Ver Versão Completa : Calibração com Decibelímetro - Experiências e Dúvidas
Colegas,
Hoje fiz um ajuste no posicionamento das minhas caixas e depois medi a pressão sonora de cada uma (frontais e central) a fim de proceder o ajuste no receiver. Eis as distâncias que adotei:
- 2,60m entre caixas frontais;
- 2,55m entre caixa central e ouvinte;
- 2,65m entre cada caixa frontal e ouvinte.
Dada a pequena diferença entre as distâncias das caixas frontais e central ao ouvinte (10cm), o "delay" do canal central foi setado em 0ms (Costuma-se adotar 1ms para cada pé, aprox. 30cm, de diferença nas distâncias).
Posicionei o decibelímetro num tripé, sobre o sofá, na posição do ouvinte (sweet spot) e apontando o microfone para o teto. A posição da ponta do microfone ficou correspondendo ao que seria o centro da cabeça do ouvinte sentado.
Como as três caixas possuem a mesma sensibilidade (89dB), a mesma resposta de frequências (55Hz – 22kHz) e estão posicionadas a distâncias praticamente iguais, não foi surpresa nenhuma de que o ajuste ficou em 0dB para as três caixas.
Comecei medindo a pressão sonora utilizando os "test tones" do próprio receiver. Ajustei para que cada caixa ficasse com 85dB. Para obter este valor o controle de volume do receiver ficou no número 55 (vai até 80).
Em seguida utilizei o DVD "Pink Floyd - The Wall", que possui uma seção com "test tones" para calibração de sistemas padrão Dolby Digital (depois eu vi que o DVD do David Gilmour também tem essa mesma seção). Seguindo a recomendação constante no DVD, aumentei o volume até obter 85dB em cada caixa. Usando o sinal do DVD, o controle de volume do receiver foi a 65. Curioso que sou, fui medir qual a intensidade dos "test tones" do receiver nesta posição do volume. Cada caixa ficou com 95dB, ou seja, existe uma diferença entre o sinal gravado no DVD e o sinal de teste do receiver de 10dB. Coincidentemente a diferença numérica no controle de volume também foi de 10 unidades.
Perguntas:
1. A posição adotada para o decibelímetro está correta?
2. Pela descrição acima, com o volume setado no número 65 eu estaria ouvindo no nível de referência Dolby Digital?
3. Qual a diferença entre o nível de referência Dolby Digital e o DTS?
Abraços,
Filipe Rangel.
Leonardo Mota
16-09-2003, 02:51
Fala Filipão,
1 ) Li em uma reportagem se nao me engano da CAVI ou HT, não me lembro, que para essas medições o decibelimetro de ve ficar a 45 graus, como referência o teto.
2 ) O nível de 85dB é o recomendado pela Dolby, porém assim você está emitindo 85dB por canal, acredito que a Dolby recomende os mesmos 85dB, porém com o som sendo em todos os canais.
3 ) Já li sobre essa diferença mas agora não tenho certeza sobre o número, vou ver se encontro e posto aqui.
Abraços.
Filipe, Leonardo,
Seu ponto (1) é controvertido, mas pela minha pesquisa parece haver um certo consenso nos fóruns gringos em usar o decibelímetro apontado para o teto mesmo.
O Marcelo T poderia responder melhor os pontos 2 e 3, mas pelo que me lembro 85 dB era o nível de referência mesmo, mas não tenho certeza.
[]s
Filipão,
O Julio Cohen que tem um artigo muito bom no site da HomeTheater...de uma olhada que pode lhe ajudar !!!
[]'s
Renato
Caros, na verdade o Dolby Reference Level (DRL) fica em 75db, mas fica um pouco difícil de se ajustar o subwoofer nesse nível.
O que o Marcelo T me passou, e funcionou muito bem em meu caso, foi ajustar todas as caixas em 80db, sendo que para o sub o ponteiro ficará variando entre -2 +2 db, nunca permanecerá no zero como nos outros canais.
Depois da calibração, para se ouvir o som DD no DRL, basta deixar o volume do receiver em -5db, não se esquecendo que em DTS normalmente o audio está 4db acima do DRL, portanto se ficar muito alto em DTS, deixe o volume em -9db.
O link do artigo do Júlio Cohen é http://www.hometheater.com.br/2003ti/home/default.asp?sessao=artigos&codconteudo=120
Abraços!
Colegas,
Obrigado pelas respostas. :tu:
Andei pesquisando um pouco e descobri o porque desse nível de referência ser tão controverso. Isso se deve ao fato de estar relacionado com o nível da gravação que você está usando para medir o sinal. Por exemplo, segundo o site da SVS, o DVD Vídeo Essentials usa um sinal de intensidade diferente do Avia. Um usa um sinal gravado a 75dB e outro a 85dB, gerando uma certa confusão quando alguém comenta que calibrou em um ou em outro valor. No caso do DVD que eu tenho, Sound&Vision HT Tune Up, esse nível não está indicado, por isso usei o disco do Pink Floyd, que indica um valor de referência de 85dB.
Abraços,
Filipe Rangel.
Amigos,
Aproveitando o momento...
Considerando-se que a potência de uma caixa acústica está relacionada com a sua sensibilidade, haveria como medir a potencia de um amplificador usando o sinal rosa (de teste) com um decibelímetro apontado para a caixa a uma certa distância da mesma? Já vi que a sensibilidade de uma caixa é medida com uma potência aplicada e com o decibelímetro em uma distância determinada.
O objetivo é medir aproximadamente a potência de saída de um aparelho com um decibelímetro.
Será que é possível?
Abraços
Eduardo
Eduardo,
O Dantas certamente poderia responder melhor do que eu, mas julgo que mesmo na melhor das hipóteses essa medida seria muito imprecisa.
Veja nesta mensagem (http://htforum.com/vb/showthread.php?s=&postid=45194#post45194) mais detalhes sobre sensibilidade e eficiência. Para usar a sensibilidade você teria que garantir na entrada do amp as mesmas condições em que ela foi medida. Além disso o decibelímetro da RS está longe de ser um aparelho de precisão... e tenho especial dúvida quanto à capacidade de integração dele sobre toda a faixa no caso de um ruído banda larga... Mas o pior mesmo é que numa sala qualquer que não seja uma câmara anecóica aquele valor de sensibilidade é pura referência. A interação das diferentes frequências emitidas pelo falante com a sala resulta numa resposta totalmente diferente da resposta anecóica da caixa e seria muito difícil relacioná-las, creio eu.
Marcelo T
16-09-2003, 19:01
Nivel de referencia é atingido calibrando em 75db. No meu receiver não consigo calibrar o sub em 75, logo calibro em 80db com o volume no 00 e com o volume no -5 consigo o nivel de referencia.
Detalhe, ouvir nesse volume não é recomendado, dependendo do filme, nem meu sub aguenta (ele não tem limitador), pois isso significa 105db de pico nos 5 canais e 115 no sub (caixas como large) ou 125db no sub (caixas como small).
Marcelo,
Você calibra a 75dB usando que sinal? Algum DVD de calibração ou o próprio Test Tone do receiver?
Abraços,
Filipe Rangel.
Filipão,
eu calibro usando o Test Tone do receiver. Coloco o receiver em 0 db e ajusto individualmente + ou - para 75 db do decibilímetro.
O sub, na minha opinião cada caso é um caso, portanto calibro de ouvido mesmo, dependendo da mídia.
abraços
Marcelo T
17-09-2003, 13:35
Felipão,
Test tone.
Prezados,
Apenas por curiosidade, ao se regular pelo TEST TONE nao estariam
realizando medicoes que fogem a realidade, partindo do principio do
efeito "cabo" ? Pois neste caso nao haveria a presenca e suas causas
do conjunto PLAYER + CABOS ????
Nao sei se fui claro...
[]'s
Renato
Renato,
td bem??
O ruído rosa do Test Tone é justamente para isso, portanto não haveria como dar errado.
abraços
Sei disso, apenas acho que pelo Test Tone nao se tem o som como se tem a partir de um CD ou DVD.
Imagine que um cabo de conexao esteja com problema, literalmente capando o som.... pelo TEST TONE vc nao terah isso.... mas teria a partir de um ruido rosa gravado...
Acho que ainda nao fui claro... rs
[]'s
Renato
foi claro sim, nesse caso partindo do pressuposto que o DVD e os cabos de ligação possam estar com problemas, com certeza a medição feita através de um DVD/CD de calibração é muito mais confiável
mas nem sempre a fonte de áudio é de dvd ou cd, alguns HT podem estar saindo áudio de TV/Direct/ VCR, etc, etc e nesse caso pelo Test Tone é melhor
E quando vamos calibrar um receiver Yamaha? posso setar o volume a partir das "MAIN" a 75db e partir para as outras? depende das caixas precisa de + - força para empurrar com mais volume...
e o Yamaha nao marca "0" db
ele quando chega a zero é porque tá despejando tudo do power nas caixas...
Marcelo T
17-09-2003, 20:30
Ryche,
No meu é a mesma coisa, mais ou menos :D
Os yamahas são um pé no saco pra calibrar, alguns não tem tone no sub, em outros vc precisa ajustar o volume do sub em 3 lugares diferentes, etc.
Colegas,
Encontrei uma informação de que os sinais de teste do DVD Sound&Vision HT TuneUp estão gravados a -20dBFS, ou seja, possui o mesmo nível de gravação do DVD Avia Guide que é do mesmo fabricante. Isso faz com que se for pra obter o nível de referência com essa gravação, deve-se medir 85dB (105dB - 20dB) em cada caixa.
Neste mesmo local onde obtive essa informação (Fórum da Sound&Vision Magazine) existe a informação de que os tons dos receivers, na "maioria" das marcas, são gerados a -30dBFS, logo, a calibração feita com eles deve gerar 75dB (105dB - 30dB) em cada caixa.
Não encontrei nada sobre DTS. Será tudo a mesma coisa?
Abraços,
Filipe Rangel.
Ryche,
É por aí mesmo. Você ajusta o botão do volume pra dar os 75dB nas frontais e depois parte pra setar as diferenças das outras caixas pra igualar todas no mesmo nível.
No meu caso o volume é numérico. Vai de 0 a 80. O nível de referência ficou em 65. Normalmente assisto filmes no 55.
Abraços,
Filipe Rangel.
Colegas,
Encontrei um post no fórum da Sound&Vision sobre calibração que é um bom resumo sobre o assunto.Actually, if you read over the following thread I copied a few years ago from HTF, quoting Roger Dressler from Dolby Labs, you'll understand why you should REF Calibrate your system using the recommended SPL's for the test disk or AV REC/AMP internal test tones ...
----------------
HTF Post: Strange SPL results w/ Denon 5800...
I don't have the AVIA disc on hand, but maybe the test tones are recorded -20dBFS and are supposed to be set for 85dB SPL (THX ref level), whereas the 5800 and other test discs use -30dBFS noise for calibrating at 75 dBSPL (as it is less jarring on the nerves). Both methods give the same end result. But if you try to use the -20dBFS tones to get a 75dB reading, you will have to reduce the gain of all channels by 10dB, as you did.
This all assumes the AVIA is really 10dB louder. You can easily tell if, when you turned off the internal noise and played the AVIA it sounded twice as loud.
By the way, the reason Dolby requires test tones in decoders is so you don't need to use a test disc to set the levels. Always believe the internal tones if there is any doubt or discrepancy.
Roger Dressler
Dolby Laboratories
----------------
Facts:
1) The AV Receiver's internal test tones* (Video Essentials) are recorded -30dBFS and are supposed to be set for 75 dB SPL.
*Use 75 dB unless otherwise stated in the THX - AV Receiver owner's manual. I know with my THX DPL Technics AV Receiver, it recommended 75 dB.
2) AVIA (S&V HT Tune-up) test tones are recorded -20dBFS and are supposed to be set for 85dB SPL (THX ref level).
If you use the recommend SPL's as noted above, ... as Roger stated ...
----------------
"Both methods give the same end result."
----------------
I've verified this since I own AVIA (85 dB), S&V HT Tune Up (85 dB), Video Essentials** (75 dB), Delos DVD Spectacular** (75 dB) and Dolby Labs Demo DVD w/DD EX w/dedicated LFE (75 dB) test tones. Comparing the above with my Yamaha's internal test tones (75 dB) also confirmed the final REF Calibrated Volume Control MARK to be relatively the same results.
**Roger Dressler name appears in the DVD credits.
Roger also noted ...
----------------
"But if you try to use the -20dBFS tones to get a 75dB reading, you will have to reduce the gain of all channels by 10dB, as you did."
----------------
So, ... by following the recommended SPL's for each test DVD or internal test tones, ... you have basically REF Calibrated your HT Setup to correctly decode the encoded DVD's. All Speaker Level adjustments around your Volume Knob REF Mark, will be based on the same REF SPL used by the Mixing Engineer, thus allowing you to recreate the same field of sound as in the film recording studio. It doesn't have to be @ REF Level, but like most HT'ers, usually around the AVG -10 dB below REF Level.
Also, you can accurately relate/share your SPL Levels to other HT users who REF Calibrated their system using the same process.
When you say, that your AVG DVD's levels = -10 dB below REF Level, then I understand that you limit your LFE Fast SPL Peaks to approx. 105 dB! (RS Meter Dial = 110 / Weight = C / Speed = FAST)
----------------
On 6/11/2003 11:42:57 AM elecsheep9 wrote:
I noticed that, when you turn on the test tones, the receiver automatically jumps the main volume to 0 dB (reference level for the receiver)
----------------
That's correct!
According to Dolby Labs 5.1-Channel Production Guidelines (pg. 33)...
----------------
If reference level is specified as "0 VU," where "0 VU" corresponds to -20 dBFS for a digital recording medium, then pink noise should be set to .0 VU. on the console meter or meter display, and the SPL set accordingly.
----------------
REF Level = 0
For AV REC/AMP's that does not have this option, your REF Level "0" = Volume Knob MARK. My Yamaha RX-V1300 REF Level Mark = -20 dB (digital readout - using 75 dB @ my 'sweet spot')
Once you REF Calibrated your Denon 2801 using 75 dB ( -30 dBFS), ... and all following digital readouts will be referenced off your REF Level "0". So, if you tell me that your AVG DVD listening level is -15 dB, then I know that you generally don't allow your AVG Fast SPL LFE Peaks to go beyond 100 dB. (You can verify that using your RS Meter)
I personally use -10 dB below REF Level - w/AVG Fast SPL LFE Peaks = 105/106 dB. Since some DVD's are recorded hot, I usually establish my -10 dB below REF Level mark via my Radio Shack SPL Meter when I first get my new blockbuster DVD. In most cases, it's close to my established REF Mark.
Like I wrote, my usual once or twice Friday NITE DVD SPL Level = approx. 106 dB Fast SPL LFE Peaks = -35 dB / Volume Digital Readout
Your final result will also depend how 'HOT' you REF Calibrate your sub-woofer, which would effect your actual Fast SPL LFE Peaks in your HT Room.
FYI: My REF Levels per Dolby Labs DVD - DD EX & dedicated LFE test tones:
HT Speakers = 75 dB
SVS 25-31PCi = 77 dB (lowest needle swing = 76 dB / highest = 78 dB)
Hope this helps,
PhilAbraços,
Filipe Rangel.
Pessoal,
Tenho uma dúvida quanto a este assunto de decibelímetro e calibração.
O decibilímetro é usado apenas para ajustar o SPL das caixas acústicas, ou também para avaliar a curva de resposta em frequencia do sistema + sala?
Abraços
Fabiano
Nossa Filipão, 55 eu já acho um put@ som alto com o Esotech (tá certo q eu ainda não estou com as caixas decentes) ...
E um detalhe, o meu não vai até o Volume 80 não, só até o 65...
Estranho isso... agora fiquei com um é atrás...
Será q to meu seria uma "segunda edição" do receiver????
Vai entender !!!
Fabiano,
Para as duas finalidades que você citou.
[]s
Dennis,
Mas o que eu não entendo é que o microfone destes decibelímetros geralmente possuem resposta em frequencia estreita e não linear. Como realmente saber se a curva que vc mediu é confiável?
Pergunto isto porquê estou avaliando a utilização de um bom microfone, o computador e um software de RTA para a mesma aplicação e mesmo com bons microfones (na faixa de R$150 a R$400), as respostas em frequencia não alcançam todo o espectro de 20Hz a 20kHz.
Abraços
Fabiano
Fabiano, aqui no fórum existe uma planilha para correção das leituras nos extremos de frequencias e tb um retrabalho no Radio Shack para tornar sua resposta plana.
:legal:
Fabiano,
Mais precisamente neste tópico (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?s=&threadid=5).
[]s
Valeu Dennis,
Assim que der oportunidade de ir para a Santa Efigênica vou comprar o meu Radio Shark e o material para fazer a modificação.
Vou precisar em breve de um pois já estou acabando o meu sub DIY e quero medir a resposta do monstrinho.
Abraços
Fabiano
Fabiano,
O interessante é que o decibelímetro da Radio Shack possui uma saída que possibilita utilizá-lo ligando à placa de som de um computador, por exemplo. Com o auxilio de um software adequado você poderá fazer as análises de resposta de frequência. Ainda não testei nada nesse sentido mas pretendo fazê-lo.
Abraços,
Filipe Rangel.
Galera,
Recebi meu SPL ontem e calibrei meu sistema com o test tone, pois meu DVE não chegou ainda.
Um detalhe curioso foi que percebi que no Denon 3803 o volume não interfere no test tone, ou seja colocando o volume do receiver em -20dB ou 00dB o test tone não sofre variação.
O manual do Denon 3803 recomenda o ajuste de todos os canais em 75dB.
Abraços,
Alexandre
Zaca, o receiver ajusta automaticamente o volume para 0dB, quando se inicia o test tone.
Maurição,
será que todos os receivers ajustam automaticamente?? Não sabia dessa possibilidade. Eu coloco o volume em 0 db e ajusto o decibimetro para 75 db, será que tá errado?
abraços
João, quando se usa os tes tones do próprio receiver, em todos os que eu já brinquei, o volume é setado automaticamente.
Obviamente, se voce for utilizar um disco de calibração, terá que fazê-lo na mão.
já descobri.
O Rotel ajusta automaticamente, mesmo pq a escala de volume começa a partir do 0 e vai até 90 db
O marantz 7300, não ajusta, a escala vai de -70 a + 15 db e é preciso colocar no zero para fazer o teste tone.
cada escala maluca.....
abraços
Colegas,
Onde posso conseguir um software que gere ruídos rosa com frequencias centradas para eu poder traçar uma curva de resposta com o decibelímetro RS?
Procurei em outros posts e somente encontrei um software que produz ondas senoidais que dizem serem prejudiciais aos falantes.
Abraços
Fabiano
Fabiano,
De onde baixar, não tenho ideia, mas se interessar um pouco de teoria, esse site tava no meu bookmark.
http://www.firstpr.com.au/dsp/pink-noise/
:legal:
Fabiano, tem um software que se chama NCH Tone Generator e vai resolver seu problema :D www.nch.com.au/tonegen
Com ele vc faz tons de tudo quanto é tipo, sweep, Stereo, Mono...qualquer coisa mesmo .
É freeware :D :D
[]'s
Nitro
Nitro,
Valeu :tu:
Já baixei e vou testá-lo.
Abraços
Fabiano
Galera,
Passei a tarde "brincado" com os ajustes do DVE. É muita coisa!
Em relação ao ajuste no volume dos canais com o ruido rosa do DVE não houve diferença significativa. Não precisei alterar o volume individual das caixas, apenas o volume principal foi ajustado em +01dB e todo conjunto ficou equilibrado com 75dB.
Com o ruido rosa em DTS ou DD o resultado foi o mesmo.
Posso concluir então que meu DVD + cabo + circuito de entrada do receiver tem uma perda de 1dB ?
Abraços,
Alexandre
mario fernandes
25-10-2003, 23:09
Colegas, desculpem a minha ignorancia:verg:
Mas. o ajuste ideal será feito somente utilizando um decibelímetro?
Tem que ser assim?
E quem nao tem? Como eu.:(
Hoje em dia, tudo se compra pela Internet. Se esse radio Shack é sumamente importante, aonde posso compra-lo? :confused:, estando tao longe da Rua Santa Efigenea?
Sim sr... TEM que ser assim, pois seus ouvidos são tudo, menos confiáveis para uma correta calibração, em especial do SW.
O SVS é especialmente crítico para se calibrar sem um dcbl, portanto economize algumas pizzas e podes encomendar o o teu dcbl.
Qto a comprar pela NET, desconheço qq loja online que o disponibilize.:(
Mario,
O Radio Shack não é a única opção. Eu e o Anselmo compramos o decibelímetro analógico da MESCO, que atende perfeitamente nossa necesidade. Custou R$158,00 na WA eletro-eletronicos.
Veja link abaixo, entre em contato com ele, pode ser que eles enviem pelo correio para você.
Decibelímetro mesco:
http://www.mesco.com.br/produtos.htm
WA eletronica:
http://www.wacomp.com.br/index.html
obs: o decibelímetro analógico não aparece no site da WA, mas ele esta disponível é só ligar!
Abraços,
Alexandre
mario fernandes
26-10-2003, 11:46
Valeu, Mauricio e Alexandre.
Vou a luta...:D
Alguém de vocês conhece alguma loja no PY que eu possa adquirir um soundmeter da Radio Shack ?
Estou pensando em ir lá nos próximos meses para ver a situação e trazer algumas "bobagens" pequenas, porque para as "grandes bobagens" tenho quem traga para mim, e ele é muito "profissional"...
leosarma
30-03-2005, 23:08
Chegou meu Radio Shack analógico e agora é minha vez de tirar dúvidas.
Fiz as medições usando o Sound&Vision, decibelímetro no tripé, olhando pra cima. De cara já fiquei de cara - MENOS 4db na central. Putz... que diferença. Mas tudo bem, agora está tudo calibrado e, NOSSA, que diferença. É outra coisa.
Mas como nem tudo é flores nessa vida, há de se ter um porém. O Sound&Vision tem um calibrador para o nível do subwoofer. Só que qdo boto o meu HK 230 com o sub em LFE apenas, não sai nada do sub nessa hora. Só qdo boto L R + LFE que sai alguma coisa. O que será que está errado, se é que há algo errado. Qual a melhor forma de calibrar o sub? Usei o decibelímetro na escala dos 60 e igualei com o nível da frontal left usando o teste de nível do sub do DVD, tá certo?
Segunda questão. O sub, um AR PR1212, é indócil e difícil mesmo de ajustar; muito sensível. Ouvi dizer aqui no fórum que com o cabo Y ele fica mais fácil. Setando o crossover das caixas, o sub não deveria estar mais controlado? O crossover no sub só funciona se usar o Y, certo?
Para ajudar:
HK AVR 230
Frontais - Large - L e R em 0db
Central - small - em - 4db
Surrounds - small - em -3 e -4db (Left e right respectivamente)
Sub - L R + LFE - em 0db e no mesmo nível da frontal left
Qualquer ajuda é bem vinda.
[]s
LeoSarmento
Leo,
O problema que você está tendo com o ajuste do sub provavelmente se deve ao fato de estar usando suas frontais como LARGE. Vi no seu cadastro que se tratam de Primus 160. É isso mesmo? Eu deixaria como SMALL e o corte em 80Hz. As demais pode deixar o corte em 100Hz mesmo. Bote este sub pra trabalhar!! :D
O cabo Y vai aumentar a resposta do sub (volume). Se sem o cabo você já está achando ele sensível é melhor não usar o adaptador. Deixe o crossover do sub todo aberto, pois o corte será feito no receiver.
De resto parece que tudo está correto. :tu:
Abraços,
Filipe Rangel.
leosarma
31-03-2005, 14:30
Esqueci de botar o cross-over.
Frontais - 80hz
Central - 60hz
Surround - 80hz
Vou tentar isso hj a noite e depois posto os resultados.
Mas pelo que eu me lembro, para poder regular o crossover nos canais individualmente, no Hk as frontais têm que estar, necessariamente, em large.
Valeu pelas dicas.
[]s
LeoSarmento
leosarma
01-04-2005, 10:00
Felipão... segui vossos conselhos e confesso que não senti diferença. Fiz o teste primeiro com as caixas ainda em large e calibrando o sub com o DVD, ele continuou ausente. Só apareceu qdo eu botava em L R + LFE ou botando em small.
Mas eu confesso que não senti a menor diferença na mudança de large pra small... acho que meus ouvidos não estão muito bem treinados ainda. Ainda está muito difícil acertar o volume do sub. Acertei de acordo com o decibelímetro, mas na altura que ficou ele ainda tá meio descontrolado. Pra ele ficar quietinho no canto dele, ele fica quase 6db abaixo do nível da frontal left. Bem presente... mas 6db abaixo. Será que não tem um test tone pra sub mais confiável pra eu usar? Estou meio desconfiado desse da Sound&Vision. Algum software que gere estes tons talvez?
No mais, a mudança do corte não alterou ajuste no nível dos canais.
Novamente, valeu pela força.
[]s
LeoSarmento
Leo,
Já comparei o Sound&Vision com o Avia e com o DVE. Os test tones são equivalentes (variam o ponto de calibração mas o resultado é o mesmo).
Para termos uma idéia da sua sala diga-nos as dimensão exatas (largura, altura e comprimento) e onde está posicionado o sub.
Como você está ligando o sub ao receiver? Verifique se por engano você não ligou numa saída PRE-OUT diferente da SUBWOOFER.
Abraços,
Filipe Rangel.
Pessoal pelo que entendi pra fazeros os ajustes usando o decibelímetro devemos deixar o Test Tone em o db e ir mudando conforme atinjamos 75 db.
Só uma dúvida agora, como fica o Volume MAster??? Medio ou total??? Sempre terie que deixá-lo na posição em que o decibelímetro mostra 75 db durante o tst tone??
Grato
SERGINHO
06-05-2006, 22:07
Gostaria de comprar um decibelimetro, alguém poderia me indicar uma loja, e com um preço bacana.
grato
serginho
Altair,
O receiver deve ficar com o volume master num valor de referência. Para os receivers que a escala de volume é em dB geralmente a referência é o 0dB. Pros de escala numérica você deve verificar qual o volume que gera a leitura dos 75dB no decibelímetro.
Serginho,
Veja este tópico: http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=16586&highlight=radio+shack
Abraços,
Filipe Rangel.
No caso do Mesco ASL 1125, é necessario fazer obter o certificado de calibração ou para HT não precisa?
[]´s
Roberto,
Eu tenho o decibelímetro da Mesco e esse modelo já é excelente para nosso propósito de calibrar as caixas acústicas do sistema. Ele já vem pronto pra isso e com um manual amigável.
Você é de Natal, suponho que tenha comprado seu medidor da Mesco na loja do Sr. Fernando que também trabalha com a Minipa, estou certo?
Somos vizinhos então, apesar de morar em Macau costumo sempre ir a Natal e até tenho um grupo de amigos aí que compartilham a paixão por nosso hobby.
Roberto,
Você é de Natal, suponho que tenha comprado seu medidor da Mesco na loja do Sr. Fernando que também trabalha com a Minipa, estou certo?
.
Marcelo, ainda não comprei o decibelimetro. Não encontrei em Natal, vc poderia me informar o telefone do Sr Fernando?
To por fora de preço também, por enquanto só encontrei esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-44141165-decibelimetro-analogico-mesco-mod-asl-1125-_JM por 178,00. E tem o DEC200 que postaram em outro topico por 230,00.
Pois é, ja vi q ta aparecendo mais gente do RN aqui no forum, mas vcs não fizeram nenhum encontro não né? :D
Um abraço
Roberto,
Se é de você comprar o Mesco por R$178 no mercado livre e ainda pagar o frete, é muito melhor você comprar com o Sr. Fernando aí em Natal. Se não me engano, comprando aí em Natal sai por R$180 ou R$190, e se ele não tiver pra pronta entrega não demora muito pra chegar.
O telefone do Sr. Fernando é 3223-0948, e a loja dele fica na Av. 9, no Alecrim, em frente a loja do Pescador.
Daqui do RN, alguns dos foristas mais ativos são eu e o amigo Almiro Lemos. Mas tem vários outros que acessam o forum de vez em quando.
Acho que pela quantidade de aficcionados por A/V no RN já dá para organizarmos um encontro. Vamos ver se rola num futuro próximo.
Marcelo,
esse mesco do ML é aqui no RN, o vendedor é FINORIORN, se brincar é até o Sr Fernando que vc mencionou, por falar nisso to tentando ligar pra lá e ninguem atende. Av 9, é bem pertinho aqui de casa, acabei de passar em frente no caminho para o trabalho, mas só vi loja de cosmeticos, você sabe o nome da loja dele?
Eu to bem ausente aqui do forum, por 3 motivos: to trabalhando, estudando pra concurso (o forum que indo mais é de concursos agora) e principalmente o htforum ta movimentado demais, não tenho tempo de acompanhar tantas mensagens :D, de vez em quando dou uma filtrada e vejo alguma coisa.
Um abraço
Marcelo, acabei de falar com ele, o mesco 1125 ta por 225,00.
[]´s
Ele dá desconto à vista, lembro que paguei entre R$180 e R$190, mas isso foi a mais de um ano atrás.
De qualquer maneira, ele representa oficialmente a Mesco em Natal e você não paga pelo frete.
Rapaz, tava até pensando em comprar o RadioShack pelo site deles mas vou ter que adiar a compra do decibelimetro novamente, bateram no carro ha uns dias atras. Pelo menos tem seguro, mas de qualquer forma vem a franquia e agora o bolso vai apertar. Até o DVD Pulse vou ter que adiar.
Eu fiz uma calibração com o software TRUERTA que baixei da internet, acho que o resultado foi bom, mas estou desconfiado, pois testei com King Kong.
[]´s
a posição do mic depende doque vc esta querendo verificar.
se predominantemente a fonte, vc aponta o mic (omni sempre), para a fonte.
se quer medir a acustica ambiente no ponto de audição, deve usar a posição de incidencia aleatoria e uma boa opção seria entre 30° e 60° (claro 45° seria o ideal).
ja para uma analise do ambiente como m todo, a posição 90° (para o teto), em diversos pontos da sala é indicada.
Álvaro,
Foi apenas um pequeno teste, o microfone que utilizei foi um da Clone, um fone de ouvido com microfone de R$11,00 :Pens:.
Improvisei um tripé (um cabo de vassoura com uma lata e coloquei o fone na lata :verg:) na posição do ouvinte. A intenção era apenas verificar e tentar calibrar as caixas sem ser pelo ouvido.
[]´s
Demorei, mas comprei. Terminei comprando um Radio Shack analógico mesmo, surgiu a oportunidade com um colega que comprou na Inglaterra e ficou mais barato do que o Mesco.
Alguém poderia informar onde encontro a planilha de correção do Radio Shack? o link de um tópico que encontrei não funciona mais.
[]´s
Roberto Bonfim
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.