PDA

Ver Versão Completa : Operadoras com som digital?

lustinchi
08-09-2003, 20:09
A Directv sei q faz esse tipo de propaganda, a meu ver enganosa. A Sky tb faz? Ou seja, as duas dizem q o som deles é digital com qualidade de cd? Pq pelo que eu imagino vc so teria qualidade digital caso os decoder tivessem saida coaxial ou fibra otica. Alguem tem um decoder da Sky ou da Directv com essas saidas de audio digital?

[]s

Luciano

fbraghetto
08-09-2003, 22:02
Nos EUA a DirecTV tem Dolby Digital 5.1... no Brasil não ouvi nunca falar que tenham isso...

Leonardo Mota
08-09-2003, 23:33
Na realidade, acredito eu que se referem a qualidade de som digital de cd, ou melhor som estéreo, porém digital, exatamente como o do cd comum, sendo assim a conexão analógica como a que temos nos cd players comum serviria, têm de se diferenciar entre som digital, analógico e multi canal, não é porque um som é digital que necessariamente é multi canal, e o processamento do sinal, digital no caso, pode ficar a cargo do receiver ou de um outro aparelho, como é o caso dos cd players mais comuns e provavelmente do decodificador da SKY e DirectV, quando usamos cabos de conexão digital (coaxial ou óptico) o processamento do sinal digital é feito pelo receiver.

Não acredito que seja propaganda enganosa.

Um grande abraço.

VwPhoenix
09-09-2003, 00:01
Também não acho que seja progaganda enganosa, mp3 também é som digital. :D
O maior problema é que eles dizem som com qualidade de CD, e a maiorias dos canais tem som mono :xingo:
Um absurdo, hoje em dia deveria ser proibido transmissão em mono. Pior é ver o logo DOLBY SURROUND antes das séries começarem.

Roosevelt
21-10-2003, 02:36
Phoenix,

Tem coisa pior!!
Neste sábado, estava assistindo a HBO e antes do filme "A Máquina do Tempo", passou a vinheta do Dolby, informando que o programa a seguir poderia ser desfrutado em DD, onde disponível. Quer dizer, o sinal da HBO era DD para esse filme, mas ficamos chupando o dedo aqui.

Abraço,
Roosevelt

lustinchi
21-10-2003, 03:01
Originalmente enviado por VwPhoenix
Também não acho que seja progaganda enganosa, mp3 também é som digital. :D

MP3 so é digital se vc fizer ele a partir do CD-ROM, ou seja, ai o arquivo MP3 é feito com bits...se vc plugar a saida dum cd-player na entrada duma placa de som, capturar o som e fizer um mp3, sera um mp3 analogico...

a nao ser q vc plugue um cabo otico(ou coaxial) numa placa de com q tenha essa entrada.

Por isso q digo q acho q o som dessas operadoras sao analogicos...

Fontes
21-10-2003, 09:28
Pessoal

Desconheço decodificador de qualquer uma da operadoras de Tv a cabo, operando no Brasil, que tenha saída digital (ótica ou coaxial). Sendo assim não há que se falar em som digital. Saídas analógicas RCA são analógicas e não há receiver que faça milagres!

Agora, se alguma das operadoras tiver decodificador com saída digital, há que se testar para comprovar, caso contrario...

um abraço

Fontes

Murilo
21-10-2003, 10:56
Fontes,

Penso que seu raciocío está um pouco equivocado. :legal:

"Saídas analógicas RCA são analógicas"

Se vc estiver escutando um CD ligado ao receiver pelas saídas RCA analógicas do player, vc estará ouvindo um som analógico??

Acho que não, o som do CD continua sendo digital, apenas foi convertido para analógico antes de chegar ao receiver. Se fosse ligado por cabo ótico a conversão seria dentro do receiver.

A conversão para analógico sempre vai existir, só vai mudar o momento da conversão, antes ou depois de chegar ao receiver, mas a fonte do sinal, no caso um CD Player, é digital.

Então, penso estar correta a informação de que o som das DTVs da vida é digital, pois ele chega em formato digital pelo satélite, só que é convertido pelo D/A do decoder da operadora antes de ser enviado ao receiver.

Posso estar errado mas acho que é isso. :)

Acho que o Leonardo está correto quando falou:

"não é porque um som é digital que necessariamente é multi canal"

adalla
21-10-2003, 11:51
Murilo, falou é disse! É isso mesmo. Agora com relação a qualidade de CD, é meio duvidoso. As TVs digitais vias satélite (DVB) usam compressões diferentes, dependendo do canal. É comum encontrarmos canais com a imagem tosca, parecendo DivX da pior qualidade. Isso é devido a compressão exagerada utilizada no canal para ocupar pouca banda (transponder). Logicamente o sinal de áudio tb é comprimido, mais ou menos, o que poderá parecer com um mp3 gravado em baixa taxa de bits, o que fica tosco tb. Para canais mais nobres, como os Pay Per View a compressão é bem menor e consequentemente a qualidade de áudio e vídeo bem superior.

Um abraço
Adalla

PS: Lustinch, não existe MP3 analógico. Se vc entrou com um sinal analógico na sua placa de som, ele passa por um A/D, tornando-se digital, o que permite a compressão com o algorítimo MP3.

Murilo
21-10-2003, 11:57
Adalla,

Exato, a compressão de alguns canais chega a ser irritante.

Logo que assinei a DirecTv, em maio/98, os canais HBO tinham uma ótima imagem.

Tempos depois eles tiveram um problema no satélite, salvo engano, e passaram a utilizar uma compressão muito maior nos canais HBO, o que fez com que a imagem ficasse péssima. Cancelei os canais HBO por causa disso, pois ficava horrível assistir.

Hoje não sei como está a imagem, e nem assinaria os canais HBO, pois nenhum de nós aqui certamente vai querer ver em 4:3, imagem meia boca e som pro-logic, tendo o mesmo filme para assistir em DVD em qualquer locadora.

adalla
21-10-2003, 12:29
Murilo, eu já desisti de TV por assinatura. Chego em casa por volta das 20:00hs e fico pouco tempo na frente da TV. Além do mais, por 100 reais eu posso alugar 25 DVDs por mês, o que pra mim é bem melhor! ´Quando o "video on demand" estiver disponível, aí vou pensar no caso. :)

Um abraço
Adalla

Murilo
21-10-2003, 12:32
Adalla,

>>Quando o "video on demand estiver disponível, aí vou pensar no caso

Eu também, mas apenas se tiver pelo menos a qualidade de um DVD :D

Tv por assinatura eu vou assinar de novo apenas pelo Discovery Channel mais uns 5 a 6 canais que prestam, tipo History Channel, etc...

adalla
21-10-2003, 12:38
Murilo, na sua operadora, vc consegue selecionar somente os canais de seu interesse? Aqui em Manaus tem a Horizon (cabo) e a Net (MMDS), mas a opção é por pacotes, e vem sempre muito lixo em todas as opções...

Um abraço
Adalla

Fontes
21-10-2003, 12:56
Pessoal

Se o sinal chega ao receiver analogico então é analógico. Senão vejamos: a HBO nos EUA transmite som DD 5.1, obtem-se este sinal diretamente das saídas digitais do decodificador. Como vamos obter sinal DD 5.1 (digital) de saídas analógicas. ? O que temos é som analógico, sim.

E sobre o som de CD ? Não poderia ser mesmo som de CD, a não ser que fosse "CD analógico". Existe ?

abraços

Fontes

adalla
21-10-2003, 13:52
Fontes, vamos lá: Em um sistema de som digital, em algum ponto da cadeia, tem que acontecer a conversão de digital para analógico, certo? Afinal nos não ouvimos zeros e uns, mas sim sinais discretos no tempo, também conhecido por analógicos (experimente aproximar o ouvido de um toca discos de vinil, enquanto esse reproduz um LP. Vc irá ouvir a música, só que bem baixinho, isso pq o sinal foi gravado analógicamente e não existe conversão, apenas transdução mecânica-elétrica e amplificação do sinal gerado) Em sistemas digitais o que acontece é o armazenamento ou a transmisão dos sinais de maneira digital! Veja só: O sinal (som) é captado pelo microfone e convertido para digital, pois o som é analógico, certo? No DVD ou o receptor de satélite, ele é convertido de digital para analógico para que se possa ouvi-lo novamente! No caso de utilização de um receiver essa tarefa será feita internamento por esse equipamento, mas terá que ser feita para que o som seja amplificado. Se fosse pelo seu pensamento, o DVD-A e o SACD tb seriam analógicos, pois os receivers (pelo menos os "normais") não decodificam esse sinal e por isso eles tem a entrada de 6 canais discretas (analógicas) sendo o receiver responsável só pela amplificação desses seis sinais (5.1)
Nesse caso quem faz a conversão de digital para analógico é o prórpio player, que tem componetes específicos para isso.

Acho que ficou meio confuso, mas é isso :-)

Um abraço
Adalla

bira
21-10-2003, 14:34
Minha opnião é a seguinte:

O som das operadoras de TV via satelite pode ser anunciado com sendo digital se, e somente se:

1- a fonte é digital (dvd, cd, media server)
2- o som é transmitido digitalmente (bits via satelite, cabo, ar)

Portanto, ao que me parece não é propaganda enganosa.

Como comparação, se voce estiver assistindo a Globo via VHF (antena de TV) e alguem disser que o som é digital, procure o Procom! :)

Agora, qualidade de CD é som de 16bits com uma taxa de amostragem de 44kHz. Nesse caso as operadoras não estão falando a verdade.

Murilo
21-10-2003, 14:37
Está sendo confundido "digital" com "qualidade" :)

Um som de uma fonte digital pode ser mono e cheio de chiados :D

A última explicação do Adalla está ótima :legal:

Fontes
21-10-2003, 15:45
Murilo

Acho que não me expliquei bem. Não estou querendo o som digital por ser digital. Som digital por si só não significa, necessáriamente, som de qualidade, o CD que o diga.

Mas o que eu procuro nas transmissões de TV, é o som multicanal DD 5.1, ou seja lá qual for o setup de canais. E isto você só consegue em transmissões digitais. Pois na transmissão analógica somente Pro Logic, e mesmo assim de péssima qualidade.

Então, de que adianta propalar aos quatro ventos que a transmissão é digital ? Em que isto altera a coisa ? Cadê o som com pelo menos um mínimo de fidelidade ? Cadê o multicanal que é a única coisa que me interessa num filme ?

Pra mim é puro blefe esta estória de transmissão digital. Se ela não chegou até a mim, eu não estou usufruindo, então ela não existe.

Entretanto, se a emissora me fornecer um decodificador onde dele eu possa retirar um sinal digital (cabo otico ou coaxial)para um conversor externo D/A ou já retirar o sinal convertido de saídas analógicas 5.1 , aí sim eu vou dizer que tal TV é digital. Se não, é conversa pra boi dormir.

abraços

Fontes

Murilo
21-10-2003, 16:05
Fontes,

Beleza :legal: É isso ai mesmo, tem muita propaganda "enganosa" :)