Ver Versão Completa : MayDay Desastres Aéreos.
A série MayDay: Desastres Aéreos examina 13 dos desastres mais chocantes do mundo. Os telespectadores conhecerão as incríveis causas destas tragédias e as emocionantes histórias das pessoas envolvidas. Cada episódio recria os detalhes dos momentos críticos anteriores ao impacto - desde a luta desesperada na cabine até as devastadoras falhas mecânicas - capturando as reações dos passageiros e as reações heróicas dos membros da tripulação.
Todas as segundas, ás 22:00 no canal National Geograpihc Channel.
Vinícius RS
20-02-2006, 11:29
é, foi assistindo uma infinidade de programas sobre desastres aéreos que eu aprimorei meu medo de avião... voar só em última necessidade..
fngerdes
20-02-2006, 11:33
Seção auto-terapia... :ataque:
Nunca tive medo de avião, sempre viajei sem problemas, mas posso dizer que após assistir muitos programas sobre acidentes aereos, passei a ter uns 10% de medo :hilario:
Não sei porque, mas também assisti vários programas sobre naufragios de navios, mas esse medo não me pegou, ainda me sinto + seguro em um cruzeiro.
[]'s
Ricardo Pontes
20-02-2006, 12:59
Mas voces ja notaram que 90 por cento dos desastres é falha humana....
Primeira coisa que faço quando entro no aviao é tentar olhar a cara dos pilotos.Se forem muitos novinhos ,''to fora''.
Me lembro quando tinha 19 20 anos até 25 ... eu era imortal ....
Ricardo.:tu:
Ricardo,
Eu prefiro olhar pras aeromoças. :D :D :D :D
Colegas,
Pra quem gosta de estatísticas:
Segundo estatísticas universalmente aceitas, o avião é o terceiro meio de transporte mais seguro que existe. O primeiro é o trem e, o segundo, o elevador. Andar de avião, segundo essas estatísticas, é oito vezes mais seguro do que andar de bicicleta, 484 vezes mais seguro do que andar de automóvel, e 225 vezes mais seguro do que ficar dentro de casa, onde ocorrem muitos acidentes fatais.Fonte: Revista Ícaro (http://www.icarobrasil.com.br/254/vidaabordo.htm)
Abraços,
Filipe Rangel.
fngerdes
20-02-2006, 13:16
Fica dificil acreditar nas estatisticas, pois recentemente vi uma pesquisa que citava o trem como muito mais perigoso que o avião...
Atualmente ando meio descrente com muitas revistas/jornais ref. a veracidade das informações.
[]'s
Felipe,
Esse estudo especificamente, muito citado no meio aeronáutico, foi realizado pelo FAA (Federal Aviation Administration), órgão do Departamento de Transportes do governo dos Estados Unidos (DOT), entre os anos de 1989 e 1993.
Se quiser ver dados mais recentes (1999 e 2000), embora um pouco mais desagregados, tem esta interessante tabela:
http://www.bts.gov/publications/national_transportation_statistics/2002/html/table_02_04.html
Abraços,
Filipe Rangel.
fngerdes
20-02-2006, 13:45
Filipe, bem interessante, agora melhorou :legal:
[]'s
Felipe
Vinícius RS
20-02-2006, 15:28
Segundo estatísticas universalmente aceitas, o avião é o terceiro meio de transporte mais seguro que existe. O primeiro é o trem e, o segundo, o elevador. Andar de avião, segundo essas estatísticas, é oito vezes mais seguro do que andar de bicicleta, 484 vezes mais seguro do que andar de automóvel, e 225 vezes mais seguro do que ficar dentro de casa, onde ocorrem muitos acidentes fatais.
Essas estatísticas é que não me enganam... quantas pessoas, e por quantas horas por ano, andam de carro ou de trem? A grande maioria das pessoas nunca vai andar de avião na vida, mas anda umas 1000 horas por ano de carro ou ônibus, no mínimo... Praticamente toda a população do mundo utiliza carros ou ônibus, mas apenas uma pequena parcela utiliza avião (acho que menos de 5%)... Eu mesmo, que viajo de avião em média 3x por ano, uso o carro muito mais (rodo em média 40.000km por ano... dividindo esse total por uma média de 60km/h, já dá mais de 600 horas de carro por ano... contra menos de 14 horas de avião... se todo mundo fosse como eu, para cada pessoa que morre de avião, teria que morrer mais de 50 pessoas em carros... e a grande maioria da população nunca entrou nem vai entrar num avião...
Claro que comparando diretamente o número de pessoas que morrem por ano em avião com os que morrem de carro ou trem, o número do pessoas que morre em avião é infinitamente menor. Mas o universo de pessoas tb é infinitamente menor, bem como as horas de utilização do transporte...
Para cada pessoa que morre em avião nesse mundo, tem que morrer umas 500.000 pessoas de carro pra ficar igualado, considerando todos os fatores... quem for estatístico pode ajudar mais...
Alex Sound
20-02-2006, 16:33
Quando viajo de avião nem me esquento. Quando estou bem lá em cima imediatamente penso: se essa ***** cair, não vao sobreviver ninguém mesmo...:ataque: :ataque::feliz:
Miro Teixeira
20-02-2006, 16:58
Confesso que não teria coragem de viajar de avião logo após assistir o documentário. Não tenho medo, mas na última ponte aérea, as turbulências me deixaram suando frio, a passageira ao meu lado deve ter deixado as unhas nos braços da poltrona, tal a cara que ela fazia, aquele dia estava sinistro, tempo ruim, vento, a descida em Congonhas também me deixa de cabelo em pé, um avião no meio de todos aqueles prédios é preocupante.
Vinícius RS
20-02-2006, 17:30
tô pra ver aeroporto mais sinistro no Brasil que Curitiba... já pousei lá umas 15 vezes e SEMPRE foi turbulento...
Mas nada supera o pavor de uma vez em que estava num vôo fretado de turismo pro Rio, num TAM fokker 100... Tava a maior zoeira dentro do avião, já que eram todos da mesma empresa, colegas de trabalho... de repente o comandante avisa que iríamos passa por uma zona de turbulência forte, convocou todos a sentar e colocar o cinto (e foi ignorado por alguns)... em menos de meio minuto, o avião começou a tremer... de repente teve um solavanco tão forte que um cara que estava em pé no corredor quase bateu de costas no teto da aeronave... simplesmente pavoroso... tudo bem, turbulência derrubar avião é muito difícil, mas o medo é terrivel...
Tenho um amigo que é mecânico na Varig... ele diz que o avião não cai de jeito nenhum, tal o apuro tecnológico e a perfeição das peças... o Piloto é que derruba.
Claro, isso desconsiderando o vôo teste de um airbus, que fez um vôo rasante na pista, e ao invés de arremeter, "pousou" nas árvores qe tinha na frente...
Miro Teixeira
20-02-2006, 17:56
O Fokker era horrível, barulhento, pequeno e desconfortável.
Abraços
O Fokker era horrível, barulhento, pequeno e desconfortável.
Abraços
Fiz uma viagem de Navegantes para Sao Paulo nesse modelo da Tam. Quando saí de Sao Paulo para o Rio, peguei o airbus que é muito melhor.
Inéditos de "Mayday: Desastres Aéreos"
Por: Danilo M. Rodrigues (Colaborador)
A partir de segunda-feira, dia 4 de junho, às 22h00, o National Geographic começa apresentar a nova temporada da série "Mayday: Desastres Aéreos".
No episódio de estréia, Fuga Milagrosa, o programa mostra o incidente do vôo 358 da Air France, que no dia 2 de agosto de 2005, após um pouso difícil durante uma grande tempestade, derrapou na pista do aeroporto de Toronto e perdeu o controle.
Na ocasião, o motor esquerdo começou a pegar fogo. Em menos de três minutos, a aeronave estava cercada pelo fogo. Milagrosamente, todas as pessoas que estavam a bordo sobrevivem.
Fonte: TV Magazine.
PS: No dia 10 de junho vai passar o acidente da Gol no Discovery Channel.
Existe uma critica sobre a filmagem do desastre da Gol. Foi precipitada a filmagem, pois nao levou em conta varios depoimentos e decisoes que viriam a seguir.
Vale como alerta, mas muitos filmes desses sao feitos ainda no rastro do calor de uma emoçao. ;)
Alem de pilotos "jovens" existem os que bebem, os que estao doentes (tomando medicamentos) e por aí vai. :legal:
Miro Teixeira
04-06-2007, 10:23
Tenho um amigo que é mecânico na Varig... ele diz que o avião não cai de jeito nenhum, tal o apuro tecnológico e a perfeição das peças... o Piloto é que derruba.
O piloto pode ter um ponto de vista bem diferente:lol::lol::lol:
Controladores de vôo também:riso::riso::riso:
Mas falando sério, creio que são uma série de fatores para derrubar um avião, nunca um isoladamente. A não ser que seja proposital, com em casos de terrorismo ou kamikazes da segunda guerra.
Abraços
Para quem for assistir repare que um acidente aeronáutico sempre vem se desenhando muito antes de acontecer. São diversos fatores juntos que levam a um acidente, raramente um fato isolado.
Abraços
Segundo estatísticas universalmente aceitas, o avião é o terceiro meio de transporte mais seguro que existe.
Concordo que seja, o problema é que quando há um acidente, normalmente é fatal...
Vinícius RS
04-06-2007, 20:42
É o que eu sempre digo: desastres nunca tem uma única causa... em geral vários fatores contribuem para um acidente...
MEsmo com toda a razão do mundo, continuo me pelando de medo de avião...
Já peguei muitos vôos ruins... o que só fez piorar...
Adoro aviação desde criancinha, mas tenho que discordar de algumas estatisticas...
Uma vez vi um documentário onde um ex funcionario da FAA deixava bem clara uma verdade que qquer estatístico pode comprovar... É relativamente fácil manipular estatísticas de índices de acidentes para dizer que este ou aquele meio é mais seguro...
Basta mudar a base da estatística para:
Número de acidentes (ou de fatalidades, como queiram) por:
- Dia / Mes / Ano;
- Distância percorrida;
- Passageiros transportados;
- Tempo de trajeto;
- Número de viagens;
etc...
É fácil perceber que dependendo da base que vc escolher a estatistica fica muito mais favoravel à aviação...
Mas uma coisa é fato: poucos transportes são tão controlados e restritos como o transporte aéreo, e embora acidentes acontecam com virtualmente qquer meio de transporte, não dá pra chegar no ponto de dizer que voar (comercialmente :D ) é um esporte radical...
Tenho mais medo de pegar a dutra todo dia pra ir trabalhar em guarulhos do que pegar a ponte aerea pra descer em congonhas ou no santos dumont...
Fatalidades acontecem... Um dos passageiros do voo da GOL era conhecido de alguns colegas de trabalho... Ele tinha trocado de emprego menos de 3 meses antes pois estava cansado de viajar tanto... Viajava no emprego antigo o tempo todo... Na 1a viagem pelo emprego novo, pegou aquele voo de volta...
Vai saber...
Eta serie ruim de ver quando o cabloco esta para fazer uma viagem.
Imagino que mais tarde o acidente da gol e da tam também estará aí.