PDA

Ver Versão Completa : Clube do Vinho

Páginas : 1 2 3 4 [5] 6 7 8 9

Aristóteles
30-06-2010, 14:52
Passei alguns dias em Buenos Aires nessa última semana. Acho a cidade bastante agradável e com ótimas opções gastronômicas.

Trouxe umas 20 garrafas, compradas numa boa loja chamada Wine Gallery. Achei muito bom o atendimento do local, já que o vendedor concordava comigo em relação à ausência generalizada de acidez e excessiva fruta dos vinhos argentinos, daí ele me deu algumas opções que eu ainda não havia provado. Do que eu já conhecia, trouxe quase a linha completa da Achaval Ferrer, inclusive de safras diferentes. Taí uma coisa que não se vê normalmente no Brasil, já que acarreta um aumento dos custos: disponibilidades de safras em um mesmo vinho.

Até mesmo vinhos franceses valem a pena comprar na Argentina. Nessa mesma loja tinha uma variedade não muito grande, mas bem interessante de bordeaux. Comprei um Leóville Barton 1997 por um preço excelente!

Abs

Aristóteles
30-06-2010, 15:33
Da linha Crios o que mais me agradou foi o Rosé (de Malbec). Recomendo.

---------- Mensagem adicionada às 21:49 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 21:45 ----------

Senhores,

Vou para Bariloche no final do mês. Alguém tem alguma recomendação com relação á vinhos ? digo locais onde comprar, restaurantes, preços, sei lá.

Em Bariloche, existem lojas de vinhos bem montadas. Comprei uma caixa, mas só me recordo de ter sido numa galeria, acho que um pouco acima da Mitre, que é a rua central de lá.

Existe uma boa diversidade de restaurantes, normalmente de carnes. Uma opção mais refinada e com comida boa (mas não excelente) é o El Patacon, que fica nos arredores da cidade. Uma alternativa mais barata e simples, mas com boa carne é o Boliche do Alberto, que fica em dois locais, sendo um dentro da cidade e outro fora, perto do El Patacon.

Agora, comida excelente você pode encontrar no restaurante do hotel Las Balsas, um Relais & Chateaux que fica nas cercanias de Vila La Angostura, um passeio bem legal que vc pode fazer com mais tempo. Fica a uma hora de Bariloche e é uma ótima opção. Além da comida ser maravilhosa, o hotel fica na beira de um lago incrível.

Abs

Aristóteles
06-07-2010, 14:23
Alguém já comprou bordeaux "en primeur"? Ontem, fiz minha primeira compra dessas por meio da Grand Cru, no caso, para a safra 2009, que será lançada em 2012.

A coisa funciona assim: vc paga agora o preço do vinho (e, de fato, os valores da Grand Cru estão próximos dos praticados na França) e, quando ocorrer a entrega, são pagos os tributos (65%).

Essa safra 2009 vem sendo considerada excepcional e seus preços dispararam, com crise e tudo! Por exemplo, um Figeac (um excelente Saint Emilion) está saindo por uns 240 euros (ou 190 direto na França)! Esse mesmo vinho é vendido (na França) por um preço menor do que esse na safra 2000, que também foi excelente e que já está pronta para ser bebida.

Bom, mesmo com esse aumento de preços, há boas oportunidades. Comprei dois vinhos: o Chateau Du Tertre (35 euros) e o Chateau Grand Maine (39 euros). Com os tributos, cada garrafa vai estar saindo por uns 140 reais, ou um terço do que é praticado por aqui em safras nem tão bem avaliadas, como a 2005.

Claro que ainda terei que esperar o vinho ser entregue e, depois disso, evoluir na adega, já que ele estará muito novo. Mesmo assim, acho que é uma boa forma de comprar vinhos melhores.

Abs

rodrigojr
06-07-2010, 14:53
Eu sempre comprava. Fiz isto por 3 safras.

Da última vez, a Grand Cru "esqueceu" que eu havia, desde o início, exigido que meus vinhos viessem na embalagem original de madeira e mandou tudo em caixas de papelão. Briguei, reclamei, nada adiantou. Daí, deles, não compro mais.

Aristóteles
06-07-2010, 15:03
Eu sempre comprava. Fiz isto por 3 safras.

Da última vez, a Grand Cru "esqueceu" que eu havia, desde o início, exigido que meus vinhos viessem na embalagem original de madeira e mandou tudo em caixas de papelão. Briguei, reclamei, nada adiantou. Daí, deles, não compro mais.

Sacanagem, Rodrigo. Mas vc parou de comprar assim ou mudou de vendedor?

Abs

rodrigojr
06-07-2010, 16:51
Parei de comprar. Cheguei a reclamar com o dono e não adiantou nada. Além do que, até eu pagar os 65% antes da entrega, atendiam o telefone, prometiam que iam mandar as caixas, que entregariam uma semana após o pagamento etc. Foi só pagar e a vendedora não atender mais os telefonemas, não responder e-mail e o vinho demorar 2 meses para chegar.

Mas o negócio é bom, os vinhos saem bem mais barato.

g.madeira
24-07-2010, 22:09
Boa noite, Sou natural de São Joaquim - SC, onde estamos produzindo vinhos finos de altitude, muito apreciados neste Brasil afora, qualquer informação estamos a disposição.

Papillon
25-07-2010, 00:35
Bem-vindo G. Madeira!

Qual é a grife de seus vinhos? Andei lendo e ouvindo comentários sobre os vinhos finos brasileiros mas até agora não provei um com pegada. Fiquei tentado pelo Inominable da Villagio grando mas o frete além de ser via sedex custa quase o valor da garrafa.

Aristoteles, essa compra está disponível online ou só na loja? Passei sexta por lá mas não me disseram nada (também agora que cortei o cabelo, pareço um vestibulando...)

Aristóteles
25-07-2010, 12:45
Papillon,

Eu fiz por e-mail a partir do catalogo que eles me mandaram. Se você quiser o catalogo, me mande seu e-mail por MP que eu te reencaminho.

Abs!

Aristóteles
25-07-2010, 14:02
Boa noite, Sou natural de São Joaquim - SC, onde estamos produzindo vinhos finos de altitude, muito apreciados neste Brasil afora, qualquer informação estamos a disposição.

Seja bem vindo! Qual o vinho você produz?

De sua região, gosto muito da Vila Francioni, sobretudo o sauvignon blanc.

Eu também li que algum produtor está produzindo Ice Wine por aí. Você já provou?

Abs

Aristóteles
30-11-2010, 00:32
Estou pensando em construir uma adega num comodo do meu apartamento. Alguem aqui já fez isso em casa e pode dar dicas? Existe empresas que fazem projetos, mas não sei se são confiáveis e nem se sāo indispensáveis. Gostaria de deixá-la com capacidade para umas mil garrafas.

Papillon
30-11-2010, 09:40
Creio que sejam desejáveis, o principal seria ter indicação de alguém que já usou o serviço. Em tese com um projeto mínimo um marceneiro já conseguiria executar uma bela adega, porém a parte do controle da climatização com fluxo de temperatura é que me deixa com a pulga atrás da orelha.

Eu desenharia três partes da adega, uma com prateleiras corrediças uma reservada (com um segundo controle de temperatura) para brancos e espumantes e um setor como estande de loja.

http://ecx.images-amazon.com/images/I/31YkJBL9OcL.jpg
http://www.echelonproducts.com/images/wine_rack_close_lrg.jpg
http://www.southtrailliquor.com/Front%20Page%20Wine%20Cellar.jpg

Aristóteles
30-11-2010, 11:47
Luiz,

Como seria possível obter controles distintos de temperatura num mesmo ambiente? Tería que, necessariamente, ter dois condicionadores? Normalmente, colocam-se os brancos na parte de baixo, que é parte mais fria.

Um amigo, que mora em Brasília, fez uma adega com capacidade para umas 500 garrafas em sua casa. Ele isolou as paredes com poliestireno e colocou um split específico para adegas (ele não tinha a possibilidade de colocar um comum), além de um umidificador, já que a região é bastante seca. Ficou muito bem feito.

Será que um split comum desempenha bem a função? E o consumo?

Abs

Bertholdo Ullmann
30-11-2010, 21:18
Aristoteles, o Split comum não vai dar certo, pois ele vai ficar ligado muito tempo e vai congelar. Eu tive essa experiência.
Eu fiz uma adega num comodo da minha casa e vedei ela com aquele material de forro de telhado.
Eu não tenho o ar específico para adega(com regulador de umidade). Um amigo meu recomendou esses Split de camara fria. Ele colocou um controlador de temperatura e funciona perfeitamente. Ele liga quando a temperatura vai a 15,7 e desliga quando chega a 13,0.
Eu estou satisfeito. Tenho vinhos a mais de 6 anos armazenados nessa adega e sem nenhum problema.

Aristóteles
01-12-2010, 01:16
Berullmann,

Obrigado pela resposta. Qual é exatamente o split que vc está usando?

Abs

Papillon
01-12-2010, 08:41
Aristóteles, é possível ter dois controles em um mesmo ambiente com duas evaporadoras (bi-split), mas não sei se é usual, dê uma olhada na sessão de Ar Condicionado, tem um colega que me ajudou nessa parte por lá, o grande Jairo.

Usando o google achei esse site: http://www.tectermica.com.br/umidade-relativa.htm#

Aliás estou precisando chamar o técnico aqui, pois minha adega está apresentando muita umidade a ponto de soltar os rótulos, só não queria ter de esvazia-la para manutenção, alguém já teve esse problema? Pensei em passar todas para um refrigerador deixando enquanto ocorrer a manutenção.

Edison, parabéns pela viagem, todos amigos que tem feito são só elogios.

Bertholdo Ullmann
01-12-2010, 08:49
Aristoteles: o ar é da Embraco Astera, modelo Flex Gold, de 1 HP de força.
Na Frigelar você encontra equipamentos parecidos.

A medida da minha adega são de 11 metros cubicos. Pretendo trocar o motor de 1 HP para no mínimo 2.

Espero ter ajudado.

Guilherme Gomes
01-12-2010, 12:40
Pessoal, vcs sugerem alguma adega com compressor para 8 a 16 garrafas?

Aristóteles
01-12-2010, 17:55
Obrigado, Berullmann e Luiz.

Vou chamar um arquiteto e uma empresa especializada em refrigeração. Acho que começo isso em janeiro de 2011.

Quando estiver pronto, colocarei as fotos aqui.

Edison, gosto dos vinhos da Casa Lapostolle e da Leyda. O que você trouxe na mala?!?

Abs

rodrigojr
07-12-2010, 15:04
Meu pupilo está indo bem (aqui nem tão traquinas)...:bD:bD

AlbertC
13-12-2010, 18:34
Dica para os admiradores de um bom vinho.
Semana retrasada comprei o Los Teros - Tanat do Uruguay por R$ 8,98 !!!! No Sam s club , absurdo o custo beneficio, corram antes que acabe.

Tem uma critica dele neste site ingles http://www.chateauonline.co.uk/F-1001-vin/P-14994-los-teros-tannat-2006_1072379

rodrigojr
26-01-2011, 02:11
Agora quem acabou de chegar sou eu.

Fui comedido nas compras (bebi tudo lá!). O saldo que trouxe:

- 3 Santa Rita Casa Real Etiqueta de Exportação 2005
- 3 Santa Rita CS Apalta 2005
- 1 Matetic Syrah 2008 (novo top acima do EQ)
- 1 Matetic EQ Syrah 2008
- 2 Viu Manent Viu1 2007
- 2 Casa Silva Carmenére Microterroir 2006 (novo top deles e recentemente eleito melhor Carmenére do Chile pelo Descorchados 2011).

Trouxe também meu fígado pela metade... Bebemos Santa Rita Pehúen 2005 (fantástico em todos os aspectos. Esgotado na vinícola mas parece que o 2006 vem aí, ainda melhor). De MArtino Single Vineyard Alto de Piedra Carmenére, Santa Rita Triple C...

Agora são pelo menos 15 dias de molho.

Papillon
26-01-2011, 09:35
Por aqui aproveitei o bota fora da worldwine e o da estação do vinho e lotei as adeguinhas com 50 garrafas, nada especial como os colegas mas com 40% de desconto valeu a pena.

Descobri o que estava provocando umidade na adega, o sol direto no vidro (já que ela fica na varanda), que embora filtre os raios UV fica quente alterando a leitura do sensor, cobri com uma toalha e resolveu o problema.

Um que gostei muito foi o Quinta da Bacalhoa 2007

da lista de compras estão:
Matetic Eq 2007 (aposto que por 3x o preço in bodega...)
Santa Rita Medalla Real Petite Sirah 2005
Castell de Falset 2003
Carmelo Rodero Joven 2007

JFC
26-01-2011, 09:51
A minha contribuição:

Perdriel Centenário 2005
Luján de Cuyo – Argentina
Produtor: Bodegas Norton
Uva: 40% Malbec, 30% Merlot e 30% Cabernet Sauvignon
Teor Alcoólico: 14,5°

Excelente! :rever1:

rodrigojr
26-01-2011, 11:55
O Matetic EQ Syrah estava por R$ 75 na vinícola... E o novo top (só Matetic Syrah) estava por R$ 165.

rodrigojr
01-02-2011, 22:08
Comprei uma adega nova. Tenho muitos vinhos bons fora da adega e precisava de mais espaço. Vou montar um canto para os vinhos no andar de cima e a GE de 29 garrafas fica no andar de baixo com os brancos e champagne.

Peguei esta aqui:

http://www.maisondescaves.com.br/produtos/detalhes.aspx?id=449

70 garrafas, a R$ 3.900 em até 6x sem juros no cartão.

Papillon
02-02-2011, 09:42
Bonita adega Rodrigo, eu vi algumas na promoção do D&D na Art des Caves (que é a loja fica da Maison), uma que deu vontade foi essa (http://www.maisondescaves.com.br/produtos/detalhes.aspx?id=82) que esta por 8.000, mas para essa preciso de um apartamento maior. Quanto ao Matetic EQ paguei sim um pouco mais mas não tanto quanto imaginava, não lembro ao certo mas não foi mais de 100 'na promoção'

Comprei algumas garrafas do Rio Bio Gran Reserva 08, alguém já experimentou?

Guilherme Gomes
02-02-2011, 10:53
Falando em adega, vcs recomendam alguma para poucas garrafas (16) com compressor?

Papillon
02-02-2011, 20:18
Guilherme, um amigo tem a eletrolux e é só elogios.

Ricardo Leão
03-02-2011, 08:24
Enólogos,

Alguém conhece o Sur35 chileno Cabernet Sauvignon?

Grato e um abraço,

Ricardo.

m.fernandes
05-05-2011, 22:10
Senhores,
Estou iniciando minha entrada no mundo dos vinhos Italianos; sim, é verdade. Até hj provei pouquíssimas coisas e só. Dicas de vinhos até R$ 70 são bem vindas. Só espero que haja vida nessa faixa de preço.

Lellis
05-05-2011, 22:31
Oi Mário,

É mesmo difícil encontrar italianos (franceses, eu diria quase impossível...) de alta qualidade nas faixas de preços mais baixas, mas sugiro começar a procurar os Chiantis de menor custo e cortes mais simples (acho o Santa Cristina, do Antinori, surpreendente pelo que custa e ele acompanha muito bem as massas tradicionais com molho de tomate). Outro caminho é procurar por vinhos das regiões menos badaladas (Umbria, Marche, Basilicata, Campania). Na Sicília, lembro do Planeta La Segreta (não sei se ainda é importado pela Expand), muito bom e de custo baixo; seria bom também procurar os Nero D'Avola, alguns deliciosos, mas a qualidade parece variar bastante.
Boas pesquisas, e saúde!!

Papillon
05-05-2011, 23:56
Na Grandcru o Brancaia Tre (http://www.grandcru.com.br/vinhos-promocao-detalhes.php?id=7219&grupoAtual=1&pag=1&cmbFiltroVinhos=1&id_page=86) ta saindo 68 na promoção, na mesma loja o Mediterra (http://www.grandcru.com.br/vinhos-promocao-detalhes.php?id=6893&grupoAtual=1&pag=1&cmbFiltroVinhos=1&id_page=86) sai 76.

Na mesma loja comprei alguns vinhos da Cinelli Colombini por um preço muito bom (próximos a essa faixa), estão esgotados no site, ainda não abri nenhum.

O que deu pra notar é que com a crise, os vinhos espanhóis tem chego com um preço muito bom, ontem abri um Honório Rubio Crianza muito decente pelo preço.

Lellis
06-05-2011, 00:30
Lembro também que o catálogo da Enoteca Fasano, montado pelo Manoel Beato, possui diversas opções na faixa até 100 reais. Desconfio que haja algumas boas surpresas nele.

m.fernandes
06-05-2011, 22:24
Lellis e Papillon,

Grato pelas dicas.
De fato o nível de preço dos vinhos italianos é mais alto, por isso inicialmente estabeleci esse limite. Quanto aos franceses, o pouco que bebi abaixo de R$ 100, não prestou. Não quero de forma nenhuma relacionar preço a qualidade; é apenas minha pouca experiência pessoal para os vinhos desses países.

m.fernandes
07-05-2011, 23:19
Colegas,

Iniciando minhas experimentações nos vinhos italianos, hj comprei este:

nome: SUD
safra: 2008
país: Itália
região: Vendemmia
casta: Primitivo di Manduria
classificação: Denominazione di Origine Protetta (acho q equivale a DOC)
álcool: 14%
produtor:Feudi di San Marzano
preço: R$ 56,00
comentário: no nariz, álcoool na frente. Na boca, frutado, quase doce - um meio seco eu diria, alcoólico demais, portanto desequilibrado. Não fechou com meu gosto pessoal, embora passe. Deve agradar o paladar feminino pelo excesso de doce. Creio que alguns anos a mais de amadurecimento vão ser bem vindos para domar um pouco esse alcool.

Bem, próximas experiências certamente passarão por Nebbiolos (Piemonte) e Brunello de Montalcino e Chianti (Toscana) .

Queria deixar registrado que tenho curtido muito os vinhos portugueses do Alentejo, Dão e algus do Douro.

Uma sugestão que provei recentemente e me agradou (boa relação custo x qualidade) foi o Quinta da Ponte Pedrinha 2006 (Dão). Muita tipicidade e equilíbrio.Corpo médio a pouco, mas um vinho interessante.

Ricardo Leão
08-05-2011, 10:41
TABOLANGO

Alguém aqui ajuda? Estive em B.Aires, em setembro/2008, e lá em restaurante que não lembro o nome, tomei um Cabernet da adega Tabolango. O melhor vinho que tomei em minha viagem! Tenho procurado em lojas do Brasil e até hoje não encontrei. No mercadolibre.com.ar os vendedores informam que não enviam para o Brasil. Isto é norma do mercado argentino? Descobri, através do google o site: http://www.tabolango.com/es/quienes-somos/ mandei dois e-mails para lá, até agora sem resposta. Alguém aqui já tomou dessa vinícola, ou sabe informar se vende, e aonde, aqui em nosso País?

Grato e um abraço,

Bertholdo Ullmann
08-05-2011, 11:41
TABOLANGO

Alguém aqui ajuda? Estive em B.Aires, em setembro/2008, e lá em restaurante que não lembro o nome, tomei um Cabernet da adega Tabolango. O melhor vinho que tomei em minha viagem! Tenho procurado em lojas do Brasil e até hoje não encontrei. No mercadolibre.com.ar os vendedores informam que não enviam para o Brasil. Isto é norma do mercado argentino? Descobri, através do google o site: http://www.tabolango.com/es/quienes-somos/ mandei dois e-mails para lá, até agora sem resposta. Alguém aqui já tomou dessa vinícola, ou sabe informar se vende, e aonde, aqui em nosso País?

Grato e um abraço,

Ricardo, não conheço o vinho. Sobre eles não mandar para o Brasil:
Eu morei na divisa de RS com a Argentina, e comprava vinho direto de Buenos Aires, mas entregava num conhecido meu perto da Fronteira, mas na Argentina.
Acredito que seja um acordo no Mercosul, mas a unica maneira de alguem enviar vinho "legalmente" da Argentina para o Brasil, é você se registrar como importador de vinho. Ai você já viu a burocracia né.

A diferença de preço dos vinhos Argentinos lá, para aqui no Brasil é um absurdo.

Eu comprava Yacochuya(Grand Cru na faixa de R$ 200,00), atraves da venda antecipada(paga um ano antes do vinho estar a venda), R$ 40 a 50 a garrafa.

Abraço.

Ricardo Leão
08-05-2011, 19:59
Bertholdo,

Grato pela atenção em me responder.

Abraço,

Ricardo.

m.fernandes
11-05-2011, 23:12
Senhores,
Minha mãe irá á Itália (não sei ainda as cidades) e França (Paris) no final do mês.Gostaria de pedir uns 4 vinhos pra não abusar da boa vontade dela. Como falei anteriormente, estou á pé em matéria de vinhos desses países. Se puderem de indicar alguns bons até 70 euros, ficarei agradecido.

m.fernandes
07-06-2011, 21:17
Colegas,

Minha mãe voltou no domingo e trouxe alguns vinhos do Free Shop que pedi, naquela linha mais econômica (ou agora um pouco menos econômica), pelo menos para mim :D:

Pra seguir nas experimentações italianas:
- Amarone della Valpolicella 2006 (Zenato)
- Barbaresco 2006 (Batasiolo)
- Nippozano Riserva Chianti 2007 (Marchesi de Frescobaldi)

Pra continuar navegando no mundo portugues, que me agrada muito:
- Quinta do Vallado Reserva 2008
- Cartuxa Evora Reserva 2006 (Eugenio de Almeida)

Um espanhol velho conhecido, mas sempre bem vindo:
- Mas La Plana 2007 (Miguel Torres)

E da França, seguindo indicações que surgiram algumas páginas atrás:
- Château Pontet-Canet 2006. Os de safra anteriores tavam meio proibidos pro meu bolso. A questão é: dá pra encarar já ? A princípio ele pede mais uns 3 anos de guarda, creio eu.

Também andei provando uns pé-de-boi italianos, que postarei em breve.

rodrigojr
08-06-2011, 14:01
Mário,

Destes aí conheci o Nippozano e o Pontet Canet.

O Nippozano eu acho que já dá para beber. É um vinho muito bom, ótimo para acompanhar uma boa massa.

O Pontet-Canet já é de outro patamar. Bordeaux da melhor estirpe e merece descansar mais alguns anos. Muito bom mesmo. Eu esperaria pelo menos mais 4 anos. Acho que ele ainda estará com os taninos um pouco agressivos e não completou seu desenvolvimento. Esse com uma boa carne, pode ser até caça, cai muito bem. Pauillac do primeiro time. Estamos aceitando convites para degustações:bD

Abs,

Rodrigo

Aristóteles
08-06-2011, 15:01
Por coincidência, tomei o Pontet Canet 2005 nesse final de semana e estava muito novo ainda. Aconselharia aguardar o tempo informado por Rodrigo.

O amarone da Zenato não me agradou muito, mas não sou um grande fã de amarones.

m.fernandes
08-06-2011, 21:06
Pois é senhores, será um desafio para mim manter um vinho 4 anos na adega, mas vamos lá.

Quanto ás últimas escolhas - depois dar uma varrida em vinhos "médios" varietais chilenos e argentinos, resolvi diversificar. Agora tenho batido em vinhos médios portugueses, espanhóis e iniciei os italianos, tentando fugir um pouco de uma certa padronização que encontrei nos varietais sul-americanos.

Rodrigo,
Minha adega é tímida, mas daqui a 4 anos pelo menos 1 vinho estará a altura dos colegas.:D

Agora, um evento do Clube do Vinho com "Open Cave" não seria mal.:D

m.fernandes
09-06-2011, 14:54
O amarone da Zenato não me agradou muito, mas não sou um grande fã de amarones.

Aristóteles,

Eu tô curioso com o Amarone. Pela descrição técnica dos Amarone: vinho concentrado, escuro, potente, seco, graduação alcoólica mínima de 14% e um leve amargor no fim de boca (daí o termo amarone). Mas, buscando informações específicas do Amarone Zenato, e não há muitas descrições, algumas pessoas mencionam que há resíduo de açúcar do processo de produção, o que confere ao vinho um certo "doce". Vamos ver o que vem.

Aristóteles
09-06-2011, 15:40
Sim, é isso mesmo. Os amarones são bastante concentrados e com graduação alcoolica elevada, em torno dos 16o. As uvas utilizadas na produção são secadas por um tempo, elevando o teor de açúcar e, em consequência, o teor alcoolico. Eu prefiro vinhos menos porrada, mas, claro, é uma questão de gosto.

Mas acho que um amarone bem envelhecido, com uns 20 anos, pode ser uma experiência boa. Se tiver paciência para aguardar... hehehe

---------- Mensagem adicionada às 15:40 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 15:34 ----------

Passei algumas semanas na alemanha em maio. Trouxe 24 garrafas de lá, dentre riesling, pinot noir e algumas uvas locais.

Os brancos são bem famosos e dispensam comentários. Coisa fina mesmo, com frescor, leveza e teor alcoolico sempre na casa dos 12o. Bem diferente desses chardonays do novo mundo carregados de madeira.

Já tinha lido sobre os pinots da Alemanha, mas não os conhecia, até por serem difíceis de encontrar. De fato, são muito bem feitos, sendo mais próximos da borgonha do que do novo mundo. São uma excelente opção.

Abs

m.fernandes
09-06-2011, 20:50
20 anos, só? E eu que tava achando ruim esperar 4 pra abrir o Pontet-Canet.:riso:

Vinhos alemães foram o início de tudo pra muita gente - os famosos Liebfraumilch garrafinha azul, tipo Josef Friederich ou o Black Tower.

Um que provei recentemente foi o Anselmann Riesling. Achei malo-menos.

Aristóteles
10-06-2011, 13:55
Muito boa a coluna de Jorge Lucki ontem (quinta, 09.06.2011) no Valor Econômico. Ele faz uma boa e abrangente análise dos pinot noirs à venda no Brasil. A máxima de que não há pinot noir fora da borgonha ainda prevalece para a maioria absoluta dos vinhos, mas já há exceções.

Um dos produtores alemães analisados pelo autor é o Meyar-Nakel, do qual provei e trouxe algumas garrafas. É bom mesmo, embora não seja um borgonha. A surpresa foi ver que eles estão à venda por um preço até razoável na Decanter (a partir de R$ 103 segundo o artigo). Eu procurei no site da empresa, mas não encontrei. Talvez faltem atualizar a home page.

Não concordei com a opinião dele a respeito da vinicola Chacra, da patagônia argentina. Eu achei o Barda, por exemplo, com uma boa tipicidade, ao contrário do autor. Para falar a verdade, foi a única vinícola da América do Sul cujo pinot noir achei razoável, embora muito caros. O Chacra 32 custa R$ 398, preço de um bom borgonha aqui!

Eis o link para a coluna (requer assinatura do Valor):

http://www.valoronline.com.br/impresso/consumo/117/439465/pinot-noir-os-que-sao-e-os-que-so-se-acham

mralfh
15-06-2011, 10:21
Fernandes,

Para o Vallado e o Cartuxa eu daria mais uns 02 anos.
Para o Mas La Plana eu daria uns 03.
E para o Château Pontet-Canet 2006 pelo menos uns 05 a 06. :legal:

O difícil é resistir heim?

---------- Mensagem adicionada às 10:21 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 10:18 ----------

Trouxe 24 garrafas de lá, dentre riesling, pinot noir e algumas uvas locais.

Aristóteles,

Sou um grande fã dos Rieslings Alemães! Tenho alguns guardados em minha modesta adega.

Os pinot eu nunca provei, mas também já ouvi comentários elogiosos.

Bertholdo Ullmann
15-06-2011, 10:51
Amarone e Pinot Noir, ou você ama ou odeia, dificil ter meio termo...rsrsrsr

Vinho que tomei e gostei muito foi o Cuvelier de Los Andes. Típico Argentino, potente. Se não me engano é do M. Rolland.

Lellis
15-06-2011, 19:36
Sobre o Pontet-Canet 2006: ganhou a maior pontuação (18,6/20) da Decanter na avaliação das safras 2004 e 2006 ("undervalued years") do Médoc e St-Emilion. A recomendação é bebê-lo entre 2013 e 2026.

Aristóteles
16-06-2011, 13:49
Aristóteles,

Sou um grande fã dos Rieslings Alemães! Tenho alguns guardados em minha modesta adega.

Os pinot eu nunca provei, mas também já ouvi comentários elogiosos.

São excelentes mesmo! E, afora alguns mais caros, os preços são ótimos.

Aristóteles
16-06-2011, 14:10
Amigos,

Uma dica de um vinho que achei muito bom e razoavelmente barato:

Menut, do produtor Mas Martinet, da região espanhola do Priorat:

http://i598.photobucket.com/albums/tt68/aqctote/Menut.jpg

Custa R$ 59 na Grand Cru.

Segue um estilo mais moderno sem ser enjoativo, como a maioria dos sulamericanos. Poderia ser um pouco menos alcoolico, mas nada que comprometa.

Vale a pena experimentar.

Abs

rodrigojr
17-06-2011, 00:31
Hum... Será que o Menut é o irmão menor do Martinet Brut?

Trouxe um Cims de Porrera da última viagem e já está lá na adega, esperando sua vez!

Aristóteles
17-06-2011, 11:34
É sim, Rodrigo. Pelo que vi na internet, ambos possuem um corte semelhante, com Garnacha, Syrah, Carignan, Cabernet Sauvignon e Merlot.

O Martinet Bru está saindo por R$ 135 na Grand Cru, que ainda vende o Clos Martinet por R$ 290.

Não tomei ainda. Vc gostou?

---------- Mensagem adicionada às 11:34 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 11:31 ----------

O Valbuena é excelente! Já tomei algumas vezes e, em todas, achei incrível!

Achei até superior ao Vega Sicília, embora a comparação seja injusta, pois o tomei apenas uma vez.

rodrigojr
17-06-2011, 20:22
Ah... Traz um Devialet para ele da França...:bD:bD:bD:bD:hilario:

tno
27-06-2011, 23:16
Amigos,
Conhecem o site sobre vinhos baccoebocca.it ? Os autores são especialistas em vinhos italianos, mas o forte é a polêmica.
É um sarro. Extremamente crítico, principalmente em relação aos vinhos nacionais.
Precisaram até mudar o endereço para a Itália em razão das perseguições, ameaças e processos.
Não percam.

Aristóteles
28-06-2011, 10:33
Tno,

Conheço sim esse site! Acompanho todos os posts e, eventualmente, faço comentários.

Eles são bem desbocados mesmo e exagerados, mas trazem verdades inconvenientes sobre o mercado nacional de vinhos, o que inclui os produtos nacionais e as nossas importadoras.

Já peguei algumas dicas bem interessantes com eles. Até segui uma sugestão e fui conhecer Sovana, uma cidade minúscula na Toscana, com menos de 500 habitantes. Jantei no restaurante que eles indicaram e foi excepcional!

Abs

tno
28-06-2011, 17:11
Também aprendi muito com eles.
As críticas aos vinhos nacionais, às importadoras, aos sistemas de pontuação, modismos e demais tolices que prejudicam consideravelmente a seriedade do mundo do vinho, me ajudaram muito a abrir os olhos, ficar atento e não cair nas armadilhas do marketing.
Abs.
Marcelo

Alex Sound
19-07-2011, 21:37
tomei um Syrah caprichado no final de semana, com excelente custo-benefício (54 reais na grand Cru)

http://www.grandcru.com.br/ficha-tecnica.php?id=4817

rodrigojr
20-07-2011, 20:17
tomei um Syrah caprichado no final de semana, com excelente custo-benefício (54 reais na grand Cru)

http://www.grandcru.com.br/ficha-tecnica.php?id=4817

Grande vinho, sob todos os aspectos. Não se engane pelo preço. Os Tabalis são muito melhores do que aparentam. Sempre entre os mais conceituados do Chile, mesmo custando bem menos que os tops.

parabéns pela escolha! Tomou um vinho de primeiríssima!

Johe
07-08-2011, 22:02
Pessoal, gostaria de me filiar ao clube.
Li alguns posts atras a indicação do blog bacco & bocas. Muito bom. Nao conhecia.
Sou apreciador de vinhos e ha muito me incomoda o preço dos vinhos praticados no Brasil pelas importadoras. E nunca acreditei em impostos ou custo Brasil como justificativas para a diferença ente os preços la e aqui. Por outro lado, tbem nao me convenço com os vinhos nacionais. E, recentemente, essa historia do selo fiscal, fruto do lobby dos produtores do RS, me deixou muito bravo. A ponto de hoje boicotar nossos vinhos.
Recentemente achei um interessante comprativo entre nossas principais importadoras. Só nao sei se procede, isto é, se corresponde a realidade.
http://www.enoeventos.com.br/201004/compara4/compara4.htm
De qualquer forma é um dado interessante.
O duro é: o que podemos fazer??? Deixar de comprar vinhos??
Penso que a saída seria optarmos por importadoras cuja margem de lucros nao seja tao abusiva e boicotarmos essas cuja ganancia nos desrespeita como apreciadores e consumidores. Mas quais seriam essas importadoras? Ou seja, aquelas em que ainda é possivel comprar bons vinhos por um preço justo e que nao nos trate como "idiotas". Pois isso é o que somos ao pagar por um vinho, 500% mais caro do que ele custa na sua terra (nao estou nem considerando, o que ele custa no produtor) .
Abs

Ricardo Leão
08-08-2011, 08:33
Johe,

Por favor, pode passar o endereço virtual (URL), do blog bacco & bocas?

Grato e um abraço,

Ricardo.

MAXBR
08-08-2011, 10:03
amigos,

Belo clube esse.

na proxima semana estarei indo pra "zoropa", barcelona, avignon e riviera francesa a turismo. Na frança estarei com um carro alugado e pretendo fazer um "tour du Vin" pelo regiao do Rhone, Châteauneuf-du-Pape, Côtes-du-Rhône e depois provence.

não sou grande conhecedor de vinhos, mas adoro isso, assim como visitar adegas. conheço os vinhos da america dos sul, mas não conheço quase nada dos europeus

Sem grandes "investimentos", o que vcs recomendam por estas bandas

OBRIGADO A TODOS

Papillon
08-08-2011, 11:12
Ricardo, esse é o endereço do excelente blog http://baccoebocca.it/

Sobre as importadoras, sei e compreendo que existem muitos custos diretos e indiretos mas é inegável que o vinho é um excelente negócio por essas terras, alguns dizem que é caro estocar, outros que o volume de venda é pequeno mas fica complicado quando notamos que o mercado cresce e os preços crescem juntamente quando justamente era de se esperar o oposto, com maiores vendas menores preços. Outro dia em um site do RJ (de mercado) os vinhos da Cinelli Colombini estavam 50% do valor do site da Grand cru, detalhe é que não era promoção. Impostos são altos? São sim, mas há de se lembrar que a Europa não é uma Zona Franca e impostos por lá não são a pechincha americana, assim como não são muito menores que aqui os impostos na Argentina ou Chile.

Como explicar então que um grande importador de SP venda um vinho Francês pelo dobro do preço de um importador em Santiago ou Buenos Aires?

Para quem tem adega grande boas promoções devem surgir nesse semestre por conta do fatídico selo de controle do vinho, segundo alguns lojistas me disseram, quem tiver estoque após dezembro sem selo pode ter que pagar imposto e multa sobre esse vinho.

Por aqui abri sábado um Castell de Falset 03, estava excelente.

Alex Sound
08-08-2011, 16:13
Quando estava de férias em Florença comprava Brunello basicão (do Banfi) - a 22 euros no supermercado e tomava no hotel :lol:

Ricardo Leão
08-08-2011, 17:46
Papillon,

Grato e um abraço.

Ricardo.

rodrigojr
08-08-2011, 17:59
Max,

Do Rhone, gosto muito do Etienne Guigal. O Paul Jaboulet, M. Chapoutier e Alex Gambal também são bons produtores no Rhone.

Abs<

Rodrigo

Johe
09-08-2011, 12:13
Uma dica para aqueles que procuram bons vinhos franceses abaixo de 100,00 reais.
Mas de la Barden Les Sabines (Languedoc). Muito bom. Paguei 77,00, mas como a importadora trabalha com preços em dólar já pode ter alterado.
Abs.

MAXBR
09-08-2011, 16:55
Max,

Do Rhone, gosto muito do Etienne Guigal. O Paul Jaboulet, M. Chapoutier e Alex Gambal também são bons produtores no Rhone.

Abs<

Rodrigo
OPA...ANOTADO!

VALEU

Renato
19-08-2011, 11:17
Amigos,

Conhecem? :)
http://www.nataliemaclean.com/mobileapp/

[]´s

Renato

georgemg1
21-08-2011, 14:29
Tenho um amigo e compadre que morou em Lyon , e com uma historia dificil que conto: viajou falando 5 palavras para um estagio no maior serviço de joelho da frança e quem sabe do mundo, sem dinheiro e rescem separado, e de sobre mala foi extraviada quando chegou em Lyon, triste e choroso só pensando em voltar ao Brasil, ligou a mãe dizendo que e ia voltar, e as mães todas são sábias, e ela disse: Meu filho espere pelo menos encontrar a mala aí vc volta. No outro dia foi falar como grande professor ( um dos maiores cirugiões de joelho do mundo) que tinha ido ali fazer um estagio e que se o profesor falase devagar ele até entederia, pois não falava frances, so algumas palavras, e ai o professor perguntou se ele falava outra lingua como o Inglês, e ele disse não, ai o professor disse - nenhum problema em um mes vc esta falando frances! e a partir dai nas salas de cirurgias abarrotada de médicos estagiarios do mundo todo e que falavam praticamente só ingles fluente, o professor vendo a coragem deste nordestino sem lenço e pouco documento, so se dirigia a ele e em Frances, com 3 dias a mala foi encontrada. E ai o primeiro vinho Frances um destes simples de supermeracdo ao toma-lo meu amigo não pode adimitir mas nenhum outro vinho que não um Frances, tanto faz ser um Chateau Margot como um simples coute de roune, pois ali começou sua redenção, digo isso por que ele sempre so falava em vinhos franceses e nunca foi fã dos vinhos do novo mundo, e como saimos muito e discutiamos a este respeito , sempre pontuei que o sabor do vinho francese tinha para ele era pela história e lembrança de um momento redentor, a vida tinha voltado a lhe sorrir e ai todos vinhos ou remédios amargos seriam bons. Porque contei esta pequena historia, é porque ontem pela primeira vez ele só falou em vinhos chilenos, em sua casa tomamos estes que aqui lhes mostro, a grande supresa para mim que não so um expert mas apenas apreciador dos chilenos, foi um vinho chamado de altura, hoje para mim foi o melhor que tomei, melhor que dom melchor de 2003 que bebi varias vezes, melhor? depende do dia, ontem o altura foi melhor. Mas tudo isto é questão de gosto, do dia, e dos amigo e do momento de nossas vidas. Eis:

Não conhecia é uma vinicula nova, não me impressionou.
http://img818.imageshack.us/img818/8554/abc2i.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/818/abc2i.jpg/)

Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)

Provando o de cima mas vendo os que iamos beber, so não tomamos os Clos apata .

http://img851.imageshack.us/img851/4463/abc7.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/851/abc7.jpg/)

Minha humilde contribuição para noite :

http://img824.imageshack.us/img824/6661/abc3.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/824/abc3.jpg/)

Agora o fantastico Altura, um pouco caro mas vale cada gota:

http://img607.imageshack.us/img607/122/abc4.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/607/abc4.jpg/)

http://img43.imageshack.us/img43/3734/abc5j.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/43/abc5j.jpg/)

e para encerra tomamo um Tokaji 5 puntos, sempre que bebo este vinho gosto desentir o cheiro do mel que exala:
http://img713.imageshack.us/img713/5161/abc1l.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/713/abc1l.jpg/)

georgemg1
22-08-2011, 07:49
Bem o cabalo loco que tomei aqui em casa nao lembro o numero talvez o 10, mas achei so bom.

http://img535.imageshack.us/img535/8582/l10008162.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/535/l10008162.jpg/)

LioZ
23-08-2011, 23:49
Aos entendedores uma dúvida :D

Acabei de comprar aqueles kits com bomba a vácuo mais tampas p/ estender e melhorar um pouco a qualidade das minhas "meias garrafas" guardadas na geladeira :D.
Entretanto, percebi que as tampas não vedam de forma satisfatória, deixando entrar ar na garrafa. Botando a garrafa de cabeça p/ baixo, consigo ver bolhas de ar entrando pela tampa.
O kit, apesar de parecer genérico, tem boa construção (de inox) e não custou muito barato.
Alguem já passou por isso? Ou estes kits são só lenda?

Em tempo, como é minha primeira participação aqui, deixa eu me apresentar: Não sou nenhum entendido de vinho, mas somente um apreciador de um bom tinto seco...hehehehe

Papillon
24-08-2011, 12:54
Também já tentei essa rolha sem muito sucesso... com o passar dos anos tenho resolvido de modo mais ortodoxo, só sobra se o vinho é ruim, e se é ruim hoje, amanhã será pior...
Nesses dias frios nem na geladeira guardo, coloco em um canto da pia.

Ontem tomei um Pizzato Reserva Merlot 2007, bem decente para faixa de preço (paguei 28), apagou a má impressão do Concentus que quase foi pela pia algumas semanas atrás.

Edit: Já experimentaram os vinhos do Maurício Lorca?

Johe
24-08-2011, 22:46
A melhor resposta foi dada acima. Vinho bom nao sobra.
Entao, qdo tomar um bom vinho evite deixar para depois.
Sobre as bombas a vacuo, questionei certa vez o dono de uma loja que é, uma referencia nacional no mundo do vinho (livros escritos etc.). Ele me explicou o seguinte. Vedar 100% nao veda, mas retira o ar que só retorna aos poucos. COm isso se atrasa a degradação do vinho. Ele recomenda uma combinaçao de 2 ações. Alem de retirar o ar com a bombinha, colocar a garrafa na porta da geladeira. E por que? Segundo ele, a cada xºC de temperatura mais baixa, diminui x% (nao me lembro os numeros) a ação dos micro-organismos que atuam degradando o vinho. Na porta da geladeira o vinho chega 5ºC e isto, segundo ele, diminui bastante a ação de degradação. No entanto, na minha opiniao, um dia é o limite para se guardar um vinho aberto, mesmo nessas condiçoes.
Abs

EdisonK
26-08-2011, 00:44
Eu uso uma bombinha "L'Atelier du vin", que não custou barato, mas funciona muito bem. Ela vem com 2 rolhas que indicam através de cores (vermelho/verde) se o vácuo está efetivo. Na minha opinião de leigo, dá para tomar até 4 dias depois de aberta a garrafa. Paguei uns R$ 75,00 na spicy.

rodrigojr
26-08-2011, 07:45
heheeh o Brandao precisa conhecer os vinhos tops da Casa Silva... Tenho um Carmenere Microterroir aqui em casa que e um espetaculo (desculpem o micro perdeu a acentuacao)...

O problema e que o sujeito e um apaixonado por Don Melchor (que um amigo dele consegue a precos camaradas)... Don Melchor e o estraga prazeres em degustacoes. Ta todo mundo gostando dos vinhos provados, dai entra o Don Melchor e acaba com tudo hehehheheheheeh

Esse ALTURA deve ser muito bom!

Bertholdo Ullmann
26-08-2011, 08:27
Aos entendedores uma dúvida :D

Acabei de comprar aqueles kits com bomba a vácuo mais tampas p/ estender e melhorar um pouco a qualidade das minhas "meias garrafas" guardadas na geladeira :D.
Entretanto, percebi que as tampas não vedam de forma satisfatória, deixando entrar ar na garrafa. Botando a garrafa de cabeça p/ baixo, consigo ver bolhas de ar entrando pela tampa.
O kit, apesar de parecer genérico, tem boa construção (de inox) e não custou muito barato.
Alguem já passou por isso? Ou estes kits são só lenda?

Em tempo, como é minha primeira participação aqui, deixa eu me apresentar: Não sou nenhum entendido de vinho, mas somente um apreciador de um bom tinto seco...hehehehe

Olha, eu comprei esse aparelho ai no Ebay(http://www.skybarhome.com/WineSystemOne.aspx)

Ele ajuda mas não é como eu imaginei. Eles dizem que dura até 10 dias, mas minha experiencia aqui foi 3 a 4 dias e só vinhos tintos, pois essa geladerinha, não consegue baixar a temperatura abaixo de 14 graus.
Ela serve bem pra deixar um tinto na temperatura certa(você escolhe), não precisa tirar a garrafa pra servir e ela tira o ar sozinha.

Mas concordo com a turma ai acima, vinho bom não sobra....kkkkkkkkkkkkk

Abraços.

LioZ
26-08-2011, 12:48
Eu uso uma bombinha "L'Atelier du vin", que não custou barato, mas funciona muito bem. Ela vem com 2 rolhas que indicam através de cores (vermelho/verde) se o vácuo está efetivo. Na minha opinião de leigo, dá para tomar até 4 dias depois de aberta a garrafa. Paguei uns R$ 75,00 na spicy.

Este me pareceu ser outro nível :)
O problema é que agora esté custando R$128
http://www.spicy.com.br/DetalheProduto.aspx?idProdutoSku=BQC1PTCN10

---------- Mensagem adicionada às 12:48 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 12:47 ----------

Olha, eu comprei esse aparelho ai no Ebay(http://www.skybarhome.com/WineSystemOne.aspx)

Ele ajuda mas não é como eu imaginei. Eles dizem que dura até 10 dias, mas minha experiencia aqui foi 3 a 4 dias e só vinhos tintos, pois essa geladerinha, não consegue baixar a temperatura abaixo de 14 graus.
Ela serve bem pra deixar um tinto na temperatura certa(você escolhe), não precisa tirar a garrafa pra servir e ela tira o ar sozinha.

Mas concordo com a turma ai acima, vinho bom não sobra....kkkkkkkkkkkkk

Abraços.

Esse sim deve ser bom..hehehehehe
Mas por 400 doletas dá p/ comprar alguns bons vinhos :D

mralfh
27-08-2011, 21:46
Aqui em casa vinho bom mesmo é difícil sobrar. :bD

Alguns vinhos mais simples, que eu abro e tomo duas ou três taças para acompanhar uma pizza ou massas em geral, costumo tampar com a rolha mesmo e deixar na geladeira. Geralmente se conservam por uns dois dias nessas condições.

Já aconteceu do vinho decair de um dia para o outro, mas também já aconteceu o contrário, do vinho estar sem graça e melhorar bastante. Mas a regra é ficar mais ou menos nas mesmas condições por um ou dois dias.

m.fernandes
28-08-2011, 14:07
Alguns vinhos ficam amargos de um dia para outro. Alguns vinhos mais alcoólicos ficam "domados" de um dia para outro, ou seja, melhoram. Eu costumo usar um vacuvin da marca Trudeau que é simples, mas funciona bem. "Vinho bom não sobra" é relativo. Vc mata uma garrafa e sente vontade de uma segunda, abre ela mas aí 2 garrafas (ou 3, ou ...), sim, pode ser muito e vc precisa guardar bem o que restou para o dia seguinte; daí a utilidade do vacuvin. Simplesmente colocar a rolha e colocar na porta da geladeira, não é a melhor prática. A questão é que dependendo do vinho ele tem uma reação diferente no dia seguinte, mas como regra geral utilizar o vacuvin vai preservar melhor as características do vinho.

mralfh
29-08-2011, 16:37
Para quem tem sobras de boas garrafas com certa frequencia eu acho que vale o investimento.

No meu caso eu realmente não noto grandes diferenças guardando de um a dois dias. Mas são de regra vinhos simples, se estragar não vai ser nenhum grande drama. :bD

Vou ver se compro um também. Sempre é bom estar equipado quando se trata de vinhos.

Sobre este assunto tem um vídeo interessante do Gary Vaynerchuck com o Kanonkop Pinotage. Vale o click:

http://tv.winelibrary.com/2007/04/18/4-ways-to-try-1-wine-with-gary-vaynerchuk-episode-219/

:legal:

Papillon
29-08-2011, 17:56
Eu falei do não sobra meio de brincadeira.. Aqui tenho um Vacuvin "genérico", raramente uso.

m.fernandes
03-09-2011, 14:32
Uma das coisas bacanas do mundo do vinho é descobrir novos sabores e a tipicidade de cada região. Nunca havia provado um Amarone e ontem abri um “Zenato” safra 2006, considerada excepcional no Vêneto naquele ano. Comprei o vinho do Dutyfree meses atrás e ontem resolvi prová-lo. O vinho tem muito bom corpo, é denso e concentrado; é frutado, mas um frutado de uva bem madura, característica do processo de produção. Os 16,5% de álcool não sobram em nada e estão muito bem integrados. O formato da garrafa e o rótulo com o brasão da família e detalhes discretos em dourado são elegantes. Enfim, um vinho delicioso e que caiu muito bem na noite fria de ontem em São Paulo. Recomendo aos amigos. :legal:

Vinho: Amarone della Valpolicella Classico
País: Itália
Região: Veneto
Safra: 2006
Casta: Corvina (80%), Rondinella (10%), Sangiovese (5%) e Molinara (5%)
Álcool: 16,5%
Produtor: Zenato Azienda Vitivinicola
Site: www.zenato.it (http://www.zenato.it/)

georgemg1
04-09-2011, 08:33
Z e Brandão tomei ontem um cabalo loco numero 12, achei bom mas não é melhor que o Futura que tomei , Brandão vc tomou aquele vinho que postei? pois a casa Silva parace ter varios.

http://img695.imageshack.us/img695/7624/abcd1v.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/695/abcd1v.jpg/)

ZpínoZ
04-09-2011, 09:36
Z e Brandão tomei ontem um cabalo loco numero 12, achei bom mas não é melhor que o Futura que tomei , Brandão vc tomou aquele vinho que postei? pois a casa Silva parace ter varios.

Vinho é igual a som, a gente nunca concorda plenamente com a avalição dos outros.

Só que o vinho tem uma vantagem, ou uma desculpa, sempre se poder alegar que o outro estava bêbado. Ou que nós estávamos.

Agora, estou mesmo empolgado é com nossa degustação da próxima terça. Só coisa grande, só mitos. A partir do almoço de hoje, tomarei apenas água destilada.

Z

rodrigojr
04-09-2011, 14:35
O legal é que antes de cada post o Brandão me liga para confirmar as informações... hahahahahahaahahhhaahahahahahahahaahahaha

Como diria o Sidão: pupilo traquinas!!:bD

mralfh
05-09-2011, 10:52
Só vinhão! :aplauso:

Eu tenho um Caballo Loco n. 9 guardado na adega.

Não tenho experiência com este vinho. Será que já tá na hora de tomar?

rodrigojr
05-09-2011, 16:23
heheheeheheheheheheehehee

Sidão: o rapaz é novo nestes assuntos mas ele, apesar de traquinas, aprende rápido!:bD:bD:bD

ZpínoZ
05-09-2011, 20:00
É... Valeu... Po cara muito legal...

Tá mais contentinho?

Mas não ouse esquecer o Vega....

Z

rodrigojr
06-09-2011, 09:06
Como diria o filósofo (não foi o Z mas bem que poderia ter sido): de onde não se espera nada.... É daí que não vem nada mesmo...

hahahah

ZpínoZ
06-09-2011, 10:00
Sidão?

Nós vamos passar quantos dias mesmo bebendo?

Z

Papillon
06-09-2011, 10:08
Assim vocês me deixam com vergonha, parece que passo a vida tomando Baron D'arignac e Liebfraumich..rs

Ontem tomei um La Chamiza Reserva Malbec, bom vinho pelos menos de 50. :bD

rodrigojr
06-09-2011, 14:26
PQP, vou até de taxi...

mralfh
08-09-2011, 10:32
Qual foi a safra do Vega?

m.fernandes
09-09-2011, 20:38
Colegas,
Dividindo uma boa experiência...
Ultimamente tenho usado meu novo abridor e que tem me agradado bastante. O LM-350 da Screwpull (http://www.screwpull.com.br/lm350.htm .Após tentar alguns modelos "rabbit" de supermercado (4 para ser preciso, e que quebraram todos!) resolvi investir num Screwpull. Para quem gosta do modelo, este se mostra excelente. Firme, bastante fácil de abrir, é mais enjuto que os rabbit convencionais, por não ter as abas laterais que pressionam ("abraçam" a rolha). O "senão" deste tipo de abridor, se isso é um defeito, continua sendo o fato de que ele fura por completo a rolha, deixando algumas pouquíssmas vezes cair um pouco de resíduo de rolha no vinho. Isso é raro, mas já ouvi amigo meu reclamar.Como a perfuração é normalmente perfeita, não posso dizer o mesmo. De qualquer forma ele se mostrou muitíssimo superior aos modelos da mesma linha e uma excelente opção. Ainda tenho um modelo clássico "sommelier" (garçom-amigo) que costumo levar em viagens.

gilson godoy
12-09-2011, 04:11
Vega Sicília 2005, muito jovem, merecia mais descanso. Lembrar que o cobos malbec é 99 pts RP. Lembrar que tomate é uma difícil combinação com vinho, outra coisa tem que ver a seqüência que foram abertos, pois alguns são jovens e mais frutados e outros mais envelhecidos, mais suaves, então as vezes a seqüência errada um mata o outro, decantaram quanto tempo? que vinho foi servido com que?
Bom, esqueçam, o que vale é a farra e a companhia.
Abs
GG

ZpínoZ
12-09-2011, 09:13
Vega Sicília 2005, muito jovem, merecia mais descanso. Lembrar que o cobos malbec é 99 pts RP. Lembrar que tomate é uma difícil combinação com vinho, outra coisa tem que ver a seqüência que foram abertos, pois alguns são jovens e mais frutados e outros mais envelhecidos, mais suaves, então as vezes a seqüência errada um mata o outro, decantaram quanto tempo? que vinho foi servido com que?
Bom, esqueçam, o que vale é a farra e a companhia.
Abs
GG

Ih!!! Será que vamos precisar começar tudo de novo?

Z

GUKLEIN
17-10-2011, 08:49
Prezados,

Estou pensando em comprar a adega da Brastemp de 12 garrafas. Sei que o sistema de refrigeração não é dos mais adequados, mas é o tamanho que melhor se encaixa em minhas necessidades.

Duas perguntas para quem conhece este modelo:

1) É boa, atendende as necessidades? O que acham?

2) Em relação ao consumo, é muito alto? Em torno de quantos KW/mês? Uns 30?

Valeu, obrigado!

Aristóteles
17-10-2011, 11:05
Essa adega usa um sistema eletrônico de refrigeração e não compressor. Tenho uma adega (Tocave) para umas 80 garrafas que usa esse sistema e ele cumpre o prometido. Quando comprei, fiquei com receio da eficiência, já que ele promete resfriar a temperatura ambiente em até 15ºC. Ela funciona muito bem, contudo, mesmo no verão. Instalei um outro termômetro no interior e a temperatura vem se mantendo constante, na casa dos 13º-14ºC.

Pelo que já escutei, esse sistema consome mais energia do que o compressor. Como vc está buscando uma adega pequena e como existem adegas com compressor a bons preços, talvez seja mais vantajoso partir para uma com compressor.

Em relação ao tamanho, bom, dizer se ele é adequado depende das suas necessidades. Uma adega de 12 garrafas servirá apenas para manter as garrafas resfriadas e não para estocar vinhos de guarda até estarem prontos para consumo. Se é isso o que você pretende, está de bom tamanho. Agora, se vc começar a se interessar mais por vinho, vai ter que partir para uma adega maior.

Numa conta que se costuma fazer, se vc quiser comprar vinhos para guarda, o ideal é ter uma adega com 10 vezes seu consumo anual. Bom, ideal à parte, a gente tem que ficar com o possível, não?

Abs

GUKLEIN
17-10-2011, 20:37
O problema é que não tenho encontrado adega deste tamanho (entre 12 e 20 garrafas) com compressor. Encontrei uma de 14 garrafas da Art des Caves, mas achei muuuito cara. Essa da Brastemp achei um bom custo benefício, mas estou receioso por causa do sistema de refrigeração, visto que moro numa cidade quente (Vitória/ES), e por causa do consumo, se é muito alto ou não!

Valeu!

Papillon
17-10-2011, 23:02
Não sei dizer se o consumo é alto, o que "li" é que a eficiência não costuma ser boa. Essa citada consome 50w, a GE com compressor p/ 23 garrafas tem 80w, porém elas não funcionarão consumindo o tempo todo, a Tocave (http://www.americanas.com.br/produto/357730/adega-climatizada-para-16-garrafas-s16-preta-tocave-+-gratis-1-ano-de-assinatura-da-revista-divino?epar=buscape&opn=YYNKZU) tem uma de 16 garraas, declara 1kw/dia. A GE e a Suggar teem adegas com compressor para 20-24 garrafas. Aqui uso uma para 48 garrafas e é pequena, mantenho no armário mais 50-60 garrafas para um consumo mensal de 15-20 garrafas (adorei a meta de 10x...duro vai ser convencer a patroa ao upgrade de casa...)

Ah.. aqui não notei variação no consumo de luz antes e depois da adega, continuou vindo "caro pra dedéu a onta".

rauls
18-10-2011, 23:51
Olá pessoal, estou comprando minha primeira adega climatizada, como eu moro no nordeste estou preferindo as com compressor, gostaria da opinão dos senhores sobre essa: http://www.magazineluiza.com.br/produto/index_produto.asp?produto=2010396&modelo=00&linha=ed&setor=adeg parece ser importada eu não conheço esse fabricante, as dimensões dela servem para o meu móvel, o que os senhoresb acham? Obrigado pela ajuda, e estou aceitando outras sugestões. A minha intenção não é guarda, estou entrando no mundo dos vinhos agora.

Obrigado,

Abs,

Raul

mralfh
23-10-2011, 10:13
Uma coisa que sempre li nas recomendações para compra de adegas é para não comprar adegas pequenas. Essas muito pequenas só se forem para ficar numa casa de praia, ou para quem consome muito pouco vinho e quer apenas manter as garrafas numa temperatura adequada. Aí sim pode ser uma boa.

Eu comprei uma da GE para 33 garrafas (pequena para quem quer guardar vinhos). A adega funciona bem, mas há muito não tem espaço para mais nada. Neste último ano venho apertando, guardo algumas garrafas no meu quarto, logo que tomo uma da adega já passo outra pra lá...

Pensei em comprar mais uma dessas para 30-45 garrafas, o que me atenderia por mais algum tempo, mas pensei melhor e vi que para resolver (ao menos por alguns anos) teria que ser uma de 200 garrafas no mínimo. O duro é o preço, mas vou ver o que dá pra fazer.

Ou seja, minha dica para quem for comprar uma adega é pensar um pouco no futuro. :legal:

Luisaxp
24-10-2011, 06:19
Alguem saber onde comprar Tokaji no Brasil?

Bertholdo Ullmann
24-10-2011, 07:43
Alguem saber onde comprar Tokaji no Brasil?

Mistral.

http://www.mistral.com.br/searchresults.aspx?searchtype=0&skeyword=tokaji&iddept=0

mralfh
24-10-2011, 16:29
Esse Tokaji que o colega indicou é muito bom.

Tenho um 5PT aqui guardado para uma ocasião especial.

O late harvest eu também gostei.

Luisaxp
25-10-2011, 00:56
Muito Obrigada !!!

cvfeitosa
25-10-2011, 12:56
Amigos,

A respeito das Adegas, posso afirmar que:
As da GE são umas das mais bonitas, porém as prateleiras só cabem garrafas finas (ex: Miolo Reserva), se você quiser colocar uma garrafa mais robusta "bordeaux" mesmo corre o risco de rasgar o rótulo, Borgonha e Champagne nem pensar, só na parte inferior que cabem no máximo 4 garrafas (33). Outro defeito é as prateleiras não serem corrediças, o que acaba maltratando os rótulos.
As da Art des Caves essas sim foram feitas para qualquer tipo de garrafa, suas prateleiras deslizantes (que são úteis demais) cabem vinhos e champagne's sem problema. Você pode guardar suas preciosidades sem medo de maltratá-las.
É melhor da preferência por adegas de empresas especializadas. A da LG parece ser muito boa, só vi pelo site, porém só tem com voltagem 110v.
Ou seja se você pensa em comprar uma adega verifique se os vinhos que você gosta realmente caberão nela, pois a decepção pode ser grande.
Quanto ao funcionamento tanto a da GE quanto a da Art des Caves são boas.
Abraços

Cristiano

Papillon
25-10-2011, 14:38
A adega da Viking goza dos mesmos predicados, só cabem garrafas maiores na primeira e na ultima prateleiras, e o preço na loja paga 2 ou 3 das de empresas especializadas.

mralfh
26-10-2011, 09:26
Cristiano,

Bem lembrado sobre as adegas GE, acontece exatamente isto. Ainda mais agora que estão na moda garrafas enormes, fica mesmo difícil.

Quanto à LG eu já tinha dado uma olhada nela, mas também só achei 110v.

Acho que minha próxima será da Art des Caves. Vi no site uma preta, onde cabem cerca de 200 garrafas.

rodrigojr
29-10-2011, 23:23
Acabei de voltar férias dos EUA e bebi e comprei coisas muito boas por lá.

Primeiro, o preço é muito mais baixo que no Brasil. Tomei um Joseph Phelps Cabernet Sauvignon 2006 por US$ 36... Aqui custa R$ 300... Comprei um Stag's Leap Fay 2007 por US$ 80 (aqui sai mais de R$ 400) e um Caymus 2009 por Us$55.

O Phelps é fantástico, encorpado, muito tânico e com grande intensidade de aromas. Um dos melhores Cabernet que já bebi.

Napa está cada vez melhor!!!

m.fernandes
10-02-2012, 20:13
Ô tristeza.

Boas degustações Edison!

jimmyk70
13-02-2012, 13:23
Venho humildemente assinar esse clube, já frequentado por grandes amigos, para poder aprender um pouquinho dessa arte e prazer!
abcs a todos

jimmyk70
13-02-2012, 14:54
Puxa Brandao...fiquei frustrado.....
pensei que era só fazer uns furos na parede da Adega para o vinho ficar bem melhor!!!
Quer dizer que tem que se comprar bons vinhos mesmo?

jimmyk70
14-02-2012, 01:33
Vc nao conhece saca -rolhas hi end???? O que faz furos na parede??? Vc nao entende nada de Hi end nem de saca-rolhas!!!! De buraco eu ja sabia que vc nao entendia mesmo!!!!!

Papillon
14-02-2012, 10:20
Por falar em mágica e vudu, o que acham do Clef du Vin (http://www.dkza.com.br/ecommerce_site/produto_8404_3651_Clef-du-Vin)?

Por aqui aproveitei os bota-fora da Worldwine, Decanter e Grandcru, duro foi esconder da patroa...

Papillon
14-02-2012, 18:04
Eu uso o aerador que veio com o rabbit, um "de bico" gostei do resultado.

http://www.metrokane.com/images/products/HoudiniAeratingPourer.gif

rodrigojr
14-02-2012, 21:54
Esse aí do Brandão custa US$ 36 nos EUA e mais de R$ 300 na Grand Cru... O Joseph Phelps é daqueles vinhos que se toma e não esquece.

Aliás, vários vinhos de Napa, Cabernet Sauvignon, na faixa de US$ 40 - US$ 50 são fantásticos. Este Joseph Phelps, Chateau Montelena, Chimney Rock, Silverado Vineyards etc.

Normalmente são os "de entrada" das vinícolas mas são realmente muito bons, deliciosos. Para quem vai aos EUA, é um excelente negócio.

Aqui no Brasil, estes vinhos custam em média R$ 300...

rodrigojr
15-02-2012, 13:10
Acho que este ano ainda volto ao Napa para um wine tour. Depois queria subir até o Oregon para uns Pinots.

Estou gostando muito dos vinhos americanos. Acho que vai ser bom para variar um pouco.

Papillon
15-02-2012, 13:43
Dos americanos gostei muito de dois vinhos da Outpost, também custam U$30 lá e R$300 aqui.

jimmyk70
16-02-2012, 09:37
Acho que o Rodrigao ta assistindo demais Sideways!!!!
Quer Pinot!!!!?????
Atravessa logo o Atlantico , aluga uma Bicicleta , e passeie pelos vales da Borgonha!!!
Eschezeaux, Richbourg, Voizine Romanee, Romanee Conti, Juliennas, Nuit Saint George. Favelais...
ai ai ai....

BigBro
18-02-2012, 22:11
Alguma dica sobre encontrar o Joseph Phelps Cabernet Sauvignon 2006 em NY até $40? Só tenho achado por mais de $50, em lojas online...

Aristóteles
18-02-2012, 23:21
Achei o clef du vin apenas interessante. A liga metálica modifica o vinho, deixando os taninos mais redondos, mas isso não corresponde ao processo de envelhecimento. Pra mim, não passa de uma brincadeira vendida com uma proposta bem picareta - e já li que moedas de níquel teriam esse mesmo efeito.

Nesses dias pude fazer uma vertical bem legal com um grande vinho. Abri com mais um colega as safras 1983, 2000, 2001 e 2004 do Chateau Figeac, um dos melhores Saint Emilion. Foi excelente!

Mas como o papo aqui girou sobre preços, concordo que é difícil encontrar excelência a custos baixos, sendo mais fácil o inverso: vinhos caros e medíocres, como vários tops sulamericanos. Uma AOC de que eu gosto bastante e que não custa tanto é a Chinon, do vale do Loire. A Cabernet Franc dá vinhos excelentes lá. O Languedoc também tem AOC excelentes a preços bons, como Minervois e Saint Chinian, por exemplo. Tem muita coisa boa a bons preços se sairmos dos lugares comuns.

rodrigojr
19-02-2012, 09:08
Alguma dica sobre encontrar o Joseph Phelps Cabernet Sauvignon 2006 em NY até $40? Só tenho achado por mais de $50, em lojas online...

Eu comprei em Orlando-FL na loja ao lado do hotel e estava US$ 36. O preço anunciado no site da vinícola era de US$ 58 (se não me engano).

Em NY se compra vinho com preços muito bons. Não saberia indicar uma loja especificamente, mas elas tem promoções que não vão para a Internet.

Abs,

Rodrigo

m.fernandes
21-02-2012, 22:43
Colegas,

Nesses dias quentes tenho experimentado vários brancos. Passeio total por várias castas, países e regiões. Confesso que o que é mais fácil de me agradar são os Chardonnay. Alguns Sauvignon Blanc são legais, mas os mais "baratos" eu acabo achando enjoativos. Pouco tempo atrás abri um Riesling interessante (vide abaixo), do qual gostei muito. Mas a pergunta é: existe bons rieslings abaixo de R$70? Aliás, parece que não é tranquilo achar vinhos dessa casta.Pq?
Vinho:Hochheimer Kirchenstück Riesling Spätlese Trocken Hochheimer Kirchenstück Riesling Spätlese trocken
País: Alemanha
Região: Rheingau
Safra: 2009
Casta: Riesling
Álcool: 13%
Produtor: Domdechant Wernersches Weingut
Site: www.domdechantwerner.com (http://www.domdechantwerner.com/)

rodrigojr
28-02-2012, 12:35
Mas na Alemanha e na Alsácia existem Rieslings de altíssima qualidade (Marcel Deiss por exemplo), que não são muito caros e, quando casados com a culinária local, ficam fantásticos.

Quem diria, quando o conheci tomava vinho em embalagem Tetrapak... :hilario::hilario:

Se não sou eu e o Sidão...:feliz:

Papillon
28-02-2012, 18:43
Tetrapack eu já vi a venda, mas tomei naquela outra que é quase a mesma coisa e achei um lixo, fora que o vinho azedou pela BIB ter ficado muito tempo guardada.

jimmyk70
29-02-2012, 20:47
obrigado Brandao!
Noite realmente espetacular! Como raras! So faltou um disjuntorzinho Alemao para ficar 100% hi end!
eu fui voto vencido no Fin de Mundo! para mim o melhor da noite ! Seguido pelo Eppu, uma super surpresa! agradabilissimo! O Dom Melchor dispensa comentarios, mas cairia melhor numa noite mais amena!
Valeu cada gole e segundo!

Aristóteles
01-03-2012, 08:44
A Wine.com.br vendeu o Epu no ano passado. Pelo que disseram, foi a primeira vez que ele foi exportado. Eu achei bom esse vinho, mas nada de arrebatador, assim como também não me empolgo com o Almaviva e com quase nenhum chileno.

Edison, o seu amigo disse que o mentolado do Epu vinha de uma plantação de eucaliptos ao lado da vinha? Isso é possível? Não é a primeira vez que vejo uma referencia como essa, mas ela me parece - sem querer ofender - sem base técnica. Alias, esse mentolado, dizem-no os entendidos, é uma característica marcante nos cabernets chilenos.

Aos colegas, fica uma dica de uma excelente importadora especializada em franceses: Club du Taste Vin, localizada no Rio, mas com entrega em todo o pais. Seleção focada em pequenos produtores e com preços excelentes. Alguns dos melhores restaurantes do Rio usam-na em suas cartas, como o Olympe e o Roberta Sudbrack.

Abs

ZpínoZ
01-03-2012, 08:46
O Don Melchor e o Special Blend da Bodega del Fin Del Mundo já conhecia e gostava. E, por princípio, não falo mal de quem sempre me recebe bem, mesmo nos dias mais quentes. Assim palma para eles.

Porém o Epu, o protége do Fabiano, me surpreendeu pelo seu gosto mentolado, sua refrescância. É um vinho curioso, aberto a variadas harmonizações. Pena que é bisexto, só e vendido quando a Natureza trama e determina.

Z

jimmyk70
01-03-2012, 16:32
Quanto ao Bourgogne Brandao...vc chega lá!!!

Vc tirou fotos dos produtores que encontrou?? é amigo deles???? Ahh já sei!!! vc ficou amigo deles para se decidir o que vai comprar daqui a 4 anos....se nao comprar pode falar para todo mundo que é amigo do Juan Alvarez, o produtor!!! malandro voce hein Brandao!!! rsrsrs

Ricardo Leão
02-03-2012, 11:41
Comprei no www.wine.com.br, Reserva (http://www.wine.com.br:Reserva) Cabernet Sauvignon 2007 e Reserva Pinot Noir 2009 da Bodega Del Fin Del Mundo. No aguardo.

Abraços,

Ricardo.

jimmyk70
02-03-2012, 23:09
Nuit Saint Georges??? O Brandao chegou a Bourgogne ...nao tem mais volta!!!!

Ricardo Leão
03-03-2012, 07:53
Qual seria o Special Blend? Sou neófito em vinhos, dando os primeiros passos.

Grato e abraço,

Ricardo.

rrb
03-03-2012, 14:45
sou novo nesse forum gostaria de participar, ando nos forum de veiculos e hoje, achei vcs, permitam-me entrar no forum?

Leonard
03-03-2012, 18:35
Ouvi agora na Band News que os produtores de vinhos do RS estão querendo dificultar ainda mais a importação dos vinhos, isso é muito triste porque no Brasil ja se toma pouco vinho justamente porque é muito caro, os vinhos nacionais que para mim na grande maioria são muitos ruins e os bons são mais caros que os medianos importados. Se isso se concretizar seria um retrocesso aos anos 90 onde tinahmos pouco acesso a vinhos e quase não se consumia a bebida, cairemso nas mãos de poucos produtores nacionais que ja dominam o mercado e querem uma fatia ainda maior, se ao invés de barra eles investissem em tecnologia para se fazer um produto melhor, ou se o governo Brasileiro como o nosso vizinho Argentina equiparasse o vinho a um alimento e fossem reduzidos os impostos. Caso isso aconteça muita gente perderá seius empregos, lojistas, sommeliers, cursos de cozinha....Com certeza um retrocesso....

Leonard

jimmyk70
03-03-2012, 21:44
RRB
Muito bem vindo ao Forum!
abcao

Alex Sound
03-03-2012, 22:02
O negocio e' ir naquele freeshop logo depois da fronteira com a Argentina e trazer umas 50 garrafas cada viagem.

Os produtores brasileiros gostariam mesmo que o vinho passasse para categoria alimento e nao bebida alcoólica dai o imposto do produto nacional cairia

Papillon
04-03-2012, 13:30
Acho interessante essa postura de "mais impostos" quando deveria ser menor preço para maior consumo, tipica visão obtusa.

Quanto ao vinho nacional, a evolução de tudo que envolve o produto (divulgação, apresentação, garrafa, rótulo) está muito acima do produto em si (vinho). Há no meu leigo entender erros de foco no mercado, vinhos fracos sendo vendidos como de boutique e a produção de escala com vinhos ruins com força, claro não devemos generalizar há coisa bebível no mercado mesmo em vinhos tintos, mas o custo em geral é um pouco mais do que deveria. Além disso vem a nossa péssima mania de criar leis para tudo, e há um movimento na serra gaúcha para criar o controle de região o D.O.C. e o vinho para receber o selo teria de ter 25% de Merlot... uma besteira sem tamanho. O Mendes Ribeiro declarou que o ministério publicara uma ato normativo "para acabar com os prejuízos" sem especificar o que é.

Smash
04-03-2012, 13:33
Assinando o tópico!

Entendo muito pouco de vinho, mas estou começando a pegar gosto e gostaria de aprender mais!!!

Abraços

rodrigojr
04-03-2012, 17:41
O problema é que 90% do que é produzido no Brasil não serve nem para vinagre. Solução genial: mais impostos para os importados.

Seria muito melhor que os produtores nacionais se concentrassem em produzir os espumantes medianos que já fazem e ponto final.

Alex Sound
04-03-2012, 19:54
Para ver como esta a crise na Europa, hoje mesmo passei em um mercado de pequeno para médio porte voltado para classe B e C predominantemente e vi a venda algumas garrafas de vinhos portugueses como Cartuxa 2008, algo que há 2 anos encontraria somente em lojas especializadas. Quase certeza que nao vai vender pois custa 99 reais, muito acima do que o consumidor habitual do mercado estaria disposto a pagar

Ricardo Nonato
04-03-2012, 23:54
Assinando o tópico.:legal:

Alex Sound
31-03-2012, 00:45
As últimas 2 semanas foram agitadas na blogosfera nacional do vinho com o boicote de conhecidos restaurantes ao vinho nacional, principalmente daqueles das vinícolas que estão encabeçando a proposta de salvaguarda contra o vinho importado.

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/contra-salvaguarda-restaurantes-boicotam-vinhos-brasileiros

está rolando também um abaixo-assinado contra a possível medida e vários blogs já pedem abertamente o boicote completo aos vinhos nacionais.

rauls
31-03-2012, 20:10
Olá pessoal, boa noite!
Tenho acompanhado o forum e gosto muito das dicas.
Em breve estarei indo para itália e gostaria de receber algumas dicas de vinhos com um bom custo beneficio.
Desde agradeço

Abs,

Raul

LioZ
31-03-2012, 21:02
As últimas 2 semanas foram agitadas na blogosfera nacional do vinho com o boicote de conhecidos restaurantes ao vinho nacional, principalmente daqueles das vinícolas que estão encabeçando a proposta de salvaguarda contra o vinho importado.

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/contra-salvaguarda-restaurantes-boicotam-vinhos-brasileiros

está rolando também um abaixo-assinado contra a possível medida e vários blogs já pedem abertamente o boicote completo aos vinhos nacionais.

Que palhaçada das viniculas nacionais.
Totalmente ridículo, bastam ter concorrencia que vão chorar com o governo... deveriam é melhorar as safras e manufaturas p/ criarem vinhos cade vez melhores. E olha que tem bons vinhos brasileiros
É por estas e outras que os vinhos aqui não evoluem e com isso desprezados lá fora!

Olha a opiniao de um sensato nesta reportagem:

Também na última semana, os produtores brasileiros Adolfo Lona, Angheben, Cave Geisse e Vallontano divulgaram comunicado conjunto em que repudiam o pedido de salvaguarda. No texto, eles questionam as razões que levaram as associações a pedir proteção ao governo por meio da imposição de uma reserva de mercado. “Por que não concentram seus esforços para baixar os tributos do vinho brasileiro em vez de aumentar a taxa do importado? Por que não pedem o fim das instruções normativas que limitam e dificultam as atividades de pequenas vinícolas?”, diz o comunicado.

Alex Sound
31-03-2012, 21:26
O pior vai ser a instituição de quotas, os produtores pequenos nao vão conseguir mais exportar para o Brasil

Papillon
31-03-2012, 22:00
Um dos principais diferenciais do vinho em "grande parte do mundo" é o enquadramento fiscal como alimento, aqui claro...bebida alcoólica assim paga mais imposto e os "jênios" (sic) ao invés de buscarem do nosso governo as mesmas regalias que os demais produtores tem em seus países...preferem claro dar um tiro no pé, imagino as fábricas de cerveja rindo...

O brasileiro consome 1,8L de vinho por ano, destes apenas 0,4L são de vinhos "finos", um consumo razoável é em torno de 9L por ano se comparado ao nosso consumo de cerveja ainda assim é pífio (países que consomem cerveja na mesma proporção, consomem perto de 20L de vinho fino por habitante) estamos a falar de um potencial entre 20 e 50x o atual... e os bananas de plantão vem falar em salvaguarda?

E olha que nem entrei no mérito da qualidade do vinho... Postei no facebook/twitter logo no primeiro dia da notícia um chamado para boicotar o vinho nacional. E eu comprei no ano passado umas 40 garrafas de vinho nacional.

Alex Sound
01-04-2012, 09:15
Na maioria das cidades voce vai encontrar lojas especializadas em vinhos europeus (enoteca), voce consegue comprar vinhos muito bons a partir de 25-30 euros

rodrigojr
02-04-2012, 21:47
Não deixe de provar, na Itália, o Guidalberto (Tenuta San Guido). É um arraso.

jimmyk70
03-04-2012, 01:13
Raul
Recentemente provei um vinho italiano da Regiao do Lazio , nao muito conhecida por seus vinhos, onde predomina a cepa Merlot, em minha opiniao espetacular. numa confraria com outros 17 vinhos de primeira , ficou em segundo lugar! Trata se do Montiano da casa Falesco. Nao deve ser muito barato, pois a regioa nao é, mas estando la procure-o . Aqui tem importaçao pela Worldwine. Tomamos a safra de 1998 que foi considerada marcante . aqui achei a de 2008 ...deve estar ainda jovem....abcs e boa viagem

rauls
04-04-2012, 17:17
Raul
Recentemente provei um vinho italiano da Regiao do Lazio , nao muito conhecida por seus vinhos, onde predomina a cepa Merlot, em minha opiniao espetacular. numa confraria com outros 17 vinhos de primeira , ficou em segundo lugar! Trata se do Montiano da casa Falesco. Nao deve ser muito barato, pois a regioa nao é, mas estando la procure-o . Aqui tem importaçao pela Worldwine. Tomamos a safra de 1998 que foi considerada marcante . aqui achei a de 2008 ...deve estar ainda jovem....abcs e boa viagem

Obrigado jimmy, com certeza irei procura-lo, estou fazendo uma lista de desejos ehehehehe

Abs,

Raul

rauls
04-04-2012, 17:19
Não deixe de provar, na Itália, o Guidalberto (Tenuta San Guido). É um arraso.

Obrigado Rodrigo, já acrescentei na minha lista,
Abs,

Raul

Ricardo Leão
05-04-2012, 08:06
jimmyk70,

"Aqui tem importaçao pela Worldwine."

Não achei no site.

Abraço,

Ricardo.

jimmyk70
05-04-2012, 10:20
Rocardo acho que comprei as duas ultimas rsrsr Na terça o Brandao esteve em casa e saboreamos uma! Abcs

Papillon
05-04-2012, 12:40
Por falar em vinhos italianos, já tomaram vinho da cepa Sagrantino de Montefalco da Umbria? Abri um que comprei um tempo atrás na Mistral e achei bom, para quem gosta de vinhos mais tânicos é uma pedida.

Daniel_Buja
16-04-2012, 17:23
Amigos,

Assinando o tópico e começando a adquirir garrafas de melhor qualidade, vamos ver até onde isso vai parar.

Abraço a todos.

MAXBR
18-04-2012, 09:58
AMIGOS,

indo ao vale dos vinhedos -RGS na semana que vem, ficarei na villa michellon, alguma sugestão de vinicolas, vinhos e restaurantes a visitar?

obrigado

Alex Sound
20-04-2012, 15:54
Novidade

http://www.winesave.com.br/index.htm

Funari
26-04-2012, 12:56
Assinando o tópico.
Em julho vou para a França, mais precisamente para Montpellier, região do Languedoc.
Conversando com um amigo este me indicou provar vinhos das regiões produtoras como: Coteaux du Languedoc, Minervois, Saint Chinian e Cotes de Roussillon-Villages.
A minha idéia é trazer alguns rótulos destas regiões e composto por vinhos novos, ainda não prontos para consumo, pois penso que os preços seriam mais atrativos.
Só preciso é de tempo e paciência para aguardar alguns anos e evitar a besteira que fiz na Itália quando abrí um Brunello com uns dois anos de garrafa e que detestei, achei muito duro, rústico.
É uma boa tática?

Funari
26-04-2012, 19:03
Pois é Brandão, vou ter que avaliar na hora, pois não faço a minima idéia da diferença de preço entre uma garrafa de vinho, digamos, novo e um pronto para beber.
Por enquanto vou pesquisando algumas informações no site oficial do conselho de produtotes da região.
http://www.languedoc-wines.com/

jimmyk70
27-04-2012, 00:35
Funari
os vinhos do Languedoc nao costumam ser caros!
A nao ser que voce tenha muito espaço na Adega, nao seria esse o vinho a ser guardado....em minha opiniao!

jimmyk70
27-04-2012, 07:20
Enomestre Brandao

N'exagère pas , s'il te plait!!!

Funari
03-05-2012, 18:38
Jimmy além de não ter espaço nenhum na adega o meu bolso também não comporta exageros e além do mais sou um iniciante no mundo do vinho, portanto o meu conhecimento é praticamente nulo, o negócio é investir no custo/benefício mesmo.
Por isso, a sua opinião e a dos demais para mim é de grande valor.
Acho que no final das contas vou fazer o mesmo que fiz na minha última viagem a França onde tomei ótimos vinhos na faixa dos 15 a 20 Euros, isso só foi possível porque visitei alguns pequenos bistrôs (acho que é esse o nome) em Paris onde seguia as sugestões do proprietário a respeito de alguns vinhos e queijos para acompanhamento. Um deles chegou a afirmar com muita convicção que o vinho elaborado a partir a uva Petit Beaujolais tinha a alma da França! Essa loja se não me falha a memória ficava na Rue Montorgueil ótimo para caminhar e comprar quitutes.
Recentemente ganhei de uma pequena adega da GE para 12 garrafas e esta está recheada com alguns Montes Alpha, Alma Negra entre outros. Vou convidar alguns amigos para me ajudarem a desocupar a minha adega e assim deixar espaço para os vinhos franceses. O clima curitibano contribui muito.

dumas
04-05-2012, 00:48
Caramba Funari ... adega lotada é realmente um problemão ... hehehe

Conte com os amigos !

RD.

jimmyk70
04-05-2012, 01:50
Jimmy além de não ter espaço nenhum na adega o meu bolso também não comporta exageros e além do mais sou um iniciante no mundo do vinho, portanto o meu conhecimento é praticamente nulo, o negócio é investir no custo/benefício mesmo.
Por isso, a sua opinião e a dos demais para mim é de grande valor.
Acho que no final das contas vou fazer o mesmo que fiz na minha última viagem a França onde tomei ótimos vinhos na faixa dos 15 a 20 Euros, isso só foi possível porque visitei alguns pequenos bistrôs (acho que é esse o nome) em Paris onde seguia as sugestões do proprietário a respeito de alguns vinhos e queijos para acompanhamento. Um deles chegou a afirmar com muita convicção que o vinho elaborado a partir a uva Petit Beaujolais tinha a alma da França! Essa loja se não me falha a memória ficava na Rue Montorgueil ótimo para caminhar e comprar quitutes.
Recentemente ganhei de uma pequena adega da GE para 12 garrafas e esta está recheada com alguns Montes Alpha, Alma Negra entre outros. Vou convidar alguns amigos para me ajudarem a desocupar a minha adega e assim deixar espaço para os vinhos franceses. O clima curitibano contribui muito.

Funari
uma dica boa seria guardar um dinheirinho para o free shop do aeroporto Charles de Gaulle. Na zona de embarque para a America Latina, no ultima asa do aeroporto tem uma loja de vinhos , no canto esquero dos restaurantes muito boa e bem mais barata que no centro. Voce pode comprar uma caixa. Tem ate bourgognes muito bom nessa faixa que voce quer gastar e principakmente evita carregar vinhos pela viagem e na mala para o Brasil!Abcs

Funari
04-05-2012, 17:54
Beleza Jimmy e Edson, vou seguir as dicas do Free Shop, é bem mais prático. :legal:
Estive no Chile a duas semanas e visitei a Concha e Toro, os preços praticados na vinícola são muito superiores aos Free Shops, só como exemplo o Don Melchior estava na faixa de 60 a 65 mil pesos (dependendo da safra), algo como R$240 a R$ 280. Ou se peferir em dólar US 120.
Este mesmo vinho se paga no máximo U$ 95 nos Free Shop do Uruguai (Chuy ou Rio Branco). Acabei não comprando nada lá.
Quanto aos vinhos do Languedoc vou aproveitar a minha estadia em Montpellier e trazer alguns vinhos na minha memória. :drink:
Amigo Dumas se você não se importar em escutar um sonzinho de receiver, vamos marcar algo sim. É nessas horas que os amigos devem se fazer presentes. :sacana:

Funari
04-05-2012, 21:30
Brandão, tens razão os preços no Chile são bem mais em conta que no Brasil por uma questão lógica. Encontrei bons vinhos nos supermercados do Chile, era onde eu me servia e bebia juntamente com o meu cunhado que mora lá. Infelizmente fiquei muito pouco tempo e não tive tempo de provar muita coisa, mas mesmo assim mantive uma média de uma garrafa de vinho por dia, sem repetir.
A minha esposa descobriu os Late Harvest e adorou, mesmo sabendo que são vinhos de sobremesa, bebeu a vontade a qualquer hora.
Na realidade não me preocupei em trazer nada neste momento porque conforme comentei, o meu cunhado mora em Rancagua e no mínimo uma vez por mes vem ao Brasil. Como eu estava carregado com as compras da minha esposa, não tinha como trazer mais nada pois a nossa cota de peso estava estourada.
Trouxe de lá uma edição do livro La Cav - Guia de caves http://www.lacav.cl/index.php?seccion=club onde foram avaliados quase mil vinhos chilenos. Já identifiquei muitos vinhos com boa avaliação e preço atraente, portanto pretendo encomendar alguns exemplares de meu cunhado que se prontificou traze-los para mim.
Algumas fotos que tirei na vinícola Concha e Toro:
http://i189.photobucket.com/albums/z19/saintmichel/AlmaViva.jpg
http://i189.photobucket.com/albums/z19/saintmichel/Dom.jpg

Este vinho tomei na França em 2008, só foi possível porque o jantar foi patrocinado pela empresa francesa, onde fiz uma visita técnica. Na minha memória foi o melhor vinho frances que já tomei.

http://i189.photobucket.com/albums/z19/saintmichel/ChateauGrandCorbin-saintemiliongrancru.jpg

Funari
04-05-2012, 22:00
Mais alguns registros para compartilhar com os amigos.
Este Brunello (2005) eu comprei em um mercadinho na fronteira da Austria com a Italia custou apenas 15 Euros, detestei, acho que o vinho ainda não estava pronto para beber ou não era o meu dia, alguém arrisca um palpite?

http://i189.photobucket.com/albums/z19/saintmichel/CIMG1399.jpg

No dia seguinte com mais calma encontrei uma loja especializada em vinhos e massas - http://www.hofermarket.it/ , só que os Brunellos desta loja começavam na faixa dos 25 Euros e os Barolos na faixa dos 40 Euros, eu parecia uma criança numa loja de brinquedos!!!

http://i189.photobucket.com/albums/z19/saintmichel/CIMG1441.jpg

Este Valpolicela comprei nesta loja, vinho divino e bem baratinho, só 12 Euros.
Sinceramente eu só comprei porque o vendedor insistiu que o preço estava muito atraente, pois já tinha provado alguns Valpolicelas no Brasil e achei sem graça, nada demais. Descobrí que existem Valpolicellas e Valpolicellas!!!

http://i189.photobucket.com/albums/z19/saintmichel/CIMG1799.jpg

Finalmente trombei com este vinhozinho Espanhol devidamente protegido atrás de uma vitrine, só 250 euros!!!!

http://i189.photobucket.com/albums/z19/saintmichel/CIMG1445.jpg

rodrigojr
05-05-2012, 10:20
Se não sou eu não tinha nem El Corte Inglés e muito menos Santa Rita...:feliz:

Pior é que não bebi p... nenhuma disto aí.:mal:

rodrigojr
05-05-2012, 13:41
ahahahaahahahahaahahahaahahha

tenho bebidos vinhos ótimos, é verdade.

BTW, sua adega, para mim, está completíssima, repleta de vinhos de primeira.

Eu é que estou na m., os vinhos bons acabando e nenhuma viagem à vista...

jimmyk70
05-05-2012, 14:04
Ou seja esperamos um convite do Rodrigo para ajuda-lo a fazer lugar na adega dele.....por caridade!

mralfh
09-05-2012, 14:39
No Chile tem muita coisa que vale a pena, mas os "tops", via de regra, estão bem caros lá também.

O Don Melchor eu já comprei a 260 reais aqui mesmo no Brasil.

O Sta. Rita Casa Real já vale mais a pena, lá comprei por 43k pesos. Outro que vale a pena é o Viu 1, da Viu Manent, vi na faixa dos 50k pesos.

Mas as boas compras são mesmo os vinhos intermediários, alguns ficam entre 50 a 80 reais. Vinho que aqui custa as vezes 200 reais ou até mais.

Funari
09-05-2012, 20:38
Na edição do La Cav de 2009 o Borobo-Assamblage 2004 (Casa Lapostolle) recebeu 93 pontos e o Dom Melchior - 2005 (Cabernet) ficou logo atrás com 92 pontos, os dois são considerados ícones por esta publicação. O grande vencedor foi o Carmen Gold Reserve - 2003 (Cabernet) com 95 pontos e custa 45k pesos.
Na época o Borobo era cotado a 49k pesos e o Dom Melchior a 60k pesos

Alex Sound
10-05-2012, 15:24
esse filme sobre os últimos dias de Hitler serve para praticamente tudo ,até para criticar o RP !

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&amp;v=L6YWVGXYmAg

http://www.youtube.com/watch?v=9lIvGuCPZOc&amp;feature=player_embedded#!

Funari
10-05-2012, 19:37
Eu lí não lembro onde, uma crítica de um apreciador de vinho, que dizia que muitas das grandes vinícolas produzem vinhos com determinadas características com o objetivo apenas de agradar os gurus (críticos) de plantão e com isso receber elogios que por sua vez garantem boas vendas.
Pessoalmente me agrada muito os rankings feitos com testes as cegas, mas como sou um iniciante neste mundo, fico na dúvida da capacidade dos avaliadores, mesmo assim vale a pena provar cada garrafa de vinho, nem que seja para falar mal depois.

mralfh
11-05-2012, 09:50
O Melchor neste preço e estranho, aqui ele custa bem mais.

Edison,

Foi no Superadega ano passado, comprei o 2005 e 2006 por cerca de 260 reais cada um.

Atualmente está por 320, o que ainda é bem melhor que os 450 que vejo por ai. Mas quem tem cadastro lá compra com desconto, então o preço deve estar em torno dos 260-270.
http://www.superadegaexpress.com.br/produto/don-melchor/cabernet-sauvignon-06/2142

Eu já ví o Don Melchor neste preço algumas vezes, até na Expand já teve promoções assim, na época que ele era vendido lá.

Veja só um exemplo:
http://vinhopor2.blogspot.com.br/2011/04/cortes-de-cima-reserva-2004-e-don.html

Na verdade a margem dos caras é tão alta que quando querem dá pra cortar até 100 reais ou mais no preço desses tops. :legal:

ADVOGADO_BSB
28-05-2012, 16:13
Amigos,
Minha adega pifou. estou precisando de outra.
Sabem dizer qual marca apresenta menos defeitos?
Agradeço, desde já, a ajuda.
Abraços

Funari
28-05-2012, 22:21
Eu tenho uma GE (16 garrafas) com compressor, muito silenciosa mas ainda não deu para saber se é boa ou não pois ganhei a pouco tempo.
A princípio me agrada muito. A minha próxima adega deverá ser algo de tamanho parecido com a sugestão do colega Brandão.
Uma coisa é certa, uma adega por maior que seja, jamais será grande o suficiente.
Adegas pequenas são boas para escritório ou para quem toma muito pouco vinho, são uma mão na roda para servir um vinho em comemoração com um cliente ou equipe por um contrato novo por exemplo.

mralfh
29-05-2012, 12:03
Eu agora só compro adega grande também.

Estava de olho nesta da LG pra 81g, mas só tem 110v. :legal:

CCPinho
06-06-2012, 18:36
Prazados amigos,

tenho uma adega GE de 23 garrafas, sou amante de bons vinhos e gostaria de fazer parte deste seleto clube para troca de informações.:)

Grande abraço a todos.

Funari
06-06-2012, 19:16
Seja bem vindo ao clube dos amantes do vinho!
Eu sou um beginner no assunto, mesmo assim acredito que poderemos trocar informações.

CCPinho
06-06-2012, 19:34
Obrigado pela recepção Alberto. :legal:

Aproveito para perguntar se conhecem a Sociedade da Mesa? http://www.sociedadedamesa.com.br/ Lá tem um clube (do qual faço parte), vc se filia e recebe por mês 4 garrafas escolhidas e selecionadas dos mais variados rótulos. A vantagem é conseguir bons vinhos com preços melhores que os praticados pelo mercado, para os sócios.

Fica a dica. ;)

Aliás, na seleção deste mês temos:

Tonada Finca La Anita 2007
http://www.sociedadedamesa.com.br/imgs/vinhos/tonada.jpg

e outras duas garrafas: Heuchelberg QbA trocken 2009
http://www.sociedadedamesa.com.br/imgs/vinhos/heuchelberg.jpg

Abraço a todos.

Funari
28-06-2012, 22:30
Naipes para gente grande.
O Altair (CS/SY/CA/CF) concorre (dizem até que está um ponto acima) com Chadwick (CS) e no Chile custa a terça parte, talvez algum dia eu possa tirar a prova. Não sei se seria correto compará-los. Até lá vou aprendendo...

mralfh
29-06-2012, 19:30
Qual a safra do Altair tomaste na semana passada?

E o Montes M, agradou? Qual safra, a da foto mesmo?

abraço

Funari
29-06-2012, 19:58
Humm, esta sua avaliação do Altair Sideral me deixou curioso, é um vinho que tem um ótimo preço. Cerca de R$ 80,00 no Chile.
Vou acrescentar uns 2 exemplares deste na minha encomenda. Coitado do cunhado que está morando no Chile e vem todo mes ao Brasil.

javac
02-07-2012, 18:47
Só descobri hoje esse tópico, aos poucos vou lendo as mensagens anteriores.
Trouxe um almaviva do chile, safra 2009
Dizem que o correto é esperar 10-12 anos para debustar esse vinho..
Acho que eu não vou esperar não..rs
O vendedor recomendou colocar por 30 minutos em um decantador.. vcs usam decantador? É valido essa dica?

FPL
02-07-2012, 18:53
Javac,

Vinhasso esse que vc comprou!!

Decantador?? Item indispensável pra quem gosta e tem habito na arte de beber vinho. Estou pra conhecer o vinho que foi passado por um decanter e piorou! Seja ele de 10 o 1000 dinheiros. As vezes a diferença é a assustadora!!! As vezes pequena. Pode comprar um se medo de ser feliz. Nao precisa ser nada rebuscado, pois do caro pro barato, soh mesmo o preço e o design. Ambos executam bem a mesma função.

abs

O vendedor recomendou colocar por 30 minutos em um decantador.. vcs usam decantador? É valido essa dica?

ZpínoZ
02-07-2012, 19:29
Javac,

Decantador?? Item indispensável pra quem gosta e tem habito na arte de beber vinho. Estou pra conhecer o vinho que foi passado por um decanter e piorou! Seja ele de 10 o 1000 dinheiros. As vezes a diferença é a assustadora!!! As vezes pequena. Pode comprar um se medo de ser feliz. Nao precisa ser nada rebuscado, pois do caro pro barato, soh mesmo o preço e o design. Ambos executam bem a mesma função.

abs

Acho que nos vinhos deveria vir, em vermelho, a seguinte mensagem:

Deus Baccus avisa:

Se você já cometeu o disparate de servir o vinho direto nas taças, espere no mínimo 10 minutos antes de beber.

Os resultado serão divinos.

Eu, Bacco, que comi a gostosa Deusa Venus, garanto.

Z

FkrZiM
02-07-2012, 20:17
Bom, como sou novo no fórum, não sei de regras. Apenas cito que meu pai tem uma adega (loja) e tem venda via internet também. A questão da regra é, não sei se poderia publicar o site aqui. De qualquer forma, prefiro não publicar a fim de não levar alerta :)
Minha inscrição no fórum não é para a finalidade de divulgação! Me cadastrei aqui na verdade para ficar ligado nos classificados :p hehe
;)

m.fernandes
03-07-2012, 21:10
E voltando ao decanter, recomendo os de capacidade de 1,5 litros, ao invés dos de 750 ml. Eu tenho os dois aliás; pois dependendo do dia vc acaba tendo que decantar 2 vinhos ao mesmo tempo, que se forem iguais vc usa o de maior capacidade e se diferentes usa ambos. Decanter de cristal com 24% de chumbo,claro. Particularmente prefiro os modelos clássicos com base larga.

Aristóteles
03-07-2012, 23:07
Bom, só costumo decantar vinhos que tenham alguma borra ou que possam ficar mais abertos. Na prática, bordeaux com algum envelhecimento e sulamericanos.

Não decanto borgonhas, por exemplo, mas claro que um maior tempo de exposição lhes é também favorável. Isso pode ocorrer, contudo, na própria taça. Eu sei que o decanter daria uma maior área de contato com o ar, mas não acho que isso faria tanta diferença para os borgonhas.

Alguém aqui vai para o encontro da Mistral? Achei excelente a lista de produtores. Irei ao evento do Rio, no dia 19.07.

Abs

Papillon
03-07-2012, 23:19
Tenho um decanter apenas e tenho usado muito o que chamo de "decanter de bico" (um aerador) que veio num kit com o rabbit.
Acho o Sideral um vinho excelente... pro meu gosto e bolso.

Esses dias estava abastecendo a adega e achei uma garrafa que pensava ter bebido... Conde de Superunda 2003, estava muito bom mas ainda podia evoluir (aano passado comentei que um sommelier dizia que o vinho estava pronto) , detalhe para o pé da taça que bati na mesa antes de tirar a foto.

https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/318130_10150797734414367_2119114020_n.jpg

jimmyk70
04-07-2012, 00:42
- Decantar vinhos da America do Sul deveria ser obrigatorio.
- Decantar vinhos da Bourgogne de eria ser proibido
- Decantar duas garrafas no mesmo decanter , mesmo que da mesma safra do mesmo vinho , È PROIBIDO! Principalmente para vinhos da America do sul que tem produçao despadronizada e variam demais mesmo nos termos citados
- Ontem tomei um vinho de entrada da casa cOBOS."..esqueci o nome , mas muito fraquinho, apesar de ter custado um pouco caro no restaurante.

Aristóteles
04-07-2012, 01:15
Exato, Jimmy.

Não se costuma decantar borgonhas.

Esse vinho de entrada era o Felino? É fraco mesmo, cheio de álcool e adocicado demais para meu paladar. Nao gosto da Cobos, mesmo o Bramare.

Ricardo Leão
04-07-2012, 08:02
Mário Fernandes,

Cheguei à conclusão que ainda sou um novatíssimo na degustação de vinhos. Ainda não tinha ouvido falar em decanters. Por favor, informe tipos de decanters e aonde posso comprar pela internet.

Grato e abraço,

Ricardo.

jimmyk70
04-07-2012, 08:16
Isso mesmo Era o Felino....fraquissimo.
Eu gosto do Cobos top, se nao m engano o Bramare mesmo.

Mas nao tenho como argumentar com o Aristoteles......

ZpínoZ
04-07-2012, 09:10
- Decantar vinhos da America do Sul deveria ser obrigatorio.
- Decantar vinhos da Bourgogne de eria ser proibido
- Decantar duas garrafas no mesmo decanter , mesmo que da mesma safra do mesmo vinho , È PROIBIDO! Principalmente para vinhos da America do sul que tem produçao despadronizada e variam demais mesmo nos termos citados

Perfeito "Monsieur",

Quase uma aula de decantação.

Z

mralfh
04-07-2012, 13:25
Só descobri hoje esse tópico, aos poucos vou lendo as mensagens anteriores.
Trouxe um almaviva do chile, safra 2009
Dizem que o correto é esperar 10-12 anos para debustar esse vinho..
Acho que eu não vou esperar não..rs

Cara, eu esperaria um pouco pra beber este vinho, deve melhorar muito com o tempo.

Aproveitando esta mensagem faço uma pergunta a todos. Quanto tempo levam os "tops" do Chile e da Argentina, em média, para estarem no auge? Sei que cada um deve ter uma experiência neste assunto. Vejam, não pergunto quanto tempo aguentam, mas quanto tempo para atingirem o patamar mais alto de evolução. :legal:

Esses dias estava abastecendo a adega e achei uma garrafa que pensava ter bebido... Conde de Superunda 2003, estava muito bom mas ainda podia evoluir (aano passado comentei que um sommelier dizia que o vinho estava pronto) , detalhe para o pé da taça que bati na mesa antes de tirar a foto.

Estou enganado ou tem umas manchinhas de mofo no rótulo?

Decantar vinhos da Bourgogne de eria ser proibido

Exato, Jimmy.

Não se costuma decantar borgonhas.

Não tenho muita experiência com Borgonhas. Esta regra vale mesmo para as safras recentes? E os Borgonhas brancos, vale a pena dar uma aerada?

FPL
04-07-2012, 13:36
Aproveitando esta mensagem faço uma pergunta a todos. Quanto tempo levam os "tops" do Chile e da Argentina, em média, para estarem no auge? Sei que cada um deve ter uma experiência neste assunto. Vejam, não pergunto quanto tempo aguentam, mas quanto tempo para atingirem o patamar mais alto de evolução. :legal:

Essa é uma pergunta muito interessante, e vamos ver o que cada tem pra responder. Acho que pra responder por experiência própria, requer ter bebido muito vinho top chileno/argentino de varias casas de vários tempos diferentes de maturação pra tecer um palpite genérico bem embasado. Julgo estar longe deste ponto.

Agora, descrevendo uma experiência pessoal, 2 semanas atrás fizemos o embate do um chadwick 2002 com um Montes Alpha M 2006. O Brandão menicou a tal degustação na época. O M deu pau, o brandão foi educado e não quis bater pois foi eu quem levou o chadwick!!! Acho que foi um veridito unanime. Aliás, o chadwick já mostrava sinais claros de que tinha passado do tempo. Quero muito acreditar que vinho chileno consegue envelhecer mais que isso. Mas foi a garrafa que tinhamos. Não dá pra generalizar!!!

abs

papan
04-07-2012, 13:52
UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO,MAIS PELA SURPRESA BOA QUE FOI.......PETIT CARO 2007.
Abraço do PAPAN

ZpínoZ
04-07-2012, 13:52
Essa é uma pergunta muito interessante, e vamos ver o que cada tem pra responder. Acho que pra responder por experiência própria, requer ter bebido muito vinho top chileno/argentino de varias casas de vários tempos diferentes de maturação pra tecer um palpite genérico bem embasado. Julgo estar longe deste ponto.

Agora, descrevendo uma experiência pessoal, 2 semanas atrás fizemos o embate do um chadwick 2002 com um Montes Alpha M 2006. O Brandão menicou a tal degustação na época. O M deu pau, o brandão foi educado e não quis bater pois foi eu quem levou o chadwick!!! Acho que foi um veridito unanime. Aliás, o chadwick já mostrava sinais claros de que tinha passado do tempo. Quero muito acreditar que vinho chileno consegue envelhecer mais que isso. Mas foi a garrafa que tinhamos. Não dá pra generalizar!!!

abs

Acompanho o voto do meu colega de taça no primeiro parágrafo.

Agora, eu queria mesmo era fazer um confronto entre o Almaviva e outro top sulamericano, ou autraliano (exceto Don Melchor). Até hoje ainda não consegui chegar a uma avaliação segura sobre o Almaviva, e me perdõem, entendo que descartamos esse vinho muito fácil e rapidamente.

Que tal quadrilha? Ou bando?

Z

FPL
04-07-2012, 14:01
Eu fecho!!! :D

javac
04-07-2012, 15:58
Javac,

abs

Pois é.. e eu que achava que era mais para impressionar, deixar sofisticado o ritual do que para o paladar..
Vou comprar um.
Valeu

jimmyk70
04-07-2012, 23:01
Mralph

Via de regra nao se decanta chardonnay , a uva presente em 100% dos Bourgougne brancos.
Aloas que me lembre , apenas vi vinhos brancos decantar em Clericots, a sangria de vinho branco.

Caro Z
Estou dentro!!

Ricardo Leão
05-07-2012, 15:11
FPL,

O decantador que você recomendou, é este?:

https://www.cleusapresentes.com.br/loja/produtos_descricao.asp?codigo_produto=71293

Grato e abraço,

Ricardo.

FPL
05-07-2012, 15:20
Ricardo, o link não está funcionando mais. Procurei de novo no site e nao encontrei, Mas era um decanter de 750ml (+2 taças) por algo bom 100reais. Era só um exemplo. Mas acho que acabou.

Entra no site da mickey (www.mickey.com.br) que tem vários lá tb por 100reais ou menos. Eu sinceramente acredito que um desses decanters simples bem limpo cumpre plenamente a função. Vá em uma loja aí em Maceió de presentes pra casamento, vc deve achar tudo qto é tipo e preço de decanter.

Começa num simples. Se vc gostar do que ele faz (e tenho certeza que vc vai gostar) daí vc pode comprar um bacana de cristal com design bonito.

abs

mralfh
05-07-2012, 19:09

Já ouvi falar que o Montes M costuma ganhar esse tipo de degustação. Eu ainda não provei. Fico desanimado com os preços que só fazem subir, a maior parte dos tops está rondando os 400, e alguns já estão nos 500.

Uma outra coisa que pode acontecer numa degustação destas é o vinho mais jovem engolir o mais antigo por suas características mais exuberantes. Não sei se foi o caso desta, mas já presenciei este fato algumas vezes. Sou cada vez mais fã de degustações onde os vinhos tem mais ou menos o mesmo "peso", pois a comparação fica mais fácil e mais justa.

Nos tops sul americanos eu fecho em mais ou menos 6 anos da safra, dai da pra tomar sossegado......

Isso é mais ou menos o que eu penso também, algo entre 5-8 anos.

A questão de aguentar já é outra coisa, recentemente tomei um da safra 2003 que estava inteiro e maravilhoso. :legal:

Mralph

Via de regra nao se decanta chardonnay , a uva presente em 100% dos Bourgougne brancos.

Eh, eu sei que não é costume decantar chardonnay. :legal:

Confesso que gosto de decantar alguns chardonnays da Nova Zelândia, Austrália, Chile, Califórnia e Oregon. Despejo no decanter e deixo uns 30 minutos. Nem sempre faço isto, mas já tive experiências positivas com este procedimento. Na pior das hipóteses fica na mesma, mas alguns melhoram significativamente no aroma. Reservo esta prática apenas aos mais qualificados, claro.

Quanto aos borgonhas eu realmente estou começando ainda. Tenho aqui alguns tintos e brancos guardados, esperando uma ocasião apropriada. Quando tomarem algum não deixem de relatar aqui pra gente. E se tiverem alguma dica interessante sobre compras... sei que borgonha não é barato, mais tem o caro, o caríssimo e o impossível. :bD

Aristóteles
05-07-2012, 19:54
mralfh,

Uma importadora que tem bons borgonhas a preços razoáveis é a Club du Taste-vin (http://www.tastevin.com.br/site/index.php), pequena e especializada em vinhos franceses.

Gostei dos seguintes, por exemplo (todos na faixa dos R$ 100 a 150):

http://www.tastevin.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=78%3Achassagne-montrachet-vieilles-vignes&Itemid=1

http://www.tastevin.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=238%3Ahautes-cotes-de-nuits-la-poirelotte-&Itemid=1

http://www.tastevin.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=239%3Apernand-vergelesses-les-belles-filles&Itemid=1

Eles também têm ótimos vinhos de outras regiões, como o vale do loire, cujo cabernet franc aprecio bastante.

Acompanho o voto do meu colega de taça no primeiro parágrafo.

Agora, eu queria mesmo era fazer um confronto entre o Almaviva e outro top sulamericano, ou autraliano (exceto Don Melchor). Até hoje ainda não consegui chegar a uma avaliação segura sobre o Almaviva, e me perdõem, entendo que descartamos esse vinho muito fácil e rapidamente.

Que tal quadrilha? Ou bando?

Z

Se admitirem um intruso, tenho cá algumas garrafas do Almaviva 2007 (à época a safra do século, hehehe).

---------- Mensagem adicionada às 19:44 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 19:41 ----------

Eu fiquei na dúvida entre o Almaviva e o Don Maximiano...
O almaviva era um "pouco" mais caro (uns 100 reais)
Como ainda não tomei nenhum dos dois resolvi optar pelo de maior grife
Alguém ja provou os dois?

Acho o Almaviva bem melhor do que o Don Maximiano. Aliás, o Don Maximiniano não me impressionou em nada.

---------- Mensagem adicionada às 19:54 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 19:44 ----------

Isso mesmo Era o Felino....fraquissimo.
Eu gosto do Cobos top, se nao m engano o Bramare mesmo.

Mas nao tenho como argumentar com o Aristoteles......

Então não argumentemos e sim bebamos! ;)

ricardi10
05-07-2012, 20:27
Colegas cai de gaiato aqui no clube do vinho ,dei uma boa olhada e percebi que sou um apreciador mediocre de vinhos,sempre que vou com tempo fazer compras com a patroa,deixo ela olhando o restante das coisas e vou ver os vinhos,e quanto mais olho mais me confundo,e sempre acabo levando um vinho horrivel embora heheheheheh.Conclusão levo os suaves bem vagabundos(Bota vagabundo nisso R$ 10,00)E dura 15 dias pra eu e a patroa.
Vou passar mais vezes por aqui apartir de agora,mesmo sabendo que a grande maioria da dicas de vinhos não vou encontrar por aqui,abraço Ivan.

Ricardo Leão
05-07-2012, 20:35
Fabiano,

Por favor, como funciona o decanter? Abre-se a garrafa, coloca o vinho no decanter e espera quanto tempo para consumo, ou é consumo imediato?

Grato e abraço,

Ricardo.

FPL
05-07-2012, 21:07
Ricardo,

Abra a garrafa, e despeja o vinho dentro. Coloque-o de forma delicada, assim como se vc fosse servir um copo de cerveja sem nenhuma espuma, ou seja, o vinho vai lentamente escorrendo pela parede do decanter. Aguarde pelo menos uns 15mins, se estiver sem pressa uma meia hora. Dai, manda bala. Qdo a coisa ficar sofisticada, tem vinhos que requerem decantaçao de horas!!

A idéia eh que o decanter com a base larga, aumenta a area de contato liquido/ar. Acelerando o processo que é mais lento e que acontece na taça do vinho ao beber. Vc já teve a impressão de que a ultima taça da garrafa estava mais gostosa do que a primeira? então, eh que o vinho evoluiu em contato com o ar. o decanter acelera isso. Outra coisa é que vc consegue separar a borra tb, caso haja na garrafa.

Experimente o vinho logo ao abrir a garrafa e depois de 30mins no decanter. Dai vc me diz se melhorou ou nao?? Nao espere milagres, mas eh melhor! :legal:

abs

Ricardo Leão
06-07-2012, 07:55
Fabiano,

Gratíssimo pela dica/explicação. Realmente, a última taça é mais gostosa do que a primeira. Mas, tem sempre um MAS, à medida que demora no decanter, o vinho não vai ficando com a temperatura muito natural? Aqui no nordeste, que tem clima quente na maior parte do ano, acho que o recurso do decanter não funcione tão bem quanto nas regiões de clima frio. Mais considerações são muito bem vindas.

Abraço,

Ricardo.

Aristóteles
06-07-2012, 08:19
Ricardo,

Você pode resfriar o decanter. Basta deixá-lo, por exemplo, parcialmente submerso em água com gelo, controlando para que nao fique gelado em excesso.

FPL
06-07-2012, 08:46
Ou deixe o vinho decantando dentro da sua adega. Mas de qq forma, vc está correto e precisa ficar atento a temperatura do vinho.

Ricardo,

Você pode resfriar o decanter. Basta deixá-lo, por exemplo, parcialmente submerso em água com gelo, controlando para que nao fique gelado em excesso.

Mralfh, com relação ao seu comentario do M vs Chadwick, acho que na verdade o Chadwick não estava apto ao embate. Vc chegou a cogitar que dado a diferença de idade entre eles, o mais novo poderia estar "sufocando" o mais velhinho. Mas na verdade, eu achei o chadwick passado do ponto mesmo. O retrogosto estava incomodando e não ia embora. Ficou facil pro M, que estava redondinho e maravilhoso. Mas vc está certo, fazer estas comparações faz mais sentido com vinhos de safras parecidas senão da mesma. De qq forma, não tomo conclusões precipitadas nestas degustações. Tem muita variavel na jogada e cada garrafa é uma garrafa.

abs

mralfh
06-07-2012, 13:45
Aristóteles,

Obrigado pelas dicas, vou comprar! :legal:

A diferença nao foi a idade, ambos estavm no ponto, e sim decorreram dos pprios vinhos, o Montes Alpha M tem mais "pegada", e a briga e sempre melhor com o manjado, e maravilhoso Melchor, ou Altair...

Tenho aqui algumas safras do Melchor. Vou atrás de um Montes M e fazer uma prova também. :legal:

FPL
06-07-2012, 13:49
Tenho aqui algumas safras do Melchor. Vou atrás de um Montes M e fazer uma prova também. :legal:

Esta comparação vai ser fera. Sou fã do Melchor. Excelente vinho!!! :legal: Vai ter que conferir a foto da chegada pra ver quem ganhou!!!

javac
06-07-2012, 15:56
Ricardo, o link não está funcionando mais. Procurei de novo no site e nao encontrei, Mas era um decanter de 750ml (+2 taças) por algo bom 100reais. Era só um exemplo. Mas acho que acabou.

Entra no site da mickey (www.mickey.com.br (http://www.mickey.com.br)) que tem vários lá tb por 100reais ou menos. Eu sinceramente acredito que um desses decanters simples bem limpo cumpre plenamente a função. Vá em uma loja aí em Maceió de presentes pra casamento, vc deve achar tudo qto é tipo e preço de decanter.

Começa num simples. Se vc gostar do que ele faz (e tenho certeza que vc vai gostar) daí vc pode comprar um bacana de cristal com design bonito.

abs

Valeu.. nao conhecia esse site
achei legal esse daqui
https://www.cleusapresentes.com.br/loja/produtos_descricao.asp?codigo_produto=72540
Dificil deve ser para lavar esses decanters

FPL
06-07-2012, 16:16
esses links da cleusa nunca funcionam. acho que eles só valem para cada sessão de nagevaçao do browser. de qq forma, lavo apenas com agua e as vezes com alcool. com detergente, soh lavo a parte de fora.

abs

m.fernandes
06-07-2012, 21:55
Ricardo,

Eu acho que ser inciante no mundo do vinho significa, a seu favor também, que vc tem muita coisa pela frente para provar, absorver,comprar, apreciar. E como diz aquela velha frase brega, mas que cabe aqui: "a felicidade não é uma estação de chegada, mas uma forma de viajar". Viaje nas descobertas.
E, talvez todos nós tenhamos algo em comum: vamos vivendo fases das coisas. No vinho, hoje, o que fecha com meu gosto pessoal são os vinhos de corte, especialmente os portugueses (Alentejo, Douro e Dão). Já vivi uma fase de somente comprar CS. Outra de somente comprar Merlots e Carmeneres do Novo Mundo. E assim caminha a humanidade.
Finalmente, recomendo vc comprar uns livros sobre vinho. A leitura desperta vontade de provar um bocado de coisa. Nesse sentido recomendo a vc dois livros que tenho aqui:
1-Guia de Vinhos- Manoel Beato (fácil de digerir)
2-Guia de Tintos e Brancos - do simpaticão e saudoso Saul Galvão

Papillon
06-07-2012, 23:38
Mário, essa frase do iniciante tem mais ou menos no livro da Jancis Robinson, ela comenta que quanto mais passou a conhecer mais complexas e difíceis passaram a ser suas provas e avaliações.

Aristóteles
07-07-2012, 00:00
Aristóteles,

Obrigado pelas dicas, vou comprar! :legal:

Pode ir sem receio. Essa importadora, que é tocada por um casal frances, consegue garimpar bons vinhos e vendê-los a preços compatíveis. Também gosto da De La Croix e da La Cave Jado, ambas especializadas em vinhos franceses.

Abs

jimmyk70
07-07-2012, 00:19
Pessoal
Nao recomendaria esfriar o decanter. O repouso e climataçao do vinho sao feitos justo para evitar alteraçoes bruscas.no estado do mesmo.
Deixar entrar na temperatura ambiente assim como a aeraçao natural fazem parte do enriquecimento e amadurecimento rapido do vinho.

Aristóteles
07-07-2012, 00:54
Pessoal
Nao recomendaria esfriar o decanter. O repouso e climataçao do vinho sao feitos justo para evitar alteraçoes bruscas.no estado do mesmo.
Deixar entrar na temperatura ambiente assim como a aeraçao natural fazem parte do enriquecimento e amadurecimento rapido do vinho.

Bom, se a intenção é separar a borra do vinho, o decanter deve ser deixado o mais parado possível. Se é apenas arear - hipótese mais recorrente - não há necessidade de tanto imobilismo. Numa e noutra hipótese, contudo, a temperatura de serviço do vinho deve ser mantida, ao menos no momento de ser bebido. Deixar o vinho no decanter por um longo período esquentando não me parece uma boa opção.

m.fernandes
07-07-2012, 16:01
Papillon,

Me identifico com o que ela falou. Outra frase brega e aplicável: "Feliz é o ignorante!"

gabriel
09-07-2012, 23:47
Pequena desgraça hoje, cheguei de uma viagem de duas semanas, reparo que a adeguinha está apagada.
Vou conferir e vejo que alguma alma bondosa tirou o plug da tomada, o resultado? Umas doze garrafas com pontos de mofo nos rótulos! Quase chorei.
Não vai dar pra limpar hoje, mas religuei a trolha, passei um Lysol dentro das prateleiras, e no fim de semana vou limpar todas as garrafas, deve caber umas 24 e metade está com essas manchas.
A empregada saiu de férias, sorte dela.
Agora vou ter que beber tudo às pressas...

Abs gabo :choro:

FPL
10-07-2012, 08:49
Gabo, essa semana não fez muito calor, principalmente dentro de casa. Duvido que seu vinhos estejam comprometidos. Logico que é algo que tentamos evitar, mas nao acho que foi tão desastroso. Confesso que qdo comecei a ler seu post, achei que vc ia contar um caso de vinho que quebrou dentro da mala. Aih ia ser triste!!

abs

gabriel
10-07-2012, 17:15
Fabiano,

Tomara, vamos ter que tomar pra verificar. Quem sabe quinta?

Abs f

mralfh
10-07-2012, 17:17
Confesso que qdo comecei a ler seu post, achei que vc ia contar um caso de vinho que quebrou dentro da mala. Aih ia ser triste!!

Também pensei a mesma coisa... :riso:

É chato (já aconteceu comigo também, tenho 3 ou 4 garrafas manchadas) mas não acho que isto vai comprometer a qualidade dos vinhos. O mofo é externo.

rodrigojr
10-07-2012, 17:17
Gabo: situação fácil de se resolver - manda tudo lá para casa hehehehe

Fique tranquilo. A adega falhar, como lembrou o Fabiano, com o clima atual, não será problema.

Com relação ao mofo nos rótulos, é só passar anti-mofo que resolve. O fato de ter mofo nos rótulos não significa que as rolhas estejam comprometidas. Mas é importante limpar rápido as garrafas e a adega (deixando a dita-cuja com as portas abertas por alguns dias para arejar e secar bem).

Abs

Idarroc
10-07-2012, 18:33
Salve confrades!!!

Sou participante do Fórum de Veículos e há pouco tempo tive a grata surpresa de descobrir esse tópico dentro do Fórum de Viagens.

Há algum tempo venho me entusiasmando com os vinhos. Espero poder aprender mto e discutir um pouco tbm nesse tópico.

Tenho lido com bastante calma o ´´The World Atlas of Wine´´ do Hugh Johnson para aprender um pouco, na verdade um tanto mais, dado a complexidade do atlas, sobre esse mundo que é fantástico.

Outra publicação mto bem criticada é o Guia Larousse Vinhos. Há alguma outra publicação que os confrades têm como referência?

Forte abraço a todos.

FPL
10-07-2012, 19:29
Salve confrades!!!

Sou participante do Fórum de Veículos e há pouco tempo tive a grata surpresa de descobrir esse tópico dentro do Fórum de Viagens.

Há algum tempo venho me entusiasmando com os vinhos. Espero poder aprender mto e discutir um pouco tbm nesse tópico.

Tenho lido com bastante calma o ´´The World Atlas of Wine´´ do Hugh Johnson para aprender um pouco, na verdade um tanto mais, dado a complexidade do atlas, sobre esse mundo que é fantástico.

Outra publicação mto bem criticada é o Guia Larousse Vinhos. Há alguma outra publicação que os confrades têm como referência?

Forte abraço a todos.

Posso te dar um dia, faça um log de tudo que vc tah bebendo, e o que vc achou. Acho que isso foi o que mais me ensinou. Esses livros são muito legais para a teoria, mas tem que beber!!! :bD Já vi até app de iphone pra fazer esse log com direito a foto do rotulo.

abs

Alex Sound
10-07-2012, 23:42
Tomei ontem um Clarendelle 2005, um dos bordeaux produzidos pelo Haut Brion, mas com preco acessível. Quem importa e' a world wine

Idarroc
10-07-2012, 23:45
Posso te dar um dia, faça um log de tudo que vc tah bebendo, e o que vc achou. Acho que isso foi o que mais me ensinou. Esses livros são muito legais para a teoria, mas tem que beber!!! :bD Já vi até app de iphone pra fazer esse log com direito a foto do rotulo.

abs

Pois é, concordo totalmente!!!:legal: Usando a velha desculpa ´´faz bem a saúde``. O q em doses moderadas faz msm, o problema é beber moderadamente.

Começando então com um vinho branco frisante que na NMO, tem um ótimo CxB, os lambruscos italianos da Emilia Romagna. Bons por menos de 20 dilmas. NMO, apesar de serem vinhos curtos, jovens, têm o seu lugar.

ABS.

Papillon
11-07-2012, 00:56
Sabe o que acho mais interessante? É um vinho que coisa de 2 anos atrás tomei e achei "bem aceitável" ou "bom"...hoje provar e achar "água de sarjeta". Tenho anotado coisa de 150-200 rótulos a maioria de baixo valor e que dificilmente os tomarei novamente, antes via indicações de vinhos de 100-200 e achava um absurdo, hoje torço o nariz pra vinho de menos de 50...e não é preconceito. Apenas não sei como pude me manter tanto tempo tomando água de sarjeta...

FPL
11-07-2012, 08:42
Sabe o que acho mais interessante? É um vinho que coisa de 2 anos atrás tomei e achei "bem aceitável" ou "bom"...hoje provar e achar "água de sarjeta". Tenho anotado coisa de 150-200 rótulos a maioria de baixo valor e que dificilmente os tomarei novamente, antes via indicações de vinhos de 100-200 e achava um absurdo, hoje torço o nariz pra vinho de menos de 50...e não é preconceito. Apenas não sei como pude me manter tanto tempo tomando água de sarjeta...

Infelizmente é assim que funciona mesmo. Acho que isso acontece com tudo que nos prende a atenção! mas felizemente chega uma hora que estabiliza.

abs

Ricardo Leão
11-07-2012, 08:54
Alex Sound,

Não achei no site da WorldWine, êsse bordeaux da Haut Brion.

Abraço,

Ricardo.

Alex Sound
11-07-2012, 10:52
devem ter tirado temporariamente para arrumar a informação, lá constava como sendo um porto (de Portugal mesmo) :lol:

gabriel
11-07-2012, 11:03
Infelizmente é assim que funciona mesmo. Acho que isso acontece com tudo que nos prende a atenção! mas felizemente chega uma hora que estabiliza.

abs

D'accord, felizmente isso establiliza, quando vc toma uma vinho de 800 paus e não consegue perceber muita diferença pra um de 250, pode muito bem continuar a beber e procurar outros que goste e que não custem um salário mínimo.

:) abs gabo

Papillon
11-07-2012, 13:03
Aliás, onde em sampa tomar vinho sem deixar um rim? Nada sério...quero ir a um bar pedir uma garrafa uma porção de croquetes ao invés de pedir cerveja. Digo... acho justo pagar pelo vinho e pelo serviço mas por exemplo ontem em um "bar-restaurante" c/ preços 2 a 6x o preço de mercado, optei por um Catena a 96 depois de descobrir que o Santa Helena que estava 60 contos era um "reservado" que a 15,00 no pão de açúcar é caro.

gabriel
11-07-2012, 16:49
Boa pergunta Luiz, e infelizmente eu não tenho a resposta. O que faço é quando quero tomar um bom vinho sem ser esfolado, levo a minha garrafinha de casa, na maior cara de dura. 95% dos restaurantes topa, 70% deles cobra rolha (de 40 a 70 reais) e me lembro que no Le Vin não deixam.

Se os amigos souberem de lugaras bacanas, dicas por favor.

Abs gabo :)

gabriel
12-07-2012, 14:15
Ontem comecei a limpeza da geladeira, tomei um californiano, acho que era Silver Oak 2006 (http://www.klwines.com/detail.asp?sku=1027045), comprei no aeroporto de lá.
Madeira e baunilha bem presentes, dia seguinte perfeito, muito bom, recomendo.

FPL
12-07-2012, 14:22
Ontem comecei a limpeza da geladeira, tomei um californiano, acho que era Silver Oak 2006 (http://www.klwines.com/detail.asp?sku=1027045), comprei no aeroporto de lá.
Madeira e baunilha bem presentes, dia seguinte perfeito, muito bom, recomendo.

Gabo, vc vai limpar o enxugar a adega??!!! :lol:

Esse vinho tem cara de ser coisa muito boa!!!

abs

gabriel
12-07-2012, 14:39
Gabo, vc vai limpar o enxugar a adega??!!! :lol:

Esse vinho tem cara de ser coisa muito boa!!!

abs

Primeiro vou enxugar, depois limpar....kkkkk
Por enquanto só consegui passar um Lysol por dentro e nos rótulos, no fim de semana vou limpar um um por, desmontar tudo.
E o Silver Oak era bom mesmo, comprei só duas, no aeroporto, a ourta era um Caymus também nessa faixa de preço. Gostei mais desse.

Abraço, gabo :)

Alex Sound
12-07-2012, 16:52
devem ter tirado temporariamente para arrumar a informação, lá constava como sendo um porto (de Portugal mesmo) :lol:

voltou no site,mas continua sendo um bordeaux porto português :lol: aliás, acho que o preço está errado, paguei na enoteca jardins 140 reais. Corram comprar!

http://www.worldwine.com.br/prod/1058/clarendelle-rouge-2005.aspx

Nilde
12-07-2012, 21:06
Prezados depois de muito tempo achei este clube.
peco a inscricao.
Bebo a muitos anos, e aprendi um pouco gracas ao meu Pai.
hoje tenho uma bela adega, dessas que entro nela para escolher o que vou beber.
Por favor, quando vierem em floripa sao meus convidados.
Bebo uma garrafa de vinho por dia e pensei em postar as impressoes dos vinhos que bebo, todos abaixo de R$ 120,00 a maioria por volta de R$ 60,00.
Nao sabia que o Brandao e o Jimmy tambem estavam por aqui.
Como viajo muito para Sao Paulo, acabei de chegar de la e estou escutando umas musicas e sorvendo um bom vinho.
Gabo em Sampa gosto do Dinho's para carnes e os precos dos vinhos sao honestos, o sommelier eh chileno e conhece muito, dando boas dicas.
Hoje almocei no Arabia e tomei um Chianti do Frescobaldi, bom preco e harmonizou perfeitamente, fale com o Carlos (maitre) uma figura paraguaia mas que conhece muito.
Ontem a noite fui ao Porto ,rubayat e foi uma decepcao, caro e deixou a desejar.
Vou parando por aqui.

Abs

Nilde

Funari
12-07-2012, 21:21
Nilde, seja bem vindo ao clube. Eu sou um iniciante no mundo do vinho, neste momento só consigo distinguir entre gostei e não gostei, sem saber direito o porquê.
Espero algum dia perceber algumas nuancias como "cheiro de onça parda no cio da floresta negra de Baden-Württemberg". Coisa que só expert mesmo consegue sentir.
Neste momento estou tomando um Montes Alpha - Carmenére - 2007, vinho bem basicão mesmo, mas considero os vinhos vinícloa Montes como vinho de cabeceira, graças aos Free Shops da vida. Daqui a pouco fica pronta a minha sopa Capeletti.

Nilde
12-07-2012, 21:57
Alberto, os Montes Alpha estao longe de serem basicoes:lol:
vc esta comecando muito bem.
n
Nao se preocupe com o odor de sela de cavalo ou de onca no cio:riso: o importante eh apreciar o que esta bebendo.
Eh soh com a experiencia que adquire o conhecimento, nao se apegue a rotulos, va pesquizando aos poucos. E isso eh o bom do vinho.
Quanto ao Carmenere soh nao sei se vai harmonizar com o brodo e capeletti. Talvez um vinho com mais acidez para harmonizar com a gordura do prato.
O importante eh ser feliz, beber em boa compania bom astral eh o que interessa. Acredito que uma boa parte do gostar do vinho vem do nosso estado de espirito do momento.
Agradeca sempre ao vinhateiro que fez aquele vinho, nao interessando se eh caro ou barato, teve muito trabalho ate chegar na tua mesa.
Desculpe, mas sou fanatico por vinhos, faco sempre um tour eno gastronomico para conhecer as nuances de cada regiao.
Chega de falar e curta este teu Carmenere.

Abs

Nilde