Ver Versão Completa : Taxa de Boleto - Cobrança indevida!
Colegas,
Aconteceu comigo:
Recebi meu primeiro boleto de cobrança da Canbrás - TV a cabo na região do ABC retransmissora da programação TVA - e eis que vejo no boleto uma cobrança de R$3,30 referente a taxa de boleto.
Essa cobrança é indevida! Engraçado é que logo abaixo consta:
- Multa de 10% após o vencimento da fatura, em acordo com o artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor.
Para benefício deles, o CDC existe, né?
Abaixo posto um artigo retirado da revista Consumidor S/A, do IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor - do qual sou sócio - aliás, um dos melhores negócios que fiz na vida - www.idec.org.br )
Você sabia que o estabelecimento comercial não pode cobrar pelo boleto bancário enviado ao consumidor para o pagamento de um produto ou serviço? Poucos conhecem esse direito, que encontra respaldo no artigo 39, parágrafo V, do Código de Defesa do Consumidor (CDC). No entanto, muitos são lesados por essa prática abusiva, como aconteceu com a confeiteira Patricia Schmidt. Em abril, ela ligou para a empresa de TV por assinatura TVA, a fim de questionar a cobrança de R$ 3,00 pela emissão de boleto bancário (o valor estava discriminado em seu extrato como “taxa administrativa”).
Por telefone, a atendente da empresa esclareceu que a cobrança se justificava pelos gastos com o envio do extrato e, ainda segundo a funcionária, era permitida por lei. Desconfiada, a primeira atitude de Patricia foi ligar para o Idec: “Afinal, R$ 3,00 não é nada em um mês, mas em dois, três anos, pesa”, argumentou.
O instituto confirmou a suspeita de que a cobrança de boleto bancário é proibida, de acordo com o CDC. Arcar com encargos bancários é uma obrigação que compõe a atividade do fornecedor, portanto, não pode ser repassada aos consumidores. Com base nos argumentos e em um modelo de carta do Idec, Patricia enviou duas notificações à TVA: a primeira em maio, pedindo o reembolso da quantia paga indevidamente, e a segunda em junho, exigindo a restituição dos valores em dobro.
Depois de muito relutar, somente em agosto a empresa concordou em devolver R$ 40,00. A associada recusou a proposta, pois tinha direito a receber muito mais. A nova oferta da TV por assinatura chegou a R$ 83,70. Patricia reclamou, então, que ainda faltava aplicar ao montante a correção monetária do período. Após várias ligações e, segundo a confeiteira, depois de meses de nervosismo, a TVA voltou atrás: concordou em restituir R$ 113,49, referentes à cobrança de boleto entre junho de 2001 e maio de 2003. “Desconfio que o índice de correção aplicado não foi o mais adequado, mas achei melhor receber os R$ 113,49 do que nada, até por uma questão de respeito. Se não fosse minha secretária, que ligou todos os dias para a empresa durante esse período, e a ajuda e o modelo de carta do Idec, nem isso eu conseguiria”, relata. Além de depositar a restituição na conta bancária da confeiteira, a TVA também descontou a quantia do reembolso do valor de sua mensalidade de setembro. A consumidora acredita que seja pelo fato de a empresa ter de fazer o reembolso em dobro.
Por fim, a TVA prometeu que ela nunca mais iria pagar pelo boleto bancário. Conforme relatou Patricia, foi impossível conter as perguntas à atendente da TV por assinatura: E quem não conhece esse direito? Quantas pessoas podem estar arcando com essa taxa desnecessariamente? Por que essa situação não é informada aos consumidores? Nova surpresa. A funcionária respondeu: “As pessoas não se interessam...”!
[]´s
Krusty
tem mais:
Quando liguei no teleatendimento e falei que a cobrança era indevida, de acordo com o CDC, eles o retiraram NA HORA e sem discutir... a partir do próximo mês não recebo mais essa taxa!
[]´s
Krusty
Interessante.
A NET não discrimina essa taxa, mas já paguei alguns (muitos) boletos que discriminavam essa despesa.
:xingo: :diabo: :xingo: :diabo: :xingo:
Por menor que seja o valor devemos cobrar.
Há alguns meses a SKY anunciou por algumas horas em seu site o filme "Uma mente Brilhante", por R$ 2,00. Resolvi comprar o PPV. Para minha surpresa a cobraça veio no valor de R$ 8,00 reais. Reclamei e enviaram outra fatura com o valor de R$ 3,00 para o filme. Como este ainda não era o valor anunciado no momento da compra continuei reclamando, eles negavam que o filme tinha sido anunciado por 2 reais. Por azar, tive problemas técnicos no computador e perdi o email de confirmação com o valor anunciado. Após 45 dias de reclamações, finalmente recuperei o email de confimação de compra de PPV.
Encaminhei o email à SKY, solicitei ressarcimento do valor pago a mais, caso a operadora se recusasse, deixei claro que entraria na justiça para receber esse 1 real pago a mais. Aproveitei e reclamei do atendimento que recebi.
Em menos de 24 horas me ligam com a seguinte proposta: devido aos transtornos sofridos (isso inclui ligações para 0300) e outros fatores, estaria recebendo gratuitamente por 30 dias o pacote de programação ADVANCED (pacote que assino desde o início) e 2 meses do antigo pacote MUNDI. Neste mesmo período recebi o canal SEXYHOT por 30 dias devido a outros problemas.
Estou ciente que R$ 1,00 é muito pouco, mas os meus direitos e minha cidadania é muito superior a isso. Mesmo que fosse R$ 0,01 eu lutaria, pois não admito que me enganem. Denunciem qualquer irregularidades, seja ela cobrança indevida ou propaganda enganosa.
Abraços,
Ricardo
Krusty,
isso não é nada em relação aos aborrecimentos que tenho tido com a Net Sat.
É muita incompetência, muita falta de respeito ao consumidor, que não me resta alternativa a não ser processá- la judicialmente.
A fatura chega mensalmente vencida, sou obrigado a depositar em c/c por não dispor do banco na minha cidade. Informo através de tel e fax o pagto, dizem que vão tomar providências e nada resolvem.
Na próxima fatura cobram os juros e o que é pior cortam o sinal.
Meses de reclamação, stress, chateação, levou-me a comprar uma briga com essa empresa.
Em toda minha nunca tive uma relação tão incomoda, desgastante, aborrecida qto essa.
abraços
obs.: tbm cobram o boleto bancário
Em que parte exata do CDC consta que não podem ser cobradas taxas administrativas?
[ ]'s do Tio OzzY
m.fernandes
20-10-2003, 21:59
Se não me engano a NET dá um pequeno desconto para faturas com débito automático, ou seja; há diferença pra NET entre boleto e débito automático.
Krusty,
De uma forma ou de outra eles podem imbutir o valor do boleto na mensalidade. Estamos na mão da operadora.
Roosevelt
21-10-2003, 00:53
Essas operadoras são mercenárias!
Aqui em casa, tivemos de fazer o "seguro" manutenção da Directv, pois cada visita técnica eram cobrados absurdos R$48,00. Se a droga do decoder apresentasse defeito novamente daqui a duas semanas, por exemplo, mais R$48,00 cobrados, o que é proibido já que todo conserto deve ter garantia de no mínimo 3 meses.
Vê-se que estão apenas interessados no nosso dinheiro.
Abraços,
Roosevelt
Quando fui resolver este problema da taxa no doc do meu aluguel, sabe o que o procon aqui de porto alegre disse? não podemos fazer nada, pois não existe legislação que proiba esta prática.
sacanagem:xingo: :xingo:
como tenho perspectiva de trocar de apto, vou deixar rolar mais um pouco e pedir reembolso no final.
ateh.
Por isso eu estou esperando o Krusty se manifestar sobre a parte exata do CDC que prevê o não pagamento...
Se alguém souber...
[ ]'s do Tio OzzY
Colegas,
Pago um consórcio (carro) que também inclui no boleto em cada parcela o que ele chama de "taxa de cobrança". :xingo:
Abraços,
Filipe Rangel.
Originalmente enviado por TiozzY
Em que parte exata do CDC consta que não podem ser cobradas taxas administrativas?
[ ]'s do Tio OzzY
"Código de Defesa do Consumidor:
Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que:
(...)
XII - obriguem o consumidor a ressarcir os custos de cobrança de sua obrigação, sem que igual direito lhe seja conferido contra o fornecedor (...)"
O fundamento da abusividade da cobrança é este.
[]s
Isto também se aplica sobre cobrança de condominio, pois no meu vem descriminado boleto bancário.
Edson, na verdade se aplica a todas as cobranças feitas por boleto bancário, ou outro forma onde o credor imponha ao devedor o ônus pela cobrança.
[]s
Cristiano,
Só vejo um problema no meu caso (consórcio) e no do Edson (condomínio). Se estas despesas não forem cobradas aos "consumidores", entrariam como custos administrativos do grupo e, consequentemente, seriam rateadas com os membros. Seria trocar seis por meia dúzia.
Procede essa minha dúvida?
Abraços,
Filipe Rangel.
Filipe, deixa eu retificar uma coisa: no condomínio não se aplica, pois não é relação de consumo (teoricamente não se aplica o CDC aos condomínios). Já o consórcio, esta despesa faz parte da taxa de administração. Na prática, o que ocorre caso se reclame, é ela ser suportada pela administradora, e não pelo grupo.
O que acho que vc pode fazer é, quando terminar de pagar, entrar no Juizado Especial (pequenas causas) cobrando todas as taxas acumuladas, e pedir devolução em dobro. Se não for assim, é muito incômodo prá pouco resultado.
[]s
Mauricio
Eles (as empresas) procura dar uma "maqueada" no boleto para enganar os consumidores. Devemos ficar atentos para não ser enganados... como disse o Ricardo, mesmo R$0,01 não pode passar batido...
João Alfredo
a Net é cliente da empresa onde trabalho. Gastam demais onde não devem, economizam onde não deveriam.... situação difícil.Cara, corre atrás dos seus direitos, e não se esqueça: toda cobrança indevida deve ser restituída em dobro e com correção!
Tiozzy
Respondido pelo cjardim :-)
Mario
Até poderiam imbutir, mas aí poderiam perder os assinantes para uma concorrente com preço "melhor"...
Roosevelt
O aparelho não é alugado?
SEÇÃO IV
Da Decadência e da Prescrição
ART. 26 – O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:
I – trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produto não duráveis;
II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produto duráveis.
Filipão
no meu caso o concominio é administrado por uma empresa
Roosevelt
22-10-2003, 19:52
Krusty,
O decoder da Directv é cedido em comodato, ou seja, não me pertence nem é alugado. Não há portanto um prazo de garantia para o aparelho, pois se o mesmo explodir daqui a dois anos, a Directv simplesmente troca por outro. Acho até uma boa idéia, mas não gosto nada da taxa de visita do técnico. Por isso fizemos o seguro anual, pois já ocorreu de chamarmos o técnico três vezes num ano para corrigir os dois pontos da casa. Seria praticamente R$150,00 só em visita técnica!!
Abraço,
Roosevelt
Vocês conhecem alguma empresa de TV a cabo que não cobre essa taxa?
Ou alguma outra "sacanagem" comum no dia-a-dia que é contra o CDC?
[]´s
Krusty
Olá amigos,
Minha tv por assinatura (viacabotv) faz coisa pior ainda pelo que me disseram ...
A mensalidade vem junto com a conta de luz de minha casa quase que obrigando a pessoa a pagar a menis que queira ficar sem luz também ...
Não posso confirmar se da pra pagar separado uma da outra mas mesmo assim já fui informado que ela não pode fazer tal coisa...
Bem, já que vem junto a conta de luz não vem discriminando taxa de boleto...
Amanhã irei ao supermercado com minha mãe para falar com o gerente pq o SENDAS está cobrando 2,00 por boleto sendo que minha mãe dividi tudo em 3 vezes e paga 6 reais a mais no que eles dizem ser SEM JUROS :xingo:
Abraços,
Guilherme
VwPhoenix
25-11-2003, 22:12
A concessionária de energia também cobra o envio da conta.
ManuelFS
06-03-2009, 17:19
A expressão BOLETO BANCÁRIO é incorreta..... correto: BLOQUETO BANCÁRIO, oh povo que gosta de carnaval menos observar as legislações (até dicionários não expressam corretamente).
O termo BLOQUETO BANCÁRIO esta na norma CADOC 24044-4 da FENABAN ou FEBRABAN.
Acontece que os cariocas deturpam a lingua portuguesa.... Eles é quem falam BOLETO, e pior tem uns falando "BOLETA" e mais ruim ainda tem outros falando "BULETA".
Assassinos da lingüística e termos corretos.
Todos estão PERDOADOS, (um pouco). Pois comprar BOM-BRIL na verdade seria comprar "PALHA DE AÇO", ou ir numa casa pra tirar "XEROX", e chegando lá é uma máquina "CANON" ficou complicado... Seria correto vou tirar uma FOTOCÓPIA ou XEROCÓPIA (dai vem o nome e marca XEROX).
Fazer o quê, temos descendências PORTUGUESAS.
Colegas,
Aconteceu comigo:
Recebi meu primeiro boleto de cobrança da Canbrás - TV a cabo na região do ABC retransmissora da programação TVA - e eis que vejo no boleto uma cobrança de R$3,30 referente a taxa de boleto.
Essa cobrança é indevida! Engraçado é que logo abaixo consta:
- Multa de 10% após o vencimento da fatura, em acordo com o artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor.
Para benefício deles, o CDC existe, né?
Abaixo posto um artigo retirado da revista Consumidor S/A, do IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor - do qual sou sócio - aliás, um dos melhores negócios que fiz na vida - www.idec.org.br (http://www.idec.org.br) )
Você sabia que o estabelecimento comercial não pode cobrar pelo boleto bancário enviado ao consumidor para o pagamento de um produto ou serviço? Poucos conhecem esse direito, que encontra respaldo no artigo 39, parágrafo V, do Código de Defesa do Consumidor (CDC). No entanto, muitos são lesados por essa prática abusiva, como aconteceu com a confeiteira Patricia Schmidt. Em abril, ela ligou para a empresa de TV por assinatura TVA, a fim de questionar a cobrança de R$ 3,00 pela emissão de boleto bancário (o valor estava discriminado em seu extrato como “taxa administrativa”).
Por telefone, a atendente da empresa esclareceu que a cobrança se justificava pelos gastos com o envio do extrato e, ainda segundo a funcionária, era permitida por lei. Desconfiada, a primeira atitude de Patricia foi ligar para o Idec: “Afinal, R$ 3,00 não é nada em um mês, mas em dois, três anos, pesa”, argumentou.
O instituto confirmou a suspeita de que a cobrança de boleto bancário é proibida, de acordo com o CDC. Arcar com encargos bancários é uma obrigação que compõe a atividade do fornecedor, portanto, não pode ser repassada aos consumidores. Com base nos argumentos e em um modelo de carta do Idec, Patricia enviou duas notificações à TVA: a primeira em maio, pedindo o reembolso da quantia paga indevidamente, e a segunda em junho, exigindo a restituição dos valores em dobro.
Depois de muito relutar, somente em agosto a empresa concordou em devolver R$ 40,00. A associada recusou a proposta, pois tinha direito a receber muito mais. A nova oferta da TV por assinatura chegou a R$ 83,70. Patricia reclamou, então, que ainda faltava aplicar ao montante a correção monetária do período. Após várias ligações e, segundo a confeiteira, depois de meses de nervosismo, a TVA voltou atrás: concordou em restituir R$ 113,49, referentes à cobrança de boleto entre junho de 2001 e maio de 2003. “Desconfio que o índice de correção aplicado não foi o mais adequado, mas achei melhor receber os R$ 113,49 do que nada, até por uma questão de respeito. Se não fosse minha secretária, que ligou todos os dias para a empresa durante esse período, e a ajuda e o modelo de carta do Idec, nem isso eu conseguiria”, relata. Além de depositar a restituição na conta bancária da confeiteira, a TVA também descontou a quantia do reembolso do valor de sua mensalidade de setembro. A consumidora acredita que seja pelo fato de a empresa ter de fazer o reembolso em dobro.
Por fim, a TVA prometeu que ela nunca mais iria pagar pelo boleto bancário. Conforme relatou Patricia, foi impossível conter as perguntas à atendente da TV por assinatura: E quem não conhece esse direito? Quantas pessoas podem estar arcando com essa taxa desnecessariamente? Por que essa situação não é informada aos consumidores? Nova surpresa. A funcionária respondeu: “As pessoas não se interessam...”!
[]´s
Krusty
Roosevelt
06-03-2009, 18:34
... deturpam a lingua portuguesa....
Eles é quem falam BOLETO, e pior tem uns falando "BOLETA" e mais ruim ainda tem outros falando "BULETA"...
Manuel,
Eu ri muito aqui, pois fiquei imaginando qual seria a próxima palavra, após BULETA. :riso: :maldoso:
:legal:
Um abraço.
Roosevelt
Marcanova
06-03-2009, 21:01
Liguei na TVA e disseram que tem outras formas de pagamento sem cobrar custo e por isso não é contra a lei cobrar os 3,50 por boleto.
ralves58
06-03-2009, 21:44
Liguei na TVA e disseram que tem outras formas de pagamento sem cobrar custo e por isso não é contra a lei cobrar os 3,50 por boleto.
Estava lendo este tópico e vendo como as leis nesse país são idiotas... Ora bolas, a empresa possui um custo com o boleto bancario. Como diabos ela nao vai repassar esse custo que ela tem para o cliente? Troço mais imbecil essa lei...
Aparece algum politico idiota, coloca isso na Lei... e aí, o que acontece? As empresas sao obrigadas a embutir o custo do boleto no preço do serviço e aí, meus camaradas, TODO MUNDO VAI PAGAR O CUSTO DO BOLETO, mesmo aquelas pessoas que não pagam via boleto! O Krusty vai continuar pagando o valor do boleto, e ainda vai obrigar quem não paga via boleto a pagar a taxa embutida tambem.
Fazer o que? É um país onde as leis são feitas por quem não tem neurônios, nem uma visão realista da vida...
[ ] Rubens
Marcanova
07-03-2009, 11:33
Estava lendo este tópico e vendo como as leis nesse país são idiotas... Ora bolas, a empresa possui um custo com o boleto bancario. Como diabos ela nao vai repassar esse custo que ela tem para o cliente? Troço mais imbecil essa lei...
Aparece algum politico idiota, coloca isso na Lei... e aí, o que acontece? As empresas sao obrigadas a embutir o custo do boleto no preço do serviço e aí, meus camaradas, TODO MUNDO VAI PAGAR O CUSTO DO BOLETO, mesmo aquelas pessoas que não pagam via boleto! O Krusty vai continuar pagando o valor do boleto, e ainda vai obrigar quem não paga via boleto a pagar a taxa embutida tambem.
Fazer o que? É um país onde as leis são feitas por quem não tem neurônios, nem uma visão realista da vida...
[ ] Rubens
Tem gente que gosta de pagar taxa, mesmo indevida. :lol:
Repassar custo operacional de cobrança não se faz e não se aceita entre empresas. O consumidor não pode arcar com nenhuma despesa que não seja o produto ou serviço que esteja adquirindo.
A forma de cobrança é opção de quem cobra, se tem custo, não é problema do cliente. Basta cortar o sinal em caso de inadimplência.
Para o consumidor final existe um código a se seguir. Melhor se adaptar a lei ou tirar o boleto como forma de pagamento.
Aceitar passivamente o errado ou não seguir o correto é a forma mais comum da pessoa impotente aos fatos encarar a vida. Mais fácil conhecer seus direitos e deveres e lutar para consegui-los.
Cobrar pelo boleto bancário é ilegal, de acordo com o Procon e pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
Defesa do consumidor:
Caso a contestação junto à empresa não surta efeito, o cliente deve procurar algum órgão de defesa do consumidor, como o Idec e o Procon-SP, levando o contrato e algum comprovante da cobrança abusiva.
A entidade, por sua vez, redigirá uma carta solicitando o ressarcimento do valor e enviará ao responsável. Se mesmo assim não houver resultado, o consumidor deverá procurar a Justiça e pedir o reembolso do valor em dobro.
http://www.procon.pr.gov.br/arquivos/File/entendimento_cobranca.pdf
http://www.itu.com.br/noticias/detalhe.asp?cod_conteudo=15066
http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/infomoney/2007/05/31/ult4040u4763.jhtm
Roosevelt
07-03-2009, 13:01
...a empresa possui um custo com o boleto bancario. Como diabos ela nao vai repassar esse custo que ela tem para o cliente...
Meu caro,
Todo serviço ou produto tem seu preço calculado inicialmente e deve incluir todos os custos para a sua manutenção. Isso é o básico do básico.
Se você resolve vender alguma coisa, calcula os custos de produção, embalagem, transporte, estorage e etc. Daí calcula o preço ao consumidor e ponto.
Não faz sentido é inventar um novo custo, que obviamente já estava lá no planejamento de preço inicial. O resto é tão somente reajuste inflacional e etc.
Só que daí, para tentar arrancar mais dinheiro das pessoas, pega-se algum ítem que já fora obviamente calculado lá na definição de preço do serviço e o transforma em taxa adicional. Ridículo!
Numa comparação bem tosca e livre, mas apenas para mostrar clara e rapidamente o que quero dizer, é como se você tivesse de pagar taxa de boleto na sua conta de luz. Afinal, você a recebe em casa, via boleto!!!
Outro exemplo. É como se a companhia de água resolvesse cobrar na sua conta, uma tal taxa de despoluição do esgoto. Como se você já não pagasse por todo o processo de saneamento que ela realiza.
Esses que querem cobrar taxas esdrúxulas, deviam voltar para a faculdade de administração, se é que a cursaram.
Capisci?
Abraços.
Roosevelt
Na verdade o que se faz (prática comum) é repassar a taxa bancária (do bloqueto) para o cliente/consumidor.
Fiquem atentos!
Tenho uma dúvida, se no condomínio é "legal" cobrar a tal taxa, no aluguel também é permitido ?
ralves58
07-03-2009, 15:26
Voces continuam nao entendendo, ou não querendo entender... Se nao puder cobrar o valor do boleto apenas para quem paga com boleto, esse valor será cobrado DE TODOS, paguem ou nao com boleto.
A mesma coisa ocorre com outra Lei idiota, que determina que "o preço de um produto no Cartao de Credito tem que ser o mesmo preco a vista"... uma lei que simplesmente tenta ignorar que para o lojista uma venda feita com Cartao de Credito tem custo financeiro... E aí o que acontece? Os comerciantes colocam o preço do Cartão de Crédito como sendo o preço à vista. Desta forma, mesmo quem comprar à vista, em dinheiro, vai ser obrigado a pagar os custos financeiros embutidos da Operadora do Cartão. Uma situacao absurda e injusta, causada por uma Lei idiota (onde quem se ferra é o consumidor).
O que as pessoas no Brasil não conseguem entender é que TODO CUSTO É REPASSADO PARA O CONSUMIDOR! Não existe comerciante burro! É muito mais honesto penalizar quem realmente paga com cartão, ou quem realmente paga com boleto, do que penalizar todo mundo! Se eu nao pago com boleto, quero desconto! Se eu nao pago com cartao de credito, quero desconto! Isso sim, é mais honesto e correto! Esse sim seria o ideal, que as pessoas pudessem saber direitinho QUANTO PAGAM POR CADA COISA. Inclusive quanto pagam de impostos! Não seria interessante saber, na hora de pagar, que o produto que você compra por 100 na verdade custa apenas 60, e 40 são impostos?
[ ] Rubens
Marco Araujo
07-03-2009, 15:51
Vou dar a minha ajuda.
Definições:
Cedente - Quem coloca a cobrança para o banco (Consórcio, financeira, condomínio, etc...)
Sacado - O devedor da parcela, no caso de consórcio; cota, no caso de condomíno e por aí vai)
Banco sacador - O que apresenta a cobrança ao sacado por meio do boleto/bloqueto
Vale para servços de cobrança bancária e aí a bronca é com o banco sacador:
Banco Central do Brasil, Carta-Circular 3349 de 31/10/2008, ítem V, letra b:
V - o serviço de cobrança bancária, realizado mediante a
utilização de bloquetos/boletos de cobrança, em face do contido na
Circular nº 3.255, de 31 de agosto de 2004:
a) é caracterizado como "serviço especial", nos termos do
art. 4º da Resolução nº 3.518, de 2007;
b) não se enquadra entre os serviços passíveis de cobrança
do sacado, a título de tarifa ou de ressarcimento de despesas, nos
termos da Resolução nº 3.518, de 2007, por caracterizar prestação de
serviço ao cedente/sacador;
Onde reclamar:
http://www.bcb.gov.br/pre/portalcidadao/index.asp?idpai=PORTALBCB
A SKY dá um desconto de 3 reais para pagamento em débito automático no cartão :tu:
Route 66
08-03-2009, 11:19
Voces continuam nao entendendo, ou não querendo entender... Se nao puder cobrar o valor do boleto apenas para quem paga com boleto, esse valor será cobrado DE TODOS, paguem ou nao com boleto.
A mesma coisa ocorre com outra Lei idiota, que determina que "o preço de um produto no Cartao de Credito tem que ser o mesmo preco a vista"... uma lei que simplesmente tenta ignorar que para o lojista uma venda feita com Cartao de Credito tem custo financeiro... E aí o que acontece? Os comerciantes colocam o preço do Cartão de Crédito como sendo o preço à vista. Desta forma, mesmo quem comprar à vista, em dinheiro, vai ser obrigado a pagar os custos financeiros embutidos da Operadora do Cartão. Uma situacao absurda e injusta, causada por uma Lei idiota (onde quem se ferra é o consumidor).
O que as pessoas no Brasil não conseguem entender é que TODO CUSTO É REPASSADO PARA O CONSUMIDOR! Não existe comerciante burro! É muito mais honesto penalizar quem realmente paga com cartão, ou quem realmente paga com boleto, do que penalizar todo mundo! Se eu nao pago com boleto, quero desconto! Se eu nao pago com cartao de credito, quero desconto! Isso sim, é mais honesto e correto! Esse sim seria o ideal, que as pessoas pudessem saber direitinho QUANTO PAGAM POR CADA COISA. Inclusive quanto pagam de impostos! Não seria interessante saber, na hora de pagar, que o produto que você compra por 100 na verdade custa apenas 60, e 40 são impostos?
[ ] Rubens
Rubens, a questão não é meramente econômica, mas tem fundo até psicológico também.
Pelo seu raciocínio, TUDO que gera custo deveria ser cobrado. Só que isso provoca no consumidor uma imagem de empresa mercenária. Além disso, a geração de custo pode inibir o cliente de certas práticas.
Dois exemplos disso são ligados ao atendimento, que são a visita e o atendimento telefônico. Ambos geram custo, isso é inegável. Agora imagine que você esteja há 24 horas sem televisão e internet (via o mesmo cabo) e resolve ligar pra operadora, aí ouve uma gravação: "Bom-dia e obrigado por chamar a operadora Cobratudo. Informamos que esta ligação é tarifada ao custo de R$ 0,50 por minuto, para cobrir os nossos custos de call-center. Para ser atendido, digite seu código de fatura Cobratudo...". Pois é, na sua realidade, isso é POSSÍVEL! Imagine a situação, "não vou ligar pra reclamar porque não quero pagar..."
A visita técnica eles já estão cobrando, coisa que eu também acho absurdo. Oras, você não está chamando o técnico pra tomar um cafezinho, mas sim pra consertar um problema da rede DELES ou no decoder que ELES te emprestam em comodato pra que você possa usufruir do que lhes paga... Aí o decoder DELES pifa e você ainda tem que pagar pra virem consertar???
Até concordo com a cobrança da visita pra trocar um ponto de lugar, pra substituir o decoder por um outro melhor (a pedido do cliente), pois essas são coisas opcionais, mas cobrar por uma visita de manutenção, algo pra manter o serviço funcionando e ainda vender um "seguro" pra isso embutido na mensalidade??? Faça-me o favor...
A questão da proibição da cobrança do boleto (ou bloqueto, como preferirem) é para não direcionarem a cobrança para o meio que ELES acharem mais conveniente. O cliente é quem deve decidir qual a forma mais conveniente pra ele. Aliás, o cliente é quem está PAGANDO, ele é a razão de existir da empresa, porque sem clientela, qualquer empresa quebra.
Oras, lógico que eles QUEREM cobrar via débito em conta ou até via Cartão de Crédito, porque aí a cobrança é automática e fica difícil pro cliente discutir alguma coisa. Se eu recebo um bloqueto que não concordo, eu simplesmente não pago até a questão ser sanada. Já débito automático é mais difícil, concorda? E, segundo seu raciocínio de "liberalismo econômico total" em que cada um cobra o que quer e o mercado que se regule, eles podem querer cobrar R$ 20 a mais pelo bloqueto (pra desestimular), "paga quem quer".
O que você parece não entender é que o CDC vem para suprir a menor força individual de nós consumidores perante as gigantes empresas que nos fornecem. Protege-se o consumidor porque ele é a parte (bem mais) fraca da relação. Não se pode exigir que consumidor e empresa sejam tratados como iguais, pois a empresa vai engolir o consumidor.
Marcanova
08-03-2009, 13:06
Se nao puder cobrar o valor do boleto apenas para quem paga com boleto, esse valor será cobrado DE TODOS, paguem ou nao com boleto.
A mesma coisa ocorre com outra Lei idiota, que determina que "o preço de um produto no Cartao de Credito tem que ser o mesmo preco a vista"... uma lei que simplesmente tenta ignorar que para o lojista uma venda feita com Cartao de Credito tem custo financeiro...
[ ] Rubens
Todos já pagam o boleto faz tempo. Estão cobrando DOBRADO agora para forçar o débito automático, para reduzir a inadimplência.
O cartão tem custo financeiro para o lojista, mas paga o lojista independente do cliente pagar a fatura do cartão.
Quanto custa se livrar de cheques devolvidos?
Qual o custo das consultas de cheques no serasa?
Quanto custa realmente um cliente inadimplente?
Porque será que os Supermercados e o postos de gasolinas até preferem cartão de crédito ao cheque, sem cobrar nada por isso?
O custo está na formação de preços, não vem destacado na fatura como imposição.
Ir contra a lei só vai piorar as coisas, não é remédio para nada.
Só não entendi qual a vantagem em achar uma "explicação financeira" para uma atitude, errada, fora da lei, que vai contra os clientes, conhecida como cobrança indevida.
ralves58
08-03-2009, 23:32
Pelo seu raciocínio, TUDO que gera custo deveria ser cobrado. Só que isso provoca no consumidor uma imagem de empresa mercenária.
Em cliente que não está acostumado a saber detalhadamente o que paga, pode até ser... Exemplo: por que no Brasil o imposto não é detalhado? Você não acha muito melhor, ao comprar uma caneta, saber que ela custa R$ 1, e o imposto é de R$ 0,40, totalizando assim R$ 1,40 pela caneta?
A visita técnica eles já estão cobrando, coisa que eu também acho absurdo. Oras, você não está chamando o técnico pra tomar um cafezinho, mas sim pra consertar um problema da rede DELES ou no decoder que ELES te emprestam em comodato pra que você possa usufruir do que lhes paga... Aí o decoder DELES pifa e você ainda tem que pagar pra virem consertar???
Não conheço NENHUMA operadora de tv por assinatura que cobre a visita tecnica neste caso que você exemplificou... O que empresas como a NET fazem é cobrar pela visita técnica quando o cliente a chama sem motivo (ou seja, não era defeito).
A questão da proibição da cobrança do boleto (ou bloqueto, como preferirem) é para não direcionarem a cobrança para o meio que ELES acharem mais conveniente. O cliente é quem deve decidir qual a forma mais conveniente pra ele.
E desde quando o repasse do custo do boleto (veja que isso nada tem a ver com cobrar, é apenas um repasse...) interfere com a sua decisão de usar ou não usar boleto? Se você prefere pagar em boleto, pague uai! Isso vai lhe custar mais X reais... Mas a decisão continua sendo toda sua, e apenas sua.
É a mesma coisa de decidir se quer um pacote com 60 canais, ou se quer um pacote com 100 canais. A decisão é toda sua, mas se optar pelo pacote com 100 canais vai pagar mais caro.
Aliás, o cliente é quem está PAGANDO, ele é a razão de existir da empresa, porque sem clientela, qualquer empresa quebra.
E ao proibir o repasse do custo do boleto, esse será embutido no preço da assinatura, e então todos pagarão por ele. Mesmo quem pagar por outra via. Lindo isso, não? Ou você acha que comerciante é burro e vai entubar o prejuizo?
O que você parece não entender é que o CDC vem para suprir a menor força individual de nós consumidores perante as gigantes empresas que nos fornecem. Protege-se o consumidor porque ele é a parte (bem mais) fraca da relação. Não se pode exigir que consumidor e empresa sejam tratados como iguais, pois a empresa vai engolir o consumidor.
Um codigo de defesa do consumidor é necessário, mas nada disso justifica criar dispositivos "sem noção" no CDC... E o CDC está cheio deles...
[ ] Rubens
ralves58
08-03-2009, 23:41
O cartão tem custo financeiro para o lojista, mas paga o lojista independente do cliente pagar a fatura do cartão.
E...?
Se o cliente não pagar a fatura, isso passa a ser um problema do cartão, e nao mais do lojista. O cartão, por sua vez, se protege contra os calotes, entre outras formas, cobrando juros absurdos de quem honra a fatura. É a vida.
Porque será que os Supermercados e o postos de gasolinas até preferem cartão de crédito ao cheque, sem cobrar nada por isso?
Essa é fácil: o custo com os cartões de crédito já estão embutidos no preço das mercadorias... Aqui no Rio de Janeiro, as 2 redes de supermercados mais baratos são exatamente (adivinha?) as que não aceitam cartão de crédito. Tem supermercado aqui que sequer aceita cheque ou cartão de débito (o Cristal). Os precos dele costumam ser imbativeis.
Essa é a injustiça que o brasileiro nao entende... O justo seria só pagar pelos custos financeiros aqueles clientes que realmente usam de cartao de credito e etc...
Mas não, brasileiro prefere que TODO MUNDO pague... Fazer o que?...
[ ] Rubens
---
ps. Eu defendo que na Escola deveria ter aulas de Economia basica
para todos... Talvez o país ficasse um pouquinho melhor, com
ganhos para todos...
Marcanova
09-03-2009, 11:49
O cartão, por sua vez, se protege contra os calotes, entre outras formas, cobrando juros absurdos de quem honra a fatura. É a vida.
Ninguém obriga você a ter cartão de crédito. Quem honra a fatura não paga juros. Não pagar a fatura e depois reclamar dos juros, sabendo as regras do jogo é que está errado. Basta não ter cartão de crédito.
Essa é a injustiça que o brasileiro nao entende... O justo seria só pagar pelos custos financeiros aqueles clientes que realmente usam de cartao de credito e etc...
Eu defendo que na Escola deveria ter aulas de Economia basica para todos... Talvez o país ficasse um pouquinho melhor, com ganhos para todos...
Acho que você ainda não entendeu os nossos direitos como consumidores dessas empresas que cobram taxas indevidamente. Melhor reler o tópico e o título. Queremos justiça.
Um preceito básico de qualquer país é respeitar as leis e o consumidor. Mas isso não se ensina na escola.
rockjorge
09-03-2009, 12:01
Acho que os Tribunais estão começando a querer aplicar a Lei.
Saiu no www.diarionet.com.br de hoje
Banco é proibido de cobrar por emissão de boleto
Tarifa é hoje uma das maiores fontes de lucro dos bancos. Muitas vezes, o cliente não sabe nem o que está pagando. Há banco, por exemplo, que oferece contas que eles chamam de especiais, mas de especiais só têm mesmo a tarifa mensal cobrada, normalmente mais elevada do que as convencionais. Para o cliente é só despesa, porque oferecem serviços que ele jamais vai utilizar.
Uma das fontes de lucro do banco é a cobrança de boleto. Mas o Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec) vem tentando na Justiça acabar com esse abuso. Desta vez, a desembargadora Carmelita Brasil, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, proibiu o banco HSBC de cobrar pelo boleto, atendendo a uma ação coletiva de consumo movida pelo instituto.
Os consumidores do banco, quando recebem seu primeiro carnê, são surpreendidos com a imposição da tarifa de R$ 3,90 por mês, cobrada em cada boleto bancário referente às parcelas do financiamento ou leasing contratado. De acordo com o Ibedec, a prática é vedada pelo Código de Defesa do Consumidor. O artigo 51, inciso XII, declara nulas as cláusulas contratuais que transfiram ao consumidor o custo pela cobrança da dívida, como é o caso dos boletos bancários.
O presidente do instituto, Geraldo Tardin, destaca que “a empresa deve disponibilizar uma forma gratuita de quitação das dívidas pelos consumidores, não podendo impor o boleto bancário, se esta opção trouxer aumento no valor do débito do consumidor”, de acordo com sua assessoria.
A ação pede o fim da cobrança para todos os clientes da empresa, bem como a devolução em dobro das tarifas já cobrados e ainda a aplicação de uma multa em favor do Fundo Nacional de Defesa dos Direitos Difusos, de R$ 1 milhão. A decisão vale para todo o Brasil e abrange todos os consumidores de leasing e CDC do HSBC.
Olha o link:
http://diarionet.terra.com.br/consumidorsub.action.aspx?idPageItem=9954
Já é um começo.
[]´s
ralves58
09-03-2009, 20:21
Eu defendo que na Escola deveria ter aulas de Economia basica para todos... Talvez o país ficasse um pouquinho melhor, com ganhos para todos...
Acho que você ainda não entendeu os nossos direitos como consumidores dessas empresas que cobram taxas indevidamente. Melhor reler o tópico e o título. Queremos justiça.
Um preceito básico de qualquer país é respeitar as leis e o consumidor. Mas isso não se ensina na escola.
Me desculpe Marcanova, mas quem não está entendendo nada aqui é você (e sem as tais aulas que eu citei, você vai continuar não entendendo). O que eu quero dizer é que se as pessoas tivessem noções básicas de economia, leis absurdas não seriam criadas.
É muito fácil para você sair dizendo que "quer ver a lei respeitada", o problema é quando a Lei é claramente estúpida. Quer ver um exemplo? A Lei que dá meia-entrada para os estudantes em shows e cinemas é um exemplo de Lei estúpida. Ao apenas querer resolver uma coisa na base da "canetada", a Lei não prevê de onde vai sair o dinheiro para financiar essa mamata para os estudantes, e qual o resultado óbvio? O preço dos ingressos dobra (de R$ 50 passa para R$ 100), e o estudante continua a pagar o preço da inteira, enquanto agora o adulto não-estudante (e sem carteirinha falsa) passa a pagar o dobro.
Culpa de quem? Da Lei idiota. É por aí o raciocínio...
É a mesma estupidez de não querer permitir que um comerciante repasse para o consumidor algo que CUSTA DINHEIRO PARA ELE! Isso é ridículo!
[ ] Rubens
ralves58
09-03-2009, 20:24
Acho que os Tribunais estão começando a querer aplicar a Lei.
Banco é proibido de cobrar por emissão de boleto
AGORA SIM, um mínimo de inteligência no Oceano de mediocridades que temos nas autoridades brasileiras... Se é para proibir, que proíbam os bancos de cobrar o boleto. Mas o banco ficar livre para cobrar o boleto da operadora de TV, e a operadora nao poder repassar esse custo para o assinantes, é de um absurdo exemplar...
[ ] Rubens
Marcio Neves
09-03-2009, 23:30
ou ir numa casa pra tirar "XEROX", e chegando lá é uma máquina "CANON" ficou complicado... Seria correto vou tirar uma FOTOCÓPIA ou XEROCÓPIA (dai vem o nome e marca XEROX).Não viaja, que o caminho é no sentido oposto (o nome da companhia que virou sinônimo para fotocópia e derivou para esse neologismo) :p
Marcanova
10-03-2009, 00:33
Me desculpe Marcanova, mas quem não está entendendo nada aqui é você (e sem as tais aulas que eu citei, você vai continuar não entendendo). O que eu quero dizer é que se as pessoas tivessem noções básicas de economia, leis absurdas não seriam criadas.
É muito fácil para você sair dizendo que "quer ver a lei respeitada", o problema é quando a Lei é claramente estúpida.
Caro Rubens,
Economia não tem nada com isso, se você tivesse formação nessa área saberia disso.
AGORA SIM, um mínimo de inteligência no Oceano de mediocridades que temos nas autoridades brasileiras... Se é para proibir, que proíbam os bancos de cobrar o boleto. Mas o banco ficar livre para cobrar o boleto da operadora de TV, e a operadora nao poder repassar esse custo para o assinantes, é de um absurdo exemplar...
[ ] Rubens
Negritei sua resposta pois acho que você não leu ou não entendeu o texto que o colega citou, vou copiá-lo aqui então:
Os consumidores do banco, quando recebem seu primeiro carnê, são surpreendidos com a imposição da tarifa de R$ 3,90 por mês, cobrada em cada boleto bancário referente às parcelas do financiamento ou leasing contratado. De acordo com o Ibedec, a prática é vedada pelo Código de Defesa do Consumidor. O artigo 51, inciso XII, declara nulas as cláusulas contratuais que transfiram ao consumidor o custo pela cobrança da dívida, como é o caso dos boletos bancários.
http://diarionet.terra.com.br/consum...dPageItem=9954 (http://diarionet.terra.com.br/consumidorsub.action.aspx?idPageItem=9954)
A lei é para todos, e os Bancos não podem cobrar pelo boleto que emitem aos seus clientes (consumidor final), assim como as tvs por assinatura.
O banco continuará a cobrar por um serviço de cobrança de boleto bancário que oferece aos seus clientes (empresas) e esses não podem repassar aos clientes (consumidor final). Se o banco gasta com correio, papel e impressão, ou se a tv por assinatura paga o banco por esse serviço é outra história.
Achei estranho alguém que seja um consumidor e pague contas ser a única pessoa a ficar contra uma lei que o defenda de uma cobrança indevida.
Interessante notar em seu histórico que TODAS suas mensagens até hoje são em relação a TVs por assinatura, e todos os tópicos criados por você são sobre esse tema.
staedert
10-03-2009, 01:50
Não existe isso de não poder repassar, quem custeia as despesas da empresa de uma forma ou de outra são os clientes. O custo só deixará de ser discriminado como tal e irá para a mensalidade.
NMO o importante na decisão é:
O presidente do instituto, Geraldo Tardin, destaca que “a empresa deve disponibilizar uma forma gratuita de quitação das dívidas pelos consumidores, não podendo impor o boleto bancário, se esta opção trouxer aumento no valor do débito do consumidor”, de acordo com sua assessoria.
ralves58
10-03-2009, 09:31
O banco continuará a cobrar por um serviço de cobrança de boleto bancário que oferece aos seus clientes (empresas) e esses não podem repassar aos clientes (consumidor final). Se o banco gasta com correio, papel e impressão, ou se a tv por assinatura paga o banco por esse serviço é outra história.
Cara, não viaja... NÃO EXISTE isso de não repassar o custo para o cliente, nenhum comerciante é idiota. A única mudança que passa a acontecer (e isso você se recusa a entender) é que o valor não vem mais discriminado na fatura e passa a ser embutido no preço da assinatura. Será tão dificil entender isso? E aí, meu caro, todo mundo passa a pagar uma despesa que deveria ser apenas de quem paga atraves de boleto. Paga o justo pelo pecador.
Por isso que aulas de Economia são necessárias: não se regula preços com canetadas e decretos (se não seria muito fácil g*vernar, né?), o comerciante (e o mercado), de uma forma totalmente natural e previsível, encontrará um meio de auto-regular os preços e voltar a fazer o óbvio (repassar os seus custos). Não há mágica nisso, não se faz mágica por decreto.
Achei estranho alguém que seja um consumidor e pague contas ser a única pessoa a ficar contra uma lei que o defenda de uma cobrança indevida.
Talvez eu seja um dos poucos a ter cérebro e entender que não se regula preços por decreto? E entender que essa Lei, no final das contas, é prejudicial a mim?
Fala sério, tu acha de verdade que uma Lei de "nao pode cobrar o custo do boleto" impede alguem de embutir o custo do boleto no resto dos servicos (e aí, inclusive para quem sequer paga em boleto)? Você prefere então a forma mais injusta e a menos transparente de todas? É isso? Que todos paguem, quando só alguns deveriam pagar? Você só reclama quando a composição dos preços fica transparente? Você não gosta de transparência, de saber o que está pagando para o que?
Interessante notar em seu histórico que TODAS suas mensagens até hoje são em relação a TVs por assinatura, e todos os tópicos criados por você são sobre esse tema.
Eu acesso um tópico sobre TV Por Assinatura, vou falar sobre o que, cristo? Sobre a volta do Reinaldo ao Corinthians? Putz...
[ ] Rubens
Marcanova
10-03-2009, 11:48
Colega, sou comerciante, emito o boleto para meu cliente e conheço todo o processo de cobrança. Nenhuma empresa aceita pagar um custo meu.
O valor desse boleto já está incluso faz tempo, desde que assino tv a cabo há uns 10 anos atrás. E você acha que agora que estão cobrando dobrado eles estão repassando um custo. Não seja ingênuo.
O custo foi formulado lá trás, não inventaram o boleto agora. Eu pago com boleto desde que existe TV a cabo e só descobriram o custo do boleto agora?
A lei vai ser aplicada caso você goste ou não.
Roosevelt
10-03-2009, 12:45
Caro Rubens,
Do jeito que você coloca as coisas, fica até parecendo que as empresas é que são benevolentes, que estão a dar descontos e facilidades mil a seus clientes. Será?
Devemos pensar de maneira mais aberta, portanto eu o convido a raciocinar por outro prisma, se você assim se permitir. Esse "desconto" que a empresa lhe concede, só existe justamente pela petulância da cobrança aberta e discriminada desse bloqueto.
Nada mais justo que, uma vez que ela escancara que está cobrando aquilo, que retire daqueles que não estão usando esse "serviço". Quem causou essa situação foi a própria empresa.
Volto a questionar, porquê a Telefónica de São Paulo não cobra a taxa de emissão de conta de seus clientes? Eles também podem acessar a internet e receber a conta diretamente em seus computadores e assim aliviar o custo desse material pela empresa.
Acontece que conta é conta e sempre foi desde a sua existência. Sempre existiu um custo para impressão de bloqueto, assim como sempre existiu um custo para tudo o que a empresa lhe entrega. Não faz sentido é setorizar os clientes e com isso conseguir vantagem financeira.
Claro que para as empresas como Sky, ou bancos como o Itaú, isso é visto de outra forma. Certamente que irão promulgar a sua (deles) visão.
Outra coisa interessante é o próprio custo desse "serviço". Pelo volume, mesmo que discriminado, é um "serviço"que deveria custar centavos, mas não é o que verificamos por aí. Algumas empresas chegam a cobrar valores que beiram 4 ou 5 reais! Nunca vi "boleto" tão caro! Será que imprimem com tinta Epson original em impressoras caseiras?! :riso:
Por valores tão altos, está mais que na cara que não estão apenas e tão somente discriminando um custo, mas sim tirando uma bela vantagem financeira sobre ele.
Espero que você pondere e tente ao menos ver os fatos por esse prisma. Em economia, nem tudo é o que parece. E isso vale para ambas as partes.
E finalmente, não nos chame de idiotas.
Se o somos, é devido as práticas pouco honestas de certas empresas. E eu poderia ofendê-las descaradamente também, como você fez acima (nos chamando de idiotas), mas não creio que essa seja uma atitude correta.
Abraço.
Roosevelt
Trabalhei 8 anos com boleto, e sempre tentei não repassar o valor pois sei muito bem que ao encarecer o produto (mesmo em $4) posso estar perdendo uma venda, mas não tem jeito, ou eu pago, ou repasso, afinal é o próprio banco (Itaú) que me cobra diretamente na minha conta os tais R$ 4 por boleto emitido.
Se o HSBC parar de cobrar pelo boleto, me mudo para lá no ato ! :legal:
Marcanova
10-03-2009, 19:43
Voces continuam nao entendendo, ou não querendo entender...
O que as pessoas no Brasil não conseguem entender é que...
Essa é a injustiça que o brasileiro nao entende...
O que eu quero dizer é que se as pessoas tivessem noções básicas de economia, leis absurdas não seriam criadas.
Culpa de quem? Da Lei idiota. É por aí o raciocínio...
AGORA SIM, um mínimo de inteligência no Oceano de mediocridades que temos nas autoridades brasileiras...
Talvez eu seja um dos poucos a ter cérebro e entender que ...
E aí, os idiotas (que sempre pagaram esse custo) resolveram protestar só agora. Se a empresa ficasse caladinha, os idiotas continuariam pagando como sempre....
Nós somos idiotas. :aplauso:
Você está certo, qualquer "diálogo" com você é burrice.
Uma curiosidade que eu tenho: débito automático não tem custo para a empresa? :confused:
PARKERsp
11-03-2009, 09:48
A única mudança que passa a acontecer (e isso você se recusa a entender) é que o valor não vem mais discriminado na fatura e passa a ser embutido no preço da assinatura.
Deveriam sempre fazer desse modo!
Acho que ninguém iria chiar já que não saberíamos dessa taxa embutida!
A discriminação na fatura só faz irritar o consumidor!
paulofma
11-03-2009, 12:01
A expressão BOLETO BANCÁRIO é incorreta..... correto: BLOQUETO BANCÁRIO, oh povo que gosta de carnaval menos observar as legislações (até dicionários não expressam corretamente).
O termo BLOQUETO BANCÁRIO esta na norma CADOC 24044-4 da FENABAN ou FEBRABAN.
Acontece que os cariocas deturpam a lingua portuguesa.... Eles é quem falam BOLETO, e pior tem uns falando "BOLETA" e mais ruim ainda tem outros falando "BULETA".
Todos estão PERDOADOS, (um pouco). Pois comprar BOM-BRIL na verdade seria comprar "PALHA DE AÇO", ou ir numa casa pra tirar "XEROX", e chegando lá é uma máquina "CANON" ficou complicado... Seria correto vou tirar uma FOTOCÓPIA ou XEROCÓPIA (dai vem o nome e marca XEROX).
Fazer o quê, temos descendências PORTUGUESAS.
Opa. Devagar aí!!!
Ortograficamente errado, Manuel.
A expressão "bloqueto" não existe na língua portuguesa brasileira, basta consultar o Dicionário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP)*, o único Dicionário legal, i. é., aprovado por uma lei (DECRETO-LEI Nº 8.286, de 05/12/1945). Os outros dicionários são apenas "livros" escritos por autores, como o dicionário Aurélio, Houaiss, etc.
Já o termo "Boleto" existe, e significa, etimologicamente, o "Documento usado nas bolsas de valores, com detalhes de uma operação: quem comprou, quem vendeu, os títulos ou ações negociados, seu preço, condições e datas." **
Por fim, por constar na norma CADOC 24044-4 da FENABAN ou FEBRABAN não significa que estaja correta, tendo em vista não estar catalogada no VOLP.
*Fonte: http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23
** Fonte: Grande Enciclopédia Larousse Cultural, vol. 4, pág. 825, Ed. Nova Cultural, 1999.
Roosevelt
11-03-2009, 12:18
Cada dia a gente aprende algo por aqui. :aplauso:
ralves58
12-03-2009, 08:21
Do jeito que você coloca as coisas, fica até parecendo que as empresas é que são benevolentes, que estão a dar descontos e facilidades mil a seus clientes. Será?
Não é nada disso, eu só estou defendendo uma coisa que eu sempre desejei: que no Brasil as contas viessem bem discriminadas como é nos EUA, deixando bem claro o valor de cada coisa cobrada, deixando bem claro o valor dos impostos, etc.
Mas não, parece que o brasileiro prefere ver as notas com apenas um único valor assim: "serviço - R$ 100". Pronto! Nenhuma explicacao discriminada sobre o que está sendo cobrado de voce... O brasileiro parece que sequer quer saber o quanto paga de imposto (e os politicos, claro, é que não querem mesmo que voce saiba).
Devemos pensar de maneira mais aberta, portanto eu o convido a raciocinar por outro prisma, se você assim se permitir. Esse "desconto" que a empresa lhe concede, só existe justamente pela petulância da cobrança aberta e discriminada desse bloqueto.
Tá vendo o que estou falando? Se a empresa coloca a cobrança de forma aberta e transparente, vira "petulancia"... Melhor esconder, cobrar escondido, sem avisar ninguem, e todo mundo pagar, use ou nao o tal boleto... Só mesmo brasileiro para pensar assim...
Acontece que conta é conta e sempre foi desde a sua existência. Sempre existiu um custo para impressão de bloqueto, assim como sempre existiu um custo para tudo o que a empresa lhe entrega. Não faz sentido é setorizar os clientes e com isso conseguir vantagem financeira.
Eu ja passei dos 50 anos, e posso lhe garantir que tem relativamente pouco tempo (não saberia precisar agora, talvez uns 10 anos) que os bancos começaram a cobrar uma taxa pelo boleto emitido... Isso só começou a acontecer depois que o Fernando Henrique acabou com a inflação no Brasil (Plano Real), e os bancos perderam essa fonte de renda para eles que era a inflação alta.
Portanto, nunca foi desde "sempre" que o banco cobra essa taxa das empresas. Antigamente essa cobrança não existia.
Outra coisa interessante é o próprio custo desse "serviço". Pelo volume, mesmo que discriminado, é um "serviço"que deveria custar centavos, mas não é o que verificamos por aí. Algumas empresas chegam a cobrar valores que beiram 4 ou 5 reais! Nunca vi "boleto" tão caro! Será que imprimem com tinta Epson original em impressoras caseiras?! :riso:
Ai-ai... Não tem nada a ver com custo de impressão, o que o banco cobra é uma taxa de serviço (pelo custo da cobrança em si -- toda a manipulacao envolvida com a cobrança). E, claro, o custo dessa cobrança varia de acordo com o tamanho da empresa cliente. Um pequeno condominio vai pagar mais caro pelo boleto (quem falou que o nome correto é "bloqueto" está errado, a origem da palavra vem do espanhol "boleta") do que uma empresa que movimenta muito dinheiro mensalmente no banco. A empresa não inventa o valor, o banco cobra esse valor dela. Ninguem sequer entendeu isso? (pelo visto estão pensando que é alguma "taxa de impressão do documento")...
Eu agora começo até a perceber porque as empresas preferem embutir a cobrança e dane-se quem não paga em boleto: voce tenta ser transparente e o que ganha com isso é um monte de gente reclamando do que elas sequer entenderam direito... :)
[ ] Rubens
ralves58
12-03-2009, 08:27
Ortograficamente errado, Manuel.
A expressão "bloqueto" não existe na língua portuguesa brasileira, basta consultar o Dicionário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP)*, o único Dicionário legal, i. é., aprovado por uma lei (DECRETO-LEI Nº 8.286, de 05/12/1945).
Correto, não existe essa palavra "bloqueto" na língua portuguesa, isso é viagem... O termo correto e registado por todos os dicionários é "BOLETO". Até porque a origem da palavra é o espanhol "BOLETA".
[ ] Rubens
Marcanova
13-03-2009, 18:45
Acho que não existe almoço de graça, não existe custo que não é repassado. As empresas podem aumentar o preço e cobrar o preço que quiserem. Quem vai regular o mercado é a qualidade do serviço e o preço da concorrência.
Hélio, não sei sobre o débito em conta corrente, mas estranhamente as empresas dão a opção de debitar no "cartão de crédito" sem custos de boleto. Ora, mas ainda terão de arcar com o custo da taxa do cartão de crédito, igual ou maior que a do boleto, que deve custar centavos e não os R$3,90 que é cobrado do consumidor.
O débito em conta ou no cartão de crédito ajuda a coibir a inadimplência que os boletos causam, um dos maiores problemas de qualquer grande empresa. Impor o custo do boleto é para obrigar os consumidores a migrar para qualquer tipo de débito. Mas essa idéia vai sair caro para essas operadoras.
ralves58
14-03-2009, 09:47
Acho que não existe almoço de graça, não existe custo que não é repassado. As empresas podem aumentar o preço e cobrar o preço que quiserem. Quem vai regular o mercado é a qualidade do serviço e o preço da concorrência.
Exatamente.
Hélio, não sei sobre o débito em conta corrente, mas estranhamente as empresas dão a opção de debitar no "cartão de crédito" sem custos de boleto. Ora, mas ainda terão de arcar com o custo da taxa do cartão de crédito, igual ou maior que a do boleto, que deve custar centavos e não os R$3,90 que é cobrado do consumidor.
Não são centavos, não, o banco cobra caro pelo processamento do boleto (repetindo para quem não entendeu ainda: essa é uma taxa cobrada pelo banco pelo PROCESSAMENTO e serviço de cobrança do boleto, quem pensa que é apenas o custo de impressão do boleto está viajando na maionese)...
O débito em conta ou no cartão de crédito ajuda a coibir a inadimplência que os boletos causam, um dos maiores problemas de qualquer grande empresa. Impor o custo do boleto é para obrigar os consumidores a migrar para qualquer tipo de débito. Mas essa idéia vai sair caro para essas operadoras.
Exato. Mas cabe apenas às empresas decidirem onde bancam a despesa ou não.
[ ] Rubens
carjo2008a
14-03-2009, 10:35
Parece que o "58' é socio de todas as operadoras de TV PAGAS nunca vi ninguem que as defendam tanto asssim.....................
Roosevelt
14-03-2009, 11:40
Eu desisto. Tem gente que só consegue ver um lado da situação! :aiai:
Fui!!
Marcanova
14-03-2009, 12:22
Exato. Mas cabe apenas às empresas decidirem onde bancam a despesa ou não.
E cabe a nós consumidores abrir um tópico para se defender de práticas pouco honestas dessas empresas. E cabe a lei punir essas práticas, independente do julgamento unilateral e sem conteúdo de alguns que se esquecem que também são consumidores.
Notem a postura do membro ralves58 no tópico abaixo:
NET lançará em breve Decoder de alta definição Popular de R$ 300 reais (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?p=1585170#post1585170)
Ele não tentou dizer, ele disse. Só que dizer isso não passa de pura chutometria de assinante, sem qualquer base. Você, por exemplo, Rick, acredita que o único gasto que a NET tem/teve com a implantação do sistema HD foi com os PVRs-decoder? Além disso, como foi levantado pela imprensa na época do lançamento, apenas o decoder/PVR custa (ou custava na época do lançamento) mais que 800 reais. Ou seja, esse valor de 800 reais, ao menos na época do lançamento, sequer reembolsaria o custo do PVR.
Falar e achar, as pessoas acham e falam o que quiserem... Mas a verdade é uma só: o valor é esse, assina quem quer. Se quiser assinar, assina, se não quiser assinar, pode deixar que tem outros interessados em assinar...
Advogados não possuem dicionários?...
Está nos dicionários.[ ] Rubens
ralves58
14-03-2009, 17:25
E cabe a lei punir essas práticas, independente do julgamento unilateral e sem conteúdo de alguns que se esquecem que também são consumidores.
Pune chongas nenhuma... A longo prazo só vão conseguir fazer a cobrança ser "escondida" novamente no preço do serviço (e, neste caso, o Marcanova que paga com boleto vai pagar os R$ 3,90, e eu, que não pago em boleto, vou pagar os R$ 3,90 tambem).
Eu fico pasmo que não percebam isso... É exatamente o mesmo problema da Lei idiota que não permite que os comerciantes cobrem do cliente os custos do cartão crédito, obrigando-os a colocar no cartão o mesmo preço à vista. Resultado: o comerciante, que não é bobo, coloca como sendo "preço à vista" aquele que na verdade é o preço do cartão. E o consumidor bobão que apoiou a lei, vai pagar custos de cartão de crédito, mesmo quando paga em dinheiro... (a menos que negocie com o comerciante aos cochichos, e à margem da lei, e peça o desconto por não estar pagando em cartão -- eu mesmo faço isso o tempo todo, porque sei que o "preço à vista" é falso).
Mas tudo bem, o brasileiro quer fechar os olhos para o mundo real e achar que "canetada" resolve problemas econômicos, fazer o que?... Façam logo uma Lei para acabar com a inflação, outro decreto para acabar com o desemprego e assim por diante...
[ ] Rubens
ps. Sabem a única coisa que esse tipo de atitude (defender
lei inócua) nos ensina? Nos ensina a ser criativos para burlar
as leis inócuas... Apenas isso. Como no caso do comerciante
e do "preço do cartão versus preço à vista".
Marcanova
14-03-2009, 19:37
Mas tudo bem, o brasileiro quer fechar os olhos para o mundo real e achar que "canetada" resolve problemas econômicos, fazer o que?... Façam logo uma Lei para acabar com a inflação, outro decreto para acabar com o desemprego e assim por diante...
[ ] Rubens
ps. Sabem a única coisa que esse tipo de atitude (defender
lei inócua) nos ensina? Nos ensina a ser criativos para burlar
as leis inócuas... Apenas isso. Como no caso do comerciante
e do "preço do cartão versus preço à vista".
Olha, tenho orgulho de ser Brasileiro e de ganhar a vida honestamente.
O Brasil vergonhoso é esse, do sujeito que acha uma explicação para tirar proveito de alguém, principalmente dos menos favorecidos. Pior quando é um cliente, vira burrice. É o vendedor de uma venda só, ninguém volta.
Burlar lei inócua explicaria todos os delitos, e todos os detentos seriam inocentes. Eu gasto meu tempo e minha criatividade com coisas mais sadias.
Colocar ordem na baderna e punir os "Gérsons da vida (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_G%C3%A9rson)", que querem levar vantagem em tudo seria um ótimo começo.
Chegamos a um ponto em que não dá para discutir, é uma questão de caráter, ética e moral.
Boa sorte.
ralves58
14-03-2009, 22:16
Chegamos a um ponto em que não dá para discutir, é uma questão de caráter, ética e moral.
Peraí, vamos ver se eu entendi... Se coloque no lugar do comerciante. Então sai uma Lei que, em ultima analise, proíbe você de repassar um custo que você tem para o seu preço. O que você faz? Não repassa e fica no prejuízo? Só se você for a Alice do País das Maravilhas...
Desde quando repassar custo tem algo a ver com caráter, ética ou moral? São apenas negócios, se o custo existe, ele tem que ser repassado (ou então você corta custo em outro lugar, demitindo funcionarios, baixando a qualidade do seu produto, etc.), seja um repasse de forma clara e transparente, seja de uma forma obscura e transversa. Não existe mágica! Não existe almoço grátis!
Se não a gente cai na bobagem bolivariana do Chavez na Venezuela, que faz decreto tabelando preço de comida e acha que isso vai resolver magicamente a inflação no país... Fosse facil assim resolver os problemas (na base do decreto), e todos os g*vernos do mundo resolveriam.
[ ] Rubens
Roosevelt
15-03-2009, 01:12
Como os comentários bem explicados que eu mesmo fiz a algumas páginas foram solenemente ignorados, nada me resta a não ser repetir minha última postagem:Eu desisto. Tem gente que só consegue ver um lado da situação! :aiai:
Fui!!
Marcanova
15-03-2009, 01:42
Roosevelt, Hélio e demais colegas,
Nosso "colega" forista ralves58 "esqueceu" de um dia para o outro que chamou de idiotas quem paga o boleto bancário com a taxa.
Quem leu o post antes de ser apagado favor confimar no tópico:
http://www.htforum.com/vb/showthread.php?p=1585170#post1585170
Segue a cópia do trecho onde o "colega" "esqueceu" do que escreveu:
A velha historia: na falta de argumentos, ataca-se o oponente... Você é petista?... :riso:
Agora sério: AONDE que eu chamei alguem de idiota? Pode reproduzir a mensagem, se quiser. Que eu me lembre, eu tenho chamado algumas leis de idiotas, mas não as pessoas do fórum.
[ ] Rubens
black 10
15-03-2009, 02:37
Porque a light(eletrica) e a telemar(telefonia)não cobram boleto?
Elas não teriam o mesmo custo que as outras empresas?
ralves58
15-03-2009, 19:13
Porque a light(eletrica) e a telemar(telefonia)não cobram boleto? Elas não teriam o mesmo custo que as outras empresas?
Concessionárias de serviços públicos não usam boleto. A codificação é diferente e os bancos tratam as contas das concessionárias de uma forma diferente. Não sei como é o acordo entre os bancos e essas concessionárias públicas, mas sei que todo banco trata essas contas de uma forma SEPARADA da cobrança de boletos. Nos caixas eletronicos e atendimento via internet do Banco Itaú, por exemplo, até a opção de menu é diferente.
A Net não é um concessionária de serviço público.
[ ] Rubens
black 10
15-03-2009, 22:11
No meu banco(banco do brasil) do mesmo jeito que pago a luz(o nome no caixa eletrônico é convênio)eu pago a net,por isso que acho estranho a cobrança do boleto.
Cezarsky
15-03-2009, 22:20
(e, neste caso, o Marcanova que paga com boleto vai pagar os R$ 3,90, e eu, que não pago em boleto, vou pagar os R$ 3,90 tambem).
.
Karaca Ralvies! Eu sou um idiota feliz!!!
O pau comendo por 3,90? é isto mesmo que eu entendi? Nunca nem chequei este boleto, quem paga é secretária, não estou nem aí :bD Caro fica a UTI se voce ficar desesperado por tudo que vão te levando, por exemplo o IR, não é?
Não vale a pinga, roubado todos somos o tempo todo, aprendi vendo o Animal Planet e seus lindos bichinhos, o jeito é aumentar a receita!:D
Canova e Roo, na próxima reunião voces que pagam o vinho, OK?;)
Beijocas:amor:
Marco
Roosevelt
16-03-2009, 00:26
Marcão,
Com a grana que eu já paguei de boleto indevidamente, acho que daria pra degustar um belo Romanée-Conti! :suspeito:
Mas na impossibilidade de conseguir uma garrafa dele, pode deixar que eu e o Canova faremos uma vaquinha pra comprar um Chapinha! Creio que já possa quebrar o galho.:riso:
Abraços.
Roosevelt
Karaca Ralvies! Eu sou um idiota feliz!!!
O pau comendo por 3,90? é isto mesmo que eu entendi?
Marcão, isso é por mês. Em 10 anos, com juros e correção, deve passar de mil reais. :oloko:
(Ok, continua não dando para pagar a garrafa de Romanee Conti :p)
ralves58
16-03-2009, 01:14
Com a grana que eu já paguei de boleto indevidamente, acho que daria pra degustar um belo Romanée-Conti! :suspeito:
Uai, mas você é a favor que todo mundo pague o boleto, sem a opção de não pagar... Então não pode reclamar... (você é a favor que o valor do boleto seja embutido no preço do serviço, logo todo mundo irá pagar o valor, pouco importa como pague suas contas).
[ ] Rubens
Roosevelt
16-03-2009, 03:50
Meu caríssimo,
Como sua frase não possui ponto de interrogação, devo corrigí-lo por sua afirmação, deveras EQUIVOCADA.
Afinal, eu NUNCA disse ser favorável a cobrança denominada BOLETO. Portanto, muito cuidado ao escrever! Por favor! ;)
Podem embutir o valor que quiserem por pacotes de canais, manutenção de equipamento ou pey-per-view. Ou seja, embutir serviços reais que as elas efetivamente nos ofereçam. Mas não uma taxa impositIva e desnecessária.
A bem da verdade, eu cancelei a SKY faz muuuuito tempo, pois não via qualidade em seus serviços que justificasse os valores da fatura mensal, muito mais altos que o valor de boleto.
Pagaria o dobro por esses serviços, se obtivesse a qualidade sempre prometida, mas nunca entregue. Ou seja, eu cansei deles muito antes desa discussão homérica sobre boleto, buleta ou bloqueto. ;)
Reafirmo mais uma vez que também que NÃO sou favorável que um valor que na minha opinião é abusivo, seja embutido, ou melhor, incorporado ao preço do serviço. O que eu quis dizer lá atrás é que os custos reais de um serviço devem sim compor o preço cobrado. Não vou listar aqui o que compõe o preço de uma assinatura de TV a cabo, pois você deve saber muito bem.
Mas posso sim te dizer o que NÃO faz parte dessa composição. O boleto certamente não faz!
Isso foi inventado para justamente arrecadar mais um dinheirinho de cada usuário de serviços. Não faz o menor sentido, pois você mesmo disse acima que as concessionárias de serviços públicos não o utilizam! Ora bolas, afinal não é algo inerente ao serviço e por isso não se faz justificada tal cobrança adicional.
Por ser apenas objeto de arrecadação, é natural que no internet banking ou nos terminais de auto atendimento a opção boleto exista de forma diferenciada das contas, afinal é onde os bancos ganham dinheiro fácil.
O que você até agora não nos explica é o porquê de essas cobranças de serviços terem essa diferenciação, já que poderiam muito bem ser inclusas no menu "contas". A única explicação que eu consigo ver é justamente a cobrança.
Veja que mesmo você (na mensagem #67 acima) não soube dizer qual seria o acordo entre os bancos e as concessionárias públicas, pelo fato de não utilizarem boleto.
Pois eu questiono o contrário. Qual foi o arranjo entre essas empresas de serviços ao aceitarem o boleto. Será que não estão levando uma parte? Infelizmente essa pergunta é um mistério. :suspeito:
O que difere uma conta de um boleto? Apenas que na segunda opção, o banco ganha dinheiro sem precisar mover um dedo.
Se as empresas fossem mais sérias, teriam contestado isso. Preferiram "repassar" o ônus, o que é, na minha opinião, uma atitude muito cômoda. :mal:
Um exemplo interessante de cobrança impositiva é o que certas empresas de telecomunicações fazem com o serviço de identificação de chamadas. As telefônicas nunca prestaram esse serviço. Quem na verdade o faz são os aparelhinhos do tipo BINA, capazes de interpretar os pulsos transformando-os em números. Ou seja, toda linha possui identificação!
Mas as telefônicas inventaram uma maneira de confundir os aparelhos e cobram para não exercer essa interferência em nossas linhas. É ridículo mas infelizmente é um serviço as avessas e por isso as pessoas pagam.
Agora veja que a concorrência espertamente diz dar de graça esse serviço. Óbvio, pois ele é realmente free! Elas apenas não exercerão interferência no sinal. Simples! Aliás, as empresas de celular já trabalham dessa forma a muito tempo. Deixaram de cobrar pelo "serviço" desde a época do celular Baby! E nenhuma faliu por conta disso! :riso:
Continuarei contrário as taxas de cobrança que não se referem ao serviço prestado. É meu direito. ;)
Assim como é seu direito não se permitir ver as coisas por outras perspectivas, que não a sua. ;)
Roosevelt
Roosevelt
16-03-2009, 03:53
(Ok, continua não dando para pagar a garrafa de Romanee Conti :p)Um Barolinho por ano, será que paga?! :D
filipesiq
17-03-2009, 11:55
pior tem uns falando "BOLETA" e mais ruim ainda tem outros falando "BULETA".
Mais ruim?
filipesiq
17-03-2009, 12:10
Meu caríssimo,
Como sua frase não possui ponto de interrogação, devo corrigí-lo por sua afirmação, deveras EQUIVOCADA.
Roosevelt
Roosevelt, oxítonas terminadas em i não são acentuadas. ;)
Roosevelt
17-03-2009, 13:12
Caro Professor Pasquale,
Um ponto de interrogação esquecido ou uma vírgula mal colocada, alteram totalmente o sentido de uma frase.
Não estamos numa prova de redação, mas sim num fórum aberto de idéias. A correção por mim pedida, visa o entendimento da frase pelos demais foristas e não a classificação numa prova da Fuvest. ;)
Você, pelo visto, é conhecedor da língua portuguesa e deveria saber disso muito mais que eu!
Afinal, em se tratando de línguas, melhor que saber corrigir, é saber interpretar o seu uso cotidiano. ;)
Claro, como sempre esta é a minha humide opinião.
Roosevelt
ralves58
17-03-2009, 13:19
O que eu quis dizer lá atrás é que os custos reais de um serviço devem sim compor o preço cobrado. Não vou listar aqui o que compõe o preço de uma assinatura de TV a cabo, pois você deve saber muito bem.
Mas posso sim te dizer o que NÃO faz parte dessa composição. O boleto certamente não faz!
Roosevelt, a caneta Bic que uma secretária da Net usa e até o papel higiênico dos funcionários quem paga é você -- assinante -- e todos estes custos estão embutidos no preço do serviço. Não existe essa viagem de "isso e aquilo não fazem parte da composição do preço". Fala sério que você pensa de verdade que a Net vai deixar por um minuto sequer de embutir o preço do boleto na cobrança da assinatura, só porque alguém determinou que não pode especificar essa cobrança na fatura? Eu me recuso a acreditar que você seja tão inocente assim...
Por bem ou por mal, você vai pagar por esse boleto sempre! (e "por mal", entenda se o valor dele não puder ser discriminado na hora da cobrança, porque nesse caso todos terão que pagar).
[ ] Rubens
filipesiq
17-03-2009, 14:21
Caro Professor Pasquale,
Um ponto de interrogação esquecido ou uma vírgula mal colocada, alteram totalmente o sentido de uma frase.
Não estamos numa prova de redação, mas sim num fórum aberto de idéias. A correção por mim pedida, visa o entendimento da frase pelos demais foristas e não a classificação numa prova da Fuvest. ;)
Você, pelo visto, é conhecedor da língua portuguesa e deveria saber disso muito mais que eu!
Afinal, em se tratando de línguas, melhor que saber corrigir, é saber interpretar o seu uso cotidiano. ;)
Claro, como sempre esta é a minha humide opinião.
Roosevelt
Roosevelt, é incrível seu senso de humor. :tu:
Roosevelt
17-03-2009, 15:21
Rubens,
Eu compreendo o seu ponto. :tu:
Mas você não compreende o meu. :td:
Estamos falando de coisas diferentes, mas eu não sei mais como te explicar isso. Me desculpe! :(
Abraço.
Roosevelt
filipesiq
17-03-2009, 17:37
Roosevelt, perdoe-me pela piadinha que fiz em outro post. Não há nada errado com seus textos e você está certo, pois não estamos num vestibular.
filipesiq
17-03-2009, 17:50
Amigos do fórum, desculpem-me por saturar o tópico com mais mensagens fora do tema.
O Roosevelt é um grande cara, o meu post que fala do acento foi uma piada muito infeliz e me arrependi.
A cada dia me surpreendo nesse fórum, um lugar onde encontramos pessoas muito boas e pelas quais acabo tendo grande apreço e consideração. :aplauso:
Roosevelt, valeu pela sua imensa diplomacia. :legal:
Um grande abraço a todos!
Roosevelt
17-03-2009, 17:52
Filipe,
Fique tranquilo! :tu:
A internet é uma coisa meio "seca" e os textos muitas vezes parecem ser mais ácidos do que realmente o são.
De qualquer forma, desculpe se minha palavras soaram pesadas. Não foi de propósito!
E pode brincar a vontade. O que seria de nós sem uma piadinha vez ou outra? :concordo:
Grande abraço.
Roosevelt
Marcanova
17-03-2009, 19:27
Roosevelt,
Parabéns pelo seu bom senso, paciência e educação.
Parece que até as tvs por assinatura tem bom senso (de vez em quando). Uma pessoa educada e atenciosa ligou, e entendeu a posição do cliente, deram desconto e ainda não cobrarão a mensalidade esse mês. Fiquei realmente surpreso. Já estava negociando com a concorrente e essa atitude me fez repensar a mudança (por enquanto).
É preciso mais que repassar custos para sobreviver como empresa. Mas talvez seja preciso nascer de novo para entender isso. Não chego a achar de todo ruim, pois abre caminho aos competentes.
Assunto resolvido. :tu:
simonassi
17-03-2009, 20:51
Caro Roosevelt
O objetivo do Raives é exterminar todos os consumidores brasileiros...esquenta não. Vou continuar pagando minha taxa de buleta sem reclamar...múuuuuuuuuuuu!!!.
Pessoal
Sou assinante da NET e tinha um plano analogico, nao havia taxa de boleto. Migrei pro Digital, e apareceu a maldita taxa de boleto. Liguei umas 2 vezes reclamando que nao queria pagar, Codigo Defesa Consumidor, etc. Nao adiantou, disseram que o sistema nao permitia tirar a taxa, soh podiam dar um desconto, mas esse desconto nao ia ser automatico todo mes ...
To muito chateado, queria eliminar essa taxa, mas voces estao dizendo entao que a NET tah cobrando mesmo a taxa?
Vi umas mensagens atras sobre condominio - parece que a taxa de boleto eh ilegal em relacoes de consumo, mas condominio seria divisao de despesas, entao em condominio parece que eh legal ....
vBulletin® v3.8.1, Copyright ©2000-2009, Jelsoft Enterprises Ltd.