PDA

Ver Versão Completa : Para quem mora em apartamento: como fazer o isolamento acústico?



Emmet L Brown
28-06-2006, 21:01
Tópico antigo :legal:

JCoelho
28-06-2006, 21:34
Ta ai... tb moro em ap, e gostaria mto de saber como proceder. Hj moro em um prédio, com 4 ap por andar. Com os 2 mais distantes, nao tenho problemas pq o som nao chega lá, com o ap do meu lado, Graças a Deus, mora uma velhinha que é meio surdinha.... huehue. Mas me preocupo principalmente com os graves da sub, que podem percorrer as paredes para cima ou para baixo, e incomodar os vizinhos de cima ou de baixo... se alguem souber como evitar essa ressonancia dos som (principalmente o grave), pela paredes do prédio....

Abraços

André Bilha
28-06-2006, 21:48
Sou mais um que tem interesse no assunto!

André

lucius
29-06-2006, 09:48
Eu acho que um bom começo, pelo menos com o vizinho de cima, seria o rebaixamento do teto em gesso com o vão preenchido por algum material absorvedor.

Esta é uma solução que funciona dos dois lados :D , tenho uma vizinha de cima que tem o péssimo hábito de desfilar pela casa com salto alto (ou tamancos :xingo: ) em horários malucos e na sala do HT não ouço nenhum plec plec.

Lucius

victornba
29-06-2006, 09:55
Pelo que sei, não existe solução prática para esse problema. Também moro em apartamento, e o único jeito é escutar baixo, sonhando com o dia em que me mudarei pra uma casa ou uma cobertura de 2 andares, pro sistema ficar no andar de cima. Mesmo assim os graves se propagam facilmente pela estrutura do prédio.

Se quiser gastar bem e tiver espaço, dá pra fazer o sugerido com paredes duplas, portas e janelas acústicas, teto isolado e piso suspenso isolado. Mesmo assim, ainda terá problema com graves, e o custo dessa obra vai ser tão alto que você não vai querer ;) .

Abraço,

Victor

Dmaumau
29-06-2006, 09:57
Desacoplar o sub do chão já traz um bom alívio.

Há um outro tópico enorme sobre esse mesmo tema, com muitas ideias e sugestões. Dêem uma procurada :tu:

arielcs
29-06-2006, 10:08
Isolamento mesmo só como os de estudios. Inviavel. ;)

victornba
29-06-2006, 10:26
Uma forma de se desacoplar o sub é usar uma base Y da Airon com Shindos abaixo dele, e spikes na base. Mesmo assim falta todo o resto e acredito que esse desacoplamento não seja tão eficiente, além de prejudicar o desempenho do sub.

Como o Maumau disse, tem muita coisa à respeito disso aqui no fórum.

Abraço,

Victor

mario fernandes
29-06-2006, 15:16
...
sonhando com o dia em que me mudarei pra uma casa ou uma cobertura de 2 andares, pro sistema ficar no andar de cima. Mesmo assim os graves se propagam facilmente pela estrutura do prédio.
...
Victor

Morar em uma casa é assim mesmo. Eu me dou ao *luxo* de ter dois SUB's na minha sala:choque:

Golo
30-06-2006, 12:41
Lucas, talvez vale a pena fazer paredes duplas com ar no meio. Veja o porque:

A sala que está pensando em usar para áudio tem 4,6 por 4,6 não é isso? Total: 21,16 m2
Se fizer paredes dúplas com 2 cm de ar + parede (tijolinho é + fino) vai dar uns 20 cm + ou - (dá para fazer menos).
A parede não vai precisar de uma estutura para aguentar o teto, pois isto é trabalho da outra parede. Esta nova somente servirá para isolamento acúsitco, então vai sair barato. Como já está fazendo uma reforma no apartamento, então vai sair mais barato ainda fazer novas paredes.
Se fizer todas paredes de 20 cm o tamanho final da sala vai ser:
4,4x 4,4 = 19,36 m2. Vai perder espaço sim, mas poderá ouvir o som em um volume bem mais alto.

Golo
30-06-2006, 12:44
Eu também moro em apartamento. O problema aqui não são os vizinhos e sim quem mora dentro da casa. Ainda bem que estou mudando para uma casa e nesta terá uma sala só para som. È muito bom quando ninguém está aqui no apartamento e eu aumento muito o volume:feliz:

wilson
30-06-2006, 15:32
Antes de mais nada verifique a especificação de sobrecarga da sua laje.

A melhor solução sempre sera o drywall (junto da alvenaria existente, no caso de parede dupla) com lã de rocha, em detrimento de uma outra alvenaria (muito peso sobre a laje).
Se isolar a parede tem que isolar o forro e desacoplar o piso (geralmente com uma determinada manta que suporte o novo contra piso, este em torno de 5cm) de concreto (não esquecendo de verificar a sobrecarga).

Apartamento que não foram executados com contra piso acustico (manta isolante, mais contra piso de concreto 5cm), geralmente não suportam esta sobrecarga.

WILSON.

Golo
03-07-2006, 19:28
wilson está certo. Use gesso acartonado que será a melhor solução para seu caso (apartamento).


E em uma casa, é melhor usar gesso ou parede mesmo?

wilson
04-07-2006, 14:23
E em uma casa, é melhor usar gesso ou parede mesmo?

Gesso (voce quer dizer gesso acartonado, vulgo Drywall?)
Parede voce quer dizer, tijolo (de barro), bloco de concreto, bloco ceramico (cada um tem um coeficiente de peso diferente para calculo estrutural).

Golo, vai depender da tua fundação, do tipo do solo.
O contra piso no térreo esta apoiado na fundação ou diretamente no solo? tem umidade em parede?

Um bom empreiteiro (e de confiança) será capaz de dar estas respostas com certeza :legal:.

WILSON.

working man
04-07-2006, 15:49
Lamix no teto não ajuda? (Isolação média 42dB)...

http://www.kemperbrasil.com.br/images/tabelamix.gif

http://www.kemperbrasil.com.br/lamix.htm

Deve sair meio carinho... é uma manta com deposição mineral, e alta densidade.

Golo
04-07-2006, 19:36
wilkson:
Drywall vs. tijolinho. A estrutura aguenta.

wilson
04-07-2006, 20:56
wilkson:
Drywall vs. tijolinho. A estrutura aguenta.

Golo, tudo depende, que tipo de estrutura?
Explica melhor o que voce quer, se quiser envie uma MP :legal:.

De uma olhada neste site http://www.drywall.org.br/ , há algumas informações uteis, é o site da associação dos fabricantes de gesso acartonado (Drywall), eles se juntaram para poder divulgar melhor o sistema/produto.

WILSON.

Vinicius Lima
04-07-2006, 22:04
Lucas;
soluções à regra são realmente complicadas em apartamentos, seja pela implicação de novos cálculos estruturais, seja pela inviabilidade financeira do trabalho. Em apartamentos nunca serão atingidas as condições ideais. E não se esqueça que novas paredes implicam em novas instalações elétricas (força e iluminação), nova saída do ar-condicionado, portas especiais, batentes, etc, etc, etc.
Recomendo bater um papo com o pessoal da Artesana (http://www.artesana.com.br/); eles possuem inúmeras soluções para condicionamento e isolamento acústico. Já utilizei várias vezes os serviços deles, inclusive para isolamento acústico de um ambiente médico/hospitalar em um prédio comercial, e o resultado ficou muito bom, e não foi muito caro.:legal:

Grande e forte abraço e boa sorte.

Vinicius

wilson
05-07-2006, 10:08
[quote=Lucas Mazer;441335..O vendedor disse que uma parede dessas fica com aproximados 2.5 cm de espessura total. Até que não come muito o espaço do ambiente... é isso mesmo?...
[/quote]

Lucas,
Parede seca, voce quer dizer executada em gesso acartonado (Drywall)?
O menor perfil metalico (proprio para o sistema) tem 4,5cm + 1,1cm (uma chapa) = 5,6cm no minimo, isso contando que a estrutura estara grudada na parede existente, o que não é recomendavel, já que se trata de isolamento, deve haver um espaço.

O que o Vinicios falou é, para estes casos o melhor é uma empresa especializada, ou um consultor (conheço um muito bom, te envio por MP caso queira), se não voce corre o risco de gastar um boa grana e ficar abaixo do esperado :legal:.

Isolamento acustico não é de facil solução, sou arquiteto, já trabalhei (como gerente de projeto) em uma grande construtora de SP, e ainda presto serviço para outras construtoras, para se ter uma ideia, o custo destes aparatos para isolação, na venda de apart. novo só compensa em alto padrão, classe media pra baixo, eles nem pensam no caso :nao: .

WILSON.

Marcanova
05-07-2006, 11:23
Lucas,
O menor perfil metalico (proprio para o sistema) tem 4,5cm + 1,1cm (uma chapa) = 5,6cm no minimo, isso contando que a estrutura estara grudada na parede existente, o que não é recomendavel, já que se trata de isolamento, deve haver um espaço.


O menor perfil tem 4,8cm e cada placa tem 1,25cm. Vai ficar no final com 7,5cm para placa dupla. Fica pronto para pintura, e o acabamento final fica igual a uma parede de alvenaria.

Esse revestimento não deve ser perfurado para tomadas e quadros. Instalações de qualquer objeto a ser pendurado deve ser avisado com antecedência para preparação de estrutura.

No local onde irá se instalar esse revestimento normalmente se perde rodapés, acabamento do canto do teto, e deve-se mudar interruptores e tomadas ou adaptar tomadas externas.

Não acho caro já que é rápido, limpo e seco.

Esse revestimento não trata ruídos estruturais, somente aéreos.

wilson
05-07-2006, 14:09
[quote=Marcanova;441679]O menor perfil tem 4,8cm e cada placa tem 1,25cm. Vai ficar no final com 7,5cm para placa dupla. [quote]

Marcanova, voce tem toda razão com relação as medidas, viajei na maionese.

Os perfis tem (guia inferior/superior) G48 a G90 (48/28mm até 90/35mm) e os montantes (verticais) M48 a M90 (48/35 a 90/35 mm) e as placas tem espessuras de: 9,5, 12,5 e 15,0 mm.

Foi a preguiça de procurar o manual :verg:.

WILSON.

darkboy654
02-05-2011, 14:20
Bom dia, eu e minha noiva vamos morar em um apartamento que a janela do quarto da de frente para a janela do quarto do outro apartamento com um metro de distância +-, então queria fazer algum tipo de isolamento de som na janela que é de alumínio, para que ninguém ouvisse nossas conversas e outras coisas também...
Alguém sabe como?

Potiguara
18-06-2011, 20:17
Senhores, gostaria de reativar esse topico e saber do lucas como ficou seu isolamento? se o custo beneficio justificou? se alguem sabe de alguma nova tecnologia pois estou projetando minha sala e estou passando pelo mesmo problema.
Até o momento esta sendo projetado apenas lã de rocha em cima do gesso acartonado e proteção acustica na porta de entrada.

Alguem tem mais alguma sugestão?

denis.renesto
12-07-2011, 12:33
tbm estou acompanhando esse tópico.

wagnerm25
22-07-2011, 10:30
Também tenho interesse.

Pergunto se colocar o subwoofer em cima de um tapete mais felpudo traria prejuízo para a acústica desse e se isso efetivamente resolveria o problema do apartamento de baixo. Ainda estou escolhendo um sobwoofer, por isso não tenho como testar.

wilson
23-07-2011, 10:04
Wagnerm25,
Um subwoofer encima de um tapete pode sim prejudicar sua sonoridade, principalmente se seu woofer estiver voltado para o piso.

Tapetes não resolvem o isolamento acustico de subwoofers, baixas frequencia se espalham em todas as direções e estas tem o poder de serem transmitidas pelas alvenaria e estrutura dos predios, principalmente os feitos de blocos (os de caramica pior ainda), transmitem tudo.

Como sempre diz um amigo meu, especialista em acustica (grandes projetos), para baixas frequencias, os revestimentos tem de ser pesados (paredes maciças, lajes com contra piso acustico e etc), fora isso pode ter certeza que seus vizinhos vão ouvir musica ou filmes junto com voce.

Wilson.

Roberto
23-07-2011, 23:40
Estou programando a mudança pra um pequeno apto e só penso nisso, mesmo sem gostar de abusar do volume, quando é filme de ação complica tudo, o jeito é volume controlado o tempo todo :discordo:

abraço,
roberto

---------- Mensagem adicionada às 23:40 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 23:39 ----------


Amigos,
Visitem o site http://paginas.terra.com.br/educacao/audiolist/faq.htm . A parte de acústica explica tudo e mais um pouco...



Lucas, você ainda tem esse link?

abraço,
roberto

wagnerm25
27-07-2011, 14:27
Pode parecer loucura, mas como o som de meu setup vaza muito para o hall do meu andar, coloquei dois parafusos em cima da porta e quando escuto música mais alto ou mesmo um filme, prendo um edredon antigo nesses parafusos cobrido toda a extensão da porta, inclusive indo cerca de 10cm a mais para cada lado e acima. Fiz o teste e melhora BASTANTE o ruído no hall.

Isolamento acústico DIY. :)

Roberto
27-07-2011, 14:40
Pode parecer loucura, mas como o som de meu setup vaza muito para o hall do meu andar, coloquei dois parafusos em cima da porta e quando escuto música mais alto ou mesmo um filme, prendo um edredon antigo nesses parafusos cobrido toda a extensão da porta, inclusive indo cerca de 10cm a mais para cada lado e acima. Fiz o teste e melhora BASTANTE o ruído no hall.

Isolamento acústico DIY. :)

Boaaaaaa, da pra ganhar algumas unidades no volume então. Ainda não me mudei, mas já percebi essa fuga p o hall no apto também, tinha pensado logo em mudar a porta :D.


abs,
roberto

wagnerm25
27-07-2011, 14:51
Boaaaaaa, da pra ganhar algumas unidades no volume então. Ainda não me mudei, mas já percebi essa fuga p o hall no apto também, tinha pensado logo em mudar a porta :D.


abs,
roberto

Mudar a porta sai mais caro e o edredon dá para dobrar e guardar no armário após o uso. Se quiser dobrar a eficiência do sistema, coloque dois edredons. É totalmente MODULAR!!! :) :)

Roberto
27-07-2011, 15:26
Mudar a porta sai mais caro

Por isso que gostei da alternativa :D.



. Se quiser dobrar a eficiência do sistema, coloque dois edredons. É totalmente MODULAR!!! :) :)

E também já da p/ pensar num estudo sobre edredons, tipo de material, Malha 100% Algodão, Fio Penteado 30/1; Enchimento, Número de fios; etc.

Olha ae, já da pra discutir com a patroa a compra dos edredons em função do HT :hilario:

abs,
roberto

Roberto
28-07-2011, 08:36
Até o momento esta sendo projetado apenas lã de rocha em cima do gesso acartonado e proteção acustica na porta de entrada.


Potiguara, o que você fez de proteção acustica na sua porta de entrada?


abs,
roberto

wagnerm25
28-07-2011, 09:03
Potiguara, o que você fez de proteção acustica na sua porta de entrada?

abs,
roberto

Antes de adotar essa solução de baixa tecnologia do edredon, eu pensei em colocar uma segunda porta, presa com dobradiças na parede que ficaria eternamente aberta contra a parede e só seria "fechada" (no caso só empurrada sobre a outra") quando fosse escutar o som. Funcionaria como uma painel móvel, digamos.

Roberto
28-07-2011, 11:33
Antes de adotar essa solução de baixa tecnologia do edredon, eu pensei em colocar uma segunda porta, presa com dobradiças na parede que ficaria eternamente aberta contra a parede e só seria "fechada" (no caso só empurrada sobre a outra") quando fosse escutar o som. Funcionaria como uma painel móvel, digamos.

Wagner, seria uma porta maior e que ficaria vedada junto com a parede? cobrindo toda a porta original?

wagnerm25
28-07-2011, 13:05
Wagner, seria uma porta maior e que ficaria vedada junto com a parede? cobrindo toda a porta original?

Imagine que vc em vez de uma porta, tenha duas, só que essa segunda é presa a parede do mesmo lado em que estão as dobradiças da primeira (isso no meu caso) e ficaria aberta contra essa parede. Só seria empurrada sobre a outra quando vc fosse escutar música. Claro, isso pro layout da minha porta de entrada cuja porta abre e encosta na parede. Certamente há situações distintas.

É como se fosse um painel móvel que superpõem a porta. A parte de dentro inclusive poderia ser forrada com algum material fono-absorvente. Não cheguei a fazer porque o lance do edredon resolveu boa parte do problema. Dependendo da sofisticação desse painel, pode ser uma solução cara.

Roberto
28-07-2011, 13:31
Ok Wagner, entendido. Achei esse link http://www.guiadaobra.net/forum/alvenaria/porta-acustica-t650.html onde o usuario postou sobre a aquisição de uma porta, ficou no valor de 1800,00 (09/2009).

abs,
roberto

wagnerm25
28-07-2011, 13:57
Essas porta acústicas parecem boas. Nunca tive oportunidade de ver uma ao vivo, mas me parecem que resolvem boa parte do problema do som escapar pro hall.

Agora, com 1800 pila dá para comprar um monte de edredon. :bD:bD:bD

Potiguara
28-07-2011, 21:43
Potiguara, o que você fez de proteção acustica na sua porta de entrada?


abs,
roberto

Caro Roberto a porta ja esta sendo feita, realizei um preenchimento de lã de rocha por dentro da porta e também fiz um pequeno "rasgo" no forramento para inclusão de uma borracha na qual ficará entre a porta e o forramento realizando um preenchimento consequentemente diminuindo a propagação do som e evitando a vibração da porta.

A lã de rocha deve custar algo em torno de R$ 50,00 e a boracha para forramento deve custar algo em torno de R$ 10,00 o metro linear. serão no máximo 5 metros.

Acredito que isso melhore consideravelmente a um baixo custo.

Abraços

Roberto
29-07-2011, 07:53
Caro Roberto a porta ja esta sendo feita, realizei um preenchimento de lã de rocha por dentro da porta e também fiz um pequeno "rasgo" no forramento para inclusão de uma borracha na qual ficará entre a porta e o forramento realizando um preenchimento consequentemente diminuindo a propagação do som e evitando a vibração da porta.

A lã de rocha deve custar algo em torno de R$ 50,00 e a boracha para forramento deve custar algo em torno de R$ 10,00 o metro linear. serão no máximo 5 metros.

Acredito que isso melhore consideravelmente a um baixo custo.

Abraços


Poderia postar fotos?


abraço,
roberto

Potiguara
01-08-2011, 21:15
Roberto achei esse comentário sobre o assunto super interessante. O marceneiro não esta conseguindo fazer uma porta que preste. To mudando de ideia e pensando em cobrar, porém estou disposto a gastar no máximo R$ 1.200,00 por porta.

Pessoal,

Vou colocar uma porta acústica, para isolar o Home Theater dos quartos. Depois de alguma pesquisa, encontrei algumas referências, como segue abaixo:

http://www.multidoor.com.br/produtos/porta_acustica_detalhes.asp?menu=1

http://www.abaacustica.com.br/

http://www.silenceacustica.com.br/

http://www.sincol.com.br/silent.htm

http://www.vibrasom.ind.br/produtos-acusticos/porta-acustica

http://www.alumiciti.com.br/portamadeira.htm

http://www.inovattabrasil.com.br/home.html

http://www.acusticasaoluiz.com.br/porac.php

http://www.acusticateoria.com.br/porta-residencial (http://forum.ecivilnet.com/about5252.html#).asp

http://www.isar.com.br/index.php?/servicos_sub/isolamento-acustico/porta-acustica

http://www.nivelsom.com.br/porta-acustica-em-madeira-s25ec.html?PGid=51&MEid=26

http://www.aecweb.com.br/portas-acusticas/especificacao-produtos-fabricantes/14/115/1544/1

Existe um problema sério neste mercado. As portas são produtos de valor muito elevado, e quando você visita o site do fabricante, os que mais dão informação, tem lá algumas referências básicas sobre atenuação, e no máximo uma foto da porta, do tamanho de um selo postal. Ou seja, é um produto super caro, que você tem que comprar quase às cegas...

Prometo que após escolher e instalar a minha, vou postar fotos detalhadas, da porta, do processo de instalação, e se possível dos resultados, se eu conseguir um decibelímetro...

Até agora, tenho três selecionadas, pelas impressões iniciais:

1- http://www.multidoor.com.br/ - Aparenta ser uma grande indústria, que fornece portas para hoteis, hopitais, aeroportos. Tem uma porta de 45mm com atenuação de 34db, reconhecida pelo IPT. Tem várias opções de acabamento.

2- http://www.abaacustica.com.br/ - É uma empresa que vende a porta, ou todos os elementos necessários para você mesmo construir (http://forum.ecivilnet.com/about5252.html#) a sua. Peca muito pelo site, que não mostra muitos detalhes dos produtos. O link para porta acústica por exemplo, não funciona. Mas parece ser uma excelente fornecedora de materiais. Fornece por exemplo a manta de barreira acústica, e a ferragem guilhotina, para vedar embaixo da porta, quando ela fecha.

3- http://www.silenceacustica.com.br/ - Oferece uma porta de 32db de 50mm e outra de 38db de 70mm. O site mostra algumas poucas fotos mais detalhadas. Peca na minha opinião (http://forum.ecivilnet.com/about5252.html#), pela falta opção em acabamentos diversos. Nesta eu já fiz uma contação. Portas entre 500 e 800mm de largura, ficam no mesmo preço, de 2800 reais.

4- http://www.sincol.com.br/silent.htm - Esta porta é bem basica. Na sua versão de 45mm de espessura, atenua apenas 25db. Imagino que seja uma porta de baixo custo, não sei.

Tudo indica que eu devo fechar com a Multidoor. Devido às seguintes características:

- Maior atenuação (34db), para espessura de 45mm apenas. Testada pelo IPT
- Ter muitas opções de acabamento
- Por ser uma indústria maior, imagino que o atendimento não seja meia boca, como tenho tido em diversas empresas deste ramo. Puxa vida... Visto que o produto é caro, não dá para entender como este mercado é largado do jeito que é...

Espero que o preço não seja salgado. Na segunda, verifico...

Para quem tem interesse em motar a própria porta, a ferragem do tipo guilhotina, é interessante. Existem algumas empresas que fornecem este acessório. Chama-se guilhotina ou trava retrátil. Ainda não sei o preço:

http://www.hafele.com.br/outros_pdf/PortasDeMadeira.pdf

http://www.zerointernational.com/content.aspx?p=10

http://www.silenceacustica.com.br/SilenceAcustica/produtos_veda_porta.asp

http://www.atenuasom.com.br/ATENUASOM/index2_04b.asp

Potiguara
02-08-2011, 23:22
Caros colegas,

Depois de mais algumas pesquisas sobre portas acústicas mais encontrei algumas dicas.
A utilização do "veda porta"embaixo da mesma, assim como a utilização destas borrachas na primeira foto nos batentes entre o forramento e a porta. A Fig 3 dá uma boa explicação sobre como fazer.
Vou tentar levar em uma madereira para ver se consigo fazer pois a encomenda das mesmas em lojas especializadas estão acima de R$ 2.000,00 por porta.

Abraços
545535455454555http://www.htforum.com/vb/images/misc/pencil.png

Roberto
03-08-2011, 08:08
Potiguara, por enquanto estou só na pesquisa. Realmente fica um pouco alto o investimento, principalmente pq estou gastando p/ montar o apto, estamos terminando o quarto e ainda tem a as duas salas, mas ta ficando legal o tópico, acompanhando de perto :legal:.

abs,
roberto

wagnerm25
03-08-2011, 08:38
Seguindo a linha do DIY, achei esse colchão antiescaras de uso hospitalar por 55 reais. De repente pode ser usado em alguma solução que não seja fixa. Apenas para usar quando ligar o som e tal.

COLCHÃO TIPO CAIXA DE OVO, CONFECCIONADO EM ESPUMA DE POLIURETANO.
DIMENSÕES: 80 x 188 x 7 cm
DENSIDADES: 33

http://www.quebarato.com.br/colchao-anti-escaras__681E75.html

http://images.quebarato.com.br/T440x/colchao+anti+escaras+sao+paulo+sp+brasil__681E75_1 .jpg

Roberto
10-08-2011, 12:05
Ontem vi na casa de um colega que possui sala dedicada e com tratamento acústico. Ele colocou uma borracha, vedando, entre a porta e a caixa da porta, melhora bastante, só que na parte de baixo ele tem um pequeno batente possibilitando essa vedação na parte de baixo também. Solução barata pra se fazer um teste, não sei como daria pra fazer no apto com a parte de baixo da porta, talvez um pedaço de borracha quase em contato com o chão ou raspando um pouco.


abs,
roberto

Potiguara
10-08-2011, 21:45
Ontem vi na casa de um colega que possui sala dedicada e com tratamento acústico. Ele colocou uma borracha, vedando, entre a porta e a caixa da porta, melhora bastante, só que na parte de baixo ele tem um pequeno batente possibilitando essa vedação na parte de baixo também. Solução barata pra se fazer um teste, não sei como daria pra fazer no apto com a parte de baixo da porta, talvez um pedaço de borracha quase em contato com o chão ou raspando um pouco.


abs,
roberto


Roberto para solução desse problema existe um equipamento chamado veda porta, são duas cantoneiras de alumínio onde uma fica colada em uma rasgo na porta e a outra enconta no chão, as duas são ligadas por molas, onde as molas ajustam o espaço entre a porta e o chão. Custa em torno de R$ 350,00 por porta e é vendida na prime ferragens.

Depois posto as fotos.

Abracos

bodaum
11-08-2011, 06:24
Curti os produtos dessa empresa. Valew pela dica!

Roberto
11-08-2011, 09:15
Roberto para solução desse problema existe um equipamento chamado veda porta, são duas cantoneiras de alumínio onde uma fica colada em uma rasgo na porta e a outra enconta no chão, as duas são ligadas por molas, onde as molas ajustam o espaço entre a porta e o chão. Custa em torno de R$ 350,00 por porta e é vendida na prime ferragens.

Depois posto as fotos.

Abracos

Potiguara, tava relendo esse tópico agora, é essa do seu post #44? Acho que passei batido. É apenas para a parte de baixo ou para os lados também?


abs,
roberto

bodaum
12-08-2011, 02:57
Roberto,

no site que o Potiguara passou tem os produtos para a parte de baixo, laterias e parte superior. Todos com fotos mostrando detalhes das soluções.

jlsoares65
12-03-2012, 08:40
Moro em apartamento e parede da sala e colada com a parede da sala da minha vizinha, ela sempre brinca que assiste os filmes comigo quando ligo meu HT, a minha pergunta é, se eu fizer um isolamento acústico somente na parede que confronta com a da minha vizinha o problema vai ser resolvido? Que material devo usar? E alguém conhece uma empresa especializada para fazer o orçamento no Rio?

Paulo3D
05-04-2012, 02:39
Pessoal, pra diminuir um pouco o incomodo para as pessoas do mesmo apartamento, que ficam em outros quartos no corredor, usar essa espuma pode dar uma diminuida no barulho fora do quarto (no caso, uso o HT dentro do quarto).

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-228078690-espuma-lisaplano-acustica-absorvedora-e-isoladora-sa-_JM#questionText

(http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-228078690-espuma-lisaplano-acustica-absorvedora-e-isoladora-sa-_JM#questionText)

fabio.sica
05-04-2012, 05:28
Muito interessante o tópico. Infelizmente, por ser usuário novo, só vi agora.
Eu sou arquiteto e já cursei disciplina de Acústica do mestrado da USP. Com foco principal em controle de ruído.

A ideia inicial era obter o título de mestre nessa área, mas optei por seguir outro caminho profissional, fora da acústica.
Decidi utilizar o conhecimento obtido em acústica e controle de ruído no desenvolvimento de meus próprios projetos
e não com projetos exclusivos de acústica ou consultoria para autores terceiros.

Para os que querem uma solução de medição e não possuem fácil acesso a um Decibelímetro,
como se trata de uma medição não profissional, somente para se ter uma ideia mais aprofundada
da atenuação do ruído proporcionada por diferentes materiais em outros ambientes, recomendo
um Aplicativo da AppStore, para Iphone. (Não sei se Ipod/Ipad/etc tem microfone)
Utilizei com Iphone e em comparação com um Decibelímetro calibrado, teve resultados até que aceitáveis para
esta finalidade. Mesmo com o microfone do próprio Iphone, nada de mics externos.
O APP chama-se: SoundMeter Custa $ 19.99 Dólares.

Para este tipo de medição e para uma comparação mais confiável, utilize as configurações:
Level Type: Leq Weighting: C Por um tempo de 10 minutos. (Utilizar a mesma fonte sonora ou mesma música no mesmo ponto, para ambas as medições)
Estes parâmetros que são normalmente utilizados para medição de ruídos audíveis pelo ouvido humano.
E desta forma ele vai tirar uma média ponderada de todo o período da medição.
(Alguns acústicos defendem outros métodos de medição, porém meu Mestre é um dos mais conceituados profissionais de acústica e controle de ruído do Brasil)

Para quem estiver em São Paulo e região, possuo decibelímetro calibrado e posso fazer uma medição no local, comparando-se o desempenho de diferentes materiais.

Outra coisa: Existem muitos materiais que prometem milagres em atenuação de ruído.
Muitos deles com especificações de quantos Decibels atenuam na própria embalagem.
Porém, os materiais possuem desempenho muito diversificado nas diferentes frequências.
E muitos fabricantes, depois de fazer ensaios no IPT, divulgam as informações de redução em frequências que não terão importância em determinados casos,
simplesmente para divulgar mais Decibels. Como em frequências muito altas, onde é muito fácil se obter ótimos resultados.
Porém cada material tem sua aplicação. Uma divisória de salas de reunião, por exemplo, deve possuir um bom desempenho acústico
na faixa de frequência da voz humana. Já um estúdio, deve possuir um tratamento acústico para uma faixa de frequência sonora muito mais ampla,
já que os instrumentos produzirão tais ruídos.
Para se analisar um material em relação ao seu desempenho acústico, é preciso analisar o (Rw), que é uma média de todas as frequências, em uma análise simples.
Mas para o caso de salas de Home Theater, é preciso analisar o laudo do ensaio do material, que inclui um gráfico com o desempenho do material nas diferentes frequências.
Então não é tão simples como a informação divulgada pelo fabricante.

Quanto a questão das portas:
O principal problema que ocasiona o vazamento de ruídos de um ambiente ao outro é na maioria das vezes, vãos mal vedados nas portas e janelas.
De nada adianta uma porta com uma série de materiais caros (Em geral, quanto melhor o desempenho acústico, mais caro), se a porta não tiver uma vedação adequada.
Inclusive pode-se utilizar materiais de baixo custo na porta, porém observando-se alguns detalhes de projeto para uma correta vedação.
Uma soleira elevada é um bom artifício para vedar o vão inferior.
Acredito que este veda-porta que postaram anteriormente não tenha um desempenho aceitável para o uso de um HomeTheater,
por causa da pressão sonora gerada por este tipo de equipamento.
Já para portas e janelas de correr, é muito difícil a correta vedação dos vãos, pois o sistema de correr demanda o vão para seu funcionamento.

Ruídos de alta frequência (agudos) são facilmente atenuados com materiais que possuem certa massa.
Quem nunca percebeu ao passar de carro, com o vidro aberto, ao lado de blocos de concreto (tachões, palitos, tartarugas, etc),
colocados no asfalto normalmente com um vão entre eles, um ruído do tipo: sshiii, sshiii, sshiii, sshiii... E sempre de alta frequência (agudo), parecendo pneu furado rodando?
Esse ruído é nada mais que os sons de alta frequência sendo refletidos pelos blocos de concreto.
Daí você pensa: Mas um veículo também emite sons de baixa frequência (graves), como ruído de escapamento, etc.
Os ruídos de baixa frequência ultrapassam muito mais facilmente barreiras físicas de certa massa.
Então tudo o que você ouve são os mais variados ruídos de alta frequência proveniente de todas as peças do veículo.

http://wp.clicrbs.com.br/comentariosdejoinville/files/2010/12/Enjambração.jpg

Quanto aos ruídos de baixa frequência (graves): Ruído sonoro é uma coisa, vibração é outra. Estão interligados, mas devem ser tratados de forma independente.
O principal problema em um Hometheater é que justamente o SubWoofer deve ficar no piso pois as vibrações fazem parte do realismo da cena.
Então como vibrar o piso da minha sala para preservar o realismo de determinadas cenas e não transmitir a vibração para a estrutura do edifício, onde o mesmo piso se apóia,
e está conectada com os ambientes vizinhos?
Seria mais ou menos um piso "flutuante".
Em bases antivibratórias de máquinas industriais, utiliza-se materiais com boa elasticidade, como molas, neoprene, borrachas de silicone, borrachas comuns e etc.
Que não transmitem a vibração da máquina para o solo.
Uma base deste tipo empregada em um Subwoofer, perderíamos a eficiência do sistema, reduzindo a vibração que atinge o espectador.
Entretanto pode-se adotar algumas soluções com materiais que reduzem a transmissão da vibração logo abaixo do piso. (Borrachas de silicone, comuns, neoprenes).
Desta forma, cria-se um isolamento entre o piso e o contrapiso. Observando também que a vibração poderá ser transmitida para as paredes e devemos
fazer o tratamento também nas laterais do piso/rodapé, evitando o contato direto de materiais duros, por onde a vibração possa se propagar.

Pensando agora, seria uma boa ideia uma pesquisa e desenvolvimento de material com boa elasticidade para revestir o contrapiso e assentar pisos
com boa parte de borracha na composição. Inclusive podendo-se utilizar de pneus usados e se tornando uma solução sustentável.

Bom, chega de escrever que já estou tendo essas ideias "brilhantes"...:lol:

Enfim, tentei passar um pouco do meu conhecimento para que não desperdicem tempo e dinheiro com soluções DIY sem o devido amparo técnico
e também não fiquem fiéis de fornecedores milagrosos.

Para quem quiser, podemos estudar alguma solução apropriada para cada caso e desenvolver um projeto para a correta execução e que tenha resultados
satisfatórios a um bom custo benefício, utilizando mais os conceitos de acústica em projeto do que materiais ultra sofisticados (e caros!) com indicação para tratamento sonoro profissional.
Inclusive para a correta vedação de portas e janelas, sem a necessidade da compra de produtos especiais.
Ou mesmo para uma simples medição com decibelímetro e análise dos resultados.
Qualquer coisa, meu e-mail para contato: fabio.sica@hotmail.com

Ou para dúvidas, podem enviar aqui pelo fórum mesmo.
Se eu puder ajudar, pode ter certeza que irei!:tu:

Abraço,
Arq. Fabio Sica.

Roberto
05-04-2012, 17:52
Valeu Fábio, seja bem vindo ao tópico! Assim que tiver perspectiva de mudança para o apto volto a dar uma estudada no assunto.

Abraço,
Roberto

tbahia
11-04-2012, 13:46
Estou pensanso em colocar uma placa de isopor entre a laje e o contrapiso para atenuar o barulho para meu vizinho de baixo, esta medida trás algum benefício real?

fabio.sica
11-04-2012, 14:07
Olá Tbahia,

Que tipo de ruído do vizinho de baixo que lhe incomoda?
Precisamos saber o tipo de ruído, para saber em que faixa de frequência comumente se encontra,
daí sim pensar em algum tipo de solução viável.

E também é preciso analisar o caminho que o ruído está percorrendo até chegar a você.
Se é realmente pela laje do piso ou por vãos/estrutura/aéreo/rebatimento em edificações vizinhas/etc.

Tendo estas informações, poderemos começar a pensar em uma forma de atenuar esse ruído específico.

Abraço,
Fabio Sica.

tbahia
11-04-2012, 14:36
Olá fabio.sica,

Então o vizinho debaixo é a minha mãe, a intenção é colocar um sistema HT no meu quarto; neste tópico (http://www.htforum.com/vb/showthread.php/188670-Bedroom-Theather-em-Constru%C3%A7%C3%A3o-ajuda-disposi%C3%A7%C3%A3o-de-equpamentos) tem mais detalhes sobre meu projeto.

fabio.sica
11-04-2012, 22:24
Olá Tbahia,

Isopor não é um bom atenuador de ruído. Além de ser muito flexível, o que, dependendo do tipo de piso, poderá ocasionar rachaduras.

Faça um contra piso com uma espessura maior e atente-se para a vedação de portas e janelas.
Já é um bom começo.
Vale ressaltar que deve-se ter o acompanhamento de um profissional da área, pois o peso extra do contra piso pode sobrecarregar a estrutura do edifício.
Então deve haver uma análise prévia se a estrutura comporta este tipo de modificação.

Já que os espectador estará sobre o colchão da cama e dependendo da qualidade dos graves que necessita,
pode-se colocar o Subwoofer sobre uma base com pés de borracha macia, que não deixe a vibração dele chegar ao piso.

tbahia
12-04-2012, 13:20
Olá fabio.sica

Obrigada vi numa revista um produto equivalente a um tapete de borracha para colocar no contra piso, vou ver se acho...

Fernando Varela
24-04-2012, 00:11
Ola Fabio, vi que vc eh uma pessoa que tem muito interesse em ajudar os outro quando o assunto eh isolamento sonoro, e pelo que já pesquisei vi que seu texto tem bastante conteúdo técnico interessante e convincente.


Tenho um problema que talvez seja o de muitos nesse tópico. Tenho um vizinho barulhento, mas nao eh culpa dele, eh uma familia com adolecentes e pais com pouca educacao. Estou quase infartando com o barulho que proporcionam. E não eh toda culpa deles. Infelizmente a parede que divide minha sala da deles eh muito fina e qualquer barulho escuto na minha sala, desde conversas a tv ligada.


Gostaria de saber se um isolamento iria resolver meu problema, ou o quanto diminuiria o ruido.


Estou pesquisando isolamento que deixa um vão entre a parede e o isolamento de fibra mineral e acebamento em gesso tipo drywall. Seria essa a minha melhor escolha?


Calculo 25m2 de parede para esse isolamento.


Se viável for, quanto seria esse investimento?


Espero não estar abusando deste tópico.


Já adianto meus agradecimentos!


Obrigado!

fabio.sica
24-04-2012, 03:11
Olá Fernando,

A primeira coisa a se fazer é observar por onde o som está chegando ao seu ambiente.
No momento em que o ruído estiver te incomodando, tente observar isso.

Pode ser que seja pelo vão da porta para o Hall em comum com o vizinho, ou pela parede, ou pela janela (Que inclusive pode ser rebatido por uma edificação/barreira física vizinha), etc.

Na realidade o ruído vai se propagar até o seu ambiente da muitas formas, mas é preciso analisar o caminho que ele está percorrendo e onde há maior vazamento do som.

Quanto mais leve uma parede, maior economia com material e também com estrutura, pois a carga será menor.
Então as paredes estão cada vez finas e leves.
O problema é aquele que já citei: a atenuação do ruído por massa. Menos massa = menor atenuação.
O mesmo ocorre nas lajes dos edifícios.

Se o ruído estiver realmente vazando pela parede, fazer uma parede de drywall extra normalmente resolve para esta frequência, já que seu caso é de ruído de voz humana.
O custo não é alto, pois é praticamente meia parede de drywall, já que não teremos placas de gesso acartonado na face que ficará contra a parede atual.
Porém existem alguns pontos que se deve observar na execução, para que se obtenha o resultado desejado.

- Vedar totalmente todos os vãos até a laje (inclusive se houver forro rebaixado de gesso, vedar no entre forro).
- A parede de drywall terá os perfis horizontais fixados na laje e no piso, os perfis verticais ligando os do piso e da laje, lã de vidro ou de rocha entre os perfis
e placas de gesso acartonado para fechar tudo. Não teremos placas na face que fica para a parede de alvenaria existente.
- Os perfis não poderão encostar na parede atual. Deverá haver um vão total entre a parede existente e a nova. A lã pode encostar, pois é um material "mole", absorvente.
Materiais duros podem propagar o ruído. (Da mesma forma que o ruído se propaga por longas distâncias pelo trilho de um trem).
Dessa forma a parede nova vibra junto com a de alvenaria e continua propagando o ruído ao seu ambiente.
- Se quiser maior resistência na parede de drywall e também uma atenuação maior do ruído, pode-se utilizar duas chapas de gesso acartonado, uma sobre a outra,
novamente na face de fora. Daí o custo será o mesmo de uma parede de drywall comum, pois teremos a mesma quantidade de perfis e chapas.

Só não se esqueça de analisar o caminho que o ruído está percorrendo, pois este é um fato determinante para não gastar a toa.
Inclusive o ruído pode estar vazando por mais de uma forma.

Se você estiver em São Paulo e quiser um acompanhamento, pode entrar em contato pelo meu e-mail: fabio.sica@hotmail.com
Daí eu faço a análise, orçamento e instruo a mão de obra na execução, para um resultado satisfatório.

Qualquer coisa é só falar.

Abraço,
Arq. Fabio Sica.
(11) 8123-9092.

joaoalbertofn
30-05-2012, 16:15
Olá Fernando,

A primeira coisa a se fazer é observar por onde o som está chegando ao seu ambiente.
No momento em que o ruído estiver te incomodando, tente observar isso.

Pode ser que seja pelo vão da porta para o Hall em comum com o vizinho, ou pela parede, ou pela janela (Que inclusive pode ser rebatido por uma edificação/barreira física vizinha), etc.

Na realidade o ruído vai se propagar até o seu ambiente da muitas formas, mas é preciso analisar o caminho que ele está percorrendo e onde há maior vazamento do som.

Quanto mais leve uma parede, maior economia com material e também com estrutura, pois a carga será menor.
Então as paredes estão cada vez finas e leves.
O problema é aquele que já citei: a atenuação do ruído por massa. Menos massa = menor atenuação.
O mesmo ocorre nas lajes dos edifícios.

Se o ruído estiver realmente vazando pela parede, fazer uma parede de drywall extra normalmente resolve para esta frequência, já que seu caso é de ruído de voz humana.
O custo não é alto, pois é praticamente meia parede de drywall, já que não teremos placas de gesso acartonado na face que ficará contra a parede atual.
Porém existem alguns pontos que se deve observar na execução, para que se obtenha o resultado desejado.

- Vedar totalmente todos os vãos até a laje (inclusive se houver forro rebaixado de gesso, vedar no entre forro).
- A parede de drywall terá os perfis horizontais fixados na laje e no piso, os perfis verticais ligando os do piso e da laje, lã de vidro ou de rocha entre os perfis
e placas de gesso acartonado para fechar tudo. Não teremos placas na face que fica para a parede de alvenaria existente.
- Os perfis não poderão encostar na parede atual. Deverá haver um vão total entre a parede existente e a nova. A lã pode encostar, pois é um material "mole", absorvente.
Materiais duros podem propagar o ruído. (Da mesma forma que o ruído se propaga por longas distâncias pelo trilho de um trem).
Dessa forma a parede nova vibra junto com a de alvenaria e continua propagando o ruído ao seu ambiente.
- Se quiser maior resistência na parede de drywall e também uma atenuação maior do ruído, pode-se utilizar duas chapas de gesso acartonado, uma sobre a outra,
novamente na face de fora. Daí o custo será o mesmo de uma parede de drywall comum, pois teremos a mesma quantidade de perfis e chapas.

Só não se esqueça de analisar o caminho que o ruído está percorrendo, pois este é um fato determinante para não gastar a toa.
Inclusive o ruído pode estar vazando por mais de uma forma.

Se você estiver em São Paulo e quiser um acompanhamento, pode entrar em contato pelo meu e-mail: fabio.sica@hotmail.com
Daí eu faço a análise, orçamento e instruo a mão de obra na execução, para um resultado satisfatório.

Qualquer coisa é só falar.

Abraço,
Arq. Fabio Sica.
(11) 8123-9092.


Boa tarde Fábio, tudo bem?

Me chamo João Alberto, moro em Goiânia (Capital) - Goiás e após alguns anos juntando dinheiro consegui comprar meu primeiro imóvel (que ainda pago o financiamento).
O que deveria ser motivo de alegria rapidamente se tornou motivo de muita angustia e sofrimento, pois assim que os outros moradores do prédio chegaram, descobri a grande falha acústica do empreendimento.


Tenho ouvidos muito sensíveis e aliado a isso percebi que o material usado na construção de meu prédio é de péssima qualidade. Sendo assim escuto todos sons de impacto do apartamento de cima, ou seja, qualquer passo do vizinho de cima, malas de rodinhas passeando pela casa (o vizinho viaja com frequência), crianças correndo de um lado ao outro (o que soa para mim como uma corrida de cavalos), móveis sendo arrastados para limpeza, rodos puxando água... etc.


Não escuto qualquer conversa pelo teto, apenas pela janela aberta (ao fechar a conversa some).


Fazendo um teste simples de bater nas paredes e no teto, percebo um som OCO em alguns deles.


Toda esta problemática me leva a dormir diariamente com tampões de ouvido (os vizinhos dormem bem tarde e acordam cedo) e sou forçado a deixar sempre algum som ligado quando estou no apartamento (para "camuflar" o som do vizinho de cima).


Mudar de apartamento está fora das possibilidades, e por isso passei a buscar por soluções para melhorar o isolamento acústico do apartamento, entretanto as soluções que tenho encontrado são muito superficiais (como colar placas sonex lisas no teto, que pelo que pesquisei irão atenuar basicamente frequências médias e altas) ou são drásticas demais (como construir um teto rebaixado com material isolante no intermédio, como a lã de rocha).




Sei que pelo fato de você morar em SP, dificultaria muito para que pudesse fazer uma análise local do problema, mas estou desesperado e apreciaria muito alguma direção.
Caso conheça alguém de Goiânia ou Brasília com condições de me ajudar, agradeceria muito. Não possuo muitas condições financeiras mas tenho certeza que poderia entrar em acordo para me ajudar com a solução deste mal que tanto me atrapalha.




Agradeço sua atenção,
João Alberto.




ps: Meu apartamento possui 59m2 e o barulho afeta principalmente dois quartos e a sala de estar (banheiro e cozinha não sofrem tanto).

fabio.sica
30-05-2012, 17:07
Respondido por e-mail.

Obrigado,
Arq. Fabio Sica.
11-8123-9092

rdmoser
08-06-2012, 09:49
Pessoal, tenho uma experiência de bom resultado para relatar. Não todas as páginas do tópico, portanto alguém pode ter postado algo semelhante. Fiz paredes e teto duplos utilizando placas de OSB 18mm fixadas na parede através de sarrafos. Pensei, em um primeiro momento no Dry-Wall mas os montantes metálicos são finos e de material ressonante. O proceso foi o seguinte:

Parafusei ripas de 25x50mm na parede a cada 55cm formado uma "malha" quadrada. Entre as paredes e teto e a ripa foi colocado EVA 3mm para desacoplar mecanicamente.
As chapas de OSB de 110x220cm foram "pintadas" de um dos lados com um material emborrachado anti-ruído usado por latoeiros em assoalhos de carro.
O OSB foram parafusados nas ripas desacoplando com EVA e com o emborrachado para dentro. Foi usado placas de lã de vidro compactacada (compradas em lojas de material para indústria) de 1" como enchimento. Faltou lã e e coloquei isopor ou poliuretado expandido em alguns pontos devido ao custo mais baixo.
A folha da porta foi trocada por uma acústica com enchimento não sei do quê e foi instalada um vedação de borracha, inclusive na parte de baixo em uma ripa removível.
O resultado foi uma sala sem reverberação, mas não seca demais. Batendo na parede de OSB o som é seco e pouco ressonante. POrém o mais importante é que não ouço mais o som das crianças do apartamento de cima jogando os brinquedos no chão, e quase não ouço a mãe deles andando de salto no quarto de cima. Tampouco ouço o som da TV quando minha esposa está vendo novela na sala.
A sala está escura e sem acabamento, parecendo um almoxarifado de obra, mas o conforto acústico compensa.
Agora vou pensar em uma maneira de isolar a janela. Pensei em fazer uma esquadria de vidro fixo, presa com borboletas no OSB. Qua posso retirar para ventilar a sala.

Grande abraço a todos e boa empreitada


Robson

fabio.sica
08-06-2012, 13:27
Robson,

O método que utilizou é basicamente o mesmo quando se usa chapas de DryWall e montantes metálicos.
Ótimo ter utilizado EVA entre a estrutura nova e a alvenaria existente.

Para a porta, basta uma porta maciça e vedação de borracha em todas as laterais.
Ou, em certos casos para uma atenuação maior, uma chapa de MDF engrossando a porta e um batente extra com vedação de borracha para esta chapa de MDF.

Após este tratamento, pode-se utilizar materiais de acabamento por cima das chapas para se obter a acústica interna da forma que desejar.
Seja material reflexivo ou absorvente, adequando os tempos de reverberação e outros parâmetros ao uso que o ambiente terá.

Na revista Arquitetura & Construção de Maio saiu uma boa matéria sobre este assunto, para quem tiver interesse.

Abraço,
Arq. Fabio Sica.
fabio.sica@hotmail.com

phk
23-07-2012, 11:07
Saudações a todos.

Este tópico traduz muito o que venho passando após me mudar para meu apartamento próprio... O que seria motivo de alegria, passou a ser um sofrimento constante devido ao péssimo isolamento acústico da construção.

Achei que por ser no último andar, estaria livre de problemas por não ter vizinhos acima... Imenso engano... Meu pesadelo atual é a parede que divide a minha sala com a sala do vizinho do lado, por onde eu ouço tudo nitidamente, desde conversas normais, ao telefone, TV, som, e literalmente espirros. Nunca imaginei ser possível algo assim... Absurdamente impressionante, como se fosse no mesmo ap. :choque:

A parede tem 2,75m x 6,0m e é feita de tijolos 8 furos em pé e reboco de gesso. Na parte superior existe um "dente" de viga de uns 50cm (Foto em anexo).

A laje do piso é maciça, porém, descobri que o construtor fez a laje do meu teto moldada por ser o último andar.

Outro detalhe que talvez influencie é que, no telhado do prédio, essa parede não continua acima da laje, não "fechando" até atingir a telha (cumeeira).

É difícil afirmar, mas às vezes suspeito que muito do som chega por cima, pela laje do teto. Digo isso porque conversei com moradores dos andares inferiores, onde o teto é de laje maciça, e percebi que eles não têm esse vazamento de som acentuado.
Outro sintoma que me fez suspeitar do som "navegar" via teto também, é que no banheiro, que está no meio do ap e isolado, ouço sons - burburinhos indefinidos - do outro vizinho que divide sua sala com minha cozinha - mas só quando este recebe visitas e falam alto.

DRYWALL: Parece que a opção mais eficiente ali seria revestir com meia parede de Drywall, só que... Não seria possível, pois o Drywall avançaria sobre o batente, dobradiça e talvez até sobre a porta de entrada que se encontra na parede perpendicular, rente ao encontro das duas (Foto). E na outra ponta também há a porta da varanda...

Queria uma luz dos amigos. Deixo claro que a intenção não é obter um isolamento 100%, mas apenas deixar essa parede com um isolamento similar as de paredes de prédios mais antigos, onde já morei e nunca tive esses problemas. Isso para mim já está ótimo.

Agradeço a preciosa ajuda e atenção.

http://www.htforum.com/vb/attachment.php?attachmentid=84292&d=1343067927

http://www.htforum.com/vb/attachment.php?attachmentid=84247&d=1343052806 http://www.htforum.com/vb/attachment.php?attachmentid=84246&d=1343052802

84247 84246 84292

fabio.sica
24-07-2012, 01:42
Olá Paulo,

Pelo que você especifica, a construção de uma parede de alvenaria acima da laje, alinhada com a alvenaria existente, pode resolver.
Porém, na prática o que acontece é o seguinte:

O ruído principal deve estar vazando mesmo pela inexistência de barreira acima da laje.
Ao executar tal serviço, outros ruídos que são ocultados por esses ruídos principais ficarão em evidência.
Então acredito que seja ideal utilizarmos o sistema de drywall nesta parede que divide os imóveis e também
um forro duplo de gesso acartonado na laje, inclusive na do banheiro.

Além disso, vale a pena utilizar mais de um atenuador de ruído na parede, não somente o sistema de drywall com lã interna.
Nos forros também, teremos que utilizar outros materiais internamente e no caso do forro do banheiro, utilizar materiais compatíveis com
o projeto de hidráulica do seu apartamento.

Podemos utilizar o mínimo de espessura na parede, para que não interfira nos acessos que você especificou.

Lembre-se: Estas são todas suposições. É altamente recomendável contratar um profissional da área que poderá analisar corretamente o problema
e propor uma solução adequada, prevenindo-o de gastos desnecessários com algum item que não proporcione o desempenho desejado ou mesmo
a incorreta execução.

Obrigado,
Arq. Fabio Sica.
fabio.sica@hotmail.com

wilson
24-07-2012, 09:25
Paulo, bom dia,
Paredes de blocos ceramicos com revestimento em gesso são ineficientes, uma parede de dry wall o isolamento muito superior.
Acredito que a simples substituição do gesso (na parede) por uma boa argamassa de cimento já melhora em muito a barreira acústica, se não é possível a meia parede de dry wall, há a possibilidade de colar as placas direto na parede, caso esta parede encontre-se no prumo.
Som vazando pelo teto, só se houver aberturas no teto que possibilite isso, mesmo sendo pre-moldado deveria segurar isso, a ideia de Fabio de meia parede da laje até as cumieira é boa, bem como espalhar na sua laje mantas de lã de rocha de alta densidade.
Abç.
WILSON

phk
24-07-2012, 11:01
Olá, Fábio.

Muito obrigado pela ajuda. :rever1: Vou abusar mais um pouquinho. :bD

Muito bom saber da possibilidade do problema ser em grande parte ocasionado pela falta da barreira acima da laje. :) Vou começar por aí, levantando a barreira. Melhor/possível em tijolos 8 furos (deitado x de pé?), ou outro material? Com reboque?

Curiosidade: Qual a explicação para o ruído principal vir pelo teto e não pela parede, já que ele teria que atravessar o teto do vizinho e depois o meu teto para chegar na minha sala (2 paredes)?
Mas uma coisa é certa, essa laje do meu teto não isola nada... Lembro bem quando um pássaro entrou por uma telha quebrada e ficou correndo nela, eu ouvia perfeitamente para onde ele ia. E quando chove também ouço o ruído vindo pelo teto.

Também pensei se revestir toda a laje com algum material barato por cima (EVA, manta, etc) ajudaria a isolar sons externos. :confused:


PAREDE: Qual seria seu mínimo de espessura possível dessa parede de Drywall?

Penso ser difícil não invadir os acessos, pois só o "dente" de viga + moldura de gesso já consomem uns 5 cm, e o batente da porta de entrada é rente na junção das paredes (fotos no meu post anterior).
A não ser que faça o Drywall acompanhar o dente, o que acha?

http://www.htforum.com/vb/attachment.php?attachmentid=84403&d=1343138398


84403

phk
24-07-2012, 11:19
Paulo, bom dia,
Paredes de blocos ceramicos com revestimento em gesso são ineficientes, uma parede de dry wall o isolamento muito superior.
Acredito que a simples substituição do gesso (na parede) por uma boa argamassa de cimento já melhora em muito a barreira acústica, se não é possível a meia parede de dry wall, há a possibilidade de colar as placas direto na parede, caso esta parede encontre-se no prumo.
Som vazando pelo teto, só se houver aberturas no teto que possibilite isso, mesmo sendo pre-moldado deveria segurar isso, a ideia de Fabio de meia parede da laje até as cumieira é boa, bem como espalhar na sua laje mantas de lã de rocha de alta densidade.
Abç.
WILSONWilson,

Obrigado. Só vi sua mensagem agora, depois de postar meu último post.

Meu grande problema é obstruir os acessos com uma nova parede. Então eu já tinha pensado em tudo para evitar isto e tentar resolver de outras formas, mas sempre me desanimaram. :(

A troca do reboco de gesso por de cimento me disseram ser difícil... Pensei até em revestir com um tal reboco Isola Forte (http://isolaforte.com.br/index.html), mas o fabricante nunca respondeu minhas dezenas de e-mails...
Será que tem jeito de trocar só o reboco sem destruir os tijolos?

Pensei nas placas de gesso direto na parede, me disseram que não resolveria...

Pensei até em painéis acústicos Decorsound (http://www.isover.com.br/isover/por_linha/produtos_audio_decorsound01.aspx?menu=audio&submenu=decorsound), discordaram...

Minha maior esperança era esta tinta isolante acústica!! Mas nunca vi depoimentos. Será? http://www.nanotechdobrasil.com.br/isolante/isolante-acustico/

O que me sugerem? Lembrando que não preciso de um isolamento de estúdio de áudio, mas sim apenas um isolamento aceitável, pois o existente é absolutamente impossível de se conviver.

O que eu mencionei de revestir a laje você já respondeu. :legal:

csk_orion
24-07-2012, 17:45
Boa tarde,

Alguém mencionou uma textura ou grafiato para ajudar nesse isolamento? Estou com as mesmas dúvidas que vc Paulo, e sempre acompanhando o fórum para ver as respostas, pois estou comprando um apê que entregarão a obra no começo de 2013, e já estou pensando nesse isolamento para a sala e quarto.

abs
Fabio

fabio.sica
25-07-2012, 01:07
Olá,

Wilson,
Colar as placas de gesso acartonado na parede não irá atenuar o ruído. É preciso algum tratamento interno da parede de drywall (Ou meia parede).

Sim, engrossar a parede com cimento, talvez até substituindo o gesso utilizado é uma alternativa, porém é serviço totalmente de obra e não uma obra "limpa" como seria com o drywall.
Coloco "limpa" entre aspas, pois ainda será uma obra e a utilização de gesso, mesmo o acartonado, também gera poeira. Além disso, é uma obra com execução mais rápida.
Neste caso, seria uma atenuação de ruído por massa, com bons resultados pela densidade do material, porém uma fina camada não irá resolver.

O som pode sim vazar pela laje, pois como especificou ser o último andar, a laje utilizada é diferente, não preparadas para receber cargas como uma laje que será utilizada também como
piso do pavimento superior, desta forma, com espessura bem menor.

Espalhar lã acima da laje, também não garante um bom desempenho. As lãs (de rocha, de vidro e outras) trabalham bem para a atenuação sonora em conjunto com outros materiais, na parte interna de
paredes de drywall, por exemplo.
A atenuação sonora se dará pela transmissão do ruído por diferentes meios (diferentes materiais), ou seja, em uma parede de drywall simples, teremos uma placa de gesso acartonado, depois a lã e outra placa de gesso acartonado.
O ruído é atenuado por atravessar todos esses meios de diferentes transmissões sonoras.

Realmente, a densidade da lã importa bastante, pois definirá a massa que o ruído terá que atravessar. Mais massa = maior atenuação.
Porém, como tratamos de projetos simples, nada de ruídos das mais variadas frequências como se teria em um estúdio, a lã vendida para preenchimento de paredes de drywall funciona bem.


Paulo,

Como citei anteriormente, quanto mais massa o ruído tiver que atravessar, maior a atenuação.
É preciso observar que para executar a parede, tem que verificar também a sobrecarga estrutural que o peso extra poderá causar. Não sei se nesta parede existe uma viga e se suporta o peso extra.
Uma parede de alvenaria simples, com tijolos maciços e reboco em cimento já é suficiente. Lembre-se de fechar todos os vãos no entreforro, por onde o ruído poderá vazar.
É que nem água. Se tiver um furo no balde, a água vaza e o balde não serve para nada.

Acredito que a fonte principal seja pela laje pelo tipo de laje adotado normalmente para o último pavimento. Vide explicação melhor no início deste post.
Inclusive você citou que outros apartamentos de pavimentos inferiores não possuem tal problema de ruído excessivo do vizinho no mesmo andar.
Imagino que a parede que divide os apartamentos em outros pavimentos seja igual a sua. Concluo então que a única diferença deve ser a laje.

Não conheço o imóvel, mas revestir a laje por cima será muito difícil, pois é necessário vedar todos os vãos, prevenindo que o ruído encontre diretamente a laje por qualquer fresta.
Além do que citei no início deste post, sobre utilizar diferentes materiais.


Não recomendo tentar inventar ou baratear um tratamento deste tipo, pois uma simples economia pode prejudicar todo o desempenho do sistema.
Daí teremos custo sem resultado. Isso sim é desperdício de recursos.


Na minha opinião, vale a pena economizar no tipo de material utilizado. Para este tipo de tratamento, materiais comuns no mercado são suficientes para
atenuar o ruído e possuem custo reduzido. Não é necessário a utilização de materiais especialmente acústicos, que possuem valor elevado.

Vamos lá, recomendo o seguinte:

Para a parede:
Colar cortiça de pelo menos 1 cm de espessura na parede.
Depois entra o perfil de drywall. É um perfil justamente para cobrir paredes de alvenaria, em formato de U, com duas abas voltadas para a parte externa, onde irá aparafusar na parede.
Preencher o vão com lã de rocha ou de vidro.
Colocar a chapa de gesso acartonado recobrindo tudo. Pode-se inclusive colocar duas chapas de gesso acartonado, para uma atenuação maior e também maior resistência mecânica da parede de drywall.
Obs.: Atente-se para possíveis vãos que podem prejudicar o desempenho. A cada aplicação de material, não devem ficar vãos.

Para o forro, exatamente a mesma coisa. Caso vá utilizar luminárias embutidas no forro, é preciso utilizar um fechamento interno, para que o ruído não vaze pelos vãos da luminária.
Se for forro de banheiro, onde normalmente a tubulação hidráulica do apartamento de cima fica no entreforro do apartamento de baixo, não será possível a aplicação da cortiça,
já que teria um recorte praticamente impossível de se fazer e vedar.
Assim, neste caso, é recomendável o jateamento de poliuretano expandido em todo o entreforro de ambientes que possuam instalações hidráulicas deste tipo.
Fazendo isso, acaba atenuando também o ruído das próprias tubulações e dos fluidos em circulação.

Quanto ao recobrimento da viga, poderá ser como na opção 1 do corte que fez. Ou a opção 2, caso o desnível não interfira nos acessos do ambiente.
Na opção 1, o perfil "U" ficaria até a viga e utilizaríamos uma cantoneira para fixar a parte superior das placas de gesso acartonado.
A única coisa é que o forro vai até a parede de alvenaria, ou nesse caso, até a viga.
E a parede de drywall até o forro.


A tal tinta acústica nunca vi o resultado, mas ao que parece, deve ser uma tinta com agregados macios.
Na atenuação da transmissão sonora entre ambientes, acho que não deve funcionar tão bem.
Talvez tenha bom resultado em tratamento da acústica interna de ambientes, para reduzir tempo de reverberação por tornar a superfície "macia".
Como um revestimento de borracha líquida iria proporcionar, observando-se a espessura.



Em resposta ao csk, textura e grafiato adicionarão mais massa na parede existente. Algum resultado terá, mas é preciso observar se será satisfatório.
Se for fazer somente pensando na atenuação sonora, esqueça.
E se for fazer pensando na estética da textura, recomendo fazer como expliquei neste post, para depois aplicar a textura sobre o drywall.
Antes de mais nada, é preciso analisar cada caso. Se terá tal problema e também qual o caminho que o ruído está percorrendo.
Somente assim conseguimos atingir o problema e ter resultados satisfatórios.

Se vai gastar com "isolamento" e fazer uma obra, vale a pena fazer direito e uma vez só. A economia será nos tipos de materiais utilizados.

Abraço,
Arq. Fabio Sica.
fabio.sica@hotmail.com

phk
25-07-2012, 15:19
...O som pode sim vazar pela laje, pois como especificou ser o último andar, a laje utilizada é diferente, não preparadas para receber cargas como uma laje que será utilizada também como piso do pavimento superior, desta forma, com espessura bem menor...

...Acredito que a fonte principal seja pela laje pelo tipo de laje adotado normalmente para o último pavimento. Vide explicação melhor no início deste post.
Inclusive você citou que outros apartamentos de pavimentos inferiores não possuem tal problema de ruído excessivo do vizinho no mesmo andar.
Imagino que a parede que divide os apartamentos em outros pavimentos seja igual a sua. Concluo então que a única diferença deve ser a laje... Fábio, estou torcendo para que a laje seja a vilã. :) Quando me mudei e percebi o inferno, o construtor alegou que isso era normal, que como o lugar era muito calmo os sons vizinhos se evidenciavam, blablabla... E ainda me disse que tanto as paredes quanto as lajes eram exatamente as mesmas em todos os pavimentos, sendo as lajes todas maciças.
Até que um dia olhei através do furo da luminária do forro do banheiro e vi os tijolos 8 furos expostos internamente... Relatei ao construtor, que então "ahh, se lembrou" que realmente a última laje não era maciça... Desde então suspeitei da laje, que é a única diferença para os apartamentos dos pisos de baixo, onde os vizinhos de lado só se ouvem caso eles gritem.

Fábio, pelo fato da minha laje não ser maciça, a barreira divisória acima dela já bastaria para pelo menos deixar o isolamento do meu apartamento igual ao dos andares inferiores? Ou minha laje moldada, além de não bloquear a passagem do som, também favorece para que ele trafegue por dentro dela, pelos furos, sei lá...? Ou seja, mesmo que a barreira acima bloqueie o som aéreo do vizinho, uma parte deste som continuará chegando até minha sala transmitido via laje. Procede esse pensamento ou é algo insignificante dentro do montante do problema?
Porque então talvez seja prioritário revestir meu teto com forro de gesso para bloquear também este tipo de transmissão, e dependendo, tornando até menos necessária a barreira na parte de cima.




...Como citei anteriormente, quanto mais massa o ruído tiver que atravessar, maior a atenuação.
É preciso observar que para executar a parede, tem que verificar também a sobrecarga estrutural que o peso extra poderá causar. Não sei se nesta parede existe uma viga e se suporta o peso extra.
Uma parede de alvenaria simples, com tijolos maciços e reboco em cimento já é suficiente. Lembre-se de fechar todos os vãos no entreforro, por onde o ruído poderá vazar...A viga existe em toda a parte superior da parede (FOTO (http://www.htforum.com/vb/attachment.php?attachmentid=84247)), e é igual a dos apartamentos de baixo. Creio que aguente a barreira por cima, da laje até o telhado, mas seria mais seguro a barreira em tijolos 8 furos ao invés de arriscar nos maciços?




...Para a parede:
Colar cortiça de pelo menos 1 cm de espessura na parede.
Depois entra o perfil de drywall. É um perfil justamente para cobrir paredes de alvenaria, em formato de U, com duas abas voltadas para a parte externa, onde irá aparafusar na parede.
Preencher o vão com lã de rocha ou de vidro.O grande problema é como criar essa parede sem obstruir os acessos das duas portas rentes à ela... O batente já é rente, então desapareceria. E o espaço até a dobradiça da porta é de aprox. 7,5cm, passando disso obstrui a porta.




Quanto ao recobrimento da viga, poderá ser como na opção 1 do corte que fez. Ou a opção 2, caso o desnível não interfira nos acessos do ambiente.
Na opção 1, o perfil "U" ficaria até a viga e utilizaríamos uma cantoneira para fixar a parte superior das placas de gesso acartonado.
A única coisa é que o forro vai até a parede de alvenaria, ou nesse caso, até a viga.
E a parede de drywall até o forro.Eu li num artigo que o melhor seria a parede ir do chão ao teto, e o forro ir da parede oposta até o drywall, por isso desenhei assim. No meu caso, seria melhor o contrário?


:rever1: Fábio, muito obrigado novamente pela atenção e ajuda! Aos poucos tudo vai clareando. Logo postarei este smilie: :uhu:

Rajjax
27-07-2012, 17:39
http://www.labcon.ufsc.br/anexosg/390.pdf

http://www.bibl.ita.br/xvencita/CIVIL05.pdf

Dois links com informações bem didáticas sobre o assunto. A ideia é tentar identificar a frequência do ruido e aplicar um material especifico com maior coeficiente de absorção acústica para a frequência identificada.

Para ondas mais longas, de menor frequência (graves) vale a quantidade de massa. Quanto maior a massa maior o isolamento acústico de frequências baixas.

Sou Eng civil e sempre me interessei pelo assunto, apesar de ainda não residir em imóvel próprio para poder executar minhas ideias mirabolantes! hehe

Abraços,

Vinicius

fabio.sica
27-07-2012, 21:47
Rajjax,

Bons links.
Só que muito técnicos para leigos no assunto.
Inclusive temos a comum confusão entre tratamento acústico de salas e atenuação de ruído.

Realmente cada material possui uma reação diferente em cada frequência.

Precisamos lembrar que as reclamações são de ruídos que dificilmente estão em uma faixa de frequência muito definida.
Por isso a minha recomendação em post anterior de combinar diferentes materiais.
Desta forma, podemos obter atenuação em diferentes frequências.

Phk,

Ficar igual aos apartamentos de andares inferiores somente com a parede no entreforro acho difícil.
Dependendo do tipo de cobertura ficará difícil de vedar totalmente na união com a cobertura, por causa de sua estrutura. Problema que não ocorre com as paredes que dividem os apartamentos.
Além disso, você terá a parede e a laje. Da mesma forma que os apartamentos inferiores também possuem, só que no seu caso a laje é inferior em atenuação de ruído.

Fica difícil eu analisar sem ver o local pessoalmente. Além disso, cada pessoa possui um nível de percepção e irritabilidade em relação a ruídos. Inclusive também depende até da frequência do ruído de pessoa para pessoa.
A intervenção no entreforro acredito que seja de responsabilidade do condomínio e não somente sua. Então vale a pena fazer inicialmente este serviço para ver se fica a seu gosto.
Porém imagino não ser suficiente e que você terá que executar as intervenções também em seu apartamento. Principalmente na laje, já que você citou que este problema não ocorre nos apartamentos de andares inferiores,
ou melhor, o ruído neste nível não lhe incomoda.

Sobre qual tijolo usar, dependerá da estrutura e também da dimensão que a parede terá. Se for de pouca altura, terá menos peso.
Tem que ver direito isso, para evitar a sobrecarga, mas também atender a sua necessidade, uma vez que os mais pesados irão ter desempenho superior.

Não chegará aos 7,5cm a ponto de obstruir o acesso. O perfil utilizado não é o mesmo de uma parede comum de drywall. Ele é menor.

Quanto ao detalhe de execução, pode ser das duas formas. Com a parede chegando até a laje ou o forro chegando até a parede.
Depende se você vai usar tabica no forro (perfis laterais com um vão, permitindo a dilatação do forro).
Isso não irá interferir no desempenho acústico do sistema.

Espero que as alterações que optar propiciem conforto aos seus ouvidos.

Abraço,
Arq. Fabio Sica.
fabio.sica@hotmail.com

csk_orion
30-07-2012, 01:19
Encontrei esta página perdida no fórum: http://www.htforum.com/vb/showthread.php/49337-Lamix-Eu-usei-e-aprovei-!!!

Aqui o site do Leo Madeiras, com os 2 produtos citados nesta discussão do fórum:

Acustimix: http://www.leomadeiras.com.br/Produto/80193/Manta-Isolante-Acustimix-1-40mX1-00mX4-5mm

Lamix: http://www.leomadeiras.com.br/Produto/80192/Manta-Isolante-Lamix-1400x1000x-1-5mm

Me parece muito bom, o que vc acha Fabio??? Já que não posso gastar tanto, estou pensando em aplicar o Lamix entre o contra piso e o piso laminado/ ou porcelanato que pretendo colocar no meu apê, e o Acustimix entre a laje e a sanca de gesso no teto (creio que o barulho vindo do alto será maior).

Dê-em suas opiniões e espero ajudar alguém com uma idéia/solução barata.

:legal:

fabio.sica
30-07-2012, 02:42
Olá csk_orion,

É difícil falar sobre um material acústico somente com o RW (Especificado no site da Leomadeiras).
Para analisar um material, é preciso ver o gráfico do desempenho nas diferentes frequências.

Em forros e paredes, acredito que este produto possa substituir a cortiça, não eliminar os outros itens que especifiquei.

No piso, é uma boa aplicação, porém, quem irá se beneficiar mais desta aplicação será o vizinho de baixo.
Seria muito bom para dar de presente ao vizinho de cima, agindo na emissão dos ruídos...

Abraço,
Arq. Fabio Sica.
fabio.sica@hotmail.com

csk_orion
30-07-2012, 17:05
Então Fabio, foi pensando no vizinho também que coloquei essa opção rsrs... Nada como ficarmos mais a vontade dentro do apê, principalmente alguém que morou a vida toda em casa.

Eu gostei do custo desse material... Se tivesse alguém que já usou esse material e pudesse dar uma opinião mais detalhada seria ótimo


* Achei esse artigo na internet, tem algumas medidas (resultados) aplicados em 2 ambientes... e diz nele por pode ser usado até na guarnição de janelas: http://kemperbrasil.com.br/prod_acustimix.php

**E esse sobre o Lamix (Tem uma tabela no final de Frequência x Atenuação): http://kemperbrasil.com.br/prod_lamix.php

fabio.sica
31-07-2012, 12:38
No caso do Acustimix, para as paredes de um ambiente de 3m x 3m, teremos em torno de R$ 2.000,00 só para este material, sem instalação e sem contar com todos os outros itens.
O valor de quase R$ 80,00 é para cada placa de 1mx1,40m...

Não considero um material de baixo custo.

Cada placa de gesso acartonado custa em torno de R$ 20,00 E a lã de rocha por volta de R$ 93,00 o pacote com 8. (0,60m x 1,30m).
A cortiça não tenho cotação no momento.

O perfil que eu havia falado, que se utiliza m paredes, chama-se perfil Omega.

csk_orion
31-07-2012, 13:10
No caso do Acustimix, para as paredes de um ambiente de 3m x 3m, teremos em torno de R$ 2.000,00 só para este material, sem instalação e sem contar com todos os outros itens.
O valor de quase R$ 80,00 é para cada placa de 1mx1,40m...

Não considero um material de baixo custo.

Cada placa de gesso acartonado custa em torno de R$ 20,00 E a lã de rocha por volta de R$ 93,00 o pacote com 8. (0,60m x 1,30m).
A cortiça não tenho cotação no momento.

O perfil que eu havia falado, que se utiliza m paredes, chama-se perfil Omega.


Hum, Obrigado Fabio...para as paredes estou convencido que farei dessa forma, mais ainda toquei no assunto do Lamix ou Acustimix se tratando do chão, o que vc me aconselha então colocar entre o contra piso que já virá no apê e um piso porcelanato que instalarei depois??

Obrigado mesmo pela ajuda!

fabio.sica
31-07-2012, 14:13
Olá csk_orion,

Entendi. Para esta aplicação simples no piso, o Acustimix é uma boa opção.
Pensei que fosse para paredes.

No caso de precisar de um ambiente com maior isolamento acústico, deve-se utilizar no piso:
- Cortiça ou um outro isolante colado na laje. Pode ser o Acustimix.
- No lugar do perfil, utilizar sarrafos de madeira.
- E ao invés de placas de gesso acartonado (DryWall), utilizar placas de OSB.
- E por cima, assentar o piso desejado. Se for procelanato, deverá usar cola flexível.

Abraço,
Arq. Fabio Sica.
fabio.sica@hotmail.com

phk
31-07-2012, 16:29
Phk,

Ficar igual aos apartamentos de andares inferiores somente com a parede no entreforro acho difícil.
Dependendo do tipo de cobertura ficará difícil de vedar totalmente na união com a cobertura, por causa de sua estrutura. Problema que não ocorre com as paredes que dividem os apartamentos.
Além disso, você terá a parede e a laje. Da mesma forma que os apartamentos inferiores também possuem, só que no seu caso a laje é inferior em atenuação de ruído.

Fica difícil eu analisar sem ver o local pessoalmente. Além disso, cada pessoa possui um nível de percepção e irritabilidade em relação a ruídos. Inclusive também depende até da frequência do ruído de pessoa para pessoa.
A intervenção no entreforro acredito que seja de responsabilidade do condomínio e não somente sua. Então vale a pena fazer inicialmente este serviço para ver se fica a seu gosto.
Porém imagino não ser suficiente e que você terá que executar as intervenções também em seu apartamento. Principalmente na laje, já que você citou que este problema não ocorre nos apartamentos de andares inferiores,
ou melhor, o ruído neste nível não lhe incomoda.

Sobre qual tijolo usar, dependerá da estrutura e também da dimensão que a parede terá. Se for de pouca altura, terá menos peso.
Tem que ver direito isso, para evitar a sobrecarga, mas também atender a sua necessidade, uma vez que os mais pesados irão ter desempenho superior.

Não chegará aos 7,5cm a ponto de obstruir o acesso. O perfil utilizado não é o mesmo de uma parede comum de drywall. Ele é menor.

Quanto ao detalhe de execução, pode ser das duas formas. Com a parede chegando até a laje ou o forro chegando até a parede.
Depende se você vai usar tabica no forro (perfis laterais com um vão, permitindo a dilatação do forro).
Isso não irá interferir no desempenho acústico do sistema.

Espero que as alterações que optar propiciem conforto aos seus ouvidos.

Abraço,
Arq. Fabio Sica.
fabio.sica@hotmail.comFábio, muito obrigado novamente.

Ainda não tive tempo de subir na laje e medir a altura até a armação de madeira que apóia as telhas. Se a estrutura suportar usarei tijolos maciços. E terei que dar um jeito de vedar não só a junção do tijolo na madeira, como também o pequeno vão que existe entre a madeira e a telha cumeeira, preenchendo com algum material específico, talvez saiba me dizer qual.

Achei legal a tal tabica no forro, mas realmente primeiro terei que decidir se farei ou não Drywall sobre a parede, para só então poder fazer o forro tabicado. Não dá para fazer o forro tabicado, testar, e depois decidir fazer a parede, senão ela cobre a tabica...
Pergunta: Sem a tabica o forro pode trincar, ou posso fazer sem ela tranquilo?

A parede ainda é o que tento evitar de cobrir por causa dos acessos... Se for cobrí-la, pensei em fazê-la com as pontas próximas as portas recuadas (desenho), por estética, a fim de não tapar os batentes, mas estou na dúvida se nesse pequeno estreitamento, a ausência ou espremimento da lã de rocha possa comprometer o isolamento. Outro detalhe é que o quadro de disjuntores se encontra logo ali, na entrada, no início dessa parede. :Putz:

http://www.htforum.com/vb/attachment.php?attachmentid=85087&d=1343762658

85087

fabio.sica
31-07-2012, 22:46
Olá Paulo,

Não consigo lhe falar a respeito do que utilizar para preencher o vão na estrutura da cobertura sem ver o local.
Uma coisa é certa: Terá que vedar. Talvez até consiga com o próprio cimento e tijolos recortados.

Pode ser feito sem a tabica também, sem problema.

O estreitamento da parede vai diminuir a atenuação que ela proporciona. Porém como seu caso é simples, acredito que não terá problema.
A maior restrição está na presenção do quadro de luz.
Terá que fazer uma portinhola de madeira maciça na frente do quadro de luz. Com a parte externa maior (abas) e com borrachas nas laterais para vedar totalmente os vãos.

Faça primeiro o forro e a vedação no entreforro. Desta forma, seu apartamento estará com as mesmas características dos andares inferiores.
E como você citou, a seu gosto.
Se não estiver satisfeito, analise o ruído e caso seja mesmo proveniente da parede, faça o tratamento da parede.

Abraço,
Arq. Fabio Sica.
fabio.sica@hotmail.com

denis.renesto
02-08-2012, 07:27
Olá Paulo,

Não consigo lhe falar a respeito do que utilizar para preencher o vão na estrutura da cobertura sem ver o local.
Uma coisa é certa: Terá que vedar. Talvez até consiga com o próprio cimento e tijolos recortados.

Pode ser feito sem a tabica também, sem problema.

O estreitamento da parede vai diminuir a atenuação que ela proporciona. Porém como seu caso é simples, acredito que não terá problema.
A maior restrição está na presenção do quadro de luz.
Terá que fazer uma portinhola de madeira maciça na frente do quadro de luz. Com a parte externa maior (abas) e com borrachas nas laterais para vedar totalmente os vãos.

Faça primeiro o forro e a vedação no entreforro. Desta forma, seu apartamento estará com as mesmas características dos andares inferiores.
E como você citou, a seu gosto.
Se não estiver satisfeito, analise o ruído e caso seja mesmo proveniente da parede, faça o tratamento da parede.

Abraço,
Arq. Fabio Sica.
fabio.sica@hotmail.com

Fábio,

Bom dia.

Estou acompanhando suas dicas de acústica... Meu apartamento vai ser entregue agora no próximo mês e vou rebaixar o teto com drywall. Até o momento eu iria utilizar o material comum para rebaixar o teto que seria tirantes, reguladores e perfis junto com lã de rocha. Só que ao ler sua dica, fiquei com isso na cabeça de utilizar sarrafos, lá de rocha, osb e chapa de drywall por último...

Você tem alguma ilustração ou algum material que explica como é a fixação através de sarrafos? Pois entrei em contato com algumas empresas e só utilizam o drywall comum com perfis...

Já fiz todo o projeto de forro e iluminação com a arquiteta e eu mesmo vou fazer a instalação. Trabalho na área de TI mas faço alguns DIY por hobby...

Antecipadamente agradeço por enriquecer esse tópico.

Muito Obrigado,

Denis.

fabio.sica
02-08-2012, 09:21
Olá Denis,

Este processo com sarrafos de madeira e chapas OSB é utilizado para piso. Pois os perfis metálicos não suportam carga para piso.
No caso de utilizar instrumentos musicais ou qualquer outra fonte sonora mais potente.
Seria um "Box in a Box", isolando o ambiente interno de todas as paredes, piso e laje existentes.
Para ambientes comuns não há necessidade.

Um forro normal de gesso acartonado, utiliza os tirantes com reguladores e perfis. E as placas de gesso acartonado fechando tudo.
Os perfis ficam com 0,60m de espaçamento.

- Para o forro, o que você pode fazer é:

Colocar lã de rocha entre estes perfis, antes de fechar com as placas.

- Ou para maior atenuação:

Fazer um forro duplo, com uma camada de lã, depois uma de gesso acartonado.
E mais uma de lã e outra de gesso acartonado.

Seria um forro sobre forro.

- Vale a pena também, antes de tudo, colar placas de cortiça de 1 cm de espessura diretamente na laje.
Ou mesmo o tal do Acustimix que citaram anteriormente.
Tanto para o forro simples, como para o duplo.

Abraço,
Arq. Fabio Sica.
fabio.sica@hotmail.com

phk
02-08-2012, 15:04
Olá Paulo,

Não consigo lhe falar a respeito do que utilizar para preencher o vão na estrutura da cobertura sem ver o local.
Uma coisa é certa: Terá que vedar. Talvez até consiga com o próprio cimento e tijolos recortados.

Pode ser feito sem a tabica também, sem problema.

O estreitamento da parede vai diminuir a atenuação que ela proporciona. Porém como seu caso é simples, acredito que não terá problema.
A maior restrição está na presenção do quadro de luz.
Terá que fazer uma portinhola de madeira maciça na frente do quadro de luz. Com a parte externa maior (abas) e com borrachas nas laterais para vedar totalmente os vãos.

Faça primeiro o forro e a vedação no entreforro. Desta forma, seu apartamento estará com as mesmas características dos andares inferiores.
E como você citou, a seu gosto.
Se não estiver satisfeito, analise o ruído e caso seja mesmo proveniente da parede, faça o tratamento da parede.

Abraço,
Arq. Fabio Sica.
fabio.sica@hotmail.com
Fábio, obrigado de novo. :legal:

Na verdade não sei se a acústica dos aps inferiores me agradam, apenas colhi relatos de um ou outro vizinho de que não é absurda como é no meu. É quase certo que farei a parede também. Agora, confesso que é grande a minha curiosidade de vivenciar cada etapa separadamente (barreira + forro + parede), e perceber as mudanças que cada uma proporcionou, rss. :bD

Quanto ao forro (de uma camada), existe uma distãncia padrão ou mais adequada entre ele e o teto, uma relação entre essa distância e o nível de isolamento?

Também pensei no Lamix no lugar da cortiça 10mm, por ganho de espaço. Só que no próprio site (http://kemperbrasil.com.br/prod_lamix.php) recomendam que ele seja colado diretamente na parte interna do Drywall, ao invés de na parede de alvenaria. Acha que funciona?

LAMIX colado ao lado acartonado de placas de gesso melhora significativamente o isolamento acústico devido às propriedades viscoelásticas da borracha sintética. Seu desempenho obedece à forte mudança de impedância que se produz entre a placa de gesso e o LAMIX.

Fábio, desculpe a enxurrada de dúvidas, mas aqui onde moro o que mais tem é profissional de serviços "achista", despreparado e preocupado em fazer da forma menos trabalhosa... :assobio:
Quero estar ciente de tudo prá evitar aqueles conhecidos transtornos... E que esse tópico possa servir de ajuda aos demais vitimados dos con$trutore$ incompetentes... :bazuca:

fabio.sica
02-08-2012, 18:29
Olá Paulo,

O problema de vivenciar a diferença entre as etapas é que acaba aumentando o valor final e também o trabalho (Seu e também da mão de obra).
O fechamento do entreforro até pode ser feito em uma primeira etapa, porém a parede e o forro aconselho executar em uma única etapa.

Sim, há diferença de decibéis (Ou decibels, como é o correto) atenuados em relação à espessura do forro.
Porém, para seu caso, esta diferença não deve ser considerada. Teria que aumentar a quantidade de lã, o que não é necessário para seu caso.
O mais importante é observar o pé direito e o que deseja fazer de iluminação.
(Dependendo do tipo de iluminação, se for embutida, requer um vão maior entre o forro e a laje.)
Observar também que caso a iluminação seja embutida, é necessário a vedação do vão da luminária ou spot acima da mesma.
Alguns fornecedores têm uma espécie de copinho em gesso, utilizado principalmente para não vazar luz em sancas abertas.
Algo em torno de 15 a 20 cm normalmente é mais que suficiente.

Não conheço a fundo o Lamix ou Acustimix, então não posso afirmar sobre estes materiais.
A função da cortiça, além de atenuar ruídos aéreos é desconectar os perfis da parede existente. Por isso deve ser colada diretamente na parede para fixação dos perfis por cima.
Pode-se também utilizar borracha EVA somente na área dos perfis, porém este material não trabalhará na atenuação de ruídos como a placa de cortiça, irá somente desconectar a estrutura da parede DryWall.

Não é somente na sua região. Na acústica existe muito isso.
O problema principal é que nesta área gambiarras não funcionam "mais ou menos", como uma gabiarra tradicional... rs
Ninguém que tenha feito um tratamento deste tipo vai dizer: "Está melhor, mas ainda me incomoda." - E ficar satisfeito com isso.

E também existem muitas características da acústica que vão em sentido oposto do que o senso comum do ser humano imagina...
Um exemplo clássico é o Isopor (Isolante térmico e não acústico como muitos pensam).
E o Sonex (Espuma tipo casca de ovo), que serve para tratar a qualidade acústica de um ambiente e não atenuar ruídos. É um material absorvente para adequar os tempos de reverberação do ambiente.

Logicamente também existem profissionais qualificados com opiniões diversificadas. Então dependendo do profissional, mesmo que qualificado, prefere optar por soluções diferentes.


Abraço,
Arq. Fabio Sica.
11-8123-9092.

fabio.sica
17-08-2012, 01:55
Como pode interessar a mais pessoas, estou transcrevendo um e-mail que recebi:

"Oi Fábio,vi algumas dicas sua na net,gostaria de tirar uma duvida..
Fiz uma parede de drywall em minha casa ,pois moro em casa germinada,fiz parede e teto do meu quarto e do corredor ,mas não
obtive resultado bom.Achei que não resolveu o barulho.Será que o fato do meu vizinho não ter muito móvel ajuda passar barulho do outro lado.
Estou desesperada pois gastei um dinheiro que não teve resultado.O QUE SERÁ QUE FOI FEITO ERRADO?

SE PUDER ME DAR UMA DICA ,FICAREI FELIZ..
MUITO OBRIGADO.."

Primeiramente é necessário observar o caminho que o ruído está percorrendo para depois propor uma solução.

A quantidade e tipo de mobiliário ajuda a dispersar e também absorver ruídos, da mesma forma que materiais aplicados em paredes, tetos e pisos dos ambientes.
Porém, o que importa é a área da superfície. E dependendo do mobiliário, esta alteração é mínima, por causa da pouca área de superfície do mobiliário.
Acredito que não seja este o caso.

Não basta somente executar uma parede de drywall ou forro de gesso.
As placas de gesso acartonado não possuem bom desempenho em atenuação acústica se não empregadas corretamente.
É necessário uma combinação de materiais para que tenhamos uma melhora significativa na utilização deste sistema.

Um bom sistema é como exemplifiquei em outro post do fórum.
Utilizando cortiça, lã mineral e gesso acartonado. Ou seja, combinando estes materiais.

Arq. Fabio Sica.
fabio.sica@hotmail.com

wilson
18-08-2012, 08:37
Em casos de casas geminadas e apartamento, onde todos são construídos e interligados por uma mesma estrutura e paredes que são suportadas por estas, a solução acústica (som, ruido, etc) passa necessariamente, pelo controle desta na fonte (onde se origina o som).

Pois toda e qualquer solução que não esta, é paliativa, e na grande maioria dos casos, custosa e insuficiente.

Principalmente para baixas frequências, onde o controle desta se faz por adoção de isolamento (piso, parede e teto), de materiais e técnicas (como o contra piso isolado) que devem ser pesados e maciço, porque senão a baixa frequência quando atinge a estrutura e os elementos vedantes, não se tem mais o que fazer para isolar.

Portanto, um estudo minucioso dos incômodos devem sempre serem feitos antes de se executar qualquer obra dispendiosa.

phk
24-08-2012, 17:33
Fábio, tudo jóia?

Eu subi em cima do prédio e chequei o espaço para construção da barreira que irá da laje até o telhado. Ela terá o mesmo comprimento da parede (6m), e altura aproximada de 1m.

Segundo o construtor, a estrutura suporta essa parede, mesmo se for de tijolo maciço. Mas como foi uma conversa por telefone, regada com aquela má vontade... Talvez eu use os 8 furos mesmo por garantia. No final ele disse confessar que de acústica ele realmente não entende nada... Grande novidade, né. :riso:

Ainda estou quebrando a cuca em como fazer para vedar na junção com a telha, não sei como seria possível pois a telha é ondulada (http://c.imguol.com/album/telhas_2010_f_029.jpg) (como vedar?), não é algo fixo e será colocada depois. Talvez jogar algum material de borracha que seja prensado quando colocada a telha... Estou preocupado em perder o efeito, não sei se haverá como vedar perfeitamente.

:aiai: Sei que vai dar um trabalho isso... Tirar as telhas, levantar a parede, rebocar, vedar... Se existir outra alternativa mais rápida e fácil me falem. Pensei até em algo como placas de madeira presas nas terças e material acústico por dentro (abaixo).

http://www.htforum.com/vb/attachment.php?attachmentid=87531&d=1345840377


87531

cleciomayrink
12-01-2013, 08:32
Bom dia pessoal,

Tenho 2 problemas em meu apartamento no 1 andar.

Uma vizinna de cima que adora andar com salto alto e ruído de uma bomba de piscina.

Alguma recomendação para tentar diminuir esses ruídos ?

Na sala e quarto, tenho teto rebaixado.

Para diminuir o barulho da bomba no quarto, pensei em fazer um "rasgo" ao redor de toda a base da parede, e colocar alguma lâmina de borrada, pois o ruído da bomba vêm pelas paredes.

Abs à todos, Clécio.

fabio.sica
12-01-2013, 18:31
Bom dia pessoal,

Tenho 2 problemas em meu apartamento no 1 andar.

Uma vizinna de cima que adora andar com salto alto e ruído de uma bomba de piscina.

Alguma recomendação para tentar diminuir esses ruídos ?

Na sala e quarto, tenho teto rebaixado.

Para diminuir o barulho da bomba no quarto, pensei em fazer um "rasgo" ao redor de toda a base da parede, e colocar alguma lâmina de borrada, pois o ruído da bomba vêm pelas paredes.

Abs à todos, Clécio.

Olá,
Para atenuar o ruído do pavimento superior, o ideal seria uma manta abaixo do piso superior.
Como talvez não tenha como negociar tal modificação com o vizinho de cima, você pode fazer um forro duplo de gesso acartonado preenchido com lã mineral. (de Rocha ou de vidro).

No caso do ruído da bomba é um pouco complicado.
É preciso observar o local, analisar a freqüência do ruído e também se não se trata de vibração.
A solução que apresentou do rasgo na base da parede não irá funcionar.
Que bomba é essa? Do condomínio? Do vizinho? Dê mais detalhes e informações de onde ela está em relação ao seu apto.

Abraço,
Arq. Fabio Sica.
fabio.sica@hotmail.com

Ezequiel
29-01-2013, 18:13
Postei em outro tópico, mas depois de ler esse aqui, achei-o mais propício para minhas dúvidas... Segue Ctrl-C, Ctrl-V do outro tópico.
Obrigado.

Senhores, venho aqui solicitar ideias de voces!
Estou comprando um apartamento novo e vou ter oportunidade de transformar um comodo/banheiro e uma sala dedicada. O tamanho vai ser 2,82 x 4,90 m. Sei que eh meio estreito, mas eh o que tenho a dispor.
Como as obras no edifício já estão bem adiantadas (o prédio cru ja está de pé), gostaria de ouvir alguma idéias sobre acústica e isolamento sonoro da sala, principalmente de dentro pra fora pra não atrapalhar os vizinhos de cima e de baixo e não vazar som pra dentro do apartamento. Pensei em fazer as paredes laterais duplas com gesso (pelo lado de fora da sala, não diminuindo o espaça lateral interno que já é pequeno) e dupla na parede de fundo também (essa pelo lado de dentro do cômodo, o que deve diminuir uns 12cm no comprimento).
Quanto ao teto, foi sugerido gesso acartunado com espuma entre o gesso e a laje. No piso, uma manta (não sei bem o nome, "jongo"!? eu acho) sobre a laje e uma nova laje fina sobre essa manta.
Vai ser uma sala de audio e video com projetor, mas também com pretensões de manter bem equilibrado o estéreo!
Alguém pode me sugerir alguma coisa?

aarraes
29-01-2013, 21:04
Ezequiel, pode ligar que conversamos .

Taquaral
30-01-2013, 10:11
Algumas vezes acompanho este forum. Estou planejando como devo isolar acusticamente meu ambiente de audição sonora para que ninguém ouça o que estou a ouvir.
Estou na fase de avaliação de custos.
Aureo.

Ezequiel
30-01-2013, 22:07
Ezequiel, pode ligar que conversamos .
Ligo sim. Assim que sentar com a arquiteta.

Gezeane Favoreto
05-03-2013, 10:07
Oi, também estou perdida e "quase infartando" com os ruídos da minha vizinha. Pode me ajudar????? Muito obrigada, desde já.

Há alguns meses venho buscando informações sobre isolamento acústico no ES e pela internet e continuo insegura sobre a melhor solução para o meu caso. No meu apartamento, a parede do meu quarto (cabeceira da minha cama) é a mesma parede da cozinha da minha vizinha e nela está a pia. Ouço nitidamente todo o barulho que ela faz.

E ainda, uma parte desta parede está fixado meu guarda-roupa, que não posso arrastá-lo.


Pelo que consegui até agora, a manta de lã de rocha e uma placa de gesso acartonado duplo poderia isolar uns 80% dos ruídos, sendo que entre a lã de rocha e o gesso deve haver um espaço que os separe. A dúvida é que uma empresa que disse que teria que ser 5cm e outra que apenas não se encostasse.


Além disso, uma empresa questionou que não teria eficácia caso a lateral do guarda-roupa que está nesta parede, ficasse sem a manta, mas não ficou claro se não daria certo o isolamento ou se a porcentagem da eficácia diminuiria. Mesmo que coloque a manta na lateral do guarda-roupa, não poderei cobrir tudo, a parte do trilho da porta de correr não poderá ser coberta, isso atrapalhará ou poderei fazer desta forma que dará certo?


Por favor, me ajudem! Desde já agradeço muito a atenção de vocês.




Gezeane Favoreto

Ed02
09-03-2013, 00:25
Pessoal, apenas como relato e dica de uso.

Acabei de trocar todo o teto de gesso do apto e, obviamente por questões de acústica e pelos vizinhos de cima tb...rsrs que parecia que iriam derrubar o teto na minha cabeça.

Usei drywall com estirantes para ficar firme (o anterior estava com aquelas amarrações com arames) mas ficar rígido a ponto de vibrar (juntamente com a junta de dilatação ao redor), e como isolante usei as placas de Lã de Rocha Thermax da Rockfibras - 64 kg/m3

Termnarei de ligar tudo semana que vem e dai digo como ficou a acústica mas, de cara o barulho do vizinho de cima (ou melhor, do seu filhinho...rsrs) já resolveu muitíssimo.

Bom, fica aí a dica.

Abs,

Roberto
09-03-2013, 08:28
No meu apartamento, a parede do meu quarto (cabeceira da minha cama) é a mesma parede da cozinha da minha vizinha e nela está a pia. Ouço nitidamente todo o barulho que ela faz.

E ainda, uma parte desta parede está fixado meu guarda-roupa, que não posso arrastá-lo.


Pelo que consegui até agora, a manta de lã de rocha e uma placa de gesso acartonado duplo poderia isolar uns 80% dos ruídos, sendo que entre a lã de rocha e o gesso deve haver um espaço que os separe. A dúvida é que uma empresa que disse que teria que ser 5cm e outra que apenas não se encostasse.


Além disso, uma empresa questionou que não teria eficácia caso a lateral do guarda-roupa que está nesta parede, ficasse sem a manta, mas não ficou claro se não daria certo o isolamento ou se a porcentagem da eficácia diminuiria. Mesmo que coloque a manta na lateral do guarda-roupa, não poderei cobrir tudo, a parte do trilho da porta de correr não poderá ser coberta, isso atrapalhará ou poderei fazer desta forma que dará certo?
Gezeane Favoreto

Pelo menos nesse ponto é tranquilo aqui, minha sala divide parede com a sala de um vizinho e a outra divisão é feita pela parede da cozinha com sala do outro vizinho, os quartos são isolados numa quina do prédio, isso acontece com todos os aptos.

Não tem como tratar o guarda-roupa mesmo? nem por dentro?

Ed02
14-03-2013, 12:50
Pessoal,

Como comentei acima, fiz o tratamento acustico das minhas salas com Lã de Rocha Rockfibras (64 kg/m3) com excelentes resultados.

A acustica da sala ficou otima, e parece até que nem tenho mais vizinha de cima...rsrs

Com isso, cabou sobrando algumas placas e tentei anunciar nos Classificados mas segundo o Moderador de lá, o produto não está relacionado direta ou indiretamente com o tema do Forum.... vai entender...rs
De qquer forma, se alguem tiver interesse, me mande MP por favor.

Abs,

mssandoval
20-03-2013, 01:56
Pessoal,

Como comentei acima, fiz o tratamento acustico das minhas salas com Lã de Rocha Rockfibras (64 kg/m3) com excelentes resultados.

A acustica da sala ficou otima, e parece até que nem tenho mais vizinha de cima...rsrs

Com isso, cabou sobrando algumas placas e tentei anunciar nos Classificados mas segundo o Moderador de lá, o produto não está relacionado direta ou indiretamente com o tema do Forum.... vai entender...rs
De qquer forma, se alguem tiver interesse, me mande MP por favor.

Abs,

Ed02,

Qual a altura do seu pe direito e com quanto ficou apos a reforma?

Abs

Ed02
20-03-2013, 10:41
Ed02,

Qual a altura do seu pe direito e com quanto ficou apos a reforma?

Abs



Marcelo,

Ficou com 2,50 na sala que montei o HT, e 2,55 na outra sala que montei o set stereo.

Foi o máximo que consegui deixar, pois tive que deixar o suficiente para instalar a iluminação embutida, e alinhamento do gesso pois o teto tinha uma diferença de uma ponta à outra de quase 2cm... (tem construtora que deveria ter vergonha de entregar algo assim...)

A manta tem 5,1cm.

Abs,

Eduardo

mssandoval
26-03-2013, 17:40
Marcelo,

Ficou com 2,50 na sala que montei o HT, e 2,55 na outra sala que montei o set stereo.

Foi o máximo que consegui deixar, pois tive que deixar o suficiente para instalar a iluminação embutida, e alinhamento do gesso pois o teto tinha uma diferença de uma ponta à outra de quase 2cm... (tem construtora que deveria ter vergonha de entregar algo assim...)

A manta tem 5,1cm.

Abs,

Eduardo

Valeu Eduardo,

Mas qual o pe direito que sua construtora entregou ( sem Gesso) ? Pergunto pois o meu tem 2,55 e nao posso exagerar no rebaixamento , queria ter uma nocao de qt vc colocou de gesso.


Abs

Ed02
27-03-2013, 01:42
Marcelo,

Mais ou menos 2,65 cm de pé direito.....digo mais ou menos pelas diferenças entre as extremidades como relatei, e rebaixei o teto entre 10 e 13cm....
Como comentei, só deixei isso porque era necessário para embutir os spots e plafons que escolhi,
se não fosse isso, teria deixado somente 8 ou 10cm no máximo....

Isso seria suficiente para passar todos os conduites e tubulação de ar condicionado, e colocar a lã de Rocha.

se não for precisar espaço para iluminação, deixe uns 6-8cm....

Abs,

mauwerick
06-04-2013, 13:29
Tou com o mesmo problema da Gezeane.
A parede do meu quarto é a mesma da cozinha do vizinho. Minha cama é na mesma direção da pia dele de aluminio.
Zuada da agua caindo na pia, jogando colher dentro da pia, botando panela em cima dela é um inferno, parece que ele ta fazendo tudo isso dentro do meu quarto.

Nao aguento mais esse barulho, gostoria de uma solução pra esse grande problema.

ajudem

Gezeane Favoreto
12-04-2013, 10:39
Oi, bom dia! Primeiro desculpe a demora em te responder, não entro diariamente.

Bom, tenho pesquisado bastante, mas ainda não fiz o isolamento, pois dependo de tirar um guarda-roupa modu

Gezeane Favoreto
12-04-2013, 11:03
Oi, bom dia! Primeiro desculpe a demora em te responder, não entro diariamente.

Bom, tenho pesquisado bastante, mas ainda não fiz o isolamento, pois dependo de tirar um guarda-roupa modulado fixado na parede problemática. Quando fizer, colocarei uma placa de lã de rocha de 4cm e gesso acartonado duplo na frente para dar o acabamento. O gesso deverá ser fixado numa moldura de alumínio que será colocada/colada nas paredes laterais e não na parede que vibra, e também não poderá encostar na placa de lã de rocha, um espaço de 1 a 2 cm deverá ficar entre elas. Elas poderão ser coladas com fita acústica.

Parece que diminuirá uns 80% do ruído. Quando fizer, por favor, me diga se deu certo.

Um abraço,

Gezeane

Alberon
12-04-2013, 11:16
Oi, bom dia! Primeiro desculpe a demora em te responder, não entro diariamente.

Bom, tenho pesquisado bastante, mas ainda não fiz o isolamento, pois dependo de tirar um guarda-roupa modulado fixado na parede problemática. Quando fizer, colocarei uma placa de lã de rocha de 4cm e gesso acartonado duplo na frente para dar o acabamento. O gesso deverá ser fixado numa moldura de alumínio que será colocada/colada nas paredes laterais e não na parede que vibra, e também não poderá encostar na placa de lã de rocha, um espaço de 1 a 2 cm deverá ficar entre elas. Elas poderão ser coladas com fita acústica.

Parece que diminuirá uns 80% do ruído. Quando fizer, por favor, me diga se deu certo.

Um abraço,

Gezeane

Quanto custa essa lã de rocha ? estou pensando em fazer a mesma coisa aqui

Gezeane Favoreto
12-04-2013, 13:52
Bom, por aqui cada placa é mais ou menos 12,00. Na internet vc encontra tamanho e preço, só pra vc ter uma ideia. A que vi tem 1,20 m por 0,90 cm.

J. And
18-04-2013, 00:36
Boa tarde Fábio, tudo bem?

Me chamo João Alberto, moro em Goiânia (Capital) - Goiás e após alguns anos juntando dinheiro consegui comprar meu primeiro imóvel (que ainda pago o financiamento).
O que deveria ser motivo de alegria rapidamente se tornou motivo de muita angustia e sofrimento, pois assim que os outros moradores do prédio chegaram, descobri a grande falha acústica do empreendimento.


Tenho ouvidos muito sensíveis e aliado a isso percebi que o material usado na construção de meu prédio é de péssima qualidade. Sendo assim escuto todos sons de impacto do apartamento de cima, ou seja, qualquer passo do vizinho de cima, malas de rodinhas passeando pela casa (o vizinho viaja com frequência), crianças correndo de um lado ao outro (o que soa para mim como uma corrida de cavalos), móveis sendo arrastados para limpeza, rodos puxando água... etc.


Não escuto qualquer conversa pelo teto, apenas pela janela aberta (ao fechar a conversa some).


Fazendo um teste simples de bater nas paredes e no teto, percebo um som OCO em alguns deles.


Toda esta problemática me leva a dormir diariamente com tampões de ouvido (os vizinhos dormem bem tarde e acordam cedo) e sou forçado a deixar sempre algum som ligado quando estou no apartamento (para "camuflar" o som do vizinho de cima).


Mudar de apartamento está fora das possibilidades, e por isso passei a buscar por soluções para melhorar o isolamento acústico do apartamento, entretanto as soluções que tenho encontrado são muito superficiais (como colar placas sonex lisas no teto, que pelo que pesquisei irão atenuar basicamente frequências médias e altas) ou são drásticas demais (como construir um teto rebaixado com material isolante no intermédio, como a lã de rocha).




Sei que pelo fato de você morar em SP, dificultaria muito para que pudesse fazer uma análise local do problema, mas estou desesperado e apreciaria muito alguma direção.
Caso conheça alguém de Goiânia ou Brasília com condições de me ajudar, agradeceria muito. Não possuo muitas condições financeiras mas tenho certeza que poderia entrar em acordo para me ajudar com a solução deste mal que tanto me atrapalha.




Agradeço sua atenção,
João Alberto.




ps: Meu apartamento possui 59m2 e o barulho afeta principalmente dois quartos e a sala de estar (banheiro e cozinha não sofrem tanto).

Quote

Prezados...passo pelo mesmo problema que o prezado João Alberto relatou acima. Tenho um sono muito leve e sou sensível a barulhos como: de pisadas, tamancos, bola de gude, salto alto...ect... advindos do apto acima do meu. Venho pesquisando a possibilidade de fazer um rebaixamanto de teto com traatamento acústico com Lã de Rocha a princípio no quarto. Pergunto srs. é viável? Abafa bem o barulho vindo do apto de cima? Ou o barulho ecoa pelas paredes? Por favor, ajudem-nos. Boa noite. J. And

Unquote

J. And
18-04-2013, 00:48
Como pode interessar a mais pessoas, estou transcrevendo um e-mail que recebi:

"Oi Fábio,vi algumas dicas sua na net,gostaria de tirar uma duvida..
Fiz uma parede de drywall em minha casa ,pois moro em casa germinada,fiz parede e teto do meu quarto e do corredor ,mas não
obtive resultado bom.Achei que não resolveu o barulho.Será que o fato do meu vizinho não ter muito móvel ajuda passar barulho do outro lado.
Estou desesperada pois gastei um dinheiro que não teve resultado.O QUE SERÁ QUE FOI FEITO ERRADO?

SE PUDER ME DAR UMA DICA ,FICAREI FELIZ..
MUITO OBRIGADO.."

Primeiramente é necessário observar o caminho que o ruído está percorrendo para depois propor uma solução.

A quantidade e tipo de mobiliário ajuda a dispersar e também absorver ruídos, da mesma forma que materiais aplicados em paredes, tetos e pisos dos ambientes.
Porém, o que importa é a área da superfície. E dependendo do mobiliário, esta alteração é mínima, por causa da pouca área de superfície do mobiliário.
Acredito que não seja este o caso.

Não basta somente executar uma parede de drywall ou forro de gesso.
As placas de gesso acartonado não possuem bom desempenho em atenuação acústica se não empregadas corretamente.
É necessário uma combinação de materiais para que tenhamos uma melhora significativa na utilização deste sistema.

Um bom sistema é como exemplifiquei em outro post do fórum.
Utilizando cortiça, lã mineral e gesso acartonado. Ou seja, combinando estes materiais.

Arq. Fabio Sica.
fabio.sica@hotmail.com


Quote

Caro Fabio...passo pelo mesmo problema que o prezado João Alberto relatou lah atrás. Tenho um sono muito leve e sou sensível a barulhos como: de pisadas, tamancos, bola de gude, salto alto...ect... advindos do apto acima do meu. Venho pesquisando a possibilidade de fazer um rebaixamanto de teto com traatamento acústico com Lã de Rocha a princípio no quarto. Pergunto srs. é viável? Abafa bem o barulho vindo do apto de cima? Ou o barulho ecoa pelas paredes? Por favor, ajudem-nos. Boa noite. J. And

Unquote

karynfacchim
28-05-2013, 14:57
Fábio Sica

Por favor se voce puder me enviar a resposta que você deu para o João Alberto eu agradeço, tenho o mesmo problema em ponto e virgula, preciso resolver pois não aguento mais que os outros determinem o meu horário de acordar e dormir. Obrigada Karyn


Respondido por e-mail.

Obrigado,
Arq. Fabio Sica.
11-8123-9092

lookbeat
01-07-2013, 10:48
Alguem saberia informar o custo aproximado de um Box-in-Box? Tambem estou em apartamento e o predio nao ajuda muito..

Abrs

Botika
01-07-2013, 12:20
Alguem saberia informar o custo aproximado de um Box-in-Box? Tambem estou em apartamento e o predio nao ajuda muito..

Abrs

Pedro, estou para fazer isso na sala de meu apartamento novo, que é o melhor momento para isso, já que tem de ser feita a parede dupla em dry-wall.
A brincadeira realmente fica cara. Minha sala tem 5,45 x 4,20 m e estou fazendo parede dupla na de 5,45 m (que divide com o vizinho) e no teto rebaixado em gesso. Tudo está dando + ou - R$8 mil.
O melhor caminho é entrar em contato com o 0800 da Isover que eles te encaminham para a arquiteta responsável pelo produto, no meu caso estou usando da Isover o Optima Forro e o Sonare Aquarele.
Abraço e boa sorte.

flandres
12-07-2013, 11:59
Prezados, simples e direto: quero atenuar os ruídos que vêm do vizinho de cima do meu apartamento (algumas vibrações que parecem de home theater, vibrações de passos, móveis arrastando, batidas secas, pouca coisa de voz humana).

Alguém conhece uma boa empresa em Porto Alegre/RS que faça esse tipo de serviço?

Botika
12-07-2013, 15:26
Prezados, simples e direto: quero atenuar os ruídos que vêm do vizinho de cima do meu apartamento (algumas vibrações que parecem de home theater, vibrações de passos, móveis arrastando, batidas secas, pouca coisa de voz humana).

Alguém conhece uma boa empresa em Porto Alegre/RS que faça esse tipo de serviço?

Flandres, simples e direto: venda o apartamento e compre uma casa, isolada de preferência (não vale geminada). Essa é a única maneira de você ter 100% de sossego e não ficar dependendo dos outros. Agora, se não tiver jeito, o melhor é ligar na Isover ou Rockfibras e explicar o seu problema. O pior de tudo é que ruído aéreo dá para sanar, agora ruído mecânico, ou por vibração, que é o sujeito andando de sapato de salto, arrastar de móveis e cadeiras, o subwoofer de um home-theater, você não consegue eliminar, somente amenizar. E veja bem, sempre morei em casa, somente há 3 anos moro em apartamento e já descobri que nem sempre o barulho vem do apartamento de cima. Eu tinha uma vizinha que acordava às 5 da manhã e já colocava seu sapato de salto e andava pra tudo que é lado do apartamento, e depois de algum tempo descobri que ela morava no apartamento de baixo. Em São Paulo existe uma construtora chamada Porte, eles constroem os prédios com lajes acústicas, inclusive nos banheiros, você não escuta nem a descarga do banheiro de cima. Fui ver um apartamento modelo decorado e comprovei, realmente é muito bom. Por curiosidade, acesse o site deles e veja: www.porte.com.br

Quando liguei na Isover, eles me disseram que são fornecedores de material isolante para essa construtora. Então deve ser bom, mas a brincadeira fica cara quando não é feita na etapa da construção.

flandres
14-07-2013, 09:38
Flandres, simples e direto: venda o apartamento e compre uma casa, isolada de preferência (não vale geminada). Essa é a única maneira de você ter 100% de sossego e não ficar dependendo dos outros. Agora, se não tiver jeito, o melhor é ligar na Isover ou Rockfibras e explicar o seu problema. O pior de tudo é que ruído aéreo dá para sanar, agora ruído mecânico, ou por vibração, que é o sujeito andando de sapato de salto, arrastar de móveis e cadeiras, o subwoofer de um home-theater, você não consegue eliminar, somente amenizar. E veja bem, sempre morei em casa, somente há 3 anos moro em apartamento e já descobri que nem sempre o barulho vem do apartamento de cima. Eu tinha uma vizinha que acordava às 5 da manhã e já colocava seu sapato de salto e andava pra tudo que é lado do apartamento, e depois de algum tempo descobri que ela morava no apartamento de baixo. Em São Paulo existe uma construtora chamada Porte, eles constroem os prédios com lajes acústicas, inclusive nos banheiros, você não escuta nem a descarga do banheiro de cima. Fui ver um apartamento modelo decorado e comprovei, realmente é muito bom. Por curiosidade, acesse o site deles e veja: www.porte.com.br (http://www.porte.com.br)

Quando liguei na Isover, eles me disseram que são fornecedores de material isolante para essa construtora. Então deve ser bom, mas a brincadeira fica cara quando não é feita na etapa da construção.

Muito obrigado pela resposta. O curioso é que os vizinhos de cima se mudaram há pouco tempo e só a partir de então é que passei a me incomodar com esses ruídos. Felizmente não é nada muito grave, mas às vezes incomoda um pouco. Com o vizinho do lado divido uma parede bem grande na sala e quase nunca ouço nada. O de baixo, só uma vez estava ouvindo música alta no final de semana e aí o som vazou para o meu apartamento, se bem que vazou para o prédio inteiro... Mas, realmente, pouquíssimas vezes me incomodei. Só agora, há mais ou menos um mês, quando chegaram os vizinhos de cima, é que começaram os meus problemas, nada muito grave, mas que é chato, ah isso é.

Com efeito, meu sonho é ter uma casa, mas hoje isso está bem longe e difícil ($$$) de acontecer. Acho, então, que devo procurar um revendedor da Isover aqui em Porto Alegre, né? Não custa nada (ou talvez o valor de uma visita técnica) para ver o quão cara fica esta brincadeira...

Mais uma vez, agradeço pela resposta.

De qualquer forma, se alguém puder indicar uma boa empresa - especificamente aqui em Porto Alegre - que faça esse tipo de serviço, seria de grande ajuda.

Botika
14-07-2013, 10:05
Flandres, acesse o site da Isover e ligue no 0800 deles. Explique seu problema e eles lhe passarão a ligação para a gerente do produto para seu caso, que é arquiteta. Essa pessoa enviará para você os revendedores e instaladores do produto em Porto Alegre. Se você tiver uma planta escaneada do apartamento para enviar para eles, ajuda um pouco. E normalmente a visita não é cobrada, mas o produto instalado é um pouco caro. Acredito que valha à pena.

flandres
16-07-2013, 21:01
Flandres, acesse o site da Isover e ligue no 0800 deles. Explique seu problema e eles lhe passarão a ligação para a gerente do produto para seu caso, que é arquiteta. Essa pessoa enviará para você os revendedores e instaladores do produto em Porto Alegre. Se você tiver uma planta escaneada do apartamento para enviar para eles, ajuda um pouco. E normalmente a visita não é cobrada, mas o produto instalado é um pouco caro. Acredito que valha à pena.

Agradeço novamente. Pensei que o atendimento da Isover fosse apenas para fornecedores e revendedores. Vou ligar sim e aí, depois, dou um retorno sobre o atendimento e, se for o caso, sobre os serviços prestados. Valeu mais uma vez!

cmbc
06-08-2013, 13:47
Em apartamentos o isolamento que ser feito quando se está construindo o prédio, e respectivamente os apartamentos... uma vez já pronto, pouca coisa pode-se alterar. Não ficará 100%, uma vez que, dependendo da frequência emitida, algum som vazará.

leocortes
06-08-2013, 14:35
PESSOAL

ESTOU COM O MESMO PROBLEMA DE VOCÊS 2.
MEU VIZINHO DE CIMA PARECE QUE TEM UM ELEFANTE EM CASA. OS PASSOS DELE PELA CASA ECOAM POR TODOS OS AMBIENTES DO MEU AP.
MÓVEIS ARRASTANDO, PORTAS BATENDO...RESUMINDO, ESTOU FICANDO LOUCO.
VI AQUI AS DICAS PORÉM ALGUMAS DÚVIDAS SURGIRAM

NA COMBINAÇÃO DE CORTIÇA, LÃ DE ROCHA E GESSO SERIA ASSIM QUE FARIA?

COLARIA A CORTIÇA NO TETO, INCLUSIVE NA EMENDA TETO E PAREDE?
USO GESSO COM ARAME PRESO AO TETO OU EXISTE UMA OUTRA FORMA?
A LÃ DE ROCHA FICARÁ EM CIMA DO GESSO PREENCHENDO TODOS OS ESPAÇOS?
QUAL A MELHOR MARCA DE LÃ DE ROCHA? QUANTOS CM PARA RESOLVER O MEU PROBLEMA?

AGRADEÇO PESSOAL PELA AJUDA. FIQUEI FELIZ POR DESCOBRIR ESSE FÓRUM E SABER QUE O MEU PROBLEMA PODE SER ATENUADO


ABS

Botika
06-08-2013, 18:05
Leocortes, infelizmente ruídos mecânicos são dificílimos de se resolver. Ligue para o 0800 da Isover e explique seu problema. Sei que eles vendem produtos para amenizar estes problemas.

iuribittar
06-08-2013, 21:17
EStou sofrendo do mesmo problema do João Alberto, com o atenuante de escutar as vozes do vizinho de cima como se estivesse dentro da minha própria casa. Acho que o barulho vem do teto e das janelas. Alguém pode me dar uma luz? Grato desde já,
Iuri Bittar.