PDA

Ver Versão Completa : Sanyo Z1 rainbow em LCD?

BugX
21-10-2003, 18:02
Estou pensando em adquirir o Sanyo Z1 LCD, 16x9 nativo, 800:1 contraste e 800ansilumens. Ao testa-lo em casa percebi, principalmente em cenas escuras onde há sobreado, uma dificuldade do projetor em dar naturalidade a imagem. Na maioria das vezes se obtem um efeito arcoiris ou dots.

Vcs acham que isso é caractarística do projetor, ou pelo tamanho da imagem ele acaba revelando as limitações do formato (DVD) no caso? Eu uso um DVD Denon 900 scan progressivo ligação através de video componente.

Em filmes mais claros e em cenas mais claras os problemas desaparecem.

fbraghetto
21-10-2003, 18:58
Eu acho impossível um LCD tem Rainbow Effect..

As vezes um DVD de teste para calibrar sua imagem acho que é interessante..

Desotti
21-10-2003, 19:05
Realmente, o R.E. é uma característica inerente à tecnologia DLP e não existe nos projetores LCD que, por sua vez, ainda não atingem o mesmo nível de contraste de um DLP, e por aí vai... :D

Abraços!

BugX
27-10-2003, 13:09
Possuo um Denon 900, processador de imagem farouja , ao adquirir um projetor notei muito rainbow em imagens escuras e para minha surpresa o culpado é o DVD Denon 900 scan progressivo.

Portanto cuidado! O aparelho possuir decoder farouja não significa que ele presta. Realmente o contraste e as cores são magnificas, bem como o preto, mas os artificios digitais que aparecem ao lidar com imagens escurar é de chorar.

Vou vender.

Dmaumau
27-10-2003, 13:17
Bug,

RE e "artefatos" na imagem são coisas completamente diferentes.

Esse Denon é um excelente player, portanto cuidado com essas conclusões, pois podem não ser totalmente corretas.

Um abraço.

Murilo
27-10-2003, 13:49
Bug,

Qual o projetor que vc comprou??

Realmente, RE e artefatos são coisas distintas, e não tem nada a ver com o processador Faroudja, ou seja, não é esse processador que está causando isso.

Veja que RE é uma deficiência do projetor, e qualquer DVD Player irá apresentar o RE, pois a culpa é do projetor e não do DVD.

Desotti
27-10-2003, 13:58
Caso esteja sendo feita confusão entre o aspecto de artefatos de imagem e do rainbow effect, este tópico dá uma idéia perfeita de como se visualiza o rainbow... http://www.htforum.com/vb/showthread.php?s=&threadid=1729&highlight=rainbow

Abraços!

BugX
27-10-2003, 16:16
É vcs tem razão então, o que ocorre são artefatos e não rainbow, vou dar 1 exemplo.

Uma cena a luz de velas onde ha sombreamento no rosto das pessoas, o Denon tem grande dificuldade na area escura, ao inves de se obter a pele da pessoa bem escura o que é gerado são dots negros quadrados, o que pelo menos para mim incomoda bastante. As sombras nas paredes ao inves de uma passagem gradual na tonalidade obtem-se divisoes graduais, faixas, cada uma em um tom. Comparado a um Pionner com video componente mas sem scan progressivo, o problema quase desaparece.

Vou testar hoje em casa o philips Q50 e o panasonic S35.

Meu projetor é um sanyo Z1.

Murilo
27-10-2003, 16:30
Bug,

Pois é, então vc não está vendo mesmo Rainbow Effect, pois o seu projetor é LCD e RE é coisa de alguns projetores DLP.

O problema pode ser o DVD Player mesmo, basta testar com outros modelos.

>>obtem-se divisoes graduais, faixas, cada uma em um tom.

Isso aqui me parece, digo parece, ser falta de contraste do projetor.

Desotti
27-10-2003, 16:34
Caro BugX, toda a vez que é ligado, o Denon DV900 entra em uma função chamada "Black Level", que pode estar causando essa facilidade em notar a pixelização.

Esperimente desativar esse recurso, deixando a imagem "normal", para ver se o problema será amenizado (o black level fica ativado por default, será necessário desligá-lo toda as vezes que vc religar o Denon).

Abraços!

BugX
27-10-2003, 16:40
Marcelo,

Vou tentar, eu não desligava a função porque a imagem fica escura demais.

Vc disse tudo Pixelização era a palavra que eu procurava.

Pode ser também que o projetor sanyo em conjunto com o denon, que tem uma profundidade de preto maior, esteja tendo uma dificuldade com as áreas escuras.

Vou tentar hoje um philips Q50, que é farouja também as vezes ele casa melhor com meu projetor.

m.fernandes
27-10-2003, 23:14
Tenho o DV 900 da Denon e SEMPRE desligo a função Black Level, pois com ela ativada, na minha opinião, a imagem fica pior!

BugX
28-10-2003, 03:56
Fernandes vc usa projetor? Se sim qual?

Realmete a imagem fica bem melhor desligando o Black Level, mas na minha opinião fica escura demais para projetor, para tv é tranquilo.

Testei O Philips Q50 que usa o mesmo Faraouja, a imagem é semelhante mas o Q50 é mais luminoso em relação ao Denon com o black level desligado.

Gostei do philips apesar dos menus serem uma *****. Comparei com o Panasonic S35S também, no projetor o scan progressive do Panasonic perde por uma boa margem para o Philips e o Denon. Mas o panasonic surra qualquer pionner principalmente em cor e contraste.

Meu Denon não tem nem 3 meses de uso acho que vou vende-lo por U$300, tenho a caixa e tudo tá zerado. Vou pegar um philips Q50.

Murilo
28-10-2003, 09:43
Bug,

A causa do S35 perder no scan progressivo para o Q50 e para o Denon eu acho que é porque os dois últimos usam o DCDi da Faroudja.

Mas isso que vc falou da imagem do S-35 ser melhor em cor e contraste eu concordo.

Uma coisa que percebi dos Panasonic é que eles possuem uma imagem mais "limpa" que os demais.

Tente procurar o Panasonic RP-62, que possui o mesmo DCDi da Faroudja do Q50 e do Denon em questão, que vc pode ter a mesma imagem mais barato (R$ 699).

Ontem o Ryche veio aqui em casa e testamos várias cenas no projetor, e inclusive ele trouxe o DVD dele, o Pioneer 626 e ligamos no X1 por componente entrelaçado.

Logo que ligamos o Pioneer percebemos uma grande diferença de imagem em relação ao meu Panasonic RP-62, com muita vantagem para este.

Depois o Ryche mudou o ajuste de Gamma no setup do Pioneer e a imagem ficou incrível se comparada com antes, chegando quase perto da imagem do RP-62. Me impressionou.

Veja que no caso tínhamos em ambas as situações um DCDi da Faroudja funcionando:

Quando ligamos o RP-62 por componente progressivo o DCDi do RP-62 estava trabalhando.

Quando ligamos o Pioneer 626 por componente entrelaçado o DCDi do X1 estava trabalhando.

Ai percebemos que a dupla RP-62 + X1 proporcionava uma imagem melhor que o Pioneer 626 + X1, ambos em imagens progressivas, uma sendo gerada pelo próprio player (RP-62) e outra sendo gerada pelo X1 (Pioneer 626).

A imagem do RP-62 + X1 ficava mais suave e mais limpa, dando para perceber que o processamento progressivo estava melhor.

Resumindo, em todos os testes que já fiz, os Panasonic apresentam uma imagem mais "limpa" :legal:

Penso que os Philips, no caso o Q 50 também, tenham esta mesma característica de imagem limpa.

BugX
28-10-2003, 11:01
É isso aí Murilo, achei SP do Q50 muito estavel, melhor que o do Denon.

Vc sabe onde eu acho o RP62, não vi em lugar nenhum.

Um abraço.

Murilo
28-10-2003, 11:14
Vc acha o RP-62 em algumas poucas lojas Panashop nos shoppings aqui em SP :(

Eles parcelam até em 6x.

Não sei se tem loja Panashop em sua cidade.

BugX
28-10-2003, 14:32
Comprei 1 a vista na panashop 650,00, só tem mais um em todas as lojas.

Vou vender meu Denon por R$900,00, quem interessar.

Murilo
28-10-2003, 14:35
Bug,

Beleza, depois poste aqui suas impressões sobre o mesmo.

Ah, no setup dele coloque em Cine1, Auto1 (habilita o DCDi), e Darker.

Uma dúvida, esse Denon 900 não custa uns U$ 500???

BugX
28-10-2003, 15:39
Custa. Estou vendendo barato, porque meu amigo trouxe dos EUA para mim por esse preço, só quero repor minha grana. ah! Ele esta desbloqueado.

Esqueci de perguntar o RP-62 vem desbloqueado?

Murilo
28-10-2003, 15:48
Na Panashop vem.
Ele vem originalmente região 1, liberado para todas.

Porém, ele vem com o RCE da região 1 travado, mas liberado o RCE para Região 4.

BugX
28-10-2003, 16:27
RCE é contra cópia né?

Murilo
28-10-2003, 16:34
Não é isso não.

Em vários tópicos falamos do RCE.

Não sei se o melhor seria esse aqui, mas já é um começo:

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?s=&threadid=2230&highlight=rce

BugX
28-10-2003, 18:58
Ah saquei p RCE, praticamente não vejo filmes REG1 mas quando é tudo livre é sempre melhor.

Existe alguma diferença em qualidade de vídeo entre o rp-62 e o rp-82?