulação teria que passar por toda a parede da suíte + escritório + uma pequena parte da parede da sala até chegar ao ralo da varanda, acho que esse percurso tem aproximadamente 10m. A Evaporadora da suíte será instalada numa altura de 2,20m, será que terei caimento necessário neste sistema de drenagem, visto que terei que passar com a tubulação por baixo de duas janelas, uma da suíte e outra do escritório ???? (Já tô vendo que vou morrer num dinheiro)

- Devo conectar a tubulação de drenagem diretamente na parte interna do ralo da varanda ou isso pode causar mau cheiro na suíte ? O melhor seria terminar com a tubulação 3 cm para fora da parede acima do ralo e deixar a água escorrer sozinha para o ralo ?

- Existe alguma outra solução alternativa ???

Em tempo: Na sala não terei este problema, como a evaporadora será instalada próxima a varanda, a tubulação de drenagem terá menos de 3 metros até a proximidade do ralo.

Conto com ajuda de todos.

Abraços,
Rafael.

FDMB
18-01-2010, 14:12
- Meu prédio não possui canaleta/tubulação externa para drenagem e os condicionadores de ar de janela dos vizinhos ficam pingando... Caso eu deixe o dreno da evaporadora da suíte do lado de fora do prédio pingando, esse pinga-pinga será excessivo ?

O tal "pinga-pinga" é a condensação do ar no evaporador, devido as diferenças de temperatura entre o ar úmido e a serpentina por onde passa o gás refrigerante. É o mesmo processo que ocorre do lado de fora de um copo com o líquido gelado (chopp por exemplo). Quanto maior a umidade do ar, maior será a condensação e, por consequência, maior o "pinga-pinga".

Depende da capacidade do aparelho. Se o do seu vizinho for da mesma capacidade que o seu, a geração de água condensada a partir do evaporador será a mesma.

- O aparelhos com tecnologia Inverter "produzem" mais água ou menos água que os splits normais ?

O que determina a quantidade de água de condensação gerada, é a capacidade do aparelho em conjunto com a umidade do ar. A tecnologia utilizada no Inverter não altera essa relação.

- Sei que o correto é efetuar a drenagem por dentro da parede até o ralo mais próximo, porém meu banheiro da suíte acabou de ser reformado com revestimentos de alto padrão e não desejo quebrar nada dentro dele.:nao:

- Outra opção seria levar a tubulação do dreno por dentro da parede da suíte até a varanda, para deixá-la próxima ao ralo que existe lá, porém está tubulação teria que passar por toda a parede da suíte + escritório + uma pequena parte da parede da sala até chegar ao ralo da varanda, acho que esse percurso tem aproximadamente 10m. A Evaporadora da suíte será instalada numa altura de 2,20m, será que terei caimento necessário neste sistema de drenagem, visto que terei que passar com a tubulação por baixo de duas janelas, uma da suíte e outra do escritório ???? (Já tô vendo que vou morrer num dinheiro)

Aconselho a você utilizar tubulação com bitola de 3/4", uma vez que a distância é longa. Quanto ao caimento, vale o princípio dos vasos comunicantes, ou seja, se o ponto de entrada de água for o mais elevado, e o de descarga o mais baixo, a água vai escoar. Mas tome cuidado na hora das curvas, pois se houver estrangulamento excessivo, qualquer sujeira poderá entupir o tubo, e aí você sabe o que acontece.

- Devo conectar a tubulação de drenagem diretamente na parte interna do ralo da varanda ou isso pode causar mau cheiro na suíte ? O melhor seria terminar com a tubulação 3 cm para fora da parede acima do ralo e deixar a água escorrer sozinha para o ralo ?

A segunda opção é a mais indicada.

No seu caso, acho que não.

Em tempo: Na sala não terei este problema, como a evaporadora será instalada próxima a varanda, a tubulação de drenagem terá menos de 3 metros até a proximidade do ralo.

Abraços,
Rafael.

Respostas em negrito.

Espero ter ajudado!:legal:

jairo bertoni
18-01-2010, 14:13
Prezados colegas, boa tarde!

Pretendo comprar o aparelho listado abaixo e tenho uma dúvida com relação à instalação deste Split na suíte, a dúvida é referente ao sistema de drenagem:

- COND. AR SPLIT FUJITSU INVERTER FRIO 9000 BTUS ASBA9J (R$1400,00) -> para a suíte de 12m2 (Apto no Rio de Janeiro, sol da manhã, será muito utilizado)

Abraços,
Rafael.

olha a condensação com umidade acima de 60% ficaria em torno de 600ml/h. um pouco acima ,um pouco abaixo..

quanto a solução de escoamento dessa agua condensada ,o bom senso tem que imperar se vc colocar para cair um pouco acima do ralo ok!! se vc optar por adaptá-lo no ralo ,se ele for sinfonado por agua ,sem problema na questão do retorno de mau cheiro

quanto ao desnivel da evaporadora /ralo acho que um profissional competente te dará uma solução satisfatória para isso,e se não houver problema com sindico e vizinhança deixar pingando(solução mais prática)

qualquer duvida poste um abraço jairo

rafagual
18-01-2010, 14:48

Depende da capacidade do aparelho. Se o do seu vizinho for da mesma capacidade que o seu, a geração de água condensada a partir do evaporador será a mesma.

Respostas em negrito.

Muito obrigado pelas informações!:legal:

Restou apenas um dúvida:

O aparelho do vizinho é um ar de janela (comum) de 9k e o meu é um Split Inverter 9k. A geração de água será a mesma ? Obs.: Ouvi dizer que os modelos split produzem mais água, mas não sei se é verdade.

Desde já agradeço pela ajuda e paciência.

Abraços,
Rafael.

FDMB
18-01-2010, 14:56
Será a mesma. Ambos têm 9.000 BTU/H.:legal:

FranKing
29-01-2010, 10:20
Amigos, estou para comprar um split. O técnico que consultei me sugeriu comprar o Fujtisu inverter 12.000 quente/frio para um quarto de 16m2 com duas paredes de vidro, onde bate sol pela manhã e pela tarde. Se puderem me dizer se tá legal, agradeceria.
Mas, minha pergunta mesmo, pra não fugir do tópico, é que ele me deu uma informação que me deixou em dúvida. Ele disse que todo split novo precisa de completar o gás na primeira instalação, que nenhuma marca vem com a carga de gás completa, que, só o fujitsu aproxima do ideal, mas que marcas como Brastemp, Consul, etc é preciso de grande quantidade de carga. Aí, fiquei pensando que é pq ele quer me vender o Fujitsu, contudo, depois ele me falou que só tem na loja dele o Komeco, pq é autorizado da fábrica. É verdade que precisa deste complemento de gás?
Desde já, muito obrigado.

Luiz

jairo bertoni
29-01-2010, 10:45
Amigos, estou para comprar um split. O técnico que consultei me sugeriu comprar o Fujtisu inverter 12.000 quente/frio para um quarto de 16m2 com duas paredes de vidro, onde bate sol pela manhã e pela tarde. Se puderem me dizer se tá legal, agradeceria.
Mas, minha pergunta mesmo, pra não fugir do tópico, é que ele me deu uma informação que me deixou em dúvida. Ele disse que todo split novo precisa de completar o gás na primeira instalação, que nenhuma marca vem com a carga de gás completa, que, só o fujitsu aproxima do ideal, mas que marcas como Brastemp, Consul, etc é preciso de grande quantidade de carga. Aí, fiquei pensando que é pq ele quer me vender o Fujitsu, contudo, depois ele me falou que só tem na loja dele o Komeco, pq é autorizado da fábrica. É verdade que precisa deste complemento de gás?
Desde já, muito obrigado.

Luiz

split´s residenciais tem uma metragem de instalação padrão no comprimento linear mais desníveis da linha frigorífica(tubos de cobre) entre condensadora(unidade externa) /evaporadora (unidade interna) pra quantidade de gas refrigerante que vem no compressor da condensadora(unidade externa) do condicionador

se na instalação essas medidas ultrapassarem o que pede o manual aí sim teria que providenciar um complemento de gas refrigerante por metro acima ou a mais que por ventura acontecer numa instalação(mas isso também tem um limite especificado pelos manuais de instalação)

geralmente nas instalações,quando o comprimento de tubos mais os desníveis não ultrapassarem o limite especificado nos manuais ,não é necessário complementar o condicionador com gas refrigerante a não ser pela razão explicada acima ,quando ultrapassa as distancia mais desníveis maximos nas linhas da instalação entre as unidades internas e externas.

um grande abraço jairo

FranKing
29-01-2010, 12:02
Jairo, obraigado pela rápida resposta. Aproveitando sua boa vontade: a distância das duas unidade não passará de 3,5m. Vc conhece algum modelo que precise de complemento em uma distância tão curta ou geralmente neste espaço qualquer split pode ser instalado sem complemento de carga? Ah, sei que não é esse o tópico e existem especificos, mas só pra aproveitar: na sua opinião o Fujitsu é mesmo o melhor e 12.000 é suficiente para 16m2?
Mais uma vez obrigado.

Luiz

jairo bertoni
29-01-2010, 15:25
Jairo, obraigado pela rápida resposta. Aproveitando sua boa vontade: a distância das duas unidade não passará de 3,5m. Vc conhece algum modelo que precise de complemento em uma distância tão curta ou geralmente neste espaço qualquer split pode ser instalado sem complemento de carga? Ah, sei que não é esse o tópico e existem especificos, mas só pra aproveitar: na sua opinião o Fujitsu é mesmo o melhor e 12.000 é suficiente para 16m2?
Mais uma vez obrigado.

Luiz

olha eu não conheço ...já instalei quase todas as marcas e modelos pode ser que exista ,mas eu realmente nunca encontrei um condicionador de parede que foi preciso acrescentar ou complementar carga de gas sem necessidade

sim, na minha opinião o de 12 k da fujitsu inverter seria o ideal

um grande abraço jairo

rmadeira
30-01-2010, 16:49
Conseguiiii !!!!!

Abraços !

Amigo eu ia comprar na Refrigeração Sudeste ( www.refrigeracaosudeste.com ) mas não tinha o tubo de 3/8. Ai comprei na Clima Rio, ambas as lojas na Penha, a Clima Rio fica na Av. Lobo Júnior, nº 1.164, é só entrar ali no segundo viaduto depois da delegacia, vai passar o primeiro sinal e depois a Depaschoal fica ao lado ... lá o material saiu bem mais em conta que na Refrigeração Sudeste. O material usado foi:

3 Metros de tubo de cobre 3/8.
3 Metros de tubo de cobre 1/4.
1 Rolo de fita de PVC.
4 Metros de tubo esponjoso.
1 Flangeador ( profissional ).
3 Metros de chicote para ligação elétrica.

Isso ai saiu por R$ 77,00 e poucos reais.

E o suporte eu já tinha comprado na refrigeração sudeste que me custou R$ 27,00.

A transformador de 110v/220v eu paguei R$ 160,00 na Senador Dantas lá no centro do Rio.

Abraços.

Agora podíamos criar um tópico DIY(Faça vc mesmo) de instalação de Splits.:)

Uma pergunta: Não precisa de maçarico(oxigênio e acetileno) pra fazer soldas nesses splits?

zito1
30-01-2010, 19:59
Boa noite!
Jairo ou outra pessoa que possa me responder por favor.
Verifiquei o consumo de energia do fujitsu inverter e do york rockies, gostaria de saber se meu raciocínio está correto:
Fujitsu 19,6kw/30h de uso, uso aproximadamente 360h por mês, logo 360/30=12
12*19,6=235,2kw de consumo em um mês.
York 26,4/30h de uso, logo 12*26,4=316,8kw de consumo em um mês
Diferença 316,8-235,2= 81,6kw sendo 0,45 centavos o kw = R$ 36,72 por mês.
Sendo que aqui o ar fujitsu está 2000 reais e o york 900 reais e ainda considerando que utilizo no máximo 8 meses por ano o ar condicionado talvez o custo benefício do york seja interessante pois vou levar uns 3 anos ou mais para pagar a diferença.
Meu raciocínio está correto?
Um grande abraço a todos

FDMB
31-01-2010, 08:14
Boa noite!
Jairo ou outra pessoa que possa me responder por favor.
Verifiquei o consumo de energia do fujitsu inverter e do york rockies, gostaria de saber se meu raciocínio está correto:
Fujitsu 19,6kw/30h de uso, uso aproximadamente 360h por mês, logo 360/30=12
12*19,6=235,2kw de consumo em um mês.
York 26,4/30h de uso, logo 12*26,4=316,8kw de consumo em um mês
Diferença 316,8-235,2= 81,6kw sendo 0,45 centavos o kw = R$ 36,72 por mês.
Sendo que aqui o ar fujitsu está 2000 reais e o york 900 reais e ainda considerando que utilizo no máximo 8 meses por ano o ar condicionado talvez o custo benefício do york seja interessante pois vou levar uns 3 anos ou mais para pagar a diferença.
Meu raciocínio está correto?
Um grande abraço a todos

O raciocínio está correto quanto ao custo-benefício, mas a conta nem tanto.

O consumo indicado no aparelho é o consumo nominal, que só é computado quando o compressor está funcionando a plena carga (no caso do York) ou em carga total (caso do Fujitsu, cujo compressor trabalha, também, com cargas intermediárias).

Como nem sempre durante o uso o compressor estará funcionando, o cálculo costuma ser bem menor.:tu:

zito1
02-02-2010, 21:48
Muito obrigado pela resposta.
Um grande abraço.

leandrolopes
02-02-2010, 22:12
a instalação me custou 350,00 eu acho muito caro no meu predio os canos ja estaujm prontos mas fazer o que .

latife
06-02-2010, 10:43
ola carissimos, bom dia.
estava pesquisando pela internet mas nao encontrei resposta explicativa para minha duvida: :confused: porque eu senti q o vendedor/tecnico queria me avançar :briga: quando perguntei se era possivel instalar 2 evaporadores em 1 compressor (split).
situaçao: meu condominio eh um saco! soh posso ter um ac d janela d no max 7.500btus pro ap todo. Optei por burlar isso e comprei um midea window 9.000btus q ainda nao foi instalado. Na compra comentei com o vendedor a duvida acima... pq dessa forma conseguiria ter ac em 2 quartos e ele soh me deu um NAO categorico..
Mas na realidade eu nao usaria nunca os 2 evaporadores ao msm tempo.. portanto a potencia nao seria divida, nao eh?
gostaria msm de saber qual eh o absurdo dessa linha de pensamento... e aproveitando o espaço, tbem se esse ac midea eh bonzinho.
agradeço mto em adiantado.
abraço

FDMB
06-02-2010, 12:26
Existem sistemas bem mais sofisticados que split, que podem operar com um compressor para várias unidades evaporadoras. Mas são indicadas para ambientes maiores e múltiplos.

Um exemplo são os sistemas VRF (Variable Refrigerant Flow) ou VRV por aqui (Volume de Refrigerante Variável), mas que para o seu caso específico não valeria a pena em função dos altos custos envolvidos.

Se quiser saber um pouco mais desses sistemas, veja aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/VRF_(ar_condicionado)

Para seu caso específico, se não tem jeito de colocar uma unidade condensadora tipo bi-split (condensador com 2 compressores em uma única caixa), não existe outra solução técnica ou economicamente viável.

Boa sorte!:legal:

odelonherbert
09-02-2010, 10:07
bom dia caras!

estou pecisando de umas dias de vcs! principalmente se for tecnico!
se o jairo puder responder.

comprei um ac split midea 9000 btus ciclo frio ate ai blz, o cara diz q e altorisado pela fabrica midea, so q na hora da intalação eu nao vi ele colocando aquele aparelho de vacuo, so q tem um detalhe a distancia e pouco a unidade interna fik procima de externatipo 1,5m no maximo, quero saber se tem probrema de intala sem olhar nesse aparelho, no manual chama de bomba de vacuo e vacuometro, sera q vai ficar blz ou pode dar problemas depois ??? nao sei se e impresao minha, mas tb acho q ele ta disparando pouco demora muito para dispara nao sei e por causa q aki e muito queite "ceara 35 graus no minimo"???

sim se alguem tiver um aparelho igual ou semelhante diz ai o quanto almentou na energia o meu grata 18,3 kwh/mes, to usando umas 7 horas por dia!!

mim ajudem por favor pq se tiver erado vou devolver o ar condicionado.
desde ja grato...

jairo bertoni
09-02-2010, 12:30
bom dia caras!

estou pecisando de umas dias de vcs! principalmente se for tecnico!
se o jairo puder responder.

comprei um ac split midea 9000 btus ciclo frio ate ai blz, o cara diz q e altorisado pela fabrica midea, so q na hora da intalação eu nao vi ele colocando aquele aparelho de vacuo,

mande a area do ambiente refrigerado ,janelas ,posição do sol principalmente a tarde e fontes de calor(quantidde de pessoas ,lampadas e aparelhos eletrico eletronicos que por ventura estariam no ambiente climatizado)

um abraço jairo

odelonherbert
09-02-2010, 16:22
jairo meu quarto e de 13,5 para 14m quardrado , tentei mostra meu quarto nesse dezenho abaixo .
sim o sol a tarde fik por traz da casa logico q so pega no telhado. e tem um lampada fluorecente.

lembra olha se a intalaçao estar correta? nao usou bomba de vacuo , mas a distancia e pouca e parede c parede!
acho q o mode q ele usou e uma tal de sangria deixar vasar gas por uma da vauvolas!

jairo bertoni
09-02-2010, 20:02
jairo meu quarto e de 13,5 para 14m quardrado , tentei mostra meu quarto nesse dezenho abaixo .
sim o sol a tarde fik por traz da casa logico q so pega no telhado. e tem um lampada fluorecente.

lembra olha se a intalaçao estar correta? nao usou bomba de vacuo , mas a distancia e pouca e parede c parede!
acho q o mode q ele usou e uma tal de sangria deixar vasar gas por uma da vauvolas!

o ar não tá gelando ? o que está acontencendo??? jairo

NetoRJ
09-02-2010, 22:53
Beleza Pessoal, beleza Jairo..

Sobre instalação sem bomba de vacuo, acompanhei uma instalaçãoa assim tb...

O instalador ligou um dos tubos, colocou um liquido dentro (diz ele que este liquido tira umidade?!), abriu uma das válvulas... Quando começou a sair um pouco do gas pel outro lado ele conectou o tubo, fechando o circuito...

Questineio sobre o usa da bomba de vácuo, ele falor que pela distancia ser muito pouca (algo em torno de 1,8 mt), não precisava, esta correto isso?

O AC ta gelando bem, mesmo neste calor infernal do RJ!

crismat2001
09-02-2010, 23:33
Ola vendo acompanhado o topico a algum tempo, tirei varias duvidase acabei optando em comprar esse split MSE1-07HR de 7000btu.

Minha duvida e em relaçao ao consumo em conjunto com um transformador de 110v/220v qto o consumo? ja foi comentado q o consumo sera maior com a utilização do trafo , mas queria sabe exatamente qto?!?
A ligaçao em casa e 110v (somente 1fase + neutro) e para migrar para 220v a minha compania exige um "padrao" como em minha casa e antiga ,para adequar ao padrao teria de trocar eletrotudo , quebrar paredes e providenciar uma caixa de passagem.Isso seria muito trabalhosominha intenção seria de instalar somente o transformador para alimentar o split ,sua potencia informada e de 639w com + 30% = um trafo de 1000va pra ficar com bastante folga parece que o rendimento dele é de 95% e 5% transformado em calor .

Isso confere? o consumo real do split + trafo seria de 639 + 5% =670.9 ??Pq se for realmente até 10% de consumo com a utilização do trafo vejo que nao compensa eu investir tempo e dinheiro na mudança para 220v.

ricardo_rsb
11-02-2010, 08:33
Olá pessoal do fórum.

Sou novo por aqui e bastante leigo no assunto dos splits, mas estou enfrentando problemas com um Consul 12.000 btus modelo CBZ12, e resolvi pedir socorro.

A instalação foi feita por pessoal especializado (ou pelo visto nem tanto) e o split funcionou que é uma beleza, refrigerando rápido e muito bem o ambiente de aproximadamente 14m², e utilizando a função "Jet" eu conseguia atingir temperaturas de até 18 °C, que é o mínimo q o aparelho oferece. Após algumas semanas o aparelho perdeu rendimento e o melhor q eu conseguia era 25 °C, sendo q o aparelho nunca se desligava pois nao atingia nem os 23 ou 24 graus para o qual eu programava.

Observei que uma das "conexões" da tubulação apresentava congelamento, então liguei para o instalador para perguntar se era normal e ele disse q era sintoma de falta de gás. Observando q havia ranhuras em um flange (acho q era esse o termo), o instalador corrigiu o problema e repôs uma determinada quantia de gás.

Em suma, nunca mais consegui baixar sequer de 23 °C mesmo após a recarga. Reclamei e o instalador voltou e colocou mais gás, deixando (segundo ele) conforme as especificações da placa. O rendimento novamente não se alterou.

Pergunta: Pode o split não estar rendendo o suficiente em termos de refrigeração por EXCESSO DE GÁS? Que outros fatores podem influenciar o baixo rendimento?

FDMB
11-02-2010, 08:55
Olá pessoal do fórum.

Sou novo por aqui e bastante leigo no assunto dos splits, mas estou enfrentando problemas com um Consul 12.000 btus modelo CBZ12, e resolvi pedir socorro.

A instalação foi feita por pessoal especializado (ou pelo visto nem tanto) e o split funcionou que é uma beleza, refrigerando rápido e muito bem o ambiente de aproximadamente 14m², e utilizando a função "Jet" eu conseguia atingir temperaturas de até 18 °C, que é o mínimo q o aparelho oferece. Após algumas semanas o aparelho perdeu rendimento e o melhor q eu conseguia era 25 °C, sendo q o aparelho nunca se desligava pois nao atingia nem os 23 ou 24 graus para o qual eu programava.

Observei que uma das "conexões" da tubulação apresentava congelamento, então liguei para o instalador para perguntar se era normal e ele disse q era sintoma de falta de gás. Observando q havia ranhuras em um flange (acho q era esse o termo), o instalador corrigiu o problema e repôs uma determinada quantia de gás.

Em suma, nunca mais consegui baixar sequer de 23 °C mesmo após a recarga. Reclamei e o instalador voltou e colocou mais gás, deixando (segundo ele) conforme as especificações da placa. O rendimento novamente não se alterou.

Pergunta: Pode o split não estar rendendo o suficiente em termos de refrigeração por EXCESSO DE GÁS? Que outros fatores podem influenciar o baixo rendimento?

Os sintomas que você relatou inicialmente mostram que, o mais provável, tenha sido mesmo a falta de gás.

O problema é que boa parte dos instaladores simplesmente complementam a carga de gás sem procurar a origem do vazamento.

Apesar de raro, problemas nos compressores, filtro de linha (gás) ou mesmo em tubos capilares (onde ocorre a expansão do gás) também podem ocasionar mau rendimento no conjunto ou até mesmo congelamento.

Quanto ao excesso de gás refrigerante, ele também pode ocasionar um mau rendimento, uma vez que haverá um desbalanceamento das pressões no circuito frigorífico, que trabalham adequadamente com pressões bem definidas.

P.S.: Qual a área do local onde o aparelho está instalado? O lugar onde você mora tem altas temperaturas no verão e mais amenas nas outras épocas do ano. Vale lembrar que a temperatura do ambiente condicionado depende de alguns fatores, dentre eles a temperatura externa.

LostSoulRSS
11-02-2010, 09:42
Buenas prezados, o meu Inverter de 12000BTUs foi instalado pela Multitec daqui de Porto Alegre como comentei em outro tópico e venho deixar um alerta por aqui também:

Eu DEFINITIVAMENTE NÃO RECOMENDO a Multitec, serviço absurdamente mal executado, fizeram a abertura na parede na base da marreta, queriam usar menos de um metro de tubulação (acabou ficando com 2,5m) e queriam fixar o aparelho em um canto da sala, apenas para economizar material. Um dos técnicos estava completamente perdido, e inclusive urinou todo o banheiro logo antes de ir embora! Até isso houve, podem acreditar!:td: Sem falar que foram embora sem deixar nenhum comprovante da execução do serviço ou uma NF.:xingo2:

Lamentável, definitivamente lamentável a atuação da Multitec.:mal:

ricardo_rsb
11-02-2010, 10:16
[/QUOTE]P.S.: Qual a área do local onde o aparelho está instalado? O lugar onde você mora tem altas temperaturas no verão e mais amenas nas outras épocas do ano. Vale lembrar que a temperatura do ambiente condicionado depende de alguns fatores, dentre eles a temperatura externa.[/QUOTE]

A area do ambiente é aproximadamente 14m², e as temperaturas são realmente altas, mas o aparelho funcionou bem e atingiu temperaturas baixas durante várias dias, até q foi detectado o vazamento em um flange e corrigido.

Pela informação q me foi passada, o equipamento está com 78 psi, e trabalhando com uma corrente total de 5,6A, conforme inscrição em uma placa no produto.

Obrigado pela ajuda!

Márcio
11-02-2010, 13:22
Lost, eles são autorizada da fujitsu?
Caso sim precisas exigir um comprovante do serviço, do contrário podes perder boa parte da garantia de fábrica.
Se o shoptime fizer o favor de entregar o meu ar, já não tenho mais certeza, o sujeito não sai daqui de casa sem entregar um comprovante do serviço, se não entregar eu não pago.

ricardo_rsb
11-02-2010, 14:14
P.S.: Qual a área do local onde o aparelho está instalado? O lugar onde você mora tem altas temperaturas no verão e mais amenas nas outras épocas do ano. Vale lembrar que a temperatura do ambiente condicionado depende de alguns fatores, dentre eles a temperatura externa.[/QUOTE]

A area do ambiente é aproximadamente 14m², e as temperaturas são realmente altas, mas o aparelho funcionou bem e atingiu temperaturas baixas durante várias dias, até q foi detectado o vazamento em um flange e corrigido.

Pela informação q me foi passada, o equipamento está com 78 psi, e trabalhando com uma corrente total de 5,6A, conforme inscrição em uma placa no produto.

Obrigado pela ajuda![/QUOTE]

Ah, uma coisa q eu esqueci de comentar... depois da ultima recarga de gás, sai um som parecido com água corrente aqui na unidade interna... será q não é mta pressão de gás??

crismat2001
11-02-2010, 15:30
Ninguem tem experiencia com instalaçao de autotrafo + slip para saber se o consumo com o trafo aumenta muito ? ( acima de 10%)

jairo bertoni
12-02-2010, 03:21
P.S.: Qual a área do local onde o aparelho está instalado? O lugar onde você mora tem altas temperaturas no verão e mais amenas nas outras épocas do ano. Vale lembrar que a temperatura do ambiente condicionado depende de alguns fatores, dentre eles a temperatura externa.

Obrigado pela ajuda![/QUOTE]

Ah, uma coisa q eu esqueci de comentar... depois da ultima recarga de gás, sai um som parecido com água corrente aqui na unidade interna... será q não é mta pressão de gás??[/QUOTE]

essa pressão tá alta (excesso) teria que ficar em no maximo 70 psi ou 65

se aliviar ou retirar o excesso de gaz refrigerante talvez melhore o barulho da expansão em seu evaporador

um abraço jairo

ricardo_rsb
12-02-2010, 13:26

Obrigado pela ajuda!

Ah, uma coisa q eu esqueci de comentar... depois da ultima recarga de gás, sai um som parecido com água corrente aqui na unidade interna... será q não é mta pressão de gás??

essa pressão tá alta (excesso) teria que ficar em no maximo 70 psi ou 65

se aliviar ou retirar o excesso de gaz refrigerante talvez melhore o barulho da expansão em seu evaporador

um abraço jairo

Ok Jairo, valeu pela dica. Mas e o rendimento, pode melhorar com menos gás? Nem mesmo a noite a temperatura não baixa dos 24 ºC qdo a do ambiente é 28 ou 29... e ressaltando.. o quarto é pequeno, tirei a medida, é pouco mais de 11m²...

Obrigado! Abraço!

jairo bertoni
12-02-2010, 17:43
Ok Jairo, valeu pela dica. Mas e o rendimento, pode melhorar com menos gás? Nem mesmo a noite a temperatura não baixa dos 24 ºC qdo a do ambiente é 28 ou 29... e ressaltando.. o quarto é pequeno, tirei a medida, é pouco mais de 11m²...

Obrigado! Abraço!

a carga de gas´fica entre 65 a no maximo 70 psi se aumentar a carga vai piorar

acho que tá acontencendo alguma coisa errada com esse seu condicionador

chame o tecnico

um abraço jairo

odelonherbert
14-02-2010, 17:53
o ar não tá gelando ? o que está acontencendo??? jairo

para jairo.
cara ta gelando sim e pq o cara nao mim passou muita comfiança entendeu mas ta gelando na realidade o q eu quero saber e isso aki :

# se pode intalar para sem bomba de vacuo( a distancia das unidades é so a parede)

# se por causa disso pode dar problemas mas tarde?

# se intalar se a bomba ele gela menos???

descupa a demora cara mas tava viagando !!!!

jairo bertoni
14-02-2010, 18:12
para jairo.
cara ta gelando sim e pq o cara nao mim passou muita comfiança entendeu mas ta gelando na realidade o q eu quero saber e isso aki :

# se pode intalar para sem bomba de vacuo( a distancia das unidades é so a parede)

# se por causa disso pode dar problemas mas tarde?

# se intalar se a bomba ele gela menos???

descupa a demora cara mas tava viagando !!!!

olha funcionar ,funciona sem fazer o vacuo ...o vacuo é pra prevenir eventuais entupimentos ...

instalar sem a bomba não provoca baixo rendimento a não ser se o condicionador entupir aí para de gelar

fica frio ... se não deu problema até agora acho que não vai dar mais

abrçs jairo

Lee
17-02-2010, 01:58
Pessoal, gostaria muito da ajuda de vcs!! eu comprei um Inverter de 12mil ano passado e até agora não consegui instalar... o primeiro instalador que veio aqui foi indicado da FRIGELAR (no RIO), ele disse q tinha que fazer um furo no vidro da janela pra poder instalar e tal... só que eu não conseguia achar um bendito vidraceiro pra fazer esse serviço, alguns "furaram" comigo e outros se recusaram a fazer...

Ai eu chamei um cara que faz obra aqui no predio e ele disse que não precisava furar o vidro e me mostrou onde na parede que poderia furar...tanto que ele deixou tudo engatilhado... o dreno pronto e o fio de 220v q ele puxou direto da caixa. Só que agora eu perdi o telefone do tal instalador!!!!

Eu preciso desse ar instalado URGENTE até esse próximo sábado!!

Alguem me ajuda ou pode recomendar alguem pra fazer essa instalação aqui na Barra da Tijuca?

preciso disso urgente, urgente mesmo...

obrigado!!!

---------- Mensagem adicionada às 05:58 ---------- Mensagem anterior foi às 05:55 ----------

Vou tentar entrar em contato com a Climatrix que até postou aqui no tópico...

O tecnico que foi recomendação da Frigelar disse q ia me cobrar algo como 400 reais. E agora ta tudo engatilhado pra instalar aqui... espero que não me cobrem mais que isso!

mais uma vez obrigado!

Lee
17-02-2010, 02:20
Aproveitando o embalo...to querendo trocar o meu ar de janela do quarto por um split... o buraco do ar fica praticamente no chão, o que ta impossibilitando de gelar bem o quarto. To pensando em pegar um baratinho de 7000... o meu quarto tem uns 12m, se for contar os armários, tem menos que isso até...

As janelas são todas fechadas e não bate nada de sol aqui...

O que acham desse Comfee, ta 799 nas americanas, presta? ou é melhor pegar um Electrolux por 100 a mais?

valeu!

Márcio
17-02-2010, 02:54
Lee, gasta R$100 a mais e pega o 9000, é sempre bom um equipamento que possua alguma sobra. até porque se o ar estiver estrangulado para o ambiente em dias extremamente quentes ele pode não dar conta.
Abre a mão e pega um 9000 :legal:

Lee
17-02-2010, 15:38
valeu pessoal, tentei ligar hoje pra Climatrix e ninguem atende! po, o carnaval já acabou...não tem mais desculpa... eu acabei fechando com um tal de Roberto que foi indicação da loja Frigelar

odelonherbert
18-02-2010, 10:35
olha funcionar ,funciona sem fazer o vacuo ...o vacuo é pra prevenir eventuais entupimentos ...

instalar sem a bomba não provoca baixo rendimento a não ser se o condicionador entupir aí para de gelar

fica frio ... se não deu problema até agora acho que não vai dar mais

abrçs jairo

sei q ja to bertubano jairo...kkkkk juro q sao as utimas duvidas.....

tava olhandu a unidade externar nao estar com os cemtimetro correto como no manual la diz q para cima deve ter 60cm acho q no meu so tem 35 a 40 cm. sera q isso prejudica????

tb to achando q ele nao ta disparando direito nao sei se e pq eu sou leigo...eu so usso no 25°... queria q vc mim explicase melhor essa parte de disparar o compresor.

se vc tiver algumas dicas para economiza energia diz ai para agente ver se diminui....no meu quando eu coloco no funçao domir o compresor dispara mais ( pelo menos eu percepo mais) mas tb nao sei se gasta menos enegia ?!

vou colocar o desenho do meu quarto so para vc ver se o canto da unidade interma estar boa ou seria melhor colocar ela em cima da tv ???

desde ja grato, e desculpa tantas perguntas !

asafer
20-02-2010, 12:54
Companheiros:brinde:

Recebi hoje a visita do amigo Marcello Giuliani da CLIMATRIX (Climatrix Climatização Ltda - Rio de Janeiro Telefones : 21-2580-9979 / 2580-7227 / 7847-2995 id 81*40567 ), que descobriu um vazamento no meu split 9000btu´s Gree, que nenhuma pessoa descobria, ou não queria descobrir....
O Marcello é uma pessoa com bastante conhecimento e sabe o que está fazendo, trabalho excelente, pressurizando a tubulação e fazendo vácuo da mesma, recomendo os seus serviços.

abraços.

climatrix
20-02-2010, 18:03
Companheiros:brinde:

Recebi hoje a visita do amigo Marcello Giuliani da CLIMATRIX (Climatrix Climatização Ltda - Rio de Janeiro Telefones : 21-2580-9979 / 2580-7227 / 7847-2995 id 81*40567 ), que descobriu um vazamento no meu split 9000btu´s Gree, que nenhuma pessoa descobria, ou não queria descobrir....
O Marcello é uma pessoa com bastante conhecimento e sabe o que está fazendo, trabalho excelente, pressurizando a tubulação e fazendo vácuo da mesma, recomendo os seus serviços.

abraços.
Bibi , se assim o puder chama-lo:lol:

Obrigado, mas isto é bem normal ter vazamento na valvula, as pessoas as vezes apertam a tampa da valvula com a mão e se esquecem que por ali pode ter um vazamento, mesmo que minimo.

qualquer problema me liga

Um abraço e de repente segunda pego meu kit de flangeador que eu esqueci, acabei ficando empolgado com a sua engenhosidade na geladeira:legal:

simbiaque
20-02-2010, 22:22
Pessoal boa noite, tenho uma dúvida meio boba mas é melhor perguntar pra não fazer besteira.

o ponto de energia 220v que devo deixar pronto para a instalação do split deve ficar em que local? atrás da unidade evaporadora ou proximo da unidade externa (em cima, do lado, em baixo).

do quadro de distribuição ate o lugar onde ficará a condesadora tenho 12mts de cabo 6mm, qual disjuntor usar ?

a maquina será uma comfee 12k.

obrigado aos amigos :legal:

climatrix
21-02-2010, 07:25
Pessoal boa noite, tenho uma dúvida meio boba mas é melhor perguntar pra não fazer besteira.

o ponto de energia 220v que devo deixar pronto para a instalação do split deve ficar em que local? atrás da unidade evaporadora ou proximo da unidade externa (em cima, do lado, em baixo).

do quadro de distribuição ate o lugar onde ficará a condesadora tenho 12mts de cabo 6mm, qual disjuntor usar ?

a maquina será uma comfee 12k.

obrigado aos amigos :legal:
Simbiaque, nas isntalações que fazemos, normalmente deixamos uma caixa de passagem de 4x2 conforme desenho abaixo

A caixa deve ficar atras da evaporadora, com uma sobra de uns 50 centimetros de fio para poder ligar direto no braabicho / placa
faça mais ou menos o desenho da maquina na parede e coloque a caixa a 7 cm da parte baixa do eqto e 5 cm da lateral direita

com relação a fiação 6mm é exagerado, um cabo de 2,5 mm suportaria bem, porem se tiver comprado o fio use ele mesmo

o Disjunto de 15 amper bipolar, se for utilizar disjunto " Dim " compre o Curva " C"

http://img198.imageshack.us/img198/721/climatrixeletrica.png

simbiaque
21-02-2010, 12:20
Simbiaque, nas isntalações que fazemos, normalmente deixamos uma caixa de passagem de 4x2 conforme desenho abaixo

A caixa deve ficar atras da evaporadora, com uma sobra de uns 50 centimetros de fio para poder ligar direto no braabicho / placa
faça mais ou menos o desenho da maquina na parede e coloque a caixa a 7 cm da parte baixa do eqto e 5 cm da lateral direita

com relação a fiação 6mm é exagerado, um cabo de 2,5 mm suportaria bem, porem se tiver comprado o fio use ele mesmo

o Disjunto de 15 amper bipolar, se for utilizar disjunto " Dim " compre o Curva " C"

http://img198.imageshack.us/img198/721/climatrixeletrica.png

Climatrix, bom dia muito obrigado por tirar minha dúvida e aproveitando o embalo, posto aqui o desenho de como deve ficar. já tinha perguntado ao Jairo sobre a possibilidade de colocar a tubulação dessa maneira e ate mesmo embutida, e ele me disse ue posso instalar sem problemas.

só mais uma perguntinha, nessa caixa 4x2 a ligação da unidade + o cabo 6mm é feita fio a fio certo? dispensa o uso da tomada ou ainda terei que por uma tomada? e quanto ao disjuntor pode ficar no quadro mesmo ou deve ficar proximoo a condensadora?

muito obrigado :legal:

[/URL][URL="http://img18.imageshack.us/my.php?image=instalaon.png"]http://img18.imageshack.us/img18/4797/instalaon.th.png (http://img18.imageshack.us/my.php?image=instalaon.png)

climatrix
21-02-2010, 23:24
Climatrix, bom dia muito obrigado por tirar minha dúvida e aproveitando o embalo, posto aqui o desenho de como deve ficar. já tinha perguntado ao Jairo sobre a possibilidade de colocar a tubulação dessa maneira e ate mesmo embutida, e ele me disse ue posso instalar sem problemas.

só mais uma perguntinha, nessa caixa 4x2 a ligação da unidade + o cabo 6mm é feita fio a fio certo? dispensa o uso da tomada ou ainda terei que por uma tomada? e quanto ao disjuntor pode ficar no quadro mesmo ou deve ficar proximoo a condensadora?

muito obrigado :legal:

[/URL][URL="http://img18.imageshack.us/my.php?image=instalaon.png"]http://img18.imageshack.us/img18/4797/instalaon.th.png (http://img18.imageshack.us/my.php?image=instalaon.png)
A Ligação é feita no rabicho ou na placa direto, não precisa instalar tomada.

com relação ao caminho da tubulação ta certo

o disjuntor deve ficar de preferencia no quadro aonde tenha acesso facil em caso de necessidade

odelonherbert
22-02-2010, 11:55
ei climatrix vc mim tirou umas duvidas e deu uma dicas para mim esse dias queria q vc mim tirasse outras duvidas la no mesmo topico !

passa ai e mim ajuda desde ja grato

* SUAS DICAS P/ DIMINUIR O CONSUMO DE ENERSIA (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=126755)

simbiaque
22-02-2010, 18:31
A Ligação é feita no rabicho ou na placa direto, não precisa instalar tomada.

com relação ao caminho da tubulação ta certo

o disjuntor deve ficar de preferencia no quadro aonde tenha acesso facil em caso de necessidade

Muito, mas muito obrigado mesmo pelas respostas agora estou mais seguro e certo do que fazer.

abraços :legal:

climatrix
22-02-2010, 22:50
ei climatrix vc mim tirou umas duvidas e deu uma dicas para mim esse dias queria q vc mim tirasse outras duvidas la no mesmo topico !

passa ai e mim ajuda desde ja grato

* SUAS DICAS P/ DIMINUIR O CONSUMO DE ENERSIA (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=126755)
ta la, respondido:legal:

lfchaves
23-02-2010, 11:53
Tenho um consul 12000 Btus quente/frio que reinstalei no meu novo apartamento. Me indicaram um instalador que, supostamente, trabalha na assistência técnica consul. Contratei o cara, quando chegou a hora de ligar o aparelho percebi que ele não tinha trazido a bomba de vácuo. Ele disse que não precisava, colocou 65mPas (ou PSI) não lembro, e fim. Fiquei intrigado, fiz um pesquisa e verifiquei que o vácuo é importante para retirar o ar e a umidade.
Gostaria de saber o que devo fazer? Alguma dica? Devo substituir todo o gás do aparelho?
Obrigado

climatrix
23-02-2010, 12:12
Tenho um consul 12000 Btus quente/frio que reinstalei no meu novo apartamento. Me indicaram um instalador que, supostamente, trabalha na assistência técnica consul. Contratei o cara, quando chegou a hora de ligar o aparelho percebi que ele não tinha trazido a bomba de vácuo. Ele disse que não precisava, colocou 65mPas (ou PSI) não lembro, e fim. Fiquei intrigado, fiz um pesquisa e verifiquei que o vácuo é importante para retirar o ar e a umidade.
Gostaria de saber o que devo fazer? Alguma dica? Devo substituir todo o gás do aparelho?
Obrigado
Sim, se voce quiser ter um aparelho com maior durabilidade e eficiencia, exija que o instalador jogue o gás fora , de um vacuo no sistema e recoloque a carga de gás:legal:

asafer
23-02-2010, 13:40
Companheiros,

Seria bom, devido o grande número de empresas picaretas no mercado, que pudesse ser feita uma lista dos picaretas para alertar os participantes do fórum.
Eu começo com a Pereira Nascimento ( disk ar ) 3273-6504 Rio de Janeiro - Pilares, a empresa não faz vácuo, e quando vc pergunta recebe a resposta de que não é necessário....
Se for autônomo, que se coloque o nome e telefone, esse tipo de profissional não merece clientes até que aprenda a trabalhar direito.
A grande desculpa da maioria é que a bomba de vácuo é cara, então se não pode comprar, alugue, junte dinheiro e compre, se quer trabalhar no ramo , que faça direito o serviço.
Na selva os fracos morrem, então que se fortaleçam ou mudem de profissão.
Se todos nós colocarmos as empresas ou pessoas, de qualquer Estado do Brasil, podemos nos proteger desses "criminosos sem caráter" que só visam o dinheiro e não tem o mínimo de respeito pelo cliente.

abraços.

FDMB
23-02-2010, 14:34
Amigo,

conheço um pouquinho esse mercado há 25 anos. A maioria dos profissionais nunca sentou num banco de escola e aprendeu alguma coisa sobre ar condicionado por verem outros fazerem, levando todos os vícios possíveis.

Quando o serviço é simples, até que a maioria dá conta do recado, mas quando complica um pouco, já era!!

Infelizmente a maioria das empresas instaladoras trabalha com quantidade, contratando esses profissionais "meia-boca" e pagando comissão por cada instalação efetuada. Portanto, não perder tempo é a ordem para eles.

Claro que existem as exceções, e essas sim deveriam ser reverenciadas por aqui.

Acho que o mais importante nesse tipo de serviço é o pós venda, a atenção dispensada ao cliente no caso da existência de algum problema, que mesmo para os profissionais mais qualificados e experientes, pode acontecer.

Recebo as vezes MP's de colegas daqui me pedindo indicação de bons instaladores aqui mesmo no DF, e confesso não ter coragem de indicar nenhum.

Acredito que problemas desse tipo só poderão ser sanados quando existir formação adequada para os ditos profissionais dessa área, caso contrário, teremos sempre que apelar para a sorte!

asafer
23-02-2010, 14:44
Amigo,

conheço um pouquinho esse mercado há 25 anos. A maioria dos profissionais nunca sentou num banco de escola e aprendeu alguma coisa sobre ar condicionado por verem outros fazerem, levando todos os vícios possíveis.

Quando o serviço é simples, até que a maioria dá conta do recado, mas quando complica um pouco, já era!!

Infelizmente a maioria das empresas instaladoras trabalha com quantidade, contratando esses profissionais "meia-boca" e pagando comissão por cada instalação efetuada. Portanto, não perder tempo é a ordem para eles.

Claro que existem as exceções, e essas sim deveriam ser reverenciadas por aqui.

Acho que o mais importante nesse tipo de serviço é o pós venda, a atenção dispensada ao cliente no caso da existência de algum problema, que mesmo para os profissionais mais qualificados e experientes, pode acontecer.

Recebo as vezes MP's de colegas daqui me pedindo indicação de bons instaladores aqui mesmo no DF, e confesso não ter coragem de indicar nenhum.

Acredito que problemas desse tipo só poderão ser sanados quando existir formação adequada para os ditos profissionais dessa área, caso contrário, teremos sempre que apelar para a sorte!

Companheiro,

Concordo quando vc diz que a maioria aprendeu vendo fazer, só que apelar para sorte custa caro, vc acaba pagando mais do que pagaria se tivesse o conhecimento de uma empresa idônea, e é isso que eu propus quando falei em denunciar os maus profissionais.
Podemos também indicar os bons, fiz isso com o amigo CLIMATRIX.
Porém enquanto a formação adequada de profissionais não acontece temos que denunciar os maus e glorificar os bons.
Essa é minha opinião.
abraços.

FDMB
23-02-2010, 14:52
Não discordei de você em nenhum momento. Foi apenas uma questão de enfoque, já que citar os maus profissionais dessa área é bem mais trabalhoso, pela quantidade, do que enumerar os bons.

Em todo caso, boa sorte com sua intenção!:legal:

asafer
23-02-2010, 15:05
Não discordei de você em nenhum momento. Foi apenas uma questão de enfoque, já que citar os maus profissionais dessa área é bem mais trabalhoso, pela quantidade, do que enumerar os bons.

Em todo caso, boa sorte com sua intenção!:legal:

Tranquilo,

Falo tudo isso pq já sofri na pele com esses maus profissionais, concordo também que a maioria se enquadra como mau profissional e bem poucos como bons profissionais.

Só acho que deveríamos nos unir e indicar uma mão de obra qualificada para o serviço

grande abraço.

simbiaque
24-02-2010, 14:14
Pessoal sei que o uso de transformador para o ar não é bem aceito pela turma, mas no caso de ultima opção qual seria a indicação de um transformador para a maquina comfee 12k?

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
-Capacidade de Refrigeração: 12.000 btu/h
-Área Indicada: 18 - 29 (m2)
-Voltagem: 220V
-Consumo: 25,6 KW/h mês
-Potência: 1217 W
-Compressor: rotativo
-Vazão do Ar: 550/470/380 m³/h

agradeço

jairo bertoni
24-02-2010, 17:51
Pessoal sei que o uso de transformador para o ar não é bem aceito pela turma, mas no caso de ultima opção qual seria a indicação de um transformador para a maquina comfee 12k?

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

agradeço

entre 2000 watt´s a 2500 watt´s instalo com essa potencia tá funcionando bem até agora

um abraço jairo

asafer
24-02-2010, 19:10

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

agradeço

Eu possuo um GREE 9000 btus e uso um autotrafo de 3kVA UPSAI (foi o melhor que encontrei ), isso já faz 2 anos e está tudo funcionando ok.

http://www.upsai.com.br/autotransformador.htm

na caixa do aparelho vem uma tabela indicando o modelo de autotrafo e os aparelhos que ele suporta.

Se não me engano o de 3kVA suporta até 10.000 btus, e o de 4kVA suporta até 15.000btus, mas vale dar uma conferida .....

abraços.

rmadeira
24-02-2010, 19:33
Eu possuo um GREE 9000 btus e uso um autotrafo de 3kVA UPSAI (foi o melhor que encontrei ), isso já faz 2 anos e está tudo funcionando ok.

http://www.upsai.com.br/autotransformador.htm

na caixa do aparelho vem uma tabela indicando o modelo de autotrafo e os aparelhos que ele suporta.

Se não me engano o de 3kVA suporta até 10.000 btus, e o de 4kVA suporta até 15.000btus, mas vale dar uma conferida .....

abraços.

Onde comprou e pagou quanto? Dá pra usar muito tempo? Esquenta ou consome muita energia?

asafer
24-02-2010, 20:02
Onde comprou e pagou quanto? Dá pra usar muito tempo? Esquenta ou consome muita energia?

Comprei no Palácio das Ferramentas, Buenos Aires - Centro, ano passado tive que comprar outro pra instalar um ar condicionado pra um amigo, paguei 230,00, não tenho certeza, mas o preço não foge muito disso não.

Na marechal floriano também vende, achei em uma loja ( Titanic - eletrica ), foi onde achei mais barato, porém estava em falta, mas dá uma pesquisada por lá que vc acha com preços bons, só aconselho o UPSAI mesmo, os outros o acabamento não era bom e deixavam a desejar....

Agora o autotransformador esquenta bem, então não deixe exposto ao sol, ou em lugares abafados, quanto ao consumo não sei dizer pq sempre usei o ar condicionado com ele, pois só tenho 127V na minha casa, mas acho que não deve haver tanta perda de energia. O meu eu uso direto e nunca deu problema, já deixei o ar ligado por mais de 24hrs e tudo funcionou normal.

abraço.

rmadeira
24-02-2010, 20:08
Comprei no Palácio das Ferramentas, Buenos Aires - Centro, ano passado tive que comprar outro pra instalar um ar condicionado pra um amigo, paguei 230,00, não tenho certeza, mas o preço não foge muito disso não.

Na marechal floriano também vende, achei em uma loja ( Titanic - eletrica ), foi onde achei mais barato, porém estava em falta, mas dá uma pesquisada por lá que vc acha com preços bons, só aconselho o UPSAI mesmo, os outros o acabamento não era bom e deixavam a desejar....

Agora o transformador esquenta bem, então não deixe exposto ao sol, ou em lugares abafados, quanto ao consumo não sei dizer pq sempre usei o ar condicionado com ele, pois só tenho 127V na minha casa, mas acho que não deve haver tanta perda de energia.

abraço.

Beleza. Foi vc mesmo quem instalou o Split?

asafer
24-02-2010, 20:26
Beleza. Foi vc mesmo quem instalou o Split?

Não, só fiz a parte elétrica.

climatrix
24-02-2010, 21:09
Não, só fiz a parte elétrica.
mas voce ja tem manometro, amperimetro, etc....

só falta a bomba de vacuo, rsrs

brincadeiras a parte acabei de chegar em casa agoras 21:00

amanha resolveremos seu caso tá:legal:

jose ramalho
24-02-2010, 21:10
não e serto colocar o condesador entre forro e a telha ou outras coisa onde não tenha uma boa ventilação como nome ja diz e um trocador de calor, em fim o condensador e feito pra leva sol e chuva

exeto a serpentina que não deve pegar sol na horas mas quentes.:concordo:

arthurpenna
24-02-2010, 22:51

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

agradeço

Usa um transformador de 1.500W ou 2.000W. Não precisa mais do que isso, a potência do ar é de 1.217W, o de 1.500W dá tranquilo!

simbiaque
24-02-2010, 23:35
Beleza jairo, valeu a dica

Asafer

Foi um desse mesmo que vi no mercadolivre, o vendedor disse que o ideal para o ar 12k é o de 4000va, porém achei exagerado.

Encontrei isso numa loja.

Dica para a escolha de um Auto-Transformador:

Para um bom desempenho do Auto-Transformador e por questões de
segurança, devemos sempre escolher um modelo cuja potência seja
de aproximadamente 30% a mais do que o consumo em Watts do(s)
aparelho(s) que serão ligados ao Auto-Transformador.

Há uma fórmula simples para descobrir qual o modelo que se adequa
à sua necessidade: basta multiplicar a potência (em Watts) dos
aparelhos que serão ligados ao Auto-Transformador por 1,3,
o resultado deve ser lido em VA. Por exemplo:

1 TV + 1 DVD + 1 Vídeo + 1 PC =
300W + 100W + 100W + 180W = 680W, logo, a potência do
Auto-Transformador deverá ser de: 680 x 1,3 = 884VA (aproximadamente)

Dica para Ar Condicionado:

Até 7.500 BTUS = Auto Transformador de 2000VA
Acima de 7.500 BTUS = Auto Transformador de 3000VA
Acima de 10.000 BTUS = Auto Transformador de 5000VA

arthurpenna (http://www.htforum.com/vb/member.php?u=136779), achei exagero o vendedor querer me empurrar um de 4000va, você deu a mesma dica do Jairo na média 2000w, seguindo a regra dessa formula para 2000w o trafo seria de 2600VA e para 2500w seria de 3250va. Creio que esse UPSAI de 3200va vai me servir bem.

Alguém indica alguma loja online, que envie por transportadora ou correios (PAC), o cara do ML só envia por sedex, ai fica difícil 16k de sedex :aiai:

obrigado turma, abraços

jairo bertoni
25-02-2010, 07:34
[COLOR=Red][COLOR=blue][FONT=Arial Black][SIZE=3][FONT=Arial][COLOR=Black]Beleza jairo, valeu a dica

obrigado turma, abraços
[FONT=&quot]

3000 watt´s tá meio exagerado pode ir tranquilo de 2000 watt´s se vc quizer 2500 watt´s já tá mais do que bom

um abraço jairo

asafer
25-02-2010, 08:15
Companheiros,

Não esqueçam da corrente de partida, que em alguns casos pode chegar até 10x da corrente nominal do aparelho, ( não estamos falando do inverter ok !!! ), então se o fabricante indica para 12.000btu´s um autotrafo de 4kVA, ele já levou em consideração essa folga de segurança, no caso de algum problema vc está coberto pela garantia do mesmo, eu não arriscaria.

Porém é vc quem decide, essa é minha opinião, eu ficaria com 4kVA.

abraço.

P.S. leve em consideração também o fato que pode acontecer baixa tensão na rede, então quanto menor a tensão maior a corrente de partida, e o trafo vai ter que segurar!!!!

jairo bertoni
25-02-2010, 12:44
Companheiros,

Não esqueçam da corrente de partida, que em alguns casos pode chegar até 10x da corrente nominal do aparelho, ( não estamos falando do inverter ok !!! ), então se o fabricante indica para 12.000btu´s um autotrafo de 4kVA, ele já levou em consideração essa folga de segurança, no caso de algum problema vc está coberto pela garantia do mesmo, eu não arriscaria.

Porém é vc quem decide, essa é minha opinião, eu ficaria com 4kVA.

abraço.

P.S. leve em consideração também o fato que pode acontecer baixa tensão na rede, então quanto menor a tensão maior a corrente de partida, e o trafo vai ter que segurar!!!!

cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguem!!

na verdade tenho amigos eletricistas que fazem quando é necessário a instalação e ligação dos trafos

e essa é usualmente as potencias que eles me passam nos trafos instalados pra essa capacidade dos condicionadores e estão funcionando até hoje ..já tenho instalações com trafos funcionando a muito tempo

não sei,mas acho que esse fator multiplicador de 30% ou 1,3 pela potencia nominal do condicionador é pra compensar essas perdas tanto na partida como nos picos de energia

um abraço jairo

odelonherbert
25-02-2010, 14:34
climatrix ou jairo por favor....
eu criei um topico uns dias atraz e tive uma duvida o climatrix mim respondeu, so q agora mim pintou outra

qual o melhor modo : auto ou resfriar
la ele mim disse q para economiza energia deixa-se a ventilaçao no auto e o modo no auto tb ???

a pregunta ta mais bem feita nesse topico

SUAS DICAS P/ DIMINUIR O CONSUMO DE ENERGIA (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=126755)

jairo bertoni
25-02-2010, 21:50
climatrix ou jairo por favor....
eu criei um topico uns dias atraz e tive uma duvida o climatrix mim respondeu, so q agora mim pintou outra

qual o melhor modo : auto ou resfriar
la ele mim disse q para economiza energia deixa-se a ventilaçao no auto e o modo no auto tb ???

a pregunta ta mais bem feita nesse topico

SUAS DICAS P/ DIMINUIR O CONSUMO DE ENERGIA (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=126755)

sim essa configuração seria a mais economica

um abraço jairo

simbiaque
26-02-2010, 15:06
Quero mais uma vez agradecer aos colegas pelas dicas e explicações.

Muito obrigado :legal:

tanamati
15-03-2010, 15:45
Senhores, conhecem algum instalador autorizado e de confiança para ar condicionado split consul em Curitiba? Qual a conveniencia de se comprar um sistema triplo ou tres individuais?

jairo bertoni
15-03-2010, 20:24
Senhores, conhecem algum instalador autorizado e de confiança para ar condicionado split consul em Curitiba? Qual a conveniencia de se comprar um sistema triplo ou tres individuais?

indiquei o pessoal da frigelar aí de curitiba pra um forista amigo nosso acho que o puma conversível

ele postou o telefone do instalador indicado pela frigelar curitiba só que não qual o sub tópico que ele postou mas acho que foi no de instalação de split ...

mas tente www.frigelar.com.br telefone pra eles e peça para indicar um instalador quem sabe?

poste pra gente o resultado ok?

um grande abraço jairo

AlucardSan
22-04-2010, 15:10
hj foram instalar um split na minha casa. um midea 9000btu
o cara deu vacuo e depois ligou o ar pra testar o nvl de gas.. tava 80psi.
ele retirou um pouco e deixou em 75. ta certo isso?

eu liguei o ar depois e tava gelando bem. eh pq eu sempre leio q o ar nao vem com o gas "completo", q tem q completar e tal.. mas ele retirou lol.

jairo bertoni
22-04-2010, 20:29
hj foram instalar um split na minha casa. um midea 9000btu
o cara deu vacuo e depois ligou o ar pra testar o nvl de gas.. tava 80psi.
ele retirou um pouco e deixou em 75. ta certo isso?

eu liguei o ar depois e tava gelando bem. eh pq eu sempre leio q o ar nao vem com o gas "completo", q tem q completar e tal.. mas ele retirou lol.

a distancia maxima mais desniveis desse split´s entre as unidades geralmente vai de 7 a 10 mts

como ele deve ter instalado com um minimo de tubulação é natural que fique um "excesso" e foi o que ele fez além do vácuo deu uma purgada pra aliviar um pouco a pressão de trabalho

um grande abraço jairo

AlucardSan
22-04-2010, 21:53
a distancia maxima mais desniveis desse split´s entre as unidades geralmente vai de 7 a 10 mts

como ele deve ter instalado com um minimo de tubulação é natural que fique um "excesso" e foi o que ele fez além do vácuo deu uma purgada pra aliviar um pouco a pressão de trabalho

um grande abraço jairo

opa jairo
obrigado pelos esclarecimentos :legal::legal:

gezinha1
27-04-2010, 03:21
Oi, gente, eu queria pedir uma ajuda... É o seguinte: meu vizinho tem um ar condicionado daqueles velhos e MUITO barulhentos que nao me deixa ler, comer, nem dormir. Às vezes, nem tv eu consigo ver. Eu entendo que ele tem direito ao frescor dele, ainda mais no Rio, mas eu tenho direito ao meu sossego... Assim, eu queria propor pra ele a compra de um Split. Queria saber de voces se a diferença no barulho externo é realmente gritante, qual deles é o mais silencioso e se ele poderia colocar o condensador no quarto ao lado, que é mais longe do meu apartamento. Qualquer ajuda é valida!

Lecoht
28-04-2010, 08:59
Gezinha, a grande vantagem no aparelho tipo split, é a unidade interna que produz nível de ruido muito baixo.

A unidade externa, em termos de ruídos é semelhante a qq outro tipo de aparelho de ar condicionado.

O que ocorre com seu vizinho, baseado no que vc diz, é que um aparelho antigo, provavelmente tem barulhos de peças gastas e ainda algum componente da instalação que pode estar vibrando, provocando mais aumento de barulho.

As vezes, uma simples checagem na instalação já diminua bem os ruídos. Para resolver o seu problema de vez, um aparelho novo e bem instalado, que pode ser desses simples de janela mesmo. Creio que marcas melhores façam menos barulho, mas aí mexe com a questão de custos.

alaschein
05-05-2010, 06:52
Olá, preciso diminuir o volume ou tirar completamente o bip do ar condicionado Gree. Ocorre que caí na besteira de instalá-lo no quarto do bebê e o controle de temperatura do aparelho não é muito bom, logo tenho que modificar com frequência e é aquela barulheira!

Alguém sabe algum jeitinho de tirar o irritante bip???

Em tempo: Instalei juntos 2 fujitsu inverter (12 e 30) e 1 gree (9), todos quente e frio. Não tem a menor comparação. Os fujitsu são muitas vezes melhores (temperatura correta, rápidos, silenciosos, etc.). Arrependi-me de ter comprado o Gree, por enquanto.

Obrigado pela ajuda.

asafer
15-05-2010, 10:14
Olá, preciso diminuir o volume ou tirar completamente o bip do ar condicionado Gree. Ocorre que caí na besteira de instalá-lo no quarto do bebê e o controle de temperatura do aparelho não é muito bom, logo tenho que modificar com frequência e é aquela barulheira!

Em tempo: Instalei juntos 2 fujitsu inverter (12 e 30) e 1 gree (9), todos quente e frio. Não tem a menor comparação. Os fujitsu são muitas vezes melhores (temperatura correta, rápidos, silenciosos, etc.). Arrependi-me de ter comprado o Gree, por enquanto.

Obrigado pela ajuda.

Possuo um split da gree também, e posso dizer que o bip é bem alto, e ainda mais de noite se precisar mexer... vai acordar todos da casa, rsrsrs
O controle de temperatura do meu funciona bem, tenho um termometro perto da cama e a temperatura sempre se mantém no que foi programado

Não tem como mudar o volume ou silenciar, como na tv a tecla MUDO, o q vc pode tentar, se estiver incomodando muito, é tapar o alto falante com fita ou tirá-lo fora, mais aí vc vai ter que abrir o aparelho, acho que não vale a pena, a não ser que vc conheça alguem que saiba desmontar ou tenha prática.

abraços.

oseias guedes
21-05-2010, 01:26
boa noite sou prestador de serviço instalação e manutenção de ar condicionado,porq essa é a pior época p trabalhar nesta aréa.

Denervaljr
21-05-2010, 07:58

Obrigado pela ajuda.

Olá, uma solução seria colocar um adesivo sobre a sirene do beep na placa, claro que teria que abri a unidade interna, mais apenas a parte frontal, não irá afetar a instalação, esse procedimento deverá ser executado por algum tecnico em refrigeração ou eletronica, ele deverá identificar o buzzer na placa e colocar um adesivo tapando a saida de som.

Eu já fiz isso em alguns equipamentos com total sucesso.

Boa Sorte.:legal:

arthurpenna
23-05-2010, 22:38
Estou com uma duvida sobre o um Ar Condicionado Split 12.000 da Confee. Instalei tudo, fiz as flanges, agora queria saber se abro por inteiro as válvulas de gás ou somente a metade.

Outra duvida tb, esse apartamento onde esta instalado esse ar fica de frente para a praia, queria saber se é normal ''vazar'' a água entre a parede e a evaporadora, só escorrer mesmo, pouco, mesmo saindo muita água pelo dreno normal?

arthurpenna
23-05-2010, 23:14

Lembre-se que o cobre tem que ser dobrado...ele é um pouco rígido, merece um pouco de força para dobrar, principalmente o mais grosso!

jairo bertoni
24-05-2010, 08:40
Estou com uma duvida sobre o um Ar Condicionado Split 12.000 da Confee. Instalei tudo, fiz as flanges, agora queria saber se abro por inteiro as válvulas de gás ou somente a metade.

Outra duvida tb, esse apartamento onde esta instalado esse ar fica de frente para a praia, queria saber se é normal ''vazar'' a água entre a parede e a evaporadora, só escorrer mesmo, pouco, mesmo saindo muita água pelo dreno normal?

não é normal não ..o problema pode ser no nivel da evaporadora(desnivelada) ou na mangueira de dreno

um grande abraço jairo

polomax
25-05-2010, 07:06
Caro amigo tenho uma empresa de serviços em instalação de ar condicionado (http://www.polomaxarcondicionado.com.br) em SP, e te digo a venda casada de ar condicionado é realmente sério acredito que vc pode achar um ótimo instalador ai no RJ não precisa ser credenciado pasta ter experiencia e autoridade no assunto pois estes equipamento bem instalado e manutenção regularmente dura bastante agora se quizer pagar pau para autorizada, ja peguei serviços de autorizadas um lixo de instalação como tambem tem bons instaladores de ar condicionado

arthurpenna
26-05-2010, 21:39
Não acho muito dificil instalar um split. Eu mesmo aprendi sozinho e foi só sucesso!:tu:

Instalei um Confee 12.000 BTU;

-Instala-se o suporte da evaporadora no local desejado a no mínimo 10cm do teto, o suporte é em forma de H. Veja de forma meio "grosseira" um aspecto do suporte:
http://img37.imageshack.us/img37/2985/56047137.png (http://img37.imageshack.us/i/56047137.png/)

-Logo depois faz o buraco com a serra-copo no lado direito embaixo do suporte da evaporadora, de acordo com o manual de instalação do aparelho; Na imagem acima, do suporte, o circulo em vermelho representa "mais ou menos" o local do furo de serra-copo.

http://www.shopdelivery.net/app/Config/184//html/images/dicas_clip_image003.jpg

-Em seguida, encaixe a evaporadora no suporte em "H" e passe os canos de cobre e o dreno para fora do ambiente pelo buraco da serra copo;

-Já lado de fora, escolha o melhor lugar para instalar a condensadora, no chão, ou na parede com suporte em mão francesa.
http://www.shopdelivery.net/app/Config/184//html/images/dicas_clip_image002.jpg
https://www.wixturbo.com.br/img_sistemas/ecommerce/img_produtos/487/foto_thumb_200_foto_0_66903_SUPORTE%20U%20NOVO.jpg

-Agora, já com tudo em seu devido lugar (Evaporadora e Condensadora), pegue os canos de cobre que você comprou (vende-se em lojas de material de construção, "Telha Norte" por exemplo). Os canos de cobre vc compra de acordo com o manual de instalação do ar condicionado. Lá tem todas as medidas.

-Mede-se a distância entre a evaporadora e a condensara, corta-se o cano de cobre:
http://www.virax.com/uploads/photo/210443_sit05.jpg

coloca-se a peça de "ligação" dos canos (vem acoplado ao aparelho de ar condicionado, na evaporadora e consendadora, é só desstarrachar), antes de fazer as flanges.

http://www.jackwal.com.br/site/products_pictures/ID_332_002510_mini.jpg

Logo faça as flanges com os materiais 1, 2 e 3 (precisa-se de "chave" própria para se fazer as flanges de acordo com a expressura do cano de cobre, custa mais ou menos 90 reais o Kit completo). Abaixo as fotos dos materias com a numeração;

http://img263.imageshack.us/img263/2179/44527351.jpg (http://img263.imageshack.us/i/44527351.jpg/)
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=94448034_2518.jpg&v=P

http://www.leroymerlin.com.br/_img/_catalogo/86932083.jpg

-Depois das flanges prontas, como no aspecto abaixo, liga-se os canos de cobre, na evaporadora e consensadora, boca a boca, com a peça que você "desatarrachou" da evaporadora e consensadora, "modelando" os canos de cobre de acordo com o trajeto do mesmo. Recomendo que se coloque espuma envolta dos canos de cobre. Aperta essa "peça" que veio na evaporadora e consensaora com chave de boca regulável, tipo essa abaixo:
http://img153.imageshack.us/img153/8742/19814794.png (http://img153.imageshack.us/i/19814794.png/)http://www.fesp.com.br/images/Manuais/Thumbs/boca-ajustavel-ajustada.gif (http://img153.imageshack.us/i/19814794.png/)

-Depois, já na condensadora, você abre as duas "bocas", são tipo um "tampão'', com a chave de boca regulavel. Pega-se uma chave allen, a que encaixar, (foto abaixo) e abra até o fim para liberar o gás do ar condicionado. Depois disso, é só fazer a instalação elétrica e desfrutar do ar condicionado!:tu:

http://shopping.banner-link.com.br/loja/images/L187/Foto2p25744v1.jpg
Qualquer duvida, estou a disposição!

rmadeira
27-05-2010, 12:40
Arthur, eu achei ótimo a sua iniciativa de mostrar como se instala um Split.

Deveria ficar fixo em um novo tópico DIY.

Parabéns!:legal:

Quem não vai gostar muito são os técnicos de plantão!:lol::lol::lol::lol:

jairo bertoni
27-05-2010, 13:33
Arthur, eu achei ótimo a sua iniciativa de mostrar como se instala um Split.

Deveria ficar fixo em um novo tópico DIY.

Parabéns!:legal:

Quem não vai gostar muito são os técnicos de plantão!:lol::lol::lol::lol:

muito pelo contrário ,pelo menos da minha parte!!! acho que foi uma excelente iniciativa ...eu que sou muuiiitooo prolixo gosto de escrever tin por tin e nesse caso as imagens falam mais do que tudo beleza!!:legal::rever1:

um grande abraço jairo

rmadeira
27-05-2010, 13:40
muito pelo contrário ,pelo menos da minha parte!!! acho que foi uma excelente iniciativa ...eu que sou muuiiitooo prolixo gosto de escrever tin por tin e nesse caso as imagens falam mais do que tudo beleza!!:legal::rever1:

um grande abraço jairo

Realmente Jairo eu me esqueci de vc. Está sempre pronto em ajudar, mas tem outros aí que não gostam nem um pouco.

jairo bertoni
27-05-2010, 17:11
Não acho muito dificil instalar um split. Eu mesmo aprendi sozinho e foi só sucesso!:tu:

Instalei um Confee 12.000 BTU;
Qualquer duvida, estou a disposição!

arthur,sempre que possivel faço o furo do lado esquerdo (contrario do seu) pois pra manutenção a gente pode desinstalar a evaporadora somente pelo lado de dentro ...mas em alguns casos tive que usar o mesmo lado que vc usou ..eu só acho mais pratico o furo do outro lado ,no dreno uso uma mangueira como extensão do mesmo

mas sua instalação ficou perfeita além das fotos elucidativas

um grande abraço jairo

CARDOGUI
27-05-2010, 18:39
Jairo, em relação à instalação muito bem explicado pelo Arthurpenna, o que difere em relação a colocação de um split Fujitsu inverter? Grato, se puder me esclarecer. Um abraço, Guilherme.