PDA

Ver Versão Completa : Shootout X1 x Z1

Russo
10-11-2003, 11:20
Pessoal,
Neste Domingo um amigo meu levou dois projetores na casa do Tio da minha esposa para fazer um comparativo de tecnologias, pois ele está montando um HT e vai usar um projetor.
Bem, os equipamentos usados foram os seguintes:
- Projetor Infocus X1 (DLP)
- Projetor Sanyo Z1 (LCD)
- Tela Matte White sem tensor e com pedestal com tamanho 2m x 2m (o pedestal permite posicioná-la em qualquer lugar sem pendurá-la na parede).
- DVD Panasonic RP-62 com PS da Faroudja (gentilmente cedido pelo Pinho [Dr. Cinema])
- Receiver Denon AVR 3803
- Caixas de um minisystem (somente para ter um audio, mesmo porque o teste seria de video. As caixas definitivas chegarão esta semana).

Impressões:

Infocus X1:
Realmente o custo/benefício deste projetor faz juz à fama que ele conquistou no mercado interno e externo. A imagem é bem nítida e uniforme (a "pixelização" não fica evidente) , com detalhes bem definidos.
Ele é nativo no formato 4x3 e com filmes em Wilde notasse as faixas horizontais acima e abaixo da projeção da imagem, mas não é nenhum desmérito, pois se ajustá-lo corretamente à tela, isto não será incômodo.
Quanto às cores, no setup original ficam meio nebulosas. Foi preciso regular o setup de cores, brilho e contraste para se ter uma melhora e coerência de cores (obrigado Murilo, pela ajuda nos parâmetros de regulagem).
A construção do gabinete é bem feita, porém dá a impressão de ser um pouco frágil.
O único senão para este projetor foi o famoso RE "efeito arco-íris" que em cenas como a perseguição nos asteróides do filme Star Wars Ep. II, ficou muito evidente mesmo sem movimentar a cabeça, principalmente quando a nave dá uns giros em torno de si e a visão por trás aparece o RE nas saídas dos jatos.
Devo lembrar que estávamos a uma distância da tela de uns 3,5m a 4,0m e quanto mais distante, menos se nota o RE.
Para quem não se importa com o RE, é o "The Best" em custo/benefício.
A lâmpada dura de 3 a 4 mil horas e a manutenção é feita em São Paulo ( não sei se tem em outros estados) e deve-se ter um pouco de paciência na espera pelo retorno do equipamento quando este vai à assistência técnica.
Possui entradas video composto, S-VHS e de micro (para ligar o cabo video componente deve-se usar um adaptador especial neste conector.
Tem o PS e aceita o PS dos DVDs.

Sanyo Z1:
Outro campeão no quesito custo/benefício (apesar de ser uns R$800,00 mais caro que o X1). A imagem tem boa definição e melhora substancialmente quando se usa o PS do DVD e neste caso não incomodou nem um pouco. A "pixelização" (comum nos LCD) diminui bastante com o PS ativado no DVD e como no X1, quanto mais distante da tela, menor é esse efeito.
As cores no setup original são mais vivas que no X1 (principalmente as cores vermelho, amarelo e azul) e tivemos até que diminuir um pouco a intensidade delas.
O gabinete é em feito e nitidamente mais robusto que o do X1 com pés de regulagem em metal, tampa frontal para a lente e possui uma regulagem da lente onde se pode ajustar a imagem movimentando-a na horizontal e na vertical sem perda de foco.
Neste projetor não existe o RE "efeito arco-íris".
Ele tem o formato 16x9 nativo e em imagens 4x3 também nota-se as barras verticais nas laterais da projeção, mas também, como no X1, com a regulagem correta, não é nenhum problema.
A lâmpada tem duração de umas 2 mil horas e a assistência técnica existe em vários estados do Brasil e com tempo de retorno pequeno.
Possui entradas video composto, S-VHS, video componente e para micro. Aceita o PS dos DVDs.

Opinião pessoal:
Bem, nesta faixa de preços, fica óbvio que nenhum deles pode ser perfeito. Cada um tem suas vantagens e desvantagens.
No caso do Z1 (LCD) a "pixelização" é seu maior defeito, mas ligado a um DVD com PS este efeito fica muito minimizado e me agradou perfeitamente no quesito definição de imagem. Gostei também das cores que são mais vivas e coerentes.
No X1, seu forte é a nitidez da imagem, porém o RE me incomodou profundamente e foi necessário um ajuste das cores para que elas chegassem perto das do Z1.

No MEU caso, eu ficaria com o Z1 que foi o que menos me incomodou tendo uma fadiga visual menor.

Obs.: Está para chegar ao Brasil o Sanyo Z2 (talvez em fevereiro) e que promete aumentar o nº de linhas diminuindo bem o efeito "pixelização" e se não for muito mais caro que o Z1, com certeza será quase imbatível no custo/benefício.

Bem, estas foram as minhas impressões PESSOAIS sobre a comparação entre estes dois campeões mundiais de custo/benefício.
Fica claro que é necessário ver os dois modelos para poder se decidir por um ou outro e os dois são muito bons.
Cada um tem seus pró e contra e somente vendo-os CORRETAMENTE regulados, é que pode-se ter a certeza do que é melhor para se investir.

Grande abraços a todos,

pceylao
10-11-2003, 11:51
Russo,

O Z2 está anunciado lá fora por U$1,985
e chega às lojas amanhã, 11/11.

Se chegar aqui com um preço competitivo, vai ser uma excelente opção.

johnnie
10-11-2003, 11:57
Russo,

muito interessante e muito bem feita com riqueza detalhes, a comparação entre os dois projetores.

é um subsídio fabuloso para quem mora longe e não tem oportunidade de ver e muito menos comparar.

parabéns

abraços

Murilo
10-11-2003, 13:21
Realmente,

Pelas especificações e pelo preço, o Z2 pode vir p/ brigar legal :legal:

http://www.ivojo.co.uk/sanyo-plv-z2.htm

http://www.projectorcentral.com/Sanyo-PLV-Z2.htm

Lamy
10-11-2003, 13:39
Parabéns Russo !:tu:
Muito útil sua explicação ! :tu:

abrs

Russo
10-11-2003, 13:47
O amigo que levou os projetores, é um profissional da área de Data Show e trabalha há muitos anos com projetores.
É revendedor autorizado da Sanyo, Sony e Infocus e a informação dele é que o Z2 deveria chegar agora em Novembro no Brasil, mas por motivos que ele mesmo desconhece, a Sanyo prorrogou a estréia do Z2 para Fevereiro aqui no Brasil.
Talvez estejam definindo qual a faixa de preço dele.
Existem boatos de que seja uns 20% a mais que o Z1.
Se for só isso, será um sério concorrente no mercado de HT.

Abraços,

Dmaumau
10-11-2003, 13:49
Marcio,

E qual foi a opinião do Bertinho e familia ?

RThomé
10-11-2003, 13:52
Russo, conheço bem esses dois projetores e posso dizer que concordo em gênero, número e grau com o review e as conclusões da sua experiência, foram perfeitos. :legal:

Murilo
10-11-2003, 13:53
Márcio,

Muito bom o teste, agora que li inteiro :legal:

Mas diz ai o que vc achou em termos de contraste em cenas escuras, de um e de outro.

O Z1 que vi em demonstração no HT-Show estava com a imagem "lavada", mas acho que foi culpa da instalação.

Russo
10-11-2003, 14:12
Mauricio,
O Bertinho e todos da familia dele perceberam bem o RE no X1 e ficaram abismados com a qualidade da imagem dos dois projetores. O Bertinho tinha uma expectativa muito baixa com relação a estes equipamentos, pois só conhecia os modelos muito antigos e ficou surpreso com a qualidade de imagem dos modelos atuais.
Pelo que eu percebi, ele gostou mais do Z1, pois o RE realmente incomodou a todos da familia e como a pixelização do Z1 ficou muito minimizada com o PS do DVD, a imagem ficou bem nítida.
Talvez ele espere o Z2, pois a reforma da sala para o HT ainda vai levar um tempo.

Murilo,
Quanto ao contraste, realmente não percebi muita diferença entre os dois projetores. Talvez o X1 tenha um pelinho de melhora neste ponto, mas como eu disse, se a cena possui muito contraste e muita movimentação (geralmente em filmes de ação), o RE fica muito evidente. O nível de preto dos dois prá MIM foi mais do que satifatório. E EU gostei mais das cores do Z1.
Óbvio que isso tudo depende das regulagens dos parâmetros usados nos projetores.
Portanto, ficou evidente que não se pode dizer que um projetor é muito ruim sem testá-lo mexendo nas regulagens de cor, brilho, contraste e na intensidade das cores, pois isso implica numa diferença brutal na qualidade final da apresentação.

Ah! Ia me esquecendo. Os filmes usados no teste foram:

MIB II
Star Wars ep. II
A Era do Gelo
Vida de Inseto
Shrek
Monstros SA

Abraços a todos,

Murilo
10-11-2003, 14:20
Beleza :legal:

Mais uma boa opção então em termos de projetor acessível aos mortais :D

O Z1 era um dos 3 projetores que eu cogitava :)

O Boxlight 1HD é exatamente a mesma máquina que o PLV-Z1.

http://www.avdeals.ca/boxlight/matinee1hd.htm

http://www.studioexperience.com/projectors/projectordetails.asp?Product=SE1HD-000&Menu=Projectors

Russo
10-11-2003, 14:23
Positivo, Murilo.
A Sanyo é um dos maiores produtores de projetores OEM do mundo.

Abraços,

Murilo
10-11-2003, 14:29
A Infocus tb tá vendendo a plataforma do X1, olha aqui:

http://www.projectorcentral.com/Dukane-ImagePro_7100HC.htm

http://www.projectorcentral.com/A+K-AstroBeam_S130.htm

http://www.projectorcentral.com/IBM-iLV300.htm

A IBM pelo menos mudou a cor do gabinete :D

Russo
10-11-2003, 15:59
Pessoal,

Segue o email de mais uma empresa para poderem fazer cotações de projetores.
O pessoal fornece Nota Fiscal e garantia, além do atendimento de primeira.

claudinei@impactoaudiovisual.com.br

Foi esse pessoal que teve a maior boa vontade de disponibilizar os dois projetores para o shootout postado.

Grande abraço a todos,

DrCinema
10-11-2003, 20:05
Amigos

Estive presente na primeira etapa desse novo Shootout e posso dizer :

- É ver para Crer.

Os dois projetores são excelentes pelo preço e as diferenças dependem de cada um.

Eu particularmente sou insensível ao RE , portanto, para mim o X1 é imbatível nessa faixa de preço. Vamos então ao Z1:

1- A luminosidade é só de 800 ANSI-Lumens e se voce não tem controle bom de luz a coisa pode ficar preta, ou melhor branca, já que a luz reflete na tela e tudo fica branco sem cor. Isso inclusive aconteceu no começo do Shoot , pois, a janela tinha um cortina muito fininha. Este ponto foi resolvido com a colocação pelo Bertinho e filhos de uma coberta por fora da janela - Melhorou muito a imagem do Z1

2- No começo estavamos usando o DVDRP-62 configurado para 4:3 e quando mudamos para 16:9 já melhorou muito, ligando com o Progressive Scan do RP-62 a coisa ficou sensacional.

3- As cores do Z1 são muito boas mais discordo do Russo quando avaliou como melhores que do X1. O Z1 não tem aquelas cores esverdeadas características dos LCD, mas , são inferiores das do X1.

4- Vi muito pouco o Screen Door efect (pixelização) mas vi principalmente em cenas mais claras com alto contraste (preto sobre claro e etc).

5- O projetor já vem com entrada S-VHS e Componente Progressivo ou Entrelaçado, portanto, não precisa de adaptador.

O Bertinho e família foram muito simpáticos com a nossa verdadeira invasão (Eu, Russo e Marcelo T) somos bem detalistas e toda hora mudavamos de uma para outra configuração, nada é perfeito , portanto, é ver para crer...

Abraços

Pinho

Marcelo T
10-11-2003, 20:14
Eu preferi o X1. Apesar do RE, a imagem é MUITO mais uniforme do q a do z1, também achei as cores melhores. No z1 eu ficava toda hora me concetrando sem querer nos pixels e nas linhas da "grade" de lcd do q na imagem. Talvez o z2 seja melhor, mas esse z1 eu ão compraria.