PDA

Ver Versão Completa : Como instalar um fogão

khatru
22-03-2006, 02:03
Ganhei um fogão novo da Bosch que já está instalado. Ocorre que, aqui em casa o gás é encanado e eu acho que ele está regulado para o sistema de botijão pois sai apenas uma chama fraquinha nas bocas e o forno nem funciona.
Alguém sabe se é difícil de eu mesmo fazer as mudanças necessárias? Será que falta alguma peça?

Abraços a todos!

Nascimento
22-03-2006, 06:05
Qualquer técnico que você chamar vai te cobrar entre 20 e 50 reais e o serviço não demora mais que alguns minutos , já fizemos aqui em casa.:legal:

Byrd
22-03-2006, 08:54
Ganhei um fogão novo da Bosch que já está instalado.

É a primeira vez que leio sobre um fogão num HT! Tá num rack, sobre pedestal ou spikes? :ataque: E em vez de um split 'cê instalou um exaustor? :D

Brincadeiras à parte: se foi a COMGÁS que fez a instalação (se o gás é encanado deve ter sido ela - também moro em São Paulo e o meu, também gás encanado, teve que ser assim) imagino que devessem ter experimentado o funcionamento do seu fogão! Neste caso, competeria a eles resolver o caso.

Eu também não sabia, aliás, que houvesse uma "regulagem" para se escolher entre botijão e encanado; pelo que sei, a COMGÁS é que instala alguma peça na entrada do fogão, para que ele receba o gás que ela fornece.

Ed.: havia escrito comgás com n...

ifreire
22-03-2006, 09:43
Moro em apartamento e também possuímos gás encanado.
A Comgás, quando faz a ligação do gás, envia um técnico para regular o fogão. Como você está trocando o fogão por um novo, se não me engano o próprio fabricante manda um técnico para fazer essa regulagem, sem custo.
Dê uma olhada no manual que deve ter algo a respeito.

Edu-RJ
22-03-2006, 11:17
Eu comprei um fogão novo recentemente e realemente a maioria deles vem preparada para gás de botijão. É preciso trocar uma peça para ele funcionar com gás encanado (principalmente se for gás natural).

O preço é barato (algo entre 50,00 e 100,00 dependendo do lugar) e alguns fabricantes incluem no preço. Quando não está incluido, qualquer loja do ramo (Ponto Frio, etc) vai saber indicar um bom técnico. Aqui no RJ eu chamei direto a empresa fornecedora (CEG) para não correr qualquer risco. É um pouco mais caro mais muito mais garantido. Vazamento de gás é muito sério para fazer economia de 50,00 !!! Recomendo que faça o mesmo que eu: Chame a empresa fornecedora diretamente e aproveite e peça para fazer uma revisão nos demais aparelhos a gás (aquecedor, etc).

Abs,

Eduardo

NEILSON
22-03-2006, 11:48
Nada de fazer gambiarras, pois com gás não se brinca, chame alguém que entende do assunto. tente entrar em contato com o

Murilos Company e corporation (serviço de assessoramento de up grade).

Brincadeiras a parte, chame um técnico.

wilson
22-03-2006, 12:06
Meu amigo, este fogão deveria ser isntalado pela assistencia tecnica do fabricante :legal:.

Com gas nada de gambiarras, se bem que o vazamenteo da conecção de gas do meu aquecedor de agua eu resolvi melhor que a assistencia tecnica.

As vezes (quando se tem conhecimento do que se esta fazendo) nada melhor do que: "Se quiser bem feito faça voce mesmo" :D.

WILSON.

fbraghetto
22-03-2006, 13:00
Desculpe, mas isso está relacionado ao nosso hobby? :)

cbpro
22-03-2006, 13:14
Gostei do tópico!!!
Para nós foristas podermos te ajudar, vc precisa falar se este fogão é 5.1 (cinco bocas) ou 6.1 (seis bocas)!!!
:hilario: :lol: :riso: :feliz:

Grande abraço amigo!!!
ps: desculpe a brincadeira , mas não deu prá segurar!!!
Cesar
:legal:

Nascimento
22-03-2006, 13:19
Com certeza não esta relacionado com nosso hobby mas você tem que concordar, é a pergunta mais inusitada que já apareceu por aqui !!!:rever1:

Dennis
22-03-2006, 13:22
Movido para o Zona Livre.
E como já disseram, não brinque com gás, chame um técnico. :tu:

mfrota
22-03-2006, 13:28
Foi um bom topico para desopilar agora na hora do almoco... Quando li o topico, achei que tinha algo errado, mas... Deu pra dar boas risadas.

Boa sorte com seu HT Comgás... rs... :hilario:

P. S.: Se esse HT Comgás nao ficar corretamente "configurado" poderah apresentar uma explosao que muitos subwooferes nao conseguiriam reproduzir tamanho o realismo dele. :ataque:

Abracos.
Marcos.

Filipão
22-03-2006, 13:40
khatru,

Eu tenho um fogãozinho de bancada da Bosch. No manual dele vem explicando direitinho o que deve ser trocado caso o fornecimento de gás seja por central e não por botijão. É uma valvula que fica na entrada do gás. A pecinha inclusive acompanhava o fogão.

Abraços,

Filipe Rangel.

khatru
22-03-2006, 13:45
Ô gente boa, obrigado pelas respostas e por mover o tópico para um local mais apropriado.
Trata-se de um fogão 4 bocas e acho que própria Comgás o instalou mas acredito que o técnico da Bosch deva fazer a regulagem, eu apenas não posso marcar um dia para que ele venha pois o meu horário é inflexível, se alguém soubesse qual peça eu devessse instalar seria bom. Se bem que pelas respostas acima eu devo recorrer a um profissional, também concordo que com gás não se brinca.

Abraços a todos os amigos.

NEILSON
22-03-2006, 13:58

indiretamente está:hilario: , já pensou ele ter um HT top na sala, e dar uma explosão na cozinha, e atingir a sala, que prejuizo. faça um bom seguro. e ligue :aplauso: esse fogão corretamente.

§ilvio
23-03-2006, 10:28
vc precisa falar se este fogão é 5.1 (cinco bocas) ou 6.1 (seis bocas)

Ótima essa !

A Bosch é meio xarope para prestar assistência se não foi uma autorizada que instalou. Eu mesmo instalei um aquecedor Bosch aqui em casa e eles se recusaram a prestar um atendimento gratuito durante a garantia por causa disso. Daí eu mesmo desmontei e consertei, era algo simples que não tinha nada a ver com a instalação.

Provavelmente vc só terá que trocar os bicos injetores. E mais provavelmente ainda o técnico nem irá trocar, ele vai só alargar um pouco os furinhos.

khatru
05-04-2006, 00:00
Bingo, Sílvio.
Enconrajei-me e fui numa loja especializada em peças de fogão e a atendente, garota bem simplória mas que entende tudo da parte técnica de um fogão, me disse que os fogões vêm de fábrica regulados para gás de botijão, e como eu tenho gás encanado teria que alargar os furinhos com uma agulha de aço que ela prontamente tirou da gaveta e alargou um bico na minha fente mostrando-me o quão simples seria a operação.
Custo da agulha: apenas 2,50 reais.
Aqueles que quiserem fazer a transformação inversa, gás encanado para o de botijão comum, terá que apenas que comprar bicos novos que já vêm mais estreitos e simplesmente fazer a substituição.
Agora percebi que este é um tópico para lá de off-topic, mesmo assim vocês, com muito bom humor e prestatividade me deixaram muito à vontade até o deslinde desta dúvida. A começar pelo moderador Dennis que, de maneira cortês redirecionou o tópico para o sub-fórum apropriado.
Muito obrigado a todos.:legal:

fbraghetto
05-04-2006, 12:50
concordar, é a pergunta mais inusitada que já apareceu por aqui !!!:rever1:
Tenho que concordar! :)

heheh! Infelizmente acredito que devemos ter poucos aqui com skills nesta área... eu mesmo sou uma negação para essas coisas "de casa"...
a coisa mais hiend que eu ja fiz foi prender o projetor no teto :ataque: