PDA

Ver Versão Completa : Rack para os aparelhos

Murilo
25-09-2003, 08:07
Amigos,

Fiz uma pequena alteração no projeto e os aparelhos, que iriam ficar em um rack horizontal, agora vão ficar em um vertical.

Assim, dimensionei da forma abaixo o rack para os aparelhos.

Estou pensando em mandar fazer de ferro, pintado de preto, só que não tenho a menor idéia de onde mandar fazer, mas tem que ser BBB, Bom, Bonito e Barato :D

Se alguém puder me indicar um local p/ eu mandar fazer eu agradeço e é essa a finalidade deste tópico :)

Mas aproveito para pedir aos amigos alguma sugestão a respeito do posicionamento dos aparelhos, da forma que coloquei abaixo.

O item XX possui uma indicação do espaço que estou reservando para cada aparelho.

Estou considerando um pé de 10 cm de altura e prateleiras de 2 cm, e com isso o rack ficaria na altura de 2,43m (tenho 2,50m de pé direito no local onde o rack vai ficar)

x = 10 cm - 6 aparelhos
xx = 15 cm - 5 aparelhos
xx ½ 20 cm - 1 aparelho
xxx = 25 cm - 2 aparelhos
pé com 10 cm
prateleiras de 2cm

xx---------Tape Deck
x----------Decoder Sky
xx---------Vídeo Cassete
xx---------Equalizador Pioneer
x----------Equalizador Technics
xx--------Cd Teac de 5 discos
xx ½-----Toca discos Technics
x----------Md Sony
xx---------Futuro Player
xx---------LD Pioneer
x----------DVD Panasonic
x----------Condicionador de energia
x----------Pré
xxx-------Receiver
xxx-------Power

Altura total do rack com as medidas acima: 2,43m
largura de todos os nichos - 50 cm
profundidade de todos - 50 cm

Bom, é isso, qualquer sugestão será muito bem vinda, principalmente de um local para mandar fazer o bendito rack :D

johnnie
25-09-2003, 09:55
Murilo,

amigo minha sincera opinião é que vc deve comprar esse rack da Airon.

Pode sair mais caro, mas tem ótimo acabamento, é robusto e bonito.

Se vc mandar fazer em serralheria, pode crer que vão fazer "gambiarra".

a Videosonic divide e não custa tão caro assim, além do mais vc pode pedir do jeito que quiser.

Aposto que vc vai ficar muito mais satisfeito

abraços

Murilo
25-09-2003, 10:03
João,

Imagino que um rack desse tamanho feito pela AIRON deve sair uns R$ 800 a R$ 1.000, o que é muito caro para mandar fazer agora :D

Fontes
25-09-2003, 10:05
Murilo

Minha opinião: acho que racks verticais não são funcionais. Alguns aparelhos ficarão muito altos. Pra nós que gostamos de fuçar a toda hora, a coisa fica mais difícil. No rack horizontal tudo fica à mão com facilidade. E lhe digo mais: para o som stereo é melhor que nada "grande" fique na área atrás das caixa frontais.

um abraço

Fontes

Fontes
25-09-2003, 10:07
Murilo

Se for rack da Airon, neste tamanho, bota mil nisso!:D

abraços

Fontes

Murilo
25-09-2003, 10:08
Fontes,

Esse rack vai ficar longe das frontais, numa parte onde existe um nicho recuado na sala :legal:

Lá na frente só vão estar as 3 caixas, livres, e a tela pendurada na parede :D

Concordo que não são muito funcionais, por isso que coloquei na parte mais alta os aparelhos que menos precisam ser acessados :)

Fiz isso para ganhar um pouco de espaço e colocar o meu sub mais próximo do sofá, pois não poderei deixa-lo num volume muito alto. No rack horizontal não teria local para o sub e ele teria que ficar mais para frente.

Ah, agora TEM que ser vertical, porque direcionei todas os conduítes para trás de onde esse rack vai ficar. Quando vcs virem as fotos vão entender :)

johnnie
25-09-2003, 10:21
Murilo,

cada coluna custa na faixa de r$ 30/40 = 04 x 40 = r$ 160,00

12 prateleiras x r$ 60,00 = r$ 720,00

total aprox. r$ 880,00

as divisões são fixas e me parecem ser em torno de 19 cm alt

fale com o Edmilson

a outra opção é madeira

deixa de ser pão duro ;) ;)

abraços

Murilo
25-09-2003, 10:27
João,

Olha, vou consultar o preço, afinal perguntar, ainda, não custa nada :D

Mas tô matando cachorro a grito meu amigo. :riso:

Se for, TEM que ser parcelado :)

Ryche
25-09-2003, 10:29
Eu nunca mais mando fazer movel nenhum, sai caro pra ******, e o acabamento no MELHOR dos casos é igual da AIRON...
sem falar que qualquer coisa a Airon troca o rack sem problemas enquanto que o movel teria que ser refeito...

johnnie
25-09-2003, 10:31
Murilão,

uma simples causa de briga marido x mulher já dá para vc comprar uns 20 racks

:D :

consulte, não custa nada, só uma ligação para Limeira.

abração

Neo
25-09-2003, 10:39
Eu prefiro desenhar e mandar fazer, na maioria das vezes não sai mais caro do que comprar pronto, e dependendo de onde voce manda fazer o acabamento é bastante superior aos comprados prontos.

Murilo
25-09-2003, 10:43
Neo,

Os racks da Airon são caros, mas verdade seja dita, são muuuuito bem feitos e bonitos.

Vou consultar o preço da Airon e de um serralheiro ai dos bão, vamos ver.... :D

Pessoal,

E sobre os tamanhos dos nichos que dimensionei, tá bom???

Sem bem que já estou chegando no teto com esse rack ai, e não dá p/ aumentar mais nada :D (ainda bem que não sou baixinho)

Dmaumau
25-09-2003, 10:45
Murilão,

Se quiser me passar o projeto, posso cotar com o serralheiro que me fez o rack Y, nem que seja apenas para ter uma ideia de preço ao procurar aí em sampa. Só não recomendo a pintura, como fiz, pois é muito sensível. O ideal é uma pintura eletrostática.

Aquele Y ficou em R$ 250. Acrescente aí mais R$ 100 dos antivibs, contra R$ 1200 da Airon, sem as prateleiras.

Neo
25-09-2003, 10:46
Murilo,

Inquestionável a qualidade e acabamento dos produtos da Ayron, mas mesmo assim eu prefiro um bom rack/estante bem projetado e bem construído, é uma questão de gosto pessoal.

Murilo
25-09-2003, 10:49
ô Mauricio, muito bem lembrado :legal:

Aquele seu rack ficou muito bacana.

Será que vc poderia imprimir a minha primeira msg na parte onde coloco os tamanhos e perguntar p/ ele quanto sairia + ou -?? :rolleyes: :D

Se ele der uma idéia mais ou menos do preço e for viável, dou um pulo ai com ele :legal:

Dmaumau
25-09-2003, 11:04
Será apenas uma "torre" ? Você pretende fazer com 3 (Y) ou 4 pernas ? Na videosonic dá pra comprar os pés/spikes da própria Airon por R$ 26 cada.

Murilo
25-09-2003, 11:08
Mauricio,

Pela altura do rack e pelo peso dos aparelhos, pretendo que seja de 4 pernas :D

Se eu mandar fazer compro os pés com rodinhas da Airon p/ adaptar :legal:

Sim, será apenas uma torre.

Dennis
25-09-2003, 11:12
Murilo,

Sugiro pensar em deixar o CDP mais baixo no rack para evitar a maior instabilidade da parte superior.

[]s

Murilo
25-09-2003, 11:22
Dennis,

Beleza, troco o CD Teac de lugar com o MD :legal:

Na verdade escutarei CDs mais no DVD Panasonic, e esse CD Player de 5 discos ficará mais para quando eu quiser deixar música tocando direto, apenas para sonorizar mesmo :)

Dmaumau
25-09-2003, 11:24
Murilão, as horizontais seriam tubulares ou planas ?

Voce quer 50cm de vão ENTRE as 4 "patas", correto ?

Uma coisa que não consegui descobrir são se os spikes/rodas da Airon se adaptam à vários diâmetros de tubos ou apenas e 2 1/2". Aquele meu Y foi feito com tudos de 2 1/4".

Murilo
25-09-2003, 11:31
Mauricio,

Primeiro, obrigado pela disposição em ajudar :legal:

Seguinte:

Penso que as tubulares sejam melhores.

Acho que um pouco mais grosso que o do seu rack seria ideal, pois esse meu vai ser bem maior, o que daria mais estabilidade.

50 cm entre as patas, isso mesmo.

Vou tentar descobrir a qual diâmetro as sapatas da Airon se adaptam.

Valeu :legal:

Renato
25-09-2003, 11:49
Murilo,

Acho muito dificil gastar menos do que R$ 600,00 devido o custo atual
do ferro sem contar a mao de obra... :) e o numero de prateleiras que
é muito grande.

Acho que o João tem razao quando sugere a Airon.

No seu caso, eu partiria para 3 racks isolados um ao lado do outro em
alguma solucao do tipo daquela do NITRO.

Nao sei qual a sua urgencia, mas na semana proxima estarei postando
aqui um que estou desenvolvendo, que esta ficando muito barato, e deve
ficar muito bonito e extremamente funcional e pode servir de luz para
suas ideias...

[]'s

Renato

RThomé
25-09-2003, 12:05
Murilo,

Como já disse o Dennis com muita propriedade, os aparelhos principais do setor de áudio, como o CD, o DVD e o pré, devem ficar nas prateleiras mais baixas, onde as vibrações são menores. O meu transporte digital eu deixo na prateleira mais baixa, inclusive como recomenda o manual da própria Theta.

Me agrada mais barras maciças de ferro para este projeto do que tubos, geralmente Metalon, cujas paredes são muito finas. Além da maior solidez, não teriam as ressonâncias que esses tubos apresentam. Barras maciças de 1 cm de lado já seriam mais do que suficientes e tornariam o rack bem leve do ponto de vista estético.

Para as prateleiras eu usaria tudo feito em granito. O Verde Ubatuba vai compor muito bem com o restante da sua sala.

Para evitar qualquer instabilidade, mantenha a altura das pernas do rack em torno de 5 cm. Como a estrutura ficará muito alta, na última prateleira deve ser soldada uma espécie de mão francesa, para que estas sejam chumbadas à parede após o seu posicionamento dentro do nicho. Isso feito, associado ao próprio peso do granito, dará uma firmeza e estabilidade incrível ao rack.

Como os vãos que vc projetou são bem generosos, vc não terá problemas para fazer a manutenção dos seus aparelhos. Eu também tenho vãos de 50 cm X 50 cm no meu rack.

Faça uma boa escolha meu amigo.:legal:

Renato
25-09-2003, 12:22
GRande Roberto,

Eu ia mencionar o seu, que ficou muito bom, funcional e lindo, mas o que o Murilo quer gastar, nao daria nem para a preteleiras de ganito (logo o escuro) ..... rs

[]'s

Renato

RThomé
25-09-2003, 12:29
Renatão,

O custo do trabalho de serralheiria é bastante acessível, tornado-se um pouco mais caro apenas o granito. Mas como o apartamento do Murilo ainda está em fase de acabamentos, pode ser que essas pedras possam ser compradas por ele a um custo menor do que se pensa. :legal:

Murilo
25-09-2003, 14:57
Meu amigo Roberto,

Eu já tô pechichando no ferro e vc me manda colocar granito ? :riso: :legal:

Legal, gostei da sua sugestão, só não vou fixar ele na parte superior na parede senão vai ficar impossível a manutenção dos cabos, e vc não imagina o quanto eu fico fuçando meu sistema toda hora :D

johnnie
25-09-2003, 15:04
Murilão,

a idéia do Roberto é muito boa devido a solidez, mas o rack da Airon é uma excelente opção e confesso a vc que fiquei surpreso com o projeto dos caras, muito bem bolado e tbm firme como uma rocha e vc que gosta de fuçar, as rodinhas são perfeitas para deslocamento.

RThomé
25-09-2003, 15:20
Murilo e João,

Se esse rack vai ter uma altura de mais de 2,40 m e será tomado por equipamentos com um certo peso, acho uma temeridade que ele fique apoiado somente sobre os pés, imaginem sobre rodízios.

Como a coluna será única, deixe um espaço suficiente para que vc possa acessá-la por trás, algo em torno de 20 cm é o suficiente, mas fixe-a à parede pelo amor de Deus ou então é melhor colocar os equipos todos no seguro. :D

Murilo
25-09-2003, 15:23
Roberto,

Verdade :legal:

Tudo tem que ser muito bem pensado. :)

johnnie
25-09-2003, 15:27
Roberto/Murilo

no meu rack do quarto, além dos equipamentos tem uma Toshiba tela plana de 34" que deve pesar no mínimo uns 50 .

esse rack da Airon é muito bom, pode botar peso tranquilamente.

RThomé
25-09-2003, 15:32
Murilo,

A sua idéia da coluna única é genial e ficará muito elegante a sua disposição na sala, mas realmente pense na minha sugestão quanto à segurança, pois com essa altura toda o conjunto certamente será um pouco instável.:legal:

Renato
25-09-2003, 15:37
Murilo,

O que acho estranho é a altura, algum interesse em entrar para o
"Guinness book" como o rack de audio mais alto do planeta..? :)

Imagine as ligacoes, mesmo que organize, o cabo la do ultimo talvez
venha todo emaranhado ate o aparelho la de baiiiiiiixo.. e isso tem la
seu problemas, interferencias, e etc. Sem falar no custo de cabos, que
dependo dos aperelhos tera que comprar a rolo.. rs

O Rthomé tem um Rack acho que de 3 ou 4 colunas e bem baixo, no caso
dele permitiu projetar acima sem problemas e ainda da um visual super
legal, com as caixas um pouco a frente...

Alias, Roberto, KD as fotos ???? rs...

[]'s

Renato

RThomé
25-09-2003, 15:37
João,

A minha preocupação não é com o peso dos aparelhos em si, mas sim em relação à instabilidade da coluna, que terá o centro de gravidade um tanto alto. :legal:

RThomé
25-09-2003, 15:40
Renatão,

Até hoje estou esperando pelo fotógrafo oficial da Máfia da Goiabada, mas parece que ele se escafedeu...:D

johnnie
25-09-2003, 15:42
Roberto,

faz sentido devido aos 2,5 m alt , sendo a base 0,50 x 0,50, vai acabar ficando uma linguiça em pé. E corre o risco de tombar se a roda travar.

O ideal seria dividir em 2 racks.

Se o Murilo tiver espaço, é a melhor opção

abrços

RThomé
25-09-2003, 15:44
Linguiça em pé foi ótima.:hilario:

Renato
25-09-2003, 15:44
As fotos,

Vamos resolver isso logo.... rs.. vou te passar uma MP !!!!

[]'s

Renato

RThomé
25-09-2003, 15:48
Será que dessa vez sai? :rever2: :D

Murilo
25-09-2003, 16:00
Roberto/Renato/João,

Espaço para um rack horizontal TINHA, agora só para o vertical :legal: Fiz isso p/ ganhar espaço mas nem pensei na estabilidade do rack :idiota:

Vou disponibilizar aqui depois algumas fotos atualizadas, para poderem entender melhor.

Essa da linguiça foi boa :riso:

RThomé
25-09-2003, 16:20
Murilo,

Mantenha o rack vertical.

Se o receiver for colocado numa posição média, não haverá problemas de distância com as interconexões.

Se o rack estiver com um certo afastamento da parede não resolve o problema da manutenção dos cabos? Será que é necessário que vc entre por inteiro lá atrás? Ou será que o nicho é muito estreito e vc não vai poder ter acesso pela lateral?

Renato
25-09-2003, 16:26
Quebre a parede que da para os fundos do rack e acesse os cabos pelo outro comodo... vc ja nao esta quebrando mesmo ?

[]'s

Renato

Fontes
25-09-2003, 16:26
Murilo

Na minha mensagem esqueci (pensei mas não escrevi) de falar sobre a instabilidade dessa "torre". Tenho uma de 1,40m, em madeira, que ao ser movimentada oscila um pouco. Coloco todos os aparelhos pesados nas prateleiras inferiores. Mesmo assim preciso ter muito cuidado ao movimenta-la.

Continuo achando que é preferível rack horizontal.

abraços

Fontes

Murilo
25-09-2003, 17:32
Roberto/Renato/Fontes

>>Ou será que o nicho é muito estreito e vc não vai poder ter
>>acesso pela lateral?

É meio difícil de explicar, vou postar depois fotos aqui p/ vcs entenderem.

Deixar muito afastado vai ficar feio, pois ele ficará de lado para a sala, na parte recuada, onde antes ficaria o rack de frente.

Ih, que burrice, também posso colocar esse rack de frente p/ sala, pensei nisso agora :D

huuum, novas idéias.

Como eu estava pensando ficaria mais discreto, mas teria um pequeno problema de os cabos ficarem aparecendo de lado, eu havia até pensado em colocar um lado falso. Mas acho que de frente ficaria até melhor.

Quebrar o fundo da parede é impossível, é uma viga. :(

Amanhã de manhã posto fotos aqui p/ vcs verem onde vai ficar o rack.

Hoje é a primeira reunião de condominio e vou estar lá às 20:00, depois vou p/ um showzinho e amanhã posto as fotos ;)

Obrigado a todos pelas msgs, estão sendo muito úteis :legal:

cjardim
25-09-2003, 18:02
Murilo, você tem que dar um jeito de fixar o rack em cima!! Já imaginou o peso disso tudo arrastando? E, por um grão de poeira, a rodinha tranca? Lembra do ditado: "quanto maior o coqueiro..." :D Putz, ia ser mais feio que as torres gêmeas. :rolleyes:
Pense seriamente em fixar o rack em cima, como sugeriu o Roberto. Se ficar um acesso lateral, vc pode acessar as conexões afastando o equipamento meio de lado.
[]s

fgsouza
20-02-2010, 19:00
Estava pesquisando sobre racks e é sempre um prazer encontrar tópicos como este do htforum, totalmente pré-históricos, lá do inicio! :D