Ver Versão Completa : A real necessidade de potência
Qual a opinião dos colegas? Quem usa, e recomenda, amplificadores de potência "baixa"?
Meu amplificador tem apenas 20W RMS @ 8 ohms (RMS@ 8ohms) e tenho lido artigos relatando sua compatibilidade até com monitores de 83dB de eficiência. Como preciso usar pouco do controle de volume para obter uma boa pressão sonora, acho estes relatos bem plausíveis, apesar de não ter tido a oportunidade de testá-lo com caixas mais "famintas".
Me parece que, sob certas condições (tamanho de sala, preferência musical e desde que sua caixa não seja devoradora de corrente) esta busca por potências acima de 100W torna-se um claro, e dispendioso, exagero.
Sobre esse assunto, encontrei um artigo no site 6moons bem interessante:
http://www.6moons.com/audioreviews/firstwatt5/f3.html
Acho que tudo depende da caixa que a pessoa vai utilizar e do amplificador em questão.
Eu uso o Rega Brio, com 38W em 8 OHMS e 55W em 4 OMHS.
Já usei com as EVOI e hje uso com as EVOIII.
Escuto ele com o volume em 10 horas, ou no máximo 11 horas quando o nível de gravação do CD é baixo.
Penso que tudo depende do projeto do amplificador, pois normalmente os amplificadores de alta corrente, mas de "baixa" potência, tocam quase todas as caixas e parecem, ao ouvir, ter muito mais potência do que as especificações informam.
É o que sinto com o Rega Brio.
Até penso em mais pra frente fazer um upgrade no Brio, mas não procurando potência, e sim um refinamento geral maior, pois sempre queremos mais :)
Mesmo que eu não troque, continuarei feliz da vida com o Briozinho ;)
Só vou procurar mais potência se eu passar para caixas que necessitem.
Potência (principalmente a declarada) não diz muito.
O grande lance, como já comentou o Murilo, é a corrente:legal:
Tenho um amp de 70W por canal que toca muito bem todo set de caixas de meu HT em um sala pequena, ao contrário da amplificação declarada de 90W do receiver.
Lucius
mario fernandes
29-04-2006, 21:54
Hoje fui na casa de um amigo (ele nao é do Forum) que tem um Classé CA200 empurrando duas torres B&W 7?? (nao sei direito, sao antigas), o som é de arrepiar com uma pressao impressionante... :legal:
Pergunto, vale a pena potencia?:)
A PIRELLI já disse:
Potência não é nada sem controle !:legal:
Lucius
A minha impressão é que temos que separar muito claramente sistemas de HT de sistemas de audio de alta performance.
No segundo caso, as caixas geralmente tem baixa sensibilidade, uma impedância complexa e devem responder de maneira plana a uma vasta gama de frequências, além de geralmente terem design que exige alto damping.
Nesses casos é bem claro que um power autoritário, com muita reserva de força fará muita diferença no desempenho global do sistema.
Para Ht de alto desempenho, essa reserva de potência é possivelmente ainda mais importante, dados os requisitos instantâneos de corrente em filmes de ação, por exemplo, mas aí já se pode abrir mão de refinamento.
Sistemas valvulados já tem outras exigências e fogem um pouco desse "padrão", mas nem tudo é regra é em toda classe há excessões.
O que realmente importa no final das contas é a sinergia entre todos os componentes do conjunto :legal:, principalmente com a sala, pois uma audição intimista é muito diferente de preencher completamente uma sala de 30-40m2.
mario fernandes
29-04-2006, 22:33
...O que realmente importa no final das contas é a sinergia entre todos os componentes do conjunto :legal:
Mauricio,
Por favor, só para poder entender essa sinergia. O que é melhor para um determinado par de caixas, um Rega que entrega 38 W por canal ou um Classé que entrega 200 W por canal? :)
Depende do par de caixas ;)
Via de regra, o Classê, mas podem haver casos em que o Rega extraia melhor os recursos de determinada caixa.
Só não me peça exemplos práticos ;)
Mas me lembro de um caso, contado pelo Nascimento, em que uma dada caixa cara não tocava bem com nenhum amp parrudo famoso, que tinham damping alto, e acabou tocando maravilhosamente bem com um valvulado de baixa pot6encia e damping igualmente baixo.
:legal:
mario fernandes
29-04-2006, 22:38
... Só não me peça exemplos práticos ;)
Mas me lembro de um caso, contado pelo Nascimento, em que uma dada caixa cara não tocava bem com nenhum amp parrudo famoso, que tinham damping alto, e acabou tocando maravilhosamente bem com um valvulado de baixa pot6encia e damping igualmente baixo.
:legal:
É, nao é tao simples essa *sinergia*... :)
Ah se fosse simples... :idiota:
Quem usa, e recomenda, amplificadores de potência "baixa"?
Lellis, eu uso (transistorizado, 35/76W @ 8/4 ohms). E adquiri o meu fazendo comparativos lado-a-lado com "brutamontes" capazes de fornecer mais de 100 amperes de pico de corrente:monstro: :chicote:
Recomendar já é outra história completamente diferente...tem tanta coisa envolvida (sala-caixa-gosto pessoal, só para falar dos mais importantes), que penso não ser uma boa solução para a maioria :tu: .
Esse link é interessantíssimo: http://forum.ecoustics.com/bbs/messages/34579/109459.html
A propósito, muito bom o artigo do 6 moons:legal:
Abraço,
Se fosse para opiniar a seco eu iria de grande potencia.
Mas como o buraco é mais embaixo, como bem colocaram todos os colegas, acho que o projeto é o mais importante.
Se o amplificador trabalhar com alta corrente, e conseguir armazenar boas reservas, trabalhará muito bem, mesmo com caixas mais dificeis. :legal:
PS: tb gostei do artigo.
Robinson
30-04-2006, 12:55
Sempre ouvi comentários que amps de alta potência geralmente pecam no refinamento. Existiria alguma explicação prática para isto? Dos powers parrudos e com excelente refinamento, lembro-me bastante dos ML. Existiria algum outro que seria bastante reconhecido por ambas características (refino e força)?
Abc,
Robinson
Gamut, Chord, Sphinx... ;)
Robinson
30-04-2006, 14:08
Poxa,
Não tem um mais baratim não?... :hilario:
Abc,
Robinson
Como dizem os mais velhos aqui :D , existe almoço gratis ?
Rob,
Estamos na area 2ch, portanto... ;)
acho muito importante seguir na esolha da potencia do power as recomendações do fabricante das caixas quanto a potencia minima que deve ter...
sei que não devemos nos basear em especificações unicamente ... mas toda vez que "dei" para minhas caixas a mplificadores com menos de 75 watts rms eu não tive coragem de abrir o volume .
1º por medo de acabar queimando algum tweeter por niveis de distorção
2º pois nunca consegui querer elevar o volume pela falta de pegada do amplificador.... agora não sei se o problema é falta de potencia , impedancia complicada , baixa corente ou damping factor chocho....
só sei que eu gosto de ter minha reserva de potência e meus mais de 100 amperes de reserva!!! :D :D :D :D :D
grechejr
01-05-2006, 02:16
só sei que eu gosto de ter minha reserva de potência e meus mais de 100 amperes de reserva!!! :D :D :D :D :D[/quote]
Posso perguntar ????
como saber a amperagem que um amp libera?
no caso do Adcom tem-se o valor da potencia e damping , mas e a amperagem?
Robinson
01-05-2006, 08:38
Pois é Mau, eu sei...
Bem, ainda continuo com o Bryston em relação custo X benefício em powers, mas é óbvio que existem diversas outras opções. Talvez esta não seria uma ótima oportunidade para os projetistas nacionais? Conseguir desenvolver um power com força e refinamento? Uma vez conversando com o Lucinei, ele me disse que praticamente 80% de seus clientes gostam de graves potentes, controlados e com boa força. Por isso a escolha do Bryston. Talvez não seria a chance de uma segmentação para o produto nacional. Eu mesmo detesto equipamentos que vc tem que ficar olhando o volume com medo da distorção ou batimento dos cones. Seria uma opção. :tu:
Abc,
Robinson
É vero :concordo:
Só não conheço ainda algo nacional que alie refinamento, potência e preço, mas seria realmente interessante, apesar de voltarmos àquela discussão do status etc e tal... :confused:
Robinson
01-05-2006, 10:21
Acho que precisaria de três coisas:
1º) Ser uma empresa já reconhecida, que consiga fazer equipamentos em série e que forneça boa distribuição e assistência técnica;
2º) Que seus aparelhos REALMENTE oferecem este diferencial sonoro (assim como a Bryston), além de oferecer garantia e bom preço;
3º) Fornecer uma opção estéreo e multicanal, focando também os entusiastas em HT. Verdade seja dita, este mercado de HT cresce muito rápido e merece também destaque em qualquer estratégia comercial.
Abc,
Robinson
Na verdade o mercado para HT está em franca expansão, enquanto que o audio stereo vegeta, como bem sabemos, com pouca gente investindo mesmo.
Mas mesmo no HT, a enorma força motriz está concentrada nos HTs de kit e nos equipamentos comprados no paralelo, então até aí a penetração fica complicada, novamente vide a Sankya com produtos interessantes para essa área e que não conseguiu um posicionamento de preços adequado.
Robinson
01-05-2006, 10:33
Mau,
O grande concorrente da Sankya IMHO é a Rotel. O que a Rotel tem de diferente?
1º) Distribuição Som Maior;
2º) Ampla assistência técnica;
3º) Reconhecimento internacional;
4º) Boa segmentação de mercado.
Os fabricantes nacionais muitas vezes lançam produtos e ficam a espera de um milagre. Não é bem assim. Além do produto ter que ser OBRIGATORIAMENTE melhor que os gringos, necessitará dos demais P´s (preço, promoção e distribuição). Enquanto neguinho ficar dormindo nestes pontos, sem chance. :tu:
Abc,
Robinson
Ponto crucial. Tem que ser melhor e custar menos.
http://www.sankya.com.br/st60.htm
Pois é Mau, eu sei...
Bem, ainda continuo com o Bryston em relação custo X benefício em powers, mas é óbvio que existem diversas outras opções. Talvez esta não seria uma ótima oportunidade para os projetistas nacionais? Conseguir desenvolver um power com força e refinamento?
Robinson
Amigos Robinson e MAU,
Eu acho que ja existe: O top do belia eu jã comparei com um krell. O do salvatore está super bem cotado, mas eu nunca eu ouvi. Tem o do timi também.
Tem o valvulados do rui e que fizeram o victorio benatti. Quem ouviu o som dele achou uma maravilha.
Ontem eu estava assistindo " dança comigo" com o Richard Gere e o amplificador que estava sendo utilizado para a dançca de salão, nada mais nada menos que um bryston.
Existe bryston da area profissional que é mais barato do que o domestico?
Mas isso é dois canais, é multi o que voce está falando?
Robinson
01-05-2006, 11:22
Marcão,
Seria multi ou estéreo. Vc saberia dizer quais são as especificações do TOP Belia?
Abc,
Robinson
Marcão,
Bryston serve para ambos mundos ;)
Quanto custa o tal top do Belia ?
Eu conheço o estereo.... as especificações tenho que pegar com o Douglas
Mau, eu não sei, acho que chutando.. US$ 1800,00
Robinson
01-05-2006, 11:33
Opa... De repente, rola um teste lá em casa. :tu:
Abc,
Robinson
Nosso amigo não tem site, né ?
Robinson
01-05-2006, 11:37
Mau,
Acho que não. Marcão, pegue lá os detalhes do projeto. Pode ser uma via. Talvez, não sei se é possível, deixar um de testes para a galera HTFórum. Será que rola? Levaríamos lá na terra dos bebedouros baixos... :hilario:
Abc,
Robinson
promessas. promessas... :lol:
Robinson
01-05-2006, 11:39
promessas. promessas... :lol:
Pô, sacanagem... :hilario:
Já sei até o episódio comentado... Não tive culpa... :p
Abc,
Robinson
Carlos Dantas
01-05-2006, 11:51
Prezados amigos
Junto-me ao Marcos para dizer a voces que existem opções excelentes de amplificadores nacionais que nada devem aos importados com a vantagem de serem quase sempre mais baratos. A lista dada pelo Marcos exemplifica isto . Posso lhes afirmar com conhecimento de causa pois sou um felicíssimo proprietário de um amplificador do Bellia (o mais simples da linha) que tem 100W por canal em 8 ohms e 140W por canal em 4 ohms. Não consegui até agora descobrir qualquer ponto fraco neste integrado do Bellia. Já os comparei com Rotel, Rega Brio, Primare etc... e nenhum me convenceu da sua superioridade sobre o do Belia notando-se ainda que o do Belia está aí por volta dos 1000,00 dólares apenas. Eu não saberia dizer hoje porque comprar um amplificador importado para potências até 100W por canal. E este amplificador que eu e o Marcos temos é apenas o mais simples do Belia. Já ouvi tambem o Exaudi do Salvatore e o valvulado do Martins e não encontro nada de errado nestes amplificadores que os desabonem em comparação com os equivalentes importados. Eu não costumo ser radical em minhas afirmações mas me perdoem o que vou dizer agora. Na faixa de potência e qualidade que estão sendo discutidas neste presente quesito do forum não há nenhuma justificativa para se comprar um amplificador importado, é jogar dinheiro fora. Eu assino e dou testemunho do que estou afirmando.
Abraços
Dantas
Robinson
01-05-2006, 11:58
Grande Prof. Dantas,
Esta é a idéia, encontrar boas soluções (nacionais ou não). Casos específicos como as Dynaudio´s geralmente são muito conhecidas pela necessidade de extra potência. O 4B SST, que é bastante recomendado, declara-se com 300W em 8ohms e 500W em 4ohms, além do conceito de monaural. Vc saberia dizer algum projeto nacional que se aproxime ou seja superior a ele?
Abc,
Robisnon
QUe por.... de episodio é esse??? Falando pelas costas hein!!!! :hilario:
Pô, sacanagem... :hilario:
Já sei até o episódio comentado... Não tive culpa... :p
Abc,
Robinson
Robinson
01-05-2006, 12:10
Hehe,
Segredos da máfia! Não conto nem sob tortura... :hilario:
Abc,
Robinson
Marcelo T
01-05-2006, 12:59
Eu acho que depende da caixa. Algumas caixas se satisfazem com baixa potencia, outras não. Os graves da minha só acordam com amps de 400W pra cima :choro:. Integradinhos cozinham com ela, sem conseguir fazer mexer o falante :riso:. Portanto, cada caso é um caso.
Robinson
01-05-2006, 13:00
É negão,
Pelo jeito não há outra solução. Bryston nelas!!! :hilario:
Abc,
Robinson
Marcelo T
01-05-2006, 13:06
Rob, vc precisa ver quando coloquei um integrado rotel nelas. O bixo parecia que ia ferver, e o SPL nem tava em 85DB :lol:. Quanto ao bryston, sei lá, ando pensando em fazer besteira por aqui, para aproveitar o dolar baixo.
Robinson
01-05-2006, 13:08
Imagino... Ultimamente, também estou com este mesmo pensamento diabólico... :diabo: Será que dois dá desconto? :hilario:
Abc,
Robinson
Marcelo T
01-05-2006, 13:17
Quem sabe, perguntar não ofende :D
Carlos Dantas
01-05-2006, 16:02
Prezado Robinson
O amplificador Exaudi do Salvatore dá 200W por canal em 8 ohms e quase dobra isto em 4 ohms. Como as Dynaudio são geralmente de 4 Ohms é possível que o Exaudi o satisfaça. O Belia tambem tem amplificadores neste nível de potência. Vou perguntar ao Douglas e depois lhe posto o resultado. Só por curiosidade, qual a caixa da Dynaudio que voce quer excitar e qual o tamanhon da sua sala?
Abraços
Dantas
Robinson
01-05-2006, 16:09
Obrigado Dantas!
Eu tenho as Contour 1.8 MKII. Minha sala não é grande, possui aproximdamente 20 m2, porém é bastante conhecida a fama destas pequenas notáveis por powers parrudos. :tu:
Abc,
Robinson
Lembrando que só potência não é suficiente ;)
Robinson
01-05-2006, 16:33
É verdade. :tu:
Abc,
Robinson
olá Francisco Greche
sei do meu amplificador pois o fabricante fez-me o favor de decrever algumas caracteristicas no manual dele...
Carlos Dantas
01-05-2006, 19:36
Prezado Robinson
Sua sala pode ser considerada como uma sala intermediária entre a sala média e a grande, mais para a média. Consultei as especificações da própria Dynaudio . A sensibilidade desta caixa é de 87 db/SPL/1m o que a classifica como de média sensibilidade. e a impedancia nominal de carga é 4 ohms. A própria Dynaudio recomenda para salas de médio tamanho potências por canal do amplificador valores maiores que 70W e se voce considerar que tem uma sala grande este valor sobe para 130W. Então um amplificador que dê 150W em 4 ohms já seria suficiente para excitar suas caixas considerando voce ter uma sala grande. Pensando numa folga maior ainda voce poderia usar tranquilamente o Exaudi do Salvayore que dá mais de 200W por canal em 4 ohms ou, no limite de baixo, o mais simples dos amplificadores do Belia que dá 140W por canal em 4 ohms. Se voce quer estar seguro que tem uma enorme reserva de potência pode procurar amplificadores na faixa dos 180 a 220 W por canal em 4 ohms considerando que voce pode mudar, um dia, de uma sala média para uma grande.Note que para uma sala grande pode ser que nem mais estas Contour sejam apropriadas.
Abraços
Dantas
É vero :concordo:
Só não conheço ainda algo nacional que alie refinamento, potência e preço,
Mau,
Isso não existe em lugar nenhum do mundo... são conflitantes por
natureza, técnicamente falando.
Como sugestão, tentem escutar algo do Fábio Timi, aliás, ontem me
passou um e-mail relatando alguns artigos novos que aproveito para
indicar e que de certa forma pode ter algo com esse papo...
http://www.geocities.com/capecanaveral/9096/realidade.htm
[]'s
Renato
Eu testei o pré de phono dele e gostei imensamente :tu:
Porque sempre em se tratando de sistemas stereo ou multicanal sempre há a clássica pergunta:qual o tamanho da sua sala?
Isso realmente é essencial ou é pura utopia?
Não posso ter um Gamut s300 e B&W Náutilus Caracol só porque minha sala tem 50 mts quadrados?
Se sou aficsionado por música porém não tenho espaço suficiente em minha sala,tenho que optar por um in-a-box?
Em testes,a própria câmera anecóica onde imagino foi feito o teste das citadas B&W acima por acaso possui dimensões de digamos,500 metros quadrados?
Ora bolas,o que me impede,se tenho recursos e gosto de ter um amp última geração da Mark Levinson,fonte digital Wadia e cabos caríssimos em uma sala de 20 mts?
Conceitos amplamentes discutidos no htforum e em qualquer outro lugar do mundo,mas o que tenho visto não corresponde a essa realidade.Afinal,quem trocaria de casa(e sala)somente em prol do sistema "state of art"?
Se tenho uma casa que moro há trinta anos,adora ela e não saio de jeito nenhum e de repente tenho a oportunidade de adquirir um sistema stereo de 200wt por canal, e sou um verdeiro audiófilo,jamais vou abrir mão disso,mesmo que minha sala tenha apenas vinte metros quadrados.
Diante de tanta informação sobre potência x acústica x tamanho de sala x sensibilidade de caixas x palco sonoro x marcas de equipos x revistas especializadas x articulistas x etc,é muito natural que haja muita discussão,afinal há muitas pessoas que vivem disso.
Abraços
Ronaldo
Ronaldo,
Quanto custa pra tratar acusticamente uma sala de 50m2 ?
;)
Renato, muito bom o artigo e revelador , vou postar na audiodicas...
Ainda não terminei... ja estou na pagina 4 agora vou jantar
gostei desse alerta
"
Porém, observemos que ao manifestar-se publicamente, a responsabilidade do internauta é quase tão grande quanto à do articulista de uma revista. Isso é válido para o conteúdo de sites, fóruns, grupos de discussão, comunidades virtuais ou qualquer outro modo de comunicação
"
Não posso ter um Gamut s300 e B&W Náutilus Caracol só porque minha sala tem 50 mts quadrados?
Ora bolas,o que me impede,se tenho recursos e gosto de ter um amp última geração da Mark Levinson,fonte digital Wadia e cabos caríssimos em uma sala de 20 mts?Absolutamente nada. :)
Mas isso também não invalida esta discussão, pois esses mesmos equipamentos certamente soariam muito melhor numa sala maior e bem tratada. ;)
Afinal,quem trocaria de casa(e sala)somente em prol do sistema "state of art"?Ahn... eu...? :assobio::bD
Renato, gostei do artigo do Fabio. :legal:
Acho que considerando o tamanho do investimento ao comprar estes equipamentos, deve-se pensar sim na possibilidade da troca de casa, até porque estes equipamentos somados custam mais do que uma boa casa.
Abraços
Caro rona2005, :legal:
às vezes a questão não é "poder" comprar o equipamento citado e sim "dever" comprar o equipamento citado. Quando se questiona algo sobre sinergia leva-se em conta, entre outros fatores, a interação equipamento-sala. A questão é aproveitar melhor o ambiente gastando-se o mínimo necessário... Se você não vai trocar de casa então deve otimizar ao máximo o ambiente dedicado ao som. O problema é que otimizar não é, necessariamente, colocar o supra sumo em matéria de preço e sim o supra sumo em matéria de qualidade neste e para este ambiente. O que torna este hobby maravilhoso não é você montar a sua sala com o que há de mais caro e fazê-la "tocar bem" (em última análise quem produz som é A SALA como um todo...). O divertido, fascinante, maravilhoso é você fazer a sua sala tocar MUITO BEM gastando o mínimo necessário, otimizando, estudando, testando, inventando. Parece lugar comum e clichê mas lá vai: comprar uma Porsche para rodar nas nossas estradas é tudo, menos divertido e prazeroso. Afinal o que este carro tem de diferente é algo que você não pode usufruir em nossas estradas esburacadas e com "quebra-molas" que podem, às vezes, impedir um carro baixo de passar... Você pode colocar um Gamut s300 e as B&W Nautilus em uma sala de 20 m2. E talvez o som desta sala seja tudo, menos divertido e prazeroso. Afinal o que este equipamento tem de diferente é algo que você não pode usufruir em uma sala de 20m2...
Abraços.
Renato, excelente artigo o do Fábio Timi :legal: .
"Sobrou" para um bocado de empresas famosas, tanto linhas quanto nas entrelinhas :maldoso: ...
Um abração!
Isso não existe em lugar nenhum do mundo... são conflitantes por
natureza, técnicamente falando.
Renato, é isso aí:tu:
Com mais potencia, sempre teremos mais distorção associada. A não ser que comecemos a falar dos "Halcros da vida" , mais aí a variável "preço" já foi pro espaço, literalmente...
Ainda assim, baixa potencia é para atender gostos, caixas e salas específicos...como eu já disse, não é para todos, e por isso não recomendo.
Renatão, excelente indicação do (polêmico) artigo do Sr. Timi, onde EMHO destaco como importante para o forum:
"...ao manifestar-se publicamente, a responsabilidade do internauta é quase tão grande quanto à do articulista de uma revista. Isso é válido para o conteúdo de sites, fóruns, grupos de discussão, comunidades virtuais ou qualquer outro modo de comunicação."
Depois de muitas cabeçadas, hoje penso duas vezes antes de opinar sobre qualquer assunto. ;)
Com relação à potência, realmente ela "não é nada sem controle" :D, bem como cada sistema individualmente demanda verdadeiras jornadas em busca da tão sonhada sinergia, porém EMHO esta não depende apenas dos componentes do sistema, mas também das preferências individuais e gostos musicais de seu proprietário... em alguns desses sistemas, potência em quantidade e qualidade se mostrará mandatória, enquanto em outros poderá se mostrar um fator bem menos importante. :tu:
[[]]'s
carlos_camardella
02-05-2006, 01:18
Marcos,
"muito bom o artigo e revelador , vou postar na audiodicas..."
Cuidado, pois o trecho abaixo eu já falei por lá quase igualzinho, faz tempo, e deu confusão, só pra variar:
"A TEAC, que em tempos passados fabricou gravadores e fones de alto padrão, além de outros aparelhos de alta qualidade, atualmente comercializa alguns dos piores CD-Players do mercado -
CD-P1100 e similares. Por outro lado, a empresa constrói alguns dos melhores mecanismos do mundo para leitores de CD - utilizados por fabricantes como Copland, Wadia e outros."
Nesse "outros" pode colocar os Marantz top. É legal lembrar que, apesar de algumas pessoas terem se chateado comigo, pelo menos eu estava bem acompanhado quando fiz críticas semelhantes às abaixo, pois apesar de eu não ser um projetista de altíssimo nível como o Timi, no mínimo besteira eu não disse...
"Por mais que alguns se esforcem para valorizar os amplificadores Puccini e Puccini SE, da Audio Analog, a verdade é que são aparelhos modestos, de baixa resolução e índice de coloração superior ao desejável, devido à topologia de seus circuitos excessivamente realimentados. Afastados, portanto, da alta-fidelidade. O mesmo acontece com o Creek 4330 e seus congêneres. Não obstante, são produtos acessíveis."
"É o caso, por exemplo, de uma companhia que produz uma variante dos amplificadores "classe D" e, oferece tais produtos como tendo qualidade "audiófila" (isto está explícito na documentação técnica disponibilizada pela empresa), quando não a tem.
O som diferenciado desses aparelhos deve-se em parte ao fato da resolução diminuir com o aumento do nível do sinal de áudio e da potência - característica mensurável. Ou seja, a capacidade de resolução do amplificador sofre variações constantes durante a audição.
O som pode ser agradável para alguns, mas existe uma considerável distância entre o que vou chamar de "agradabilidade" e a "alta-fidelidade"
A companhia Audio Research, conhecida por seus amplificadores valvulados passou a comercializar produtos de qualidade muito inferior, sendo mais uma empresa que se rendeu a Tripath."
Abraço,
C.A.
carlos_camardella
02-05-2006, 01:26
Grande César,
"Com mais potencia, sempre teremos mais distorção associada. Ainda assim, baixa potencia é para atender gostos, caixas e salas específicos..."
Digamos que é mais fácil montar um amplificador de qualidade de menor potência, por se conseguir trabalhar com regiões mais lineares dos componentes e por causa das capacitâncias e indutâncias parasitas, que aumentam quando se alarga as trilhas para passar mais corrente e, conseqüentemente, se usa espaçamento maior entre elas e entre elas e os componentes. O roteamento do sinal na placa fica mais complexo, as soldas influenciam muito mais, a dissipação térmica dos transistores aumenta e induz não-linearidades nos componentes próximos, etc. Isso sem contar as interferências eletromagnéticas e a maior amplificação do ruído de fundo (ou térmico) do circuito de driver. Complica, mas não impede o desenvolvimento de aparelhos excelentes e de alta potência. Com mais $$$ isso se resolve...
Abraço,
C.A.
C.A.,
Sabia que apareceria aqui...ehehe...andas sumido hein ? :) Lá naquela lista, lembro bem era do famoso Etalon... heheheh... deu pano para manga. :D
Ps. Estarás livre neste sábado próximo ?
Um forte abraço,
Renato
Robinson
02-05-2006, 08:51
Em relação as salas, não podemos esquecer da famosa sala do F.A. que tem 12m2 e dizem que toca excelentemente bem. :tu:
Esta questão de potência é sempre bastante polêmica, porém sempre acreditei que um bom amplificador é aquele que oferece controle total sobre os driver´s da caixa, sem distorção. Powers que possuem somente refino, mas que sofrem em dinâmica e graves, para mim não vale. Powers que também são um jumbo, porém não tem refino idem. É um dilema, que pelo jeito só com um bom dindo poderia ser solucionado. :tu:
Abc,
Robinson
carlos_camardella
02-05-2006, 11:02
Fala aí Renatão, tornando-se um grande mestre dos DIYers !!!
"andas sumido hein ?"
Rapaz, ando muito atolado de trabalho, inclusive até com reformas em casa... Tá mole não.
"Lá naquela lista, lembro bem era do famoso Etalon... heheheh... deu pano para manga."
Pois é, apesar de ser tudo absolutamente verdade, se os compararmos com o que anda fazendo sucesso no mercado hoje em dia, me arrisco a dizer que eles eram até muitíssimo bons... Lembra quando eu disse que nenhum TEAC moderno que eu conhecia prestava, e um listeiro ficou fulo comigo, porque os recomendava aos seus clientes para fazer mods ? Eu sempre acabo, sem querer, mordendo o "calcanhar comercial" ou o orgulho de algum proprietário. Mas não é de propósito, só queria ajudar. Mas, as pessoas preferem só confiar nos reviewers subjetivos, e quando vêem que o desempenho não corresponde ao lido ou ao que lhe disseram, ou se desestimula e larga isso de mão ou dá uma louca no sujeito e ele começa a fazer toda a sorte de upgrades de cabos e acessórios anti-vib para tentar chegar "no ponto", gastando 'as vezes mais que uma troca por um equipamento bem superior.
Ps. Estarás livre neste sábado próximo ?
Tenho um chopp ainda não confirmado da minha turma do colégio... Talvez eu esteja livre na parte da manhã, isso se a gripe também me liberar...
Grande abraço,
C.A.
O artigo do Fábio Timi é leitura obrigatória.
São muitas as publicações que não passam de publicidade disfarçada.
placeborkut
02-05-2006, 15:36
Fui ler o artigo agora e..........Misteriosamente o site está fora ???? :susto:
Forças ocultas ???
Alexandre
Jeaudium
07-05-2006, 16:11
Aqui a pagina esta funcionando perfeitamente:legal:
No meu sistema o compromisso corrente x potência ficou bem explícito, sendo a escolha pela corrente a mais eficiente para minhas caixas:legal: Utilizava um par de Marantz MA700, que possuem o dobro de potência do Mark Levinson 331 que atualmente tocam minhas Studio100. Os Marantz "sofriam" um pouco para demostrar controle sobre as caixas, coisa que o Mark Levinson nem toma conhecimento. Não estou nem entrando no mérito da qualidade sonora. Mas são dois amps que possuem potência declarada a partir de 100 watts. Entre um amp de baixa potência e alta corrente e um de alta potência e baixa corrente, somente ouvindo no seu sistema em específico para fazer a escolha:tu:
ricardo_pedrassani
13-05-2006, 21:47
Amigos, embora não tenha muita experiência, penso que a "real necessidade de potência" é influenciada, sim, pelo tamanho da sala. Tenho duas caixas de 30W RMS torres e digo que usando-as em 16m2 são boas, mas usando em 4m x 8m já ficam meio "baixinhas" no volume. Agora o seguinte: ainda não consegui ouvir som de boa qualidade sem as caixas estarem entre 1m e NO MÁXIMO 2m do ouvinte.
Pergunto aos colegas, será que (1) sou tarado por ouvir som com as caixas coladas na orelha, (2) meu equipamento comporta-se melhor nestas condições ou (3) realmente, melhora a qualidade ouvir com as caixas a cerca de 1m do ouvinte?
Porque dai, sem querem ofender ninguém com seus amplificadores mais potentes, será que mais de 70-90W por canal não seriam demais para um ouvinte a 1m de cada sonofletor?
Espero tem contribuido e gostaria de saber, realmente, se minhas impressões quanto a audição próximo aos sonofletores tem alguma razão mesmo...
Abraços a todos.
Ricardo Pontes
16-05-2006, 11:46
Xará,voce está certissimo.
Voce está pegando o som quase direto ao seu ouvido e nao refletido.
Estive em recife ''vendo'' um som de 60 mil dolares e achei as caixas muita afastadas do ouvinte.Falei com o dono sobre isso,claro com muita sutileza,e ele sentiu que eu tinha razao.... .
Ricardo.:legal:
o Ricardo sempre com um bom censo Hi End!!!
Celmo