PDA

Ver Versão Completa : RESOLUÇÃO X DEFINIÇÃO

LYRAVIX
17-09-2006, 12:16
Amigos,

É muito comum o uso destes dois termos para se fazer referência a maior ou menor capacidade dos TVs,Projetores e similares oferecerem melhor imagem que outros.
Entretanto acredito que RESOLUÇÃO e DEFINIÇÃO faze, alusão a coisas totalmente distintas e fica aqui o pedido de auxílio aos mais entendidos nesta área para que possam nos dar exclarecimentos .
Alta definição ou alta resolução, o quê afinal define a melhor imagem?
Se este assunto já foi exclarecido em algum momento aqui no forum, queiram por gentileza indicar o Link !
LYRAVIX:legal:

Powerplay
17-09-2006, 15:12
Prá mim é a mesma coisa.

Milton

robsonboto
17-09-2006, 15:57
Quando falamos em VIDEO, elas estão interligadas: quanto mais definição a imagem tiver maior sera o espaço que ela ira precisar, logo tera de ter maior resolução (para que nossos olhos perbebam a diferença).

Resolução tem relação a tamanho da imagem.
Definição tem relação a qualidade da imagem.

Eu posso ter uma imagem em alta resolução com uma baixa definição, e uma imagem com baixa resolução e alta definição.

Essas duas fotos a seguir tem a mesma resolução, mais com diferentes definições.

http://img162.imageshack.us/img162/8830/4802mc9.th.jpg (http://img162.imageshack.us/my.php?image=4802mc9.jpg)

http://img351.imageshack.us/img351/5348/48022pd8.th.jpg (http://img351.imageshack.us/my.php?image=48022pd8.jpg)

Então, quanto maior a resolução, maior sera necessario a definição, para que nossos olhos percebam os detalhes que eram "ocultados".

LYRAVIX
18-09-2006, 12:08
Muito grato pela ajuda Robson!:legal:

Rash
19-09-2006, 20:55
Exatamente. E no caso de HDTV (High Definition Television - Televisão de Alta Definição), o conteúdo é transmitido (ou armazenado) em alta definição, mas não necessariamente exibido em alta resolução, pois isso depende basicamente do seu equipamento.

Vídeo em alta definição simplesmente diz que mais pontos são usados para formar a imagem e, nesse caso, a imagem tem também uma maior resolução. Quando dizemos 720p e 1080p estamos nos referindo à resolução da imagem, OK? :legal:

Álvaro Ney
20-09-2006, 17:03
Mas também se a tela tiver baixa resolução, terá forçosamente menor definição de imagem, ficará portanto cerceada a qualidade de imagem ao seu nível de resolução nativa. Não é isso?
Complementando o que o Robson disse, a resolução está estreitamente relacionada com o tamanho da tela/imagem e a definição com a qualidade de reprodução da imagem.
Por esta razão, creio e me corrijam se estiver enganado, que é de suma importância que os displays de tamanho superior a 50 polegadas, nas condições acima mencionadas, tenham o mínimo de 720 de resolução, enquanto as inferiores, assistidas a duas vezes e meia de distância, já não apresentam tanta diferença, outrossim, nas telas acima de 50 só poderão reproduzir todo o espectro de definição disponível nas transmissões HDTV se tiverem resolução nativa de 1080p.

MarceloJF
23-09-2006, 23:14
Galera,

tenho uma opinião um pouco diferente.
definição: é a quantidade de pontos que forma uma imagem
resolução: está relacionada à nossa capacidade em distinguir dois pontos.
Assim, alta definição significa mais pontos na imagem, por isso algumas pessoas dizerem que HDTV real somente 1080
Quando estamos a certa distância da TV dependendo da distância entre os pontos iremos perceber os pixels (pontos), logo assistir uma TV com melhor resolução nativa pode ser feita mais próxima.

Um abraço
Marcelo

Rash
24-09-2006, 00:29
É um pouco complicado definir isso exatamente. É como a gente dizer a mesma coisa com outras palavras.

Só de uma maneira simples, resolução é a quantidade de pixels. 1920 x 1080 é uma resolução, e eu posso pegar um DVD e fazer um upscale para essa resolução. Mas o DVD não tem essa definição. A definição dele é mais baixa, ou seja, os "blocos básicos" que formam a imagem do DVD são "aumentados" para serem exibidos em 1080. Da mesma forma, eu posso ter uma imagem cujos blocos básicos que a formam são na resolução de 1080, mas posso exibí-la em 720 ou 480.

Quem viu a apresentação do Danilo pôde perceber a diferença. Na apresentação ele mostra HDTV e SD na mesma resolução. Depois ele dá um zoom em uma placa de trânsito para mostrar os "blocos básicos" que formam cada uma das imagens. A quantidade de "blocos básicos" é a definição, a quantidade de pixels é a resolução. :legal:

Chega, não consigo explicar melhor do que isso. :bD

robsonboto
24-09-2006, 18:54
Por falar nessa apresentação do Danilo, sera que num rolaria um youtube da vida nesse video ai não heim?! ;) Gostaria muito de ver :rever1:

Stefano
24-09-2006, 19:13
Acho que tem mais um componente importante, tb citado na palestra do Danilo, que é a taxa de bitrate. É claro que, quando pensamos em uma imagem 720p/1080i, logo pensamos numa imagem bonita. Há uma tendência que seja mesmo, mas temos que pensar, ao meu ver, quando relacionamos resolução com definição, a taxa de bitrate do vídeo (e tb o decoder usado).

Uma boa resolução não necessariamente nos remete a uma boa definição da imagem, embora seja um pré-requisito quando falamos em alta-definição.

Simplificando, acho que definição de imagem compreende a qualidade da imagem final, no display, que pode ser independente da resolução de entrada. A definição, portanto, pode ser boa ou ruim, com resolução alta ou baixa, pois são características de certa forma independentes que interferem no resultado final.

É, Rash, é complicado tentar explicar isso...

Abraços, Stefano.

robsonboto
24-09-2006, 21:38
Negocio é ter a maior resolução, maior definição e o maior bitrate com o menor espaço possivel...:riso:

||TECO||
24-09-2006, 21:46
Negocio é ter a maior resolução, maior definição e o maior bitrate com o menor espaço possivel...:riso:

Faltou mencionar a encodificação mais eficiente na relação qualidade com tamanho do arquivo gerado (vide briga mpeg2 com VC1 e Mpeg4) :D

Rash
25-09-2006, 22:49
Hehehe, é verdade Stefano, isso porque nós nem entramos na discussão de chroma subsampling 4:2:2, 4:2:0, etc. :bD

Paulo Rodrigues
09-12-2008, 23:29
Amigos,

Segundo o site WIKIPÉDIA definição e resolução são a mesma coisa, ou seja, o números de pontos (pixels) usados para construir a imagem.

Já outro sites concedem uma pequena diferença entre as duas terminologias:
Definição seria o número de pixels totais de uma imagem. Já resolução seria o número de pixels (ou pontos) por unidade de tamanho.

Neste caso uma TV de 52" teria a mesma definição que uma de 37" (sendo ambas de 1080p). A segunda, porém, teria maior resolução.

Não há dúvida que quanto menor a TV maior a sensação de nitidez da imagem.

Mas como resumo temos que quanto maior o número de pontos melhor a qualidade da imagem!

Ocorre porém que as transmissões digitais tem no fluxo de bits (bit rate) um parâmetro importante para a questão do custo da transmissão.

Quanto maior o bit rate, maior a largura da banda necessária para transmitir a imagem. Por conta disto, as redes de televisão utilizam a compactação para reduzir o fluxo de bits (bit rate) necessário para transmitir a imagem, tomando menos largura de banda na transmissão.

Nos algorítmos de compactação (MP4 por exemplo) pode-se escolher o grau de compactação desejado, com compromisso na qualidade da imagem. Quanto maior a compactação menor o bit rate e, por consequência, menor a qualidade da imagem. Por conta disto imagens de mesma definição / resolução podem ter qualidades bem distintas.

Façam uma experiência:

Sintonizem a SKY na Rede Globo e depois façam o mesmo com um receptor digital em UHF, num programa que não esteja sendo transmitido em HDTV (JN por exemplo) - de preferência numa TV LCD de tela grande, onde a diferença ficará mais nítida. - Vocês verão a grande diferença de qualidade das duas transmissões. A transmissão terrestre em UHF é muito superior à da SKY.

Em ambos os casos a resolução / definição da imagem é a mesma (SD - 480 linhas), porém a SKY abusa da compactação da imagem, para caber mais canais nos transponders de seu satélite, reduzindo drasticamente, desta forma, a qualidade das mesmas.

Um abraço,

Paulo

corsário78
11-12-2008, 11:13
Nas minhas antigas aulas de física, mais especificamente óptica, definição era a menor distância entre dois pontos para que eles fossem percebidos separadamente, ou seja, em distâncias menores os dois seriam mostrados como um só. Mais ou menos como a definição de "dot pitch".

snovaes
01-03-2009, 19:17
Rash, como posso obter essa apresentacao do Danilo??
Conheces algum topico onde eu possa comecar a entender melhor esses conceitos, tais como upscalling, 720p, 1080i, HD, etc??

Jsilva4
02-03-2009, 14:04
Eu acho que existem duas coisas diferentes, uma seria o número de pixels totais, ou dentro de um espaço.
E a outra seria a capacidade do olho humano de distinguir detalhes em uma imagem.

O problema é que definição e resolução são usados as vezes como sonônimos e as vezes com o significado trocado.

Mas isso é apenas uma questão semântica.
Para mim, o importante é a resolução que é definida usando-se gráficos padronizados, como o da figura anexa abaixo. Nele, se vê a resolução (a vista pelo olho humano).

Ela é calculada tendo como base o ponto em que essas linhas convergentes já não podem ser mais distinguidas.

Dito isso, nos reviews da camcorder info, pode-se contatar muitos casos em que câmaras que oferecem uma contagem de pixels maiores (megapixels) , porém apresentam resolução (com base no gráfico) menores do que outras com contagem de pixels menores.

Paulo Rodrigues
02-03-2009, 21:11
J Silva,

É mais ou menos isto que eu disse anteriormente.

Em resumo:

Definição é o número de pixel que forma a imagem;

Resolução é o número de pixels por polegada quadrada.

No frigir dos ovos o que nos dá a impressão de melhor nitidez é a resolução, mas logicamente que uma TV de maior definição trará mais resolução.

Imagine duas TV de 46", uma com 1080 linhas de definição e a outra com 720. Qual terá maior resolução?
Claro que é a de 1080 linhas, pois haverá maior número de pontos em cada polegada quadrada. Algo como se os pixels estivessem mais próximos um do outro e fossem menores, resultando numa imagem melhor. No mesmo espaço de tela onde houvesse apenas um pixel na TV de 720 de definição, haveria 1 pixel e meio (aproximadamente) na TV de 1080 pontos de definição.

Agora imagine duas TVs, a primeira com 52" e 1080 linhas de definição e outra com 30" e 720 linhas de definição. Qual teria melhor resolução?

Não sei, teríamos que fazer umas contas para saber qual das duas configurações fornece um maior número de pixels em cada polegada quadrada.

A que tiver maior número de pixel por polegada quadrada terá maior resolução e, portanto, maior qualidade de imagem.

Paulo

Hinotori
06-03-2009, 12:15
Na minha opinião, bem similar ao que o colega colocou com imagens:

- Resolução: é um termo técnico aonde se define quantos pontos uma dada tela (por tela entenda qualquer coisa, pode ser até o conjunto papel + impressora) tem. Pode ser tanto a medida total em pontos, como a medida de pontos em uma determinada área....

- Definição: é algo subjetivo à percepção e capacidade de cada um. Uma imagem pode ser bem definida a 320x240 se estamos falando de uma tela de 2" vista a 30cm de distância, e pode ser mal definida a 320x240 se estamos falando de uma tela de 10" nos mesmos 30cm de distância e pessimamente definidade se estamos falando de uma tela de 20" nos mesmos 30cm de distância. Ou seja, vários fatores contribuem para a percepção de definição, a resolução é um deles, mas o tamanho da tela e a distância para a tela também. :tu:

Paulo Rodrigues
06-03-2009, 15:18
Na minha opinião, bem similar ao que o colega colocou com imagens:

- Resolução: é um termo técnico aonde se define quantos pontos uma dada tela (por tela entenda qualquer coisa, pode ser até o conjunto papel + impressora) tem. Pode ser tanto a medida total em pontos, como a medida de pontos em uma determinada área....

- Definição: é algo subjetivo à percepção e capacidade de cada um. Uma imagem pode ser bem definida a 320x240 se estamos falando de uma tela de 2" vista a 30cm de distância, e pode ser mal definida a 320x240 se estamos falando de uma tela de 10" nos mesmos 30cm de distância e pessimamente definidade se estamos falando de uma tela de 20" nos mesmos 30cm de distância. Ou seja, vários fatores contribuem para a percepção de definição, a resolução é um deles, mas o tamanho da tela e a distância para a tela também. :tu:

Hinotori,

Perfeita a sua explicação, a não ser por um detalhe: ela está invertida.

Pelo que eu sei, aonde se lê definição deveria ler-se resolução e vice-e-versa.

Um exemplo:

Pouco importa o tamanho da TV, se ela é considerada de alta definição terá 1080 linhas. Portanto definição é o número efetivo de pontos que preenchem a tela.

A percepção de maior qualidade se dará se os pontos são mais numerosos em cada polegada quadrada (na tela menor - as linhas estariam "espremidas"). Sendo, neste caso, maior a resolução.

Outro exemplo:

Quando se fala em TV de alta definição a nomenclatura utilizada é o número total de linhas (720 ou 1080 linhas) mostradas na tela do aparelho, não havendo menção ao espaço onde estas linhas estão (se em 30" ou 52");

Já quando se fala em resolução, como no caso das impressoras jato de tinta, a unidade utilizada é o dpi (dots per square inch - pontos por polegada quadrada).

Um abraço,

Paulo

Hinotori
07-03-2009, 08:58
Hinotori,

Perfeita a sua explicação, a não ser por um detalhe: ela está invertida.

Pelo que eu sei, aonde se lê definição deveria ler-se resolução e vice-e-versa.

Um exemplo:

Pouco importa o tamanho da TV, se ela é considerada de alta definição terá 1080 linhas. Portanto definição é o número efetivo de pontos que preenchem a tela.

A percepção de maior qualidade se dará se os pontos são mais numerosos em cada polegada quadrada (na tela menor - as linhas estariam "espremidas"). Sendo, neste caso, maior a resolução.

Outro exemplo:

Quando se fala em TV de alta definição a nomenclatura utilizada é o número total de linhas (720 ou 1080 linhas) mostradas na tela do aparelho, não havendo menção ao espaço onde estas linhas estão (se em 30" ou 52");

Já quando se fala em resolução, como no caso das impressoras jato de tinta, a unidade utilizada é o dpi (dots per square inch - pontos por polegada quadrada).

Um abraço,

Paulo

Me desculpe discordar, mas resolução é usado há tempos no meio de vídeos e fotos... Resolução de 2MP, resolução 720p, resolução 300DPI... Resolução da tela do seu PC de 1024x768...

E uma coisa é também a tela ter determinada resolução, e outra coisa é essa resolução ser bem utilizada né... Resolução é dependente da resolução da tela e da resolução do que está sendo exibido na tela... Ou seja, a tela pode ter uma alta resolução, mas o que está sendo exibido tem baixa resolução... A impressora pode 5000 DPIs (exagerando) mas se sua imagem só tem 640x480, ao imprimir em uma folha A4, o resultado terá um DPI bem baixo...

Inclusive, nos testes fotográficos de câmeras digitais e lentes para equipamentos audio visuais, existe um teste que é baseado em um gráfico que é chamado teste de resolução... Você tira uma imagem com dado equipamento e obtem através desse gráfico o número de linhas que o equipamento capta... Vê como o termo resolução está sempre ligado a quantidade de pontos/linhas?

P.s.: DPI já não seria medida de resolução e sim de densidade de resolução (dá para converter em resolução sabendo o tamanho da tela) e que pode até ajudar a entender definição.... Por exemplo, em foto, se considera 300DPI como o padrão para que mesmo em uma revista, a olho nú, olhando bem de perto, não se encontre falta de definição... Ou seja, uma tela de 2000 polegadas a 30cm de distância ainda vai ser bem definida a 300 DPI (mas imagina a resolução monstruosa, só fazer umas continhas e vamos chegar em algo em torno de 600000 linhas...).... É tudo uma questão de mensurar a distância do observador, o tamanho da tela, para poder chegar numa resolução adequada para que o resultado seja considerado bem definido...

Paulo Rodrigues
07-03-2009, 14:02
Me desculpe discordar, mas resolução é usado há tempos no meio de vídeos e fotos... Resolução de 2MP, resolução 720p, resolução 300DPI... Resolução da tela do seu PC de 1024x768...

E uma coisa é também a tela ter determinada resolução, e outra coisa é essa resolução ser bem utilizada né... Resolução é dependente da resolução da tela e da resolução do que está sendo exibido na tela... Ou seja, a tela pode ter uma alta resolução, mas o que está sendo exibido tem baixa resolução... A impressora pode 5000 DPIs (exagerando) mas se sua imagem só tem 640x480, ao imprimir em uma folha A4, o resultado terá um DPI bem baixo...

Inclusive, nos testes fotográficos de câmeras digitais e lentes para equipamentos audio visuais, existe um teste que é baseado em um gráfico que é chamado teste de resolução... Você tira uma imagem com dado equipamento e obtem através desse gráfico o número de linhas que o equipamento capta... Vê como o termo resolução está sempre ligado a quantidade de pontos/linhas?

P.s.: DPI já não seria medida de resolução e sim de densidade de resolução (dá para converter em resolução sabendo o tamanho da tela) e que pode até ajudar a entender definição.... Por exemplo, em foto, se considera 300DPI como o padrão para que mesmo em uma revista, a olho nú, olhando bem de perto, não se encontre falta de definição... Ou seja, uma tela de 2000 polegadas a 30cm de distância ainda vai ser bem definida a 300 DPI (mas imagina a resolução monstruosa, só fazer umas continhas e vamos chegar em algo em torno de 600000 linhas...).... É tudo uma questão de mensurar a distância do observador, o tamanho da tela, para poder chegar numa resolução adequada para que o resultado seja considerado bem definido...

Hinotori,

Não há dúvidas que há muita confusão entre os dois conceitos. Se assim não fosse não estaríamos aqui neste fórum discutindo o assunto.

Mas pode ter certeza, seus dois conceitos estão invertidos.

Consulte o Google e procure por "display resolution", "resolution vs definition" ou então "resolução versus definição". Você encontrará diversas fontes confirmando minha afirmativa.

Como exemplo acesse:

http://desktoppub.about.com/cs/intermediate/a/measure_ppi.htm

Ou outros tantos que você encontrará no Google.

Um abraço,

Paulo

Rash
07-03-2009, 14:42
Paulo, a coisa é realmente tão complicada que todo o mundo confunde. :bD Acho que o melhor jeito de fazer a procura no Google é usando a ferramenta "define"

Resolução: http://www.google.com.br/search?q=define%3A+resolution&meta=&defl=en

Definição: http://www.google.com.br/search?q=define:+definition&oi=definel&defl=en

Eu rodei a pesquisa em inglês por causa da maior quantidade de documentos sobre esse assunto nesta língua, OK?

Mas, Paulo, a explicação do Hintori está realmente correta. Só lembrando que a palavra "resolução" é usada em outro sentido para outros tipos de equipamentos ópticos não digitais (como lentes, microscópios etc) onde, nesse caso, ela se equivale à "definição" para o mundo do vídeo digital. Essa separação existe pois o termo pixel (e, portanto, a quantidade de pixels) só se aplica ao mundo digital. Note, por exemplo, no seu sistema operacional, seja ele qual for, que ele chama de resolução a quantidade de pixels horizontais e verticais a serem exibidos na tela, por exemplo, 1280 x 720. O tamanho desses pixels e a separação entre eles (dot pitch), ou se você preferir a "densidade" de pixels, são referentes à "definição" da imagem.

Infelizmente o termo HD foi cunhado como High Definition e não High Resolution, o que só aumentou a confusão. A idéia deles era que com o aumento da resolução houvesse também um aumento na definição da imagem que, no fundo, é o que importa para nós. Eu acredito seriamente que o termo tenha sido cunhado por marketeiros que não se preocuparam com a explicação técnica do termo e foi bem aceito pois a maior parte da população também não se preocupa com a explicação técnica do termo. E, no fim das contas, a mensagem foi transmitida. :legal:

Jsilva4
07-03-2009, 15:24
Se a discussão for semântica, ela não vai ter fim, porque as duas palavras ora são usadas para qualquer um dos dois conceitos e ora com os sentidos trocados entre si.

Acho que poderia se diferenciar chamando uma de resolução digital e a outra de resolução ótica. Aí não sobraria dúvidas sobre qual conceito se está falando.

Mas acho que a confusão vai continuar.

Cito um exemplo prático: Nos reviews de filmadoras da Cancorderinfo, a filmadora Canon HV30, que produz video na resolução (digital) de 1440x1080 conseguiu resolução ótica (resolveu mais linhas) do que outras filmadoras que tinham resolução (digital) maior (1920x1080).

Adriano Drums
07-03-2009, 17:52
Considero as 2 palavras de certa forma intercambiáveis (na verdade o termo resolução é mais utilizado tecnicamente). Mas meu entendimento é que a Definição esteja mais ligada à mídia e Resolução à tela.
O tamanho da tela somente será afetado se mantivermos fixo o tamanho do pixel e aumentarmos a resolução.

Eu faria uma análise da seguinte forma:

- Em uma filmagem, o objetivo é que a mesma reproduza a imagem como se o expectador estivesse presente no evento filmado. Assim, o processo de reprodução da imagem deve levar em conta as características dos olhos humanos e o contexto em que a imagem será reproduzida (ex. tamanho da tela, luminosidade e distancia).

Nossos olhos tem um limite na capacidade de distinção entre pontos (pixel), assim, um conjunto de picels muito pequenos não seriam diferenciados e poderiam ser substituídos por um único ponto de tamanho equivalente (nossos olhos não iriam perceber). Por outro lado, pixels grandes limitam a vizualização de pequenos detalhes.
Com isso, é importante que o tamanho do pixel seja definido de forma a serem pequenos o suficiente para nos mostrar os detalhes que veríamos no cenário original, e podem ser grandes o suficiente para que cause algum efeito em nossa capacidade de percepção.

- Com base no item acima, em estudos do nosso campo visual (capacidade de ver o "todo" sem precisar mover a cabeça) e considerando a distancia entre a tela e o observador, definimos o tamanho da tela (qto mais distante, pode/deve ser maior).

- Tendo o tamanho do pixel e o tamanho da tela, encontramos a resolucao da tela, que será a quantidade de pixels que cabem na tela (podendo ser apresentado como a quantidade total de pontos ou como quantidade vertical x horizontal).

-Voltando ao conceito que tenho de definição (mídia), precisamos reproduzir mídias com definição compatível com a tela onde será apresentada. A definição da mídia também é apresentada na forma de quantidade de pixels vertical x horizontal e representa a quantidade de pixels que foram captados durante a filmagem ou em um processo de conversão. Em ambos os casos, significa que cada pixel é independente do outro, podendo assumir cores e luminosidades distintas.

- Para termos essa "compatibilidade" (midia x tela) seria suficiente que as duas especificações fossem identicas. Assim cada pixel da mídia seria apresentada em um pixel da tela e teriamos a reprodução perfeita da imagem como foi captada.

- Como cada pixel ocupa espaço na mídia, maiores definições significam maior quantidade de pixels para um mesmo tempo de reprodução, precisando de midias maiores para transporta-los.

- Assim, é desperdício de espaço em mídia termos uma definição maior sendo reproduzida em resolução menor. Bem como há perda de qualidade na imagem assistida, quanto reproduzimos uma definição menor em telas com resolução maior, pois alteraria o tamanho do pixel visualizado (um mesmo pixel da midia será reproduzido em mais de um pixel da tela).

Por isso, em computadores, quando reroduzimos em tela cheia mídias com a definição de DVD (640x480) usando um monitor com resolução de por ex. 1400x900 temos uma imagem de qualidade ruim. A solução geralmente é fazer upscaling do sinal ou reduzir a resolução durante a reprodução (alguns players fazem isso automaticamente - já repararam flashes de icones gigantes durante a transição de reprodução?).

Assim, a alta definição somente se fez necessária em função da criação de telas maiores, pois se mantivéssemos a quantidade de pixels, eles se tornariam enormes e a imagem ficaria ruim. Por isso um dos critérios para comparar telas é a quantidade de pontos por polegada (quanto maior melhor, dependendo é claro da mídia a ser reproduzida).

Mantendo o tamanho dos pixels, essas telas comportam mais pixels (maiores resoluções) e, para manter a qualidade precisam reproduzir midias com maior definição ( ocupando mais espaço).
Graças também à evolução dos meios de armazenamento, conseguimos manter em um único disco um filme que antes acupava no máximo cerca de 9 GB (DVD dual layer) e hoje, com maiores definições, chega a ocupar 50GB (Blu-ray).

Obs.: Não estou considerando recursos eletrônicos que alguns aparelhos ou programas possuem para melhorar a qualidade de imagem.

Enfim, comecei a escrever para estruturar meu entendimento e acabou ficando meio grande... mas mesmo assim resolvi dividir meu entendimento com voces...

Paulo Rodrigues
08-03-2009, 20:53
Paulo, a coisa é realmente tão complicada que todo o mundo confunde. :bD Acho que o melhor jeito de fazer a procura no Google é usando a ferramenta "define"

Resolução: http://www.google.com.br/search?q=define%3A+resolution&meta=&defl=en

Definição: http://www.google.com.br/search?q=define:+definition&oi=definel&defl=en

Eu rodei a pesquisa em inglês por causa da maior quantidade de documentos sobre esse assunto nesta língua, OK?

Mas, Paulo, a explicação do Hintori está realmente correta. Só lembrando que a palavra "resolução" é usada em outro sentido para outros tipos de equipamentos ópticos não digitais (como lentes, microscópios etc) onde, nesse caso, ela se equivale à "definição" para o mundo do vídeo digital. Essa separação existe pois o termo pixel (e, portanto, a quantidade de pixels) só se aplica ao mundo digital. Note, por exemplo, no seu sistema operacional, seja ele qual for, que ele chama de resolução a quantidade de pixels horizontais e verticais a serem exibidos na tela, por exemplo, 1280 x 720. O tamanho desses pixels e a separação entre eles (dot pitch), ou se você preferir a "densidade" de pixels, são referentes à "definição" da imagem.

Infelizmente o termo HD foi cunhado como High Definition e não High Resolution, o que só aumentou a confusão. A idéia deles era que com o aumento da resolução houvesse também um aumento na definição da imagem que, no fundo, é o que importa para nós. Eu acredito seriamente que o termo tenha sido cunhado por marketeiros que não se preocuparam com a explicação técnica do termo e foi bem aceito pois a maior parte da população também não se preocupa com a explicação técnica do termo. E, no fim das contas, a mensagem foi transmitida. :legal:

Rash,

Lamento ter que discordar novamente, conforme disse no e-mail anterior, DIVERSOS sites confirmam minhas definições. Inclusive o link que você mesmo indicou:

Sou astrônomo amador e estou cansado de ler artigos sobre "resolving power" de telescópios e afins. A definição padrão para o termo resolução em ótica é aquela encontrada no link que você indicou: "resolving power: the ability of a microscope or telescope to measure the angular separation of images that are close together" ou seja, "poder de resolução: habilidade de um microscópio ou telescópio para medir a separação angular de imagens que estão próximas uma da outra"

Se você tem a imagem de dois corpos celestes muito próximos, dependendo da qualidade da lente e da abertura do equipamento não é possível distinguir se tratar de dois corpos, pois você vê apenas um borrão.

Transporte este conceito para uma televisão: Não sendo possível perceber a divisão dos dois corpos numa TV, basta aumentar o número de pontos da imagem (definição), você irá também aumentar a sua capacidade de distinguir os dois objetos (resolução).

O que cria a confusão é o fato de que a resolução de um equipamento cresce quando aumentamos sua definição, pois quando aumentamos os número de pontos que forma a imagem, também aumentamos a concentração destes pontos por polegada quadrada.

No caso da TV, o aumento do número de pontos só será efetivo para a distinção dos dois objetos se este aumento resultar numa maior concentração destes pontos na interface entre os dois (veja aí o conceito de que resolução é o número de pontos por área). Então a capacidade de distinguir entre os dois objetos (definição clássica de resolução dada pelo site indicado por você) depende do aumento da concentração de pontos na área no entorno da interface visual dos dois objetos.

Aumentar a definição (número total de pontos) sem aumentar a resolução (concentração dos pontos) não resultaria numa moaior capacidade de distinguir os dois objetos. (por exemplo aumentar o número de pontos, mas simultaneamente aumentar o tamanho da imagem)

O problema, como já disse, é que ao aumentar a definição geralmente há como resultado uma aumento simultâneo da resolução. Daí surge toda a confusão!

Mas pode ter certeza: Você só passará a distinguir melhor os objetos (definição clássica de resolução) se você aumentar o número de pontos na MESMA ÁREA antes servida por menos pontos, ou seja, aumentando a resolução.

Um abraço,

Paulo

ofumeta
17-03-2009, 10:30
Entendo o seguinte:

Resolução é o número de pontos por superfície. Assim temos uma impressora por exemplo, que tem a resolução de 600 pts / polegada quadrada.

Definição é a capacidade de distinguir 2 pontos diferentes numa figura, dada em distância. Assim temos uma definição de 0.2mm numa impressão, por exemplo.

Isto quer dizer que duas imagens com a mesma Resolução podem ter Definição diferente. Por que? Por causa da 'profundidade' ou níveis que cada ponto (ou pixel) pode assumir.

Assim, se um um ponto pode ter apenas dois tons, preto ou branco, e a imagem que ele quiser representar for duas linhas cinzas, provavelmente você não conseguira definir as linhas, porque elas aparecerão ou preto ou branco. Se o teu ponto (pixel) puder assumir 64 níveis de cinza por exemplo, aí é bem mais provável que você consegua definir as duas linhas da tua imagem.

O número de cores/tons que um pixel (ponto da imagem) pode assumir é chamado de profundidade, em geral chamado de 'numero de bits' da imagem, assim se uma imagem tem '8 bits' cada pixel pode assumir 256 tons ou cores diferentes.

Disto se conclui que você pode ter uma imagem com uma resolução de zilhões de pts e ter uma definição nula (ou quase) se a profundidade da imagem for muito baixa para e teu objeto (exigir muitas cores ou tons). Portanto, para você melhorar a definição de uma imagem pode não bastar apenas aumentar a quantidade de pixels, pode ser que o que falte seja profundidade do pixel, isto é, mais bits/pixel.

Espero não ter complicado mais ainda:bD...