PDA

Ver Versão Completa : X1 vs Cinema Digital UCI

Alucard
10-12-2003, 17:42
Oi gente, como nunca vi um X1 ainda mas verei o dia que eu for para Zona norte de sao paulo, e nao consigo imaginar como fica a imagem ao vivo (foto nao da pra ter muita base) ,e ja fui no UCI , cinema digital de sao paulo, queria saber se sao semelhantes, guardados as devidas proporcoes de tamanho e resolucao

Uma coisa que notei qdo assisti Star Wars 2, e que dava para perceber os pixeis da legenda branca do filme

Isso acontece com X1 qdo vemos um dvd ou jogo ?

o grau de nitidez, cor, brilho e contraste seriam como esse da UCI?

alias , em que resolucao é mostrado esse projetor da UCI ?

Murilo
10-12-2003, 17:50
Alucard,

Não compare um projetor de U$ 100.000 com um de U$ 1.000.

O do cinema digital é DLP de 3 chip, o X1 é DLP de 1 chip (assim como todos os demais projetores DLP domésticos)

Só posso te dizer que no X1 não se vê os pixels na legenda do filme, desde que, claro, vc esteja na distância correta da tela, distância esta que depende do tamanho da tela.

fbraghetto
10-12-2003, 21:25
Detalhe também ao número de pixels... o X1 tem 800x600 (4:3) ou 800x450 (16:9)...

enqto o DLP de cinema tem 1920 x 1080... :)

o problema deve ser de quem "fez" a legenda... porque no filme original pode ter certeza que não há pixelização/pontilhismo (assim que se escreve?)

Murilo
10-12-2003, 21:31
Braguetto,

O projetor do UCI não chega a 1920 x 1080, se não me engano é 1280 x 1080, e ele faz o 16:9 com lentes próprias.

Mesmo assim, é DLP de 3 chips, etc, etc, etc.. e do tamanho de uma geladeira (falando sério porque já vi o projetor do UCI), portanto não dá p/ comparar com um projetor "normal" de casa, mesmo que este seja um Marantz VP-12 S2 ou S3.

Um é profissional e custa quase U$ 100.000,00, ou outros são feitos para consumidores finais.

Alucard
11-12-2003, 06:53
claro,nao quiz dizer que um pode concorrer com outro
so quis saber se (e vcs nao responderam) se posso ver essa pixelizacao das legendas, e o grau de brilho e contraste estao parecidos..

mas blz

valeu

Engracado ,fui assistir outro filme, Matrix Reloaded la, e foi igual ao cinema convencional
Um lixo
nem comparacao com Star Wars

Murilo
11-12-2003, 07:43
Alucard,

Matrix Reloaded passou em projeção de película, e não em projeção digital. Nem todos os filmes passam em projeção digital, mesmo na sala digital de cinema, pois alguns, como Matrix, a distribuidora não deixa digitalizar por medo de pirataria, isso não só no Brasil mas em todos os cinemas digitais existentes ao redor do planeta.

Sobre a pixelização da legenda eu respondi sim :legal:

De resto, a imagem do cinema digital é superior em todos os aspectos: contrate, brilho, definição, etc..., como pensei ter ficado claro, pois eu disse que não dava p/ comparar, então é muito superior :legal:

Isso não só em relação ao X1, mas em relação a todos os projetores que eu já vi, incluindo neste caso o Marantz VP-12 de U$ 15.000.

Alucard
11-12-2003, 18:56
é verdade que essas empresas como Mrantz, Denon sao tudo sub empresas das grandes como Philips, Sharp, Sony, Toshiba, etc ?

mmps
25-04-2004, 02:07
Pode parecer saudosismo meu, mas eu ainda prefiro o velho e bom filme em pelicula. Tive algumas esperiencias com projeções digitais na rede UCI do Rio de Janeiro, e posso concluir que nas primeiras fileiras, é possivel perceber a pixelização, muito sutil, mas perfeitamente visivel prestando um pouco mais de atenção.
Acho que a projeção digital em cinemas ainda tem que evoluir bastante para se igualar a pelicula.

fbraghetto
25-04-2004, 13:56
Entretanto na projeção digital, além de ser mais barata que a pelicula após o "startup" (investimento) e ainda não possui aquelas "bolas pretas" comuns nas películas..

A história de ver pixels realmente é relacionado à distância que você esta...

Ricardo Davino
26-04-2004, 13:46
[QUOTE=Alucard]Oi gente, como nunca vi um X1 ainda mas verei o dia que eu for para Zona norte de sao paulo,

Oi Alucard tudo bem ,

Sou da Zona Norte de São Paulo e gostaria que me falasse onde vc vai ver o X1 funcionando , é alguma loja ou na casa de algum amigo ????
Abraços

Alucard
28-04-2004, 04:00
vi na casa de um amigo cara...

Murilo
28-04-2004, 12:55
MMPS,

Com a nova geração de projetores para cinema digital, a partir da resolução de 2k, pode ter certeza de que sua impressão vai mudar :legal:

Stefano
28-04-2004, 14:02
Olha só o que vem por aí...
O Murilo deve ter visto já...
TI announces a compelling new DLP Chip Lineup

TI follows the success of HD2 chip with 3 new chips in 2004: HD3 is a new 720p chip designed for low-cost high volume production, HD2+ is a new 720p chip with higher contrast and black levels, and xHD3 is a new 1080p chip.

DLP Chip

Chip

Size

Resolution

Contrast

Improvements

Used in 2004 models

HD2

Existing

0.8”

1280x720

1000:1

LG, Older Optoma, Older RCA

HD3

New

0.55”

1280x720

1500:1

Replaces HD2. Smaller size. Designed for high volume, low-cost production.

Incremental improvements: DarkChip2, SmoothPicture

Samsung 2004 base models are the first ones to use this chip.

HD2+

New

0.8”

1280x720

2500:1

Higher end 720p chip.

Dimple fix, DarkChip2

Already shipping in Sharp 12000 and other front projectors.

Samsung higher end models (pedestal 50", 56" and tantus 46", 56"), Panasonic DLP, New model from Optoma, many new front projectors, Toshiba

xHD3

New

0.9”

1920x1080

5000:1

Dynamic Black, DarkChip2, SmoothPicture

Demonstrated on a Samsung set.

Delivery targeted for later part of 2004

TI has branded some of the new improvements made in these new chips as follows:

Enhancement

Description

DarkChip2

The next generation of DLP's widely acclaimed DarkChip(TM) technology, it offers dramatically increased contrast ratio to provide increased depth and picture sharpness and true blacks and whites.

SmoothPicture

Combined with our cutting-edge third generation of 720p and 1080p chips, it offers the ultimate in picture quality, providing a smooth, seamless image.

DynamicBlack

Dynamically optimizes picture quality, providing deeper black levels with incredible detail in dark scenes and a contrast ratio of 5000:1.

An equally important part of the technology is the color wheel used in 1 chip DLP televisions. All DLP RPTV’s today are 1 chip, and are likely to remain so. Only some high-end front-projectors are 3 chip models.

The new chips also use a new 7-segment color wheel.

Color Wheel

Improvements

Used in 2004 sets

6-Segment

Existing

All sets that use HD2 chips: LG, Older Optoma, Older RCA

All sets that use HD3, HD2+ chips but ship in early 2004.

7-Segment

New

The extra segment is a green segment meant to improve rendering in dark areas

This seven-segment color wheel requires a 10 bit processing of the video signal.

Already shipping in Sharp 12000 and other front projectors.

For rear projection, there is still work going on with each set manufacturer so that generally the sets in the early parts of the year won't have this wheel, whereas sets with HD3 or HD2+ chips in mid to later part of the year will have this wheel.

We saw a number of front projectors with the HD2+ chip and the seven-segment color wheel. These projectors had excellent blacks levels and dark area details, approaching CRT. We hope that DLP RPTV’s using this combination will also have an equivalent picture quality.

Abraços, Stefano.

Stefano
28-04-2004, 14:03
DLP Chip

xHD3 chip, 5000:1 contrast, Dynamic Black, DarkChip2, and SmoothPicture

Color Wheel

Seven Segment Color Wheel

Features:

Resolution:

1920x1080

Inputs:

Video:

Sound:

Form Factor:

Tabletop, other versions possible

Size/Weight:

http://www.digiupdate.com/105_DLP_RPTV_files/image010.jpg

Murilo
28-04-2004, 14:33
Stefano,

Apenas adiantando uma das coisas que estou escrevendo na cobertura da NAB: os projetores para cinema digital não poderão ser de resolução 1920 x 1080, terão que ser mais do que isso (2K ou 4K).

Salas digitais com projetores com resolução menor que 2K não poderão mais exibir o logotipo de "sala digital de cinema" :legal:

Explicarei melhor isso :tu:

Depois me liga :legal: :D

fbraghetto
28-04-2004, 21:06
5000:1 de contraste?? hehehe! animal.. qto tempo levará para nós mortais possuirmos um desses?? :D:D:D